Seja bem vindo

"Bem aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na Lei do Senhor. Bem aventurados os que guardam suas prescrições e o buscam de todo o coração; não praticam iniquidade e andam nos seus caminhos. Tu ordenaste os teus mandamentos, para que os cumpramos à risca. Tomara sejam firmes os meus passos, para que eu observe os teus preceitos." Salmos 119:1-5



domingo, 7 de agosto de 2011

Fazer campanha na Igreja é algo que está certo ou errado?


Esta é uma pergunta de fácil resposta, porém é necessário seguir alguns critérios para dá-la.
Bem, começaremos definindo o que é campanha. Segundo o dicionário, significa algo que se inicia com o tempo determinado para acabar, uma meta, uma expedição.
Com isto já podemos dizer, que quando se faz uma campanha na Igreja nada mais é do que, uma busca por um alvo com tempo determinado, uma meta onde se utiliza o método campanha.
Vejo algumas pessoas que fazem críticas as campanhas nas Igrejas, sob pretextos mais pobres e sem conhecimento de uma direção pastoral em uma Igreja.
Todo pastor sabe que, em uma Igreja tens que ter uma metodologia de ensino, discipulado, um modo de trabalhar com o rebanho de Deus. Creio que as pessoas que as criticam (campanhas), não são pastores nem muito menos tem algo a acrescentar, pelo contrário, são pessoas frustradas com algo ou com alguém ou até mesmo só querem fazer seu sensacionalismo barato.
Alguns contrários dizem que as campanhas surgiram com a igreja católica em meio às novenas, sendo que quem faz campanhas esta se romanizando (segundo doutrinas católicas).
Porém devo afirmar que estão completamente erradas. Não sei quem foi a primeira igreja a utilizar, mas não é errado fazer. Não vejo problema nenhum, ainda mais por ser um método e não uma doutrina. Se alguém a utiliza como uma doutrina está no caso errado, porém se a utiliza como método de evangelismo e de direcionar os crentes com algum alvo, uma ajuda, não tem porque motivo dizer que é errado.
Vemos muitas passagens na bíblia o povo de Deus fazendo campanhas para atingir um objetivo. Vejamos:
Vemos Josué fazendo uma campanha para uma conquista de um território, uma cidade chamada Jericó (Josué 6:3-27);
Naamã para ser curado da lepra, recebeu um chamado do profeta Elizeu para fazer uma campanha no rio Jordão, onde o mesmo teria que mergulhar sete vezes nele;
Daniel e Ester fizeram uma campanha de jejum;
Os apóstolos faziam campanhas para receber as coletas (1 Coríntios 16:1-4).
E tem muitos outros exemplos na bíblia, sendo que até o próprio Deus na criação da terra fez uma campanha de sete dias em sua formação, ou seja, Deus trabalha com alvos e nestes propósitos o mesmo trabalha com tempos determinados.
A campanha não precisa ser necessariamente de sete dias, pode ser de quanto tempo quiseres, porém com uma data definida. Se alguém fala que só pode ser de sete dias, ou de vinte um, quarenta, está errado, pois aí a igreja seria dominada por números, algo cabalístico, o que denotaria um misticismo dentro desta metodologia.
Vale ressaltar algo muito importante e que percebo alguns erros com relação não a campanha, mas como as pessoas a dirigem.
Se alguém fala que aquela campanha de determinada Igreja é a campanha mais forte, onde tudo se cumpre, é garantida, não tem como dar errado, porém se não cumpre a culpa é sua, pois não tivestes fé, neste caso o método da campanha está errado e tenta ludibriar as pessoas.
Outros mais “pilantras”, se utilizam até mesmo de apetrechos mundanos (campanha da rosa, do sabão, do sal grosso), falam em até trazer a pessoa amada em sete dias (acho que vi isto com os macumbeiros), além dos que distribuem idolatrias tais como arcas, martelos, anjos, medalhões, selos e muitos outros sob o pretexto que tais objetos trazem a proteção ou riqueza (não é Jesus). Foge destes, pois são lobos vorazes!
É como eu disse, campanha é um método, não pode ser uma doutrina. Ela é mais para nos dá uma meta de oração, uma organização em nossa busca de algo para com Deus, uma demonstração de persistência.
Concluindo, não digo que todas as igrejas devem fazer, porém as que fazem devem se ater naquilo que visa o sentido da campanha e não como uma certeza que Deus só age através de campanha.
A campanha é mais para nos ajudar do que a Deus, é uma forma de nós mostrarmos para Deus e nós mesmos que estamos determinados para atingir um alvo. Na nossa Igreja fazemos campanha nas quintas-feiras, colocamos sete quintas, onde muitos testemunham as dádivas recebidas, porém outros mesmo ao findar ainda não receberam. Não digo que é por falta de fé, digo que Deus sabe quando fará. O que temos é que persistir, e isto através da campanha se mostra organizado e claramente determina um alvo a ser atingido. Muito recebem na segunda ou terceira vez que fazem.
Lembro apenas que não é a campanha que faz o milagre, é Deus! Porém se fizeres um voto à Deus em estar realizando esta empreitada, não tarde em cumpri-lo (Eclesiastes 5:4-5).
Que Deus vos abençoe.

Outros artigos que talvez lhe interessem:
Usos e costumes com seus mitos e verdades:
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/01/usos-e-costumes-com-seus-mitos-e.html


Libertação e o misticismo da Igreja
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/01/libertacao-e-o-misticismo-na-igreja.html

Por que tarda o avivamento
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/01/por-que-tarda-o-avivamento.html

Ecumenismo, onde tem isto na Bíblia
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2010/12/ecumenismo-onde-tem-isso-na-biblia.html

Profetas contemporâneos
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2010/12/profetas-contemporaneos.html

Crentes tradicionais x crentes pentecostais
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/02/crentes-tradicionais-x-pentecostais-por.html

A Influência da internet na juventude
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2010/12/influencia-da-internet-na-juventude.html

Seitas e heresias: Catolicismo e adventistas
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/06/seitas-e-heresias-adventistas-do-setimo.html

Fofoca: rede de mentiras e semente do mal
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/03/fofoca-rede-de-mentiras-e-semente-do.html

E a tal teologia da prosperidade: isto é certo ou não?
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/05/e-tal-teologia-da-prosperidade-isto-e.html

Por que não vemos mais milagres hoje em dia?
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/03/por-que-nao-vemos-mais-milagres-hoje-em.html

Não deixem de ir até o final do blog para ver artigos que são os mais acessados.

14 comentários:

  1. Na minha igreja estão fazendo uma campanha de nove terça- feira, acho que novena não é certo no meio evangelico.

    ResponderExcluir
  2. Olá Cristiane,

    não há uma quantidade de dias estipulado em lugar algum.

    Geralmente os evangélicos tendem a fazes 21 dias ou campanha de 7 dias.

    Novena é mais utilizado por católicos, soa estranho, mas não é errado se uma igreja evangélica fazer.

    O que temos que observar é a intenção da campanha e não a quantidade de dias.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. O que se dizer da campanha do manto, onde para vc ser abençoado, deve tocar no manto e ter os seus pedidos atendidos?Isto não caracteriza barganha?, não faz com que os templos fiquem abarrotados, induzindo os fieis a ofertarem e entregarem o dizimo todos os dias da campanha?
    Fica aqui minha questão.Jesus, realizou alguma campanha,? qual?.

    ResponderExcluir
  4. Campanha em si não é errada, como falei na postagem.

    O que você citou como exemplo é outra coisa, um misticismo que sou contra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ai está uma questão muito interessante ,samuel na igreja que congrego vai ter essa campanha sou contra por que ñ tem fundamento biblico ...o pastor da mesma sabendo que não participo desse tipo de evento como a campanha do manto ;quer me obrigar a participar ,por que se vc ñ participa ele expoe no pulpito dizendo que no meu caso estou contra ,to fora da visão,e quem ñ participar ñ precisa ir na igreja atrapalhar em resumo nos sentimos forçados a participar da fé dele ...penso que a fè dele é dele a minha é minha sinto-me frustrada por que ñ tenho nada contra quem participa nem contra o evento em si ,mas o fato de me ver forçada a participar da fè dele

      Excluir
  5. o que o amigo postou , as bases bíblicas citadas, não tem nada a ver com as campanhas que as igrejas evangélicas fazem. Uma biblia de estudo pode ajudar a interpretar corretamente isto!!!!
    Querido irmao Samuel Elias, por favor, estude a raiz da palavra campanha e o contexto da passagem que vc citou. Por exemplo, a passagem de corintios nao tem nada a ver com campanha!
    A campanha de josué remete a idéia de " Acampamentos, batalhas, operações militares. Conjunto de esforços ou de lutas para um fim determinado É evidente que o emprego e uso da expressão, é direcionado para realizações dos acontecimentos na busca de resultados materiais."

    e o fato de daniel ter jejuado 21 dias não significa que ele fez campanha. depois faco um pequeno resumo explicando.

    Galera, nao basta ler a bíblia, temos que estuda-la! Aqui nao tem idéia vencedora ou perdedora, mas irmão que devem buscar o entendimento de Deus, pois ele se agrada disto.

    " ame-o de todo o entendimento" MC 12:33

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa essa publicação do anõnimo,devemos sim buscar a Deus, todos os dias pois ele fará onde e quando for sua hora e não por campanhas q só visam lucros

      Excluir
    2. certinho... na verdade são atos profético

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Definição do dicionário Aurélio
    Significado de Campanha
    s.f. Tipo de paisagem rural caracterizada pela ausência de sebes e cercas, pela divisão dos campos em extensões alongadas de terrenos cultivados e correspondendo, geralmente, a um núcleo de população. / Os campos, por oposição à cidade. / Campo extenso, planície. / Expedição militar: a campanha da Itália. / Qualquer empreendimento político ou econômico de duração determinada, com fim de propaganda: campanha de publicidade; campanha eleitoral.

    Apesar de não concordar com a opinião do irmão gosto mto do blog, me ajuda mto em meus estudos... Deus abençoe

    ResponderExcluir
  8. AS CAMPANHAS NAS IGREJA HOJE SÓ, É PRA TIRA DINHEIRO DOS FIES.E SEMPRE NO FINAL DOS CULTO SEMPRE, O PASTOR PEDE UMA CONTIA PRA Q DEUS DER UMA BENÇÃO AONDE ESTÁ ESCRITO NA BÍBLIA Q TANTO DEUS E JESUS COBROU OS MILAGRES Q ELES FIZERAM.

    ResponderExcluir
  9. JESUS DEU SEU SANGUE PARA QUE TODO AQUELE QUE NELE CRÊ NÃO PEREÇA MAS TENHA A VIDA ETERNA. CUIDADO COM CAMPANHAS, AFINAL O SACRIFÍCIO JÁ FOI FEITO. BASTA CRER DE TODO O CORAÇÃO QUE JESUS CRISTO É O SENHOR E CONFESSA LO COM SUA BOCA. AFINAL ESTÁ ESCRITO CONHECEREIS A VERDADE E A VERDADE VOS LIBERTARÁ. LEIA A BÍBLIA E PEÇA ENTENDIMENTO A DEUS EM NOME DO SENHOR JESUS CRISTO

    ResponderExcluir
  10. JÁ PARTICIPEI DE VARIAS CAMPANHAS, PROPÓSITOS E AONDE DEUS FEZ E TAMBÉM NÃO FEZ , E ATÉ MESMO TEM CAMPANHAS QUE ACABA AJUDANDO AOS IRMÃOS SE LEVANTAR NA FÉ.. NÃO TENHO NADA CONTRA, SOU A FAVOR DESDE QUE TENHA REFERENCIAS BÍBLICAS, VEJO COMO UM ATO PROFÉTICO. A QUESTÃO É QUE HOJE OS EVANGÉLICOS ESTÃO EM UMA GUERRA TREMENDA DE A PONTAR QUEM É MAS SANTO, QUEM ESTA ERRADO,QUEM É MAS USADO QUEM NÃO É, QUEM ESTA PECANDO MAS E PECANDO MENOS.. E É COMPLICADO, OH POVINHO DESUNIDOS. É COMPLICADO VIU

    ResponderExcluir
  11. Amém Robson. Compartilho do mesmo pensar.

    ResponderExcluir