Seja bem vindo

"Bem aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na Lei do Senhor. Bem aventurados os que guardam suas prescrições e o buscam de todo o coração; não praticam iniquidade e andam nos seus caminhos. Tu ordenaste os teus mandamentos, para que os cumpramos à risca. Tomara sejam firmes os meus passos, para que eu observe os teus preceitos." Salmos 119:1-5



sábado, 17 de dezembro de 2011

Jesus é Deus ou não?


Esta é uma pergunta que tem gerado ao longo dos séculos muitas discussões. Era ou não divino? Foi apenas um agente de sacrifício e mais nada, ou era o próprio Deus aqui conosco em forma humana?
Bem, logo de cara vou deixar aqui alguns versículos que mostram o próprio Jesus Cristo referindo-se como Deus. João 6:41, 48, 51; 8:12, 23, 58; 10:9; 11:25 e 14:6. Assim podemos dizer que ele é Deus.
Agora vou advogar esta doutrina e refutar a contrária! Esta divindade à ele atribuída advém dos evangelhos, dos livros do AT e das epístolas de seus discípulos e fiéis que creram nele. Tanto vemos o próprio referindo-se a si mesmo como Deus e outras partes pessoas dando à ele este atributo.
Jesus disse ser Filho de Deus e ter a mesma natureza de Deus. Vemos isto em passagens tais como João 10:30 que diz “Eu e o Pai somos um” e João 14:9 que diz “Quem vê a mim, vê o Pai”.
Jesus afirmou não ter pecado (João 8:46) e ser capaz de perdoar pecados (Lucas 5:24). Ora, atualmente bem como nas eras passadas, principalmente na época em que Cristo esteve na Terra em sua primeira vinda, era sabido que só Deus poderia perdoar pecados. Tanto que em Marcos 2:7 no final do versículo os judeus argüiram em protesto à Jesus a seguinte frase, “Quem pode perdoar pecados, a não ser somente Deus?”.
Sabemos que também temos (nós) poder de perdoar os pecados de pessoas que nos ofendem (oração do Pai Nosso), porém o que nós difere de Deus é que Ele é o único que pode perdoar todos os pecados, pois não temos como perdoar a dívida de alguém que não nos ofendeu, porém todas ofensa se dirige a santidade de Deus, e para a salvação, somente Deus pode dar o perdão para remissão dos pecados. Assim, Jesus ainda é Deus, pois além de não ter pecado (Hebreus 4:15), tem o poder de perdoar TODAS nossas falhas.
Declarou também ter o poder para nos salvar do pecado e da morte (João 11:25), e ter vindo do céu e que retornaria de lá no final dos tempos para julgar a todos (Mateus 25:31-33).
Só Deus pode dar o descanso para nossa alma (Hebreus 4:9-11 e Salmos 23:2-3), ao que Cristo disse em Mateus 11:28: “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso”. Assim, ainda temos atributos divinos em Jesus.
Podemos ainda fazer um paralelo de Jesus com outros fundadores de religiões como, Buda, Confúcio, Maomé e o próprio Moisés. Em nenhum deles vemos atributos que encontramos em Cristo, pelo contrario, Buda disse que não era Deus, Maomé disse que era apenas um profeta e Moisés foi apenas um instrumento para retirada de Israel do Egito. Além do mais, nenhum deles ressuscitou mortos, ou curou cegos, surdos, mudos, libertou endemoniados. Moisés mesmo tendo sido um instrumento para que os milagres se manifestassem, não foi o causador do mesmo, ainda mais que ele foi escolhido e não predestinado com Jesus. Jesus causava os milagres.
Não há qualquer poder no nome de nenhum destes citados, com exceção de Cristo, pois em João 8:58 ele se utilizou do nome de Deus a si mesmo (Êxodo 3:14) “O EU SOU”. Se Jesus não fosse Deus, ninguém jamais na história teria dito uma blasfêmia maior do que essa. Ainda mais, com base na lei judaica, ninguém merecia ser crucificado mais do que Jesus.
Diante disto meus caros leitores, não resta dúvida alguma que Jesus é Deus.
Creio que muitos e inclusive judeus tem uma tremenda dificuldade para crer em um Deus que além de ter se humanizado, MORREU de forma vexatória em uma execução cruel.
Mas isto é o que Paulo diz em I Coríntios 1:18, pois para um judeu ou alguém que tem este mesmo pensamento de Deus, seria uma loucura dizer que um dia Deus morreu, parece uma apologia ao pensamento de Friedrich Nietzsche. Por isto a mensagem da cruz é uma loucura! Porém é a verdade.
Outro ponto controverso para fé de muitos crerem que Jesus é Deus, é que Deus falou tanto para não adorar a nada, ainda mais o ser humano. Porém é necessário identificarmos Jesus não apenas como homem, mas também Deus. Assim, não tem porque temer adorar ao Senhor Jesus.
Jamais vimos Jesus rejeitar alguém o adorando. Vemos em muitas passagens anjos e pessoas que iam sendo adoradas e imediatamente chamaram a atenção das pessoas que faziam isto, dizendo para adorar somente à Deus, pois não passavam de servos ou mensageiros do Deus que é único que pode ser adorado, mas com Jesus em parte alguma vemos o mesmo rejeitando tal devoção a si mesmo, pelo motivo óbvio, Ele era Deus e podia assim ser adorado.
Para finalizar este artigo, devo acrescentar para os teólogos de plantão, e pessoas que põe Deus como sendo um ser limitado, regrado e sub-julgado por conceitos humanos, que para Deus TUDO É POSSÍVEL, PARA DEUS NÃO HÁ IMPOSSÍVEIS!
Ora, porque Deus não poderia dar esta demonstração de amor pela humanidade? Quem pode proibi-lo de fazer assim? Onde está escrito que ele não faria isto?
O negócio é o seguinte, devemos deixar (apesar dele não precisar de permissão) Deus ser Deus e buscarmos conhecer seus mistérios para não entrarmos em heresias ou pensamentos que só fazem decair nossa fé.
Expondo desta forma, não creia em palavra ou doutrina alguma que rebaixe a autoridade que tem Jesus, muito menos sua divindade, porque Ele é “o resplendor da sua glória (de Deus), e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra de seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da Majestade, nas alturas” (Hebreus 1:3-4).
Que Deus vos abençoe e permaneça firme na salvação que nos foi outorgado por Cristo Jesus, nosso Senhor.
Artigos relacionados:
 
Não deixe de ler os artigos mais acessados na parte final do blog.

5 comentários:

  1. Fala espírito santo de Deus!Pastor suas palavras sábias nos elevam.Que toda a incredulidade caia por terra!Bem,eu precisei ter uma experiência sobrenatural com Jesus, para NELE crer totalmente.A vida mundana realmente não faz sentido.Quantas pessoas desoladas nesse momento choram e sofrem,buscando respostas para o sentido da VIDA.Por isso, que o evangelho deve ser pregado a toda criatura.Para que todos possam escolher o caminho que deve seguir.O amor de Deus é incomparável,infinito.Acessível a todos.Um abraço.Esperando pelo próximo post.

    ResponderExcluir
  2. Amém! Já foi postado hoje um novo artigo.

    Obrigado por ser um leitor e colaborador em comentários no blog. Deus lhe abençoe.

    ResponderExcluir
  3. O ÚNICO SENHOR

    Blog: www.oquejesusdisse.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. JESUS É DEUS OU NÃO?

    As coisas não são totalmente, assim, como expostas a cima. Há controvérsias, como fica claro, através das declarações que Jesus Cristo faz a respeito de si mesmo e da sua missão, ao longo de vários versículos do texto do Novo Testamento, como pode ser comprovado:

    Jesus NEGA, SER ele próprio, DEUS, ao dizer: "...O PAI (Deus) É MAIOR DO QUE EU" João14:28

    Deus é ONISCIENTE - sabedor de todas as coisas.
    Jesus dá provas de ser o contrário (de Deus) ao dizer: "Mas a respeito daquele dia e hora NINGUÉM SABE, nem os anjos dos céus, NEM O FILHO (Jesus Cristo), senão o Pai." Mateus 24:36

    Deus é ONIPOTENTE - tudo pode.
    Jesus Cristo (o Filho) NADA PODIA FAZER DE SI MESMO - João 5:30.

    De Deus são os Céus, a Terra, o Mundo e a sua plenitude - Salmos 89:11
    O Filho do Homem (Jesus Cristo) NÃO TEM ONDE RECLINAR A CABEÇA - Mateus 8:20

    E o pior das incoerências, quanto a Jesus Cristo ser Deus, é o fato de ele poder ser tentado, como sugere o texto de Mateus 4:1-11. Se Jesus Cristo, não tivesse chance alguma de ceder a uma tentação, não faria sentido algum passar por ela.

    "A seguir, foi JESUS FOI LEVADO pelo Espírito ao deserto, PARA SER TENTADO PELO DIABO. E depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome.
    Então, O TENTADOR, aproximando-se, LHE DISSE: Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães.
    Jesus, porém, respondeu: está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus.
    Então, o Diabo o levou à Cidade Santa, colocou-o sobre o pináculo do templo e lhe disse: Se és Filho de Deus, atira-te abaixo, porque está escrito: Aos seus anjos ordenará a teu respeito que te guardem; e: eles te susterão naas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra.
    Respondeu-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus.
    Levou-o ainda o Diabo a um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles e lhe disse: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.
    Então, Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto.
    Com isto, o deixou o Diabo, e eis que vieram anjos e o serviram.

    Tiago 1:13, diz: "... DEUS NÃO PODE SER TENTADO PELO MAL..."

    Se Jesus Cristo podia ser tentado pelo Mal, então prevalece a indefinicão quanto à questão: "Jesus é Deus ou não?"

    Cabe, ainda, outras questões aqui:

    Jesus se enganava, e por isso, às vezes pensava que fosse Deus?

    Os escritores do Novo Testamento se enganaram ao retratá-lo como Deus, enquanto ele tinha cosnciência de que não era?

    Às vezes ele era mais homem e menos Deus e vice e versa?

    ResponderExcluir
  5. Edis,

    Vou simplificar minha resposta para ti, pois tudo que você colocou há uma única explicação bem simples para ela.

    Jesus enquanto aqui na terra era Deus, porém como se diz em Filipenses 2:6-11 o mesmo se humilhou, esvaziando-se de si mesmo, para que na mesma condição que nós sofresse NOSSAS TENTAÇÕES como humano, nossa DORES como humano e VENCESSE o pecado como humano.

    Mesmo assim vemos sempre Ele mostrando o seu poder como Deus. Ora, só Deus pode perdoar pecados e o mesmo tomou para si esta condição.

    Por fim, NUNCA VI PARTE ALGUMA JESUS SE ENGANANDO.

    No mais, o próprio artigo já dei amostras que o mesmo se mostrou como Deus, ainda mais dizendo que Ele é Deus, ao dizer EU SOU.

    Hoje no entanto, ele não está mais enfraqueça, pois venceu o pecado na mesma condição que a nossa! Está cheio de sua glória novamente!

    PEÇO QUE LEIA Dt. 29:29 e entendas que certas coisas, só Deus sabe, e nossa mente por enquanto não pode entender.

    ResponderExcluir