Seja bem vindo

"Bem aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na Lei do Senhor. Bem aventurados os que guardam suas prescrições e o buscam de todo o coração; não praticam iniquidade e andam nos seus caminhos. Tu ordenaste os teus mandamentos, para que os cumpramos à risca. Tomara sejam firmes os meus passos, para que eu observe os teus preceitos." Salmos 119:1-5



domingo, 6 de maio de 2012

Predestinação: os erros da doutrina do calvinismo



A doutrina calvinista se funda na crença que alguns homens e anjos são predestinados por Deus para a vida eterna, enquanto os demais estão condenados à morte eterna. Não se pode aumentar e nem diminuir este número de salvos e perdidos. Para os eleitos não há qualquer exigência de fé, boas obras ou de perseverança, nem condição alguma para alcançar a graça divina.

Diante disto, não resta outra coisa para este blog a não ser refutar tal doutrina que, mesmo que muitas Igrejas não se dizem calvinista, acabam por aderir muito de seus ensinos.

Há muitos textos na palavra que dizem que mesmo alguém que alcançou a salvação, pode perde-la por causa da infidelidade: “Guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa” (Apocalipse 3:11). Da mesma forma textos como os de 2 Pedro 2:20-22 e Hebreus 6:4-7 somam-se a isto.

Os calvinistas dizem que Cristo adquiriu a salvação apenas para alguns, mas vemos em textos como os de Hebreus 2:9 e Ezequiel 18:23, 32 e 33:11 nos mostrando que o sacrifico de Jesus foi para toda humanidade, assim tanto os que se salvam como os que perecem, tais conseqüências se dão por própria escolha.

A doutrina da predestinação defende que os acontecimentos futuros, até mesmo as ações pecaminosas das pessoas são decretados por Deus. Este argumento não somente peca contra os ensinos das Escrituras como ofende os princípios da filosofia. Ora, se Deus decretasse que os seres humanos praticassem ações pecaminosas, Ele seria o autor do pecado.

Este sistema como se vê, destrói toda a distinção de justiça e injustiça, ao tornar Deus injusto. A bíblia nos mostra claramente que o caminho, bem como seu resultado depende do homem. Deuteronômio 30:19 diz: “Tenho posto a vida e a morte, a benção e a maldição; escolhe pois, a vida, para que vivas, tu e a tua semente – Na verdade Deus quer que todos se salvem, mas isto não depende Dele, o que Ele fez foi abrir o caminho, entrar nele depende de mim e de você.

A doutrina calvinista usa alguns textos para sustentar esta crença, mas de modo errado, eles dão interpretações completamente fora do contexto.

Jacó e Esaú: o texto de Romanos 9:11-14, onde mostra a escolha de Deus por Jacó e não Esaú, não está relacionada com vida ou morte eterna do indivíduo como eles dizem, e sim relacionada com a posterioridade de Jacó (Gênesis 25:23). Fala-se de nações, e não salvação individual.

Faraó: a leitura de Romanos 9:17-24 nos mostra um endurecimento à Faraó por parte de Deus. Os calvinistas sustentam que o faraó aqui é um exemplo de eterna reprovação, alguém criado com o expresso propósito de mostrar que Deus pode condenar quem quiser ao castigo eterno.

Tal entendimento está completamente equivocado. A questão aqui não é a destruição eterna de faraó, mas o livramento do povo de Israel. O propósito d Deus é “em ti mostrar o meu poder e para que o meu nome seja anunciado em toda terra”, não provar que o monarca estava condenado.

Faraó se mostrou arrogante contra ao Senhor, por este motivo, Deus determinou mostrar o Seu poder na vida de faraó.

Assim podemos dizer que, Deus endurece o coração de alguém quando este lhe dispensa misericórdia e a pessoa resiste. A conseqüência natural é que ela se tornará ainda mais endurecida que antes (Romanos 2:4-5).

Para concluir o artigo, digo que ainda mais coisas que poderia refutar aqui, vamos porém ficar com estas, pois creio que só com isto dá para perceber que a doutrina calvinista é muito falha e não pode servir de base para ninguém que segue as Escrituras Sagradas.

Que Deus vos abençoe e cresçam na esperança da salvação.

Artigos relacionados com o tema:

Vida após a morte! Como fica a situação de quem morreu salvo e quem morreu perdido?

Purgatório, existe ou não?
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/08/purgatorio-existe-ou-nao.html

O Fim dos tempos - Arrebatamento
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/04/o-fim-dos-tempos.html

O fim dos tempos II (a era após o arrebatamento)
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/04/o-fim-dos-tempos-era-pos-arrebatamento.html

Não deixem de ir até o final do blog para ver artigos que são os mais acessados.

159 comentários:

  1. Creio que a Doutrina da predestinação Não é Bíblica.
    Muitos pensam que'' uma vez salvo sempre salvo''.discordo disso.
    Deus quer que todos os Homens sejam salvos por isso enviou Jesus como salvador,mais cada Homem e Mulher tem que escolher aceita Jesus como salvador,Deus dar livre-arbitrio!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Meu irmão, se a doutrina da Predestinação não é bíblica o que faço com os textos de Romanos 8:28-30, João 6:37, 44-45, Provérbios 16:4, entre outros? Simplesmente arranco essas páginas de minha Bíblia? E com toda certeza você tem livre arbítrio, mas jamais o usará para ir à Cristo, pois os dois únicos seres humanos que tiveram condições de uma livre escolha(pecar ou não pecar), escolheram pecar: Adão e Eva.E depois deste pecado todas as nossas escolhas estão contaminadas pelo pecado, por isso Cristo veio para morrer no lugar daqueles que Deus Lhe deu. Pois, para finalizar, se Cristo morreu por todos, lamento dizer, mas o Seu sacrifício não foi poderoso o suficiente para salvar meu sobrinho, que infelizmente morreu sem confessar a Jesus Cristo.Por favor não apague meu comentário, mas reflita com o coração aberto sobre ele e que Deus nos abençoe, em Cristo.

      Excluir
    3. Todos nós estamos predestinados ao Reino de Deus, ou seja, todo ser humano esteve, está e estará predestinado à salvação desde a fundação do mundo desde que, aceite a graça de Cristo e viva de acordo tal graça! (Pois, para isto foi a morte e ressurreição de Cristo).
      Agora, o que sempre pesou mesmo foi, é e será cada um querer ir para o Reino do céu! Não há nada difícil de entender!
      Qualquer ser humano sem aceitar o sacrifício redentor de Cristo, esteve, está e estará predestinado à perdição desde a fundação do mundo! Ponto final!

      Excluir
    4. Unknown primeiramente não devemos julgar os mortos pois não conhecemos os design os de seus corações.A respeito de ele não ter confessado com a boca ,talvez o fez em seu coração,alguns o faz com a boca mas o coração está cada vez mais longe.Marcos 7:6 .Predestinação fatalista e doutrina demoníaca.

      Excluir
    5. LIVRE ARBÍTRIO OU LIVRE AGÊNCIA?
      Esse assunto tem sido muito debatido nos meios acadêmicos, especialmente, no contexto religioso. É óbvio que não há e nunca houve consenso sobre o assunto. Há aqueles que acreditam que o homem ainda tem livre arbítrio e outros que defendem que o homem, depois da queda só tem livre agência. Defendo essa última posição. A questão é definir livre arbítrio. Conforme disse Lutero, a vontade do homem pecador é escrava do pecado. Somente Adão, antes da queda tinha livre arbítrio. Hoje temos apenas livre agência, ou seja, a capacidade de decidir se vamos morar nesta ou naquela cidade; se vamos estudar nesta ou naquela escola. Não temos, porém, a capacidade de escolher entre o bem e o mal e o poder inerente de praticar o bem. Depois da queda, toda a nossa vontade foi contaminada e afetada pelo pecado. A inclinação do mal está em nosso coração. A não ser que Deus opere em nós o querer o realizar jamais escolheríamos Deus, pois a inclinação do nosso coração é inimizade contra Deus. O homem natural está morto em seus delitos e pecados. Ele é escravo da carne, do mundo e do diabo. Logo, não é o homem quem escolhe a Deus, mas Deus quem escolhe o homem e o atrai para si com cordas de amor. Bendito seja Deus, porque embora, sejamos fracos, ímpios, pecadores e inimigos de Deus, ele nos amou e nos deu seu Filho para morrer em nosso lugar, para nos dar a vida eterna. Oh, amor sublime! Oh, amor eterno! Oh, amor sacrificial!

      Excluir
    6. Parabéns pela colocação bastante objetiva, bíblica mesmo sem citar referências do texto sagrado. Pena que normalmente nas igrejas não esclarece sobre a soteriologia. Viva Jesus nos escolheu conforme Jo 15.16, quem sabe alguém cite mais o texto não "se" isto ou aquilo, de fato mas quem de fato sustenta e conhece as intenções do ser humano senão quem o criou?

      Excluir
    7. Verdade..... todos tem direito a salvacao, por meio do sacrificio de Cristo, mais nem todos darão respostas. Nesse caso, será a resposta ao chamado que nos levará a salvação.

      Excluir
  2. Ora, se Cristo morreu por todos ou se Cristo morreu para que todos fossem salvos, o sacrifício de Cristo foi falho, porque todos os dias pessoas vão para o inferno. Já que Deus quer salvar a todos, Deus irá passar de Onipotente a impotente? já que não irá conseguir salvar a todos? A doutrina da predestinação antes de ser de calvino é uma doutrina bíblica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Impotente e imponente são coisas diferentes. A Palavra nos diz que Ele está à porta e bate e ceiará com quem abrir a porta, ou seja, Ele se revela, Ele se sacrificou, Ele busca, mas ainda dá ao homem a possibilidade de aceitá-lo, ou não (João 3 nos diz que os homens preferem as trevas ao invés da luz). Agora, creia você nisso e eu não, ou o inverso, estamos ambos salvos pela morte de Cristo. Deus te abençõe.

      Excluir
    2. sua cabeça que é falha Fabricio

      Excluir
    3. Assista a "Predestinação - Está Escrito - Ivan Saraiva" no YouTube - https://youtu.be/V6FzQHrn5Gc

      Excluir
    4. Os calvinistas dizem que Cristo adquiriu a salvação apenas para alguns, mas vemos em textos como os de Hebreus 2:9 e Ezequiel 18:23, 32 e 33:11 nos mostrando que o sacrifico de Jesus foi para toda humanidade, assim tanto os que se salvam como os que perecem, tais conseqüências se dão por própria escolha.

      Excluir
    5. Adriano Modolo, você concebe a ideia do homem resistir a Deus? Pois a Bíblia diz que "o Espírito Santo CONVENCE o homem do pecado, da justiça e do juízo". Eu creio que o Espírito Santo é Deus, ora se posso resistir ao CONVENCIMENTO Dele, posso resistir a Deus. E com relação ao texto de Apocalipse que você cita diz respeito ao fato de Cristo está fora da Igreja de Laodiceia( é só ler o comportamento que Ele descreve sobre ela) é uma Igreja que não é fria nem quente. Ou seja não tem nada a ver com o a "porta do seu coração" e sim com o comportamento do povo de Deus em seu ajuntamento.E sim, o que importa é que Cristo morreu por nós(os salvos), e isso é maravilhoso. Um abraço fraterno em Cristo.

      Excluir
    6. Alexandre silva me responda uma coisa , se cristo morreu pelos salvos ele foi burro kkkk , se já era salvo então praque sua morte? Aguardo qualquer quer calvinista no meu zap 75981491484

      Excluir
    7. Percebo uma tamanha confusão entre os arminianos e calvinistas, pelo fato de que nos discursos e citações de versículos, há uma mistura de conceitos. por ex: calvinistas citam versículos referentes a predestinação ou eleição, na maioria das vezes, tirados do VT ou de Romanos citando o VT, onde em nada está se falando de eleição ou predestinação para a salvação eterna, do espirito, em Cristo. O mesmo se dá nas referencias dos arminianos. Percebi isso ao assistir esses debates sem conclusão entre as 2 correntes. Citam também referencias de exceção, quando há um caso somente, de um individuo, muito especifico, que sugere predestinação para o inferno. Sim, é de Judas que falo. Citam como exemplo maximo, de que ele foi predestinado a trair jesus. Porem sua perdição se deu pela não aceitação do perdão. Ele sofreu, teve consciência do erro, Jesus o chamou de amigo, e errou tanto quanto Pedro que de certa forma o traiu, mas arrependeu-se.

      Excluir
    8. Muitos citam, até como versículo evangelístico, para apelo, o famoso "...Eis que estou à porta e bato, se alguém ouvir a minha voz..." Mas em seu contexto não tem nada haver com salvação da alma, com Jesus batendo à porta de nenhum coração, é porta mesmo, literal, de uma igreja que havia colocado ele literalmente pra fora.

      Excluir
  3. Fabrício,

    Jesus se sacrificou por todos e isto é o que a bíblia fala, até mesmo em João 3:16, vemos ali algo universal e não selecionado.

    Isto não faz Deus impotente, pois com ou sem o homem, Ele continua sendo Deus.

    O desejo de Deus salvar a todos não quer dizer que ele comandará o nosso de não sermos salvos.

    Ele quer que todos cheguem ao seu conhecimento, MAS isso não significa que é uma ordem onde todos tem que conhece-lo. EXISTE O LIVRE ARBÍTRIO.

    Nunca lestes a passagem que diz que "nos foi dado o poder de sermos feitos filhos de Deus?" - ora, é uma escolha nossa queremos ou não sermos parte de sua família.

    Em toda a bíblia existe claramente a ESCOLHA!

    Outra coisa, se Deus é quem determina quem será salvo, então Ele é o agente do mal, Ele é mau!

    Mas, Ele é bom e quer dar a salvação a todos, só que somente será salva que quer.

    Nunca leste que Jesus veio para o que era seu e estes o rejeitaram? Ora, se era seu, como ele foi rejeitado? Isto mostra que Ele não é poderoso? De forma alguma, mostra que as pessoas tem escolha, sendo que o endurecimento por parte de Deus vem após os mesmos se mostrarem duros anteriormente.

    Calvino foi um homem de Deus, mas com um erro doutrinário que a bíblia mostra claramente o que é errado.

    Paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deveria estudar mais as coisas que você vai falar contra.

      Excluir
    2. Muitos foram chamados, mas poucos escolhidos, Jesus qdo morreu e ressuscitou para assim firmar um projeto de salvação pro homem, nesse ato ele chamou a todos, a muitos, a humanidade, porem poucos são os escolhidos, tem fundamento a doutrina de Calvino, porque se ela era um homem de Deus, e um reformador era guiado pelo espirito santo, nao creio q o espirito santo q habitava nele possa o ter levado a cometer um susposto "erro" doutrinario tão grande, temos q saber interpretar as escrituras, e oque vc me diz entao dr abraao? Ninguém conhecia Deus na terra de abraao, mas ele foi escolhido, e Deus fala com ele, sai da tua terra e da tua parentela, pq Deus só chamou ele? Temos q analisar com muita calma as coisas, antes de afirmarmos algo.

      Excluir
    3. O poder de se tornarem Filhos de Deus foi dado a TODOS que creem.Um esclarecimento sobre a palavra mundo em João 3:16.Quando estamos em uma festa e a dona da casa diz que "tem bolo para todo mundo!" quer dizer que o mundo inteiro receberá um pedacinho de bolo? É claro que não, pois isso seria impossível.De fato Deus amou o mundo inteiro, mas somente os que creem serão salvos.(...para que TODO aquele que Nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.) "TODO" NÃO SIGNIFICA TODOS.

      Excluir
    4. Saber se os homens são capazes de fazer escolhas e eleger o seu caminho, ou se não passam de joguetes de alguma força misteriosa, tem sido há séculos um dos grandes temas da filosofia e da religião. De certa maneira, a primeira tese saiu vencedora no mundo moderno. Vivemos no mundo de Cássio, um dos personagens da tragédia Júlio César, de William Shakespeare. No começo da peça, o nobre Brutus teme que o povo aceite César como rei, o que poria fim à República, o regime adotado por Roma desde tempos imemoriais. Ele hesita, não sabe o que fazer. É quando Cássio procura induzi-lo à ação. Seu discurso contém a mais célebre defesa do livre-arbítrio encontrada nos livros. “Há momentos”, diz ele, “em que os homens são donos de seu fado. Não é dos astros, caro Brutus, a culpa, mas de nós mesmos, se nos rebaixamos ao papel de instrumentos.”

      Como nem sempre é o caso com os temas filosóficos, a crença no livre-arbítrio tem reflexos bastante concretos no “mundo real”. A maneira como a lei atribui responsabilidade às pessoas ou pune criminosos, por exemplo, depende da ideia de que somos livres para tomar decisões, e portanto devemos responder por elas. Mas a vitória do livre-arbítrio nunca foi completa. Nunca deixaram de existir aqueles que acreditam que o destino está escrito nas estrelas, é ditado por Deus, pelos instintos, ou pelos condicionamentos sociais. Recentemente, o exército dos deterministas – para usar uma palavra que os engloba – ganhou um reforço de peso: o dos neurocientistas. Eles são enfáticos: o livre-arbítrio não é mais que uma ilusão. E dizem isso munidos de um vasto arsenal de dados, colhidos por meio de testes que monitoram o cérebro em tempo real. O que muda se de fato for assim?

      Mais rápido que o pensamento – Experimentos que vêm sendo realizados por cientistas há anos conseguiram mapear a existência de atividade cerebral antes que a pessoa tivesse consciência do que iria fazer. Ou seja, o cérebro já sabia o que seria feito, mas a pessoa ainda não. Seríamos como computadores de carne – e nossa consciência, não mais do que a tela do monitor. Um dos primeiros trabalhos que ajudaram a colocar o livre-arbítrio em suspensão foi realizado em 2008. O psicólogo Benjamin Libet, em um experimento hoje considerado clássico, mostrou que uma região do cérebro envolvida em coordenar a atividade motora apresentava atividade elétrica uma fração de segundos antes dos voluntários tomarem uma decisão – no caso, apertar um botão. Estudos posteriores corroboraram a tese de Libet, de que a atividade cerebral precede e determina uma escolha consciente.

      Um deles foi publicado no periódico científico PLoS ONE, em junho de 2011, com resultados impactantes. O pesquisador Stefan Bode e sua equipe realizaram exames de ressonância magnética em 12 voluntários, todos entre 22 e 29 anos de idade. Assim como o experimento de Libet, a tarefa era apertar um botão, com a mão direita ou a esquerda. Resultado: os pesquisadores conseguiram prever qual seria a decisão tomada pelos voluntários sete segundos antes d eeles tomarem consciência do que faziam.

      Biblioteca

      Who’s in Charge? Free Will and the Science of the Brain


      Capa livro Gazzaniga
      O pai da neurociência cognitiva apresenta argumentos contra o senso comum de que somos guiados pelo livre-arbítrio. Para Gazzaniga, a mente é gerada pelo cérebro, que guiado pelo determinismo biológico define quem nós somos.

      Autor: Michael S. Gazzaniga...

      http://veja.abril.com.br/ciencia/o-livre-arbitrio-nao-existe-dizem-neurocientistas/

      Excluir
  4. Frankmar Corrêa:Creio que a Doutrina da predestinação Não é Bíblica. Tenho certeza que você leu muito pouco, amado Frankmar.. e aconselho que o amado samuel quando for escrever sobre um assunto procure saber sobre ele, abraços Sola fide Sola scriptura Solus Christus Sola gratia Soli Deo gloria

    ResponderExcluir
  5. Fabrício e Eduardo...

    Só escrevi porque estudei bastante sobre o assunto e vi falhas nessa doutrina com relação a bíblia.

    Na verdade ela fere o próprio sacrifício de Jesus, uma vez que foi por todos.

    Não confundam Soberania de Deus com Tirania!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me desculpe irmão Samuel mas o seu pensamento em relação a expiação de Cristo é que fere o sacrifício de Cristo,nós calvinistas acreditamos na expiação limitada de Cristo,ou seja Jesus morreu para os seus,vendo pelo seu modo de entendimento Cristo morreria para pagar pelo pecado de toda humanidade,mas acontece que nem todos vão ser salvos,e nesse caso seu pecado é pago novamente,ou seja foi pago por Cristo na cruz e novamente pago por cada um que infelizmente vai para o inferno.
      Soli Deo Gloria

      Excluir
    2. A Bíblia é clara em dizer que a Salvação é UNIVERSAL:

      Desejaria eu, de qualquer maneira, a morte do ímpio? diz o Senhor DEUS; Não desejo antes que se converta dos seus caminhos, e viva?
      Porque não tenho prazer na morte do que morre, diz o Senhor DEUS; convertei-vos, pois, e vivei.

      Ezequiel 18:23,32

      Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.

      Lucas 19:10

      Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal.

      1 Timóteo 1:15

      orque, se pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo.
      Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida.
      Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos.
      Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça;
      Para que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor.

      Romanos 5:17-21

      Porque a graça salvadora de Deus se há manifestado a todos os homens,

      Tito 2:11

      emos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus que fora feito um pouco menor do que os anjos, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos.

      Hebreus 2:9

      Excluir
    3. Assista a "Predestinação - Está Escrito - Ivan Saraiva" no YouTube - https://youtu.be/V6FzQHrn5Gc

      Excluir
    4. DEUS CRIOU VASO DE HONRA E VASO DE DESONRRA MEU QUERIDO NEM TODOS SERÃO SALVOS

      Excluir
  6. ENTENDO QUE É MUITO SIMPLES ESTA QUESTÃO, SE ESTAMOS TODOS PRE-DESTINADOS ENTÃO QUAL A NECESSIDADE DE PREGAÇÃO, EVANGELISMO, MISSÕES, ETC, ETC.NÃO FAZ NENHUM SENTIDO, SEM CONTAR AS INÚMERAS PASSAGENS BÍBLICAS QUE CONTRADIZ ESSA DOUTRINA DE CALVINO, SIMPLES ASSIM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita e digo que penso da mesma forma que ti.

      Excluir
    2. Meus amados, sabemos que essa doutrina não faz parte das doutrinas maiores estudadas na Teologia. Sendo assim, a crença ou não nela não nos condenará ou salvará.
      Mas sou obrigado a dizer que quem pensa como vcs disseram acima a respeito do calvinismo, realmente não estudaram o bastante para falar do tema.
      Também não entendo até hoje como as pessoas não tentam defender o arminianismo e sim somente tentam atacar o calvinismo.

      A paz, meus irmãos!

      Excluir
    3. Voce entenderia se estudasse todos os pontos do calvinismo,o erro dos arminianos é acreditar que todo calvinista vive somente do UMA VEZ SALVO SEMPRE SALVO

      Excluir
    4. O ARMINIANISMO NÃO É DEFENDIDO PORQUE ELE NÃO SE SUSTENTA BIBLICAMENTE. NOSSA SALVAÇÃO COMEÇA EM DEUS E TERMINA EM DEUS. A PROVA DISSO FOI A FORMA SEVERA COM QUE ELE TRATOU O PECADO: SEU PRÓPRIO FILHO MORREU POR NÓS.

      Excluir
  7. A salvação vem pela fé e a fé é dom de Deus e não é calvino que primeiro fala, mais sim Deus. Meus amigos somos nascidos do pecado, nossa natureza é pecaminosa de forma q ninguem vai a Deus por vantade propria pois amamos o pecado, somos resgatados por Deus pela sua infinita misericordia. Livre arbitril näo existe pois o unico que é livre das consequencias dos seus atos é Deus. Alguns seres humanos tem uma ideia totalmente deturpada de Deus, Deus não é "papai noel" e nen uma gota de Jesus Cristo foi derramada em vão, ele tem miseriordia de quem ele aprover e mais uma vez repito, não foi Calvino q diz mais sim Deus. Olhe para vc e veja o tamanho do seu pecado quem é somos nós para medir a justiça de Deus, é muito facil e conveniente para o ser humano acreditar em uma doutrina que acreditasse no livre arbitril, que vc vai a Deus a hora q vc bem entender e a certeza de uma salvação (pela graça, dom de Deus) a doutrina calvinista choca mesmo, quebra a ideia de um Deus "papai noel", pq coloca o ser humano no lugar dele. Procurem escutar umas pregaçoes reformadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falar é fácil. Costume se basear na Bíblia Sagrada quando for argumentar!

      Mostre-me na Palavra a não existência do livre-arbítrio! Que eu te mostro de gênesis a Apocalipse Deus dando o poder de escolha ao homem!

      Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência,

      Deuteronômio 30:19

      Excluir
    2. LIVRE ARBÍTRIO OU LIVRE AGÊNCIA?
      Esse assunto tem sido muito debatido nos meios acadêmicos, especialmente, no contexto religioso. É óbvio que não há e nunca houve consenso sobre o assunto. Há aqueles que acreditam que o homem ainda tem livre arbítrio e outros que defendem que o homem, depois da queda só tem livre agência. Defendo essa última posição. A questão é definir livre arbítrio. Conforme disse Lutero, a vontade do homem pecador é escrava do pecado. Somente Adão, antes da queda tinha livre arbítrio. Hoje temos apenas livre agência, ou seja, a capacidade de decidir se vamos morar nesta ou naquela cidade; se vamos estudar nesta ou naquela escola. Não temos, porém, a capacidade de escolher entre o bem e o mal e o poder inerente de praticar o bem. Depois da queda, toda a nossa vontade foi contaminada e afetada pelo pecado. A inclinação do mal está em nosso coração. A não ser que Deus opere em nós o querer o realizar jamais escolheríamos Deus, pois a inclinação do nosso coração é inimizade contra Deus. O homem natural está morto em seus delitos e pecados. Ele é escravo da carne, do mundo e do diabo. Logo, não é o homem quem escolhe a Deus, mas Deus quem escolhe o homem e o atrai para si com cordas de amor. Bendito seja Deus, porque embora, sejamos fracos, ímpios, pecadores e inimigos de Deus, ele nos amou e nos deu seu Filho para morrer em nosso lugar, para nos dar a vida eterna. Oh, amor sublime! Oh, amor eterno! Oh, amor sacrificial!

      Hernandes Dias Lopes

      Excluir
  8. A salvação vem pela fé e a fé é dom de Deus e não é calvino que primeiro fala, mais sim Deus. Meus amigos somos nascidos do pecado, nossa natureza é pecaminosa de forma q ninguem vai a Deus por vantade propria pois amamos o pecado, somos resgatados por Deus pela sua infinita misericordia. Livre arbitril näo existe pois o unico que é livre das consequencias dos seus atos é Deus. Alguns seres humanos tem uma ideia totalmente deturpada de Deus, Deus não é "papai noel" e nen uma gota de Jesus Cristo foi derramada em vão, ele tem miseriordia de quem ele aprover e mais uma vez repito, não foi Calvino q diz mais sim Deus. Olhe para vc e veja o tamanho do seu pecado quem é somos nós para medir a justiça de Deus, é muito facil e conveniente para o ser humano acreditar em uma doutrina que acreditasse no livre arbitril, que vc vai a Deus a hora q vc bem entender e a certeza de uma salvação (pela graça, dom de Deus) a doutrina calvinista choca mesmo, quebra a ideia de um Deus "papai noel", pq coloca o ser humano no lugar dele. Procurem escutar umas pregaçoes reformadas.

    ResponderExcluir
  9. Veja anonimo seu erro.

    Com certeza a fé é um dom de Deus, mas isso não quer dizer que a pessoa não pode "naufragar nela" como o ap. Paulo disse.

    Nossa mente imoral não tem por ela mesmo, condição de abraçar aquilo que a palavra nos dá, mas Deus se revela para quem ele quer -

    PORÉM, assim como vemos na parábola do semeador, após a fé ser colocada através da revelação da palavra, a escolha quem faz se continua ou não é a pessoa.

    Deus quer que TODOS cheguemos a Ele, o desejo dele é que TODOS se salvem.

    1Tm 2:1-4 "Exorto, pois, antes de tudo que se façam súplicas, orações, intercessões, e ações de graças por todos os homens, pelos reis, e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranqüila e sossegada, em toda a piedade e honestidade. Pois isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, o qual deseja que TODOS os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade".

    Este é o desejo de Deus, mas nos deu o livre arbítrio.

    ResponderExcluir
  10. Cara irmão,

    Acredito que sua análise seja em cima do hipercalvinismo que se difere do calvinismo em alguns aspectos.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu querido o texto de Timóteo citado por você foi escrito para a Igreja e não para os não crentes, você está usando um texto fora do contexto para o qual ele foi escrito. Ou será que os não crentes fazem "súplicas, orações, intercessões e ações de graças? Ou seriam os mundanos piedosos e honestos diante de Deus? E ele diz: "...diante de Deus NOSSO SALVADOR..". Todos aqui são todos para os quais ele escreve.

      Excluir
  11. Nunca ouvi falar do hipercalvinismo, mas o que me difiro é da doutrina da escolha já pre destinada por Deus de quem será ou não salvo, algo que anularia a obra da cruz e contradiz em muito a lógica da palavra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais uma vez você erra por não conhecer os 5 pontos do calvinismo TULIP,a obra da cruz não foi anulada muito pelo contrário,foi unica e suficiente

      Excluir
    2. Uma coisa que eu observo dos Calvinistas. Se baseiam mais em filosofias do que na Palavra!

      Argumente na Palavra!

      Excluir
    3. Observou muitíssimo mal Gabriel Valadares, há uma coisa que tenho certeza, Calvinistas se baseiam na palavra de Deus, todos os estudos de Calvino e outros reformadores nao podem ser ignorados, ate porque nao sao baseados em pensamentos de homens, e sim na Bíblia. Os pontos, todos, do Calvinismo reformado, sao completamente baseados na palavra de Deus, que é inspirada por Ele. Sobre o artigo do site, foi bem elaborado, mas com pontos mto errados como "Para os eleitos não há qualquer exigência de fé, boas obras ou de perseverança, nem condição alguma para alcançar a graça divina." Ainda sera preciso muito estudo da sua parte para falar algo assim, a teologia Calvinista abomina isto que você escreveu, eu sou Calvinista, estou falando porque compreendo a doutrina Calvinista mais do que você. Se observar mais atentamente a doutrina adotada por nós, verá que ela toda é baseada na Bíblia. Eu nao disse que é inspirada, portanto há erros! Mas nao como este que você citou por um azar de mal entendimento!

      Excluir
    4. Olá companheiro Samuel Elias !
      Queria tirar uma dúvida ,nós que adotamos a doutrina arminiana se lermos livros de autores com influências Calvinista isso nos influenciará diretamente ou podemos fazer um "crivo"! Gostaria da sua opinião!
      Muito obrigado

      Excluir
    5. Samuel, Deus não escolhe que vai ser salvo ou não. Ele escolhe somente que vai ser salvo, pois condenados já estávamos todos nós. O que Ele faz é salvar alguns dentre aqueles que estavam indo para o inferno por culpa de seus próprios pecados.

      Excluir
    6. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  12. bla! bla! bla! João 3:16 com texto, contexto e referencias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para quem não tem argumento, o argumento dos outros parece blá, blá, blá. Por favor meu irmão isso é só um debate para que possamos crescer na fé e no conhecimento do Senhor.Se não está disposto a considerar o contraditório para uma análise de sua fé, me desculpe mas ela pode está definhando.

      Excluir
  13. o deus apresentado pelo calvinismo é
    perverso,o Deus apresentado pelos
    Unicistas é Bom,Excelente e
    Amoroso.escolha qual Deus voce
    quer,o deus do calvinismo que ja tem
    os seus queridinhos ou O Deus da
    Santa Unicidade que ama a todos de
    igual modo e quer que todos se
    salvem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Deus unicista ama o ser humano e deixa o ser humano por suas próprias escolhas ir para o inferno e apenas olha, como um simples telespectador, embora amando-o o deixa caminhar para o inferno por sua propria vontade...poxa...um Deus que deseja algo (a salvação de todos) e não consegue essa salvação universal, como vemos, n é Deus, parece um Deus fraco limitado por vontades humanas. esse deus não é o Senhor soberano da Blíblia, o deus da Bíblia faz tudo o q Ele quer.

      Excluir
    2. Só que você está se esquecendo de considerar a Justiça, a Ira, a Graça e tantos outros atributos que ELE não pode negar ou contradizer.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  14. #1 - ''Para os eleitos não há qualquer exigência de fé, boas obras ou de perseverança, nem condição alguma para alcançar a graça divina'', os eleitos vão crer, ter boas obras e perseverar.

    ResponderExcluir
  15. #2-Há muitos textos na palavra que dizem que mesmo alguém que alcançou a salvação, pode perde-la por causa da infidelidade: “Guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa” (Apocalipse 3:11). Da mesma forma textos como os de 2 Pedro 2:20-22 e Hebreus 6:4-7 somam-se a isto.

    No texto de apocalipse, coroa é galardão e não salvação.
    No texto de II Pedro, diz que teve conhecimento de Jesus, não que foi salvo.
    No texto de Hebreus quer dizer que quem foi salvo e se desviou não vai voltar mais??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Danilo, como? "galardão" de que? Galardão é recompensa, mas, recompensa de que? Uma vez que, segundo os calvos, não é por obras, para que a recompensa?

      Danilo, como alguém, "predestinado" por Deus a condenação, pode ter conhecimento de Cristo uma vez que todos estão na depravação total e só podem ir a Cristo se Deus o chamar, caso contrario, nunca irão ter conhecimento de Cristo? Ah, então Deus esta brincando da "pegadinha do malandro"..?

      Danilo, gostaria que você me desse uma boa base Bíblica, a luz do calvinismo, para eu amar o meu "próximo" como a mim mesmo, uma vez que nem Deus, que tem todo o amor, nem Ele mesmo amou, que base você meda para eu amar também?

      Danilo, por que Deus em vez de condenar antecipadamente as pessoas ao inferno, não predestinou ao céu? Fez isso só para mostrar que é Deus, e faz o que bem entende e o resto que se lasque isso?

      Meu amigo, quer um conselho? Reflita bem isso, e sai do engano!

      Excluir
    2. Eu sem Deus nao sou nada, Deus sem mim é Deus!
      Ele nao precisa agradar vc e mais ninguém, ele escolhe quem ele quer,com critérios que ele escolhe, do contrário, você destrói um atributo de Deus, a soberania!

      Excluir
  16. #3-"nos mostrando que o sacrifico de Jesus foi para toda humanidade, assim tanto os que se salvam como os que perecem, tais conseqüências se dão por própria escolha."

    Jesus morreu por todos que creem, mas nem todos creem.
    Outra a fé e o arrependimento é um presente de Deus.

    ResponderExcluir
  17. E Outra Coisa, Deus é SOBERANO, totalmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Soberania é ter poder sobre tudo, sendo assim ele pode a qualquer momento anular o livre arbitrio e dar a sua ordem. Só nao o faz pq pela sua soberania, decidiu deixar que cada um faça a sua escolha

      Excluir
    2. Soberania é ter poder sobre tudo, sendo assim ele pode a qualquer momento anular o livre arbitrio e dar a sua ordem. Só nao o faz pq pela sua soberania, decidiu deixar que cada um faça a sua escolha

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. "Deus muda as coisas, sem mudar Seus planos". Agostinho de Hipona

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  18. É muito fácil refutar o calvinismo, vamos medita um pouco e ver o quanto é aberrante isso?

    Vamos separar os grupos para ficar ainda mais fácil.

    -Se a salvação é dada somente aos eleitos, as pessoas que não foram eleitas não tem acesso a ela, logicamente elas não podem "negar" a Cristo, esse texto não teria sentido: Pois todo aquele que me "negar" na terra diante dos homens, eu o negarei nos céus diante de meu pai. Ora, como uma pessoa, que não tem acesso a salvação, pode negar a Cristo uma vez que essa salvação só é dada as pessoas que já foram predestinadas a aceita-la? Não se pode negar algo que nunca foi oferecido, isso é um logica muito simples.

    -Se é Deus que predestina, como ficaria o inúmeros casos de pecados na Bíblia que foram repreendidos por Deus? Davi, por exemplo, adulterou e matou, mas foi o próprio Deus que fez os 10 mandamentos e proibiu o homem de cometer tais praticas, como Deus predestina o homem a desobedecer uma lei que Ele mesmo fez?

    -Caim matou a Abel, por que Deus fala a Caim: O pecado jaz a porta, cabe a ti dominá-lo? Uma vez que foi o próprio Deus que o predestinou a matar o próprio irmão?

    -Deus predestinou cerca de 2 milhões de pessoas a praticarem idolatria no deserto e matar todos elas?

    -Por que Deus fez Adão perfeito, sem pecado, e deu uma ordem a ele: De toda as arvores comerás, mas da arvora do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás" uma vez que Deus já havia predestinado ele a desobedecer essa ordem ?

    Finalizando:

    É muito fácil para qualquer calvinista condenar os outros de antemão, mas nenhum calvinista aceita a sua própria condenação antecipada, a filosofia de 'uma vez salvo para sempre salvo" é para dar apoio a isso, vejamos:

    Os calvinistas afirmam que a eles já foi dado o Espirito Santo, que é o selo da salvação, e que não podem mais perder ele, Deus não pode mais tirar isso deles, Deus tem que salvar agora a qualquer custo, se vira....Mas o resto pode ir pro inferno antecipadamente, estavam todos em pecado mesmo. Alias, falar em inferno, a Bíblia diz que ele foi feito para o "diabo e seus anjos" e não para o "homem" que Deus criou, esse vai para la por sua própria desobediência.

    Gostaria a gora que um "calvinista" me respondesse com base Bíblia a seguinte questão:

    -Como Deus irá julgar uma pessoa que ele mesmo predestinou a pecar contra ele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, gostaria de conversar com o irmão, sobre tudo que li que escreveu o qual concordo plenamente... Se possível entre em contato meu email: dri_filhadedeus@hotmail.com

      Excluir
    2. Leia Provérbios 16:4; João 5:40; Romanos 8:30; João 6: 37-39 e 65;João 13:27 e se quiser leia do Jardim do Éden a Ilha de Patmos que a eleição dos salvos salta aos olhos. Deus é Soberano na Salvação de pecadores como nós, pois em momento nenhum de nossas vidas iríamos querer-Lhe, " o nossos pecados fazem separação entre nós e o nosso Deus"( Is 59:1-2). Louvado seja Deus pelo sacrifício vicário de Cristo.

      Excluir
  19. Esse foi o intuito deste artigo, mostrar que a doutrina da predestinação anula a natureza divina exposta na bíblia.

    Deus seria participante em nossos pecados, ao não nos dar a chance de mudança.

    ResponderExcluir
  20. tô curiosa pra ver a resposta da pergunta que o Jesus é o caminho fez. gostei também quando Samuel Elias escreveu não confunda soberania com tirania. acho que se a predestinação existe pra que juizo final? fico pensando se eu dou ordem pra meu filho praticar coisas erradas como posso condena-lo por isso? não faz sentido, ou vão dizer que as coisas de Deus não é pra ter sentido? ele manda e pronto? de poder ele pode mas o amor dele e a justiça é maior. de qualquer forma eu peço a ele que me esclareça a verdade.talvez ele já me rejeitou e eu estou aqui sendo besta.

    ResponderExcluir
  21. Boa essa! (referencia ao comentário do Anonimo da data de 27/03/14 10:26).

    ResponderExcluir
  22. Já que tem muitos dizendo que Deus quer salvar todos, para que existe o inferno então? A salvação também é para o diabo não é?^Minha gente o apóstolo Paulo disse "os de Beréia são mais nobres do que os de Tessalônica porque examinam as Escrituras para ver se de fato as coisas são assim", é muito fácil tirar conclusões precipitadas do assunto, a Bíblia é mais do que clara que a salvação é para os que Deus escolheu antes da fundação do mundo. (Efésios 1.3-14) Por isso a importância de examinar o texto original e verificar o contexto, interpretar os versículos de maneira isolada e ao pé da letra é falta de discernimento, vamos aprofundar o conhecimento antes de fazer julgamentos que não procedem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala-se tanto de interpretação correta dá Bíblia. Mas, toda semana nasce uma "igreja" protestante nova. Quando se decidirem qual interpretação protestante está correta me informem, enquanto isso ficarei com a interpretação dá SANTA IGREJA CATÓLICA, que a dois mil anos o interpreta da mesma maneira, guiado pelo ESPIRITO SANTO.

      Excluir
  23. Se a salvação não depende de DEUS e sim de cada um de nós o que esta escrito em Éfesio Cap 2 :"Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou,
    Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),
    E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus;
    Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus.
    Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
    Não vem das obras, para que ninguém se glorie;

    Efésios 2:4-9
    E Tambem : Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo;
    Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;
    E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade,
    Para louvor da glória de sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado,
    Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça,
    Que ele fez abundar para conosco em toda a sabedoria e prudência;
    Descobrindo-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo,
    De tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra;
    Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade;
    Com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós os que primeiro esperamos em Cristo;
    Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa;

    Efésios 1:3-13.

    ISSO TUDO E MUITO MAIS É SÓ ME PERGUNTAR QUE EU MOSTRO NA BÍBLIA TODA, NOVO E VELHO TESTAMENTO ELEMENTOS, E NÃO UM VERSÍCULO ISOLADO, DE QUE DEUS ESTÁ NO CONTROLE E O PLANO DE SALVAÇÃO É DE SUA ÚNICA E EXCLUSIVA PODER. NÃO DE HOMENS SENÃO ESTARÍAMOS TODOS PERDIDOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E os que se perdem sem a salvação? Que Deus injusto esse seu ein! O meu é justo e concede a oportunidade a todos conforme versículos já citados por mim acima! Se é Deus quem controla quem será salvo e quem não será, Ele se contradiz em dizer que deseja que todos se salvem!

      Excluir
  24. A predestinação é uma aberração teológica, filosófica e da lógica!
    Se uma criança morre após 3 meses após ao seu nascimento , sem ter o discernimento do que é o bem ou mal , por ela não ser predestinada iria sofrer no inferno eternamente? Ou todas as crianças que morrem são predestinadas? O meu DEUS é um DEUS amoroso , misericordioso e justo sem deixar de ser SOBERANO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Deus é um simples observador das ações humanas, ficando limitado a aceitar e em nada intervir na vontade humana? Percebes que na doutrina do livre arbítrio o homem está sozinho sem ter o direito de pedir nada a Deus? pois tudo depende das escolhas e vontades humanas, em que rocha o homem se apoiará quando orar pedindo que deus o guarde? Deus pode guardar o homem do mal caminho sem intervir na sua suposta liberdade? Já pensou a fundo na total insegurança e frustração causado por esta doutrina universalista?

      Excluir
  25. A doutrina da predestinação é a doutrina mais tola, herética e anti-bíblica do calvinismo.Não posso negar que Deus usou Calvino mas nesse ponto ele se equivocou. Louvado seja Jesus por esse blog. Parabéns pastor ! O cômico foi um rapaz querer diferenciar galardão e salvação . Só os salvos pela graça de Jesus serão recompensados com coisas eternas . Ler a Bíblia com as lentes calvinistas é suicídio espiritual. Abre a mente desses irmãos, Senhor !

    ResponderExcluir
  26. Depois de muito ler e reler...
    Eu em minha ignorância perguntei ao meu Amor...
    Como pode tudo isso Pai!? Como pode?
    O Senhor pra mim é Vida! Acredito nisso! Vida, na concepção da palavra.
    Como posso ter sido Concebida predestinada ao inferno?
    Meu caminhar vem sido norteado por provações, lágrimas. Estou condenada Pai?
    Se é assim, porque tenho dentro de mim a Fé? Porque ainda te Adoro?

    ResponderExcluir
  27. Só sei que os verdadeiro israelitas são negros o salvador é negro as dos tribos são africanas os judeus que estão ai foram inventados pela religião do mundo e marca do povo do criador é a cor negra e que o o povo dele ainda não foram repatriados foram escravizados perseguidos tentaram apagar sua origem mas ainda tem os que não se entregam para manipuçao religiosa do mundo amnon...

    ResponderExcluir
  28. O evangelho de Jesus é tão simples! Poque os homens tendem sempre a complicá-lo???
    Qualquer doutrina, que se diga bíblica, e necessite de muitos recursos para se explicar, ja fugiu a simplicidade de Cristo.
    Uma coisa afirmo, meu Deus é tão soberano que não se prende, nem ao arminianismo nem ao calvinismo. Não se permite formatar à teologias humanas.
    Ele é Deus e pronto!
    Fiquem com Deus!

    ResponderExcluir
  29. Respostas
    1. Amigo, tua observação é falha, devemos orar pedindo peas pessoas, n sabemos quem são os escolhidos, se soubéssemos quem são, se nascessemos marcados para q os homens pudessem ver, seria sem sentido orar pelos outros. Mas a questão é q não sabemos quem são os eleitos, eles estão espalhados e só Deus os conhece. Então, porque um calvinista n pode orar pelo seu filho? se seu filho será salvo ou não, isto é com Aquele q sabe todas as coisas.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  30. Respostas
    1. Leia Romanos 8:28-30 e veja que está no passado, ou seja, foi lá na eternidade que o nosso Senhor realizou a salvação dos eleitos. Simples assim!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  31. Eu posso me considerar seguindo a linha de pensamento wesleyana.

