Seja bem vindo

"Bem aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na Lei do Senhor. Bem aventurados os que guardam suas prescrições e o buscam de todo o coração; não praticam iniquidade e andam nos seus caminhos. Tu ordenaste os teus mandamentos, para que os cumpramos à risca. Tomara sejam firmes os meus passos, para que eu observe os teus preceitos." Salmos 119:1-5



terça-feira, 3 de julho de 2012

Onde foram parar as 10 tribos perdidas de Israel? Será que estão perdidas mesmo?



Se pegarmos a própria palavra de Deus veremos que a mesma nos dá a resposta para essa indagação, mas antes quero levantar alguns argumentos que certas tem feito com relação a tema.

Há um surgimento de grupos que dizem que as 10 tribos (todas menos Judá e Benjamim) estão perdidas em muitas nações após o exílio assírio e babilônico.

Alguns dizem que estão em países da África, China, Irã, Índia, até mesmo nas Américas.

Bem queridos leitores, isto não passa de pura especulação! É óbvio que nessas nações para onde foram exilados, muitos do povo hebreu assimilaram a cultura, religião e se ligaram ao povo daquela localidade, perdendo assim sua identidade.

É preciso ter um conhecimento histórico bíblico e extra bíblico para falar com exatidão sobre o assunto, no caso, tenho os dois e por isso tentarei explicar essa confusão que muitos tem feito.

Após a morte de Salomão, o reino unificado (as 12 tribos) da nação israelita foi quebrado, sendo que ficaram Judá e Benjamim sob o nome de Judá, a tribo de Levi que não era contada, em sua grande parte ficaram no chamado reino do sul, que era Judá (Judá, Benjamin e boa parte de Levi, que serviam ao Deus de Abraão em princípio).

A outra parte (10 tribos) ficaram com Jeroboão, que instituiu o culto a deuses pagãos, sendo chamado de reino do norte, ou Israel.

O reino do Norte (Israel) foi exilado não pelo império babilônico, mas sim pelo império Assírio e bem antes do exílio do reino do sul (Judá). Criando assim a Samaria, onde se misturou os povos das 10 tribos (os pobres) com outras nações que para lá foram levadas, por isso que na época de Jesus os judeus não se davam com os samaritanos, pois eram mestiços do remanescente de Israel com os povos de outras culturas, tendo um judaísmo falsificado, ecumênico.

A bíblia fala mais sobre o exílio do reino do sul, que durou 70 anos e logo após o regresso dessas tribos (Judá, Benjamim e Levi). O fim do exílio do reino do norte não é mencionado, porque nunca ocorreu esta restauração ( 1 Crônicas 5:25-26) .

PORÉM É IMPORTANTE MANTERMOS ATENÇÃO AO TEXTO BÍBLICO:

Em livros como Esdras, Reis, Neemias, bem como nos evangelhos como, por exemplo, em Lucas 2:36 onde vemos uma mulher que pertencia a uma das 10 tribos de Israel (Aser), temos relatos que MUITOS dessas 10 tribos do reino do norte (Israel) não se perderam, pelo contrário, escolherem se ajuntar com as tribos do reino do sul.

Na época mesmo da ruptura da unificação dos reinos sob Roboão, muitos das 10 tribos do norte escolheram ficar com o reino do sul, antes mesmo do exílio como vemos em 2 Crônicas 11:14-17; 15:9 e 19:4).

Outra época em que muitos do reino do norte que já estavam no exílio se ajuntaram com o reino de Judá, foi quando este estava voltando do exílio babilônico para sua terra (Vide nos livros de Esdras e Neemias).

O fato é que a Assíria e a Babilônia receberam tanto o reino do norte como o sul, sendo que a Babilônia dominou a assíria depois, fazendo uma mistura entre os dois reinos (Jeremias 50:33).

Se lermos o Novo Testamento veremos ainda que o mesmo em parte alguma fala em tribos perdidas, pelo contrário, encontramos os apóstolos falando às e das 12 tribos como em Atos 26:7, Tiago 1:1, Atos 2:14, 22. Natanael foi chamado de israelita (João 1:47).

Em Apocalipse temos textos onde se refere as 12 tribos de Israel nome a nome na parte dos selados.

Há também livros históricos como o de Flávio Josefo que fala a respeito das tribos que foram dispersas, mas não diz que há tribos perdidas.

Para resumir e concluir, na época de Jesus as 12 tribos existiam e não tinha nada de “10 tribos perdidas”.

Mesmo após a diáspora (ano 70 d.c) que o império romano impôs sobre o povo hebreu (mais um exílio de quase 2 mil anos), não tem essa de tribo perdida! O negócio é que o povo judeu é uma mistura de todas as tribos, mas Deus sabe quem é quem, ou seja, quem é de cada tribo.

Há ainda muitos judeus espalhados pelo mundo, mas não tem essa de tribos perdidas. O fato é que o Senhor Deus de Israel, através de Jesus (Yeshua) reunirá todos que andam dispersos (não perdidos) para seu retorno Jeremias 23:5-8.

O povo judeu atual não são apenas oriundos de duas tribos como dizem, mas são a mistura das 12 tribos, a única que desapareceu foi a de Dã, sendo substituída por um dos filhos de José. Só que muitos ainda estão habitando em outras nações, faltam ainda muitos voltarem para sua terra.

O norte trouxe os primeiros dispersos da diáspora (Alemanha, Rússia, Polônia, Irã, Iraque e outros países do Oriente médio). Devagar as outras nações estão enviando os outros filhos de Israel (Estados Unidos que possui uma colônia judaica imensa, Brasil, Argentina e outros).

Quem é de origem judaica, sabe que é descendente de alguma das 12 tribos, assim não tem como subsistir essa teoria das 10 tribos perdidas, pois não há tribo perdida. Muitos estão sendo levados para Israel, como grupos que permaneceram fiéis a Torah e aos costumes judaicos em localidades como na Índia, Somália, Nigéria, Etiópia e até na China.

O Rabi Akiva desta forma estava completamente errado em sua tese que as outras 10 tribos estavam perdidas para sempre, se ele lesse mais a bíblia e não ficasse tão dedicado a ensinamento de homens, veria que a própria narra a história!

Termino pedindo para que cada pessoa que crê na palavra de Deus, continue ou comece a interceder sempre pelo povo de Israel, que já sofreu muito.

Peço que leiam Romanos e entendam o quão importante é o amor de cada cristão pelo povo de Israel. Lembrem-se, a cegueira espiritual do povo judeu é a causa da misericórdia para os gentios (nações), quanto mais será quando receberem a revelação do seu Redentor!

Que Deus vos abençoe, e que todo anti-semitismo caia por terra! (Isaías 40:1).

Artigos relacionados:
Judaizantes, os judeus "paraguaios".

Devemos guardar o sábado ou o sétimo dia?
http://templojovemvirtual.blogspot.com.br/2012/01/devemos-guardar-o-sabado-ou-o-setimo.html
Por que a maioria dos judeus não aceitou e não aceita a Jesus como Messias?
Pessach, a verdadeira páscoa
Adventistas do sétimo dia

27 comentários:

  1. mateus 10:5-8
    Ha sim ovelhas perdidas da casa de ISRAEL, o proprio YESHUA falou isso

    ResponderExcluir
  2. As dez tribos são os indigenas do Continente Americano.

    ResponderExcluir
  3. Quando diz em Esdras, relata que as tribos do norte exilados na as assíria atravessaram o rio Eufrates pelo estreito de bering onde DEUS parou as águas por um ano e meio para passarem a uma outra terra chamada de terra estranha e ainda não a habitava ninguém, e lembrando que até o século 19 Israel fazia parte do continente africano. E retornado no assunto ao atravessarem o rio Eufrates dendo para as águas é claro a do oceano, para onde será que foram é só ler os relatos bíblico ou da história e olhar o mapa continente americano,por isso que os espanhóis chegando aqui tanto na america do norte, central

    ResponderExcluir
  4. Estudem mais em fontes confiáveis, vocês estão bem equivocados (tempos do fim e anonimo).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe a demora Samuel, lembrando que o site mudou de nome, agora é: http://www.negroseindios.com
      Na verdade quem está enganado é vc, não por culpa sua, mas pela influencia do poder religioso.
      E este engano se dá talvez por vc não ter as escrituras.
      O povo que foi chamado de indio, são os componentes das dez tribos descendentes de de Abraão, e os negros trazidos em navios negreiros são os da tribo de Judá, de onde nasceu o profeta Jesus.
      Portanto não se confunda com os judeus, mesmo estando o nome judeu escrito na bíblia.
      Parabens ao Anônimo,parece que ele tem a escritura.

      Qualquer dúvida: contato@negroseindios.com

      Excluir
  5. Existe sim outras tribo, os Judeus são apenas Judeus, eles não todos os Israelitas? Você sabia que os primeiros Israeltas eram negros?, e que também os primeiros Egipcios eram negros?. Leia a História amigo, você está totalmente equivocado. Você sabia que a Bíblia que você foi adulterada pela igreja católica?. Que não há separação de novo e velho testamento?. Pesquise mais. Eu sou um dos descendes de Israel, minha ascendência é Africana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quase sempre alguem prega por aí com o título: como surgiu o povo negro?
      Então eles falam, falam e não dizem nada.
      Na verdade a pergunta seria esta: Como surgiu o povo branco?
      A raça negra é primitiva, enquanto a raça branca surgiu após o dilúvio.
      O povo do Egito era negro, o povo Hebreu eram moreno ou mulatos.
      O judeu é um povo de origem branca, e não são descendentes de Abraão, quanto a bíblia foi escrita pelo catolicismo.

      Excluir
  6. Existe sim outras tribo, os Judeus são apenas Judeus, eles não todos os Israelitas? Você sabia que os primeiros Israeltas eram negros?, e que também os primeiros Egipcios eram negros?. Leia a História amigo, você está totalmente equivocado. Você sabia que a Bíblia que você foi adulterada pela igreja católica?. Que não há separação de novo e velho testamento?. Pesquise mais. Eu sou um dos descendes de Israel, minha ascendência é Africana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Judeus Asquenazes, Asquenaz não é de origem semita, e sim Jafetita, estes atual Israel são usurpadores, criados pela ONU, o mundo atual regeita completamente a idéia de um Cristo negro, por isto este sistema criou um Salvador nos padrões físicos dos atuais dominadores do mundo, pois um branco não vai jamais na sua alta arrogância se ajoelhar perante a imagem de um Cristo negro, leiam as escrituras e vejam como vive Israel quando está em desobidiência á Deus, sofrendo, padecendo grandes nescecidades, oprimidos pelos inimigos e etc.. agora me respondam se este atual Israel vive de acordo com a palavra de Deus, vejam se eles fazem conforme os ensinamentos de Jesus, mas no entanto são muito prósperos, ricos uma grande potência bélica, Israel ou "Yashurum" está espalhado sim pelo mundo, e nem mesmo tem a sua memória, nem mesmo sabem que são israelitas, e cumprem todas as maldições por desobidiência descritas na bíblia, essa é a marca que possibilita a sua identificação, mas o mundo foi enganado, mas como no vale de ossos secos eles estão ganhando vida e saindo da sepultura, e o mundo ficará maravilhado quando Israel voltar de fato para tomar de volta a sua herança.

      Excluir
    2. Aff... la vem mais um com essa baboseira de que os verdadeiros judeus são os africanos.
      Amigo, exames genéticos ja PROVARAM mil vezes que os judeus são um povo semita, tanto os asquenazis (judeus do leste da europa), quanto os sefarditas (judeus de portugal, espanha e norte da africa) quanto os mizraitas (judeus da siria, iraque, Irã, arabia).
      Os judeus asquenazis possuem haplotipo J1, que é o haplogrupo mais caracteristico do oriente médio.
      Os africanos subsaarianos possuem haplogrupo L, bem distante dos do oriente médio.

      Isso sem falar no idioma, na culinaria, nas tradições musicais, etc, que as comunidades judaicas mantiveram ao longo da idade media. Se você pega o ritual das sinagogas sefarditas, o das mizraítas e das asquenazita, vai ver que são quase a mesma coisa, com pouca mudança (mesmo sendo comunidades muito distantes entre si, com 2000 anos de separação). Até as musicas são quase as mesmas. Mesmo nas épocas sem internet, manter tradições tão identicas estando tão distantes uns dos outros não é coincidência.

      PARE de querer usurpar a cultura e a identidade dos outros grupos.
      O seu povo tem uma história linda e você deve se orgulhar disso sem querer desmerecer ninguém, nem se apropriar da identidade de ninguém.

      Excluir
    3. O seu povo não possui ligações genéticas (NENHUM PAÍS AFRICANO ALÉM DO MARROCOS, LIBIA E EGITO (que sao os paises com mais judeus e arabes da africa) possui notoriamente o haplogrupo J1 e J2, que são haplogrupos originarios do oriente medio)

      NENHUM país da Africa guarda raízes linguisticas no hebraico, mas sim em idiomas protoafricanos

      NENHUM país da Africa possui tradições de guarda de sábado, de comemoração de Páscoa, da festa dos tabernaculos, pentecostes, etc

      NENHUM. E vc vem dizer que essas comunidades, que mantem tradições a centenas de centenas de anos, que foram expulsas de vários países ao longo das eras, que foram mortas, discriminadas, stc.. vem dizer que essas comunidades é que são as "impostoras"? Me poupe.

      Eu como historiador fico vermelho de raiva quando vejo esse tipo de idiotice aparecendo.

      Ame seu povo sem querer roubar a cultura de nenhum outro. Vocês infelizmente não possuem ligação genetica com o oriente médio. E não estou especulando nada. É fato. Basta pesquisar em vários artigos acadêmicos, não em blogs como você faz. Leia sobre o haplotipo Cohen, que os judeus cuja tradição diz que são da tribo de levi possuem. Leia sobre as raízes semiticas do Yiddish, do ladino, do judeo-tat, do neo-aramaico.. linguas faladas pelos judeus de certos lugares ao longo das eras.

      Excluir
    4. Resumindo: a comunidade asquenazi não apareceu do nada. Ela está totalmente documentada, desde o preconceito sofrido na idade media até o isolamento na epoca do renascimento até o massacre nazista.
      Tem certeza que eles é que são os impostores?

      Me poupe. Pelo minimo de respeito e honestidade que há em vocês, PAREM de tentar subverter a história e desmerecer povos que são muito mais antigos que o Brasil.

      Excluir
  7. Parem de tanta besteira vão atrás da salvação de suas almas a bíblia fala que o próprio Deus trará de volta todas as tribus de Israel e serão novamente um só povo, isso será próximo do fim dos tempos

    ResponderExcluir
  8. kkkkkkkkkkkk .... falta de geografia e historia faz diferenca enorme ..... quantas asneiras, eh perder tempo discutindo Sr.Samuel Elias, vamos rir juntos. kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  9. Nunca haverá restauração fisica de Israel em que todos as tribos se ajuntarão em Israel. A restauração é no Salvador (Messias), quando todo o Israel será restaurado pela fé Nele. Essa história de retorno em 1948 é tudo enganação da ONU, esse povo que estyá em Israel é Khazaris e não é da tribo de Judá. É tudo uma enganação.

    ResponderExcluir
  10. Vejo muitas teorias e algumas até concordo. Penso que muitos querem estar entre "escolhidos" por genética, mas negligenciam a palavra. Negam a onisciência de Deus e seus planos perfeitos. Diminuem Deus a vítima de circunstâncias socioambientais, sociopolíticas e planos maquiavélicos humanos.

    "Em terras estrangeiras cavei poços e bebi água. Com as solas dos meus pés sequei todos os riachos do Egito".
    " ‘Você não soube que há muito eu já o havia ordenado que desde os dias da antigüidade eu o havia planejado? Agora eu o executo, e faço você transformar cidades fortificadas em montões de pedra.
    Isaías 37:25,26" - "Então o anjo do Senhor saiu e matou cento e oitenta e cinco mil homens no acampamento assírio. Quando o povo se levantou na manhã seguinte, só havia cadáveres!
    Isaías 37:36".

    Já ouvi pregadores dizer que o povo de Israel foi para o Egito pela grande fome...??? Então Deus é vítima do clima?

    Da mesma forma amigos a salvação veio ara todos! Os planos de Deus não sei, mas seus propósitos são claros. "A salvação chegar a toda a criatura!". Por esse motivo Abraão teve Ismael com Agar. "Ou também foi desobediência fora controle de Deus?" Como diz Paulo "Quer comam ou não o objetivo e não escandalizar o irmão", pios de resto nada tem proveito. O sábado é para o Homem e não o inverso. Partindo deste princípio todas as coisas são para o bem de quem ama a Cristo e se está em Cristo está no Pai e se no Pai está fará as boas obras. Então paremos de digladiar intelectualidades e descendências nobres e faremos a boa obra que edifica e traz a salvação. A Paz a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse pensamento vc tbm acredita na predestinação?

      Excluir
  11. DEUS ama a todos e querem que todos se salvem,meu pai falava muito de tradiçôes do lava pés em nossos parentes casamento entre familiares, quase todos eram casados entre primos,eram criadores de ovelhas e bois cavalos e outros tinha até estrela de daví com seis pontas mais ele não sabia das origéns apenas falava que existia um parente que era historiador e tinha por escrito as origéns dos nossos ancestrais, mais nunca se intereçou para saber até porque ele morava longe mais tudo com o tempo se perdeu, depois de estudar essas coisas e mais outras cheguei a descobrir esta realidade em nosso meio e descobri que somos de origem hebraica, muito de nós somos de olhos claros tonalidade azul e verde é muito comum em nossos parentes fazendo estudos de historia do brasil descobri que nossos ancestrais vieram para o brasil em meados do seculo desesseis isso é para confirmar as escrituras que diz eu vós dispersarei por entre as nações mais no fim depois reunirei os dispersos dos quatros canto da terra então isto é fáto e não invenção, agora digo não me sinto melhor que ningúem pois DEUS ama a todos e quer que todos se salvem como no começo digo também agora

    ResponderExcluir
  12. Essas idéias de judeus azquenazes, e que os atuais judeus, não são israelitas, não tem nenhuma fundamentação científica, histórica ou factual, vcs estão entrando na canoa furada que Adolf Hitler lançou, ele tinha tanto ódio do povo judeu, que distorceu o texto bíblico, para dizer que os atuais judeus, não são israelitas. Quanto a etnia branca hj do povo judeu, já foi comprovado cientificamente, que ela foi causada por anos e anos de mistura genética com povos arianos, com isso a pele morena dos judeus antigos foi gradativamente ficando mais clara. O atual povo judeu, tem 95.5% da sua genética compatível com a genética semita coletada em amostras ósseas de corpos achados na Fortaleza de Massada, de componentes da seita dos Essênios, seita essa do antigo judaísmo. Não tem como contestar esses fatos, isso já foi comprovado cientificamente

    ResponderExcluir
  13. Hoje em dia as doze tribos de Israel estão espalhadas por outros países como:

    -Rúben, está na Jordânia

    -Gade, está na Jordânia

    -Manassés Oriental, está na Jordânia e na Síria, maior parte na Síria

    -Naftali, está no Líbano e em Israel, maior parte no Líbano

    -Aser, está no Líbano e em Israel, maior parte no Líbano

    -Zebulom, está em Israel

    -Issacar, está em Israel

    -Manassés, está em Israel

    -Efraim, está em Israel

    -Dã, está em Israel

    -Benjamim, está em Israel

    -Judá, Egito e Israel, maior parte no Egito

    -Simeão, Israel

    Conclusão: 7 tribos de Israel ainda tem a sua parte inteira em Israel

    Judá, Benjamim, Dã, Efraim e Manassés estão lutando para não perder as suas terras para a Palestina.

    ResponderExcluir
  14. Romanos 9 e Oseias 1 e 2 respondem essa pergunta. As 10 tribos ou Casa de Israel,também chamada nas profecias de Efraim representa os gentios que unidos com a casa de Judá (Judeus) em Cristo (uma só cabeça) forma um corpo, a Igreja.

    ResponderExcluir
  15. Concordo com tudo o que você disse... O povo judeu é formado por pessoas dos dois reinos. Muito da semente dos dois reinos se misturou entre as nações e o grosso do Reino do Norte foi rejeitado por Deus é dito pelos profetas, mas em Cristo esse povo é unido em Deus através de Cristo, segunda a proficia de Oseias. O próprio Apóstolo Paulo cida a profecia em Romanos 9, se referindo aos Gentios. Quando as pessoas dizem tribos perdidas, na verdade o entendimento da mistura da semente de Jacó pela qual Deus faz principalmente pela Casa de Israel, Efrain ou Reino do Norte, mas também acontece pelo Reino do Sul pelo cativeiro na Média e Persa, descrito em Esdras, pela qual os Judeus deixam para trás seus filhos e suas mulheres heteias..... Esse é um segredo profundo, escondido na profecia, que o Apóstolo Paulo nos mostra em Romanos, Efésios. O próprio Apóstolo Pedro mostra isso em sua carta, Tiago também.

    ResponderExcluir
  16. Se ficarmos discutindo o D.N.A. dos povos embasados em titulos de universidades8 tão somente , não chegaremos a lugar nenhum e nao vai sobrar tempo e ânimo para conhecer o verdadeiro Messias.

    ResponderExcluir
  17. Tudo o que sei e que penso e q o povo de Israel e o povo escolhido de Deus está escrito. So que na minha ignorância não consigo entender como serão salvos se nunca aceitaram o filho de Deus

    ResponderExcluir
  18. Eu não tbm não acredito que Jesus Cristo era loiro de olhos azuis. Jesus nasceu na Judéia e o povo do deserto era moreno

    ResponderExcluir