Seja bem vindo

"Bem aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na Lei do Senhor. Bem aventurados os que guardam suas prescrições e o buscam de todo o coração; não praticam iniquidade e andam nos seus caminhos. Tu ordenaste os teus mandamentos, para que os cumpramos à risca. Tomara sejam firmes os meus passos, para que eu observe os teus preceitos." Salmos 119:1-5



sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

A importância da ressurreição de Cristo Jesus


Quando Paulo pregou o evangelho aos filósofos estóicos e epicureus em Atenas, eles acharam que o apóstolo estava falando de dois novos deuses, Jesus e Anastasis (vocábulo grego para ressurreição – Atos 17:18) – isto demonstra o quanto a ressurreição é importante.
A ressurreição de Jesus Cristo é tão importante para fé nele, que Paulo dizia que, “se Cristo não ressuscitou, então:
1.    É inútil a nossa pregação;
2.    Como é inútil a fé que vocês têm;
3.    Mais que isto, seremos considerados falsas testemunhas de Deus, pois contra ele testemunhamos que ressuscitou a Cristo dentre os mortos. Mas se de fato os mortos não ressuscitam, Ele também não ressuscitou a Cristo dentre os mortos...
4.    E, se Cristo não ressuscitou, inútil é a fé que vocês têm,
5.    E ainda estão em seus pecados.
6.    Neste caso, também os que dormiram em Cristo estão perdidos.
7.    Se é somente para esta ida que temos esperança em Cristo, somos, de todos os homens, os mais dignos de compaixão” (I Coríntios 15:14, 15ª, 17-19).
A ressurreição de também faz uma clara distinção entre Jesus e todos os líderes de outras religiões. O corpo de Moisés, de Maomé, de Buda, de Confúcio, de Lao-tsé e de Zoroastro sucumbiu nesta terra. O túmulo de Jesus está vazio, porque Ele ressuscitou.
A maior importância da ressurreição não está no passado – Cristo ressuscitou – mas no presente – Cristo está vivo. O anjo no túmulo perguntou para as mulheres “por que vocês estão procurando entre os mortos aquele que vive?” (Lucas 24:5).
 Outro ponto que podemos levantar, é com relação a que tipo de corpo será o ressurreto, não é uma pergunta muito fácil de responder. O corpo ressurreto de Jesus obviamente tinha características bastante diferentes, porque os discípulos e seus amigos chegados não o reconheceram de imediato, mas o fizeram mais tarde.
Assim, podemos distinguir a ressurreição de algumas formas:
1.    O Cristo ressurreto não é um fantasma. Foi o que os apóstolos pensaram, ao que Jesus mostrou as marcas nas mãos e pés e comeu um peixe (Lucas 24:36-43). Jesus tinha um corpo, um espírito não.
2.    Não é uma reanimação. Vemos como exemplo Lázaro quando ressuscitado, pois era o mesmo corpo (João 11:44), a diferença é que todos os que ressuscitaram tiveram que morrer outra vez, Jesus não (Romanos 6:9).
3.    Não é uma espécie de encarnação. A reencarnação, como reanimação (supostamente) dá-nos apenas um novo corpo mortal. O corpo ressurreto de Jesus Cristo era imortal.
4.    C. S. Lewis em sua obra “Milagres” disse que os escritores do NT falam do evento como se o feito de Cristo ao ressuscitar dos mortos fosse o primeiro em toda história do universo. “Ele é as primícias dos que dormem”, o pioneiro da vida. Assim, Jesus abriu as portas para nós!
5.    A ressurreição é distinta da iluminação, do nirvana, do satori ou mocsa (libertação), ou seja, Jesus não virou outra pessoa ou mudou.
6.    É diferente também do translado u da assunção ao céu. Isto ocorreu com Enoque e Elias, talvez com Moíses (o corpo). Jesus não foi levado ao céu, mas primeiro ao reino dos mortos, anunciou sua vitória e depois voltou ao mundo dos vivos, à terra.
7.    Não foi uma visão a ressurreição. O Jesus ressurreto foi visto por muitos ao mesmo tempo, foi tocado e Cristo se alimentou à vista deles, ou seja, não foi algo da psique, e sim algo físico.
8.    Não era uma lenda.
9.    Também não é um mito. Mito ou uma lenda são relatos “simbolicamente” verdadeiros. O NT faz distinção explícita da ressurreição de Cristo, separando-a dos mitos e das lendas: “De fato, não seguimos fábulas engenhosamente inventadas, quando lhes falamos a respeito do poder e da vinda de nosso Senhor Jesus Cristo; ao contrário, nós fomos testemunhas oculares da sua majestade” (II Pedro 1:16).
10. Por último, a ressurreição não é algo só da fé, só no coração. Foi algo que aconteceu de forma literal.
Não tem como um grupo de homens leigos criar um história tão perfeita como esta (se o fora, então botaram no chinelo Shakespeare, Dante e Tolkien), outro ponto, que cito até um grande escritor chamado Pascal, é que bastava um dos seguidores de Cristo ter falado que tudo era mentira, uma conspiração, sabemos que o coração dos homens quando há o mal, sempre vem alguém para por a boca no trombone, ao que neste caso, não há um relato se quer de alguém que falou (entre os seguidores de Cristo) este ocorrido era uma conspiração dos seus discípulos.
Se a ressurreição também fosse uma mentira, bastava que os judeus mostrassem o corpo de Cristo, os romanos estavam do lado dos judeus que odiavam a Cristo, não iam entregar para os cristãos seu corpo.
Finalizo este artigo dizendo apenas que, mesmo com tudo que foi exposto, de nada vale se não tivermos fé! O que os céticos mais querem provar é que toda esta história de Jesus é uma mentira, então isto já me leva crer que se querem provar que é uma mentira, é porque até agora tudo é uma verdade!
Assim como Cristo ressuscitou, também seremos ressuscitados, esta é nossa esperança de vida com Ele.
Que Deus vos abençoe e permaneça na esperança.
Artigos relacionados com o tema:
Vida após a morte:
Jesus é Deus ou não?

Purgatório, existe ou não?
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/08/purgatorio-existe-ou-nao.html

O Fim dos tempos - Arrebatamento
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/04/o-fim-dos-tempos.html

O fim dos tempos II (a era após o arrebatamento)
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/04/o-fim-dos-tempos-era-pos-arrebatamento.html

Não deixem de ir até o final do blog para ver artigos que são os mais acessados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário