Seja bem vindo

"Bem aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na Lei do Senhor. Bem aventurados os que guardam suas prescrições e o buscam de todo o coração; não praticam iniquidade e andam nos seus caminhos. Tu ordenaste os teus mandamentos, para que os cumpramos à risca. Tomara sejam firmes os meus passos, para que eu observe os teus preceitos." Salmos 119:1-5



segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

A providência divina


Vemos a mão de Deus sustentando todas as coisas. Ele tem o controle sobre tudo e todos (vide o artigo “Deus é onisciente?”) e nele subsiste toda a vida.
Sabemos que o universo é regido por leis, sendo que seu maestro é Deus por meio de sua palavra, seu poder, sua majestade.
É notório seu controle sobre os seres inanimados, sobre os vegetais, animais e o próprio homem.
Sobre a matéria inanimada temos textos como os de Jó 9:5-8, Salmos 74:16-17, Salmos 104:32, Mateus 5:45 e Isaías 40:12. Estas passagens como outras, se vê claramente que Deus estende sua providência real sobre todas as coisas matérias – sobre os céus e a terra, as montanhas e os mares, o dia e a noite, o verão e o inverno, o sol e as estrelas, os montes e o pó, raios e chuva.
Devemos então entender que a mão do Senhor é que governa irresistivelmente estas substancias materiais. Por mais cético que possa ser a pessoa, é incabível, ou inconcebível crer que tudo é obra do acaso essa perfeita harmonia entre estes elementos.
Portanto, esta providência vem do Senhor.
Há também sua providência sobre a criação vegetal. Vemos isto em textos como os Salmos 104:14-16, Mateus 6:28-30. Assim como na matérias inanimada, tudo se resulta do poder divino exercido na plano divino, um seguindo um curso biológico e outro físico.
Sobre os animais irracionais temos textos tipo Salmos 104:21, 27-28, Salmos 145:15-16, Mateus 6:26 e Jó 38:41. Não há ensino mais evidente do que o fato expresso nestas passagens, afirmando que os animais e as aves e todas as criaturas vivas são dependentes da providencia de Deus. Todos recebem de Deus seu alimento, harmonizando com seus desígnios e poder.
Há providência divina sobre o comportamento dos seres humanos. Textos como Provérbios 15:3, Provérbios 21:1, Jeremias 10:23, Provérbios 16:9, Salmos 103:19 e Atos 17:28.
A natureza da providência divina é universal em extensão, e pertence a todas as coisas em todo lugar, grande e pequenas, porque “os olhos do Senhor estão em todo o lugar”. Nada pode escapar ao controle da sua providencia onisciente. Tanto os anjos como os homens, ou qualquer outro ser no universo, depende da providencia divina (Mateus 10:29).
Podemos utilizar o exemplo de José, vendido impiedosamente por seus irmãos para o Egito, mas que Deus em sua boa providencia cuidou para que o mal se revertesse em benção; por isso José disse a seus irmãos: “Vós bem intentastes mal contra mim, porém Deus o tornou em bem, para fazer como se vê neste dia, para conservar em vida a um povo grande” (Gênesis 50:20).
Isto nos ensina que a lei divina governa os homens, negar isto é tentar retirar de Deus seus atributos. Podemos ainda estender seus governo a todos os atos dos agentes morais.
Tal feito não anula o livre arbítrio da humanidade, porém ao mesmo tempo pode influir sobre a responsabilidade humana. Sabemos que seu governo estende-se a toda Sua criação, devemos nos lembrar sempre de que este governo é exercido com sabedora e levando sempre em conta a atuação moral do homem.
Por último, há também a providência particular de Deus. As escrituras estão cheias de instruções sobre a oração, acompanhadas de promessas de que nossas orações serão ouvidas e respondidas.
Diante disto, supor que Deus, depois de ter criado o mundo, retirou-se, deixando que a natureza e suas leis (naturais) governassem todas as coisas do melhor modo possível, é um grande erro.
Como vimos anteriormente, se Deus retirasse por um só momento a sua mão providencial da criação, a natureza inteira mergulharia no caos. Pois aquele que fez todas as coisas, sustenta as mesmas pela palavra de seu poder.
Passagens como Jó 13:15, Isaías 43:2 e Romanos 8:28 demonstram que devemos confiar na providência de Deus sobre nossa vida.
Todo crente em Jesus deve ter a consciência que Deus esta acima e governa sobre tudo e todos. Então não fiquemos ansiosos por nada, mas busquemos o Reino de Deus e sua justiça, e todas as outras coisas nos serão acrescentadas, está é a palavra de Deus para toda aquele que vive por fé!
Que Deus vos abençoe e jamais perca sua confiança no Senhor, que é Senhor de tudo. Ele nunca perde o controle de nada.
Artigos relacionados:
Teorias da conspiração sobre a bíblia:
Não deixe de ler os artigos mais acessados na parte final do blog.

2 comentários:

  1. Caro pastor, sou um assíduo leitor do seu blog,e queria parabenizá-lo pelas palavras edificantes e oportunas.Gostaria de sugerir um tema, para o senhor discorrer, já que tenho dúvidas sobre o mesmo.Bem , sobre uma pessoa que não teve a oportunidade de conhecer Jesus Cristo(sabemos que atualmente existe tribos ainda isoladas e que missionários, e pregadores do evangelho ainda não chegaram por lá),e esta falecer sem saber da verdade.O que a íblia diz sobre ela?Terá uma segunda chance?Abraço e obrigado desde já.

    ResponderExcluir
  2. Olá Marcos Vinícius...

    Obrigado pelo elogio ao blog.

    Com certeza estarei fazendo um artigo comentando sobre isto.

    Postarei esta semana "Jesus é Deus?" e o próximo será este que voce sugeriu.

    Abraços e fique com Deus.

    ResponderExcluir