    ResponderExcluir
  32. EFESIOS 1 NOS DA UMA BOA NOÇAO DE COMO CALVINO ESTAVA CORRETO AO INTERPRETAR Q NOSSO DEUS NOS ELEGEU E PREDESTINOU

    ResponderExcluir
  33. Romanos: 3. 10. como está escrito: Não há justo, nem sequer um. 11. Não há quem entenda; não há quem busque a Deus. 12. Todos se extraviaram; juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só. 13. A sua garganta é um sepulcro aberto; com as suas línguas tratam enganosamente; peçonha de áspides está debaixo dos seus lábios; 14. a sua boca está cheia de maldição e amargura. 15. Os seus pés são ligeiros para derramar sangue. 16. Nos seus caminhos há destruição e miséria; 17. e não conheceram o caminho da paz. 18. Não há temor de Deus diante dos seus olhos.

    DEUS JAMAIS ESTARIA AGINDO COM INJUSTIÇA PARA COM AQUELES QUE NAO FORAM ESCOLHIDOS PORQUE TODOS NOS ESTAMOS CONDENADOS E INJUSTIÇA SERIA DEUS CONDENAR PESSOAS SEM QUE ELAS MERECECEM MAIS TODOS NOS MERECEMOS SER CONDENADOS MAIS APROUVE AO SENHOR ESCOLHER UNS E NAO OUTTOS PORQUE?

    Efésios: 1. 3. Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestes em Cristo; 4. como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; 5. e nos predestinou para sermos filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, 6. para o louvor da glória da sua graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado

    SEGUNDO BENEPLACITO DA SUA VONTADE...OU SEJA PELO BOM PRAZER DA SUA VONTADE ...PORQUE ELE QUIZ
    PODEMOS NAO ENTENDER ESTA DOUTRINA MAIS NAO PODEMOS NEGA-LA NEM DISERMOS QUE CALVINO ESTAVA ERRADO ...IRMAOS NAO ESQUEÇAM QUE PAULO RECEBEU ESTE EVANGELHO DIRETAMENTE DE CRISTO PORTANTO ISTO FOI CRISTO QUEM REVELOU AO APOSTOLO PAULO ENTAO C FOI CRISTO FOI DEUS TAMBEM ....PODEMOS NAO ENTENDER MAIS NUNCA DISER QUE NAO ESTA LA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. irmão fernando campos... vc nn leu o resto de versículo??? em Romanos ele cita um texto do velho testamento... e ele continua dizendo (vers.19) que o que a lei diz é válida apenas para aqueles que continuam debaixo dela.. ele está falando de forma clara que esse versículo de "não há quem busque a Deus..." é para aqueles que vivem debaixo da lei no caso estava falando aos judeus, e assim ele conclui que segundo isso, se vc estar debaixo da lei então não há como ser salvo mesmo, pq a lei não nos salva mas pelo contrário nos faz conscientes do pecado (vers. 20), e sabemos que Jesus veio justamente ara acabar com a maldição da lei, então meu irmão se vc está aplicando esse versículo a vc 1º vc está dizendo que ainda está de baixo da lei e assim 2º tornando o sacrifício de Jesus , incompleto, falho. E outra, no texto que você citou é bem claro que Paulo está se opondo aos judeus com essa doutrina de "não há quem busque a Deus.." pq ele continua o texto falando (no vers. 21-26) q isso era só para quem estava debaixo da lei e que graças a Deus, agora nós temos uma nova justiça que não depende mais da lei (vers.21) , mas que temos a salvação para todo aquele que crê!!! e ainda diz mais que "não há distinção".. (vers.22) pq tanto eu como vc que se diz predestinado pecamos, então não há diferença nehuma entre mim e vc para ele escolher só a vc. E isto é o texto que diz não estou forçando nada.. ao contrário do irmão, com todo respeito, que pegou um texto da bíblia isolou, tirou ele do contexto, e fez o resto do texto como mintira. Você até pode pegar qualquer outro texto da bíblia onde Deus fala claramente que a vontade dele é dizer que "TODO" homem seja salvo, e reduzir esse "todo" aos escolhidos, mas nesse texto de romanos ,meu irmão, não há o que se falar.. você nem leu o texto todo. E se esse texto é para vc, vc está debaixo da lei.. e meu irmão para quem está debaixo da lei não há salvação.
      E sobre efésios o texto é bem claro também.. mas como sempre vcs mesmos se contradizem e distorcem a palavra de Deus.. como vc bem citou nesse texto ele fala claramente que Deus predestinou a toodos para serem a imagem e semelhança de Deus, esse é o plano de Deus geral, para toda a criação, e ele diz que fez isso segundo a sua vontade sim pq ele quis!! ele poderia escolher nos deixar condenados, mortos em nossos pecados mas ele escolheu nos salvar, nos "oferecer" a vida .. como no texto "eis que ponho diante de vós a vida e a morte, a benção e a maldição.. escolhe pois a vida e viverá tu e tua descendência". o que se pode dizer de um versículo mais claro que este???? O texto que você citou é claro ele nos escolheu mesmo antes da fundação do mundo, nos amou primeiro, o seu plano era ter comunhão com o homem, assim como era com Adão no início... e então o homem pecou mas o seu plano não foi frustrado, ele já tinha tudo em mente, enviou seu filho, para nos salvar, a salvação está à nossa porta, quem quiser abrir o receberá.. e isso não faz de Deus menos soberano, pq como foi dito com ou sem homem, ele é DEUS! agora uma criação não soberana seria ele ter criado robôs que não tem vontade própria, livre arbítrio!!!

      Excluir
    2. Ele não estaria sendo injusto ao condenar a todos. E sim por salvar alguns. Ora, se todos são culpados e o juiz inocenta alguns, sua justiça é falha. Deus, é igualzinho a nós. É parcial e seletivo. Cuida bem dos seus mais chegados e despreza o desconhecido que também precisa de socorro.O amor e a misericórdia do Deus calvinista, é limitado. Sua justiça, é seletiva, parcial. Condena alguns e os deixa sem chance de arrependimento. Mas faz vistas grossas a outros e lhes concede visão, ouvidos, fé e perdão.

      Excluir
  34. IRMAOS GOSTARIA DE PODER CONVERSAR E DISCUTIR SOBRE ESSE TIPO DE ENSINO SE ALGU QUISER ME ADICIONAR NO WHATS MEU NUMERO É 11 982780476 A PAZ IRMÃO

    ResponderExcluir
  35. Calvinismo ou arminiano eis a questão?
    A bíblia nunca tratouda eleição e predestinaçao como sendo no singular mas sim no plural .
    Deus elege pessoas e não indivíduo em particular como sendo preferido de Deus.
    Entendo a predestinação como um grande navio atracado em uns de nossos pórtos com destino a outro país .
    Se algum tripulante resolve pular em alto mar deixa de ser predestinado mas o navio segue o seu destino.
    A igreja e como essa grande embarcação predestinada ao céu mas se algum crente resolve se apostatar da fé a igreja segue em rumo ao seu destino e ele não faz mas parte dessa predestinação por ter abandonado a viagem.

    ResponderExcluir
  36. Em minha opinião se Deus tivesse predestinado as pessoas ele seria um Deus grego ou romano e não um Deus cristão pois se a pessoa for boa e fiel a Deus e quando ela morre e ela não foi eleita ela iria para o inferno, então estamos pensado em um deus que brinca com a humanidade e não valoriza os esforços dela; e é isso que os deus gregos e romanos da antiguidade fazia
    Como se ele jogasse uma moeda e se cair cara vc é salvo e se cair coroa vc não será salvo.
    E se vc fosse salvo somente por eleição divina jesus não falaria para vc ser bom ou mal
    E por outro lado seu vc considerar que Deus já escolheu seus salvos, e um amigo seu que vive na urgia e nas drogas se este previamente fosse o eleito e vc que é bom e faz caridade e é fiel a Deus, mas previamente não foi salvo, seu amigo vida loka iria para o céu e vc que é bom cristão iria para o inferno.
    Agora me respondem isso seria justo? Não. Então ai no caso deus não seria um ser perfeito e justo.
    Além disso saibam que uma fé sem obras é uma fé vã como são tiago fala em sua epistula mostrando que para fé sobreviver e existir necessita de obras caindo por terra o sola fidea; e se vc estudar só um pouco descobre que lutero e calvino denominam esta epistola como carta de palha para seus fiéis encintando eles a queimarem esta carta, pois este versículo acaba com a sola fidea que é que a fé e somente a fé que salva o homem.

    ResponderExcluir
  37. Respostas
    1. parabéns André,, vc abriu minha mente e parabéns ao blog

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Kkkkk nossa esperava mais deste post...agr falando serio ... Meu querido irmao seria mt bom estudar o tema antes de tentar refuta-lo ,,suas conclusões acerca da doutrina da predestinação que nos monergistas,, cremos,, é totalmente bíblica ,,eu era arminiano antes de estudar tbm...sou a prova viva do bem q faz estudar a doutrina na palavra orando a Deus pra q o E.Santo testifique a verdade em seu coração... De verdade estude melhor a doutrina e verá oq realmente é heresia... Abraços ;)

      Excluir
  38. A predestinação é nada mais doque uma doutrina diabólica formulada por um assassino erege, Jhon calvino, que em sua loucura criou um deus genocida e odioso que cria seres destinados ao sofrimento, como poderia Deus ser justo se escolhece de tal maneira, porventura poderia um juis (homem, falho) tendo dois criminosos acuzados do mesmo delito e sendo estes considerados culpados um aer liberto e outro preso. Por que haveria um juiso final se foi tudo predestinado, seria como condenar um ator por assassinar um personagem em uma trama de cinema. Por fim quero dizer que sou presbiteriano desde que nasci a 16 anos, sempre convive com ensinamentos calvinistas mas agradeço a Deus que por fim me esclareceu o quanto essa doltrina não tem pé nem cabeça.

    ResponderExcluir
  39. Respostas
    1. Isso agora me intrigou... sou ex-maçon, e posso averiguar o quão de verdade há nisso. Já tinha intenção de ler as Institutas, mas agora tenho uma curiosidade extra. Se João Calvino tem ligações com a maçonaria, então sinto dizer que o mesmo está longe da verdade cristocêntrica. É mais um pinóquio na mão da da grande ordem mundial e aí faz muito sentido querer empurrar uma teologia que pregue algo parecido... Sola mento

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  40. Amigo, verifique a procedência lógica de seus argumentos
    "Para os eleitos não há qualquer exigência de fé, boas obras ou de perseverança, nem condição alguma para alcançar a graça divina."
    se é graça, como pode ser alcançada ?
    E mais, se a pessoa não tem fé, não dá o bom fruto etc etc é porque nunca foi salva.
    Conheça as doutrinas ... Não quero levantar calvino, um homem falho como os demais aqui. Mas enaltecer o panorama bíblico.
    e cá entre nós, usar versículos remotos para justificar ... é tendencioso ...

    conheça, depois comente. Abraço

    ResponderExcluir
  41. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. Marcos 16:16

    Como aplicar essa sentença aos que não creram se Deus não deu possibilidade real de que eles cressem?

    Forte abraço, aguardo as respostas...

    ResponderExcluir
  42. assim como só existem cristãos depois de CRISTO, só existem calvinistas depois de Calvino, ou seja, são pessoas que não tem opiniões próprias, apenas dita e seguida pq um homem teve esse pensamento. sejam livres para pensar da forma que acharem, somente não podem afirmar que um achismo humano está na bíblia. será que todo calvinista está predestinado ao céu ou ao inferno? e se todos estiverem ao inferno, como escaparão? ( só pra deixar claro que em relação a salvação, não sigo minhas opiniões, mas sigo a bíblia)>

    ResponderExcluir
  43. kkkkkk rindo litros aqui com tantos escandelos,dos calvinistas ,mastigando mingau e não posta um testo com pretesto p justificar suas fabulas eredisantes,que DEUS OS AJUDEM, A SE ENCONTRAR NAS ESCRITURAS.

    ResponderExcluir
  44. Uma discussão que não leva a lugar nenhum! O livre arbítrio quanto a predestinação se encaixam de uma forma que nem calvinistas muito menos arminianos conseguem entender. Somente Deus ( que não se limita ao tempo e espaço ) sabe exatamente das coisas. Precisamos urgentemente parar com tolas discurssões e viver o Evangelho em sua essência!

    ResponderExcluir
  45. A tão discutida predestinação é muito mau interpretada, pois devemos analisar que óbvio que a salvação se estende pra todos,contudo o próprio Deus sabe quem será "salvo ou condenado", logo podemos observar que o calvinismo explana a predestinação por esse ângulo e não faz em momento algum acepção de pessoas no que se refere a salvação... Até porque a ideia de predestinação surgiu em Agostinho de Hipona, homem que teve seus escritos lidos por Calvino, portanto não foi Calvino que criou o calvinismo, esse nome foi dado pelos luteranos aos seguidores de Calvino. Logo se conclui que a tal predestinação surgiu alguns séculos antes de Calvino, ele somente pegou o interessante conteúdo e formalizou em suas obras e recebeu toda a fama de pai do calvinismo.

    ResponderExcluir
  46. Ninguém comenta que Calvino fez um Excelente trabalho de reestruturação política e religiosa em Genebra... Resgatou o evangelho em suas origens por lá e hoje temos o modelo de país que é a Suíça...

    ResponderExcluir
  47. Heraldo William Bertrand8 de novembro de 2017 às 19:02

    Se a doutrina da predestinação for correta, mas não faz sentido o texto de João 1:12 - Mas a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem filhos de Deus, a saber: aos que creem no seu Nome.
    A mensagem da salvação é muito simples: creu em Jesus, está salvo, é filho de Deus; não creu, está perdido, é filho das trevas.
    O que não dá para crer, é em um Deus que predestina uns para salvação e outros perdição.
    Cremos que Deus até predestina alguns para salvação, sim, como Paulo, mas não predestina ninguém para a condenação.

    ResponderExcluir
  48. Amados, graça e paz a todos. Mediante vários comentários sobre a doutrina de joão calvino e o armeniano, temos que nos lembrar que ambas concordam com uma verdade: Deus é quem salva por meio de Sua graça. "Pela graça sois salvos mediante a fé e isso não vem de vós, é dom de Deus" Efésios 2:8. Lembremo-nos também que o calvinismo, como existe alguns irmãos que discordam, foi fundamentado numa perspectiva reformada, pois calvino foi sim um reformador. E como diz a Palavra, só para finalizar: "O Senhor conhece quem lhe pertence e afaste-se da iniquidade todo aquele que confessa o nome do Senhor".
    2 Timóteo 2:19

    ResponderExcluir
  49. Li um texto em 1tm 2:1-8 que diz que Deus quer que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade, e que Ele se deu em preço de redenção por todos... bem, creio que este texto não deixa dúvidas de que Deus deu a todos nós o direito de escolha, outro ponto é que, se a doutrina Calvinista está certa, o mundo com a sua violência e injustiça está correto e não precisamos lutar para transformá-lo, pois Deus não nos dá escolha, o que entendo como contradição, já que Deus é Amor, usar a palavra de Deus dessa forma é no mínimo irresponsável.

    ResponderExcluir