Seja bem vindo

"Bem aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na Lei do Senhor. Bem aventurados os que guardam suas prescrições e o buscam de todo o coração; não praticam iniquidade e andam nos seus caminhos. Tu ordenaste os teus mandamentos, para que os cumpramos à risca. Tomara sejam firmes os meus passos, para que eu observe os teus preceitos." Salmos 119:1-5



quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Ser chamado de apóstolo atualmente é algo que está certo, a luz da bíblia?


Serei bem objetivo na minha resposta: NÃO!
Mas antes que alguém que é adepto deste “título” (pois foi o que fizeram com este adjetivo) venha defender quem usa, leia o que escreverei com relação a isto.
O termo apóstolo significa alguém que é enviado em uma missão, porém bíblia vai ainda mais, além disto.
Vemos na bíblia o Senhor Jesus chamando pessoas para segui-lo, sendo que destes ele escolheu doze (Lucas 6:12-16) e logo depois também os chamou de apóstolos (verso 13 b).
Ora só com este texto podemos declarar com exatidão que, apóstolo foi alguém escolhido por Jesus para ser coluna na introdução do evangelho no mundo, sendo que claramente posso afirmar que eram pessoas que viram a Jesus aqui no seu ministério terreno, ou seja, teve um encontro pessoal com Jesus (o viu nitidamente, como ele o é) nesta época.
Para solidificar o que estou dizendo, vamos analisar outro texto onde o apóstolo Paulo defende seu apostolado.
Em 1 Coríntios 9:1, vemos Paulo dizendo “Não sou eu apóstolo? Não sou livre? Não vi eu a Jesus Cristo, Senhor nosso? Não sois vós minha obra no Senhor?”
Insta dizer que Paulo está se defendendo de pessoas que afirmam que o mesmo não era apóstolo, porém o mesmo em sua defesa como sendo um apóstolo, fala de um dos pontos em que lhe acusavam, que era por não ter sido um dos doze, ou dos outros discípulos de Cristo (1 Coríntios 15:7; Lucas 10:1) ou por não ter visto a Cristo após sua ressurreição e antes da ascensão (1 Coríntios 15:6), ou seja, não viu Jesus em seu ministério terreno, mas Paulo em sua defesa diz que viu quando o mesmo foi chamado no caminho de Damasco (Atos 9:17) para uma missão designada por Cristo, para levar seu Nome para as nações, reis e os filhos de Israel.
O próprio apóstolo Paulo diz que ele foi um “nascido fora do tempo”, isto é, foi chamado depois que Cristo subiu aos céus (1 Coríntios 15:8-9), sendo que o próprio se auto denomina com o “menor dos apóstolos”, isto também soa como o “último dos apóstolos ou o último apóstolo”. Paulo foi uma exceção, alguém excepcional que viu a Jesus de maneira única, tendo Paulo evangelizado quase que sozinho o mundo inteiro de sua época, além de trazer o evangelho aos gentios sem as barreiras impostas pelos da circuncisão.
Assim, resta dizer que apóstolo segundo a bíblia são só aqueles mencionados nela.
Já dá para perceber com isto que atualmente não pode existir mais apóstolos, pois todos já morreram no primeiro século, mas vamos um pouco mais além.
É notório o peso do apostolado, ainda mais que eram pessoas com uma missão especial de introduzir a mensagem do evangelho para o mundo, sendo que os mesmos seriam fundamentos da Igreja juntamente com os profetas do AT (Efésios 2:20), de que Jesus era a pedra principal.
Assim, qualquer um que se diz apóstolo está indo além daquilo que já foi classificado na bíblia como fundamento, ao tentar se igualar com pilares que já foram constituídos no mundo.
Noto que quem gosta de ser chamado de apóstolo, quer para si na verdade um status, um título para mostrar que é uma autoridade que está acima dos outros. Além de não viverem como os apóstolos do NT, são grandes introdutores de certas heresias dentro da Igreja (não digo todos), mas vejo sempre isto.
Os verdadeiros apóstolos eram tidos como aquilo que era mais insignificante, eram os desprezados, mas hoje os “apóstolos” querem ser os primeiros, serem servidos, são em muitos casos detentores de títulos e nobreza, são da elite. Não digo apenas na área financeira (pois os apóstolos da bíblia recebiam da Igreja – 1 Coríntios 9:6-12), mas com seu orgulho inflamado passam a viver de maneira exorbitante, exagerada.
Existe ainda um movimento no meio evangélico, que si intitulam como os “restauradores do ministério apostólico”, baseando-se em Efésios 4:11, onde se fala dos cinco ministérios. Porém erram ao pegar apenas uma parte isolada e esquecer outras partes como foi citado neste artigo. É sabido que quando esta epístola aos efésios foi escrita, ainda tinha apóstolos vivos, porém após isto o que permaneceu foram os outros quatro apenas.
O que é mais próximo de um apóstolo hoje em dia é um evangelista, que é algo que ainda perdura, porém estes que se intitulam apóstolos (não todos) nem de evangelistas podem ser chamados, pois estão mais para pastores ou mestres, sendo que nem saem pelo mundo afora pregando o evangelho. Este é o ministério do evangelista, abrir Igrejas, fazer movimentos, ajudar outros Igrejas na pregação da palavra e coisas do gênero.
Não estou dizendo com este artigo que, os que estão se utilizando do título apóstolo, não são pessoas que servem à Deus. Conheço-os e sei que muitos são homens de Deus, porém não sabiamente estão entrando em “um vento doutrinário de homens” (Efésios 4:14).
Tenho para mim que o pastoreio já está passando de bom (1 Timóteo 3:1), sendo que todos temos que ser na verdade é servos uns dos outros, servindo em amor.
Que Deus vos abençoe, e que se tem algo para ser chamado, então que seja de filhos de Deus, sendo todos irmãos.

Outros artigo que lhe possam interessar:

Tatuagens e piercings, certo ou errado?
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/07/tatuagens-e-piercings-o-crente-pode-ou.html

Maldição hereditária, existe ou não?
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/07/maldicao-hereditaria-existe-ou-nao-o.html

Masturbação é ou não pecado e por que?
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/07/masturbacao-por-que-e-pecado-sim-ou-nao.html

Teologia da prosperidade:
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/05/e-tal-teologia-da-prosperidade-isto-e.html

Hipocrisia na Igreja:
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/05/hipocrisia-um-mal-que-assola-igreja.html

Maria, amá-la ou odiá-la:
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2010/12/maria-ama-la-ou-odia-la.html

Ecumenismo é algo bíblico? Devemos praticá-lo?
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2010/12/ecumenismo-onde-tem-isso-na-biblia.html

Não deixem de ir até a parte final do blog e conferir os artigos mais acessados.

3 comentários:

  1. tem um livro que otimo,"foi ate o pastor josmar que falou para eu ler".
    apostolo dos pes sangrentos.
    conta a historia de um homen que viu jesus na india e foi pregar o evangelio para as pessoas da india.
    mas isto e de mais ou menos ano 1800. fatos reais .por isso aquela sua obsevação que os apostolos morrerão no primeiro seculo e um pouco certa.
    mas isto e so uma observação que eu queria fazer não e critica não.
    maso livro e muito bom que poder ler o livro, que o leia pois e otimo.
    falow e e isso ai...

    ResponderExcluir
  2. Paz Daniel.

    Eu li este livro e posso dizer que a vida do Sadhu Sing é uma das mais lindas que li.

    Porém ELE mesmo nunca se chamou de apóstolo, mas de evangelista. O autor de sua biografia que pos "apóstolo" (isto é o que nós chamos de "saudozismo", ou seja, uma homenagem). O próprio Sadhu Sing era contra tais títulos.

    Paulo teve um encontro PESSOAL com Cristo. Segundo o autor do livro, o Sadhu teve uma visão. São coisas diferentes.

    Não existiu mais apóstolos depois do primeiro século, pois os mesmos foram os pilares para o fornecimento dos dados do Novo Testamento. Sadhu não forneceu nada para a bíblia.

    Não seguimos a doutrina do Sadhu, mas dos apóstolos do primeiro século, assim, não se tem mais apóstolos, pois os ensinos já foram dados.

    Que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  3. muito bom gostei do comentario muito bem explicado e dentro da biblia.

    ResponderExcluir