Seja bem vindo

"Bem aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na Lei do Senhor. Bem aventurados os que guardam suas prescrições e o buscam de todo o coração; não praticam iniquidade e andam nos seus caminhos. Tu ordenaste os teus mandamentos, para que os cumpramos à risca. Tomara sejam firmes os meus passos, para que eu observe os teus preceitos." Salmos 119:1-5



sábado, 11 de fevereiro de 2012

Sou crente e com “orgulho”!

Atenção: estou tendo dificuldade de responder todos os comentários-perguntas e colocações, pois este mês o blog está tendo muito acesso (bem acima do normal) e muitos comentários, e não estou tendo muito tempo para responder, ainda mais que não acesso o blog todo dia, então quando acesso a caixa de comentários está muito cheia, mas estou fazendo o possível, porém respeitando meu limite.


O orgulho é uma que todo ser humano carrega consigo ao que, alguns com um grau maior do que os outros.
Tal sentimento é triste, pois vemos que o diabo o tinha e conseguiu passar para a humanidade como lemos em Genesis 3:5, vemos ele colocando isto no coração de Eva, sendo que Adão depois participa disto ao querer ser igual ao Senhor.
Ora, o ser humano ama ser reconhecido, ele nutri um desejo por ser o centro das atenções, ser o melhor, o poderoso, o intocável, o mais forte, o mais bonito e por aí vai, não que devemos almejar algumas coisas citadas aqui, mas quando isto é para promover nosso ego em detrimento de outros, a coisa está errada!
É de ser ver também que mesmo no povo de Deus, isto é, na Igreja, o orgulho é um mal que age no meio dela.
Quantos são os pastores que estão cheios deste sentimento orgulhoso? São altivos, prepotentes, amam os títulos, se acham os poderosos, alguns nem querem mais serem chamados de pastores (pastor deve ser a ralé no entendimento deles) e sim de apóstolos, patriarcas e outros títulos e nomes que só produzem o orgulho e mostro o seu ego inflado.
Já presenciei diversas situações em que pastores dão a famosa “carteirada”, não que se tenha uma carteira de pastor especificamente, mas ao chamar a atenção dos outros alegando sua autoridade pelo seu título, do tipo “eu posso todas as coisas e você não”.
Isto me faz recordar de uma situação onde tinha um pastor que estava brigando com outro por assento em um congresso, ao dizer que ele era mais reconhecido e importante do que o outro. Lastimável!
São coisas que na Igreja não pode acontecer! Jesus disse em Mateus 20:26-28 se alguém quer ser maior, deve servir aos outros. Hoje em dia ninguém quer servir aos outros, e sim ser servido!
Devemos então matar nosso orgulho com os exemplos que a bíblia nos dá! Jesus sendo Deus não se manifestou com toda sua glória, mas se esvaziou e tomou uma condição de servo (Filipenses 2:6-7). Da mesma sorte Cristo nos chamou para sermos como ele, mansos e humildes de coração. Em outras palavras, devemos ser cordiais uns para com os outros e SERVOS uns dos outros (Mateus 11:29).
Assim não podemos agir como senhores, mas devemos aprender a nos humilhar.
Se humilhar é diferente de ser humilhado.
SER humilhado é quando alguém te humilha, contra sua vontade, te despreza, lhe impõe uma condição inferior contrário ao seu desejo.
Agora SE humilhar é quando você o faz a si mesmo. isto é, você sabe que tem poder, autoridade, que tem mais conhecimento e etc, porém não utiliza esses títulos ao se anular.
É como um aluno de física que quer o Albert Einstein sem saber quem ele é, mas Einstein não se dá a conhecer e nem fala que foi o inventor de muitas fórmulas físicas e mesmo sabendo de tudo se faz de aprendiz só para agradar o outro, fazê-lo se sentir importante.
Para concluir, só quem tem a perder nutrindo seu orgulho é o próprio orgulhoso.
Em Lucas 14:7-11 temos o resumo da diferença e dos benéficos de quem é humilde e os malefícios de quem é orgulhoso. Como Igreja de Cristo devemos seguir o seu exemplo, pois ninguém é nada diante de Deus (Isaías 40:17-18 e Salmos 8:3-4) por isto devemos tratar todos como queríamos que fossemos tratados.
Que o Senhor vos abençoe e nos livre de toda raiz proveniente do orgulho, a sementinha do diabo.
Artigos relacionados:
Drogas: um mal que querem legalizar no Brasil:
A bíblia é contra bebidas alcólicas?

Um comentário:

  1. tratar todos como queremos ser tratados, essa é a foumula para uma vida melhor e justa.

    ResponderExcluir