Seja bem vindo

"Bem aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na Lei do Senhor. Bem aventurados os que guardam suas prescrições e o buscam de todo o coração; não praticam iniquidade e andam nos seus caminhos. Tu ordenaste os teus mandamentos, para que os cumpramos à risca. Tomara sejam firmes os meus passos, para que eu observe os teus preceitos." Salmos 119:1-5



sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Crentes tradicionais x pentecostais: Por que tanta rivalidade?


É com pesar que faço esta matéria. Em pensar que ainda existe tamanha desunião entre irmãos. Não me refiro a amizades, ou todas as igrejas e pastores serem interligados como se tivessem apenas uma só denominação ou tipo um “papa” que é o chefe de todos, dando assim um mesmo comando. Não, não é isso que me deixa com pesar, mas a falta de respeito, amor, discernimento, e até mesmo ódio nas ações e palavras de uns com os outros.
Talvez você leitor do blog, é um novo convertido e acha que todos os crentes se amam e respeitam. Não pense assim. O certo seria isto, porém você tem que estar ciente que muitos que se dizem discípulos de Jesus, são na verdade um bando de filhos do diabo, usados para estar confundindo a mente dos membros do corpo de Cristo, lançando palavras, teses, teorias, doutrinas contra a liberdade com a qual Cristo nos libertou.
Aprofundando no tema, quero esclarecer que entre os crentes ou evangélicos se assim preferir, existe dois tipos de movimento, sendo que a maioria dos teólogos falam dos neopentecostais, pré-pencostais, reformadores, e etc. Porém o que existe mesmo são só dois: Tradicionais e pentecostais.
Faremos o seguinte para não ficar grande o texto. Definirei o que são e citarei alguns pontos negativos e positivos.
Tradicionais (ou não renovados): são um grupo de crentes que surgiram desde o advento da reforma protestante com Lutero, criando-se então denominações como igreja Luterana, Presbiteriana (sem ser a renovada), Metodista, Calvinista, Anglicana (esta com ressalvas, pois muito se aproxima da igreja católica), Batistas (não renovados).
Pontos positivos: zelam pela palavra em seus cultos, são muito organizados, respeitam muito a doutrina da denominação e suas lideranças, são criteriosos, procuram estudar muito a Bíblia, tanto é que a maioria das faculdades de teologia são deles, possuem uma forte tendência às obras missionárias.
Pontos negativos: são frios, perderam o primeiro amor (Ap. 2:4), estudam a palavra, porém lhes faltam revelação no tocante aos dons do Espírito Santo, não buscam verdadeiramente um avivamento, não ganham muitas vidas, não fazem libertação (expulsam demônios), são céticos (nada de um louvor com rock, samba, rap, bateria, proíbem coreografias e danças em seus cultos, até mesmo palmas ou gritos de glorificação à Deus), deixam o mundo entrar neles (não gostam de louvores de renovados, porém gostam de músicas do mundo), são participantes do movimento ecumênico.
Pentecostais (ou renovados): são um grupo que surgiram de dentro destas igrejas tradicionais que experimentaram uma renovação com os dons do Espírito, surgindo as grandes conferencias, avivalistas. São igrejas que se identificam como renovadas ou independentes.
Pontos positivos: buscam o mover de Deus, acreditam na plenitude dos dons, ganham muitas vidas, tem um cunho evangelístico muito forte, tem um louvor mais focado na alegria e numa adoração de quebrantamento, aceitam as danças e coreografias, são mais receptivos, atingem todas as classes, fazem libertação e cura, campanhas.
Pontos negativos: facilmente são enganados, pois o conhecimento bíblico é fraco, são alvos de muitas divisões, tem muito misticismo, abusos, em alguns casos pregam mais sobre prosperidade do que mudança de vida, pessoas se desviam em grande quantidade.
Com isto podemos ver que o texto de Apocalipse do Capítulo 1:4 ao 3:22 (Carta para às Igrejas) acontece nos nossos dias, pois cada igreja tem virtude e falhas, PORÉM, ainda sim é a Igreja de Deus.
O fato é que existe contendas uns com os outros nos temas do mover de Deus, principalmente por parte dos crentes tradicionais. Sou um crente renovado, por isto como já mencionado acima, mencionei os pontos negativos do tipo de seguimento que participo, por isto não vou me ater a falar mais dele, mas sim dos tradicionais.
Ao pesquisar determinados assuntos na internet, sempre me deparo com sites ou (na maioria esmagadora) blogs que estão falando mal dos movimentos pentecostais, chamando de doidos, endemoniados, burros e fazendo chacotas com os crentes e seus pastores.
Ora, com certeza no meio pentecostal tem certas bizarrices e meninices, porém quando os tradicionais criticam eles não só englobam aquilo que é ridículo como generalizam dizendo que TUDO que os pentecostais fazem está fora da Bíblia como falar em línguas, cair no poder de Deus, expulsar demônios, fazer célula, criticam o nosso louvor, nossas músicas, como nos portamos e etc.
Tem certos blogs que os seus feitores (tradicionais) não tem nenhum pudor ao nos criticar. Não quero citar os endereços deles para não dar ibope para os mesmos, mas o que estão fazendo é lutar contra a obra de Deus, que no meu entender já se desviaram do caminho e estão completamente sendo usados pelo diabo para minar o entendimento e a fé dos crentes novos. Para eles nós estamos perdidos.
Digo aos tradicionais, eu vos amo, e sei que Deus está convosco, porém o sentimento que está no coração de alguns do vosso meio é o mesmo que estava com os fariseus, que é a inveja. Deus opera na sua MULTIFORME graça, sendo assim se você gosta de ser tradicional continue sendo, mas não critique os renovados, pois há um mesmo espírito que opera em todos.
A palavra de Deus fala de odres velhos e novos (Mateus 9:17) e isto deve ser aplicado no caso em tela, ou seja, quem é participante de uma unção do passado (tradicional), não suportará uma nova unção (renovada).
Concluindo, o que temos que observar para não pecar e nos vermos lutando contra Deus (Atos 5:38-39) é se aquele seguimento está em conformidade com os pilares bíblicos da salvação (crê só em Jesus como fonte de salvação, batismo, ceia com o pão e o vinho, santidade, crê num Deus único, não adorar imagens e seguir os mandamentos bíblicos mediante a graça de nosso Senhor Jesus).
Sendo assim, não quis afrontar os tradicionais, mas chamá-los para lutar contra o diabo e não se aliar com ele, pois quando é crente brigando com crente, teremos descrentes.
Se há alguma rivalidade, tem que ser quebrada pelo amor de Cristo demonstrado na cruz.
Finalizando então, fique com aquela passagem que diz: “Todas as coisas são puras para os puros; todavia, para os impuros e descrentes, nada é puro. Porque tanto a mente como a consciência deles estão corrompidas. No tocante a Deus, professam conhecê-lo; entretanto, o negam por suas obras; é por isso que são abomináveis, desobedientes e reprovados para toda boa obra.” Tito 1:15-16. Isto é, para aquele que vive pecando e para tentar se justificar sujando os outros, tudo para ele é pecado.
E antes de julgar qualquer mover, leia 2 Samuel 6:20-23, quando Davi pulou, saltou, fez algo surpreendente e foi reprovado pela tradicional Mical, com seu suposto zelo por Deus e reprovando-o na sua alegria. Deus não mandou ela participar, porém se ela tivesse ficado calada, não seria amaldiçoada para não poder ter filhos.
Deus nos abençoe e que nos amemo-nos uns aos outros, aos que foram chamados para serem tradicionais e aos pentecostais.

124 comentários:

  1. é verdade irmaõ tbém sou pentencostal e vejo e penso da mesma forma que a paz e o modelo do carater de Jesus venha sempre a ser copiado por ambos os crentes e amemos mais aos nossos irmaõs deixando de lado essa rivalidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é irmão eu já fui pentecostal e hj sou tradicional.Não é bem assim que o irmão está falando, hj sou de uma igreja tradicional e ela não é assim como vcs pentecostais falam das igrejas tradicionais.Fui membro de uma igraja pentecostal a maior do Brasil e não vi o amor entre os irmão que eu vi e vejo nas igrejas tradicionais.A denominação em que me congrego há igrejas tradicionais e pentecostais. Um dia fui visitar uma pentecostal da mesma denominação que a minha e fui tratado com disprezo qdo eu falei que era da tradicional e na minha igreja tratamos todos por iqual. Seja pentecostal ou tradicional , pois todos somos filhos de Deus!Deus não ver placas de igrejas , mas sim os membros delas. Graça e Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo.

      Excluir
    2. Concordo plenamente com vc pois passei boa parte na pentecostal, mas os seis anos que fui membra da tradicional valeu mais a pena pelo amor que a igreja tem, pela forma como eles estudam a palavra de Deus, e da forma como o trabalho de missões é desenvolvido, a nossa fé sem obra é morta e sou feliz por ser de uma igreja tradicional. Enquanto no período que estive na pentecostal as pssoas crityicam muito quem ora mais fervoroso, quem fala em línguas, pra mim isso não adianta e nosso coração como está? e nossa testemunho? e o ide do Senhor? o que temos feito pra Deus.

      Excluir
    3. Bom se os tradicionais são frios, quente é o inferno, mas a mim não cabe julgar, porque isso pertence a Deus.O culto segundo a Bíblia deve ser reverente e racional. Não vejo problema em adorar a Deus com ênfase, sou tradicional e já estive em igrejas do estilo pentencostal legal, normal, nada contra, Jesus ama as diferenças. Agora tem algumas que são um absurdo é pior que centro de macumba, uma loucura, uma gritaria uma confusão,o pastor prega- se é que pode chamar isso de pregação- pulando, gritando socando o púpito, fica exausto, roco...isso é obra do Esp.ST ?- se a palavra nos diz: que o Espírito Santo de Deus é manso.Sem falar em outras psicoses, e heresias místicas.

      Excluir
    4. Sou da igreja pentecostal permaneço lá ate hj pois fui recebido muito bem, minha namorada é de igreja tradicional e já fui algumas vezes com ela, o que pude perceber é que algumas familias, consideradas familias de respeito, as mais famosas da igreja tem certos privilégios e regalias se comparado a outros irmãos, formando uma espécie de disputa, outra coisa que me deixou bastante triste foi o fato de que a igreja que a minha namorada frequenta nao consegue manter nenhum pastor pois os próprios irmaos da igreja se encarregam de dira-los nas assembleias pelo simples fato de quererem um pastor mais parecido o possivel com um que veio a falecer, sem contar que pude perceber tbm que eles se comportam de forma meio elitista, mas sei que nao são todos assim como há tbm muitas igrejas pentecostais que precisam mais ver o mover de Deus e terem mais fé no Deus salva e liberta...

      Excluir
    5. Cada um citou suas experiencias pessoais, isso não vale como regra! As igrejas são meninas dos olhos do Senhor, não existem pontos positivos nem negativos a serem discutidos! A igreja é do Senhor, o que acontece é que ela é formada por pessoas como eu e vc, cheias de falhas e defeitos! O que falta é conhecimento da palavra de Deus! Leiamos mais a Bíblia em vez de perder tempo discutindo quem é mais santo ou cheio do Espírito Santo! Eu fico com o ensino de Paulo que diz que o maior de todos os dons é o amor! E este dom que eu gostaria de ver os irmãos buscando! Procurai com zelo os melhores (maiores) dons! Este é o maior de todos! Ame o teu próximo como a ti mesmo! isso é difícil né?? Esse dom ninguém compete pra ver quem tem mais! A Paz!

      Excluir
    6. Percebi que vc [e mesmo renovado pela sardinha q vc puxou no final. Cara fui tradicional e digo a vc q frios eles não saõ, não todos , pois o frio morno e quente Deus nos mostra quem saõ na carta a laodiceia. Saõ nossas obras , nossa vida q npos diz se somos isso ou aquilo . tESTEMUNHO. vEJO Q VC QUANDO ESTEVE L[A NO MEIO TRADICIONAL NADA APRENDEU SOBRE BIBLIA E AINDA CONTINUA FRACO, J[A Q JULGA SEU LADO ASSIM; dEUS ABENÇOE.

      Excluir
    7. Presbiterianos, luteranos e metodistas e outros do mesmo "gênero", comem no mesmo prato dos católicos, conheço uns que até a missa vai...kkkkk E ai o que vcs acham? Conheço um pastor presbiteriano que toma vinho ouvindo Roberto Carlos...e não gosta que "ofendam" os católicos...

      Excluir
    8. Presbiterianos, luteranos e metodistas e outros do mesmo "gênero", comem no mesmo prato dos católicos, conheço uns que até a missa vai...kkkkk E ai o que vcs acham? Conheço um pastor presbiteriano que toma vinho ouvindo Roberto Carlos...e não gosta que "ofendam" os católicos...

      Excluir
    9. ditto
      Acho que você deve estar sentado na mesma mesa já conhece tão bem os detalhes.
      Agora quanto a beber vinho ouvindo Roberto Carlos, que mal há nisso? A não ser o mal gosto na escolha do vinho e o artista tem músicas românticas que combinam perfeitamente com um bom vinho

      Excluir
    10. Sou metodista já estou com nove anos de fé ela e tradicional mais não tem nada aver com o que tem no texto minha igreja e alegre 😁 temos bateria aceitamos todo tipo de louvor e cremos nos dons do espírito santo 🙏 e o respeitamos muito

      Excluir
  2. Amém. Vc disse o correto. Precisamos ter o caráter de Cristo impresso em nossos corações. Paz.

    ResponderExcluir
  3. ô irmão, a paz de Cristo seja contigo. eu sou tradicional, mas o irmão tb generaliza em suas críticas. nossas igrejas batistas da cbb são muito diferentes uma das outras e a que pastoreio busca o que é melhor de todas as denominações. causa-nos medo certas inovações, algumas meninices antibiblicas do tipo: todos tem que falar linguas estranhas, bizarrices, supertições, manipulações, etc. o que precisamos e de conhecimento e prática da bíblia. nela não há uma parte para pentecostais e outra pra tradicionais. o que for bíblico deve ser a nossa regra de fé e prática.

    ResponderExcluir
  4. A paz seja contigo também. Também sou batista (Renovada). Não foi meu intento generalizar, apenas não queria falar como são os luteranos, presbiterianos, batistas e outros mais tradicionais para o texto não ficar enorme. Sei que os batistas tradicionais são bem mais "renovados" que um luterano por exemplo ou a um presbiteriano calvinista ferrenho.

    Também concordo contigo (tanto que falo no artigo) que entre os pentencostais, há muita meninice e uma apologia a um misticísmo anti-bíblico.

    Apenas quis fazer um resumo-conceito sobre esses tipos de crentes que a igreja possui.

    O que mais quis com este artigo não foi atacar ninguém, tanto que coloquei pontos positivos e negaticos em ambos. O meu maior desejo era quebrar estas barreiras doutrinárias, e chamar cada um para o amor mútuo, independente da raiz doutrinária que o mesmo escolheu.

    Também este artigo foi uma crítica a blogs e sites que se fazem de apologéticos da fé cristã ao denegrir crentes pentencostais de maneira completamente desrespeitosa, cruel ao ponto de os utilizarem como chacotas.

    Finalizando, queria eu também que não existisse estes dois ramos, sei que no céu assim não será, MAS desde os tempos da criação da Igreja vemos sempre correntes diferentes (os da circuncisão e os que não aderiaram a ela). O que temos que observar é se Cristo está sendo pregado como único salvador, e deixar de lado se uma Igreja usa bateria ou não.

    Ninguém vai para o inferno porque assisti televisão, mas se não crer em Jesus, aí sim. É isso que temos que ter em comum, a fé no unigenito de Deus. E se o teu coração é igual ao meu, dá-me a mão e meu irmão será!

    No mais, valeu o comentário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Post fraco, não passa de uma opinião pessoal, infelizmente amigo. Você validar algumas coisas que só se vê nas igrejas pentecostais brasileiras, já fui pentecostal, conheci as raízes dos movimentos e muitos deles condenam esses movimentos. Outro ponto, aconselho a analisar o que significa avivamento, avivamento não é sinonimo de barulho, nem de emocional isolado, avivamento envolve mudança de mente e comportamento. O falar em línguas, com os pentecostais que são mais centrados em suas raízes, sabem que possui ordem no falar ( 1 co 14). Há toda uma análise, mas não li o texto até o final, infelizmente porque não consegui. Não estou querendo diminuir, ou algo assim, afinal temos que respeitar o que Paulo diz em romanos 14. Você com certeza sabe, que nós somos protestantes, justamente porque nos mantemos nas 5 solas da reforma protestante, nem toda a igreja que se distancia da igreja católica é protestante, esse é o mal do século, faltam muitas pessoas entenderem o que significa ser protestante, ou o que significa fazer parte de uma igreja protestante, e infelizmente muitas pessoas entram na igreja, passam a vida toda nela e morrem, vivendo só aquele evangelho água com açúcar, o evangelho da vitória, da libertação, da pregação através da dança, dos louvores da vingança gospel, como um sabor de mel da vida, ou dos ditos louvores que depreciam a imagem de Cristo, e vão de contra aquilo que é ensinado na bíblia, e acho que entre algo que ensina uma doutrina diferente da bíblia e uma música mundana sem sensualidade eu prefiro apreciar uma boa música, porque não se propõe a desvirtuar os valores bíblicos.

      Não estou te acusando de se envolver com essas coisas, ou de essa ser a sua opinião, mas estou querendo deixar isso para outras pessoas lerem, visto o teor das mensagens delas, justamente apontarem que concordam com toda a espécie de fogo estranho a Deus.

      Renovo e avivamento, se aproximar de Deus não é barulho, ou emoções momentâneas que você tem um momento e depois somem. Um verdadeiro avivamento é uma vida sendo vivida com diligência na palavra, crescendo em fé e santidade, uma vida que glorifique a Deus, quando os do mundo olhem para nos, mas através de nossos comportamentos do dia-a-dia e não falando um monte de coisas que só servem para "edificação" do que está falando.

      Excluir
  5. A Graça e a Paz do SENHOR irmão.

    Eu sou e amo ser Presbiteriano tradicional, tenho parentes pentecas e vejo como é difícil manter um diálogo sem a deixar a rivalidade de lado, embora me irritem eu tenho procurado evitar as brigas, sei que isso deixa um clima péssimo entre nós e desagrada ao SENHOR.

    A respeito de nossos pontos negativos a qual você citou sugiro que o Sr. faça uma pesquisa, pois os tradicionais que são adeptos ao ecumênismo são os da ala liberal do Protestantismo, os mais conservadores são contra.

    ResponderExcluir
  6. Graça e paz meu irmão.

    Obrigado pelo comentário. Com relação a ao ecumenismo, sei que os crentes (tanto tradicionais como pentencostais) que possuem em esclarecimento bíblico maior, são contra!

    Assim como dei a resposta para um mesmo tipo de comentário repasso ao irmão: "Não foi meu intento generalizar, apenas não queria falar como são os luteranos, presbiterianos, batistas e outros mais tradicionais para o texto não ficar enorme".

    Se fosse para mim falar "tin-tin" por "tin-tin" de cada uma, o artigo ficaria enorme.

    No mais, que o Senhor possa abençoar a cada um, da maneira em que fomos chamados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poia é irmão , se vc fosse ver os erros que a sua igreja ou denominação pratica a internet seria pequena para caber, mas devemos ser humildes e enxergar os erros da nossa propria casa e deixar a dos outros fora, pois é assim que a Palavra de Deus nos ensina.Hj eu fico pasmo como as igrejas pentescostais estão se comprtando e adiquerindo aquilo que antes era pecado para os pentecostais (costumes que antes eram ditos como mundanos)que hj para elas não são.Graça e Paz!

      Excluir
    2. Acho que você já não vai numa tradicional há muitos anos! Eu tenho 30 anos e quando tinhas apenas 11, na minha igreja (já tinha grupo coreográfico). Eu sei que as tradicionais precisam buscar mais o mover do Deus Vivo, mas nas obras missionárias e sociais vejo muitos avanços. Vejo muitas fraquezas de ambos os lados, mas igreja é isso! Somos vasos de barro. Nem de ouro nem de ferro, que não podem ser quebrados e amassados. Mas de barro que ainda pode ser moldado.

      Excluir
    3. Resumindo: Deus deu uma liberdade para o cristão que deve ser usada, as pessoas convertidas entendem que devem servir ao próximo como o samaritano, que não mediu esforços para ajudar um estranho, sem saber se era crente, descrente, homem, gay, ladrão ou honesto. O sacerdote e o levita (que representam os crentes de fachada), nem ligaram para o pobre coitado. Jesus Cristo não ensinou muitas coisas que se vêem nas igrejas hoje em dia, não prometeu riquezas para ser seguido, não ensinou fazer campanhas, não ajuntou dinheiro, não inventou nenhum atrativo para conseguir seguidores, não ensinou a fazer culto de oração (ensinou orar em secreto), culto de libertação (libertação é quando a opressão se manifesta), culto da prosperidade (Buscar tesouros no céu),encontros (cada um tem o seu momento), o espírito santo é delicado e educado, Êle não derruba ninguém porque a Bíblia diz que Êle está sujeito ao nosso espírito,enfim, as igrejas vão estudando a Bíblia e adaptando aos gostos dos líderes. O pior é que desconsideram passagens importantíssimas como as que alertam que Satanás tentaria enganar até os escolhidos com seus agentes disfarçados. Tudo que se faz nas igrejas, Se não tiver amor, para Deus é lixo. Deus diz em várias passagens que não aceita o louvor e as obras de seu povo porque são falsos. Jesus não ensinou a frequentar igrejas, ensinou a ensinar sua palavra, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, alí eu estarei. Isso é simples, cada um deve fazer o melhor que pode e respeitar o próximo, simples assim.... finalizando, vamos colocar em prática 1 Corintios 13. Vamos pedir discernimento e praticar o amor de Cristo. Deus abençoe a todos.

      Excluir
    4. Resumindo: Deus deu uma liberdade para o cristão que deve ser usada, as pessoas convertidas entendem que devem servir ao próximo como o samaritano, que não mediu esforços para ajudar um estranho, sem saber se era crente, descrente, homem, gay, ladrão ou honesto. O sacerdote e o levita (que representam os crentes de fachada), nem ligaram para o pobre coitado. Jesus Cristo não ensinou muitas coisas que se vêem nas igrejas hoje em dia, não prometeu riquezas para ser seguido, não ensinou fazer campanhas, não ajuntou dinheiro, não inventou nenhum atrativo para conseguir seguidores, não ensinou a fazer culto de oração (ensinou orar em secreto), culto de libertação (libertação é quando a opressão se manifesta), culto da prosperidade (Buscar tesouros no céu),encontros (cada um tem o seu momento), o espírito santo é delicado e educado, Êle não derruba ninguém porque a Bíblia diz que Êle está sujeito ao nosso espírito,enfim, as igrejas vão estudando a Bíblia e adaptando aos gostos dos líderes. O pior é que desconsideram passagens importantíssimas como as que alertam que Satanás tentaria enganar até os escolhidos com seus agentes disfarçados. Tudo que se faz nas igrejas, Se não tiver amor, para Deus é lixo. Deus diz em várias passagens que não aceita o louvor e as obras de seu povo porque são falsos. Jesus não ensinou a frequentar igrejas, ensinou a ensinar sua palavra, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, alí eu estarei. Isso é simples, cada um deve fazer o melhor que pode e respeitar o próximo, simples assim.... finalizando, vamos colocar em prática 1 Corintios 13. Vamos pedir discernimento e praticar o amor de Cristo. Deus abençoe a todos.

      Excluir
  7. graça sol bastista tradicional e discordo do que disse, sou lider do teatro da minha igreja, la ha 2 grupos de coreografia, a cantores de rap, bandas tocama te cantor cristao em ritmo de samba, entao verifique antes de falar isso, sabe julgar calsa separação, eu nao sou frio, por nao falar em linguas ou ficar pulando, eu sinto Deus presente em minha vida, o espirito de Deus fala em mim e nao preciso ser exolicito assim, ha pessoa q crescem assim outras não, a crentes q gostam de rock no louvor outro so de cantor cristão, porem cristo ama a tudo entao o melhor e respeitar o modo de cada um e para de dizer q somos frios, com q autoridade vc pode dizer isso, mostre na biblia q Deus nos quer assim, q so assim teremos relação com ele, sinto muito mas o aconselho a ler mais a bilbia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo contigo em partes Não precisamos de retetés linguas dons e coisas mirabolantes para sentirmos Deus pois Ele Habita em nós e a casa do Senhor é lugar de respeito e não um circo porém devemos ser humildes Deus nos Deu livre arbítrio então se vc deseja buscar dons vá e busque mais tenha respeito na casa do Senhor para que falar em linguas alto e no culto se não tem ninguém para traduzir essas são nuances dos renovados querem dons mais não querem usar na obra querem dons para se amostrar querem dons para serem diferentes dos outros ( Alguns não todos existem muitas pessoas boas na Igrejas Renovadas, aquelas que realmente seguem ao Deus de Israel pq existem falsos mestres e falsos espíritos enganando muitas pessoas em muitas Igrejas) Graça e Paz de Cristo Jesus e que Deus possa perdoar nossas falhas e nos ajudar a termos espiritualmente uma unidade em Cristo Jesus Tradicionais ou Renovados somos todos irmãos em Cristo Jesus.

      Excluir
    2. Não me acho em nenhum circo quando frequento minha igreja, acho que vcs devem pensar muito bem antes de falar de um povo de Deus, ao meu amigo Anonimo ali encima digo a ele que a igreja a qual ele frequenta não pode ser considerada mais como tradicional, pois as mesmas não permitem cantores de rap, bandas tocama te cantor cristao em ritmo de samba, e etc. Digo isso pois conheço diversas igrejas tradicionais inclusive ja fui de uma, hj sou pentecostal e digo que os tradicionais, na maioria dos casos são muito mais intolerantes pelo simples fato de se sentirem os donos da razão e superiores, voltando ao que o amigo falou sobre a igreja "tradicional" a qual ele frequenta, seria mais correto afirmar que essa igreja faz parte de um novo seguimento que costumo chamar de "Neo tradicional" essas igrejas neotradicionalistas se enquadram em uma faixa de transição entre ambas pois sei conceito é mais liberal ou seja, menis conservacionista do que a igreja Tradicional de fato, concluo meu pensamento dizendo que é inutil discutir esse tema pois cada um age da forma que lhe for melhor, seguindo a vontade de Deus segundo o seu entendimento e não se deixando guiar por briguinhas bobas entre denominações

      Excluir
    3. Graça e Paz, sua Igreja é hj uma das que mudaram desde o século XX pra cá, mesmo tendo surgido depois disso talvez, mas Deus usou alguem para iniciar o ministerio de sua Igreja que esta hj, e esse alguem foi alguem que recebeu ensinamentos menos distorcidos da época. E hj existem Batistas que não fazem parte de jeito de movimento Tradicional apesar de dizerem que são (é o caso da sua). Hj ainda há Batistas que pregam até a Predestinação Fatalista (que diz que posso fazer tudo neste mundo, mas mesmo assim serei salvo, pq Jesus morreu por mim). Isso ta muito errado. Mas hj percebe-se que a Batista fugiu do tradicionalismo para o movimento Pentecostal. ;)

      Excluir
  8. Não sei porque tamanha truculência em seu comentário. Leia os outros comentários em que indagam a mesma coisa, e lhes dei uma resposta que foi a seguinte:

    "Não foi meu intento generalizar, apenas não queria falar como são os luteranos, presbiterianos, batistas e outros mais tradicionais para o texto não ficar enorme. Sei que os batistas tradicionais são bem mais "renovados" que um luterano por exemplo ou a um presbiteriano calvinista ferrenho."

    E quando me referi a frieza de "alguns tradicionais", ou seja não sou todos,´não é porque não falam em línguas, mas a frieza uns com os outros, uma distancia das pessoas até mesmo da propria igreja.

    Também este artigo foi uma crítica a blogs e sites que se fazem de apologéticos da fé cristã ao denegrir crentes pentencostais de maneira completamente desrespeitosa, cruel ao ponto de os utilizarem como chacotas.

    Eu não estou julgando ninguém, apenas mostrei o que já analisei, tanto pontos negativos como positivos nos tradicinais e pentencostais.

    O que eu mais rebati foi a falata de unidade entre os mesmos, por isto falaei claramente.

    E acho que és tu que precisas ler mais a bíblia e verás que o que postei aqui está nítidadmente na palavra de Deus, o que chamamos de exortação. Não julguei ninguém, apenas alertei para não perdermos o amor de Cristo uns com os outros por causa de doutrinas humanas.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caros irmãos , ser igreja de Cristo ,não é ser de uma igreja pentescostal ou tradicional (denominação) e sim de pertencer a igreja de Cristo universalmente falando , pois Jesus nos ver por igual e nome de denominação é feito pelos homens e que muitas vezes usam o nome do nosso Deus.Devemos deixar essa rivalidade e mostrar para o mundo que somos de Deus e que Deus está em nós! é com muita tristeza que falarei isso:Tem religiões que eu conheço que há mais união e amor entre os seguidores dela do que no meio de nós evangelicos e isso serve de vergonha para todos nós sem exeção! vou dar um exemplo de uma religião: o budismo e não muito longe os católicos tb.Faça um estudo delas e vcs verão.

      Excluir
  9. Desculpe-me amado irmão estava cego e confesso nao ter lido todo o texto, recebo essa exortação. que Deus me perdoe por isso, estou muito envergonhado por ter deixado me dominar assim, creio q devo buscar mais um dos mais preciosos frutos do espirito santo o domínio próprio

    ResponderExcluir
  10. Pastor Dirceu (Areiópolis- SP17 de setembro de 2011 às 17:13

    Ola amados.Graça e paz!
    Sou pastor Batista a dez anos e prezo muito ensinar a igreja de Deus (sob os meus cuidados)a discernir entre o certo e o errado.Me entristece quando alguem se refere à Igreja Batista como povo frio,ter o Espírito Santo não significa propriamente falar em linguas,pois isso é dom,o Espírito Santo habita em nós quando aceitamos a Jesus como Salvador.Pessoas ficam dentro de igrejas 50 anos e um determinado dia dizem ontem ou hoje fui batizada com o Espirito Santo e o tempo anterior? o que faziam?Na verdade será uma surpresa muito grande para os que julgam pois muitos que imaginavam que não subiriam estarão lá e muitos que se imaginavam subir ficarão.
    Cuidado pois somente ao Senhor cabe o conhecer o coração de cada um.Muitas vezes aquele que é analisado como frio tem uma vida de comunhão com Deus,enquanto o que se diz fervoroso só o faz diante das pessoas(como fariseus)

    ResponderExcluir
  11. Graça e paz pastor Dirceu,

    Peço encarecidamente que leia os comentários em que respondi o mesmo tipo de colocação sua, e verás que está um pouco equivocado com relação ao texto em que escrevi.

    Em momento algum disse que os tradicionais sao frios por não falarem em línguas.

    Tanto tradicionais como pentencostais pregam a verdade da salvação. Tanto um como outro tem qualidades e defeitos, o bom seria que um aprendesse com o outro.

    Leia os comentários e depois me diga se o texto foi tao estranho assim para voce.

    Paz. (Obs. também sou batista, mas renovada)

    ResponderExcluir
  12. ola pastor,olha estou passando uma fase dificil nessa area,vivo fora do pais e aqui a maioria das igrejas sao bem tradicionais,olha quando estava no brasil nunca fui uma pessoa de acreditar en sertas coisas nas igrejas pentecostais,mas te falo de todo coraçao sera que ñ se pode ter uma igreja juntando as duas coisas porque acho que o que uma tem de mais a otra tem de menos.

    ResponderExcluir
  13. Atualmente tenho visto muitas igrejas juntando o de melhor entre estas duas castas, porém a grande maioria tende a separar as coisas ainda. É uma pena, pois como disse no artigo, tanto um como o outro pode adicionar mais se ambos andarem juntos, deixarem de lado as diferenças e rivalidades. O amor de Jesus vai muito mais além destas barreiras que não são impostas por Ele e sim pelo homem.

    No seu caso peço que ore e peça direção do Senhor, no mais estamos aqui para ajudar. Fique com Deus.

    ResponderExcluir
  14. SER DE CRISTO É UMA COISA. NÃO ADIANTA, QUANDO SOMOS SEGUIDORES DE UMA DAS DUAS, SEMPRE VAMOS PUXAR PARA O LADO QUE ESTAMOS... VAMOS DEFENDER COM UNHAS E DENTES ONDE CONGREGAMOS. E SEMPRE IREMOS VER DEFEITO NO PRÓXIMO.

    COMO DIZ A PALAVRA DE DEUS: E por que vês o argueiro no olho do teu irmão, e não reparas na trave que está no teu olho? MATEUS CAP. 07

    E TAMBÉM:

    Antes, medita nele, de dia e de noite, para que tenhais cuidado de fazer tudo o quanto nele está escrito.Assim farás prosperar o teu caminho e prudentemente te conduzirás."
    Josué 1:8

    ENTÃO MELHOR É NOS CALARMOS E SEGUIRMOS A JESUS, DO QUE DISCUTIR SOBRE RELIGIÃO.

    A PAZ DE DEUS E DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. IRMAO ENTENDA O Q SAMUEL MENCIONOU NO TEXTO ACIMA. ELE FEZ EXCELENTES COLOCAÇOES.. CONCORDO PLENAMENTE COM ELE. SOU PENTECOSTAL. DEUS ABENÇOE.

      Excluir
    2. É verdade, estamos defendendo muito nossa denominação e quando se trata de defender a Cristo, nos falamos. Pior que isso: Até O negamos. Muito boa sua colocação

      Excluir
    3. Quis dizer: "nos calamos" lá em cima. É essa digitação automática kkk

      Excluir
  15. O importante é seguir o que o mestre deseja de nós: viver em amor e pregar a salvação. Estou tão feliz em ser escolhida por Jesus.Eu nem sabia o que é tradicional e pentecostal, hoje me prguntaram, então vim pesquisar e achei esse blog abençoado. Amados, vamos focar nosso amado Jesus como nosso único intercessor e rumo a nossa salvação. Vamos levar o pão, muitos estão morrendo sem salvação.
    Fátima

    ResponderExcluir
  16. Fátima...

    Não se deixe levar por ventos teológicos e estudos humanos, nosso estilo, religião, doutrina é Jesus e nesse não há separação, SOMOS UM nele!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  17. paz do senhor.... sou da igreja pentecostal AD e temos várias escolas e faculdades teológicas, nós preservamos muito a palavra de Deus,ao contrário do que o irmão disse nos temos um forte conhecimento da bíblia, o irmão não pode generalizar dizendo que todas as igrejas pentecostais são sem conhecimento da palavra de Deus... fique na paz do senhor

    ResponderExcluir
  18. Eu não generalizei, apenas quis dar um dado que constatei em minhas visitas a muitas Igrejas.

    Sei que em muitas AD há uma palavra forte, porém muitas, principalmente as do interior dão mais atenção aos cânticos do que a palavra.

    Em muitas eram 2 horas para os cânticos e 15 minutos para palavra que era muito rasa, mais gritaria do que uma exortação ou palavra de edificação.

    Mas como disse, muitas AD tem deixado o "reteté" de lado e procurado o poder das escrituras! Isso é muito bom.

    Paz meu irmão. (esse artigo não foi uma crítica, apenas uma mostragem que tanto tradicionais como pentecostais tem prós e contras).

    ResponderExcluir
  19. Meus parabéns pela postagem sou membro de uma Igreja Tradicional e ainda não vi nenhuma discriminação em relação a denominações, vejo que irmãos pentecostais, neo-pentecostais e católicos são muito bem recebidos e tenho boas amizades com pastores e padres, sei que há muitas divergências más não podemos caminhar em direção de Deus brigando e sim dando o melhor para a obra de Cristo onde fomos chamados para realiza-lá não importando a "denominação".

    ResponderExcluir
  20. Minha alegria é servir a Deus. Jesus Cristo é o Meu salvador e o Espírito Santo o meu Conselheiro. Sei que O Senhor não faz acepção de pessoas, muito menos de placas de igrejas, apesar de frequentar uma igreja pentecostal, amo a todos os irmãos em Cristo, incondicionalmente. O Senhor me ensinou. Procuro aprender e viver a Sua Palavra. Tudo o que fizermos, devemos fazer em Nome de Jesus Cristo. Pois é a Ele que servimos. No mais, desejo a todos vocês, que estejam debaixo das Asas daquele que deu a Sua vida por Nós. Paz a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário e visita. Paz.

      Excluir
    2. PAZ DO SENHOR IRMAO. GOSTEI DE LER SEU TXTO.Q DEUS CONTINUE TE ILUMINANDO E ABENÇOANDO. DEUS E CONTIGO CONTINUE FALANDO A VERDADE, MESMO Q PRA MUITOS A VERDADE DOI, MAS SEJA SINCERO E VERDADEIRO, E O MAIS DEUS LUTA POR VC. ABRAÇOSS.

      Excluir
  21. O que um ímpio dirá quando ler um blog como esse? Esse tipo de blog edifica a obra de Jesus? O que vc acha que Cristo achou de tudo o q foi postado acima? Nos perdoa Senhor não sabemos o q fazemos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O impio verá que temos defeitos, mas que estamos pedindo a Deus para corrigir, para que venhamos a ser um, para que o mundo veja que Cristo nos enviou.

      Excluir
    2. Concordo... O ímpio não verá como o Samuel te respondeu, infelizmente. Na verdade por mais que ele tenha se explicado em vários comentários, acho que foi super tendencioso no texto e ao invés de ajudar a encontrar diferenças sólidas e teológicas entre as igrejas, criou (mesmo que sem querer) mais dissenção que união entre elas.

      Excluir
    3. O ímpio dirá: "Tá vendo? É por isso que eu prefiro mais o povo do candomblé que é muito mais unido que esses crentes!" Seria uma maravilha o que o Samuel falou, mas quando vêem defeitos atiram pedra sem dó nem piedade! Eu sei pela minha família. Quando eu falhava, jogavam na minha cara sem dó que eu eu era crente e tal...

      Excluir
  22. O que existe de pecaminoso no Ecumenismo? Já orei com irmãos católicos (sou batista) e foi uma experiência tão edificante quanto qualquer oração nos cultos. Se existir Jesus como único salvador no meio, não importa a denominação ou religião, nos edificará!

    ResponderExcluir
  23. Orar é uma coisa. Dizer que é o mesmo Deus, o mesmo caminho e a mesma regra de fé é outra.

    Fiz um artigo sobre o ecumenismo:

    http://templojovemvirtual.blogspot.com.br/2010/12/ecumenismo-onde-tem-isso-na-biblia.html

    Obs.: Sou contra o ecumenismo que está fora do evangelho, mas a postagem refere nos unirmos mais com as denominações que estão no mesmo evangelho, apenas divergem em pentecostais e tradicionais, mas todos são evangélicos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações a todos !

      Eu não entendo, como vocês detentores da "VERDADE" - entram em um conflito tão tosco. Afinal de contas quem está com o diabo e quem de vocês está com Deus ?

      É tão difícil interpretar a "bibra"? kkkkk

      Excluir
    2. Sentou o sarrafo, o Anônimo. Essa foi forte!

      Excluir
    3. Aí Samuel... O que o Max mencionou.

      Excluir
  24. Gostei do seu artigo e creio sim que Deus se faz presentes em ambas Igrejas porém quando o livro de apocalípse terminou de ser escrito o nosso manual de sobrevivência terminou de ser escrito e nada de novo será acrescentado enquanto vivemos esta vida humana então se este tal "avivamento" pentecostal foi mesmmo uma obra divina tal coisa devia ter seguido desde o dia de pentecoste até hj acaso a Bíblia pode mentir? se isso realmente é divino a Bíblia escreveria, Mandei meu Espírito em atos dois depois de um tempo a Igreja não terá mais dons porém depois de muito tempo da morte e ressurreição de meu filho unigênito Jesus Cristo eu então avivarei a Igreja com tantos dons que as pessoas não entenderão, obs sou Batista Tradicional e digo o importânte é seguir a Deus em Espírito em verdade e fazer as obras de Jesus antes do tal avivamento muitos Cristãos nasceram e morreram então dentro do livre arbítrio que Deus nos deu no que tange a nossa comunhão com Ele e com a nossa salvação se eu busco ou não os dons isso não fará a mínima diferença!

    ResponderExcluir
  25. O irmão generalizou, nem todos os tradicionais são ecumenicos aliás eu não conheço nenhum que seja, até porque ecumenismo é um pecado terrível e jamais deve ser praticado e quanto ao ser cético, nós não somos céticos estude a ciência da musicoterapia e verás que o rítmo musical independente da letra afeta o ser humano, por exemplo a oitava sinfonia de bethoveem cura um certo tipo de tumor se a pessoa a ouvir por um longo tempo deste modo mesmo que uma letra fale Senhor eu te amo Jesus eu te adoro etc... se o Rítmo dela for oferecido aos ídolos como o Heavy Metal ou o axé a música não será boa e o crente não deve ouvi-la então não aceitar louvores a Deus com todos os estilos musicais não é ceticismo e sim sabedoria. e quanto ao teatro ele não é errado se as peças forem cinseramente corretas de um modo bíblico, esse lance de ringue de luta entre Jesus e Satanás como alguns fazem como evangelismo é ridículo e está errado mesmo. Graça e Paz de Cristo Jesus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz meu irmão,

      não generalizei (em momento algum disse todos).

      Mas é só fazer uma pesquisa, crentes mais tradicionais (Luteranos, Presbiterianos conservadores, a Batista tradicional e outros da linha, tendem (não digo que todos fazem) a se aliançar a movimentos ecumênicos do que os pentecostais (que também o fazem, mas em menor número).

      Em todo caso, sou contra isto e fiz até mesmo um artigo.

      Mas também teci elogios ao tradicionais.

      Excluir
    2. isso ai é perca de tempo,quando jesus voltar,enves de estarem salvando vidas ficam discutindo qual é a melhor,bom é Deus,templos não salvará ninguém!!!

      Excluir
  26. Ok, sou Batista Tradicional e sou completamente contra o Ecumenismo isso é im pecado tão grave quantos os pentecostais dizerem que tudo é espiritual e desse modo o mundo entra cada vez mais nas Igrejas, Lembremos do profeta amós,
    no tempo dele as pessoas faziam sacrifícios, adoravam a Deus com músicas, lotavam as sinagogas e eram felizes assim achando que tinham Deus mais na verdade Deus estava super irado com essas pessoas, da mesma forma ocorre hoje com essas Igrejas que vivem lotadas de menbros que não temn mais amor por Deus nem pelo seu irmão, pessoas que não querem mais o Senhor e sim oque Ele pode dar, são pessoas que só querem avivamentos e experiências ditas espirituais porque isso é algo sobrenatural, só que essas pessoas não querem ter vida com Deus, não querem perguntar ao Senhor o motivo de tal dom para que ele vai ser usado para Obra etc..., Na Igreja que congrego por exemplo se faz uso de bateria e em alguns casos bem poucos algumas pessoas usam o recurso de palmas mais isso em algumas poucas músicas bem poucas embora eu não tenha essa prática. O certo seria que nós deixássemos nossas diferenças de Lado pois somos irmãos em cristo Jesus, só que nossas diferanças são muito grandes pois os renovados creem em dons espirituais hj , creem no dom de línguas, creem nos mistérios estranhos do tipo pular, sapatear, e pastores com unções que fazem desmaiar, enquanto nós tradicionais não cremos e não achamos que isso vem de Deus então é uma barreira muito grande que só pode ser quebrada por Deus. Assim eu vejo um irmão de Bíblia na mão na rua o natural é comprimentar com a paz , mais dai querer concardar com tudo que ele acredita não dá isso seria até mesmo um ecumenismo cristão tamanha é a barreira entre os dois movimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, sou contra os exageros dos dois lados.

      Se em pentecostal acha tudo espiritual (exageros e criancices), lhe falta discernimento espiritual e amadurecimento na fé.

      Se um tradicional acha que tudo é pecado e vê erro em tudo, está inserido na mesma coisa que o pentecostal acima.

      Porém, se os princípios da fé são os mesmos (fé única em Deus, salvação só em Cristo, batismo, ceia, evangelho) somos irmão.

      Essas diferenças sempre existiram (vide as epístolas paulinas, tinha até adventista lá), porém Paulo sempre exortava ao amor.

      Ao meu ver, ecumenismo é algo bem diferente do que o amor e o respeito por crentes verdadeiros de denominações diferentes.

      Por fim, tenho uma visão bem diferente de um tradicional, mas também não sou um neo pentecostal (IURD, Mundial, os reteté), mas professam em mesmo credo que eu, assim tenho paz com eles.

      Diferente é com o catolicismo, espiritismo e outros, que não tem o mesmo credo - este sim, é o verdadeiro ecumenismo.

      No mais, se alguém se sente bem numa igreja tradicional, que fique lá, mas não sirva de tropeço para um pentecostal e vice versa.

      Esta foi a intenção deste post, quebrar estes julgamentos, mostrando que cada um tem qualidade e defeitos à vista um do outro.

      Deixo um link sobre ecumenismo:

      http://templojovemvirtual.blogspot.com.br/2010/12/ecumenismo-onde-tem-isso-na-biblia.html

      Excluir
  27. Concerteza eu creio que Deus se revela a quem busca então nós tradicionais não temos tais relacionamentos espirituais porque não buscamos, eu não creio que Deus ande dando dons por ai a todos sem sentido mais Creio sim que Deus pode dar dons para que sejam usados na obra por exemplo,Deus manda que pessoa X vá evangelizar na china então Deus da o dom de falar e entender chines deste modo eu creio mais no demais realmente não devemos nos entrometer na vida um dos outros, temos de ter cuidado para não sermos hipócritas como os fariseus e para não nos tornarmos divisores de ministérios pois Deus ama a todos nós independente desta nossa escolha, Ele nos Deu livre arbítrio e direito de escolher embora em não veja Deus no meio desses retetés eu vejo o amor Dele pelas pessoas e muito grande e no grande dia terão tanto Tradicionais como renovados, essa divisão é tão grande quanto a divisão entre calvinistas e Armenianos, Sou adépto do calvinismo mais não ferrenho, há muito esses dois descutem e é bem provável que no no grande dia ressuscite em cristo Tanto Armínio quanto Calvino, assim eu creio que podemo pregar alertando contra aquilo que descordamos mais dai criticar os irmãos em sí já é errado! Graça e Paz de Cristo Jesus Amado Irmão muito bom artigo e realmente é um pesar essa divisão mais nós somos tão falhos e pecadores que ai de nós se não fossem as misericórdias diárias de Deus, as vezes pecamos achando que estamos fazendo a vontade de Deus. Tantos os Tradicionais como eu ou os ranovados como você temos pontos negativos e positivos mais somos filhos do mesmo Deus e chamados a rdenção por Cristo Jesus. Logo , logo jesus virá e então viveremos para sempre em plana paz como irmãos que é oque somos. Graça e Paz de Cristo Jesus!

    ResponderExcluir
  28. Precisamos ser a Igreja Primitiva toda:Atos dos Apóstolos 2:42-47

    42 Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações.
    43 Todos estavam cheios de temor, e muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apóstolos.
    44 Os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum.
    45 Vendendo suas propriedades e bens, distribuíam a cada um conforme a sua necessidade.
    46 Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em casa e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração,
    47 louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava diariamente os que iam sendo salvos.

    ResponderExcluir
  29. Meu amado irmão, onde existe na biblia tradicional ou pentecostal?

    ResponderExcluir
  30. Não tem na bíblia e seria bom (correto) que em nossos dias também não tivesse.

    Porém até na bíblia vemos pessoas (crentes) tendo uma doutrina diferente da do outro, por exemplo, os judeus crentes (circuncisão) tinham uma doutrina diferente dos crentes gentios (incircuncisão) - e os crentes gentios tinham entre si diferenças um com o outro.

    É só dar uma olhada nas cartas de Paulo, cada igreja tinha sua peculiaridade e doutrina.

    Paz e obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  31. N se da pra conceber como culto um local onde o novo mover do espirito santo,(como se fosse a moda do momento) é valorizado mais do que sua palavra... Convenhamos a palavra nunca vai estar errada, nós sim...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo deve ser feito com ordem e decoro.

      Excluir
    2. CONCORDO!TEM QUE TER A PALAVRA DE DEUS>A MAIOR PROFECIA É A PALAVRA>ELA NUNCA ERRA E NUNCA FALHA>

      Excluir
  32. Nos pontos negativos da tradicional discordo em alguns pontos. Faço parte da igreja batista e podemos sim fazer coreografias, ou até mesmo tocar músicas de estilos diferentes...

    ResponderExcluir
  33. A IGREJA PRECISA DE AMAR E PERDOAR,O QUE ADIANTA FALAR EM LÍNGUAS E PROFETIZAR SE NÃO TIVER AMOR.SOU PENTECOSTAL GOSTO DO MISTÉRIO DE DEUS,MAS VEJO QUE O AMOR É O PRINCIPAL DE TODOS.VANDOERIKSON.21@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  34. A igreja precisa parar de ficar prestando atenção em detalhes que não leva ninguém para o céu e sim para o inferno porque o que muitos pastores pregam não está trazendo evangelismo .Eu era de uma igreja petencostal e hoje estou indo para tradicional pois minha família é toda de lá.E o que tenho visto é que os pastores precisam voltar a fazer pregações de evangelismo a todo tempo e muitos pastores pregam a paz,bençãos e esquecem que paulo das epistolas só pregava o amor o resto Deus supre. Todos tem que prestar atenção numa coisa o trigo numa igreja está pronto mas a maioria parece ser joio.E este povo se não nascer de novo vão tudo para o inferno.E a pessoa que é transformada não fica reparando como a igreja vive e sim procurando fazer a diferença entre os irmãos.

    ResponderExcluir
  35. Vão ler a bíblia e larguem de escandalos

    ResponderExcluir
  36. Em primeiro lugar concordo que o amor e o respeito são os pilares do comportamento de todo cristão verdadeiro.
    Agora não há como conceber que todos somos ou seremos um em Cristo. Isso é impossível segundo as palavras do próprio Cristo: "Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada. Pois vim causar divisão entre o homem e seu pai; entre a filha e sua mãe e entre a nora e sua sogra." Mateus 10:34-35.
    Não que essa seja a vontade DEle, mas infelizmente esse é um processo natural neste mundo. Pois não são muitos que aceitam a vontade de Deus e querem ouvir Sua voz de maneira sincera e portanto sempre haverá divisão. E o inimigo de Deus trabalha especialmente na mente dos cristãos para que cada um siga e pense de uma forma diferente, se desviando do perfeito ideal divino.
    E isso se confirma no tempo de Jesus, onde Ele - como Filho de Deus - percebeu que a outra linha teológica de seu tempo (defendida por fariseus, saduceus, escribas e sacerdotes) possuía doutrinas que não agradavam a Deus. Assim, ele não teve dúvidas quanto a exortar aos líderes e ao povo do caminho errado que estavam seguindo e a mostrar o caminho correto. Seja em relação a questões de comportamento, de relacionamento ou mesmo do que ocorria no Templo.
    E creio que assim como nos tempos DEle, hoje vivemos a mesma situação dentro do povo de Deus: Tradicionais X Pentecostais.
    Em Tiago 1:17 diz: "Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança." Pergunto: se em Deus não pode haver variação, porque ele escolheria alguns para serem tradicionais e outros pentecostais?
    Portanto a vontade de Deus é única e os princípios da adoração também, conforme Romanos 12:2: "E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus."
    Todos os que vinham de coração sincero até Ele eram completamente transformados. Pois é impossível ter um encontro com Cristo e permanecer a mesma pessoa, com os mesmos gostos e inclinações. O problema é que muitos hoje querem adorar a Deus baseado na sua própria vontade ou mesmo segundo a vontade do inimigo e ambas não podem ser consideradas mais adoração à Ele (este é o motivo pelo qual hoje existem mais de 30.000 religiões cristãs ao redor do mundo).
    Ademais o que falta atualmente são cristãos que sejam comprometidos com Deus, que queiram conhecer a sua vontade e busquem obedecê-la por amor a Ele.
    Agora uma coisa é certa: entre uma e outra eu prefiro ir a uma igreja onde a presença de Deus seja tão evidente que o demônio nem tenha poder para entrar.

    Graça e Paz a todos!!!

    Jean

    ResponderExcluir
  37. Hm.... observo que, ao final, o irmão citou o caso de Davi e Mical. Acho que ela não teve mais filhos com ele por se recusar a ter contato íntimo com ele, depois que ela o viu pular e saltar depois que vinha da batalha. Ou seja, ela o teria desprezado como homem, como macho.

    ResponderExcluir
  38. Cada um vai querer defender a sua denominação julgando-a correta, sendo que Deus não habita em templos e sim em nossos corações. Um coração puro e adorador é o prazer do Senhor. Deus não olha para nossa aparência, se somos frio ou quente, convém Deus julgar e não qualquer um.
    Olha o que Deus falou para Samuel:
    "Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração."
    1 Samuel 16:7
    Então cuidado com o que vocês falam na internet e as ideias que vocês seguem. Eu também gostaria de deixar aqui um vídeo para que os irmãos reflitam: qual espírito está agindo em suas igrejas? http://www.youtube.com/watch?v=VAKxqCWXFXY

    ResponderExcluir
  39. Respostas
    1. Também achei! Só ele não notou! Super tendencioso e infundado. Gostaria de saber se ele visitou as igrejas que mencionou, pois falou de boatos, não de realidades. Que triste! E perde quem não tem senso crítico e lê; e sem investigar, acredita. Infelizmente!

      Excluir
  40. A paz do nosso Senhor!

    Ser crente é crer em Jesus Cristo como o nosso salvador.
    O templo de Deus é o nosso corpo e nosso dever é pregar a palavra de Deus.
    Não podemos escandalizar e não podemos julgar!
    Se a minha adoração a Deus é pulando, dançando,calado, cansado, ainda sim estou adorando.
    Ler a bíblia,estudar ela, seguir ela é obrigação, indiferente da sua adoração.

    Simplesmente amados irmãos seguimos a palavra de Deus e amemos uns aos outros como ama a você mesmo.

    Diferença teremos sempre por causa do livre Arbítrio, mais tenhamos mais comunhão, Abraços a todos amados!

    ResponderExcluir
  41. Cade a liberdade cristã ?
    Nao importa se voce é tradicional ou não , que importancia tem ?
    E o amor ?
    Os crentes ficam tao focados em encontrar erros nos outro que se esquecem das suas proprias falhas , ...Jesus pagou o preço por nossa liberdade , somos livres para adorar a Deus o unico , ...Eu por exemplo ,estava na pentecostal, mas nao aguentava os barulhos ,entao comecei a frequentar uma tradicional por ser mais calma ,tenho certeza que minha alma nao queimara no inferno por causa disso ,...nao sai por questao de orgulho ou preconceito ,foi questao de adaptaçao ...me sentia melhor em uma igreja mais calma ,..isso e liberdade cristã , o direito da escolha , Jesus nao morreu pra voce ficar sendo sufocando e se auto-culpando por causa de certos lideres e pastores , seja livre , escolha uma denominaçao em que voce se encaixe , e claro ! Uma denominaçao seria! , cuidado com lobos em pele de ovelhas .

    ResponderExcluir
  42. 2 Tm 2:24 - E ao servo do Senhor não convém contender, mas, sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor.

    ResponderExcluir
  43. Graça e Paz!!!

    Primeiramente quero dizer que entendi perfeitamente o que o irmão Samuel quis nos mostrar com esse artigo, nossas diferenças e não julgamentos.
    O que o Senhor deseja de nós é que tenhamos um coração para servir á Ele, disposto em qualquer circunstância, independente de nossa denominação, se somos mais fervorosos ou mais quietos na forma de adorar a Ele, pois o que importa mesmo é que sejamos verdadeiros.
    Sou da Batista Renovada e concordo com alguns aspectos como outros não aceito, não só na minha denominação como outra, mas sei qual é meu Alvo, Cristo!
    Que possamos nos render aos pés do Senhor em qualquer momento.
    Que possamos nos unir mais pois somos todos irmãos em Cristo!
    Que possamos cada dia mais ler a sua palavra o mandamento que Ele nos deixou! Nossa arma, nosso escudo, a Bíblia, nela encontraremos todas as respostas.
    Não importa nossa denominação e sim o Deus em que nos buscamos!
    Me entristeço com alguns comentários ofensivos de nossos próprios irmãos, e Deus não se agrada disso.
    Deixemos nossas diferenças e que possamos ser verdadeiramente Sal e Luz nessa Terra, que não percamos nosso sabor e nem venhamos á apagar nossa Luz que vem de Deus!
    SOMOS SAL E LUZ!
    SOMOS LIVRES PORQUE DEUS NOS AMOU PRIMEIRO!
    SERVIR Á DEUS(SER CRENTE) PODE ATÉ PARECER COISA DE GENTE CARETA, MAS SÓ A GENTE SABE O GOSTO DO PRAZER QUE EXISTE NISSO,PRAZER QUE NÃO É MOMENTÂNEO,PASSAGEIRO E ENGANADOR COMO O MUNDO!

    - sem mais...
    Graças é Paz meus irmãos!!!!

    Herika Albuquerque.
    Recife
    26/05/2015

    ResponderExcluir
  44. Paz do Senhor, eu também vim no google pra saber sobre essa diferença entre tradicional e pentecostal, que nem sabia que existia, e tem a protestante também não? Enfim, as vezes fico perdida nesse meio, sou nova convertida, me converti na assembléia ano passado, depois por alguns problemas mudei em dezembro pra batista, já são 6 meses, tenho conversado muito com Deus mas ta difícil acostumar, a diferença é grande, mas meu marido e filho gostam, que Deus me perdoe, mas eles parecem frios sim, sinto falta do fogo e do fervor da assembleia. Mas Deus sabe o que faz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A frieza que você vê é apenas aparente, mas você logo perceberá que o espírito evangelista e missionário está bastante presente.
      Como é dito popularmente, nunca julgue o interior de um frasco de perfume pelo frasco que o envolve.
      O fervor não deve ser só dentro da igreja, deve ser no dia-a-dia.

      O que você diz diferente está na liturgia. A Assembleia de Deus dirige o culto de uma forma e a Batista dirige de outra forma.
      Você não deve é perder o foco, só isso.
      Sou batista desde berço e meus avós e pais foram alcançados pelo evangelho através de missionários batistas americanos em pleno sertão pernambucano.
      Frequento com minha esposa uma Assembleia e continuo batista e nem por isso há interferência no meu relacionamento com Deus e os irmãos de ambas denominçoes.
      A liberdade religiosa que temos hoje foi graças a esses missionários desbravadores que sofreram na carne para pregar o evangelho ao povo brasileiro.

      Sugiro a leitura do livro "Um judeu errante no Brasil" e "O apóstolo da Amazônia" que podem ser baixados gratuitamente no link abaixo:

      http://opbcb.org/biblioteca/um-judeu-errante-no-brasil-portugues/

      http://opbcb.org/biblioteca/o-apostolo-da-amazonia-1945/

      Leia estes livros e veja como trabalham os Batistas.

      Excluir
  45. Que bom que alguém respondeu, obrigada, vou ler sim Eli, boa noite, Paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ponto que mais discordo no post do Samuel Elias é no tocante aos "pontos negativos".
      Não é frieza, os cultos em igrejas tradicionais são mais formais e seguem um liturgia enxuta onde a palavra tem destaque e os hinos e cânticos entoados estão em acordo com o sermão.
      Creio que você se acostume com uma igreja Batista, não sei se a que você está seja tradicional ou renovada, mas vai perceber o espírito missionário dessa denominação que é a "menina dos olhos", o "Ide" de Jesus.

      Tenha uma boa leitura.

      Excluir
  46. Post tendencioso. O cara julga sem a reta justiça e fala sobre o que não conhece.

    Com que base você afirma que os tradicionais são frios e perderam o primeiro amor? Por que não pulam e não gritam nos cultos? E ontem tem isso na bíblia? Onde você viu que os tradicionais são ecumênicos e deixam o mundo entrar na igreja? Critica os tradicionais que não aceitam rap, samba, rock e danças nos cultos, depois diz que deixam o mundo entrar dentro da igreja. Quanta incoerência...

    E onde eu encontro que um culto positivo tem que ter "louvor mais focado na alegria", "adoração de quebrantamento", "danças e coreografias", "libertação e cura" e "campanhas"?

    Texto super tendencioso e sem fundamento algum.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diga-me por que não focar em alegria e quebrantamento?
      Convosco, o "servo" que passa a vida toda estudando para questionar os outros...
      Vc chegará aonde?
      Pra q fazer jejum, né?
      Pra q subir ao monte, né?
      Pra q se ajoelhar, né?

      Acho q estou esquecendo algum "pra que"!

      Excluir
    2. Caro irmão em Cristo,

      A adoração não deve ser focada na alegria e quebrantamento pois deve ser focada na pessoa de Deus. A adoração é para Deus e não para o homem. Nossa geração tem trocado o alvo de nossas canções e cantado para a criatura ao invés do Criador (Rm 1.25), tem exaltado o homem ao invés de Cristo.

      A alegria é um fruto do Espirito. Se alegrar em Deus é um dever do crente. Crente deve viver alegre, pois, foi salvo de seus pecados e de uma eternidade longe do Pai. Com isso, não estou dizendo que não deva ter em nosso culto músicas com palmas, estou dizendo que esse não deve ser o foco.

      O quebrantamento quem dá é o Espirito Santo, por meio da pregação da palavra, e não da música. Devemos sim ter músicas que falam do sacrifício de Cristo, que O exalte por nosso quebrantamento, como a música do Quebrantado do PG (uma letra linda que exalta a Deus e não o homem). Entretanto, o foco não deve ser o quebrantamento, esse é o papel do Espirito Santo por meio da pregação.

      O problema é que, devido ao tanto de mantra que existem nos “louvores” modernos, muitas pessoas acham que as emoções que sentem durante as músicas é um quebrantamento e não é, é pura emoção. A prova é que muitas pessoas choram durante o “louvor”, se “quebrantam”, mas não tem uma mudança de vida. Isso não é quebrantamento, é emoção.

      Novamente, estou dizendo que o foco que nosso louvor é a adoração a Deus e uma exaltação de nossos sentimentos, de nosso ego.

      A demais, a bíblia toda nos adverte ao estudo da Palavra. Os que não estudam, pecam por ignorância, e pecado por ignorância continua sendo pecado. Salomão disse que aquele que rejeita a instrução menospreza sua alma (Pv 13.18; 15.32). Deus disse a Oseias que o Seu povo estava sendo destruído por falta de conhecimento (Os 4.6). Paulo, também, disse que os Judeus eram zelosos, mas não tinham conhecimento, por isso ignoravam a Deus (Rm 10.1-3).

      Não estudamos a Palavra a fim de questionar o outros, mas com o fim de conhecer mais a Cristo e viver de forma que o agrade.

      Sobre jejum e oração, em momento algum falei contra isso.

      Em Cristo.
      Leandro Schoen

      Excluir
  47. Creio que tanto tradicionais como pentecostais , existem problemas , e setores que precisam ser melhorados , mas não deixam de ser igreja do Senhor , o que existe na minha opinião são pessoas sem compromisso com evangelho que estão infiltrados dentro da igreja e que o plano destes é a distorção do evangelho levando assim muitas pessoas aos erros, sabendo que a grande massa da igreja tem pouco interesse pelo estudo da palavra . já congreguei numa igreja pentecostal , hoje estou numa mais tradicional , e ambas tem seus problemas e como filho de Deus não posso fazer esta separação e distinção , porque paulo mesmo diz , que não existe mais gregos , judeus , bárbaros , etc, Cristo é tudo em todos

    ResponderExcluir
  48. Creio que tanto tradicionais como pentecostais , existem problemas , e setores que precisam ser melhorados , mas não deixam de ser igreja do Senhor , o que existe na minha opinião são pessoas sem compromisso com evangelho que estão infiltrados dentro da igreja e que o plano destes é a distorção do evangelho levando assim muitas pessoas aos erros, sabendo que a grande massa da igreja tem pouco interesse pelo estudo da palavra . já congreguei numa igreja pentecostal , hoje estou numa mais tradicional , e ambas tem seus problemas e como filho de Deus não posso fazer esta separação e distinção , porque paulo mesmo diz , que não existe mais gregos , judeus , bárbaros , etc, Cristo é tudo em todos

    ResponderExcluir
  49. A verdade é que uma completa aoutra a igreja de Cristo tem que se unir.
    Graça e Paz

    ResponderExcluir
  50. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  51. Respostas
    1. concordo com vc Nanda, ele misturou tudo aí pentecostal, tradicional fria, neo pentecostal só apetrechos , amuletos o qual a Bíblia condena, e pentecostal que é uma casa de shows e comércios. Fora do padrão biblico. Kkkkk essa tal de teologia acaba com o povo, criam coisas superfas dentro das igrejas, se scham só pq fez teologia criado pelo homem; ensinam o que quer. Teologia não vale nada, só serve pra manipular as pessoas, nenhum apóstolo teve que fazer teologia. Deus usa quem Ele quer.

      Excluir
  52. Anônimo(que respondeu a Nanda). Discordo de você quando afirma que "teologia não vale nada".
    Você deveria inteirar-se sobre o que é teologia com fontes seguras para não falar besteira.
    Quando Jesus afirmou que "errais por não conhecer as escrituras" era justamente por não meditar nelas ou estudarem-nas.
    O estudo teológico é justamente para conhecer as escrituras e a forma de interpretá-la e junto a ela há a apologética.
    Tire essa ideia que afirma que a Teologia não presta, pois pela falta dela muita gente faz muita besteira e inventa outras.

    ResponderExcluir
  53. era da igreja batista tradicional e aprendi muito na escola biblica hoje estou em uma igreja pentecostal e vi que os irmãos nao aprendem nada a nao ser falar em linguas e berrar dentro da igreja mesmo na hora da palavra

    ResponderExcluir
  54. ditto
    Acho que você deve estar sentado na mesma mesa já conhece tão bem os detalhes.
    Agora quanto a beber vinho ouvindo Roberto Carlos, que mal há nisso? A não ser o mal gosto na escolha do vinho e o artista tem músicas românticas que combinam perfeitamente com um bom vinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não há mal no vinho, por que questionam os que querem se ajoelhar, jejuar, subir ao monte, falar linguas, etc?
      Já sei: Deus vos capacitou mais do que aos outros, e vcs conseguiram discernir a biblia segundo orientaçao divina. Só vcs dominam a palabra da verdade.
      Entendi!

      Excluir
    2. Se não há mal no vinho, por que questionam os que querem se ajoelhar, jejuar, subir ao monte, falar linguas, etc?
      Já sei: Deus vos capacitou mais do que aos outros, e vcs conseguiram discernir a biblia segundo orientaçao divina. Só vcs dominam a palabra da verdade.
      Entendi!

      Excluir
    3. Anderson A
      O fato de "subir ao monte, falar linguas, etc"... é espiritualização de algo que não tem amparo na Bíblia. Não passa de crendice.

      Excluir
  55. Sou pentecostal,e estou lendo sobre vc que fala que não se aprende nada na igreja pentecostal; eu aprendo muito; porque meus pastores falam sobre a palavra; e igreja não salva ninguem; a igreja que sou membra prega a salvação; porque nada nesse mundo vamos levar; Deus não quer isso; igrejas colocando defeitos umas com as outras; temos q olhar é pra Jesus; e falar em línguas é bíblico e o espírito santo usa quem verdadeiramente abre seu coração; cada um de nos irmãos oramos do nosso jeito; o importante é o nosso amor a Deus; vigia irmãos; temos q nos unir; se somos evangelicos; se lemos a biblia; é porque Deus nos ama; e se querem aprender sobre a palavra de Deus; não espere so do pastor te dar o entendimento; dobre seu joelho e Leia a biblia; antes de julgar igrejas; pastores; se somos irmãos em cristo; o que é isto? Temos que nos unir; levar amor de Deus pras pessoas que sofrem; que não tem Jesus como único e suficiente Salvador em nossas vidas, Deus não se agrada disto; estamos no final dos tempos. Jesus está irado com seu povo. Vamos nos unir; amar uns aos outros; evangelizar; ganhar almas pra Deus; não vamos perder tempo em discutir igrejas como um jogo; além de haver discordâncias entre evangélicos e catoicos; agora evangélicos com evangelicos;;; misericórdia.

    ResponderExcluir
  56. Vocês evangélicos são muito desunidos ,um querendo ser melhor que o outro, Deus nao quer desavença!!!! Amar ao próximo como a si mesmo.

    ResponderExcluir
  57. Infelizmente as Pessoas acham QUE pelo fato de estarem em uma Igreja Evangélica ou por Já ter se entregado a Jesus, podem Julgar, Condenar e se acherem melhores por causa de sua Religião. Isso poderia até existir (não no meio do Povo de Deus)Poxa! Os Filhos de Deus são Imitadores do Sr. Jesus, Nós NÃO temos dentro de nós Uma Placa de Igreja MAS SIM o Espírito do Deus Vivo; e Ele se encontra dentro daquele que SE Entregou, que o Odedece INDEPENDENTE da IGREJA EVANGÉLICA! A Verdade é que o Diabo está agindo até no meio e no Coração do Cristão, CLARO! Não com Vício, Idolatria,Bagunça, Bebedice, MAS de uma outra maneira de UMA OUTRA FORMA que também possa leva-lo ao Inferno! O Povo de Deus teria que ser Unidos UM SÓ ESPÍRITO, UM só PENSAMENTO, UM pelo OUTRO!!! Mas não sempre há um reparando, criticando, acusando o Outro, por causa de Doutrina, e idéias. GENTE as coisas Terrenas são da Terra às ESPIRITUAIS Não se Veêm SÃO Sublimes do Espírito!!!! Eu Já vi Lideres Religiosos defrontando, um com o Outro POR causa de Política; UM Absurdo! NÃO SOU CONTRA Homens de Deus entrarém na Política PORQUE quem pensa como Deus pensa no Próximo, TERÍAMOS ATÉ CONDIÇÕES se fossemos Unidos de Eleger UM HOMEM DE DEUS com PRÍNCÍPIOS BONS, SANTOS para Cuidar do Brasil COM A MENTE de CRISTO! ( Como José foi Governador do Egito, e mudou a História do Egito) EU Gostaria que muitos abrissem os seus Olhos para REALMENTE VIVER o Amor de Deus dentro dos Seus Corações, E SE CONSCIENTIZAR QUE SOMOS UM SÓ POVO ESCOLHIDO e SEPARADO. Porque quando Vir a Perseguição aos Critãos ELES não vão distinguir Igreja. MAS os Evangélicos SERÃO ODIADOS!!!, o Diabo não está Preocupado com a Placa MAS COM O CORAÇÃO.

