Seja bem vindo

"Bem aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na Lei do Senhor. Bem aventurados os que guardam suas prescrições e o buscam de todo o coração; não praticam iniquidade e andam nos seus caminhos. Tu ordenaste os teus mandamentos, para que os cumpramos à risca. Tomara sejam firmes os meus passos, para que eu observe os teus preceitos." Salmos 119:1-5



sexta-feira, 11 de março de 2011

Namoro, noivado e casamento, o que a Bíblia diz?


O tema foi posto nesta ordem por ser atualmente a maneira gradual para se chegar ao casamento. Porém, para o bojo da matéria a ser analisada, começaremos com casamento, noivado e finalizaremos com o namoro.
Casamento: para início de conversa ele foi instituído por Deus no Éden, e Ele mesmo celebrou a união entre homem e a mulher dizendo que ambos eram agora uma só carne (Gênesis 2:24). O casamento é um prelúdio ou um simbolismo de Cristo e a sua Igreja. Assim como Cristo amou sua Igreja, o esposo deve amar sua esposa, entendendo que ela é a parte mais frágil, e da mesma sorte, a mulher deve respeitar seu marido, pois ele é o sacerdote da casa.
Ora, o casamento é algo abençoado por Deus, sendo o início de formação para a família (pai, mãe e filhos), e como bem preconiza a palavra de Deus, a família é a base que o Ele usa para sarar nações, como fez com Israel (as 12 tribos ou famílias de Israel) e em Gênesis 12 ao chamar Abrão para uma grande promessa, Ele diz que nele seriam benditas todas as famílias da Terra.
Vemos também que o primeiro sinal realizado por Jesus foi em um casamento, em Caná da Galiléia (João 2:1-12), deixando claro a benção para o casamento, transformando a água em vinho, sendo que o último simboliza a alegria que em todo o casamento tem que haver.
Ainda em Hebreus 13:4 que diz: “Digno de honra entre todos (os deveres sociais) seja o matrimônio (casamento), bem como o leito sem mácula (sem traição, infidelidade); porque Deus julgará os impuros e adúlteros” – Obs.: os grifados em vermelho são comentários do autor).
Fugindo um pouco da Bíblia, até mesmo no Código Civil Brasileiro, o casamento é lembrado como o “estabelecedor da comunhão plena de vida”, art. 1.511 do CC e diz mais, no art. 1.513 do CC se proíbe a interferência do Estado na família, ou seja, até o direito dos homens o reconhece como família, a união entre homem e mulher, art. 1.517 do CC (para o direito civil não existe casamento homossexual). A Constituição Federal no art. 226, do parágrafo 1º ao 5º, faz uma apologia, isto é, apóia ao casamento e tenta sempre unir em matrimonio homem e a mulher que vivem a união estável. Ainda nessa vertente, um dos maiores doutrinadores do direito civil chamado Silvio Rodrigues, diz que o casamento regulariza (legaliza) as relações sexuais afim de perpetuação da espécie.
Assim sendo, todo crente em Jesus JAMAIS poderá desprezar o casamento (não digo que é obrigado a se casar, mas se quer manter relações sexuais e formar uma família é OBRIGADO pela palavra de Deus a contrair matrimonio).

Noivado: na Bíblia, pouco exemplos são dados a respeito dele, porém existe, tanto é que nós (Igreja) somos chamada de “Noiva de Cristo” como em Apocalipse 21:9 e depois chama esposa, pois primeiro foi noiva, pelo que foi aprovada se tornando a esposa do Cordeiro.
Há também de se falar que a palavra desposada, é o termo também de noivado, que no Evangelho de Mateus 1:18 se faz esta citação, onde Maria estava desposada com José, ou seja, estava noiva de José.
Para a Bíblia, tanto o noivado como o casamento são contratos muito sérios, porém o noivado NÃO permite ainda a constituição da família bem como manter relações sexuais. O noivado é apenas o comprometimento de maneira a deixar claro e evidente a pretensão.
Vale ressaltar que, nesta época, os pais que agenciavam os casamentos. Traduzindo, os pais é quem escolhiam com quem os filhos iriam se casar, não necessariamente a pessoa, mas sim uma pessoa daquela família indicada pelos pais, como no caso de Jacó, não foi dado à ele a ordem de se casar com Raquel, mas sim com alguma mulher da casa de Labão.

Namoro: em nenhuma parte da bíblia você verá alguém namorando. O termo namoro surgiu recentemente, pois até no início do século passado tal adjetivo não era considerado, mas sim o compromisso como o supracitado.
Porém com os “tempos modernos” chegando e a liberalidade, libertinagem, movimentos contrários a Bíblia, aumento dos descrentes, falta de temor de Deus, apelo à sexualidade liberal, aumento da promiscuidade e muitos outros fatores, a idéia inicial de um compromisso sério, foi sendo enfraquecida pela diminuição da valorização do ser humano em suas relações.
Surgem em nossos dias outros nomes para namoro como, “corte”, “compromisso do rei”, “mulheres como Raquel” e outros. Posso lhe afirmar que tudo isso é uma maneira DESESPERADA das lideranças das Igrejas para tentar minar a lascívia e a prostituição entre a parte jovem da Igreja, tentando chamá-los para um compromisso que só o noivado e o casamento dá.
Seria muito covarde e errado de minha parte obrigar a todos que estão debaixo de minha liderança ou que me seguem aqui no blog ou me têm em apreço, a NÃO namorar, sendo que eu, antes de me casar também utilizei o termo namorar (porém fui ter relação somente após o casamento e fiquei um período de 1 ano sem beijar).
Mas, isto não me impede de chamar a atenção em pontos que, se você quer ter um compromisso ou namorar (depende o termo que quer usar) deve se atentar:
1-    Se você não pode noivar ou não tem como noivar ou mesmo não tem a intenção de noivar e casar, está proibido de iniciar este relacionamento;
2-    O bom seria 1 mês de namoro e logo depois o noivado, porém como sei que isto “não existe”, acho que o prazo máximo para isto seria de 6 meses;
3-    Sempre me perguntam sobre o beijo no namoro. Te digo que tanto no namoro como no noivado, se o beijo lhe faz “ABRAZAR”, que se case logo (naquele Mês mesmo) ou tome uma atitude drástica, se mude para o Alaska e volte só quando for casar ou termine, antes que a coisa piore - Melhor faz quem não beija;
4-    Tenha uma renda;
5-    Evite ficarem só os dois, sempre chame alguém para estar vos acompanhando nos lugares em que vocês forem;
6-    De vez em quando, ouço um homem chamar a namorada/noiva de minha mulher ou uma mulher chamar o namorado/noivo de esposo: te digo que tal homem não tem mulher coisa nenhuma, bem como a mulher ainda não tem esposo. Um só é do outro quando é de PAPEL PASSADO, caso contrário se este é seu esposo e se você for a mulher dele antes do casamento, estais em pecado, e todo pecado traz conseqüências;
7-    Escolha alguém que já tem um tempo considerável na fé;
8-    Busque sempre estar participando dos encontros que sua Igreja promove, não deixe de freqüentar os cultos, procurem se integrar em alguma área da Igreja (louvor, dança, intercessão, evangelismo e etc);
9-    Não se acanhe em confessar seus erros para os pastores, eles vão lhe ajudar, o que tens que ter é vergonha de pecar;
10- Por último, se você acha que tudo isto que foi escrito é para lhe fazer noivar e casar logo, pode ter certeza que você acertou na mosca. Se não tens o dom de Paulo (não se casar), procure se encaixar nesses itens e casa logo!
Finalizando o tema, o que você tem que buscar de verdade é se consagrar à Deus, que Ele te ajudará a encontrar a pessoa que lhe completará, por isto, santifique-se, ore, procure renovar sempre sua mente com o poder da palavra, e SAIBA escolher, escute bem os conselhos dos seus genitores, líderes e pessoas de confiança.
Que Deus, lhe abençoe e te dê sabedoria para conduzir seu casamento (para os casados), paciência para os noivos e santidade para quem está namorando.

90 comentários:

  1. Legal a Palavra pastor Samuel.

    ResponderExcluir
  2. Tremenda a palavra,aliás o culto dos jovens está cada vez melhor, glória a Deus por isso!

    ResponderExcluir
  3. Mudando de assunto, lembra quando você falou sobre colocar o nome na rede, pois e eu estou a procura, mais existe a preferência de língua para o nome, tipo português ou pode ser estrangeiro tipo, inglês, hebraico, grego. Etc. Aguardo sua resposta. Grato!

    ResponderExcluir
  4. O nome é para a meta dos 300. Acho melhor em português, pois todos que lerem entenderam melhor a mensagem. Paz.

    ResponderExcluir
  5. Samuel andei pesquisando alguns nomes estou lhe enviandos, olhe ai e veja oque voce acha.
    JORAC
    Jovens Rumo ao Amor de Cristo!
    Cavaleiros do Apocalipse
    GRUPO DE JOVENS GERAÇÃO DE ADORADORES
    GRUPO DE JOVENS ADORADORES DE CRITO
    GRUPO DE JOVENS KOINONIAS(comunhão )
    GRUPO DE JOVENS KAIRÓS(tempo de DEUS)
    GRUPO DE JOVENS ATALAIAS DE CRISTO
    GRUPO DE JOVENS RENASCER
    GRUPO DE JOVENS MENSAGEIROS DA PAZ
    GRUPO DE JOVENS ROSA DE SARON
    GRUPO DE JOVENS LÍRIO DOS VALES
    GRUPO DE JOVENS GIDEÕES
    Atalaias do rei
    Grupo ellos
    rosa de saron
    Jideões
    J U S C A- jovens unidos seguindo a Cristo.
    grupo HOSANA
    AGUA VIVA
    MANTO SAGRADO
    CRISTO MEU SENHOR
    MÃE DE DEUS
    MANDA FOGO MEU SENHOR
    Adoradores de Cristo
    Guerreiros do Senhor
    JSS
    JOVENS SERVOS DO SENHOR
    Juventude adoradora do Senhor. - JAS
    Bravos guerreiros da Fé. - BGF
    Força viva, juventude cristã. - FVJC
    UPA (unidos pelo amor)
    JUPA JOVENS UNIDOS PELA ADORAÇÃO (AMOR)
    Pedras Vivas
    Colunas de Prata
    Mocidade Para Cristo
    El Shaday
    Cânticos Eternos
    Harpa de Davi
    Vinde e Adoremos
    Louvores Eternais

    ResponderExcluir
  6. São muitos nomes, porém na maioria, os nomes são para a rede de jovens. A rede de jovens nossa já possui um nome, que é "Templo Jovem", no caso, tem dois nomes da lista que tem haver com o projeto dos 300.

    Tem um nome da lista que é "Mãe de Deus", este está completamente fora do propósito.

    Paz, que o Senhor lhe abençoe.

    ResponderExcluir
  7. Não poderia passar e não deixar minhas considerações.Nós temos que analizar a palavra de Deus.
    Pra começo de conversa se eu errei o caminho e caí num buraco eu posso dizer para os outros desviarem dele,portanto eu posso falar acerca do namoro.
    O namoro é um termo usado para se abrazar então a mudança de nome é para estabelecer relacionamento com santidade.Se não é possível tal relacionamento, rasgue a Bíblia, é impossível ser santo.
    Rebeca foi levada a Isaque através de um servo de Abraão por isso, enso que os lideres podem ajudar no relacionamento.
    Se erramos devemos mostrar que não se deve seguí-lo e não aceitar o erro.
    O beijo não é pecado, mas não se vê na Bíblia homens de Deus beijando mulheres de Deus.Amém.

    ResponderExcluir
  8. pastor se um casal mesmo sabendo que vai casar não pode namora agarado e beijar na boca?

    ResponderExcluir
  9. se por acaso isto aconteçeu anos atraz antes do casamento este casal tiveram algo a mais um com outro so eles sabem e Deus depois pediu perdão a Deus..

    ResponderExcluir
  10. Não entedi direito sua pergunta, mas pelo que voce escreveu tentarei lhe responder rapidamente.

    Para primeira pergunta: a resposta é que voce leia o que escrevi neste post, acho que respondi ali, se lhe faz abrazar estais pecando, mesmo se vais casar. Preste atenção, voce VAI casar, tanto como quem VAI como quem NÃO VAI casar ambos não são casados, sendo que tanto para um como para o outro o abrazamento ou a relação sexual antes do casamento é pecado da mesma forma.

    Para a segunda pergunta: acho que voce queria saber tem alguma conscequencia, e a resposnta é sim. TODO pecado tem suas consequencias. Perdão é diferente de consequencia. Se pecastes e pediu perdão, com certeza fostes perdoado, porém isto não impede que tal pecado lhe gere uma consequencia. É como um homossexual que contraiu AIDS no passado, ele aceitou Jesus e pediu perdão pelos seus pecados, mas isto não o eximirá da consequencia de seus atos pecaminosos, ou seja, foi perdoado no reino espiritual, mas como foi um pecado contra o próprio corpo, o mesmo sofrerá.

    Quero que entendas que pecados de natureza sexual, são pecados contra o corpo, da maneira que o mesmo esta se auto destruindo, é muito grave. Veja a vida de Davi depois do adultério. Ele pediu perdão e foi perdoado, porém as consequencias foram horríveis sobre ele e sua família.

    ResponderExcluir
  11. Ola sou Crista a Dois anos e fazem dois meses que estou namorando , eu tenho 18 anos e ele 21 sentimos uma atração mto forte , e ao msm tempo pensamos em nos casar e ser fieis a Deus , estamos em pecado? tchau

    ResponderExcluir
  12. Olá, creio que quando voce diz "atração forte" é desejo sexual (me corrija se entendi errado). Bem, se for isto é algo natural, pois sem tal "instinto" as pessoas não teriam vontade de se unir, desejar o corpo um dos outros e coisas do genero.

    Mas como está no texto, tal desejo tem que ser DOMINADO (leia Genesis 4:7). Quanto mais crescer a vontade de realizar tal coisa e da mesma forma cresce com isto a intimidade, o contato, mais perto estarás de sucumbir a ele.

    Por isto digo que quanto mais rápido for o casamento, menos tempo terá para alimentar tais desejos antes do mesmo.

    Tem pessoas que acham que dois, tres meses é pouco tempo para decidir se casar, porém decidem ter relaçoes sexuais, ora, se é cedo para casar, é cedo mais ainda para se entregar nesta condição um para o outro.

    Se pensam em casar, então tomem a decisão de respeitar o corpo um do outro até o mesmo, para depois não ficar com consequencias deste pecado.

    Se acham que não dão conta de se controlarem e não podem casar agora, então terminem!

    Espero ter respondido sua pergunta e abrido mais o assunto (fui além do que me perguntou - não quis dizer que esta é sua condição). Que Deus lhe abençoe e lhe conceda força e sabedoria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pastor tenho uma duvuda estou noivo a dois meses penso em mi casar mais beijo a minha noiva e abraço ela isso e pecado sintob oisas muito forte nao tem omo se beijar sem se abrasar?

      Excluir
    2. pastor quando se abrasar quando se e noivo. sim e pecado e agora o que fazer



      Excluir
  13. Ola Samuel gostaria que falasse sobre o namoro pre-cose de jovens (adolescentes) alguns ate dizem o termo orar,corte e namoro santo. Mais pra mim no que vejo na bíblia ate mesmo no caso de issac que abraão viu que ele estava preparado, vejo o namoro de adolescentes incorreto. Me explique ?

    ResponderExcluir
  14. Bem, peço que leia o item 1 e 2 dos pontos que levantei na parte final do artigo.

    Creio que nenhum adolescente se enquadra ali. Assim sao inaptos para um relacionamento.

    Qualquer diz farei um artigo falando mais sobre isto.

    Fique com Deus.

    ResponderExcluir
  15. "dia" no lugar de "diz" (escrevi errado).

    ResponderExcluir
  16. Graça e Paz!
    Pastor você já leu o Livro da Corte x Namoro ?

    Qual sua opnião sobre a corte?
    Vc implantaria está visão?

    ResponderExcluir
  17. Graça e paz.

    Não li o livro, mas li outro que falava também sobre isto, mas mostrando pontos negativos e positivos.

    Para mim de nada adianta a corte.

    A visão que implanto é a mesmo do artigo: SANTIDADE como sendo um modo de vida - LIBERDADE para o Espírito Santo agir na vida da pessoa - SINCERIDADE é o que a pessoa deve ter, ou seja, se sabe que alguma coisa vai fazê-lo pecar, não faça.

    Creio que as dicas supra citadas no artigo com relação a namoro são boas, se seguí-las terás um casamento abençoado.

    Obrigado pelo visita.

    ResponderExcluir
  18. O nível de hipocrisia aqui, tende ao infinito. Sem mais...

    ResponderExcluir
  19. Onde está a hipocrisia?

    O que foi falado e comentado aqui foi só com base na palavra!

    Creio que você deve avaliar melhor o que é hipocrisia antes de começar a falar bobagens.

    ResponderExcluir
  20. Pastor Samuel você se importaria se algum casal da sua igreja fizesse a corte?

    ResponderExcluir
  21. Claro que não, tudo que vem para ajudar serve, só espero que esta corte não se torne uma coooooorrrrrrttttteeeeeeee..... Pois vejo muita enrolação.

    O negócio é que se as pessoas seguissem estas dicas que dei, seria algo que condiz com o padrão bíblico. Estas dicas não fiz da minha cabeça, mas sim de um apanhado da palavra de Deus.

    Não me oponho a corte, só acho que é um método, não a solução, pois do que adianta fazer corte na frente dos irmãos e pegação nas escondidas?

    O que tem que haver é conversão e a consciência se pode, se tem condição, se tem maturidade para chegar no alvo, o casamento!

    ResponderExcluir
  22. Pastor, qual a sua opinião a respeito de alguém, se relacionar ou casar com uma pessoa de outra congregação?

    ResponderExcluir
  23. Se comunga da mesma fé, no mesmo Deus que você, não vejo problema.

    Porém é melhor quando e da mesma congregação, pois após o casamento ninguém precisa sair do seu ciclo de convivência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita pastor. assunto polêmico ein (rsrsrs). Creio que Deus usa os métodos, mas não depende de nenhum deles. Particularmente, acho fera a corte, porém se não tiver o Espírito Santo o cidadão pode fazer até o "romance cueca de ferro" que nada vai adiantar. Gostei muito do artigo e espero que os jovens cristãos buquem a Deus e o Senhor os conduzirá relo caminho da verdade.
      Não intendi a parte da hipocrisia que te acusaram ter.
      abraço, Matias único.

      Excluir
    2. Paz Matias,

      Eu também não entendi se foi para mim, se para o artigo ou para os comentários de todos, mas mesmo assim respondi como sendo uma crítica do texto.

      Excluir
  24. Paz do Senhor,

    Pastor o que fazemos quando já mantemos a relação sexual, queremos casar. Eu oro muito para que isso aconteça logo, o que faço?

    ResponderExcluir
  25. Se case, pois é melhor casar do que abrasar!

    ResponderExcluir
  26. Boa tarde já fui casado e fui traído e tinha muitas brigas agressões ela não deixava eu ir para igrejae não cuidava dos meus filhos e teve um dia que chequei em casa ela com meu amigo dentro da minha propria casa e me separai.
    Enfim encotrei uma mulher muito especial que me ajudou a se recuperar e cuida dos meus filhos muito bem e hoje temos um filho sei que estou errado de não ter casado ainda mais ela sempre se cente mau por conhecer a palavra de Deus
    pelo que eu sei quando somos traidos não e pecado se casar de novo mais fora isso é pode me responder bem claro quero logo mudar minha vida e sair desse adútero.

    ResponderExcluir
  27. Já que a traição não partiu de você, a quebra da aliança não foi sua, mas da sua ex.

    Caso você arrume outra mulher, deve se casar de papel passado.

    Porém que se casar com sua ex, cometerá adultério, pois ela é a repudiada.

    ResponderExcluir
  28. Olá, Samuel, será que o senhor poderia nos ajudar com esse trecho:

    "2- O bom seria 1 mês de namoro e logo depois o noivado, porém como sei que isto “não existe”, acho que o prazo máximo para isto seria de 6 meses"?

    Namoro há 4 meses com um moço cristão e muito valoroso. Com dois meses de namoro, contraímos noivado, mas isso permanece em segredo. Minha família me acha muito bobinha por acreditar que vou casar logo e tal, mas eu me pergunto: se a finalidade e o fim natural do namoro é o casamento, não há nada mais justo que contrair noivado?

    Será que o senhor poderia me ajudar a conquistar a minha família? O Luis e eu temos boníssimas intenções!

    Grata,

    Paula

    ResponderExcluir
  29. Paula...

    Você noiva em segredo?

    Uma das finalidades do noivado é a exposição para a família, e não só para ela, mas sim para todos, pois quando alguém casa, casa também com a família do outro.

    Porque lhe acham "bobinha"?

    Noivar não é casar! Não adianta noivar com 4 meses de namoro e ficar noiva 4 anos.

    Fica difícil lhe dar uma resposta concisa pela falta de mais informações, mas é bom que a família apoie o casamento, há uma benção nisso. E também noivado não deve ser longo, é apenas uma mostragem para todos que estão em preparação para o casamento (compra de móveis, arranjos para o casamento e etc).

    ResponderExcluir
  30. Bom dia Pastor gostei muito do seu Post mas gostaria de saber como faço para poder conversar melhor contigo sobre este assunto pois estou namorando faz 9 meses sou nova convertida meu namorado ja e cristao ha quase 7 anos mas tem coisas que aidna nao compreendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Se você é de Goiânia pode me achar na Igreja, caso não seja, é só aqui mesmo no blog. Demoro um pouco responder porque tenho outros comentários também, fora os compromissos na Igreja e no meu escritório de advocacia.

      Geralmente respondo de segunda à terça, que é quando posto algum estudo ou matéria.

      Paz.

      Excluir
  31. Eu acho importante e fundamental uma palavra que venha do Pastor para os jovens, porém acho que enfatizam muito a questão do SEXO. De que é pecado sabemos, mas esquecem de que Jesus disse, que tão somente olhar uma mulher na rua, já está cometendo adultério em seu coração. Jesus nos deixou inúmeras lições de como viver corretamente em seus caminhos, e não fazer SEXO é um pecado, assim como cobiça, gula e falta de amor para com o próximo. Gostam de falar dos jovens, que não muitas vezes não recebem instruções nenhuma, que tem relações sexuais com sua noiva ou namorada, olhando para o cisco do olho do irmão e não enxergando a viga que está no seu próprio olho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      não fazer sexo é pecado em si tratando de casados.

      Quando um pastor prega sobre isso, ele não está julgando, é a palavra que nos instrui e nos julga.

      O fato é que o jovem é mais exposto a prostituir-se do que um casado adulterar.

      Falo muito contra o adultério na igreja, mas como este blog é mais destinado a juventude, falo com um foco mais neles.

      Pelo menos eu instruo os jovens que lidero com amor e fundamentado na palavra.

      Paz.

      Excluir
  32. PAZ Pr.estou muito feliz por aprender mais um pouco da palavra de Deus...isso me ajudará no relacionamento que estou...que os jovens venham se despertar sou jovem também primeiramente comprometida com Deus...trabalho nas missões...sempre gosto de aprender um pouco mais...está sendo dificil fazer a obra solteira"no meu caso"por isso Deus tem me dado o meu Principe e por isso vou casar quero que você ore por nós...Amém

    ResponderExcluir
  33. Li este texto de aconselhamento interessante e atraente sobre casamento,noivado e namoro muito boa.o autor tem experiência e maturidade.já li textos a este mesmo assunto abordado,mas apenas este gostei.

    ResponderExcluir
  34. Pastor , é errado usar aliança no namoro? ! Meu namorado nao quer usar porque ele diz q nao esta na biblia .... mas eu acho lindo , e queria muito usar! ! Tem algum problema ?

    ResponderExcluir
  35. Olha, no meu relacionamento com minha esposa, recusei dar a ela uma "aliança" que não fosse de ouro na época do namoro. (Queria noivar mesmo)

    Essas alianças de namoro, ao meu ver são bobagens e não passam de enrolação.

    Se é para ser aliança, deve ser algo sublime, CARO.

    Desta forma, quando foi para fazer uma aliança, não foi uma brincadeira, foi sério, caro, vistoso, destinada ao casamento.

    Se ele ti valoriza e quer realmente ter uma aliança, não poupará esforços para lhe dar o melhor - OURO.

    Siga os conselhos que deixei, se for para colocar uma aliança, que seja para o noivado! E bem cara, paga por ele, para mostrar que ele te valoriza.


    ResponderExcluir
  36. Paz pastor!
    namoro a dez anos e eu e meu namorado pensamos em nos casar. Mas minha mãe é separada e tem somente eu e uma outra irmã. Sinto que ela não quer que isso aconteça, pois acho que ela tem medo de ficar sozinha. Estou muito confusa com medo de estar pecando deixando ela. Tenho medo de casar e dar tudo errado em minha vida. Também tenho medo de levar a culpa por deixa la e estar cometendo pecado por ser minha mãe. ...Não sei o que fazer.... eu e meu namorado somos convertidos um ano e meio. Levo uma culpa que não sei se devo te la. Parece que se eu casar vou pagar coisa com meus filhos por ter deixado minha mãe. tenho uma irmã mais velha que eu que tem tudo pronto mas que também não casou. Parece que estou deixando tudo para trás. Não sei o que faço estou muito confusa.... me ajude

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz. A bíblia é clara - DEIXARÁ pai e mãe e serão ambos uma só carne. Não é pecado você sair de casa, é REGRA sair de casa quando se casar.

      O deixar sua mãe para se casar não significa que você deve abandona-la. Você pode visitá-la, manter contato e cuidar dela sempre que achar necessário.

      O pior, é esse namoro de 10 anos. Casa logo!

      Excluir
  37. Pastor queria te perguntar uma coisa. Eu namoro ha 3anoos e eu e meu namorado durante 2anos nunca tivemos relacoes um com o outro mais em 2012 naum conseguimos evitar foi mt forte naum conseguimos evitar e acabou acontevendo ficou acontecendo durante mt tempo. E nois dois somos evangelicos eu canto pregoo ele tbm, mais ate entao n aconteceu mais, mais eu me sinto culpada pastor . Isso doi mt meu coracaoo estamos pretendendo casar estou so ah espera da nossa casa pra ficar pronta pra nooivarmos e casar. Mais pastor o que posso fazer ? Ha alguma coisa que eu possa fazr ? Drus vai cobrar de nois?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo pecado tem consequência. Creio que Deus vos perdoou, porém a consequência deste pecado é Ele quem vai mensurar.

      Ao meu ver, a primeira coisa que você tem que fazer é sentir-se perdoada, através de arrependimento em oração e fé.

      Após isto, a consequência é Deus que decide, se terá ou não. Digo isto porque sinto que você não se sente perdoada.

      Excluir
  38. Pastor , conheci uma menina da igreja a alguns meses , começamos a namorar faz 7 meses . Eu nunca fui a igreja antes , confesso q comecei a ir por causa dela , eu realmente qro me casar com ela . eu aceitei a Jesus , comecei a ler a biblia e estou bem interessado na palavra do Senhor . Eu me apresentei para a familia dela com minhas intenções , e eles me aceitaram. Qual conselho me daria sobre como proceder com esse namoro , pois ainda não tenho condições de manter uma familia , mas estou me esforçando . O q devo fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, no artigo desta postagem deixei bem claro meu ponto de vista com relação a pessoas que querem namorar, mas não possui estrutura para casar.

      Existe um ditado que diz: " A necessidade faz o sapo pular".

      Se você quiser mesmo (se for só financeiro), dará um jeito!

      Excluir
  39. Na verdade ja combinamos de fazer td q podemos pra construir nossa vida , conversamos bem ja , e eh o q queremos.

    ResponderExcluir
  40. Então corra atrás daquilo que você quer, porém não negocie sua fé, não deixe que o relacionamento humano interfira no seu relacionamento com Deus.

    ResponderExcluir
  41. Olá Pastor, eu conheci um rapaz em junho, mas venho a conversar com ele as vezes no facebook a partir de agosto.. eu gosto dele muito, ele é da marinha e esta viajando, tem 22 anos e eu 17, eu penso até em casar com ele. Mas ele quase nunca entra na internet e volta para a cidade só daqui a 2 meses e ey quero muito namorar com ele.. o que eu faço Pastor? E eu sinto que é de Deus, e ele é bem firmado em Deus, como eu! Me ajuda partor por favor.

    ResponderExcluir
  42. Resta saber se o que ele sente é o mesmo que você. Só haverá união quando houver uma concordância, neste caso, a mesma visão que este relacionamento é de Deus e o sentimento é mútuo. Se só você tiver, não irá pra frente. Tem que ser os dois.

    ResponderExcluir
  43. Boa noite Pr. Samuel!
    A paz do Senhor!

    Visitei seu Blog e gostei muito!
    Gostaria de saber se o Sr. poderia me tirar uma duvida:
    Aceitei Jesus a 5 meses, minha namorada já é convertida a 6 anos, estamos namorando a 6 meses, gostaria de saber se é errado ou abominável aos olhos de Deus usarmos um anel de compromisso de namoro. Queremos nos casar diante de Deus, mas no momento não temos condições de moto geral.

    Desde já, agradeço-lhe!!!

    ResponderExcluir
  44. Paz Thiago,

    não é "abominável" aqueles anéis de compromisso. Só acho desnecessário. Temos que fazer algo que é para valer! Assim, é o de ouro.

    É como disse mais atrás, no meu caso, não queria dar algo barato, quis dar de ouro e com um diamante para minha noiva quando foi para assumir algo sério.

    ResponderExcluir
  45. a paz Pastor tenho uma filha
    que ha dois anos atras gostava de um obreiro da igreja que congregava juntos conosco
    mais de repente apareceu uma moça e que aceitou a Jesus e todos perceberam que ela veio só pra enganar, ele ficou cego por ela e Deus ousando profetas dizendo que eles deviam orar pra ver se Deus aprovaria esse enlace, mais ela falava que não precisava ora que Deus já havia falado com ela.. bom se passarão 3 meses ele cairão no pecado e acabaram se casando e se afastaram de Deus ... seis anos depois se separarão e ele voltou ao Senhor Jesus e ela esta afastada.

    minha filha estava desiludida e não queria se casar mais,pq ela havia orado por ele e viu tudo se demorando... agora separado ele pede pra orar com minha filha o q fazer.

    pois esperou por muito tempo, ele agora é da igreja Batista água viva e minha filha da Pentecostal Força Divina... devo orar juntos com eles
    só tem um probleminha a ex dele não que dar o divorcio, ele já pediu

    me oriente pois não quero fazer nada na vontades eles
    se possível me responda por e mail: vida_emjesus@hotmail.com

    ResponderExcluir
  46. Paz,

    prefiro responder por aqui porque talvez há outras pessoas na mesma situação.

    Vou dar duas respostas, uma como pastor e a outra como advogado:

    Como advogado: hoje em dia ninguém precisa da autorização do outro para divorciar, se não há consenso, é só pedir em juízo! PORÉM, aos olhos da lei, ele ainda encontra-se casado, assim, o que ele quer nesta oração com sua filha já configura um adultério perante o Código Civil. (esse cara é mala).

    Como pastor: mesmo ele conseguindo o divórcio, perante a Lei de Deus, ao se casar com sua filha cometerá adultério, trazendo pecado para sua filha também. Ele, sua filha e a esposa dele (ainda são casados), tem o conhecimento bíblico, o certo é ele voltar para a esposa dele. Não são ignorantes com relação palavra de Deus.

    Deus abomina o divórcio! Fale para este rapaz ir buscar a esposa dele.

    Deixo este texto para reflexão: "O que DEUS uniu, NÃO SEPARE o homem" (Marcos 10:9).

    Manda sua filha cair fora - há muito homem solteiro por aí, este aí só estará livre para se casar se ficar viúvo!

    ResponderExcluir
  47. Nossa,que incoerência ! O apóstolo Paulo desprezou o matrimônio,na história do cristianismo primitivo existem reações totalmente contrárias ao que a teologia comum diz.
    Existe história oculta e coisas mal explicadas. Cuidado com as afirmações fundamentalistas e literais!

    ResponderExcluir
  48. Paulo desprezou o matrimonio? Onde e quando?

    Ele não se casou por decisão, por viver em constantes perigos, e por causa disso fez uma escolha, abriu mão de uma família por seu apostolado, mas não era obrigado, foi uma escolha.

    Na verdade, ele foi o que mais falou a respeito do casamento, colocando este numa posição de honra, algo que Deus agrada.

    Não há história oculta, isto são coisas de pessoas fracas que acreditam em "teorias da conspiração" - sem fundamentos. Sou fundamentalista por ter fundamentos, coisa que muitos não tem.

    ResponderExcluir
  49. Pastor,então se abrasar é pecado?
    Namoro a distância a 6 meses,eu e meu namorado só nos vemos quando ele vem pra minha cidade visitar sua avó,
    quando nos encontramos queremos matar toda saudade,são muitas carícias,falamos sobre sexo abertamente.
    Ultimamente estamos desejando muito um ao outro,até as ligaçoes estão um pouco quentes,ficamos ofegantes e me sinto muito culpada por isso,estamos orando ao Senhor e pedindo sabedoria.Me diga o que devo fazer para mudar essa situaçao.

    ResponderExcluir
  50. Se o abrasar está se tornando lascívia é pecado.

    Para mudar a situação é casar, se não pode, é terminar então.

    ResponderExcluir
  51. Bom dia pastor

    Curto muito todas as palavras deste blog. tem me edificado em um momento extremamente difícil da minha caminhada... mas vamos lá

    Pastor... Eu sou um jovem brasiliense de 29 anos que estava desviado dos caminhos de Deus, havia casado e devido a minha incredulidade e ao vício com drogas, acabamos nos separando, hoje minha ex esposa namora um cara que não é cristão e que parecer ser bem feliz ao lado dele. mas só Deus sabe não é mesmo!?

    Em abril de 2013 me mudei para Curitiba/PR pra mudar minha vida, seguir rumos diferentes e por um propósito em outubro, eu conheci uma garota no prédio que moro... que também está desviada dos caminhos de Deus

    Nós começamos a nos envolver e se apegar de uma maneira muito forte... tipo como se jogasse um litro de alcool em uma fogueira... (ja viu a situação)...mantivemos relações sexuais e acabou que brigavamos muito. ela um dia decidiu me pedir um tempo pois queria voltar para a igreja, porém ela não conseguiu ficar por muito tempo e nós acabamos voltando.

    a história se repetiu, ao passo que brigavamos mais, qndo nos acertavamos rolava o sexo até que uma hora foi ficando td muito difícil pra se relacionar, o sexo foi ficando sem graça, a desconfiança predominou até que acabamos pela 2 vez

    no dia 30 de dezembro, eu abri meu coração pra ela, sabia que Deus tinha colocado ela na minha vida por algum motivo, decidimos tentar novamente, e acabou que não deu certo pq vimos o quanto estavamos errados perante a Deus e que não estávamos preparados para assumir uma relação digna diante de Deus, ela não conseguia mais receber e perceber o amor que tenho por ela e seu coração se fechou e ficou endurecido pra se apaixonar e se envolver novamente, ela se tornou totalmente fria comigo, sei que é o preço pelo erro que eu cometi em ter começado tudo errado e Deus me alertou isso, então esse termino fez com que eu fosse atrás de respostas em Deus(onde conheci este blog), acabou que eu me reconciliei com Jesus ...eu estava em prantos com 4 amigos na fé assistindo o filme a prova de fogo no qual eu me identifiquei mto com a situação, o que mais percebi é que mesmo que td pareça perdido, quando se planta um amor sincero diante de Deus ele abençoa até que nós possamos colher e desfrutar disso. bem parecido com a história de José. que foi vendido pelos próprios irmãos e mesmo assim ele se compadeceu e amou incondicionalmente.

    Desde que eu e ela terminamos, comecei a orar pra que Deus pudesse me curar disso td, pq eu não aguento mais viver essa maldição de viver relacionamentos falidos . Então senti uma vontade absurda de orar pra que Deus possa tocar no íntimo dela afim que possa ser quebrado toda a maldição que o nosso relacionamento causou a ela e assim ela poder ser livre pra que Deus faça a vontade dele em nossas vidas. Ela ainda se distancia, mas mesmo que doa, eu quero pagar esse preço porque descobri que amo ela muito mais do que eu pensava.(pode ser dor de cotovelo mau curada mas eu sinto que é diferente)

    eu adquirí um amor tão imenso por ela, mesmo que eu não fique mais com ela o que também me dói neste primeiro momento, eu estava lendo 1 Corintios 13v 4 -7: o amor é paciente, é bondoso, tudo sofre, tudo suporta, tudo cre e tudo espera, e isso me deu mais vontade de orar pra que isso acontecesse mesmo ela sendo tão indiferente comigo agora, eu choro todas as noites clamando a Deus o perdão na minha vida e pedindo que eu possa ser a benção que vai reverter toda essa maldição que eu mesmo plantei em nossos corações.

    O sr. acha que é certo fazer o que estou fazendo, me ajuda pastor, pq não quero mostrar a ela que to fazendo isso só pq eu voltei com Jesus e pagar de crentinho arrependido, eu quero que Deus possa revelar o quanto eu a amo e a quero bem.

    Desde já agradeço a Deus por essa oportunidade de poder me confessar pra que Deus possa me curar por completo... ja que diz a palavra que se confessarmos nossos pecados uns aos outros seremos curados.

    Deus abençoe essa tua obra pastor e que Deus esteja sempre conosco em nome de Jesus . Amém!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me desculpe o longo texto... rsrs

      Excluir
    2. Desculpe a demora para responder, mas este mês está bem puxado para mim.

      Realmente o texto ficou longo, mas não entendi se sua oração é para a primeira ou a segunda mulher.

      Também queria saber se no seu casamento, você e sua ex eram crentes.

      Paz.

      Excluir
    3. Paz pastor... no meu casamento, eramos crentes e desviamos da fé ao longo do casamento, mas minha oração é pra segunda mulher... minha ex-esposa já tem outra pessoa e eu decidir seguir a vida, havia conversado com meu pastor na época e ele me liberou pois ele acompanhou toda a história e viu que não conseguiamos nos entender...

      Hoje em dia essa pessoa que estou orando... a segunda mulher... Deus tem começado a fazer uma mudança na vida dela... percebo q ela está se dispondo mais a passar um tempo com Deus... e Deus tem me edificado muito...

      Excluir
  52. Pastor, é cedo casar com um ano e meio (sendo que nesse tempo, ocorreu o namoro e noivado)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diego, está é até tarde demais rsrs. Tinha que já estar casado!

      Excluir
  53. Bom dia Pastor,eu estou namorando já a sete meses e ja tive relação sexual com meu namorado,ele já é batizado e eu ainda não sou porém eu estou caminhando e ele se afastou,Pastor não sei o que fazer parece que o inimigo a todo tempo quer nos afastar eu quero noivar casar porem ele não fala sobre isso,então resolvi não praticar mas sexo, Pastor eu tenho medo dele me deixar. O que eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinceramente, com tanto homem no mundo, você está querendo um que não quer ter aliança contigo? Tudo pode ser substituído (menos Deus). Outra coisa, como você pode viver com alguém que não tem a mesma fé? Pense nisto.

      Se fosse eu, pulava fora, pois pode ter certeza que Deus tem algo melhor.

      Excluir
  54. Pastor, namoro há 2 e 8 meses, há um tempo antes de conheçe-lo estava afastada da igreja,más sempre fui convicta da minha fé,e ele conheçeu Jesus atraves de min, ele aceitou Jesus, começamos a frequentar a igreja, e com 6 meses ja queriamos nos casar, porem não tinhamos bagagem suficiente e meus pais preferiam que não,pois estava mt nova.. Hoje tenho 18 anos, e nos caimos em pecado, me afastei da igreja, e estou enfrentando as consequencias do meu pecado, estou mt arrependedida, nos vamos sempre a igreja..e temos o planos de nos casar,ja compramos casa..e estamos planejando tudo, Más com seu conheçimento Pastor, Deus nos abençoará? Ainda devo me casar com ele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, primeiramente creio que, mesmo com o nome de homem (Pedro) és uma mulher pela forma dirigida a si (feminino).

      Bem, a única maneiro de Deus abençoar é casando com ele se for alguém abençoado ou com outra pessoa que é abençoada.

      Já namoraram tempo demais. Agora, mesmo casando, e sendo abençoado, o pecado tem consequências.

      O problema está na prostituição. Ou casa ou termina!

      Excluir
  55. Graça e Paz Pastor Samuel!
    Sou da CBC, namoro a 1 ano e 2 meses, meu namorado já comprou as alianças de noivado, a família dele já está ciente do casamento e querem planejar uma festa grande coisa que eu não imaginava que fosse acontecer, mas com essa intenção dos pais dele creio que vai alongar mais nosso noivado, pois nós queremos algo simples e rápido. Minha família também sabe, mas o pedido ainda não foi formalizado, e jogam indiretas dizendo que tão cedo sairei de casa. Com esses acontecimentos nós ficamos com medo do nosso casamento não acontecer este ano como queremos. O que o senhor me aconselharia com base na bíblia para melhorar nossa situação?
    Paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, para que posso lhe dar um conselho melhor, preciso saber a idade de vocês dois, se trabalham ou estudam.

      Pelo que você me passou, estes "problemas" não são problemas se tiverem condições financeiras e idade para casar.

      Quem irá casar são vocês e não a família, apesar que é importante ouvi los.

      Mesmo assim, quem decide quando ou como será o casamento, são vocês.

      Excluir
    2. Tenho 17 e ele 20, nós dois trabalhamos sim, somos bem responsáveis profissionalmente.

      Excluir
    3. Pastor tenho 17 e ele 20, nós dois trabalhamos de carteira assinada e tudo rs

      Excluir
  56. Bem neste caso, a resposta que dei acima de forma geral serve, mas, como tens 17 anos, precisa da autorização de um responsável legal se for para se casar ainda com 17. Ao completar 18 anos, não precisa da autorização e fica o casamento para ser realizado quando vocês quiserem, independente da vontade dos pais.

    De toda forma, a resposta que dei anterior primeiro (do dia 05/03) resume bem o que penso.

    ResponderExcluir
  57. Minha preocupação pastor é que não sou batizada ainda nas águas e meu namorado já é, erramos em cometer iniquidade, mais estamos verdadeiramente arrependidos e não queremos mais errar. Mesmo assim estamos com as consciências
    pesadas oque fazer neste caso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, não posso mensurar o tamanho e como será as consequências, mas todo pecado, principalmente o pecado contra o corpo, gera consequências.

      Entenda que o perdão é uma coisa, ligado a salvação e mudança, mas o passado, dependo do que fora feito, gera sempre consequências.

      É como um traficante que aceita a Jesus, ele é perdoado, mas aquilo que fez tem uma consequência negativa para ele, e por causa daquele pecado, ou seja, ele não é porque aceitou a Cristo que não irá para a cadeia.

      Excluir
  58. Obrigada Pastor! :)
    Paz!

    ResponderExcluir
  59. Pastor minha lider me proibiu de namorar me deu um prazo de um ano para olhar pra alguém. E só. Pq disse que queria orar com alguém. Ela me tirou dos planos dela de me tornar 12 dela. Isso é certo?

    ResponderExcluir
  60. Pastor, ha quase 5 anos esperei para namorar com o filho da minha lider, agr ele completou os 18 anos e j podemos namorar. Eu tenho 19, e todos riam de mim pq n namorava, mais eu escolhi esperar em Deus e ele me deu o meu namorado que eu tanto queria. Agr os jovens da minh igreja se espelha muito na gnt pq fazemos a coisa certa, n q eu queira ser mais santa q ngm mais o namoro para mim é conversa, amizade se conhecer mais, n ta se agarrando para saber q são namorados. Minha lider é muito exigente e fica em cima direto as vezes acho bom pq um dia vou agradece- la e como foi bom esperar esses 5 anos kkk n me arrependo em breve quem saber estamos nos casando e contando o testemunho amém. Gostei muito desse post vou levar para minh lider fazer um estudo biblico para os jovens.

    ResponderExcluir
  61. Bom Dia!!

    Gostei, eu estou em um dilema tenho uma imensa vontade de casar estou com 19 anos e meu namorado tem 20, estamos batalhando para Deus poder nos abençoar com um casamento, mas ouço muita gente falando que estamos muito novos para casar, eu sei somos novos, tenho um certo medo de casar pela experiência de vida que a minha mãe teve com o meu pai e agora a minha irmã que está se divorciando, não quer dizer que isso vai acontecer comigo, mas fico pensando muito nisso e acho q isso talvez me atrapalhe.
    Mas está nas mãos de Deus, sei que Deus tem o melhor pra minha vida.

    ResponderExcluir
  62. Pastor tenho 21 anos e meu namorado 25, temos 6 anos de namoro, um lote fincanciado e queremos muito nos casar, mas não queremos morar de aluguel. Tive uma conversa com um irmão da igreja e ele me disse que é de Deus nos casarmos e morarmos na casa da minha sogra até conseguirmos construir, só que não quero isso pois minha sogra já foi muito ruim para mim. Eu disse isso a ele e ele ficou pressionando e me perguntando seu eu iria obedecer a vontade de Deus, ou eu preferiria sacrificar. Estou muito confusa, eu me afastei da igreja pois não aguentava a pressão dos líderes para nos casarmos, o que eu faço... Caso e moro de aluguel mesmo sabendo que posso até passar fome, moro com a sogra sabendo que não serei feliz, ou namoro mais 4, 5 anos até conseguirmos construir nossa casa, nos formar na faculdade, passar em um concurso... Não quero terminar...

    ResponderExcluir
  63. Pastor,é pecado namorar com uma pessoa de outra religião?

    ResponderExcluir
  64. Pr. Quando eu não era crente eu já ficava com uma jovem no mundo á 5 e vivia na vida da criminalidade fui preso e depois que eu sai da prisão aceitei Jesus Cristo mais não tinha condições de ter uma casa mais casei com ela porque que preferi viver bem com Deus e mau com os homens doque mau com Deus e bem com os homens, e hoje estamos 10 anos 5 na igreja e 5 no mundo temos uma filha de 5 anos estamos construindo nossa casa depois de viver 5 anos casado na casa da minha sogra Deus bradou.
    E o que o senhor acha dessa atitude que tomei foi certo ou errado?

    ResponderExcluir
  65. A paz do Senhor Pastor se eu ja pesso em alguem para namorrar o que eu devo fazer

    ResponderExcluir