Seja bem vindo

"Bem aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na Lei do Senhor. Bem aventurados os que guardam suas prescrições e o buscam de todo o coração; não praticam iniquidade e andam nos seus caminhos. Tu ordenaste os teus mandamentos, para que os cumpramos à risca. Tomara sejam firmes os meus passos, para que eu observe os teus preceitos." Salmos 119:1-5



quinta-feira, 3 de março de 2011

Fofoca: rede de mentiras e semente do mal


Já vamos começar com uma leitura breve do livro de Tiago que diz: “Ora, a língua é fogo; é mundo de iniqüidade; a língua está situada entre os membros de nosso corpo, e contamina o corpo inteiro, e não só põe em chamas toda a carreira da existência humana, como também é posta mesma em chamas pelo inferno.” Tiago 3:6.
Como vimos, a língua não é algo que devemos desprezar, pois a mesma tem um poder que leva o resto do corpo para um caminho de perdição não só espiritual, mas também neste mundo físico, onde com uma palavra pode mandar-se exterminar um povo, uma nação, derribar reinos, ou seja, no poder das palavras há muito mais dano que o poder de milhares de armas nucleares.
Assim, temos então algo muito forte para refletir no tocante ao que um crente em Jesus pode fazer com sua língua.
Em Tiago 3:9 diz que a mesma língua que bendize à Deus, também amaldiçoa o próximo, feito semelhança de Deus, ora, o apóstolo não estava aplicando este texto para a humanidade de forma genérica, mas especificamente aos crentes em Deus. Sendo isto, nada mais que dizer que entre os membros do corpo de Cristo, há muita fofoca!
O problema da fofoca, que é também pode ser conceituada como palavras de meias verdades, rede de mentiras, sendo que a melhor definição é semente do mal. Semente do mal porque quando alguém faz uma fofoca, ela não pára por ali. O ouvinte pega aquela semente e começa a fazê-la crescer passando para os outros e como bem sabemos a história do “telefone sem fio”, no receptor final, tal história estará bem pior do que quando iniciou e o resultando será terrível para a pessoa mal falada.  
Atentando então para este raciocínio, fofoca não é da Igreja, mas do mundo, pois é coisa do diabo. As pessoas que não têm Deus, AMAM falar mal dos outros ao conhecerem suas vidas. Se assim não o fosse, o Big Brother Brasil não teria audiência, A Fazenda, as revistas de celebridade, os sites e blogs de fofoca na internet, as colunas sociais nos jornais sem contar as “conversar de cumadis e cumpadis”.
Notório fica demonstrado que a fofoca vem do mundo para Igreja, isto é, a pessoa aceita Jesus, mas não muda os hábitos de ser um língua grande, fazendo um trocadilho, acho que essas pessoas quando se batizam, põe a língua para fora da água para não morrer esta parte do corpo pois amam uma fofoquinha.
Quantos problemas surgem nas Igrejas por causa de fofoca de membros. Sim, as divisões quando ocorre, a arma delas é a fofoca, as rebeliões, que procuram minar a força de uma liderança, se utilizada desta semente do mal, e o pior é que mesmo aquele que não é adepto da fofoca ao começar a ouvi-la e não exortar ao irmão para cessar, continuando ouvir o vício da fofoca (para mim fofoca é como um vício, a pessoa sabe que deve parar, mas não dá conta, e tenta influenciar outras para serem fofoqueiras como elas) ele também será minado na sua fé.
Geralmente a raiz da fofoca é a inveja, cobiça, busca de reconhecimento derrubando o outro, poder, demônio, feridas interiores, discipulado errado (tem discipuladores que ao término das reuniões com os discípulos, começam a fofocar para os mesmos sobre todos na Igreja, como na ilustração do texto) , e principalmente o ódio, pois ele é a raiz da falsidade e a difamação que denota a insensatez, como em Provérbios 10:18.
Por isso caro leitor, quando a fofoca bater à sua porta, tenha em mente o que está escrito em Provérbios 10:19, que diz “no muito falar não falta transgressão, mas o que modera os lábios é prudente”.
Nós como corpo de Cristo, nação santa, temos que repudiar tal mal que aflige a Igreja. Faremos isto quando envergonharmos os fofoqueiros de plantão quando mostrarmos para os mesmos à luz da palavra qual é o salário do que planta esta semente maligna do coração dos santos.
Tem um ditado que diz que quem conversa muito da bom dia à cavalo, mas fiz um outro, “quem fofoca muito, vive aos beijos com o diabo”.
Aconselho-te a ler o capítulo 10 de Provérbios por inteiro para os fofoqueiros, quando eles estiverem no rol da Igreja no final do culto ou mesmo durante o culto, é, o pastor ta pregando eles fofocando lá fora; ler para eles quando a língua solta estiver ativa na célula; nas reuniões ou em qualquer lugar, diga sempre, ODEIO fofoca.
Se você tem este vício, peça para alguém abençoado ou seu pastor orar por você expulsando este espírito maligno de sua vida, ou se preferir, pegue uma tesoura bem afiada e corte sua língua, pois é melhor entrar no céu mudo do que ser um tagarela no inferno.
Que Deus nos livre não dos fofoqueiros, mas da fofoca e que nossa língua seja usada não para destruição, mas para a edificação do corpo de Cristo, nosso Senhor.

Outros artigos:

Por que tarda o avivamento
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/01/por-que-tarda-o-avivamento.html

Ecumenismo, onde tem isto na Bíblia
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2010/12/ecumenismo-onde-tem-isso-na-biblia.html

Profetas contemporâneos
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2010/12/profetas-contemporaneos.html

Crentes tradicionais x crentes pentecostais
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/02/crentes-tradicionais-x-pentecostais-por.html

5 comentários:

  1. Mentira é pecado!
    Em uma situação que no trabalho eles undes a você mentir, como devo reagir esse caso
    ex: Em um Call Center

    mim fizeram uma pergunta "como não mentir na retenção" neste caso não subir responder.

    mim falarão que é só omitir isto ´e correto?

    ResponderExcluir
  2. Se a omissão trará o engano ao outro, então é mentira.

    Mentira nada mais é que enganar, encobrir a verdade ou até mesmo induzir o outro ao erro de forma fraudulenta.

    Valeu pela vista ao blog.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Acho o máximo essa postagem, assim como todas as outras lí inúmeras vezes e sempre aprendo algo diferente. Deus lhe abençoe Samuel.

    ResponderExcluir