    ResponderExcluir
  58. se o seu objetivo era definir cada um, na minha opinião seu texto deixa a desejar pois sua informação não é suficiente para definir 2 movimentos.. não tem base histórica, não tem classificação de quem pertence aos 2 movimentos e fica parecendo mais um comentário de sua opinião... precisaria se aprofundar mais e dar mais contexto teológico e não falar somente do que acha que é... suas opiniões não são empíricas e não situa nem épocas e nem contexto histórico... a mim não agregou

    ResponderExcluir
  59. se os tradicionais fossem tão frios assim, algum pastor pentecostal já teria convertido mais pessoas para Cristo do que o Pastor tradicional Billy Gran

    ResponderExcluir
  60. se os tradicionais fossem tão frios assim, algum pastor pentecostal já teria convertido mais pessoas para Cristo do que o Pastor tradicional Billy Gran

    ResponderExcluir
  61. Tenho 16 Ans E Congrego Na Pentecostal
    Na Congregação Que Eu Fui Era Tradicional Eles Lá Não Batiam Palmas Não Dão Gloria a Deus N Rodam No Espírito Santo Nem Fala Em Línguas
    Já Na Pentecostal Que Estou Agr faz Tudo Isso
    Mas Mesmo Assim TDs Nos Somos Filhos E Servos De Deus E Nos Mesmo Batendo Palmas Ou Não Rodando Ou Não Falando Em Línguas Ou Não TDs Não Continuamos Adoradores De Jesus Então O Que Importa Er Adorar A Deus
    Se Placa Fosse Tao Importante Não Taria no Lado De Fora Da Congeagacao

    A Paz A TDs
    Entra No Manto Varão Heheh Gloria Deus!!

    ResponderExcluir
  62. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Com Esse Post Meu Pastor Samuel Elias,Mas Na Minha Igreja Somos Pentecostais Mas Nos Eatudamos Muito A Palavra Priorizamos A Palavra De Deus A Palavra De Deus Er A Verdade
      Mesmo Nos Gostamos Muito Do Atos 2 Que Tem Isso Er Bíblico

      Excluir
  63. Várias denominações que existem hoje, pentecostais e neopentescostais, cresceram através das criticas ás igrejas tradicionais. Através da difamação dessas igrejas, arrebanharam várias ovelhas para os seus rebanhos. Ao invés de ganharem almas, coisas que os tradicinais fazem até hoje sem a necessidade da barulheira que algumas denominações fazem, essas igrejas ditas "quentes", aumentam seu rebanho arrenbanhando as ovelhas que outros se esforçaram para ganhar.
    Um ponto positivo que você esqueceu de colocar é que os tradicionais raras vezes são alvos de escândalos e exposição ao ridículo como outras denominações que a todo momento escandalizam o Evangelho de Cristo.
    Se os tradicionais zelam pelo Evangelho, fazem por temor e um dia serão julgados por isso. Não queira julgá-los antes do tempo. Já que você é estudioso da Biblia, já sabe do que estou falando.
    E, por favor, a Bíblia se escreve com B maiusculo.
    hoje volta e meia estão na mídia.

    ResponderExcluir
  64. SOU TRADICIONAL, MAIS CURTO RAP E OUTROS GÊNEROS GOSPEL, DON DE LÍNGUAS NÃO EXISTE LEIAM 1 COR 13:8 Á 13 OU CONTINUEM COMO MENINOS NA FÉ, CRENTES Q PRECISAM VER "MANIFESTAÇÕES DO ESPÍRITO SANTO" SÃO COMO TOMÉ VER P SENTIR E ENTÃO CRER, PARA ELES AS ESCRITURAS NÃO SÃO SUFICIENTES PRECISAM SEMPRE DE ALGO MAIS O QUE HA DE ERRADO EM UM CULTO CALMO E TRANQUILO AFINAL NÃO ERA ASSIM Q CRISTO ERA? CONTENTEM-SE COM O SIMPLES A PALAVRA ASSIM COMO A IGREJA NÃO TEM Q SE ADAPTAR AS PESSOAS MAIS AS PESSOAS A ELA.

    ResponderExcluir
  65. O PROBLEMA É Q TODOS QUEREM IR P UMA IGREJA Q TENHA A SUA CARA. AO GOSTO DO FREGUÊS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E assim sucede nos dias atuais,bando de tolos insensatos e néscios e tardios de coração pra entender as coisas de Deus.

      Excluir
  66. ESQUECEM QUE SERVIMOS A DEUS E NÃO DEUS A NÓS.

    ResponderExcluir
  67. Que porcaria de conteúdo. Estude mais. Errou feio tanto sobre um quanto sobre outro. Desculpa a franqueza.

    ResponderExcluir
  68. Meu cara sugiro que dobre os seus joelhos e peça perdão para Cristo de tamanha heresia diabólica!Você esta se enquadrando na mesma essência do farisaísmo religioso que é sinônimo de hipócrita, dissimulação e de falso religioso! Se retrate enquanto é tempo!

    ResponderExcluir
  69. Sabe qual é o grande problema aqui? Cristo não é o centro,e erram por não conhecer as escrituras e o poder de Deus. Agora me respondam? Onde estava as mãos de Cristo? Os pés de Cristo? A cabeça de Cristo? Os olhos de Cristo? A parte principal que é o coração de Cristo?

    ResponderExcluir
  70. Uma série de pessoas que seguem seu belprazer e ficam nessas desculpde Neopentecostal, tradicional,e pentecostal,que palhaçada do diabo. Agora Jesus não citou essas idiotices. Bem disse o Apóstolo São Paulo. Muitos buscarão doutores para si,e seguiram falsas doutrinas de demônios.....

    ResponderExcluir
  71. Sou de origem metodista e sai para ficar em uma igreja Batista renovada, pois era mais perto de casa. Porém me arrependi amargamente. Muita meninice nessas igrejas pentecostais. Hoje estou em uma Batista tradicional e me me sinto muito bem. Isso você o que você falou dos tradicionais faltou com a verdade, pois as igrejas tradicionais, tipo metodista, batistas e presbiterianas sao as que mais tem movimentos evangelísticos.

    ResponderExcluir
  72. Graça e paz, amado! Amei o sei texto, contudo, eu creio que acabou se tornando algo agressivo de igual modo aos blogs dos quais você falou. Além de que existe pontos sobre os tradicionais que não foram ressaltados, a exemplo do amor cristão ser extremamente levado a sério ou do movimento missionário mais forte no Brasil ser da igreja Batista. Dessa forma, creio eu que somos todos irmãos e não há necessidade um texto tão veemente, pois se o que nós precisanos é de paz entre os irmãos, conseguiremos isso através do amor do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Deus abençoe a sua vida poderosamente e o seu blog de igual modo! Jesus te ama e nós tradicionais também amamos.

    ResponderExcluir
  73. Eu Acho Assim
    Sendo pentecostal ou tradicional TDS São Irmãos e Servem Ao Mesmo Deus!

    Na Palavra Fala que Aquele que Faz A Vontade De Meu Pai Q Está No Céus e Que Vai Está Nos Céus.

    ResponderExcluir
  74. Agora Estou Lendo Alguns Comentários
    Tem Pentecostal Brincando Com Tradicional
    Tradicional com pentecostal
    É uma Crítica Cá Outra Lá
    Eu Só Queria Ver Se Jesus Voltasse nesse Exato momento
    Iam Ficar Tanto Tradicional Como Pentecostal.

    ResponderExcluir
  75. O limite que alcançamos na vida cristã, e isso é minha humilde opinião, é a nossa fé aliada com os ensinamentos descritos na Palavra de Deus. Há passagem que corroboram os dois segmentos, mas para que possamos usufruir de todas as bênçãos de Deus devemos acreditar piamente naquilo que interpretamos. Os tradicionais são céticos quanto à cura, ao batismo com o espírito santo e a acreditar que Deus é o Deus do impossível e que pode realizar nossos desejos desde que sejam de acordo com os ensinamentos de Jesus, eles são chamados de cessacionistas, ou seja, acreditam que os milagres de Deus existiram no início da fé cristã e hoje nossa preocupação deve ser apenas com tempo vindouro. O meu raciocínio é muito simples: Aquilo que acreditamos ou alcançamos com a leitura da palavra é o que teremos. A fé é um componente importante na relação com Deus. Aquele que acredita, tudo pode, aquele que não acredita, vive de migalhas de bênçãos e se for um líder, convence um grande número e simpatizantes que vivem na frieza e distância dos milagres.

    ResponderExcluir
  76. A paz do Senhor,amei este tema pois estou em transição de uma protestante para outra,enfim sei dos prós e contras de ambas, pontos fortes e fracos, mas é dentro delas que encontramos pessoas reais sinceras e compromissadas com a Palavra,com Cristo e com Deus, por isso àquele que come legumes não critique quem não come e visse versa,creio que Jesus é o mesmo ontem,hj é amanhã se Ele quer curar Ele cura!!! Se não Amém!!!
    Gostei de vários comentários e vamos prosseguir, Clamar a Deus por nossa pátria ,as eleições estão aí!!! Vamos colocar o Brasil diante de Deus,irmãos ...

    ResponderExcluir
  77. O evangélio é poder de Deus, os sinais seguiram aqueles que crê, creio no Deus vivo que transforma , cura liberta , muitos não se fasem mais sinais pq não crê mais , esfriaram , devemos andar em obediência e santidade sem perder a fé e a unção .

    ResponderExcluir