Seja bem vindo

"Bem aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na Lei do Senhor. Bem aventurados os que guardam suas prescrições e o buscam de todo o coração; não praticam iniquidade e andam nos seus caminhos. Tu ordenaste os teus mandamentos, para que os cumpramos à risca. Tomara sejam firmes os meus passos, para que eu observe os teus preceitos." Salmos 119:1-5



quarta-feira, 4 de maio de 2011

E a tal “teologia da prosperidade”? Isto é certo ou errado?


Primeiramente posso dizer que não gosto do termo “teologia” usado em qualquer ocasião. Tal palavra é nada mais que “o estudo de Deus”. Quem somos nós para estudarmos Deus? Deus é para ser amado, adorado, venerado, respeitado. Temos que conhecer à Ele! Bem, com isto temos o primeiro ponto negativo da questão levantada.
Com isto, vamos para outro ponto. O que é prosperidade? Em minhas pesquisas, vi que seu significado é: qualidade ou estado de próspero, que, por sua vez, significa ditoso, feliz, venturoso, bem-sucedido, afortunado. Vemos então que tal palavra quer dizer muito!
Então, o que a teologia da prosperidade prega? Esta resposta é um pouco complexa e lhe tentarei mostrar.
Os livros que li sobre tal teologia da prosperidade, falavam determinadas coisas semelhantes, em outros capítulos coisas diferentes e conflitantes. Mas em todos o dinheiro é o centro!!!
A teologia da prosperidade é errada!!! Prosperar é certo, e assim Deus o quer que sejamos, pessoas prósperas. Vou dizer o por que. A teologia da prosperidade tem um foco distante e diferente do foco da Bíblia. O principal foco da palavra é a salvação, arrependimento, nascer de novo e outras coisas mais, que também estão inclusos os dízimos e as ofertas como no estudo sobre tal assunto já abordado (é bíblico sim).
A problemática teologia da prosperidade diante disto é a não pregação correta da palavra (no seu principal foco), mas sim pegar partes da palavra que fala sobre dinheiro ou sacrifício e ofertas, e transformá-la na bandeira do evangelho, com ideologias conflitantes com a palavra de Deus.
Para a teologia da prosperidade, quem sofre no mundo, é pobre, passa por tribulação, fome e outras necessidades a mais, são pessoas que não estão experimentando o melhor de Deus, são pessoas não abençoadas, estão vivendo uma maldição que só o DAR o dinheiro para tais PASTORES que pregão sobre a revelação da teologia da prosperidade, que poderá ser quebrada.
Isto é uma completa mentira que conflita em muitos níveis com a Bíblia. Senão vejamos. O apóstolo Paulo diz em I Coríntios 4:11 que “até esta presente hora sofremos fome, e sede, e estamos nus, e recebemos bofetadas, e não temos pousada certa” (peço que você leia o resto do capítulo), ora, o Apóstolo aqui narra a vida não apenas de um simples crente, mas de um pastor, de uma pessoa que servia à Deus em sua obra como um serviço. Sendo assim, ele (Paulo) tinha que ser uma das pessoas mais ricas e bem sucedidas daquela época. Mas vemos é um homem que nem tem onde dormir, ta passando fome, e nos outros versículos, ele menciona que sofre muito no seu trabalho (desonras).
Será que Paulo não era adepto ou não teve a revelação da teologia da prosperidade? Não só ele mas também Pedro, Tiago, André, Silas, João e muitos outros personagens da Bíblia?
É notório que a teologia da prosperidade os retrataria como pessoas que não estão no projeto de Deus para fazer os crentes serem ricos, pois estão só experimentado o fracasso.
O pior da teologia da prosperidade, não é só ela mesma. Cada pregador dela tem uma vertente, alguns mais light (pegam mais leve) e outros super hard (pegam pesado mesmo).
Os que pegam mais leve, são aqueles que temem ainda a Deus, pregam a teologia da prosperidade, mas também se preocupam com a vidas, evitam o exagero, são mais comedidos, geralmente são adeptos da teologia da prosperidade pois possuem empreendimentos que os levaram à ela (é algo que foi com uma alternativa). São pastores que tem programas de rádio, TV, canal fechado, estão construindo e etc. Neste caso, mesmo sendo contra a teologia da prosperidade, vejo que Deus na sua infinita misericórdia e pelo zelo de seu nome, abençoa os fiéis (é claro que não todos, muito pelo contrário, a maioria continua do mesmo jeito), porém ninguém fica no prejuízo, ou não são quase que obrigados a trazer as ofertas.
Já os que pegam pesado, no meu entender, nem crentes são mais (ou nunca foram). A visão deles é de arrancar o dinheiro, o sustento do povo. Usam qualquer argumento, mentira, pegam a Bíblia e distorcem para estar impondo uma OBRIGAÇÃO ao povo de dar ou fazer o sacrifício. E como gostam de falar do sacrifício.
Esquecem da palavra que Deus ama a quem dá com alegria (oferta), e que o dízimo é um mandamento e não uma imposição. A palavra sacrifício vem de morte! Dinheiro ou bens não tem vida, e Deus nos manda é nós não nos apegarmos à eles, mas ansiarmos por o que a no céu nos esperando. O sacrifício que tem que ser feito é o de nos entregarmos de verdade ao Senhor.
Olha, a palavra de Deus fala sobre prosperidade, e é o que Deus deseja para os seus, mas resta ressaltar como dito no início, que prosperidade significa muitas coisas. E uma delas é ser prospero espiritualmente também.
Um dos problemas da teologia da prosperidade, é que não se exige mudança de vida para lograr êxito com ela. Edir Macedo (por exemplo) só prega proxxxxxperidade! Que se dane se a pessoal ta indo para o inferno, se é não mudou de vida. O negócio é dinheiro.
Ninguém tem preocupado em ser bem sucedido espiritualmente, que é o ganhar vidas, pregar a palavra, ser fiel nos dízimos (tem pessoas que nunca dizimam, aí vem um pastor que prega a teologia da prosperidade, ele da uma oferta e acha que com isto sua vida vai mudar, há-há), orar, conhecer a palavra e outras coisas. Prosperidade para muitos é ser apenas rico, ter iates, mansões, carros e mais carros do ano.
Vejo que tais pregadores só enchem os olhos de seus adeptos com mordomias mundanas. Tudo que são obras da carne, os carnais gostam e por isto estas “igrejas” estão cheias. Se você é um dos adeptos da teologia da prosperidade, e freqüenta uma Igreja que pega pesado (principalmente se for a IURD), vá hoje a uma Igreja que prega o verdadeiro evangelho, aceite a Jesus de verdade e nasça de novo.
Estes pregadores da teologia da prosperidade, estão é envergonhando o nome de Deus, fazendo confusão na cabeça das pessoas e escandalizando os crentes. Teve um determinado pastor que EU vi, expulsando um “demônio” (existem fenômenos – vide no blog “libertação e o misticismo na igreja” – que não são demônios, mas apenas o poder da sugestão ou persuasão) com um envelope de oferta! Eu que sou crente antigo, não me assustei, pois na Igreja (corpo de Cristo) podem acontecer situações bizarras mesmo, principalmente com pregadores de fora, mas minha preocupação é com pessoas que não tem uma mente firme ainda.
Vai uma alerta que é mais uma dica: não fique assustado e confuso com determinadas bizarrices, mas ore, leia a Bíblia, converse com SEU pastor de verdade. Os escândalos são previstos, se mantenha firme, que Deus trata com o que traz o escândalo, logo, logo ele será destruído, pois com Deus e com sua verdadeira Igreja não se brinca.
Concluindo, a Bíblia nos ensina prosperar, mas em todas as áreas, já a teologia da prosperidade é só no bolso. Por isto, não deixe de dizimar e ofertar, pois como dito no estudo anterior, é bíblico e é um mandamento. Mas também procure prosperar em sua vida espiritual com oração, jejuns e leitura da palavra. Ajunte tesouros no céus ganhando vidas para o Senhor e pregando a palavra.
Que Deus, o que é dono da prata e do ouro, que sabe de todas as coisas que abençoa os seus com toda sorte de bênçãos, vos façam prósperos e felizes.  

Outros artigos:

Libertação e o misticismo da Igreja
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/01/libertacao-e-o-misticismo-na-igreja.html

Por que tarda o avivamento
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/01/por-que-tarda-o-avivamento.html

Ecumenismo, onde tem isto na Bíblia
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2010/12/ecumenismo-onde-tem-isso-na-biblia.html

Profetas contemporâneos
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2010/12/profetas-contemporaneos.html

Crentes tradicionais x crentes pentecostais
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/02/crentes-tradicionais-x-pentecostais-por.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário