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"Bem aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na Lei do Senhor. Bem aventurados os que guardam suas prescrições e o buscam de todo o coração; não praticam iniquidade e andam nos seus caminhos. Tu ordenaste os teus mandamentos, para que os cumpramos à risca. Tomara sejam firmes os meus passos, para que eu observe os teus preceitos." Salmos 119:1-5



domingo, 8 de julho de 2012

Jesus foi uma criação de Deus? Pode ou não ser adorado?



De algum tempo para cá, tenho notado que algumas pessoas tem tido este questionamento, principalmente após ser abordado por testemunhas de Jeová.

Esse movimento surgiu em meados do século III com Ário ( arianismo), que afirmava que Jesus foi um ser criado, não da mesma substancia e nem co-eterno com o Pai, assim sendo, NÃO digno de adoração, pois não é Deus.

Utilizam-se de três versículos mal interpretados e fora de um contexto verdadeiro que são:
Primeiro: Colossenses 1:15 que diz “o qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda criação”.

Ora, afirmar que Cristo Jesus é uma criação neste texto é um absurdo, ainda mais que no próximo versículo (Cl 1:16) mostra claramente sua majestade e divindade!

O que este texto mostra com a palavra “primogênito” não é que ele (Jesus) foi a primeira criatura que Deus fez, MAS sim que é O HERDEIRO DE TODA CRIAÇÃO. Como em Êxodo 4:22 o termo se refere “escolhido” ou mais desejado”.

Se lermos todo texto (Cl 1:15-17) veremos que Cristo é Deus POIS tudo foi criado por ele e para ele, ora isto é somente para Deus, se ele tem estes atributos, então Jesus é Deus! O verso 17 é profundíssimo ao dizer “Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste.” Isto mostra claramente o quão equivoca-se quem usa este texto para tirar de Cristo sua divindade ao colocá-lo na mesma posição que nós ou aos anjos.

Segundo: Apocalipse 3:14 que diz “...a testemunha fiel e verdadeira, o principio da criação de Deus”.

Tentar afirmar que Jesus é uma “criação-coisa” com este texto é algo muito perigoso.

A palavra grega que João usa neste texto é arkhé e é utilizada como em outros textos (Lucas 12:11; 20:20; Tito 3:1) para denotar Governo ou Soberano, pois é destinado a pessoas como neste caso. Assim, este princípio é o principado, ou seja, o Soberano da criação de Deus.

Desta forma, nada se diz que Jesus foi uma criação!

Terceiro: Provérbios 8:22 que diz “O Senhor me criou como a primeira de suas obras, o princípio dos seus feitos mais antigos”.

Este texto ao ser aplicado a Jesus está errado.

O que foi criado aqui é a SABEDORIA e mesmo assim esta palavra criada estaria mal empregada no original que é “quanah”, onde em outras passagens é traduzida como “adquirir”, “possuir” ou “comprar”.

A bíblia de Estudo Genebra mesmo, mostra o real sentido da tradução que diz “ O Senhor me POSSUÍA no início de sua obra”.

Mesmo sem precisar ir para o texto em hebraico original para defender que Jesus não foi uma criação, em Pv 8:23, ou seja, um versículo adiante, mostra claramente que até mesmo a sabedoria não foi criada, mas que ESTAVA com Deus desde a ETERNIDADE.

Cai por terra mais um argumento deles.

Jesus pode ou não ser adorado então?

Ao referir-se a Jesus como sendo uma criatura, logo também este não poderia ser adorado, mas como vimos acima, o mesmo não foi uma criação de Deus, pois Ele mesmo era Deus.

Peço que leiam em um link que irei disponibilizar abaixo, um artigo que fiz dizendo se Jesus era Deus ou não.

Bem, mesmo assim, é bom esclarecer se Jesus mesmo sendo Deus pode ser adorado.
O texto que mais gosto para elucidar isto está em Hebreus 1:6 que diz “... ao introduzir o Primogênito no mundo, diz: e todos os anjos de Deus o ADOREM”.

Ora, assim como em Salmos 89:27, esta primogenitura não significa “gerado antes dos outros”, MAS sim “a posição mais elevada”.

Hebreus 1:2 diz “...nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo”. Se continuarmos o texto, ele nos revela que Jesus era a EXPRESSÃO EXATA do seu Ser. Ora, se Cristo Jesus era exatamente Deus, então é digno de ser adorado.

As pessoas tendem a achar que a palavra Filho denota outra pessoa, sendo que Filho não é outra pessoa (Deus é único), mas sim outro estado divino (João 1:1).

Deus é espírito e não pode ser visto por homem algum, ainda mais que habita em lugares inacessíveis pela luz (1 Timóteo 6:16), sendo que ele se mostrou para a humanidade e para toda a criação através de Jesus ao assumir uma forma corpórea (João 14:9b).

Assim, posso afirmar que Ele não é um “Deus em escala inferior”, ainda mais por existir somente um Deus, ele é Deus em sua EXATA PLENITUDE no estado pré-encarnado e após a obra na cruz. Desta forma, digno de receber adoração.

Mesmo aqui na terra, tendo se esvaziado de sua glória (Filipenses 2:5-7), se diminuiu para passar por nossas fraquezas no mesmo nível que nós (João 14:28), ainda sim recebeu adoração de toda sua criação e em momento algum repreendeu alguém por assim ter feito. Vemos isto em João 9:38, Marcos 5:6, Mateus 8:2, João 20:28 e em outros textos.

Por fim, termino este artigo confessando que no início, quando comecei a conhecer toda palavra de Deus (o AT e NT), tive certa dúvida se prestava adoração a Jesus ou não, até que ao me aprofundar no estudo bíblico, vi que se este é Deus e como o mesmo foi julgado por muitos por se assumir assim (João 8:58; 10:33; 5:23-26; 19:7-8), bem como sendo adorado por sua criação, o mesmo é digno de receber louvor e adoração. Se lermos Apocalipse, veremos que o mesmo recebe a adoração em diversas partes.

É bom dizer também que a palavra Senhor que foi utilizada para Deus na tradução do AT para o grego é a mesma empregada para Jesus no grego do NT – Kyrios. Assim, para um judeu chamar Jesus de Senhor é o mesmo que referir-se a Ele como Deus e vemos isto no Novo Testamento, INCLUSIVE Paulo!

Que Deus vos abençoe e que cresçam no conhecimento de nosso Senhor e salvador Jesus o Cristo.

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A Importância do batismo nas águas e da Ceia do Senhor:
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