Seja bem vindo

"Bem aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na Lei do Senhor. Bem aventurados os que guardam suas prescrições e o buscam de todo o coração; não praticam iniquidade e andam nos seus caminhos. Tu ordenaste os teus mandamentos, para que os cumpramos à risca. Tomara sejam firmes os meus passos, para que eu observe os teus preceitos." Salmos 119:1-5



sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

A parábola da ovelha perdida


Uma das parábolas mais interessantes do evangelho, está a da ovelha perdida e por isto quero fazer uma exposição da mesma.
O texto de Lucas 15:1-7 que tem é achado, mas de forma condensada em Mateus 18:12 nos remete a parábola da ovelha perdida proferida por Cristo.
Logo de início ao lermos o texto nos deparamos com a situação de um pastor que possui cem ovelhas e perde uma. Aqui temos a noção que se trata de alguém que se desviou do caminho, que estava no lugar certo, como as pessoas certas, mas que por conta própria saiu de perto do rebanho de Deus.
É o que chamamos de crente desviado!
Mais adiante vemos este pastor indo atrás da mesma e achando-a se alegra e faz com que todos se alegrem pelo feito. Isto aqui nada mais é que quando a ovelha perdida volta para os braços de Deus, sabemos que quando este pecador se arrepende há alegria nos céus e é o que ocorre neste caso.
Bem, após esta breve introdução, vamos a dois pontos principais deste texto.
O primeiro ponto é com relação ao “achar”. Se o pastor achou-a é porque ela se deixou ser achada.
O verso 5 chama nossa atenção para aquilo que já falei uma vez aqui no blog. Deus não obriga ninguém a servi-lo, há sempre um livre arbítrio. Porém isto não motiva a Deus a nos esquecer uma vez fora do caminho. Ele está sempre querendo uma reconciliação com o perdido (Apocalipse 3:20), só basta este perdido se deixar ser achado, ou seja, parar de se esconder de Deus e mostrar que está perdido.
O segundo ponto, para mim é o mais importante. O verso 4 diz que quando este pastor (Deus) foi em busca da ovelha perdida (crente desviado), ele deixou as 99 (salvas) no DESERTO.
As pessoas gostam de falar aprisco, mas o texto diz deserto. Ora, deserto é símbolo de escassez, morte, um lugar sem vida, sem comida, sem água.
Só que este pastor deixa as ovelhas que NÃO estão perdidas aí! Por que será?
A revelação dessa palavra é algo importante na vida do crente, pois é algo que é o que acontece. Veja bem:
Quando aceitamos a Jesus descobrimos que a vida do crente é uma renúncia diária do pecado e que o diabo, o nosso inimigo sempre estará em luta contra nós.
Assim devemos entender que assim como aquelas ovelhas foram deixadas no deserto, também estamos no deserto.
Mas aqui está o principal! Como as ovelhas estavam no deserto, também estamos, e da mesma maneira precisamos de Deus para viver no deserto! Dependemos dele.
As ovelhas não sobreviveriam se o pastor não as tratassem. O que quero dizer é que a pessoa que NUNCA deixa de depender de Deus, NUNCA estará perdida.
A ovelha só se PERDEU porque quis sair da dependência de Deus.
Isto ocorreu muito com os israelitas no deserto, sempre querendo sair da dependência do Senhor, porém vemos sempre o amor de Deus indo e se mostrando perdoador e acolhedor. Com seu poder mostrava que deveriam depender única e exclusivamente dele.
Concluindo, devemos agir desta maneira para não perecermos! Se alguém conhece o pastor (Jesus) e se afastou dele, deve-se deixar ser achado e voltar a ser um dependente de Deus neste mundo (deserto).
Enquanto estivermos com Deus, por mais difícil que seja a vida neste mundo, Ele sempre vai nos sustentar, guardar, livrar e nos salvar.
Que Deus vos abençoe e saibas que precisamos estar na dependência do Senhor para não nos perdermos.

Lei e a graça, um anula o outro?
Quando uma criança morre, ela vai para o céu independente da fé de seus pais?
Como fica a situação de quem nunca ouviu o evangelho. Serão salvos ou não?
Perdidos dentro da igreja
O crente da bunda quente

Não deixem de ir até o final do blog para ver artigos que são os mais acessados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário