Seja bem vindo

"Bem aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na Lei do Senhor. Bem aventurados os que guardam suas prescrições e o buscam de todo o coração; não praticam iniquidade e andam nos seus caminhos. Tu ordenaste os teus mandamentos, para que os cumpramos à risca. Tomara sejam firmes os meus passos, para que eu observe os teus preceitos." Salmos 119:1-5



domingo, 7 de agosto de 2011

Fazer campanha na Igreja é algo que está certo ou errado?


Esta é uma pergunta de fácil resposta, porém é necessário seguir alguns critérios para dá-la.
Bem, começaremos definindo o que é campanha. Segundo o dicionário, significa algo que se inicia com o tempo determinado para acabar, uma meta, uma expedição.
Com isto já podemos dizer, que quando se faz uma campanha na Igreja nada mais é do que, uma busca por um alvo com tempo determinado, uma meta onde se utiliza o método campanha.
Vejo algumas pessoas que fazem críticas as campanhas nas Igrejas, sob pretextos mais pobres e sem conhecimento de uma direção pastoral em uma Igreja.
Todo pastor sabe que, em uma Igreja tens que ter uma metodologia de ensino, discipulado, um modo de trabalhar com o rebanho de Deus. Creio que as pessoas que as criticam (campanhas), não são pastores nem muito menos tem algo a acrescentar, pelo contrário, são pessoas frustradas com algo ou com alguém ou até mesmo só querem fazer seu sensacionalismo barato.
Alguns contrários dizem que as campanhas surgiram com a igreja católica em meio às novenas, sendo que quem faz campanhas esta se romanizando (segundo doutrinas católicas).
Porém devo afirmar que estão completamente erradas. Não sei quem foi a primeira igreja a utilizar, mas não é errado fazer. Não vejo problema nenhum, ainda mais por ser um método e não uma doutrina. Se alguém a utiliza como uma doutrina está no caso errado, porém se a utiliza como método de evangelismo e de direcionar os crentes com algum alvo, uma ajuda, não tem porque motivo dizer que é errado.
Vemos muitas passagens na bíblia o povo de Deus fazendo campanhas para atingir um objetivo. Vejamos:
Vemos Josué fazendo uma campanha para uma conquista de um território, uma cidade chamada Jericó (Josué 6:3-27);
Naamã para ser curado da lepra, recebeu um chamado do profeta Elizeu para fazer uma campanha no rio Jordão, onde o mesmo teria que mergulhar sete vezes nele;
Daniel e Ester fizeram uma campanha de jejum;
Os apóstolos faziam campanhas para receber as coletas (1 Coríntios 16:1-4).
E tem muitos outros exemplos na bíblia, sendo que até o próprio Deus na criação da terra fez uma campanha de sete dias em sua formação, ou seja, Deus trabalha com alvos e nestes propósitos o mesmo trabalha com tempos determinados.
A campanha não precisa ser necessariamente de sete dias, pode ser de quanto tempo quiseres, porém com uma data definida. Se alguém fala que só pode ser de sete dias, ou de vinte um, quarenta, está errado, pois aí a igreja seria dominada por números, algo cabalístico, o que denotaria um misticismo dentro desta metodologia.
Vale ressaltar algo muito importante e que percebo alguns erros com relação não a campanha, mas como as pessoas a dirigem.
Se alguém fala que aquela campanha de determinada Igreja é a campanha mais forte, onde tudo se cumpre, é garantida, não tem como dar errado, porém se não cumpre a culpa é sua, pois não tivestes fé, neste caso o método da campanha está errado e tenta ludibriar as pessoas.
Outros mais “pilantras”, se utilizam até mesmo de apetrechos mundanos (campanha da rosa, do sabão, do sal grosso), falam em até trazer a pessoa amada em sete dias (acho que vi isto com os macumbeiros), além dos que distribuem idolatrias tais como arcas, martelos, anjos, medalhões, selos e muitos outros sob o pretexto que tais objetos trazem a proteção ou riqueza (não é Jesus). Foge destes, pois são lobos vorazes!
É como eu disse, campanha é um método, não pode ser uma doutrina. Ela é mais para nos dá uma meta de oração, uma organização em nossa busca de algo para com Deus, uma demonstração de persistência.
Concluindo, não digo que todas as igrejas devem fazer, porém as que fazem devem se ater naquilo que visa o sentido da campanha e não como uma certeza que Deus só age através de campanha.
A campanha é mais para nos ajudar do que a Deus, é uma forma de nós mostrarmos para Deus e nós mesmos que estamos determinados para atingir um alvo. Na nossa Igreja fazemos campanha nas quintas-feiras, colocamos sete quintas, onde muitos testemunham as dádivas recebidas, porém outros mesmo ao findar ainda não receberam. Não digo que é por falta de fé, digo que Deus sabe quando fará. O que temos é que persistir, e isto através da campanha se mostra organizado e claramente determina um alvo a ser atingido. Muito recebem na segunda ou terceira vez que fazem.
Lembro apenas que não é a campanha que faz o milagre, é Deus! Porém se fizeres um voto à Deus em estar realizando esta empreitada, não tarde em cumpri-lo (Eclesiastes 5:4-5).
Que Deus vos abençoe.

Outros artigos que talvez lhe interessem:
Usos e costumes com seus mitos e verdades:
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/01/usos-e-costumes-com-seus-mitos-e.html


Libertação e o misticismo da Igreja
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/01/libertacao-e-o-misticismo-na-igreja.html

Por que tarda o avivamento
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/01/por-que-tarda-o-avivamento.html

Ecumenismo, onde tem isto na Bíblia
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2010/12/ecumenismo-onde-tem-isso-na-biblia.html

Profetas contemporâneos
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2010/12/profetas-contemporaneos.html

Crentes tradicionais x crentes pentecostais
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/02/crentes-tradicionais-x-pentecostais-por.html

A Influência da internet na juventude
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2010/12/influencia-da-internet-na-juventude.html

Seitas e heresias: Catolicismo e adventistas
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/06/seitas-e-heresias-adventistas-do-setimo.html

Fofoca: rede de mentiras e semente do mal
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/03/fofoca-rede-de-mentiras-e-semente-do.html

E a tal teologia da prosperidade: isto é certo ou não?
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/05/e-tal-teologia-da-prosperidade-isto-e.html

Por que não vemos mais milagres hoje em dia?
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/03/por-que-nao-vemos-mais-milagres-hoje-em.html

Não deixem de ir até o final do blog para ver artigos que são os mais acessados.

61 comentários:

  1. Na minha igreja estão fazendo uma campanha de nove terça- feira, acho que novena não é certo no meio evangelico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou contra e acho errado o modo como são realizadas as campanhas atualmente na maioria das igrejas, pois até agora, não vi nenhuma delas que não tenha a figura do voto. Já tive o prazer de ler a Bíblia Sagrada inteira e digo isso com propriedade que não há em nenhum versículo tal prática. Todos os exemplos de votos existentes nas escrituras foram feitos "voluntariamente" e não exigidos por Deus como condição para o recebimento que qualquer bênção, seja espiritual ou material. Muitos são os meus argumentos para não concordar e tampouco apoiar quem se utiliza desse artifício para tirar cada vez mais dinheiro dos irmãos que perecem pela falta de conhecimento(Oséias 4.6). " E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará"(João 8.32). Não se sintam obrigados a fazer voto, há muitos lobos querendo tirar a lã das ovelhas da casa do Senhor, se pudessem arrancariam até a pele. Não peguem envelopes, não participem disso, não apoiem essa prática. "QUANDO VOTARES ALGUM VOTO ao Senhor, teu Deus, não tardarás em pagá-lo, porque o Senhor teu Deus, certamente, o requererá de ti, e em ti haverá pecado. Porém, ABSTENDO-TE DE VOTAR, não haverá pecado em ti." (Deuteronômio 23.21-22).

      Excluir
    2. Objetivo da campanha é sempre receber uma bênção, olha o que diz Deuteronomio 28. Realmente o povo que se diz de Deus perece porq quer. As bênçãos correrão atras de quem ouvi e obedece a Deus.

      Excluir
  2. Olá Cristiane,

    não há uma quantidade de dias estipulado em lugar algum.

    Geralmente os evangélicos tendem a fazes 21 dias ou campanha de 7 dias.

    Novena é mais utilizado por católicos, soa estranho, mas não é errado se uma igreja evangélica fazer.

    O que temos que observar é a intenção da campanha e não a quantidade de dias.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. O que se dizer da campanha do manto, onde para vc ser abençoado, deve tocar no manto e ter os seus pedidos atendidos?Isto não caracteriza barganha?, não faz com que os templos fiquem abarrotados, induzindo os fieis a ofertarem e entregarem o dizimo todos os dias da campanha?
    Fica aqui minha questão.Jesus, realizou alguma campanha,? qual?.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      Jesus veio, discipulou, ensinou e capacitou os discípulos a discipular e deu início a verdadeira Igreja, a Jerusamelitana, (iniciou em Jerusalém). Creio que a primeira base para campanhas, foi quando Jesus deu direção para o inicio da Obra:`...Ficai em Jerusalém até que do Alto sejais revestidos de poder.`
      Quanto a questão de uso de objetos ou a ligação do pedido com uma ação para alcançar resultado, foi utilizado por Jesus quando passou lama nos olhos do cego e disse a ele pra ir e lavar-se no tanque de Siloé. No meu entender não e barganha, e um estimulo a experiências de Fé.
      Na intenção de ajudar, espero ter alcançado o objetivo.Paz seja convosco.

      Excluir
    2. pra ter fé precisa de estímulo?
      Se pra vc ter fé precisa de objetos sua fé esta errada.

      Excluir
    3. Não existe campanha na bíblia. Se queres ser abençoados,busquem em oração.campanhas é coisa de gente desesperado e intereceiras. Jesus fez alguma campanha? Vem usar que Josué fez campanha? Mandem eles irem para aquele versículo que se encontra em 2 crônicas 7:14 Se o meu povo que se chama pelo meu nome,se humilhar, orar,buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos,aí então Eu ouvirei do céu, perdoarei os seus pecados e sararei à sua terra.

      Excluir
  4. Campanha em si não é errada, como falei na postagem.

    O que você citou como exemplo é outra coisa, um misticismo que sou contra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ai está uma questão muito interessante ,samuel na igreja que congrego vai ter essa campanha sou contra por que ñ tem fundamento biblico ...o pastor da mesma sabendo que não participo desse tipo de evento como a campanha do manto ;quer me obrigar a participar ,por que se vc ñ participa ele expoe no pulpito dizendo que no meu caso estou contra ,to fora da visão,e quem ñ participar ñ precisa ir na igreja atrapalhar em resumo nos sentimos forçados a participar da fé dele ...penso que a fè dele é dele a minha é minha sinto-me frustrada por que ñ tenho nada contra quem participa nem contra o evento em si ,mas o fato de me ver forçada a participar da fè dele

      Excluir
  5. o que o amigo postou , as bases bíblicas citadas, não tem nada a ver com as campanhas que as igrejas evangélicas fazem. Uma biblia de estudo pode ajudar a interpretar corretamente isto!!!!
    Querido irmao Samuel Elias, por favor, estude a raiz da palavra campanha e o contexto da passagem que vc citou. Por exemplo, a passagem de corintios nao tem nada a ver com campanha!
    A campanha de josué remete a idéia de " Acampamentos, batalhas, operações militares. Conjunto de esforços ou de lutas para um fim determinado É evidente que o emprego e uso da expressão, é direcionado para realizações dos acontecimentos na busca de resultados materiais."

    e o fato de daniel ter jejuado 21 dias não significa que ele fez campanha. depois faco um pequeno resumo explicando.

    Galera, nao basta ler a bíblia, temos que estuda-la! Aqui nao tem idéia vencedora ou perdedora, mas irmão que devem buscar o entendimento de Deus, pois ele se agrada disto.

    " ame-o de todo o entendimento" MC 12:33

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa essa publicação do anõnimo,devemos sim buscar a Deus, todos os dias pois ele fará onde e quando for sua hora e não por campanhas q só visam lucros

      Excluir
    2. certinho... na verdade são atos profético

      Excluir
    3. É isso ai! A campanha que o cristão precisa fazer está em Deuteronômio 28 "E será que,se ouvirdes a voz do Senhor teu Deus, tendo o cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu te ordeno hoje, o Senhor teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra.( E segue a relação de benção) Interessante que campanhas de oração... Campanha para arrecadar donativos para os necessitados pouco se vêem. Na verdade muitos lideres nem sabem o que estão fazendo e acredito que alguns nem é por maldade e sim por não estudar a fundo as escrituras.

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Definição do dicionário Aurélio
    Significado de Campanha
    s.f. Tipo de paisagem rural caracterizada pela ausência de sebes e cercas, pela divisão dos campos em extensões alongadas de terrenos cultivados e correspondendo, geralmente, a um núcleo de população. / Os campos, por oposição à cidade. / Campo extenso, planície. / Expedição militar: a campanha da Itália. / Qualquer empreendimento político ou econômico de duração determinada, com fim de propaganda: campanha de publicidade; campanha eleitoral.

    Apesar de não concordar com a opinião do irmão gosto mto do blog, me ajuda mto em meus estudos... Deus abençoe

    ResponderExcluir
  8. AS CAMPANHAS NAS IGREJA HOJE SÓ, É PRA TIRA DINHEIRO DOS FIES.E SEMPRE NO FINAL DOS CULTO SEMPRE, O PASTOR PEDE UMA CONTIA PRA Q DEUS DER UMA BENÇÃO AONDE ESTÁ ESCRITO NA BÍBLIA Q TANTO DEUS E JESUS COBROU OS MILAGRES Q ELES FIZERAM.

    ResponderExcluir
  9. JESUS DEU SEU SANGUE PARA QUE TODO AQUELE QUE NELE CRÊ NÃO PEREÇA MAS TENHA A VIDA ETERNA. CUIDADO COM CAMPANHAS, AFINAL O SACRIFÍCIO JÁ FOI FEITO. BASTA CRER DE TODO O CORAÇÃO QUE JESUS CRISTO É O SENHOR E CONFESSA LO COM SUA BOCA. AFINAL ESTÁ ESCRITO CONHECEREIS A VERDADE E A VERDADE VOS LIBERTARÁ. LEIA A BÍBLIA E PEÇA ENTENDIMENTO A DEUS EM NOME DO SENHOR JESUS CRISTO

    ResponderExcluir
  10. JÁ PARTICIPEI DE VARIAS CAMPANHAS, PROPÓSITOS E AONDE DEUS FEZ E TAMBÉM NÃO FEZ , E ATÉ MESMO TEM CAMPANHAS QUE ACABA AJUDANDO AOS IRMÃOS SE LEVANTAR NA FÉ.. NÃO TENHO NADA CONTRA, SOU A FAVOR DESDE QUE TENHA REFERENCIAS BÍBLICAS, VEJO COMO UM ATO PROFÉTICO. A QUESTÃO É QUE HOJE OS EVANGÉLICOS ESTÃO EM UMA GUERRA TREMENDA DE A PONTAR QUEM É MAS SANTO, QUEM ESTA ERRADO,QUEM É MAS USADO QUEM NÃO É, QUEM ESTA PECANDO MAS E PECANDO MENOS.. E É COMPLICADO, OH POVINHO DESUNIDOS. É COMPLICADO VIU

    ResponderExcluir
  11. Amém Robson. Compartilho do mesmo pensar.

    ResponderExcluir
  12. oi... vou comentar.
    Quer dizer então, que o sacrificio de JESUS na CRUZ foi em vão...
    ELE morreu na CRUZ por nada????????
    Amados conhecereis A VERDADE e A VERDADE voz libertará.
    Disse-lhe Jesus: Eu sou O CAMINHO, e A VERDADE e A VIDA; ninguém vem ao Pai, senão por MIM. João 14:6

    Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador.
    Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto.
    Vós já estais limpos, pela PALAVRA que vos tenho falado.
    Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim.
    Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. João 15:1-5

    Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera, Efésios 3:20

    E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. João 14:13

    Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei. João 14:14

    estou citando só algumas passagens...para vossa meditação.

    SE eu pregar A VERDADE (PALAVRA) tem precisão de eu fazer campanha...
    A campanha que voz apresento hoje É CRISTO JESUS.

    grato.

    ResponderExcluir
  13. Leia o artigo mais uma vez, creio que você não entendeu o que escrevi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendemos sim meu irmão.isso se chama heresia. O apóstolo Paulo chama isso de anátema. Maldito.

      Excluir
  14. Parabens para o no irmão anônimo pois falou como um defensor da verdade e como um obreiro que maneija bem a palavra do nosso sernhor e salvador jesus cristo.So para complementar vamos comigo lembrar como a igreja primitiva era na sua iniciação do evangelio era dada a oração e ensino da palavra isso vc vê em atos:5,6,7 e 8.

    Obrigado e graça e paz da parte de nosso senhor e salvador jesus cristo

    ResponderExcluir
  15. Não há base bíblica pra fazer campanhas amigo!
    Não tente pegar textos isolados para apoiar uma prática que só atrapalha no entendimento das pessoas!

    Nós queremos com as nossas campanhas forçar a Deus a nos abençoar. Sendo que Deus já nos abençoou com toda sorte de bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo. (Ef 1:3). Então não preciso fazer campanhas para conseguir alguma coisa de Deus, Ele sabe que eu preciso. (Mt 6:32).
    Nós queremos determinar o que Deus tem que fazer para nós, aquilo que precisamos, aquilo queremos, como que Deus não soubesse o que necessitamos. Com isso reduzimos Deus a uma criatura! Que blasfêmia! Então alguém diz: "Mas então porque nós estamos sendo abençoados?" Meu Pai é misericordioso e Ele abençoa, mas por Ele abençoar não quer dizer que Ele está aprovando o nosso procedimento. Deus fez tantos milagres no deserto, mas nunca se agradou da conduta da maioria deles.

    Queridos, eu conheço o meu Pai, e se eu conheço Ele então eu sei os seus Propósitos. Eu não tenho que fazer propósitos para Deus pra ser abençoado, o que eu preciso é andar nos Propósitos dEle que já são abençoados. Deus é Pai, Ele sabe o que preciso, e não preciso fazer nada pra ser abençoado, contudo, que eu seja obediente aos seus ensinos e andar nos seus Caminhos que já são abençoados.

    Sou muito feliz por conhecer meu Pai, antes eu conhecia um Deus, e eu fazia campanhas pra conseguir alguma coisa de suas mãos, hoje conheço um Pai, e tudo que preciso é andar nEle, pois Ele me fará uma bênção. "Sê tu uma bênção".

    ResponderExcluir
  16. Sim,sim...nao,nao...passou disso e procedencia maligna.Campanhas nas igrejas de Cristo,(nao pode)nao tem base biblica.Todo aquele que nao percevera na doutrina de CRISTO nao tem DEUS,e tambem todo aquele que ultrapassa a doutrina de CRISTO.As campanhas esta ultrapassando a doutrina de CRISTO,uma vez que ela nao se encontra de Matheus a Apocalpse.Que DEUS abençoe a vida de todos.

    ResponderExcluir
  17. EDSON
    PREZADO IRMAO NAO CONCORDO PORQUE SE ENTENDEMOS ESTAMOS NA GRAÇA E NAO VEJO NENHUM DICIPULO DE JESUS FAZENDO CAMPANHA .
    E O QUE ESTA EM 1COR FALA DE COLHETA E NAO DE CAMPANHA
    ABRAÇOS EM CRISTO JESUS

    ResponderExcluir
  18. Não seria mais fácil crer somente que já está feito Nele todas as coisas. E que o vosso Pai Celeste sabe o que necessitais. Lembrem-se que esse Pai é um pai bondoso e amoroso.

    ResponderExcluir
  19. Amigo sei que você está tentando defender algo, que só você enxerga como "normal" todos os rituais que voce citou acima não é CAMPANHA, mas sim ESTRATÉGIA que Deus mandou que estes Homens fizessem para que eles não viessem CRER que eram eles os autores das façanhas ou dos milagres.Venho da igreja católica onde fiquei desde meu nascimento até os cinquenta anos de idade, e posso afirmar a você que todos os dogmas e doutrinas que não foram pregados e ensinados por Paulo aos GENTIOS são ANÁTEMA.Portanto CRENTE EM JESUS que precisa de "CAMPANHA" para receber algo de Deus ou firmar sua fé NÃO FOI CONVERTIDO mas está CONVENCIDO veja o que Jesus Cristo nos diz:E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á;
    Porque qualquer que pede recebe; e quem busca acha; e a quem bate abrir-se-lhe-á.
    E qual o pai de entre vós que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, também, se lhe pedir peixe, lhe dará por peixe uma serpente?
    Ou, também, se lhe pedir um ovo, lhe dará um escorpião?
    Pois se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem? Lucas 11:9-13.Cristo aqui está aqui dizendo que NÃO PRECISAMOS FAZER NENHUM SACRIFÍCIO, mesmo sendo maus, imagine se somos remidos de nossos pecados?Campanhas é pratica de CRISTÃOS/PAGÃOS Leia Galatas Capitulo 01 e medite sobre EVANGELHO ADULTERADO!

    ResponderExcluir
  20. ola todos na paz do senhor< minha humilde opiniao nossas igrejas cresceram sem campanhas ,outra coisa curto e grosso lirtugia na direcao de cultos leia atos do apostolos kkkkkk eu ja li toda a biblia 6 vezes inclusive algumas hebraico e grego nunca vir nen cristo nen seus dicipulos ordena fazer campanha ,sera que o evangelho precisa disso ,ho crente por favor o evagelho e simples e poderoso ,note que tds dicipulos pregaram sobre nascimento crusificacao ,morte e ressureicao de cristo batismo com espirito santo e salvacao de almas ,mas tudo me e licito mas nen tudo me convem porem uma sugestao facam uma campanha sobre o tema hebreus cap 13 vers 3 kkkkk e pratique isso e para tds os crentes kkkk fiquem na paz do senhor jesus ok

    ResponderExcluir
  21. ola todos na paz do senhor< minha humilde opiniao nossas igrejas cresceram sem campanhas ,outra coisa curto e grosso lirtugia na direcao de cultos leia atos do apostolos kkkkkk eu ja li toda a biblia 6 vezes inclusive algumas hebraico e grego nunca vir nen cristo nen seus dicipulos ordena fazer campanha ,sera que o evangelho precisa disso ,ho crente por favor o evagelho e simples e poderoso ,note que tds dicipulos pregaram sobre nascimento crusificacao ,morte e ressureicao de cristo batismo com espirito santo e salvacao de almas ,mas tudo me e licito mas nen tudo me convem porem uma sugestao facam uma campanha sobre o tema hebreus cap 13 vers 3 kkkkk e pratique isso e para tds os crentes kkkk fiquem na paz do senhor jesus ok

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto a questão de alcançar o alvo. Eu entendo que o alvo seja Deus, e não a busca de curas,bens, libertação e etc. a palavra de Deus nos diz que: buscai o Reino de Deus em primeiro lugar e as demais coisas vos serão acrescentadas. Outra questão é. Se eu declaro que sou peregrino aqui, que não pertenço a esse reino, e afirmo que pertenço a o reino celestial, não tem fundamento eu estar buscando as coisas desse mundo. se sou peregrino eu não me atenho com os costumes, com as riquezas, com as vantagens. foi assim que Daniel nos deu exemplo. o povo judeu jejuou por Ester, e, não por si próprio. existe uma má colocação muito séria nas suas referências, e elas não nos dar fundamentos claros com o tratar de hoje nas igrejas. quanto ao que nos diz Paulo é a respeito das ofertas e não de campanhas.no final ele declara que tudo seja feito em atos de amor. então meu irmão vamos rever as suas posições. pois a bíblia é clara e não nos deixa duvidas.

      Excluir
  22. Absurdo destes caloteiros barganhado com palavra de Deus,Campanha criacao Humana ,Deus nao clocou barreiras sim estes picaretas da Fe,querem ressucitar Cristo de novo,nao facam que estes pilantras querem renda Deus nao se pode barganhar,ele deu Evangelho de graca para ler e ter entendimento eles adoram enganar a iguinorantes que nao gosta de ler...uncao e nome dado a Cristo Espirito da Gloria que justificou nossos pecados com seu sangue..saiam desta matrix deles,Co Pastor direcao mostrar o caminho nao vender a Fe Deus nao e Magico sim Espirito de Gloria aquele quem nele crer sera recompensado,Cristo veio ao Mundo para limpar o pecado,mas tem muito lobos a solto neste Mundo ..trabalhae eles nao querem fazem igualas formigas nao sseje prieuicosos vao a Escola estudar ser um profissional engenheiro.Medico querem tudo facil Deus nao e Deus de barganha da la me da ca absurdo...

    ResponderExcluir
  23. Absurdo destes caloteiros barganhado com palavra de Deus,Campanha criacao Humana ,Deus nao colocou barreiras deu seu filho para sentir todo pecado deste Mundo foi surado maltratado por falar a verdade hj quem fala a verdade punido mentira misturada com verdade quem vai questionar Satanas nao e bobo fez tudo certinho usa estes lobos como ja foi Profetizado,estes picaretas da Fe,querem ressucitar Cristo de novo,nao facam que estes pilantras querem renda de quem quer Salvacao ,Deus nao se pode barganhar,ele deu Evangelho de graca para ler ter entendimento eles adoram enganar a iguinorantes que nao gosta de ler...uncao nome dado a Cristo Espirito da Gloria que justificou nossos pecados com seu sangue..saiam desta Matrix igreja somos nos Salvacao individual ore mais lei mais Evangelho saia dessas coisas misticas heranca do passado mistura de Religioes pagans deles,direcao e Cristo nao Homens mostrar o caminho nao vender a Fe, Deus nao e Magico sim Espirito de Gloria aquele quem nele crer sera recompensado,Cristo veio ao Mundo para limpar o pecado,mas tem muito lobos a solto neste Mundo ..trabalhar eles nao querem fazem igual as formigas nao seje preguicosos vao estudar ser um profissional Engenheiro.Medico isto da dinheiro seus Mercenarios da Fe.. querem tudo facil Deus de barganha da la me da ka absurdo isto nos dias de hoje Modernidade faz parte de homens criaturas como nos cheio de erros Deus nao mudou nunca vai mudar ele justo.....

    ResponderExcluir
  24. Boa Tarde!

    Amados analisei cada detalhes dos comentários acima! mais também não vi nem um dos capítulos e versículos citados acima! falado de campanhas! me desculpe foi bom a intenção do irmão fazendo estudo deste tema! mais nao tem nada a ver com campanha! veja bem hoje em dia os irmão das igrejas estão crendo mais em campanhas no que na própria bíblia! analise comigo! quando e época de festividades a primeira coisa que os irmãos fazem e campanha para deus curar! abençoar!libertar!sendo que so a palavra de Deus faz! se não fazer campanha deus não opera! isso ta sendo como uma febre nas igrejas! ai depois que termina as festividades acaba a campanha acaba a oração! e deus não precisa mais curar! libertar etc: sendo que a palavra nos diz para perseverar ate o fim(mateus 24 v 13) oração e buscar a deus tem que ser em todos os momentos co o sem campanhas! mais estamos vivendo os últimos dias da igreja na fase da terra...

    ResponderExcluir
  25. Anonimo , lamento os comentários radicais contra as campanhas .As campanhas (busca de alvos ) está mencionado do inicio ao fim da biblia. Daniel fez campanhas de oração (Dn 10 ), Naamã obedeceu ao profeta e mergulhou sete vezes no Rio Jordão em busca de um alvo (2 Reis cap 5).Onde está o erro? engraçado os que criticam muitas vezes naõ , oram , não batem, não buscam é por isso que não encontram nada . Não fazem nada e criticam quem fazem . Falta de conversão , falta ddo batismo com fogo e com espírito .Lamento !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sinto muito anonimo, vc lamenta porque realmente não conhece a palavra de Deus, agora vou falar aonde está o erro para que vc possa aprender, leia em João 5:39, e pare de falar besteira neófito.

      Excluir
  26. Li quase todos os comentários e não acredito que temos que fazer campanha para recebermos uma benção, me corrijam se eu estiver errado: Naamã seguiu as orientações do profeta porque o general era muito orgulhoso e Deus não concede nada a orgulhosos e o profeta não recebeu nada em troca do milagre: 2 Reis 5:20. Quanto a Daniel ele fez o jejum para se consagrar mais.

    ResponderExcluir
  27. Sou o pastor luiz Antonio de Oliveira, com formação em Bacharelado, Mestrado, Capelania, Psicologia Cristã, Tutor do Seminário de Teologia Alternativo, por favor não inventem, campanhas não, se não sabe o que fazer com as escrituras, não as distorçam, repito campanha não é bíblico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso ai Pastor, pra cima deles

      Excluir
    2. Parabéns pastor e tudo que eu queria saber Deus abençoe sempre

      Excluir
  28. Existe alguma campanha nas igrejas que não venha acompanhada de um envelope? Acredito que não.

    ResponderExcluir
  29. Muito legal os comentários alguns argumentos inquestionáveis a favor e contra também, eu porém sou a favor e estou em uma baseada no salmo 91:12 e deixo para meus amados irmãos um versículo para meditação Lucas 10:21 naquela mesma hora, se alegrou Jesus no Espírito Santo e disse: Graças te dou. ó pai senhor do céu e da terra. porque escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes e as revelaste as criancinhas: assim é, ó pai. porque assim te aprouve

    ResponderExcluir
  30. As bênçãos do Senhor não depende de campanha ou um passe de mágica, as bênçãos do Senhor são consequências da minha obediência e fidelidade para com o meu Deus.

    ResponderExcluir
  31. As bênçãos do Senhor não depende de campanha ou um passe de mágica, as bênçãos do Senhor são consequências da minha obediência e fidelidade para com o meu Deus.

    ResponderExcluir
  32. O alvo da Campanha deve ser Evangelistico, para pessoas que estão chegando ao convívio, ninguém deve ser obrigado ou coagido a participar, mas estimulado a colocar em prática a sua Fé em Cristo, que usou alguns meio de mostrar as pessoas que Fé não e títulos, Fé como nos ensina Tiago deve ser demonstrada. Quem tem maturidade já esta pronto para aalimento mais forte, com certeza e um ganhador de almas um discipulador, como Jesus mandou.

    ResponderExcluir
  33. A palavra de Deus fala que vc já foi abençoado com toda sorte de bênçãos...se isso for verdade.que eu creio que é....então com ou sem campanha a bença vai acontecer...sem valor como método de ensino.. e sem efeito no crescimento espiritual e prático do ser humano....na maioria das vezes vejo isso mas como rituiais.de pessoas querendo usar sobre natural para resolver problemas naturais..como o amigo disse falta conhecimento...mas não só bíblico ...mas também de vida...de conhecimento de leis naturais estabelecidas nos primórdios da humanidade....

    ResponderExcluir
  34. A campanha do cristão é simples...é simplesmente orar sem cessar.

    ResponderExcluir
  35. Sou totalmente contra campanhas..é um meio de forçar a pessoa a ir na igreja, quando em muitas vezes é campanhas com dinheiro..a pessoa fica presa a campanha com medo de quebrar a "corrente"..na igreja que frequento fazemos una semana no mês, semana de oração, onde os membros fazem uma carta e nós oramos as 9:00-15:00 e 19:00 hs..pregamos a salvação em Cristo Jesus.

    ResponderExcluir
  36. Paz do Senhor Jesus Cristo.
    Campanhas so servem para encher a igreja, arrecadar dinheiro e fazer cristãos inconstantes na fé.
    Pra quem gosta de campanhas vou mandar algumas sugestões.
    1 Campanha ouvindo a voz de Deus.
    Pegue seu filho primogênito e vamos ao monte, chegando lá levanta o machado se Deus falar o machado não desce mais se não falar o machado desce no pescoço do menino.
    2 Campanha quarto homem da fornalha.
    Vamos fazer um forno e colocar fogo na temperatura mais alta que pudermos, depois mandamos passar de 3 em 3 irmão por dentro para vermos o quarto homem.
    Josué com o povo tiveram que rodar a cidade 13 vezes e não 7 Josué cap 6 1-4
    Queriam conquistar a cidade.
    O correto séria se vc precisa de um emprego vc teria que rodar a empresa 13 vezes mais várias pessoas etc.
    O pessoal esqueceu que igreja é local de DÁ, de louvar, exaltar e não local de pedir.

    ResponderExcluir
  37. Paz do Senhor Jesus Cristo.
    Campanhas so servem para encher a igreja, arrecadar dinheiro e fazer cristãos inconstantes na fé.
    Pra quem gosta de campanhas vou mandar algumas sugestões.
    1 Campanha ouvindo a voz de Deus.
    Pegue seu filho primogênito e vamos ao monte, chegando lá levanta o machado se Deus falar o machado não desce mais se não falar o machado desce no pescoço do menino.
    2 Campanha quarto homem da fornalha.
    Vamos fazer um forno e colocar fogo na temperatura mais alta que pudermos, depois mandamos passar de 3 em 3 irmão por dentro para vermos o quarto homem.
    Josué com o povo tiveram que rodar a cidade 13 vezes e não 7 Josué cap 6 1-4
    Queriam conquistar a cidade.
    O correto séria se vc precisa de um emprego vc teria que rodar a empresa 13 vezes mais várias pessoas etc.
    O pessoal esqueceu que igreja é local de DÁ, de louvar, exaltar e não local de pedir.

    ResponderExcluir
  38. falou bastante mais eu resumo campanha que nao visa algo comunitario so podemos entender que visa bens materiais agora por determinados dias realizar a pratica para receber o que pede vejo como algo pessoal negoçiar com Deus algo que voçe talves deseja Deus sabe o que devemos receber por ai ja entendemos que campanha fora de uma açao para comunidade ja nao se encaixa com o que a escritura ensina correto bom finalizando a fe e a certeza das coisas que nao vemos mais temos certeza que existe entendeu claro segundo se acrescentar algo do que ja existe nela ou tirar encontra este ja na condenaçao do juizo para fechar o proposito verdadeiro e buscar pessoas para que sejem salvas e vivam na eternidade com Cristo pois tudo que se encontra aqui ja nao existe mais analizando o que campanha resulta em sentido a salvaçao Jesus e o unico que vai colocar o ser humano no lugar de onde ele nao deveria ter saido portanto as bases biblicas colocadas como ensinamento biblico nao tem nenhum respalto comprobatorio pois naama e josue foram situaçoes totalmente diferente em Josue DEUS QUEM ORDENA ja nao se fala mais nada certo naama fala com o profeta de Deus e no mesmo dia recebe o que queria nao se tratou de dias entao pelo que vemos os teus argumentos nao tem fundamentos para campanhas que todos fiquem na Paz de Jesus amem

    ResponderExcluir
  39. Parabéns pelo artigo. Uma visão equilibrada do assunto sem pautar no extremismo e sem deixar de ser bíblica. Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
  40. Amados! Antes de tudo quero dizer, que assim como estão confundindo as coisa, como o autor da matéria sugeriu e é uma verdade que não podemos negar, mas ele mesmo incorre em um erro, a campanha que ele citou em, 1 Coríntios 16:1-4, não tem nada a ver com as campanhas que se fazem hoje, que tem muito mais a ver com as campanhas que fizeram no Antigo Testamento, aqui em 1 Coríntios 16:1-4, creio que trata-se destas, isto esta claro que trata-se de arrecadação de alimentos e ajudas das quais sejam de serventia, para quem não tinha ao menos um cobertor para se cobrir ou alimento para comer, não
    confundamos mais ainda as coisas. Inclusive Paulo até alerta que ela acabe ao chegar lá! Verso 2...

    Quanto as campanhas do Antigo Testamento é fato que existiram, a questão é! E hoje! Ainda devem existir campanhas?

    Amados! Se tratar-se daquelas que estão explicitas em, 1 Coríntios 16:1-4, digo que sim, mas que não haveria a necessidade delas se todos nós nos conscientizássemos de que existem irmãos em "Cristo", que estão precisando de ajuda e outros que nem ao menos ainda ouviram falar de "DEUS", isto é fato!

    Agora! Campanhas com os propósitos daquelas do Antigo Testamento, creio que devemos ser prudentes amados, pois a busca de uma Santidade hoje em dia, em vez de nos preocuparmos em viver o Evangelho, que é algo completamente diferente, faz com que muitos ajam emocionalmente e deixam a razão de lado e isto sempre implicou em heresias; é o que vemos hoje em dia...

    Amados! Em lugar nenhum nos Evangelhos, vemos Cristo fazendo campanhas e ele só pregou nos montes porque era perseguido nas cidades, vemos isto em várias passagens, os motivos são além das verdades que ele proferia, tem aquela de

    Lucas 8:26-39 e ver verso 37 e em, Marcos 5:1-20 e ver versos 15, 17...

    Ver também! Lucas 19:47 - "E todos os dias ensinava no templo; mas os principais sacerdotes, os escribas, e os principais do povo procuravam matá-lo".

    Amados! A falta de prudencia, junto com o emocionalismo e principalmente a falta de conhecimento Bíblico, dar muita margem à várias heresias e isto é o que mais vemos nas "Escrituras Sagradas", então devemos nos perguntar! Como "DEUS" pode falar sobre companhas a hereges, sendo que nossos pecados fazem separação de "DEUS", mas parece que hoje vemos muitos supostos santos na Igreja, mas as consequências da santidade não vemos, que é milagres, curas e libertações e a pregação do Verdadeiro Evangelho, muito pelo contrário, vemos muita gente frustadas por falsas curas e falsas libertações, o que me faz perguntar, que Cristianismo é este que vivemos, que as provas desta santidade não aparece, na verdade, não existe, pois não há verdadeiramente que m pregue as verdades Bíblicas, na verdade, deixem-se corrigir, são poucos os que pregam as Verdades
    que provém de "DEUS"!

    Enquanto que os Verdadeiros Adoradores e servos, se veem pequenos diante de "DEUS", os falsos pastores e profetas que temos visto, se engrandecem diante de "DEUS" e dos homens, diferente dos Verdadeiros Servos, vejam Isaías, sua atitude

    diante da Gloriosa presença de "DEUS", Isaías 6:5 - "Então disse eu: Ai de mim! pois estou perdido; porque sou homem de lábios impuros, e habito no meio dum povo de impuros lábios; e os meus olhos viram o rei, o Senhor dos exércitos!"...

    Portanto amados! Estas campanhas, estão servindo de barganha satânica para adquirir membros dentre outras coisa...

    CUIDADO AMADOS! Pois satanás usa de verdades para te fazer sucumbir a ele, vemos isto em Atos 16:16-17, assim como, nos estudos que fazemos sobre o Profeta Micaias em, 1 Reis 22, dentre muitas outras passagens Bíblicas, como por exemplo, em Mateus 4 satanás usa de meias verdades, mas baseado nas "Escrituras Sagradas", para fazer "Cristo" sucumbir a ele...


    Ir. Rogério Silva (84) 99120-9471



    ResponderExcluir
  41. Não encontro base Bíblica para se fazer campanha. As passagens Bíblicas que citou, nada tem haver com tempo estipulado pelo homem.
    Quem mandou Josué dar sete voltas ao redor de Jericó, foi Deus. Josué não disse de si mesmo que iria dar as sete voltas. Naamã, mergulhou sete vezes no rio Jordão, obedecendo a ordem do profeta Eliseu. Daniel não disse que iria orar 21 dias, ele começou a orar, e quando já fazia 21 dias que ele estava orando ele foi atendido.Foi como Jesus disse aos discípulos: Ficai em Jerusalém, até que lá do alto sejais revestidos de poder. Jesus não disse: Ficai em Jerusalém até completar 7 dias. Paulo disse: Orai sem cessar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. campanhas são doutrina de homem com mesmo objetivo arrecadar dinheiro

      Excluir
    2. Mais não era campanhas mais sim um chamado de Deus na vdd naman tinha que curar a lepra não fisicamente mais espiritualmente pois tinha que quebrar o seu eu que falava mais alto...eu aprendi que enquanto nos eu falar mais alto. Deus ñ vai trabalhar na nossa vida.

      Excluir
  42. Não existe campanha na bíblia. Essas passagens q vc usou meu irmão, é tentando arrumar uma base para sua heresia. Perdeu. O apóstolo Paulo chama isso de maldito. Deu pra entender?

    ResponderExcluir
  43. Eu ja viz tantas campanhas que nada deu certo.nao gosto de ir em igreja (( na vdd ñ e igreja e templo feito por pedra que pessoas se reúnem para buscar a Deus) mais que muitos não sabem ou esquece que a verdadeira igreja somos nos templo e morada do Espírito Santo. Pois na vdd Deus não vive aprisionado em um lugar de 4 paredes. Fiquei 5 anos dentro de uma igreja buscando em campanhas. Estava cega na verdade,e só depois q cheguei numa depressão espiritual. Que nesse momento os pastores de vir me ajudar me criticaram e se afastaram de mim. Foi onde eu dentro do meu lar,entrei com minhas poucas forças q me restavam q n suportando mais o que estava acontecendo cmg. Que jesus através de um medico.falou comigo e me deu mais uma chance e me libertou dessa depressão espiritual.. hj sirvo a DEUS, consagro tudo q tenho e tudo q vou fazer primeiro peço perdição a DEUS.. sinto muita paz ñ só espiritualmente mais tbem dentro do meu lar.. aprendi q o que devemos fz n e campanhas e nem servi a pastores e sim so a DEUS..então qfo sou convidada a ir em Campanhas n vou pq sei q e so pra iludir as pessoas...
    Se quisermos ser salvos e buscar a Deus em primeiro lugar... pois ELE que nos salva...

    ResponderExcluir
  44. Quanta idiotice sem base bíblica... Comparar as "campanhas" de ajuda aos irmãos necessitados com as "campanhas" do passado é tipo comparar uma chuteira a um cavalo... Rsss... Nada a ver. As campanhas, como por exemplo o muro de jericó foram algo específico para aquele momento, nada mais. Não há no NT nada bem de longe parecido com isso. Que texto horrível e pobre.

    ResponderExcluir