Seja bem vindo

"Bem aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na Lei do Senhor. Bem aventurados os que guardam suas prescrições e o buscam de todo o coração; não praticam iniquidade e andam nos seus caminhos. Tu ordenaste os teus mandamentos, para que os cumpramos à risca. Tomara sejam firmes os meus passos, para que eu observe os teus preceitos." Salmos 119:1-5



segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Aconselhamento cristão: Busque ser um consolador.


Este estudo, o fiz a alguns anos atrás (mais ou menos dez) quando estava iniciando meu ministério pastoral, sendo que meu enfoque era trazer um despertar para o ministério do socorro na Igreja (o aconselhamento). Acredito ainda que as pessoas que servem a Deus não buscam ser este tipo de pessoa, na verdade noto que muitos estão mais centrados no seu “umbigo” do que nas necessidades de seus irmãos. Por isto reflita um pouco e seja um consolador para seus irmãos (comentário do administrador do blog).

“Ora, nós que somos fortes, devemos suportar as debilidades dos mais fracos, e não agradarmos a nós mesmos” (Romanos 15:1). Paulo escrevia provavelmente à quase todas as áreas de problemas que poderiam ser encontradas hoje. A bíblia exige isso de nós.

Em 1 Tessalonicenses 5:14 diz: “Rogamos-vos também, irmãos, que admoesteis os desordeiros, consoleis os de pouco ânimo, sustenteis os fracos e sejais pacientes para com todos”. Vemos nisto a caridade e a consolação que devemos dar uns aos outros.

Afim de ajudar as pessoas, o aconselhamento busca estimular o desenvolvimento da personalidade; ajudar enfrentar eficazmente os problemas da vida, os conflitos íntimos e as emoções prejudiciais (Colossenses 4:8); promover encorajamento e orientação para aqueles que tenham perdido alguém querido ou estejam sofrendo uma decepção; e para assistir as pessoas cujo padrão de vida lhe s cause frustração e infelicidade. Jesus é o melhor exemplo de conselheiro, muitos viam buscar conselhos com Ele (João 8:4; João 3:4; Lucas 18:18; Lucas 20:22-38).

O conselheiro tem que Ter uma vida de comunhão com o Espírito Santo, pois é o Espírito Santo que te capacita e te revela; e também é Ele que faz a obra na pessoa que está recebendo o conselho (não são técnicas ou métodos que farão a diferença).

Porém, o conselheiro tem que ter certas qualificações importantes, que são:

·        Cordialidade – cuidadoso, respeito, ou preocupação sincera, sem excessos pelo aconselhado.
·         Sinceridade- uma pessoa aberta, franca, que evita uma atitude de fingimento ou atitude de superioridade.
·         Empatia- como o aconselhado pensa, o que ele sente por dentro, quais os valores, crenças, conflitos íntimos e mágoas do aconselhado? O BOM conselheiro mostra-se sempre sensível a essas questões, capaz de entedê-las e comunicar eficazmente essa compreensão (por palavras ou gestos) ao aconselhado.

O aconselhamento possui regras (não são técnicas psicológicas) que não devem ser esquecidas ou deixadas de lado, são elas:

1.    Atenção. O conselheiro deve tentar conceder atenção integral ao aconselhado (com os olhos, postura, gestos naturais). O conselheiro deve ser amável, bondoso, fortemente motivado à compreensão. Também tem que estar equipado psicologicamente e fisicamente.
2.    Ouvir. Jesus ouvia antes de dizer alguma coisa (analisava). Aguardar pacientemente durante os períodos de lágrimas ou de silêncio, enquanto o aconselhado se enche de coragem e coloca os pensamentos em ordem para expô-los.
3.    Responder. Não se deve supor, porém, que o conselheiro nada se faz além de ouvir. Jesus era um bom ouvinte (e até hoje é) e dava as respostas exatas e eficientes.

Há outras características que o aconselhador deve Ter: que é saber orientar, refletir, perguntar, confrontar, informar, interpretar, apoiar e encorajar, ensinar. E isso não vem da noite para o dia, você tem que buscar de Deus sabedoria e amor (que é o principal) e procurar também ler, não só a bíblia, mas também outros livros que falam a respeito de personalidades e se orientar em experiências vividas por outras pessoas (que pode ser até mesmo a sua). Mas a sua base SEMPRE será bíblica (tanto exemplos como ensinamentos).

O conselheiro e o aconselhamento


O conselheiro tem o foco de endireitar (mesmo quando não é solicitado) os outros através do Espírito Santo e desempenhar o papel de “solucionador de problemas”.

O aconselhador sente necessidade de socorrer as pessoas, dando à elas uma “luz no fim do túnel”.

Todo conselheiro tem que entender esse papel e Ter essa consciência de quem é ele e qual a sua utilidade nessa área.

O conselheiro tem que viver uma vida de santidade se quer obter sucesso nesse processo.

O conselheiro tem que Ter uma ética cristã tremendamente certa e um caracter formado. Ele tem que guardar o que ouviu para si mesmo e não ficar delatando o aconselhado, ou seja, o aconselhador tem que Ter um respeito muito grande com as pessoas que buscam a sua ajuda. Ele tem que ser responsável e Ter um bom testemunho.

É bom que o aconselhador tenha uma formação ou um conhecimento sobre aquilo que a pessoa que está recebendo o aconselhamento está passando.

O conselheiro não pode ser uma pessoa fria, anti-social, apática, depressiva, preguiçosa, mal humorada, tímida, medrosa, descompromissada, falsa, mascarada, maledicente, orgulhosa, invejosa, cobiçosa, rancorosa, viciosa, idolatra e inflexível.

Ele tem que ser amável, humilde, sincero, comunicativo (com todos), verdadeiro, líder, forte, determinado, pessoa de caracter, mansa, benigna, longanima, alegre, descontraída, encorajadora e simples. 

É necessário manter uma vida de oração pelas pessoas que recebam as palavras, esta ajuda espiritual.

Para encerrar, é importante dizer que o conselheiro não faz um papel de psicólogo, mas de alguém que ama seu irmão e esta disposto a socorrê-lo, pois o aconselhamento é um dom de socorro (1 Coríntios 12:28). Você não precisa ser um pastor para desenvolver tal trabalho na Igreja, qualquer um com boa vontade e amor pelas vidas pode o ser, desde que tenha uma conduta de vida digna de um verdadeiro crente em Deus.

Que Deus vos abençoe e derrame sobre vos a sabedoria para edificar a vida das pessoas que te cercam.

Artigos relacionados:

Temperamentos transformados:
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/07/seu-temperamento-ja-foi-transformado.html

Fofoca: rede de mentiras e semente do mal
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/03/fofoca-rede-de-mentiras-e-semente-do.html

Por que não vemos mais milagres hoje em dia?http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/03/por-que-nao-vemos-mais-milagres-hoje-em.html

Hipocrisia na Igreja:
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/05/hipocrisia-um-mal-que-assola-igreja.html


Não deixem de ir até o final do blog para ver artigos que são os mais acessados.

Um comentário: