Seja bem vindo

"Bem aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na Lei do Senhor. Bem aventurados os que guardam suas prescrições e o buscam de todo o coração; não praticam iniquidade e andam nos seus caminhos. Tu ordenaste os teus mandamentos, para que os cumpramos à risca. Tomara sejam firmes os meus passos, para que eu observe os teus preceitos." Salmos 119:1-5



segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Yeshua, Yehoshua ou Jesus, qual é o nome certo que devemos usar?

Faz algum tempo que eu queria escrever um artigo sobre isto, mas julguei outros temas mais importantes e só agora quis falar sobre tal polemica que muitos estão levantando sobre a maneira certa de pronunciar o nome de Jesus.
Muitos estão escrevendo e falando sobre isto na internet, em livros e até mesmo em pregações dentro das igrejas.
Falam que quem esta usando o nome de Jesus, está na verdade adorando o deus Mitra, que o nome de Jesus no hebraico é “deus-cavalo” e no grego é “deus-porco” e por aí vai.
O que me chama a atenção é a cegueira de pessoas que seguem estes falsos profetas que querem perverter a fé dos que são mais fracos. Muitos seguem estes “líderes” de forma que se opõe dentro de suas igrejas, levantando uma bandeira herética sem nem ao menos pesquisarem se é o ou não verdade o que tais “líderes” pregam.
Primeiramente gostaria de saber onde tais “líderes da verdade” estudaram o hebraico e o grego, pois queria dizer para eles que tal escola é a escola mais fajuta que já vi. Se fizeram pegando o valor numérico das letras piorou, porque estão querendo achar chifre em cabeça de cavalo, ou seja, são especulações atrás de especulações completamente infundadas, tipo aquela bobagem que teve no passado sobre o código da bíblia.
O que mais precisamos, é buscar o respaldo da palavra para isto. O nome nada é em si, sem a pessoa que dá o sentido ao nome. Por exemplo, existem muitos nomes de Samuel, mas só existe um Samuel (que sou eu) dá sentido ao nome Samuel que e refere a minha pessoa.
Se você for em Israel ou mesmo entre os judeus aqui no Brasil, muitos tem o nome Yeshua, Yehoshua, mas posso garantir que nenhum deles é o Messias, pois não é o nome que faz a pessoa, mas a pessoa que faz o nome.
Da mesma maneira é com o Nome Jesus, Yeshua ou Yehoshua, independente de como falar, o nosso intuito esta vinculado com o ser que dá sentido ao nome.
Se pegarmos ainda o escrito em Isaías 9:6 veremos que o Messias tem muitos nomes, tais como “Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz”. Note que o próprio Jesus se refere a ele mesmo como Filho  do Homem (Marcos 2:10), ele não disse Yeshua, mas ele se vinculou a outro nome, sendo que muitos são filhos do homem, porém ele deu sentido singular a isto pela sua pessoa.
É algo muito simples que fazem um barulho tremendo por serem tolos.
Ademais, é bom salientar que o nome Jesus é uma forma aportuguesada da palavra grega de Iesus (língua utilizada no NT), ao que na época de Jesus o idioma era o aramaico, tendo assim o nome Yeshua e não Yehoshua, pois o último vem do hebraico massorético, que foi perdido depois do exílio babilônico, tendo sido utilizado apenas pelos eruditos da época como hoje em dia.
Jesus é o mesmo que Josué, que significa Yah é a salavação e não tem nada desta história de deus mitra ou deus-cavalo, isto é coisa de gente que não tem o que fazer ou de pessoas que querem difundir suas doideiras (mesmo tipo de personalidade do Inri cristo), até posso dizer que muitos o fazem de pura maldade, para perverter a mente dos fiéis.
Terminando então, não importa se você fala Jesus, Yeshua, Yehoshua, Isa ou outra qualquer tradução do nome de Cristo, desde que esteja vinculado com o Messias da bíblia, ele dará o verdadeiro sentido a este nome. Lembre-se que do nome de Deus tem que ser velado não pela forma escrita em si, mas sim velarmos este nome com nossas ações, com nossa vida, atitudes, fé, santidade e não na pronúncia ou escrita, pois Deus é o que é! Ele mesmo disse EU SOU O QUE SOU, em outras palavras, nenhuma palavra ou nome terreno pode não dimensionar quem é Deus. Romanos 2:24 diz que o nome de Deus é blasfemado entre os pagãos por causa daqueles que não vivem uma vida condizente com o que Deus mandou, buscam mais coisas superficiais para seguirem do que propriamente os mandamentos de vida!
Que Deus vos abençoe e continuem aprendendo a viver na graça e misericórdia de Deus, pois os que falam tais alucinações, não sabem o que é isto.

OBS.: Devido ao número de acessos e comentários em menos de uma semana neste artigo, vou explicar melhor a parte dos nomes, antes que chova um monte de comentários e terei que falar as mesmas coisas para todos.

É o seguinte, Iesous que é o nome de Jesus no grego, passado para o hebraico não fica Deus cavalo, pois o grego finaliza com ""sous" e não "sus". O hebraico ficaria assim cavalo O-IO, ou seja, "sus" sendo pronunciado a fonetica S, já Jesus (português) a fonetica do S é na verdade Z, assim, não tem como alguém dizer uma coisa desta. Também vale dizer que este U no sus em hebraico foi uma vogal inventada a uns 200 anos por Eliezer que fez a lingua hebraica atual a codificando com bases no aramaico, arabe, línguas européias, feníncio, ou seja, esta forma de se falar cavalo em hebraico atual, é diferente do hebraico massorético, que nao tem vogal. É importante também frizar que uma letra muda o sentido de tudo, como se colocar um "c" em "asa" vira casa, ou seja, com o nome Jesus é o mesmo. Ademais, também tenho que dizer que era comum uma reparada no nome judaico quando o mesmo era dispatriado, até mesmo no Brasil, muitos estrangeiros aportuguesaram seus nomes para melhor identificação (mas não muda o significado), assim o mesmo ocorreu na época desde o domínio grego, pois muitos judeus já tinham assimilado seus nomes de forma melhor pronunciada ao grego, assim os apóstolos quando pregavam para os gentios, se utilizavam a forma grega de Jesus para que os mesmos o recebecem de forma mais nacional.

Outra coisa porco em grego é χοίρος, sendo que Jesus é Ιησούς, notaram a diferença? Assim também é incorreto dizer que Jesus  no grego é o mesmo que porco.
Artigos relacionados com o tema:

Mórmons e Testemunhas de Jeová:
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/06/seitas-e-heresias-parte-i-mormons-sud-e.html

Maria, amá-la ou odiá-la?
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2010/12/maria-ama-la-ou-odia-la.html

Acessem na parte final do blog as matérias mais populares.

163 comentários:

  1. o nome de jesus tem poder!
    sem comentarios XD!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ignorancia da sua parte sou judeu messianico porco é na pronuncia hebraica sus em hebraico é cavalo e "ie" é eu sou traduzindo eu sou cavalo la em israel nunca sera identificado messias como jesus pois nunca foi o nome do mashiach se vc estudar mais a fundo e deixar de lado esse pessoal tendencioso cristão vai chegar na verdade. Shalom adonai

      Excluir
    2. muito bom leandro, não sou judeu natural, mas descendente, e firmo suas palavras sou cnhecedor do hebraico e da guimatria judaica, conheço a fundo a lenda do jesus histórico que nada mais é uma repetição da história de ísis- osiris- hórus- átis - apolo etc. um abraço de yoel mashiah.

      Excluir
    3. Você é mais entre os milhões de pseudo sábios filhos da grande prostituta, a Babel, você é mais um que veio para confundir, o nome de uma pessoas não pode ser alterado porque é um selo , a marca registrada do ser humano . Olha seu biruta, vou mudar somente uma letra de teu nome , SAMUELA , gostou? ta certo ? Durma com essa seu besta......

      Excluir
  2. Amigo vc nunca leu a biblia vc ja viu a importancia do nome,quando trocamos o nome mudamos tambem mudamos a pessoa e como dizer que foi Raul Seixas que descobriu o Brasil como fica Pedro Alvares Cabral.O nome Jesus no Hebraico onde devemos buscar a historia e lido como Iesus que na verdade siguinifica Deus e cavalo isso e fato vc sabe porque pesquisou esta no seu texto.Mais Iesus originou do Grego ai a coisa fica pior ainda Deus e porco.Atos 4,12 em nenhum outro ha salvaçao porque tambem debaixo do ceu nenhum outro NOME ha, dado aos homens para qual podemos ser salvos.Sera que o nome tanto faz.Mais qual e o nome,o nome de raiz hebraica o nome original YEHOSHUA que siguinifica Elohim e a nossa salvaçao.Fique em paz e que o Eterno te abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. È impressionante...como é que é possivel perderem tempo com essa idiotice de nomes, enquanto vidas estão indo para o inferno, e muitos de vcs colaborando prontamente com o diabo, dois dos intentos do diabo, com essas questões loucas, são: Uma, colocar a bíblia em descrédito, para que os homens não encontrem barreiras nas verdades bíblicas impedindo-os de aprovarem atos imorais e pecaminosos, e segundo, desviar a atenção do povo de Deus para impedi-los de levar pessoas a conhecer o salvador.
      Vcs por acaso querem dizer que se eu seguir a Cristo e os seus mandamentos, entretanto trata-lo por Amado da minha alma, Jesus, maravilhoso, conselheiro Ele não vai me ouvir por que não o tratei pelo seu nome original? Façam me o favor de abrir os olhos!!!O importante é o que sai do meu coração, a quem a minha alma se entrega e se deleita!
      Deixem lá de questões loucas!!!

      Excluir
    2. é isso mesmo, concordo plenamente com o sr. maria joana; nome não tem importancia.

      Excluir
    3. sabia colocação irmão, em setenta porcento. não se esqueça que infelismente a igreja católica se achou no direito de reescrevar a bíblia da forma que ela bem entendeu na época.não que houve total mudança da mesma, mas ela procurou reescreve-la da forma que pudesse manter o poder de roma e o seu povo nas mãos.sendo assim... ela concerteza por ser a casa de satã, mexeu sim no nome de jesus.

      Excluir
    4. Er incrível.. Ae aparece um retardado, porta voz de ha-satã e fala: Gente vcs estão se preocupando cm nomes enqnto almas estão indo para o inferno...
      Sim cara, e qual o nome que salva?? que liberta!? Qlqer um? Nossa, burrice sem tamanho

      Excluir
    5. YESHUA? YAHUSHUAH? YAHOSHUAH? YEHOSHU? varias colocações do nome que falam ser do messias varias provas a mostra que chegam até confudir... o eterno em sua misericordia deixaria milhoes de milhares muitos que dormem em fidelidade com o nome de Jesus ir para o inferno por inocencia? o senhor criador deixaria seu povo sucubir tanto assim na mentira? O Deus que fez chover maná no deserto o Deus que fez a terra abrir a boca engolir Corá e sua tribo inteira por conspirar contra Mosher ou Moises e Arão o Deus como matou os filhos de Eli o sacerdote por roubar e profanar o templo: ele deixaria os seus sucumbir na mentira dessa forma sem fazer nada? sendo que tudo que acontece e permissão dele? ACHO QUE NÃO... então se chegou para nós JESUS CRISTO o MESSIAS filho de Deus foi permissão dele ou estaria eu em minha inguinoracia errado?.... YESHUA YAHOSHUAH YAHUSHUAH YEHOSHUAH não desmereço nem levanto minha voz pra dizer nada contra nem dizer que são mentiras pois se fizer isso e for o nome santo e blafemia pecado esse que não tem perdao, o mesmo e o nome JESUS CRISTO ja vi tanta gente chamar Jesus de ladrão mentiroso falso profeta a besta entre outras barbaridade ja vi gente odiar pessoas como eu so pq seguem a Jesus mas eu vós digo cuidado pois não conheceis os misterios do que esta nos ceus levantam suas vozes contra JESUS e se for um nome santo estão blasfemando o pecado para condenção eterna....... YESHUA YAHUSHUAH YEHOSHUA YAHOSUAH respeito todos nem duvido nem acredito por enteiro pois uns dizem uma coisa chegam outro e falam outra coisa e tudo isso so me faz lembrar dos tempos do fins...... ja vi muita gente so pq escutou o cd do estudo do JC servir o nome de YAHUSHUAH HA´MASSIACH.... ENFIM EM JESUS ENCONTREI A PAZ EM JESUS FUI CURADO DE MISTENIA GRAVIS EM JESUS CONSIGO SORRIR DE NOVO EM JESUS BUSCO SALVAÇÃO E SANTIDADE.. E SE POR VENTURA UM DIA VIER A IR PRO INFERNO POR INOCENCIA E NÃO SABER O VERDADEIRO NOME A BIBLIA ENTÃO ESTARIA ERRADA E ELE NÃO E DEUS DE JUSTIÇA..... ALEHEM SHALO ADONAI

      Excluir
  3. yeshua nao e um nome nem no hebraico nem no aramaico yeshua e uma palavra que siguinifica salvaçao,o nome do messia e Yehoshua,vc disse que na epoca do messias a lingua era aramaica vamos ver nas escrituras."E, caindo nós todos por terra, ouvi uma voz que me falava em língua hebraica:
    Saulo, Saulo, por que me persegues? Dura coisa te é recalcitrar contra os aguilhões."
    (Atos, 26:14)vejamos que o messias falou hebraico e com certesa ele disse eu sou Yehoshua a que tu persegues.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pronto !!! taí, resumido com muita sabedoria. vão lá seus faltos de sabedoria, nas escrituras e pronto a resposta é dada. HEBRAICO. é a correta. YEHOSHUA NOME PODEROSO.

      Excluir
    2. pronto !!! taí, resumido com muita sabedoria. vão lá seus faltos de sabedoria, nas escrituras e pronto a resposta é dada. HEBRAICO. é a correta. YEHOSHUA NOME PODEROSO.

      Excluir
    3. Queridao, tu te achou o máximo pq tu leu isso foi? "descobriu" sozinho, nooossa...
      So pq apareceu uma voz q falava em hebraico e ... Rum, ele especificou querido pq no tempo nao se falava hebraico normalmente, o novo testamento foi escrito em grego, qr provas? Vai estudar! E a língua de fato falada no tempo de cristo era o aramaico sim! Nao fale coisa q vc não sabe filhão...
      Outra coisa o nome do messias Yehoshua er o msmo que Yeshua, que pro portugues seria Josué ou na forma alternativa Josúa... Josua. Tente baixar versões antigas da peshita, ae vais saber oq to falando... Abrços

      Excluir
  4. 26 Até quando se achará isso no coração dos profetas que profetizam mentiras, e que profetizam do engano do seu próprio coração?
    27 Os quais cuidam fazer com que o meu povo se esqueça do meu nome pelos seus sonhos que cada um conta ao seu próximo, assim como seus pais se esqueceram do meu nome por causa de Baal.Yirmeyahu cap23 vec 26 e 27.

    ResponderExcluir
  5. “Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz”.eu nao vejo nem um nome nesse adjetivos e sim caracteristicas maravilhosas sobre o nosso messias Yehoshua.shalom irmao fique em paz e que Yehoshua te abençoe,me descupe ter invadido seu blog e um otimo blog e vc e uma grande pessoa um abraço .

    ResponderExcluir
  6. Olá Anônimo,

    Primeiramente quero dizer que voce se equivocou ao dizer que nao li a bíblia, li muitas vezes a bíblia inteira.

    Segundo, tanto Jesus como Yeshua, tem o mesmo significado, é como meu nome, Samuel tem o mesmo significado que Shmuel em hebraico, assim, mesmo que a escrita seja diferente, o significado é o mesmo, errais muito nisto.

    Terceiro, a língua da época era o aramaico, alguns se utilizavam do hebraico por serem eruditos, tais como Paulo o era. Jesus falou com ele em hebraico porque Paulo como um herudito seria mais convencido desta forma, mas vemos Jesus conversando com romanos e gregos no evangelho, pois tanto o grego com oo aramaico eram muito utilizados, sendo que muitos judeus nao sabiam o hebraico mas apenas o aramaico, inclusive o hebraico atual, tem muito mais do aramaico do que do hebraico massoretico.

    Quarto, Yeshua é aramaico, o hebraico massorético é Y(a)ehoshuah, sendo que tanto um como o outro tem a memo significado de Jesus, que significa Yah é salvador, nao tem nada haver com Elohim que vem de uma pluraridade.

    Quinto, não sei se tu sabes, mas além de ter raízes judaicas, sou também um estudioso do hebraico, e posso leh garantir que SUS não é cavalo em hebraico, e sim O-IO e gosto também de estudar grego e posso dizer que porco nao tem nada haver com SUS, mas sim AIOXPOÇ.

    Sexto, no artigo disse que a melhor forma de honrar o nome de Deus, nao é o pronunciando em hebraico, mas sim vivendo uma vida honrada para nao envergonharmos o nome de Deus, pois nenhuma palavra humana pode expressar a grandeza de quem é Deus. Pois ELE É O QUE É.

    Sétimo e último, estes sao nomes do Messias sim, inclusive Emanuel, pois a própria palavra diz que seu nome seria Emanuel. Em nenhum trecho na palavra Jesus nos manda rogar pelo seu nome em hebraico, mas sim rogar pelo seu nome em direção a pessoa que lhe dá sentido (entenda isto, escrevi no artigo). O nome nada é em si sem a pessoa que lhe dá o poder.

    NO mais, que Deus lhe abençoe, e não entre nestas fábulas judaicas que muitos falsos profetas tem levantado, Deus é muito maior que letras, pois se nem os céus podem conter sua glória, quanto mais letras humanas.

    ResponderExcluir
  7. No Dicionário hebraico/Português – Português/hebraico – Editora Sêfer – página 50, encontramos o significado de “sus” de Jesus. Veja ainda o livro “ Escrevendo e Lendo FÁCIL HEBRAICO – Valter Alexandre Pinheiro de Oliveira.

    http://www.gedeoesdeyahoshuah.com.br/page5.php

    ResponderExcluir
  8. Como que um israelita pode chamar jesus se no hebraico nao existe a letra j.

    ResponderExcluir
  9. Olá Derson,

    Não estou dizendo que não se pode chamar Jesus de Yeshua ou Yehoshuah, só estou dizendo é que a pessoa da o poder ao nome e não o nome a pessoa. É claro que em Israel se alguém está lendo uma bíblia judaica, o nome será Yeshua, não há problema, o problema está nesta interpretação que a salvação é só se falar Yeshua.

    Em Marcos 16:16 vemos que pra sermos salvos devemos crer e ser batizados! Note que se fosse tão primordial a pronuncia do nome Yeshua, com certeza Cristo falaria, que a salvação é pela pronuncia de seu nome original.

    A salvação vem quando cremos na missao de Cristo, pois a confissão deve ser que cremos que Jesus se entregou por nós, morrer, ressuscitou e não há salvação fora dele. Imagina se a Igreja católica adota o nome Yeshua também, eles seriam salvos? Não, pois não estão vivendo de acordo as escrituras. É simples. Tanto Jesus como Yeshua é salvação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quer diser que para alguem ser salvo tem que ser batisado e nao importa o nome da pessoa .se for assim eu me batiso e fasso tudo aquilo que eu quero .nao me emporto ja estou salvo neh ... estuda um pouquinho cara . Pergunta para alguem que tem faculdade de letras , a letra jota nao existia na epoca de messias entao como pode ser chamado jesus se j. Nao existia . E outra nao existe profetas no dias de hj apenas pessoas farsas , usando a biblia para ganhar dinheiro.deuxa esses profetas sm grana e vejamos se agum aparece na igreja .

      Excluir
  10. Olá Rodrigo,

    Tenho livros em hebraico aqui em casa e pesquisei neles (inclusive um veio pela sefer), na internet e vemos muitas formas de falar cavalo, porém a que muitos tendem a falar é com relação a fonetica empregada de um hebraico tentendecioso, DIFERENTE DO HEBRAICO MASSORETICO.

    Saibas que os judeus nao creem em Jesus, assim em meados do ano 1800, um estudioso judeu chamado Eliezer começou (ele) a codificar uma lingua para os judeus (pois o movimento sionista já existira aquela época), pois o hebraico massoretico foi perdido, assim ele empregou muitas coisas do aramaico, fenincio, arabe, idish e outros idiomas europeus para fazer o hebraico usado em Israel hoje!

    O que quero dizer, é que o hebraico atual, não é igualzinho o do tempo de Cristo e muito menos da época da Torah.

    Para dar a fonetica que muitos dendem a falar, é necessario colocar vogal (coisa que o hebraico massoretico nao tem).

    Outra coisa, pense que Jesus não é em todas as línguas, no arabe é Isa, em espanhol Jesú, e por aí vai, assim (seguindo este pensamento), só agente e os americanos que estamos falando "cavalo"?

    Ademais, porco em grego é χοίρος, note que nao tem nada de "sus".

    Nos escritos originais grego, não fora usada Yeshua, e sim Iesus (Ιησούς).

    Meu amigo, não entre nestas teorias de conspiração, pois imagine o tamanho do sacrificio de Jesus (Yeshua) ser invalidado por uma simples forma de escrever seu nome e não pela obra redentora? Creio em Jesus não pelo nome (pois muitos se intitulam Jesus ou Yeshua), mas sim pela sua obra que dá sentido ao nome. Lembre-se, para o puro, todas as coisas sao puras, para os impuros, tudo é impuro.

    Não entre nestas doutrinas, mas pregue o evangelho, mundança de vida, arrependimento. (Obs.: o site que voce mencionou é tendencioso, pesquise no chabbad e verás que existe uma forma diferente de se falar cavalo sem vogais).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. evangélio= sobrenome de um soldado romano, no qual em homenagen a ele foi posto na Biblia por ter exterminado muito judeu na matança do ano 70.

      Excluir
  11. ola Samuel boa noite ,sim sei que os Yehudins esperam ainda a vinda do Mashiach,mais a questao e qual o nome daquelle que morreu no madeiro,tenho raiz judaica materna e nao conheço nem um yehudim com o nome de jesus porque na lingua hebraica nao existe o j.A letra j foi criada por um filósofo francês {Pierre de la Ramée] foi professor de Filosofia da Universidade de Paris no seculo XV.Tambem e interessante dizer que yeshua nao e um nome nem no Hebraico e nem no Aramaico yeshua e uma palavra que siguinifica salvaçao,E falando de Iesus no Hebraico estamos blasfemando o nome do filho de Elohim porque o siguinificado e Elohim cavalo.Posso tambem dizer que nome nao se traduz o seu nome sera Samuel em qualquer lugar no mundo vc sabe disso porque e um rapaz inteligente,nao creio que o nome Jesus e o nome do Mashiach pois e um nome de raiz grega e um nome de blasfemia na raiz Hebraica.um forte abraço tenha uma boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este blog não permite propaganda sem primeiro pedir a autorização, por isto foi excluído. Ainda mais que o que foi postado é uma heresia.

      Excluir
  12. Olá Rodrigo,

    Peço que leia o artigo de novo e leia atentamente a OBS que coloquei no mesmo, que lhe responderá esta colocação sua.

    Ademais, sei que não existe J em hebraico; Yeshua é aramaico, o hebraico é Yehoshua; o Ye não vem de Elohim, mas de Yaveh, pois o Elohim é para expressar uma plularidade, tipo "Bereshit Bara Elohim", que quer dizer princípio criou Deus (de forma plural), como na criação, "façamos"; com relação ao nome, não se faz uma tradução, mas uma adaptação. Todo judeu que mora (desde os tempos do exílio babilonico)em um país estrangeiro, para melhor se integrar com a população local, o mesmo adapta seu nome (sem mudar o significado) para uma fonetica melhor na língua do extrangeiro. Isto tinha acontecido com o nome Yeshua na tradução da septuaginta (70 sabios judeus traduziram do hebraico para o grego o AT), assim o que os crentes primitivos fizeram foi simplismente utilizar tal nome para os gregos, pois já tinham assimilado Iesous.

    Saibas também que a maioria dos textos citados pelos escritores do NT são com base no texto grego do AT (septuanginta) e não do hebraico clássico. Assim o livro de Yehoshua (Josué) virou Iesous no grego.

    No mais fique com Deus e não deixe de ler a OBS do artigo.

    ResponderExcluir
  13. Ola Samuel boa noite,novamente falando sobre o SUS de Iesus ,certamente porco no grego siguinifica χοίρος,mais posso te afirmar com todas as letras que SUS no grego siguinifica conjunto de suinos isso inclui os animais javali,porco etc... isso e fato.o nome Iesus daria no grego Elohim e suino, e no hebraico Elohim e cavalo.Agora Samuel gostaria de te agradecer pela sua atençao e te dizer que continue sendo uma pessoa aberta para debates,muito obrigado por te me tratado com atençao e educaçao .Que o eterno te abençoe e abençoe toda sua familha fique em paz irmao tenha um boa semana.



    Quem eu sou Meu nome e Rodrigo tenho 29 anos sou da Congregaçao Apostolica Remanescente ,creio em YHWH e em seu filho Yehoshua ha mashiach,Porque sou um remanescente Shalom!


    Mas deixarei no meio de ti um povo humilde e pobre; e eles confiarão no nome do SENHOR.
    O remanescente de Israel não cometerá iniqüidade, nem proferirá mentira, e na sua boca não se achará língua enganosa; mas serão apascentados, e deitar-se-ão, e não haverá quem os espante
    Sofonias 3:12-13

    ResponderExcluir
  14. Olá Rodrigo...

    Bem, eu lhe DEI PROVAS que Jesus não é Deus cavalo e Nem Deus porco, pode acreditar que não é blasfemia falar Jesus.

    Peço que leia Atos 2:1-12, onde as pessoas louvaram a Deus em sua línguas de diversas naçoes, nao falaram DEus ou Jesus em hebraico.

    Não sou contra as pessoas falarem Yeshua ou Yehoshua, o que sou contra é este extremismo. É muito bom a Igreja sair de Roma e ir para Jerusalém, mas o que esta acontecendo agora é além do que o evangelho permite.

    Tem pessoas que querem praticar o judaísmo e se esquecem do evangelho. Na verdade amam mais o judaismo que o evangelho. Preferem a religiosidade do que intimidade com Deus, preferem se achar os mais "santos" (tipo só nós temos a salvação) do que amar os perdidos.

    Tenho ascendencia judaica, meus pais quando em Israel, receberam o convite para me deixar lá em um kibutz e eu não quis (pois de nada me adiantaria no evangelho), mas vejo um monte de "pseudo-judeus" (porque não são, acham que a internet e sobre nomes portugueses dão a eles esta condição) que se esforçam para se afastarem do evangelho de Cristo e se aproximarem da Lei ritual mosaica.

    Jesus não aboliou a Lei (a lei que nos dá uma conduta), mas revogou a Lei ritual mosaica. Nem os judeus que moram em Israel dão conta da Lei por inteiro, é um alívio quando descobrimos a salvação em Cristo e muitos que quando conhecem a Cristo não sao da lei, mas quando se perdem nestes extremos, querem ir de encontro a ela.

    Finalizando meu caro amigo e irmão, fuja destes extremos, ame o verdadeiro sentido de ser judeu e não este judaísmo que é muito mais legalizado por homens do que por Deus.

    Voce pode falar Yeshua, eu falo Yeshua e até comemoro tradiçoes judaicas, MAS longe de mim falar que quem não o faz está errado. Saibas que Eshua em um dialeto africano é um demonio e nem por isto falo que o eshua de Yeshua é. Entende? A letra mata, quem da vida é o espírito, ou seja, não é o nome que tem poder, mas sim a pessoa que lhe dá sentido.

    Pregue Jesus, a mensagem da cruz, onde judeu e gentio necessitam da salvação dela, não seja religioso, mas viva na liberdade com que Jesus/Yeshua nos conquistou, pregue, foi para isto que fomos chamados e não para discutir tais coisas que não são evangelho.

    Repito, se a salvação fosse só mencionando o nome de Cristo em hebraico, ele teria frizado isto, pois outras coisas da salvação ele frizou.

    ResponderExcluir
  15. ... Mais uma coisa...

    Só para reforçar o último comentario, vemos Jesus combatendo a adoração a Maria; que para ser salvo deve crer; ser batizado; participar da Ceia; vemos ele retirando a religiosidade do sábado; falando dos maiores mandamentos e etc....

    Voce acha mesmo que Cristo, sabedor de tudo, não diria (se fosse importante) para mencionarmos seu nome em hebraico?

    Que Deus lhe abençoe e lhe digo, vá pregar o evangelho, não faça acepçao de pessoas, coma de tudo, pregue em todo tempo, não siga religiao mas siga no evangelho de Jesus, não se apegue naquilo que foi sombra, se apegue no mistério que nos foi revelado.

    Siga o Jesus de Jerusalém e não o católico, mas para isto, não precisa o chamar de Yeshua como sendo a única maneira.

    ResponderExcluir
  16. Ola Samuel boa tarde ,observando o seu blog separei esse esse pedaço,Não estou dizendo que não se pode chamar Jesus de Yeshua ou Yehoshuah.vc sitou tres nomes de origem e naçoes diferentes esses nomes cada um tem um sentido e um siguinificado diferente tambem vc sitou Marcos 16:16 vemos que pra sermos salvos devemos crer e ser batizados!primeiro devemos cre depois arrepender e ser batizado,ai eu te pergunto cre em quais dos tres nomes Jesus de Yeshua ou Yehoshuah,sendo que Jesus e de raiz grega,yeshua nao e nome e sim um subistantivo comum e Yehoshua e dez raiz hebraica.Pegando carona em Marcos 16,16 eu sito pra vc Joao 3,17,18 Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
    Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.Veja a importancia do nome verdadeiro.A importancia do nome nas escrituras e bem clara .Boa tarde e ate mais.

    ResponderExcluir
  17. Olá Derson,

    Olha, tenho observado que muitos que estão aderindo que só pode falar o nome em hebraico (não é seu caso) vão de encontro a religião dos testemunhas de Jeová.

    Sabemos que não é Jeová, o mais próximo é Yavé, mas nem isto é certeza, ao que o tetragrama é impronunciavel.

    Da mesma maneira esta acontecendo com o nome de Jesus. Uns dizem Yeshua, outros Yehoshua, Yahoshua, tem uns agora que só falam Yahohu, Yahuo e por ai vai....

    Note que todo dia surge uma palavra nova para o nome de Jesus. No artigo mostrei de forma clara que o hebraico atual é diferente do da época, então nada é certeza, tanto que nem os adeptos do nome original nao sabem ao certo qual a maneira correta. Mas Yeshua nao é substantivo, é o nome na forma aramaica (usada na época de Jesus)

    Derson, não é nome que tem poder. Quando se fala que devemos crer nome, o que quer dizer é crer na pessoa. Existem muitos Jesus ou Yeshua como queira, é apenas nome, sem a pessoa que lhe da sentido, de nada adiantou.

    Em Atos 2:1-12 vemos as pessoa louvando a Deus em diferentes idiomas, saibas que o texto do AT utilizado pelos apóstolos era a septuaginta (traduçao grego do AT), sendo que os nomes tinham sido utilizados da forma grega.

    Os escritos originais, os nomes não aparecem na forma hebraica, mas grega, tanto que vemos palavras em hebraico/aramaico sendo traduzidas para os leitores, como em João que a palavra Messias (Mashiach) foi dita qu era o mesmo que Cristo.

    Finalizando então, a coisa mais comum da época era uma adpatação do nome para determinadas naçoes, como foi o caso de Paulo que era Saulo.

    Então não há problema em se falar Yeshua como também falar Jesus, o que devemos nos ater é com a pessoa, sua obra, sua divindade.

    É como falei, se a salvação dependesse do nome hebraico, COM CERTEZA isto teria sido dito, assim como foi dito outros mandamentos para salvação.

    Fique com Deus, lembre-se devemos crer não nome, nome, mas sim no ser que dá sentido ao nome. O nome não é mais importante do que a pessoa que lhe dá a virtude e isto independe da lingua que é procunciado.

    ResponderExcluir
  18. Ola Samuel boa noite,1- O Nome Sagrado é: “O Mistério que esteve escondido a séculos e gerações, mas agora foi manifesto aos santos”. – Col. 1:26 o mistério que estivera oculto dos séculos e das gerações; agora, todavia, se manifestou aos seus santos; Col. 1.27 aos quais Deus quis dar a conhecer qual seja a riqueza da glória deste mistério entre os gentios, isto é, Yehoshua HaMashiach em vós, a esperança da glória2- O Nome Sagrado é a Verdade que Liberta: “E conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará”. – João 8:32. “Naquele dia o Meu povo conhecerá o Meu Nome”. – Is. 52:6.

    ResponderExcluir
  19. 3- As profecias dizem que o Nome Sagrado seria tirado das Sagradas escrituras:
    Jer. 11:19 Eu era como manso cordeiro, que é levado ao matadouro; porque eu não sabia que tramavam projetos contra mim, dizendo: Destruamos a árvore com seu fruto; a ele cortemo-lo da terra dos viventes, e não haja mais memória do seu nome, Dan. 9:26-27.

    Ps: ou seja, mataram o Cordeiro de D-us e substituiram até o seu santo Nome, para não aver mais lembraças do seu verdadeiro Nome que é Yehoshua HaMashiach; que conromperam para Jesus, que deriva de um nome blasfêmico, de um ídolo pagão, Iesus que é Tamúz, que nasceu no dia 25 de Dezembro.

    ResponderExcluir
  20. 4- II Tes. 2:4 o qual se opõe e se levanta contra tudo que se chama Deus ou é objeto de culto, a ponto de assentar-se no santuário de Deus, ostentando-se como se fosse o próprio Deus.
    Mat. 24:15 Quando, pois, virdes o abominável da desolação de que falou o profeta Daniel, no lugar santo (quem lê entenda); isto quer dizer que o homem do pecado, a besta, vai se levar com este nome Jesus na boca, falando como o tal, no nome de Jesus estará curando os enfermos, fazendo toda a sorte de curas e milagres, como se ver na pessoa do Valdemiro.

    ResponderExcluir
  21. 5- Apoc. 13:6 e abriu a boca em blasfêmias contra Deus, para lhe difamar o Nome (fazer com que, o mundo não conheça o verdadeiro Nome do Eterno Criador do Céu e da terra) e difamar o tabernáculo, a saber, os que habitam no céu. Isto quer dizer que, o sagrado Nome do Eterno D-us Yahuh Ul o Pai e do seu Filho amado Yehoshua HaMashiach iria ser blasfemado por muitos, por não o conhecerem.

    6- A Salvação está no Nome que vem dos judeus/hebreus:
    João 4:22 Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus/hebreus. Ou seja: a nossa salvação está somente no Nome sagrado que o Cordeiro de D-us revelou ao mundo, que é Yehoshua HaMashiach;

    7- Atos 4:12 E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.
    Atos 26.14 E, caindo todos nós por terra, ouvi uma voz que me falava em língua hebraica: Saulo, Saulo, por que me persegues? Dura coisa é recalcitrares contra os aguilhões.
    Atos 26.15 Então, eu perguntei: Quem és tu, Haby? Ao que o Messias respondeu: Eu sou Yehoshua HaMashiach, a quem tu persegues.

    ResponderExcluir
  22. Ps: isto quer dizer, se o Messias era hebreu por natureza, falava a língua hebraica, não poderia Ele ter um nome brasileiro, isto é óbivio que não! Jesus é um nome falso, portanto indigno de ser considerado sagrado para a salvação de quem quer que seja.

    8- Joao. 3:18 Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crêu no nome do unigênito Filho de D-us. Ou seja: quem não aceitar ou crêr no Nome Yehoshua HaMashiach já está condenado, por despresar o sagrado Nome do Cordeiro de D-us!

    ResponderExcluir
  23. 9- I João 3:23 Ora, o seu mandamento é este: que creiamos no Nome de seu Filho, Yehoshua HaMashiach, e nos amemos uns aos outros, segundo o mandamento que nos ordenou. Ou seja: este é o grande Mandamento da Lei do Reino de D-us, Salmo 91:14.

    10- Joel 2:32 E acontecerá que todo aquele que invocar o Nome Yahu Ul será salvo; porque, no monte Sião e em Jerusalém, estarão os que forem salvos, como o Há-Shem prometeu; e, entre os sobreviventes, aqueles que o Eterno Yahuh chamar. Isto quer dizer que só será salva aquele que for invocado o Nome Yehoshua HaMashiach no seu batismo, "para as bodas do Cordeiro"; os que já dormem o sono dos justo, estaram salvos para gozar a vida eterna, mais se foi batizado na trindade ou no nome de Jesus Cristo, perderam as bodas do Mashiach Yehoshua.

    11- Rom. 10:12 Pois não há distinção entre judeu e grego, uma vez que o mesmo é o Salvador de todos, rico para com todos os que o invocam.
    Rom. 10.13 Porque: Todo aquele que invocar o nome do Salvador Yehosua será salvo.
    Rom. 10.14 Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue?

    ResponderExcluir
  24. 12- Isto quer dizer: como os Gentios iriam crêr se ninguém pregava o Nome do Cordeiro de D-us? Como iriam aceitar um Nome desconhecido como foi o Nome Yehoshua HaMashiach até o século 21? Agora que foi revelado, ninguém quer aceitar, cumprindo assim a profecia a seguir;

    13- Rom. 10.15 E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas!
    Rom. 10.16 Mas nem todos obedeceram ao evangelho; pois Isaías diz: Há-Shem, quem acreditou na nossa pregação?
    Rom. 10.17 E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Yehoshua.
    Atos 2:21 E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Salvador Yehoshua será salvo.

    14- Mat. 19:29 E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe [ou mulher], ou filhos, ou campos, por causa do meu Nome, receberá muitas vezes mais e herdará a vida eterna. Vejam que o Yehoshua está dizendo que quem for batizado no Seu Santo Nome receberás muito mais do que a vida eterna;

    15- Isto quer dizer que entrarão nas bodas do Cordeiro de D-us, para gozar os mil anos de festa na glória do seu Reino! Malaq. 4:2 Mas para vós outros que temeis o meu Nome (que é Yahuh o Pai e Yehoshua o Filho) nascerá o sol da justiça, trazendo salvação nas suas asas; saireis e saltareis como bezerros soltos da estrebaria.

    ResponderExcluir
  25. 16- O Nome Sagrado é o Selo do D-us Vivo nas nossas testas:
    Ezeq. 9:4 e lhe disse: Passa pelo meio da cidade, pelo meio de Jerusalém, e marca com um sinal a testa dos homens que suspiram e gemem por causa de todas as abominações que se cometem no meio dela.
    Ezeq. 9.5 Aos outros disse, ouvindo Eu: Passai pela cidade após ele; e, sem que os vossos olhos poupem e sem que vos compadeçais, matai a todos;
    Ezeq. 9.6 matai a velhos, a moços e a virgens, a crianças e a mulheres, até exterminá-los; mas a todo homem que tiver o sinal não vos chegueis; começai pelo meu santuário.

    17- Isto quer dizer que, quem não recebeu o Nome do messias Yehoshua em seu batismo, não tem o sinal do D-us vivo e será morto, pelos os Anjos do Eterno Elohim; desde a criança de 12 anos pra cima até o ancião de dias! Apoc. 3:8 Conheço as tuas obras — eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar — que tens pouca força, entretanto, guardaste a minha palavra e não negaste o meu Nome Yehoshua HaMashiach.

    18- Apoc. 7:2 Vi outro anjo que subia do nascente do sol, tendo o selo do D-us vivo, e clamou em grande voz aos quatro anjos, aqueles aos quais fora dado fazer dano à terra e ao mar,
    Apoc. 7.3 dizendo: Não danifiqueis nem a terra, nem o mar, nem as árvores, até selarmos na fronte os servos do nosso D-us.

    A) ps: isto quer dizer que o Eterno Yahuh vai assinalar ou seja batizar a todos os seus servos fieis a Ele e não aos que são crentes nas placas das denominações, como os irmãos da CCB, das Assembleias de Deus etc... Mais somentes aqueles homens que são crentes no messias yehoshua, estes vão aceitar a ser batizado No Nome do nosso Príncipe e Salvador Yahúshua HaMashiach e serão retirados do meio das religiões pagãs.

    ResponderExcluir
  26. B) Isto quer dizer que, se a CCB não retirar os baalins de dentro dos seus templos, nós não poderemos mais congregar nas casas de orações da CCB; por causa dos nomes "Senhor e Jesus"; jamais um servo do D-us vivo, pode louvar estes nomes eufêmicos!

    19- Apoc. 14:1 Olhei, e eis o Cordeiro em pé sobre o monte Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil, tendo na fronte escrito o seu nome e o nome de seu Pai. Apoc. 22:4 contemplarão a face de D-us, e na sua fronte/testa estará o Nome do D-us Yahu do Pai + Shua do Filho que formam o Nome mais sublime da nossa salvação: Yehoshua.

    20- Quem blasfemar do Nome de Yehoshua já tem o sinal da Besta:
    Êxodo 20:7 — Não use o meu Nome (Yahuh Ul) sem o respeito que ele merece; pois eu sou o Há-Shem, o D-us de vocês, e castigo aqueles que desrespeitam o meu Santo Nome.
    Mat. 6:9 Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu Nome Yahuh Ul;
    Rom. 2:17-24 Pois, como está escrito, o Nome de Deus é blasfemado entre os gentios por vossa causa.

    A) Apoc. 13:6 os assinalados com o sinal da besta a trindade e o nome Jesus: vão abriu a boca em blasfêmias contra o D-us Yahuh Ul, para lhe difamar o Nome (Yehoshua HaMashiach) e difamar o tabernáculo, a saber, os que habitam no céu, Is. 48:11.

    B) João 3:18 Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crêu no nome do unigênito Filho de D-us. Ou seja: quem não aceitar ou crêr no Nome Yehoshua HaMashiach já está condenado, por despresar o sagrado Nome do Cordeiro de D-us!.

    ResponderExcluir
  27. 21- A Perseguição será por causa do Nome Sagrado Yehoshua:
    Mat. 10:22 Sereis odiados de todos por causa do meu Nome Yehoshua; aquele, porém, que perseverar até ao fim, esse será salvo. Confira 24:9.

    A) Luc. (21:15-19) assim disse o Messias Yehoshua: Porque eu lhes darei palavras e sabedoria que os seus inimigos não poderão resistir, nem negar. Vocês serão entregues às autoridades pelos seus próprios pais, irmãos (de igrejas), parentes e amigos, e alguns de vocês serão mortos. Todos odiarão vocês por serem meus seguidores. Mas nem um fio de cabelo de vocês será perdido. Fiquem firmes, pois assim vocês serão salvos. Confira em Marcos 13:13.

    22- Proteção, Paz, Descanso, Refrigério, Esperança, Só Alcançamos Através Do Nome Sagrado Yehoshua: Malaq. 1:11 Mas, desde o nascente do sol até ao poente, é grande entre as nações o meu Nome Yahuh Ul; e em todo lugar lhe é queimado incenso e trazidas ofertas puras, porque o meu Nome é grande entre as nações, diz o Há-Shem dos Exércitos.

    A) Malq. (3:16-18) Então, vereis outra vez a diferença entre o justo e o perverso, entre o que serve a D-us e o que não o serve. Confira em: Salmo 9:10 Em ti, pois, confiam os que conhecem o teu Nome Yahuh Ul, porque tu, Yahuh Ul, não desamparas os que te buscam.

    B) Salmo 91:14 Porque a mim se apegou com amor, Eu o livrarei; pô-lo-ei a salvo, porque conhece o meu Nome Yahuh Ul. Conferir todas as referencias: Atos 15:14; 21:13; 5:41; Marcos 16:15-17; Mat. 18:20; Luc. 10:17; João 1:12; 3:18; 17:11; 14:13-15; 15:20-21; IJoão 5:13; Ef. 1:21; 4:4-6; Heb. 1:4; Zac. 14:9; Núm. 6:27; II Crôn. 6:32-33; Is. 66:5; 59:19; 12:3-4; 56:5-8; 42:8-10; 49:1; Êxodo 20:23-24; Jer. 3:17.

    ResponderExcluir
  28. 23- O Salvador Yehoshua disse que veio trazendo o Nome Verdadeiro, ninguém aceitou, mas, quando viesse “outros” com “outro nome” todos aceitariam:
    João 5:43 Eu (Yehoshua HaMashiach) vim em nome de meu Pai Yahuh Ul, e não me recebeis; se outro vier em seu próprio nome (Jesus), certamente, o recebereis.

    24- O Verdadeiro Batismo Bíblico Deve ser em Nome do Salvador Yehoshua HaMashiach:
    Atos 2:38 Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Yehoshua o Messias para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. Conferir todas as outras referencias: 4:12; 10:43; 22:16;

    A) I João 2:12 Filhinhos, eu vos escrevo, porque os vossos pecados são perdoados, por causa do Nome Yehoshua. Luc. 24:47 e que em seu Nome (Yehoshua HaMashiach) se pregasse o arrependimento para remissão de pecados a todas as nações, começando de Jerusalém.

    B) Tiago (2:7-10) Não são eles os que blasfemam o bom Nome Yehoshua HaMashiach que sobre vós foi invocado? Se vós, contudo, observais a lei régia segundo a Escritura: Amarás o teu próximo como a ti mesmo, fazeis bem; se, todavia,nao fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado sendo argüidos pela lei como transgressores. Pois qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos.

    Resumo: não adianta nada dizermos que somos crentes no Messias e sermos batizado na trindade da ICAR ou no nome Jesus que ela inventou; se somos crentes, temos que sermos todos batizados no Nome do Cordeiro de D-us que deu a sua vida para nos salvar, este Nome nunca foi e nem será jamais Jesus ou Pai, Filho e Espírito Santo, os originais provam que o Nome sagrado do Filho de D-us é Yehoshua, entendemos irmãos! D-us seja louvado.

    ResponderExcluir
  29. Ai esta a importancia do nome a escrituras destaca bem isso se mudamos o nome mudamos tambem as pessoas e te falo com 1,000 por cento de certeza o nome Jesus nunca foi pregado ou falado por nenhum Profeta ou Apostolo o nome Jesus e um nome dado por roma um presente do papa veja na carta de Jeronimo"Obrigas-me fazer de uma Obra antiga uma nova... da parte de quem deve por todos ser julgado, julgar ele mesmo os outros, querer mudar a língua de um velho e conduzir à infância o mundo já envelhecido. Qual, de fato, o douto e mesmo o indouto que, desde que tiver nas mãos um exemplar, depois de o haver percorrido apenas uma vez, vendo que se acha em desacordo com o que está habituado a ler, não se ponha imediatamente a clamar que eu sou um sacrílego, um falsário, porque terei tido a audácia de acrescentar, substituir, corrigir alguma coisa nos antigos livros? (Meclamitans esse sacrilegum qui audeam aliquid in verteribus libris addere, mutare, corrigere). Um duplo motivo me consola desta acusação. O primeiro é que vós, que sois o soberano pontífice, me ordenais que o faça; o segundo é que a verdade não poderia existir em coisas que divergem, mesmo quando tivessem elas por si a aprovação dos maus". (Obras de São Jerônimo, edição dos Beneditinos, 1693, t. It. Col. 1425).

    ResponderExcluir
  30. Gostaria de salientar aqui, que é na versão da Vulgata Latina que estão baseadas quase todas as traduções modernas, como por exemplo, a versão João Ferreira de Almeida, padre Matos Soares, etc... E eu pergunto para aqueles que se dizem "reformadores", por que ainda estão embriagados com esse vinho de Babilônia? - Por que a Casa Publicadora dos Adventistas, que dizem ser "depositários" da verdade, não traduziram e publicaram uma Bíblia diretamente dos originais hebraicos? - Por que a Congregação Cristã, que também dizem ser os únicos donos da verdade, não traduziram e publicaram uma Bíblia digna de confiança? - TODOS preferem adorar o mesmo "deus romano", para se cumprir às profecias...

    ResponderExcluir
  31. Amigo vc e um rapaz estudado e muito inteligente vamos unir e pregar o nome da pessoa de Yehoshua vc conhece e sabe que o nome daquele Iraelita e YEHOSHUA,que Yehoshua te abençoe amen!

    ResponderExcluir
  32. Caro Anonimo,

    Creio que voce não leu o artigo ou não entendeu.

    O que de vemos pregar não um nome, mas sim a pessoa salvadora que é Jesus/Yeshua/Yehoshua, a sua obra.

    Os textos que voce colocou não tem nada haver com o que voce quer dizer. Por exemplo, quando voce citou o texto de Isaias e que se fala em corta-lo da terra dos viventes e que nao haja memória de seu nome, isto er direcionado ao ocorrido com os sacerdotes que queriam matar Jesus quando na sua primeira vida, sendo que acabar com seu nome, nao é com seu nome hebraico, mas sim sua pessoa, sua obra. Voce deturpou as escrituras por completo amigo(a).

    Primeiro, antes de qualquer coisa já que voces sao amantes do nome e não da pessoa, aprendam o hebraico atual e massorético, já que tens um pseudo-judaismo na vossa fé.

    Voces nem sabem se é Yahoshua ou Yehoshua ou Yeshua (e já expliquei isto), falam Yahuh, sendo que o certo é Yaveh (Yah).

    Querido (a), Deus amou o mundo que deu seu filho para salva-lo, voce acha mesmo que se fosse necessário falar o nome em hebraico (que nem voces falam direito) Ele nao teria dito?

    Isto que muitos estao criando é uma seita de "teoria da conspiração" estilo testemunha de Jeová.

    Se o nome Yehoshua é o único que salva, estao muitos judeus que nem creem no evangelho estao salvos, pois muitos se chamam assim, já que é o nome e nao a pessoa de Cristo que salva. Errais muito.

    Com relação a tradução portuguesa estais errado, pois Joao de Almeida se baseou no hebraico massoretico, na Septuaginta (versao grega do AT) e nos escritos originais do NT (que sao todos em grego). Aprenda direito a história.

    Terminando, o misterio que tinha que ser revelado nao é o nome, mas o evangelho e isto foi feito a 2000 anos atras. Não há problema falar Yehoshua (o mais correto seria YAHoshua), Yeshua, Joshua, Jesus, Isa, Iesous, pois sao semanticas utilizadas quando nomes sao ditos em outras naçoes (como Maomé é Muhamed, Alá é Allah), isto é feito desde os tempos antigos e até na bíblia foi assim (leia o artigo).

    O que devemos nos ater é a PESSOA que dá sentido. Entendam. Conheca a verdade e a verdade nao é o nome, a verdade é a pregação da palavra, a Salavação de Yah (Deus), isto é Jesus ou Yeshua, ambos sao os mesmos e não um deus romano (sei da romanização, mas no caso do nome isto nao tem nada haver).

    Pra acabar de vez, antes de me chamarem para ser adepto desta teoria conspiratoria (iniciada por falsos profetas), primeiro decidam qual o nome certo, pois nem voces ainda chegaram a uma conclusao, enquanto isto estarei pregando o evangelho, mudança de vida, amor de Deus, salavação pela fé, fé no Filho de Deus, anciando Jesus, Yeshua Yehoshua, mas não pelo nome, e sim por sua obra na cruz, é isto que salva, a divindade e nao a forma de escrever um nome (letras). Pense nisto.

    ResponderExcluir
  33. ola amigo o texto nao e de Yeshayáhu cuja os gregos fiseram o favor de trocar para Isaias ,O texto e de Yermiyáhu cuja os gregos trocaram para Jeremias ,Mas eu era como um manso cordeiro, que se leva à matança; não sabia que era contra mim que maquinavam, dizendo: Destruamos a árvore com o seu fruto, e cortemo-lo da terra dos viventes, para que não haja mais memória do seu nome.vc disse que os sacerdotes que queriam matar Jesus quando na sua primeira vida,naquele tempo nao existia o nome Jesus isso estou afirmando ja na nova aliança quando se cumpriu a profecia de Yermiyáhu .vc sabe disso.

    ResponderExcluir
  34. Agora falando do artigo eu li sim vc falhou feio em dizer que os apóstolos quando pregavam para os gentios, se utilizavam a forma grega de Jesus(Iesus) para que os mesmos o recebecem de forma mais nacional.Naquele tempo nao existia o nome Jesus e o nome Iesus e uma blafemia no Hebraico isso e claro meu irmao. Os apostolos pregavam o nome Hebraico YEHOSHUA,YEHOSHUA,YEHOSHUA ,YEHOSHUA,YEHOSHUA escuta e ouve ho terra o nome verdadeiro do salvador nao foi dado por homens na terra mais veio do trono de YHWH o mensageiro foi o anjo Gabriel que um dia em NAZARETH chegou a Mirian ele declarou YEHOSHUA e o nome do salvador.Esse e o nome do salvador pode pergunta para qualquer estudioso da biblia me admira vc nao saber porque vc e muito inteligente nao estou pregando seita estou dizendo a verdade,ate vc citou na imagem do seu blog logo no inicio vc colocou o nome que veio de YHWH em baixo do nome que veio dos Gregos, Estava ele no mundo, e o mundo foi feito por intermédio dele, e o mundo não o conheceu.
    Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.
    Mas, a todos quantos o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus;Yohanan cap1 veciculo 10,11,12, novamente o nome da pessoa de YEHOSHUA, Sera que o nome nao importa.

    ResponderExcluir
  35. Se o nome Yehoshua é o único que salva, estao muitos judeus que nem creem no evangelho estao salvos, pois muitos se chamam assim, já que é o nome e nao a pessoa do messias que salva.Vc esta certo YEHOSHUA e o unico que salva ,mais a maioria dos YEHUDINS nao creem que ele e o messias eles dizem que ele e um homem que falhou ao dizer que e filho de YHWH .Agora eu amo com todo meu coraçao o messias que morreu por mim por vc por todos nos no madeiro,essa pessoa maravilhosa que nos ama ,essa pessoa que se chama YEHOSHUA.
    Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.
    Mas, a todos quantos o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus;Yohanan cap1 veciculo 10,11,12.

    ResponderExcluir
  36. Yehoshua ,YAHoshua,Yeshua, Joshua, Jesus, Isa, Iesous, pois sao semanticas utilizadas quando nomes sao ditos em outras naçoes .vamos conferir isso nas escrituras,lucas47,24 e que em seu nome se pregasse o arrependimento para remissão dos pecados, a todas as nações, começando por Yerushalayim.Primeiro nome esta no singular isso quer dizer so um nome ,segundo o texto diz em todas as naçoes isso quer dizer um so nome em todas as naçoes ,tercero se começou em Yerushalayim o nome so pode ser YEHOSHUA Que SIGUINIFICA YHWH e nossa salvaçao .Uma coisa que eu acho interresante e que falamos com muita facilidade os nomes de Saddam Hussein,Osama bin Laden,Barack Obama,George Bush ,Ariel Sharon etc... e nao mudamos eles para Rafael,Bruno,Carlos ou talves qualquer outro nome podemos escolher varios ,mais infelismente o nome do nosso salvador foi trocado.Atos 2, 21: E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo .Fica aqui essa mensagem um grande abraço irmao fique em paz e que YEHOSHUA te abençoe .

    ResponderExcluir
  37. Anonimo sabia que eu nunca parei para pensar nisso,o que vc falou pode ter fundamento sou evangelica e ja ouvir falar do nome Yehoshua vou aprofundar mais nesse assunto bom dia a todos e ate mais.

    ResponderExcluir
  38. Meu Deus quanto loucura! O texto está em Isaías e não Jeremias, e isto até na bíblia hebraica, onde voce está indo anonimo;

    Gente, onde está na bíblia que o nome deve ser so o hebraico? Sendo que o evangelho e o resto do NT foi escrito todo em grego e utilizando a forma grega para Jesus?

    Naõ se se voce sabe anonimo, mas Ariel Sharon tem outro nome, Osama bin Laden era em sua terra outro nome, se nao me engano era Usaima bin Ladin.

    Se for para falar o mais próximo do hebraico, voce está falando errado então, pois é Yahoshua e não Yehoshua, sendo que como o hebraico atual é cheio de influencias estrangeiras, ainda mais que começou a ser recodificada tem uns 200 anos, ou seja, nem sabemos ao certo como o era a 2000 mil anos atras.

    Quem foi que disse que YHWH é o mesmo que Yehoshua? Estude hebraico primeiro para nao falar uma coisa desta!

    Saibas que a tradução do hebraico massoretico para o grego (Septuaginta) nao foi feita por romanos e nem gregos, mas 70 sábio judeus (rabinos) que o fizeram, pois muitos judeus nao sabiam mais falar o hebraico, pois a lingua mais conhecida era o grego. Errais muito mesmo.

    Vou explicar mais uma vez para que entendam, pois acho que nao entendem quando falo. Yeshua, ou Yehoshua ou Yahoshua ou Jesus, não importa como diga, em todos os dicionários atuais o significado é o mesmo, ou seja Salvação de YAH...

    Assim não é a letra, a forma escrita que tem poder, e sim a pessoa. Nao sou contra falar Yeshua, sou contra dizer que nao pode falar também Jesus, pois ambos sao os mesmos.

    Entenda que Jesus, morreu na cruz e ressuscitou e atraves dele, muitas vidas estao sendo salvas, demonios sao expulsos, pessoas curadas, transformadas, edificadas e seguem os mandamento que Cristo (Mashiach) deixou.

    Como falar que estao perdidos? Sendo que seguem as pisadas do UNgido de Deus?

    Se a salvação fosse para mencionar so o hebraico, teria sido dito.

    E nao me venham dizendo que isto foi tirado, pois se fosse para tirar algo, teriam tirado a parte que Jesus condena a adoração a Maria e isto nao foi feito. Parem com teorias de conspiração feitas por pessoas descabidas de conhecimento bíblico. São pessoas que querem enfraquecer a fé e trazer discordancia entre os crentes.

    Pesquisem bíblia e não estudos feitos por ateus e pessoas que só querem rebaixar e destruir o evangelho.

    ResponderExcluir
  39. Mas eu era como um manso cordeiro, que se leva à matança; não sabia que era contra mim que maquinavam, dizendo: Destruamos a árvore com o seu fruto, e cortemo-lo da terra dos viventes, para que não haja mais memória do seu nome.
    Jeremias 11:19 da uma olhada na sua biblia romana.


    Gente, onde está na bíblia que o nome deve ser so o hebraico?

    Resposta,simples porque o messias naceu em Israel ,o nome dele so pode ser um nome hebraico.Nao e costume ate hoje os Israelitas colocarem nomes de outras naçoes em seus filhos pela tradiçao eles so usam nomes hebraicos.Agora veja o siguinificado do nome do messias,YEHOSHUA (Heb. Yeho = Deus + shua = Salvador), significa “Deus Salvador”. Essa é a razão do Anjo trazer esse Nome diretamente do Trono da Graça: “Porque Ele salvará o Seu povo de seus pecados”. Pois: “Não há salvação em nenhum outro, porque debaixo do Céu, nenhum outro nome foi revelado aos homens, pelo qual nós devemos ser salvos” (Atos 4:12).1 – O Altíssimo revelou o Seu Nome no Antigo Testamento? - Êxodo 3:15; 6:2-3 – Deus revelou a Moshê o Seu glorioso Nome YEHOSHUA e disse: “Esse é o meu NOME para sempre”.

    ResponderExcluir
  40. 2 – Que nome Moshê deu a Osheia, filho de Num? - Num. 13:16; Êxodo 23:21 – Osheia, filho de Num introduziria o povo na terra prometida, e por isso, ele prefigurava o haMashiach. Simbolicamente, ele era o “Anjo do Altíssimo”. E, para que ele verdadeiramente representasse o haMashiach, Moshê, por inspiração divina, deu a ele O NOME que está acima de todo nome: YEHOSHUA.

    3 – O Nome Sagrado Yehoshua, foi esquecido no Velho Testamento? - Jer. 23:27 – Os judeus se esqueceram do Nome de Yehoshua, por causa de Baal. A palavra Baal é uma palavra aramaica, com raiz Fenícia, cujo significado é: “Senhor”. Então, Israel adorava Baal dizendo que estavam adorando “O Senhor”. Yehoshua, ou Baal é a mesma coisa, é o mesmo Deus, diziam eles. Mas Eliahu disse: “Até quando pendereis para dois lados? – Se YEHOSHUA é Deus, segui-o; porém, se for Baal segui-o” (I Reis 18:21). No Novo Testamento a história se repete, os “jesuítas” argumentam que Jesus é o mesmo Yehoshua.4 – Segundo as profecias, o Nome Sagrado seria substituído nas Escrituras? - Jer. 11:19; João 5:43 – As Escrituras afirmam que o NOME seria esquecido e outro nome ocuparia o seu lugar.5 – O Nome Sagrado seria revelado nos últimos dias? - Is. 52:6; Mat. 24:32-34 – Nos últimos dias, quem for o POVO DE DEUS, saberá o Seu NOME. O Nome foi esquecido, como a “Figueira” que foi cortada (Jer. 11:19); mas quando virdes “a Figueira brotando”, ou seja, quando virdes o Seu NOME verdadeiro novamente sendo “lembrado”, é que chegou a hora.

    6 – Segundo o apóstolo Shaul, que Nome foi dado ao haMashiach? - Fil. 2:9-11 – “O NOME que está acima de todo nome”. Shaul não tinha dúvidas, ele pensa no Nome de YEHOSHUA como sendo O NOME do Altíssimo revelado em Êxodo 3:15.

    7 – Que NOME Shaul anunciava aos gentios? - Atos 26:14-19; Shaul não foi rebelde a visão celestial; O NOME que ele ouviu “em língua hebraica”, foi o que ele anunciou entre os gregos e romanos. A prova disto, é que ele foi acusado pelos gregos e romanos de anunciar “Divindades estrangeiras e costumes judaicos” (Atos 16:20-21; 17:18). Hoje, os “jesuítas” nos fazem as mesmas acusações que fizeram ao apóstolo. Isso porque não querem nem saber de aceitar o Deus dos judeus (dizem que Deus é brasileiro!) e muito menos ainda, os Seus Mandamentos.

    8 – Os jesuítas nos chamam de “O GRUPO DO NOME”; mas, Deus, desde o princípio, visitou os gentios, para separar um povo pra quê? - Atos 15:14-18 – “Deus se dignou, primeiro, escolher dentre os gentios, um povo para O SEU NOME”. Sim, graças a Deus, por sermos o grupo do NOME. Amém...

    9 – Qual é a importância do Nome Sagrado? - João 3:18; I João 3:23; Sal. 9:10; 23:2-3; 91; 14; Prov. 18:10; Joel 2:32; Atos 4:12; 2:17-21 –


    10 – O que as Escrituras responde para aqueles que dizem que o Nome “não tem importância”? - Malaq. 2:2 –

    ResponderExcluir
  41. Malaquias 2:2 Se não ouvirdes, e se não propuserdes no vosso coração dar honra ao meu nome, diz o Senhor dos exércitos, enviarei a maldição contra vós, e amaldiçoarei as vossas bênçãos; e já as tenho amaldiçoado, porque não aplicais a isso o vosso coração.

    Quem foi que disse que YHWH é o mesmo que Yehoshua? Que fique bem claro que eu nunca disse que YHWH E YEHOSHUA creio no pai e no seu filho que foi enviado pelo pai.Exodo 20 - Eis que eu envio um Anjo diante de ti, para que te guarde neste caminho e te leve ao lugar que te tenho aparelhado.

    21 - Guarda-te diante dele, e ouve a sua voz, e não o provoques à ira; porque não perdoará a vossa rebelião; porque o meu nome está nele.


    2 – Que nome Moshê deu a Osheia, filho de Num? - Num. 13:16; Êxodo 23:21 – Osheia, filho de Num introduziria o povo na terra prometida, e por isso, ele prefigurava o haMashiach. Simbolicamente, ele era o “Anjo do Altíssimo”. E, para que ele verdadeiramente representasse o haMashiach, Moshê, por inspiração divina, deu a ele O NOME que está acima de todo nome: YEHOSHUA.Mais tarde o anjo anuciou esse nome para Mirian

    ResponderExcluir
  42. Se for para falar o mais próximo do hebraico, voce está falando errado então, pois é Yahoshua e não Yehoshua, sendo que como o hebraico atual é cheio de influencias estrangeiras, ainda mais que começou a ser recodificada tem uns 200 anos, ou seja, nem sabemos ao certo como o era a 2000 mil anos atras.

    certamente nao era Jesus.me admira muito vc dizer que nao e YEHOSHUA ,porque vc nao pergunta algum pastor de sua confiança ou algum teologo vc tao estudado ate me surpriende.


    nao vou entra em detalhes com o nome Yahoshua para nao estender mais ainda o assunto.


    Vou explicar mais uma vez para que entendam, pois acho que nao entendem quando falo. Yeshua, ou Yehoshua ou Yahoshua ou Jesus, não importa como diga, em todos os dicionários atuais o significado é o mesmo, ou seja Salvação de YAH...

    resposta,Como já vimos, para eles, o objetivo de Jerônimo ao introduzir o nome Jesus na Vulgata era o de agradar aos pagãos e atraí-los à "Igreja de Roma". Para tal, foi composto um nome blasfemo para o Redentor a partir de nomes de divindades gregas e romanas: Para isso juntaram o J (de Júpiter) e ESUS (deus das florestas da Gália antiga, o qual fazia parte de uma trindade divina - ESUS-TEUTATES-TARANIS - deuses aos quais se ofereciam sacrifícios humanos). Para a seita este tal Esus era um deus romano, considerado o terrível Esus, por ser o deus dos trovões, do raio e da tempestade.
    Os gregos escreveram o nome IESOUS, que também foi formado por duas divindades pagãs: IO (a amada de Zeus) e Zeus. Além do mais, para estas pessoas, o nome Jesus quando escrito em hebraico daria "Yesus" o qual teria um significado blasfemo assim:
    Je = Ye = Deus e a palavra SUS = cavalo. Assim, o significado do nome Jesus em hebraico seria: "Deus é cavalo" ou simplesmente "Deus Cavalo", referência a uma divindade pagã.Isso e fato Portanto, acreditam que os bispos romanos, ao introduzirem o nome Jesus na Vulgata, não estavam somente tentando agradar e atrair os pagãos, mas também estavam difamando e blasfemando contra o Nome do Redentor e contra Deus. Eles estariam, assim, cumprindo o que está escrito em Apocalipse 13:5-6: "Foi-lhe dada boca que proferia arrogâncias e blasfêmias... e abriu a boca... para lhe difamar o Nome...". Segundo a profecia bíblica, esta "besta" que fala blasfêmias e difama o Nome Sagrado do Redentor seria adorada por "todos os que habitam sobre a terra" (Ap 13:8). E isso tem se cumprido pelo fato de que todos, tanto católico-romanos como evangélicos, espíritas, pentecostais, umbandistas, etc., têm adorado o nome Jesus. Todos têm adorado, assim, os nomes de deuses pagãos e a blasfêmia católico-romana contida no nome Jesus.

    ResponderExcluir
  43. Samuel eu falo tanto do nome eu so nao coloquei meu nome porque eu nao conseguir por isso entrei como anonimo queria te pedir descupas por invadir seu blog leio ele quase todos os dias vejo outros assuntos tambem e gosto dos seus textos ,tambem quero te pedir descupas se usei alguma palavra agresiva nao quero que vc fique chateado comigo pelo contrario ,parabens pelo seu blog e obrigado por trocar informaçoes ,sou remanecente e congrego numa sinagoga judaica meu nome e Maycon fique em paz irmao ate mais um abraço.

    ResponderExcluir
  44. Este esta em Jeremias - Quando disse o que não esta em Jeremias é com relação ao de Isaías 53, citando a parte do sofrimento (por isto falei que este nao estava em Jeremias, porque lá atrás me deram um monte de texto e fiz um resumão). Pois a o Texto de Jeremias 11:19 em nada faz menção ao nome em hebraico, mas sim ao ódio que os sacerdotes teriam de Jesus, que ninguém se lembra-se da sua obra. Ora isto tanto Jesus ou Yeshua, não foi apagado.

    Meu amigo, mais uma vez digo que voces tem ido para uma caminho errado, não por falar Yeshua, mas por estarem indo de encontro a teorias completamente sem fundamentos.

    Tenho parte da minha família judaica, meus pais já residiram em Israel duas vezes, lá em Israel existe comunidades de judeus messianicos e falam tanto Yeshua como Jesus, não há problema, pois é a PESSOA que deve ser reverenciada.

    Veja o tanto de esforço que tens empreendido para pregar o nome, e nao a pessoa. Voce falou de letra e não do espírito, defende uma teoria sem fundamento de conspiração que vem de roma.

    Sei que devemos nem olhar para Roma, e que o Jesus que servimos não é o Jesus morto de Roma, porém esta doutrina que prega algo onde tudo é esta conspiração onde muitos são salvos não pela fé na obra salvadora, mas sim pela pronuncia hebraica do nome de Jesus, sendo que voce ainda está falando errado, o mais certo seria Yahoshua, pois não é Yeh, e sim Yahweh, o Yehoshua, sofreu uma interferencia do aramaico Yeshua me procupa muito, pois voces não estão colaborando com o evangelho, mas sim enfraquecendo a fé de quem é fraco....

    ResponderExcluir
  45. ...E vou dizer o porqu enfraquecem a fé no Filho de Deus.

    Primeiro, como já disse, muitos nem chegaram a uma conclusão sobre qual nome, para voce é Yehoshua, para outros é Yeshua (que é aramaico), outros dizem que não e um e nem outro, mas sim Immanuel, os testemunhas de Jeová dizem que deve clamar apenas por Jeová....

    Veja que isto sao interferencias e crendices de seitas.

    Outro ponto que vejo, é que voces se equivocam muito com relação ao judaísmo. Meu bisavó era judeu, e eu o conheci antes de morrer, e posso lhe garantir que não tem revelação de nada, ficam com uns livrinhos de rezas e muita interferencia da cabala e muita religiosidade (rituais).

    Há foi bom falar em cabala, pois o judaísmo atual é cheio dela, inclusive nesta importancia que dão aos mesmos. Se voce não sabe, a cabala é uma feitiçaria judaica.

    Note que em um dos seus textos voce citou um monte de Nomes e suposiçoes para o nome Jesus, onde no proprio artigo expliquei na parte final (creio que nao entendestes). Voce não disse nada concreto amigo.

    Paulo falava em hebraico com os judeus, mas os gentios era grego.

    Quem foi que disse que a bíblia que temos é romana? Bíblia é Bíblia, por mais que ela tenha sido traduzida em outras línguas, a essencia nao difere em nada do orignal.

    ResponderExcluir
  46. Os manuscritos originais do AT foram todos perdidos ou se acabaram, o que temos do AT é um hebraico massoretico que já passou muitas geraçoes e com interferencias gregas e aramaicas, bem como o mais utilizado é o da septuginata e não vulgata latina (isto eu já disse).

    O que temos os originais (não todos os livros) sao alguns do NT, e os nomes ali sao em grego, e nao hebraico, pois em muitos textos o escritor tinha até que tradizir algumas palavras para os leitores.

    Ora, se alguem mudou os nomes, não foram os romanos, mas sim o pessoal daquela época do NT.

    Voce tambem disse que os judeus não poe nomes que nao sejam em hebraico, isto voce errou feio, pois muitos tem nomes que nao sao hebraicos. Faz-se uma cerimonia chamada Bar-Mitzvah onde se coloca um nome judaico como se fosse um selo da personalidade do indivíduo.

    Isto, é que quero dizer, para o judeu o nome esta vinculado com a pessoa. Se Jesus está vinculado com a salvação por nos manifestada, não é errado chamar desta forma.

    Com relação ao tal deus cavalo e deus porco e esta outra trinadade do mal que voce mencionou já expliquei no artigo, peço que leia outra vez.

    Para terminar, Eu creio num Deus poderoso, onde nem a morte o venceu, assim, voce acha mesmo que roma conseguiria vencer Deus de uma forma tão tosca? Pelo fruto nós conhecemos a árvore, veja os frutos dos que servem verdadeiramente o Jesus da bíblia, seuindo seus passos, isto roma não deu conta.

    Nem vou falar do rolo que fizeste com relação a Josué para não me cansar, peço que voce leia o que voce mesmo escreveu pois, até a parte em que falastes que Josue era um protótipo Jesus eu concordo, depois disto já errais, pois em Zacarias vemos o sacerdote Josue todo sujo e em pecados, ou seja, não é o nome, mas a pessoa.

    Saibas que se leres um texto em hebraico, por exemplo a oração do Shemah Yisrael, ouviram que não falam o YHWH, mas dizem Adonai (isto vem de uma semantica aramaica), é como voces dizem o Eterno, Elohim, Hashem... Se é para falar o exato, então nao pode falar isto tambem.

    Entenda, que era muito comum na época esta interferancia culturam na lingua de um povo, pois o povo judeu foi conquistado diversas vezes e em todas recebeu influencias estrageiras, na lingua e nomes e costumes. Na epoca de Jesus por exemplo, o idioma nao era o hebraico antigo, mas sim um recheado de araimaico, tanto que Josefo fala dele em seus livro com o nome grego. Veja Josefo tinha mudado o nome, mas o significado era o mesmo.

    ResponderExcluir
  47. Caro Maycon...

    Desta vez escrevi bastante e espero que entendas. Não vá para estas correntes exclusivistas e não siga ou viage nestas teorias da conspiração onde tudo é suspeito e nada é fundamentado, mas sao ideias de pessoas usadas pelo diabo para confundir a mente das pessoas.

    Saibas que não censuro as pessoas que querem falar o nome em hebraico, há salvação tanto em um como no outro, pois a pessoa é a mesma (Oseias e Josue eram a mesma pessoa, independente do nome).

    Obrigado pelo elogio pelo blog, e espero que tenhas notado que o Jesus que sigo é o Jesus que veio como judeu, viveu como judeu, nos libertou da maldição da lei e do pecado e nos deu uma nova vida, ou seja, mesmo quem fala Jesus, estando direcionando a esta pessoa acima citada não entrará no erro.

    Quando na bíblia fala nome, quer dizer a pessoa, assim todo aquele que crer na pessoa salvadora estará salvo e não pelas letras.

    No mais caro amigo, continue visitando o blog e colaborando, pois acho que este assunto já deu, tanto um como o outro expos o que pensa, a única coisa que pedi foi pra não ir em fábulas conspiratorias misturadas com esta cabala onde traz um exclusivismo na revelação da obra redentora, diminuindo assim o poder e a graça de Deus.

    Fique na paz, que Deus lhe abençoe e estude bastante a palavra de Deus, pois assim como os dias de Paulo, muitos querem desacreditar no que foi escrito, falando inverdades. Não lute contra a obra de Deus, olhe os frutos e peça direção. Abraço.

    ResponderExcluir
  48. Ola Samuel como vai so passei pra dar um alo e te desejar Shalom!e deixar um breve comentario.

    Samuel na maioria dos blogs que ja visitei , meu comentario nunca apareceu foi avaliado e cortado , mas nesse blog democratico e muito bom meu comentario apareceu agradeço por isso, apesar da nossa crença ser diferente o respeito e fundamental mais uma vez obrigado e fique em paz Irmao.

    Que o senhor YEHOSHUA te abençoe Amen.

    Maycon

    ResponderExcluir
  49. Olá, dou espaço para todos. A coisa mais rara é eu deletar um comentário, só faço quando há a intenção de bagunçar ou usar palavras de baixa escala (isto nunca aconteceu).

    Só faço uma ressalva, o que divergimos não é na crença, mas sim no que chamamos usos e costumes, pois para mim tanto Jesus, Yehoshua e Yeshua são a mesma pessoa, deveras eu creio no evangelho e sigo o que ali está escrito.

    Se falar Yehoshua é um costume ou uma opção não tem problema, só discordo quando se fala em uma revelação contemporanea e exclusivista, ou seja, se não falar assim naõ está salvo e isto já expliquei.

    Fiz um artigo recente sobre teorias da conspiração, dê uma olhada, acho que vai te interessar.

    Shalom Aleichem.

    ResponderExcluir
  50. Olá Samuel. Estive vendo seu blog e os comentários de várias pessoas que creem em Yehoshua e quero te dizer que em Êxodo 23-21 o Criador falou a Moisés assim: "Respeita a tua presença e observa a sua voz, e não lhe sejas rebelde, porque não perdoará a vossa transgressão, POIS NELE ESTÁ O MEU NOME." Depois em Deuteronômio 31-7: "Moisés chamou, então, Josué e, em presença de todo Israel, disse-lhes: Se forte e corajoso, pois tu entrarás com todo este povo na terra que o Senhor jurara dar aos seus pais, e tu os farás herdá-la." Ora o sucessor de Moisés foi Josué, que transliterado para o hebraico é Yehoshua. O Senhor falou que enviaria um anjo a frente de Israel e que o seu Nome estaria nele. Então o Nome Yehoshua é o que dá a salvação, pois Paulo foi pregar em Atenas na Grécia e anunciava divindades estrangeiras (Atos 17-18) e na Grécia a língua falada é o grego e Paulo falava em grego para que eles pudessem entender, mas o Nome de quem ele pregava era Yehoshua porque é hebraico e estrangeiro para os gregos. Se Paulo pregasse Jesus na Grécia não seria uma divindade estrangeira, porque Jesus é um nome grego que se originou do nome Iesus um Deus pagão para os judeus e para nós Testemunhas de Yehoshua, que acreditamos e seguimos a Bíblia. Procure uma bíblia de Jerusalém e veja no rodapé de Atos 17-18 e veja o que lá está escrito.
    Se te ofendi não leve em conta, só falei da verdade que Yehoshua é o Salvador e outro além dele não há e nunca haverá!!!!

    Até mais.

    ResponderExcluir
  51. Olá João Lucas...

    Com relação a tudo que falastes, já comentei no artigo e alguns estão em resposta aos comentários de outros.

    Já tá bem explicadinho esta questão do nome, mas só pra que voce entenda, quando Paulo pregava aos estrangeiros, ele falava Iesous, pois o que utilizava era a septuaginta (tradução grega do AT), vemos isto pelas referencias bíblicas.

    Então querido, ele não falava Yehoshua, ou Yahoshua. Mas com os estrangeiros era Iesous e com os israelitas Yeshua. Errais muito.

    Jesus ou Yeshua, Y´ehoshua, são a mesma pessoa e quer dizer Salvador.

    Saibas também que o Livro de Zacarias tem um Josué que é mencionado, o sumo sacerdote, que está em pecado, sujo e precisa ser restaurado, ora então o mesmo nome tem dois significados? Não.

    É a pessoa que lhe dá sentido. Entenda.

    Para lembrar-lhe, letra não é a pessoa, como já disse.

    Leia Apocalipse 3:12, note que o Senhor tem outro nome que nem é Yeshua, Yehoshua, mas um NOVO NOME que será revelado. O que é isto? Significa que tais indicativos são meros sentidos de sua missão, ao que depois indicará outra.

    Nada se compara à Deus, nem meras letras, o que devemos honrar é a pessoa de Deus, o nome é a referencia.

    Vá pregar o evangelho e pare de ficar com este tipo de idéia conspiratória em sua mente.

    Não sou contra as pessoas falarem Yeshua ou Yehoshua, sou contra esta onda anti Jesus, que é algo sem fundamento algum.

    Com amor no Deus Salvador, Samuel.

    ResponderExcluir
  52. Parte II (IMPORTANTÍSSIMO):

    Ainda respondendo a ti João Lucas e servirá para todos, digo o seguinte:

    Não tem cabimento a afirmativa de que o nome Jesus é de origem grega e não hebraica. Esse nome, transliterado para o grego como Iesous, é hebraico e vem de Yeshua” (as aspas representam a letra ayin). A forma plena da palavra é Yehoshua”, que, a partir do Cativeiro, passou a dar lugar, geralmente, à forma abreviada Yeshua”. Até o começo do segundo século d.C. Iesous (Yeshua”) era um nome muito comum entre os judeus. Na Septuaginta, versão do Antigo Testamento que os judeus fizeram entre os anos 285 e 150 a.C., do hebraico para o grego, o nome Iesous aparece para referir-se tanto a Josué (quatro indivíduos) como aos oito Jesua mencionados em Esdras e Neemias.

    Iesous não é nome de nenhum deus da mitologia grega, tanto que não aparece em nenhum clássico grego. Ver, por exemplo, o Dictionaire Grec-Français (1.868 páginas), de C. Alexandre, que, no apêndice de nomes históricos, mitológicos e geográficos, traz no verbete Iesous apenas o seguinte: “Jesus, nome hebraico.”

    Em segundo lugar, Jesus não se deriva de Yehoshua”, mas da forma abreviada Yeshua”.

    O s final em Jesus se explica pela necessidade de tornar esse nome declinável: os judeus substituíram o ayin final por um sigma (o s grego) do caso nominativo. Nos outros casos a palavra se declina assim: Iesou (genitivo), Iesoi (dativo), Iesoun (acusativo) e Iesou (vocativo). Com isso mataram-se dois coelhos com uma só cajadada: o nome ficou declinável, e o ayin final, que não tem equivalente em grego, foi substituído por um sigma (s).

    Terceiro: O Novo Testamento foi originalmente escrito pelos apóstolos em hebraico ou aramaico e posteriormente traduzido para o grego? A resposta é: não. É possível que algumas coleções de ensinos de Jesus, escritas em aramaico (as chamadas logia), tivessem circulado entre os cristãos e servido Mateus e Lucas ao escreverem os seus evangelhos. Mas nenhum manuscrito dessas logia foi encontrado até hoje. O tradutor do Novo Testamento não pode basear-se em textos hipotéticos. Os livros do Novo Testamento foram todos escritos em grego coiné, e é no texto grego que se têm baseado as traduções que têm sido feitas através dos séculos.

    Quarto, como o nome Yehoshua” se tornou Jesus (fonética histórica)? Resposta: Já vimos que o vocábulo Jesus não se deriva diretamente de Yehoshua”, mas da forma abreviada Yeshua”, através do grego e do latim. Agora, o s médio em Jesus. No vocábulo hebraico Yeshua”, o grupo sh representa a consoante shin. Por não haver em grego som correspondente a essa consoante fricativa palatal, que soa como xis em eixo, os judeus a substituíram por sigma, também fricativa mas línguodental, que em grego, mesmo entre vogais, soa como ss. O ditongo grego ou soa u. A evolução do termo de uma língua para outra é a seguinte: Yeshua” (hebraico) > Iesous (grego) > Jesus (latim) > Jesus (português).

    Que Deus abençoe à todos!

    ResponderExcluir
  53. com base na sua resposta então posso afirmar que seu nome é Samuel no português mas no hebraico ele é Moshé? Não pelo contrário, se você chama Samuel no português, em qualquer outra língua o seu nome vai ser Samuel.Coloque o nome Yehoshua no Google Tradutor e traduza para qualquer língua que desejar, o Nome Yehoshua será o mesmo em qualquer língua que você traduzir.
    O nome Barack Obama é um nome inglês e veio para o Brasil como Barack Obama, não houve mudança, e por que o Nome de Deus teve que ter? Reveja seus conceitos em relação ao nome verdadeiro do salvador, por que as Escrituras diz que a salvação está no Nome e em Joel 2:32 diz: " E há de ser que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo ". Então o nome é muito importante, se não fosse importante, eu e você não tinham um. Nós temos apenas um Nome, e por que Deus tem que ter mais de um?
    Temos que examinar as Escrituras e pedir a Deus que abra os nossos olhos para que possamos ver as maravilhas da sua lei e do seu Nome, para que no Grande e Temível Dia do Senhor possamos nos encontrar com Ele, invocando o único Nome Dele que traz a salvação que é Yehoshua.
    Nos comentários (rodapé) de uma Bíblia chamada Bíblia de Jerusalém, da Editora Paulus, no livro de Atos 17-18 que te citei, fala assim: "A palavra Ressurreição é tomada como nome de uma deusa (grego - Anástasis), parceira de Jesus".
    Jesus tinha uma parceira? Por acaso Deus é tão fraco que precisa de uma parceira? Essa é a prova de que Jesus não é Deus, só passa de um impostor que foi trocado pelo nome verdadeiro do Salvador Yehoshua, que a Igreja Católica modificou toda a Bíblia, principalmente todos os nome de Deus, dos profetas, dos apóstolos e de todos o que tinham o seu nome na Bíblia.

    Até mais

    ResponderExcluir
  54. João Lucas....

    Já que voce é tão contra os católicos, saibas que a bíblia de Jerusalem foi feita pelos católicos e para católicos. Ela é cheia de heresias.

    Meu nome em hebraico é Shmuel, em portugues é Samuel, mas em ambos significa Deus ouve.

    Yehoshua e Jesus significa salvação.

    Dê ao menos uma olhada nas fontes sérias de pesquisa que citei.

    Nome não é nada sem a pessoa, adoremos a pessoa que dá poder ao nome.

    Peço que leia com atenção outra vez minha resposta no comentário anterior ao seu, a "Parte II'.

    Estais muito equivocado.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  55. Você disse:"Quarto, como o nome Yehoshua” se tornou Jesus (fonética histórica)? Resposta: Já vimos que o vocábulo Jesus não se deriva diretamente de Yehoshua”, mas da forma abreviada Yeshua”. Sei que Yeshua significa salvação, porém um substantivo e não um Nome. Então se o nome Jesus deriva de Yeshua, então a palavra Jesus é também um substantivo e não o Nome do Salvador.

    Até mais.

    ResponderExcluir
  56. Meu caro amigo, não sou professor de portugues (sou pastor de atuação e advogado de profissão), porém ao tentar retrucar este ponto voce cometeu um erro imenso gramatical.

    Todo nome meu amigo, é um substantivo (Yehoshua é um substantivo também). O nome Yeshua começou a ser utilizado para se referir ao nome Yehoshua durante o início do cativeiro babilonico.

    É uma forma mais aramaica, sendo que este era o nome que Jesus usou na sua época, pois Yehoshua já tinha caido no desuso.

    Leia os livros como Esdras e Neemias e verás o Jesua, é o mesmo que Josué. Sendo na forma grega Jesus. Isto expliquei bem direitinho em uns dois comentários atrás.

    Em ambos é salvação, e só para sua informação, Jesus recebeu muitos nomes (vide artigo), porém ainda tem um que não foi revelado (leia Apocalipse 19:12).

    Assim meu caro, o nome dele é tao santo que só será revelado mesmo no final dos tempos. Então devemos pregar o evangelho e deixar de lado estas idéias que não tem fundamento nenhum!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  57. Aos amigos que se interessam pelo tema abordado neste blog e gostariam conhecer mais opiniões a respeito, sugiro:
    Pesquisar GOOGLE: Por que os judeus não acreditam em Jesus? Word's Observatory.
    Preencher o campo de pesquisa com esta frase e clicar no resultado de mesmo título. Ler todo o conteudo e tire suas próprias conclusões.

    Grato, Édis B. Lacerda - B. H. - MG.

    ResponderExcluir
  58. Olá Samuel.
    Continuando o assunto...
    Em Isaías 53-2 está escrito: "não tinha beleza nem esplendor que pudesse atrair o nosso olhar,...".Esta passagem está se referindo ao próprio Deus, ou seja, o profeta Isaías estava profetizando a vinda do próprio Yehoshua. Como está escrito na Bíblia, o próprio Deus na sua forma humana, não tinha beleza nem esplendor que agradasse aos olhos. Agora eu te pergunto: A imagem de Jesus não é bela? Você acha que o verdadeiro Salvador seria um ariano (alemão) de olhos azuis e cabelos compridos? Não podemos desconsiderar a Bíblia, porque o salmista disse no Salmo 119-105: "Tua palavra é lâmpada para os meus pés, e luz para o meu caminho.". Por isso temos que a examinar e a praticar.

    Até mais

    ResponderExcluir
  59. Anonimo...

    Os judeus nao aceitam Jesus nao é por causa do nome "Jesus", ainda mais que lá ele é conhecido como Yeshua (em Israel). Os que nao moram em israel não recriminam o nome Jesus também.

    Nunca lestes Romanos?
    Deus endureceu o coração dos judeus para que olhando não vissem e ouvindo não crescem.

    Este endurecimento veio de Deus, para que tal salvação fosse ministrada aos gentios.

    Se nao sabes, existem mais de 800 mil judeus convertidos a Jesus, isto é mais de 4 vezes a população judaica brasileira.

    E na época da Igreja primitiva muitos, aceitaram a Jesus, foi um grande avivamento.

    O maior problema dos judeus com Jesus é porque Ele se fez Deus e morreu numa cruz. Não tem nada haer com o nome Jesus.

    Aprenda mais da bíblia e deixa estas bobagens conspiratórias para lá!

    ResponderExcluir
  60. Olá João Lucas...

    Meu caro amigo, voce disse nada com nada em seu último comentário!

    Porém mesmo assim, vou faar una coisa.

    Tal passagem citada é relatada no momento do calvário, onde Jesus tinha passado pela tortura e humilhação, ao ponto das pessoas nao conseguirem fitar os olhos nele de tamanha dor e horrivel sofrimento que passou. Também o estado muito feito que estava pelas chagas.

    Isto eu examino e pratico, isto é, o agradecimento pelo seu sacrifíco.

    Agora, o Jesus pintado ou feito em imagem pela igreja católica, independente se é bonito ou feio, está errado, pois Deus nunca nos mandou fazermos imagem dele.

    Ninguém sabe como Jesus era. Naquela época assim como hoje em dia, muitos judeus eram brancos, alguns até ruivos como Davi.

    Eu entendo o que voces querem, se desvincular completamente da idolatria católica, e isto é bom, mas estao fazendo da forma errada.

    Não é certo ser contra o nome Jesus, pois já expliquei.

    Se queres se desvincular da idolatria romana, é só nao aceitar que um Jesus filhinho da mamae Maria, mas sim de Deus o Pai.

    O Jesus que sirvo tem ligação com o Pai e nao com a mortal Maria.

    Por isto siga a pessoa que dá sentido ao nome! Jesus, o Filho de Deus e nao o filho de maria.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  61. Caro amigo Samuel Elias:

    Alguns pontos do seu discurso (ao responder ao anônimo) são discutíveis pelo simples fato de não corresponderem a realidade Escriturística, muito menos à questão cultural religiosa de Israel.
    Você disse: "Jesus é conhecido como Yeshua (em Israel)".
    É do conhecimento geral, que... segundo o judaísmo, o Messias Rei dos Judeus ainda não é vindo, pelo fato de não terem se cumprido algumas profecias ou sinais que confirmariam a sua vinda. O Messias esperado dos judeus vem uma única vez e de forma definitiva, dentro da Era Messiânica, não fora dela.
    A Era Messiânica será confirmada por uma série de profundas transformações que deverão ocorrer sobre a face da terra, afetando a vida em geral, o planeta, a natureza e a vida em sociedade. Ainda não podemos ver nenhuma dessas transformações que melhorariam a vida, as coisas continuam péssimas e piorando cada vez mais: aumento da violência, corrupção, pestes (doenças incuráveis, guerras, fome, cataclismas que ocorrem em diversas regiões do planeta...
    O Messias dos judeus não é um deus ou semi-deus (à semelhança dos mitos pagãos - nascido de um deus com uma virgem).
    Dizendo que "Jesus é conhecido como Yeshua (em Israel)", passa se a impressão de que a Bíblia dos judeus é a mesma Bíblia Cristã, mudando se apenas o nome, tal idéia NÃO É VERDADEIRA.
    A Bíblia Hebraica (o Tana'ch) não comporta o Novo Testamento (que por sinal é grego), não existe se quer uma Epístola Apostólica na Bíblia Hebraica, muito menos Evangelho.
    O Messias dos judeus não dispõe das mesmas prerrogativas do Messias Neo Testamentário (não tem função de mediador, não vem para perdoar pecados ou para morrer por alguém).
    De acordo com a Teologia Judáica Deus é incorpóreo, não possui forma, sua materialização feriria o princípio de soberania, limitando-O.
    Na Bíblia Hebraica, publicada e lançada aqui no Brasil em 2006, pela Editôra Sêfer, aparece o nome Iehoshúa (Números 13:16,8), sendo grafado com a letra I e tendo a vogal u acentuada (ú) - nome usado por Moisés ao referir se à Oshêa bin Num (Oshêa filho de Num) Bamidbar (Números) 13:16,8; Devarim (Deuteronômio) 32:4.
    Também na Bíblia Hebraica, o sumo sacerdote, filho de Iotsadac é chamado de Ieshúa (Ieshúa ben Iotsadac) - Ezrá (Esdras) 3:2,8; 4:3; 5:2; 7:7 e de Iehoshúa - Hagai (Ageu) 1:1; Zehariá (Zacarias) 3:1.
    Também, vemos na Bíblia Hebraica, o nome Iehoshúa na nota de cabeçalho que intitula um dos seus livros como de Iehoshúa (fazendo referência ao filho de Num, sucessor de Moisés) tanto em caracteres hebraicos como em letras do alfabeto.
    Em nenhum livro do Tana'ch, a Bíblia Hebraica, o nome Iehoshúa e também o nome Ieshúa jamais fizeram referência ao Messias. O mesmo vale para Yehoshua, Yahoshua, Yaohoshua, Yahushua, Yeshua ou qualquer nome do gênero, tal doutrina é invencionismo não possui base escriturística. Quanto ao messias do Novo Testamento, não preenche os requisitos do Messias Rei dos Judeus por diversas razões, pesquisar GOOGLE: Por que os judeus não acreditam em Jesus? World's Observatory (clicar no resultado de pesquisa de mesmo título).

    Grato, Édis B. Lacerda.

    ResponderExcluir
  62. Amigo Édis...

    O que voce supra mencionou tem mais haver com o artigo que fiz e lá respondi tais questoes que se chama: "Por que a maioria dos judeus não aceitou e não aceita a Jesus como o Messias" do que com este que voce comentou.

    Por isto deixo o link aqui deste artigo que fiz:
    http://www.templojovemvirtual.blogspot.com/2012/01/por-que-maioria-dos-judeus-nao-aceitou.html

    Porém, algo devo comentar como sendo um erro grandíssimo nesta sua postagem com relação ao nome.

    Os judeus ainda esperam pelo Messias que já veio e não reconheceram (leia o artigo do link os motivos)....

    Mas, Yeshua, como Yehoshua é reconhecido por eles como a forma hebraica de Jesus, sim. Não sei se voce sabe, mas sou bisneto de judeus e meus pais já residiram no Estado de Israel duas vezes, pelo que falo nao como um leigo, mas como alguém que sabe o que fala!

    Não estou dizendo que eles o reconhecem a Jesus como o Messias, porém sabem que Jesus é o mesmo que Yehoshua, que após o período babilonico foi para Yeshua e na forma grega Iesous e portugues Jesus. Isto falo de nomes!

    Na septuaginta, que foi a tradução do hebraico para o grego feita por 70 SÁBIOS JUDEUS, o Yeshua e o Yehoshua foi transliterado como Iesous para o grego e sendo na forma de portugeus Jesus.

    Assim, tanto judeus nao cristaos como judeus cristaos sabem que Jesus é o mesmo que Josue´ou Jesua, mais hebraicamente conhecidos como Yehoshua e Yeshua.

    Peço que leia o artigo que mencionei pois o assunto que levantastes é outro e neste artigo que indiquei está explicado os reais motivos.

    Fica com D-us.

    ResponderExcluir
  63. Caro amigo Samuel Elias,

    Acatei a sua sugestão e li "Por que a maioria dos judeus não aceitou e não aceita a Jesus como o Messias". Que haja descendentes de judeus e até mesmos judeus assimilados por outros sistemas religiosos e culturas diversas isto não é novidade!
    Entendo a sua postura cristã, o seu apego, o seu esforço em defender aquilo que PRA VOCÊ é a verdade, como regra de fé. Seria até mesmo estranho se assim não o fizesse. Importa muito ir além daquilo que o sistema (no qual estamos inseridos), a tradição nos oferece como resposta; caso não queiramos ser manipulados. Vale a pena buscar a origem da nossa tradição religiosa segundo o que a História tem a nos oferecer como resposta, isto seria preventivo quanto ao direcionismo tendencioso que o sistema religioso nos impõe. Eu vivi o cristianismo segundo segundo regra e prática por quase vinte anos, e quando resolvi buscar as suas origens me surpreendi, ao descobri que ela se aproximava muito mais dos mitos e deuses pagãos, do que quanto aquilo que a própria tradição afirmava ser suas origens (isto é, Israel), o meu Messias estava muito, mas muito longe de ser o esperado Messias Rei dos Judeus!
    O Messias do Novo Testamento é sim o Messias dos Cristãos, NINGUÉM PODE CONTRARIAR esta verdade, conforme a própria Bíblia Cristã e CRISTIANISMO! Quanto ao Messias dos Cristãos ou do Novo Testamento ser o LEGÍTIMO Messias esperado por Israel ou o Messias Rei dos Judeus é uma estória totalmente diferente ou difícil de se comprovar ao atermos nos as profecias do Tana'ch e a teologia judaica.

    Grato, Édis B. Lacerda

    ResponderExcluir
  64. Meu caro amigo, você está com a síndrome judaizante a que tanto Paulo combateu.

    O evangelho (não o catolicismo, pois este com certeza é pagão) é totalmente centrado nas escrituras, nas profecias do que o judaísmo atual.

    Não confunda catolicismo com o verdadeiro evangelho. O Novo Testamento está intimamente ligado ao Antigo Testamento, dando a luz reveladora que o mesmo não tinha.

    O atual judaísmo é mais mandamento de homens do que de Deus. Conheci meu bisavô que era judeu e posso lhe garantir que eles não tem revelação nenhuma da verdade. São mais religiosos do que devotos de Deus.

    Só para você ver, o judaísmo atual substituiu o sacrifício pelos pecados (que está na lei) por boas ações (isto não está na lei). Para início de conversa, se você pergunta para eles, eles ficam perdidos nesta resposta, por mais que digam ou tentem responder, sabem que estão errados.

    O judaísmo está cheio que coisas pagãs, por exemplo, a cabala, a mão de hamesh ou chamsá, o olho grego, nas Pessach (páscoa) fazem algo que Deus próíbe (espiritismo) ao convidar o espírito do profeta Elias para se assentar com eles e muitas outras coisas místicas oriundas do paganismo.

    Caro amigo, a internet ou matérias do History só querem deturpar a verdade, se queres mesmo saber a verdade, primeiro estude a bíblia, peça revelação, não acredite em qualquer artigo feito por pessoas que não tem o temor do Deus vivo, que estão apenas para deturpar a verdade.

    Para acabar, o Messias do Novo Testamento é o Messias dos judeus e isto expliquei no artigo que lhe indiquei, leia Zacarias 12:10-14 e verás que no final dos tempos o remanescente de Israel reconhecerá a este Jesus que prego como seu Messias e vão se arrepender por não terem o recebido, isto será na segunda vinda de Jesus.

    Leia o livro de Romanos e Hebreus inteiro e verás que o evangelho é o complemento da Tanach e que o atual judaísmo esta cego e perdido em mandamentos humanos.

    Abraços e peço que se for comentar, comente no artigo que lhe indiquei, por ser vinculado ao assunto.

    ResponderExcluir
  65. Caro amigo Samuel Elias,

    Evangelhos e epístolas apóstolicas foi o que mais li, quando vivendo plenamente a religião cristã e pregando a outros esta mesma fé. Não é por não conhecer aquilo que estás a me recomendar (a leitura de Evangelhos e Epístolas Apostólicas) que mudei de opinião em relação a religião em que vivi a maior parte da minha vida. Foi justamente por levá-la a sério, inclusive considerando suas afirmações naquilo que concerne as suas origens, levei tão á sério que resolvi buscar suas origens históricas, descobrindo que os seus fundamentos é a mitologia pagã e não Israel ou as Escrituras Hebraicas.
    O Cristianismo diz que o seu Messias é o mesmo Messias prometido aos judeus (nesse caso obrigatoriamente tem de concordar com as Escrituras Hebraicas e a teologia judaica, compare os conceitos), se isso for verdade então não há necessidade de discussão.
    Quanto haver ramificações dentro do judaísmo, e..., algumas que tendem mais para o misticismo e a superstição ISSO É VERDADE, não tenho como dizer o contrário; mas se tenho as Escrituras e disponho de discernimento eu não necessito me enveredar por esses caminhos obscuros, vou preferir ficar com aquilo que possui base escriturística.

    Grato, Édis B. Lacerda - B. H. - M.G.

    ResponderExcluir
  66. Meu caro amigo...

    Digo e repito o que disse antes, voce está com a síndrome judaízante que Paulo tanto combateu.

    Se tivesse lido mesmo a bíblia, o AT e o NT, veria a harmonia entre os mesmos, pois o AT falou do Messias reinando visível e poderoso, mas tambem falou do Messias que seria escarnecido, humilhado, sofredor, que iria ressuscitar.

    Se voce tivess tido mesmo a revelação da Bíblia judaica, entenderia a cronologia das 70 semanas de Daniel, que se deu no tempo certo, na época de Cristo.

    Mas se queres acreditar nas mentiras do diabo, tudo bem, apenas saibas que antes de Moíses, um faraó egípcio hicso, já tinha iniciado o monoteísmo e a nao vinculação a imagens... Então o judaísmo também é pagão, já que antes de sua existencia, um reino pagao já tinha iniciado o monoteísmo.

    Meu caro, o diabo sempre tentou confundir a mente dos fracos na fé, nao se deixa enganar por ele, pois o mesmo tinha a revelação do Filho de Deus, e sempre tentou paganizar o que seria verdadeiro.

    No mais, depois de tudo escrito aqui e nos artigos, se queres continuar com sua tese, tudo bem.... Cada um dará conta do que profere.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  67. Texto extraído da revista Super Interessante - Ano 10, Número 4, Abril 1996 - Editora Abril:

    "A tese é polêmica, mas a maioria dos pesquisadores está convencida de que os quatro evangelhos oficiais da Igreja do Novo Testamento - Marocos, Mateus, Lucas e João - não foram escritos por seus autores. São, muito provavelmente, compilações de mensagens anônimas ou atribuidas aos apóstolos, orais ou escritas, dos séculos I e II. Os nomes dos quatro evaangelistas apenas identificam conjuntos de ensinamentos (creditados a caada um deles) escritos e reescritos pellas comunidades, sucessivamente.
    O Evangelho de Marcos é o mais antigo dos quatro, escrito por volta do ano 70 d.C. O de Mateus é do ano 70 ou 80, o de Lucas do ano 80 ou 90 e o de João foi escrito depois dos 90. Os quatro contêm "material suficiente para levar fé ao coração das pessoas abertas, mas não para escrever uma biografia de Jesus", segundo o teólogo Luke Johnson, autor de The Real Jesus.
    A grande quantidade de textos era uum problema para a Igrreja que nascendo. Havia muitas comunidades, ritos e evangelhos diluindo a doutrina e favorecendo o aparecimento de dissidências e heresias. Por isso, aos poucos, tornou-se necessário escolher alguns e canonizá-los, tornando-os SANTOS. Muitos ficaram de fora. HÁ MAIS DE SESSENTA evangelhos apócrifos, como o de Tomé, de Pedro, Felipe, Tiago, dos Hebreus, dos Nazarenos, dos Doze, dos Setenta etc, que não entraram no Novo Testamento. Tem enorme valor para a ciência.

    O PRIMEIRO CONCÍLIO

    A CANONIZAÇÃO dos Textos se confunde com a consolidazção da Igreja. No ano 311, o imperador romano Constantino se converteu ao cristianismo e a Igreja, antes perseguida, ganhou o apoio do Estado. O próprio Constantino organizou o primeiro concílio ecumênico, na cidade bizantina de Nickéia (hoje, território turco), no ano 325, pagando as despesas de viagem de 318 bispos. Em meio a discussões acaloradas, várias vezes apartadas pelo imperador e seus soldados, foram estabelecidos o primado da Igreja Romana. A partir daquele concílio (de Nicéia, no ano 325), as Escrituras Cristãs começaram a ser oficializadas.
    Foi o bispo de Alexandria, Atanásio, ainda no século IV, quem escolheu os 27 textos do Novo Testamento: os evangelhos de Marcos, Mateus, Lucas, e joão, os Atos dos Apóstolos o Livro das Revelações (Apocalipse) e mais 21 cartas.
    Tudo isso foi ESCRITO EM GREGO, que era a língua culta do Oriente Próximo desde a eaxpansão helenizante e Alexandre Magno (356-323 a.C.). A propósito, Cristo É UMA PALAVRA GREGA (quer dizer "o ungido") e a primmeira capital mundial da cristandade não foi Roma, mas a grega Constantinopla. Até o século IV, A MISSA, EM ROMA, ERA CELEBRADAA EM GREGO. Os textos do Novo Testamento lpopularizam-se com a tradução para o LATIM feita por SÃO JERÔNIMO, NA PALESTINA, no século V.
    Duurante séculos, os monges copistas reproduziram esses textos a mão, ás vezes REELABORANDO-OS SEGUNDO AS CONVENIÊNCIAS DA DOUTRINA. ALTERARAM NÃO SÓ O NOVO, COMO TAMBÉM O VELHO TESTAMENTO. Partes do Gênesis (Bereshit) teriam sido criadas por teólogos, entre eles Santo Agostinho (354-430). "O conceito do Pecado Original, derivvado daa desobediência de Adão e Eva como princípio da história pecaminosa da raça humana, não existe no Velho Testamento judaico".

    ResponderExcluir
  68. A HISTÓRIA FALSIFICADA

    Outros textos clássicos também foram adulterados. No importante ANTIGUIDADES JUDÁICAS, que fornece informaações importantes sobre Jesus e o cristianismo,, o historiador Flávio Josefo (37-l00), lá pelas tantas, afirma que Jesus "fazia milagres" e que "apareceu, três dias depois da sua morte, de novo vivo", afirmação pouco crível lpara um ex-judeu foito cidadão romano. "Claro que esse trecho foi distorcido", explica Maria Luiza Corassim, professora de História Antiga na Universidade de São Paulo. "Josefo não podia acreditar que Jesus fosse o Messias. Isso é coisa dos monges copistas. Do século II ao século XV as únicas cópias exxistentes dos livros estavam nos conventos. Eles agregaavam o que queriam".


    FLÁVIO JOSEFO (37-100) (TEXTO PROVAVELMENTE ADULTERADO):

    "Nessa época viveu Jesus, um homem sábio. Se é que se pode dizer que era humano. Ele fazia milagres. Era o Cristo. Quando nossos cidadãos o denunciaram e Pilatos condenou-o á crucificação, ele apareceu, três dias depois da sua morte, de novo vivo. Os profetas anunciaram suas maravilhas e millhares o adoraram" (Antiguidades Judáicas, cap. XVIII, p. 63).

    (Extraído da revista SUPER INTERESSANTE - Ano 10 - Número 4 - Abril 1996 - Editora Abril - pags. 50 e 51)

    Édis B. Lacerda - B. H. - M. G.

    ResponderExcluir
  69. Édis...

    Esta revista é amante de Jesus, pois sempre gosta de levantar polêmicas sobre o mesmo, ou seja, Jesus dá ibope para ela.

    Se essa é a sua fonte, então creio que estás muito mal informado, ainda por cima com uma matéria tendenciosa e posso dizer, com os argumentos mais fracos que já vi, pois li livros de cientistas e arqueólogos que foram muito mais além disto.

    Deixo três artigos do blog que creio que vão lhe dar alguma revelação:

    "A BÍBLIA FOI TRADUZIDA ERRADA?"

    http://www.templojovemvirtual.blogspot.com/2011/11/biblia-foi-traduzida-errada.html

    "TEORIAS DA CONSPIRAÇÃO SOBRE A BÍBLIA"

    http://www.templojovemvirtual.blogspot.com/2011/11/teorias-da-conspiracao-sobre-biblia.html

    "PADRE FALANDO BOBAGENS SOBRE A BÍBLIA"

    http://www.templojovemvirtual.blogspot.com/2011/07/padre-da-igreja-catolica-falando-um.html

    Peço encarecidamente que leia com atenção estes três artigos, pois neles dou as respostas para tudo que você reproduziu em seu comentário.

    OBS.: só farei dois comentários, porque este não está nesses artigos que citei para ti:

    SOBRE JOSEFO, tenho o livro completo "A história dos Hebreus"... Veja que tudo que foi falado, bem como isto é mera especulação, não é o certo, não provou nada, mas o que está escrito é que ele falou de Jesus. Nem tudo estava nos conventos, saibas que o catolicismo começou a se preocupar em alterar textos APÓS a reforma protestante, antes disto não tinha necessidade, pois ninguém lia nada, com a reforma tiveram até que acrescentar livros apócrifos.

    SOBRE A FORMAÇÃO DOS EVANGELHOS, não só os evangelhos como muitos livros se era utilizado um copista que ia escrevendo o que os apóstolos falavam. Não tem problema.

    Finalizando, LEIA com atenção os artigos citados.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  70. Texto extraído da revista Super Interessante - Ano 10, Número 4, Abril 1996 - Editora Abril:

    "A tese é polêmica, mas a maioria dos pesquisadores está convencida de que os quatro evangelhos oficiais da Igreja do Novo Testamento - Marcos, Mateus, Lucas e João - não foram escritos por seus autores. São, muito provavelmente, compilações de mensagens anônimas ou atribuidas aos apóstolos, orais ou escritas, dos séculos I e II. Os nomes dos quatro evangelistas apenas identificam conjuntos de ensinamentos (creditados a cada um deles) escritos e reescritos pelas comunidades, sucessivamente.
    O Evangelho de Marcos é o mais antigo dos quatro, escrito por volta do ano 70 d.C. O de Mateus é do ano 70 ou 80, o de Lucas do ano 80 ou 90 e o de João foi escrito depois dos 90. Os quatro contêm "material suficiente para levar fé ao coração das pessoas abertas, mas não para escrever uma biografia de Jesus", segundo o teólogo Luke Johnson, autor de The Real Jesus.
    A grande quantidade de textos era um problema para a Igreja que estava nascendo. Havia muitas comunidades, ritos e evangelhos diluindo a doutrina e favorecendo o aparecimento de dissidências e heresias. Por isso, aos poucos, tornou-se necessário escolher alguns e canonizá-los, tornando-os SANTOS. Muitos ficaram de fora. HÁ MAIS DE SESSENTA evangelhos apócrifos, como o de Tomé, de Pedro, Felipe, Tiago, dos Hebreus, dos Nazarenos, dos Doze, dos Setenta etc, que não entraram no Novo Testamento. Tem enorme valor para a ciência.

    O PRIMEIRO CONCÍLIO

    A CANONIZAÇÃO dos Textos se confunde com a consolidação da Igreja. No ano 311, o imperador romano Constantino se converteu ao cristianismo e a Igreja, antes perseguida, ganhou o apoio do Estado. O próprio Constantino organizou o primeiro concílio ecumênico, na cidade bizantina de Nicéia (hoje, território turco), no ano 325, pagando as despesas de viagem de 318 bispos. Em meio a discussões acaloradas, várias vezes apartadas pelo imperador e seus soldados, foram estabelecidos o primado da Igreja Romana. A partir daquele concílio (de Nicéia, no ano 325), as Escrituras Cristãs começaram a ser oficializadas.
    Foi o bispo de Alexandria, Atanásio, ainda no século IV, quem escolheu os 27 textos do Novo Testamento: os evangelhos de Marcos, Mateus, Lucas, e joão, os Atos dos Apóstolos o Livro das Revelações (Apocalipse) e mais 21 cartas.
    Tudo isso foi ESCRITO EM GREGO, que era a língua culta do Oriente Próximo desde a expansão helenizante e Alexandre Magno (356-323 a.C.). A propósito, Cristo É UMA PALAVRA GREGA (quer dizer "o ungido") e a primeira capital mundial da cristandade não foi Roma, mas a grega Constantinopla. Até o século IV, A MISSA, EM ROMA, ERA CELEBRADA EM GREGO. Os textos do Novo Testamento popularizam-se com a tradução para o LATIM feita por SÃO JERÔNIMO, NA PALESTINA, no século V.
    Durante séculos, os monges copistas reproduziram esses textos a mão, ás vezes REELABORANDO-OS SEGUNDO AS CONVENIÊNCIAS DA DOUTRINA. ALTERARAM NÃO SÓ O NOVO, COMO TAMBÉM O VELHO TESTAMENTO. Partes do Gênesis (Bereshit) teriam sido criadas por teólogos, entre eles Santo Agostinho (354-430). "O conceito do Pecado Original, derivado da desobediência de Adão e Eva como princípio da história pecaminosa da raça humana, não existe no Velho Testamento judaico".

    ResponderExcluir
  71. A HISTÓRIA FALSIFICADA

    Outros textos clássicos também foram adulterados. No importante ANTIGUIDADES JUDÁICAS, que fornece informações importantes sobre Jesus e o cristianismo,, o historiador Flávio Josefo (37-l00), lá pelas tantas, afirma que Jesus "fazia milagres" e que "apareceu, três dias depois da sua morte, de novo vivo", afirmação pouco crível para um ex-judeu feito cidadão romano. "Claro que esse trecho foi distorcido", explica Maria Luiza Corassim, professora de História Antiga na Universidade de São Paulo. "Josefo não podia acreditar que Jesus fosse o Messias. Isso é coisa dos monges copistas. Do século II ao século XV as únicas cópias existentes dos livros estavam nos conventos. Eles agregavam o que queriam".


    FLÁVIO JOSEFO (37-100) (TEXTO PROVAVELMENTE ADULTERADO):

    "Nessa época viveu Jesus, um homem sábio. Se é que se pode dizer que era humano. Ele fazia milagres. Era o Cristo. Quando nossos cidadãos o denunciaram e Pilatos condenou-o á crucificação, ele apareceu, três dias depois da sua morte, de novo vivo. Os profetas anunciaram suas maravilhas e milhares o adoraram" (Antiguidades Judáicas, cap. XVIII, p. 63).

    (Extraído da revista SUPER INTERESSANTE - Ano 10 - Número 4 - Abril 1996 - Editora Abril - pags. 50 e 51)

    Édis B. Lacerda - B. H. - M. G.

    ResponderExcluir
  72. Por favor, desculpe me pela postagem dupla do mesmo texto, e que da primeira postagem não tive tempo de revisá-lo, afim de corrigir os erros de digitação (letras duplas e outras em lugares errados ou trocadas). Imagine, além da síndrome judaizante erro de digitação isso torna a situação ainda mais intolerável!
    Se bem que você não tocou nesse ponto.


    Muito grato, Édis B. Lacerda, B. H. - M. G.

    ResponderExcluir
  73. Aos caros amigos participantes deste blog que acompanham e tem interesse no tema abordado aqui, para um melhor entendimento, da questão da confiabilidade da Bíblia Cristã (e do Novo Testamento) e do Cristianismo como verdade FUNDAMENTAL religiosa,...
    Sugiro pesquisar GOOGLE: As confusões do Novo Testamento - Prof. Evilásio Araújo. (clicar no resultado de pesquisa de mesmo título).
    Por favor, leia todo o conteúdo e tire suas próprias conclusões.


    Grato, Édis B. Lacerda - B. H. - M. G.

    ResponderExcluir
  74. Édis...

    Vou repetir o que lhe respondi por último pois acho que voce não leu e nem acessou os artigos que mencionei. Com relação aos erros de português, enquanto tiver danto para entender tã bom.

    Esta revista é amante de Jesus, pois sempre gosta de levantar polêmicas sobre o mesmo, ou seja, Jesus dá ibope para ela.

    Se essa é a sua fonte, então creio que estás muito mal informado, ainda por cima com uma matéria tendenciosa e posso dizer, com os argumentos mais fracos que já vi, pois li livros de cientistas e arqueólogos que foram muito mais além disto.

    Deixo três artigos do blog que creio que vão lhe dar alguma revelação:

    "A BÍBLIA FOI TRADUZIDA ERRADA?"

    http://www.templojovemvirtual.blogspot.com/2011/11/biblia-foi-traduzida-errada.html

    "TEORIAS DA CONSPIRAÇÃO SOBRE A BÍBLIA"

    http://www.templojovemvirtual.blogspot.com/2011/11/teorias-da-conspiracao-sobre-biblia.html

    "PADRE FALANDO BOBAGENS SOBRE A BÍBLIA"

    http://www.templojovemvirtual.blogspot.com/2011/07/padre-da-igreja-catolica-falando-um.html

    Peço encarecidamente que leia com atenção estes três artigos, pois neles dou as respostas para tudo que você reproduziu em seu comentário.

    OBS.: só farei dois comentários, porque este não está nesses artigos que citei para ti:

    SOBRE JOSEFO, tenho o livro completo "A história dos Hebreus"... Veja que tudo que foi falado, bem como isto é mera especulação, não é o certo, não provou nada, mas o que está escrito é que ele falou de Jesus. Nem tudo estava nos conventos, saibas que o catolicismo começou a se preocupar em alterar textos APÓS a reforma protestante, antes disto não tinha necessidade, pois ninguém lia nada, com a reforma tiveram até que acrescentar livros apócrifos.

    SOBRE A FORMAÇÃO DOS EVANGELHOS, não só os evangelhos como muitos livros se era utilizado um copista que ia escrevendo o que os apóstolos falavam. Não tem problema.

    Finalizando, LEIA com atenção os artigos citados.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  75. A todos os outros interessados no assunto, sugiro irem a biblioteca e não ficarem acreditando em tudo que está na internet.

    É bom também irem em uma livraria e comprarem livros que falem sobre o assunto, mas em boas livrarias.

    Podem pesquisar também no google ou youtube, só peço que procurem também os argumentos a favor do evangelho, principalmente aquele que o diabo é tão sagaz, mentiroso e distorcedor da verdade, conseguindo atingir mentes fracas na fé.

    Que Deus vos abençoe. Édis, acesse os links do comentário acima. Abraços.

    ResponderExcluir
  76. Para reflexão: (leia na sua BÍBLIA, independente da versão, se CATÓLICA ou PROTESTANTE, os trechos das referências a serem citadas, a seguir)

    Oséias 6:3, João 4:22, Romanos 3:1-2, Isaías 44:1-8, Zacarias 8:20-23, Miquéias 4:1-5, Salmos 147:19-20, Deuteronômio 4:5-8, Isaías 42:1-7, Isaías 44:1-2, Isaías 44:5-8

    ResponderExcluir
  77. Para reflexão: (ler na sua BÍBLIA, independente da versão, se CATÓLICA ou PROTESTANTE, os trechos das referência a serem citadas a seguir)

    Oséias 6:3, João 4:22, Romanos 3:1-2, Isaías 44:1-8, Zacarias 8:20-23, Miquéias 4:1-5, Salmos 147:19-20, Deuteronômio 4:5-8, Isaías 42:1-7, Isaías 44:1-2, Isaías 44:58

    ResponderExcluir
  78. Sim, eu li e conheço tais passagens (que para mim são excelentes e ainda confirmam o evangelho)....

    Qual é sua dúvida?

    Obs.: Lestes os artigos que indiquei?

    Abraços

    ResponderExcluir
  79. (Citação extraída da Tradução e adaptação do cap. 9 do livro "The Answer Book", do Dr. Samuel Gipp, ps. 45-48, em 26/02/2000 - Folha Universal - OPINIÃO - Domingo 28 de Maio de 2000)

    Merece crédito a Septuaginta? (2)
    Mary Schultze/Pesquisadora de religião

    Existe algum manuscrito grego do VT antes de Cristo? Sim. Existe UMA DISPUTADA MINUTA DATADA DE 150 a.C. - o Ryland Papyrus#458. Ele contém os capítulos 23-28 de Deuteronômio, APENAS ISSO. Quem sabe, A EXISTÊNCIA DESSE FRAGMENTO FOI O QUE LEVOU EUSÉBIO E FILO A ADMITIR QUE TODO O PENTATEUCO HAVIA SIDO TRADUZIDO POR ALGUM ESCRIBA no esforço de interessar os gentios na história dos judeus? Muito provavelmente ELE NÃO FAZIA PARTE DE QUALQUER SUPOSTA TRADUÇÃO OFICIAL DO VT (Velho Testamento) PARA O GREGO. Podemos ficar certos de que ESSES 72 ERUDITOS JUDEUS, supostamente ESCOLHIDOS PARA REALIZAR A OBRA EM 250 a.C., NÃO PASSAM DE UMA ALUCINAÇÃO FEBRIL DO ANO 150 a.C.
    Além disso, não existe qualquer razão para se crer que essa tradução tenha sido realizada algum dia, pois existem lacunas que a Carta de Aristéas, a Hexapla de Orígenes, o Ryland Papyrus#458, Eusébio e Filo jamais puderam exclarecer.
    A primeira delas é a Carta de Aristéa. Existem dúvidas entre os eruditos de que ela tenha sido realmente escrita por alguém com o nome de Aristéas. De fato, alguns até acreditam ter sido Filo o autor da mesma. Isso lhe daria uma data depois de Cristo. Se isso é verdade, então o principal objetivo da mesma seria enganar os eruditos, levando-os a pensar que a segunda coluna da Hexapla de Orígenes é uma cópia da Septuaginta. Se assim aconteceu, então se trata de uma façanha "bem engendrada". Contudo, se realmente existiu um Aristéas, ele deve ter enfrentado dois poblemas incomensuráveis:
    Primeiro: Como poderia ter ele conseguido localizar as 12 tribos de Israel a fim de apanhar seus eruditos judeus de de cada tribo? Tendo sido espalhadas pela terra em razão de tantas derrotas e cativeiros, as linhas das tribos de há muito haviam se dissolvido em virtual inexistência. SERIA IMPOSSÍVEL PARA QUALQUER PESSOA IDENTIFICAR INDIVIDUALMENTE AS 12 TRIBOS.
    Segundo: Caso as 12 tribos pudessem ter sido identificadas, ELAS JAMAIS IRIAM CONCORDAR COM ESSA TRADUÇÃO, por duas fortíssimas razões:
    1. Todo judeu sabia que A ENCARREGADA OFICIAL DA ESCRITURA ERA A TRIBO DE LEVI, conforme Deuteronômio 17:18; 31:25-26 e Malaquias 2:7. Desse modo, NENHUM JUDEU DE QUALQUER DAS OUTRAS 11 TRIBOS IRIA SE ATREVER A ADERIR A ESSA EMPRESA PROIBIDA.
    2. É óbvio, para qualquer leitor da Bíblia, que os judeus deviam permanecer completamente separados das nações gentílicas que os rodeavam. A eles foram entregues práticas diferentes, como a circuncisão, a guarda e o culto aos sábados, diversas leis de purificação e sua terra de habitação. Além disso, havia a herança da língua hebraica.

    ResponderExcluir
  80. Então, alguém poderia indagar, "O que dizer das inúmeras citações do Novo Testamento atribuídas à Septuaginta?" A Septuaginta mencionada É NADA MAIS QUE A SEGUNDA COLUNA DA HEXAPLA DE ORÍGENES. A SEPTUAGINTA NÃO PASSA DE UMA CENTELHA DA IMAGINAÇÃO HUMANA.
    Ainda resta uma pergunta; Por que, então, os eruditos têm tanta pressa em aceitar a existência da Septuaginta, mesmo sabendo que existem tantos argumentos contra a mesma? A resposta é triste e simples. O hebraico é uma língua extremamente difícil de se aprender. Muitos anos de estudo são exigidos a fim de que se consiga aprendê-la, e muitos anos mais para que se possa chegar a conhecê-la tão bem, a ponto de transformá-la em veículo de pesquisa. Por outro lado, um conhecimento médio do grego é facilmente conseguido. Desse modo, CASO HOUVESSE uma tradução grega oficial do VT, os críticos da Bíblia poderiam triplicar o seu campo de influência, da noite para o dia, sem queimar as pestanas em penoso estudo do hebraico bíblico. INFELIZMENTE, A ACEITAÇÃO DA SEPTUAGINTA PELOS "eruditos", APESAR DA EVIDÊNCIA TÃO FRACA, ESTÁ EMBASADA NO ORGULHO E NA VORACIDADE DOS MESMOS.
    Vamos parar e pensar. Mesmo que um espúrio documento como a Septuaginta realmente existisse, como poderia um crítico da Bíblia afirmar que "nenhuma tradução tem a mesma autoridade da língua original" e ao mesmo tempo afirmar que "a sua Septuaginta tem a mesma autoridade do original hebraico?" Essa linguagem dupla dos "eruditos" não passa de uma autoridade de auto-exaltação, no esforço de conservar a sua posição erudita, colocando-se acima daqueles que "não são eruditos nas línguas originais". Para esses "eruditos da crítica textual", que aceitam um argumento desse tipo, estou colocando á venda a ponte de Brooklin!"

    (Tradução e adaptação do cap. 9 do livro "The Answer Book", do Dr. Samuel Gipp, ps. 45-48. em 26/02/2000.)

    ResponderExcluir
  81. Edis....

    Outra vez você com argumentos de pessoas completamente desacreditadas.... Começando pela sua fonte.

    Para não alongar.....

    Nem tudo que está no NT foi extraído da Septuaginta... O livro de Hebreus ele cita muito sobre o hebraico massorético.

    A septuaginta foi feita por SÁBIOS judeus, e não tem nada haver com tribos e sim escribas.

    Saibas que após o cativeiro as tribos mais proeminentes foram da casa de Judá, Benjamin e Levi. Ainda assim permaneciam algumas outras tribos que voltaram com eles (leia Esdras).

    A maioria dos rabinos de todas as castas aceitam esta copilação.

    Terminando, ela foi feita (Septuaginta) direcionada para os judeus que tinham perdido contato com o hebraico, pois muitos já tinham se mudado para a europa após o cativeiro, sendo que o grego era o ingles da época, tinham maior facilidade para passarem para o idioma nativo, do pais que estavam.

    Saibas também (não hoje mais) que o judaísmo foi muito prosélito no passado, tendo na septuaginta a chance de "evangelizar" outros povos!

    Se pegares a septuaginta e o hebraico antigo, verás que não há nada que tire a essencia. Tanto que muitos judeus utilizavam a bíblia cristão, apenas retiravam o NT.

    No mais, pare com estas teorias de conspiração, não irão lhe levar para canto algum!

    ResponderExcluir
  82. Continuando.....

    Mais uma coisinha que havia esquecido de colocar no último comentário:

    Só para que saibas, a bíblia que possuímos (em português) foi traduzida diretamente do hebraico para o portugues.

    Não foi traduzida do grego da septuaginta e sim diretamente do hebraico que no caso é do AT que estou falando.

    Mas a tradução da septuaginta, só para ratificar o que havia dito, é aceita tranquilamente.

    ResponderExcluir
  83. Prezado amigo Samuel Elias,

    Me desculpe a franqueza, algo é muito evidente e quase impossível não comentar, mas parece que o orgulho muitas vezes nos impede de dar o braço a torcer! É preciso humildade e sabedoria para se reconhecer uma verdade e admitirmos que estivemos por muito tempo defendendo mentiras de um sistema do qual fazemos parte; o nosso orgulho pode fazer bem ao nosso ego, mas isso não muda os fatos históricos! Partido religioso um dia já foi muito importante para mim também, até descobrir que para Deus isso era o que menos importava.

    ResponderExcluir
  84. Édis....

    Creio que não me conheces, mas se tem algo que detesto é religiosidade e defesa cega de denominações.

    Meu negócio é Deus, e para mim Deus se deixa conhecido na bíblia.

    Quando voce fala sitema religioso o que queres mesmo falar é de uma conspiração, algo que já discutimos.

    Com relação a bíblia e sua história, peço que leia o artigo que lhe tinha prometido, e posso dizer que o fiz em sua homenagem:

    COMO E QUANDO SURGIU O CÂNON BÍBLICO QUE POSSUÍMOS
    Eis o link:
    http://www.templojovemvirtual.blogspot.com/2012/02/importantissimo-como-surgiu-o-canon.html

    Peço que leia devagar.

    Obs.: Li certas artigos de Samuel Gipp, vi que ele é um pastor e que tenta defender as escrituras, inclusive o evangelho.

    Há certas traduçoes como a "linguagem de hoje" que não gosto assim com o Samuel Gipp, só acho ele um pouco extremista em seu ponto de vista, pois mesmo estas novas traduções que tentam mudar a linguagem, ainda sim não tiraram a essencia da verdade.

    Porém não compraria para ser um fonte de meus estudos bíblicos.

    No mais valeu a visita e peço que leia o artigo indicado, está no blog desta semana.

    ResponderExcluir
  85. Ola Samuel quanto tempo,como vai tudo em paz,estava lendo o blog e muito bom saber que tem mais pessoas defendo o nome da pessoa do salvador Yehoshua.Obrigado por ter criado esse blog ele ajudou a divugar o nome verdadeiro do messias Yehoshua ,um forte abraço muita paz para vc e toda sua familhia que o senhor YEHOSHUA esteja presente na sua vida .ate mais Maycon

    ResponderExcluir
  86. Olá Maycon...

    Na verdade foram poucos que vieram defender, muitos tem abrido a mente e entendido que tanto Yeshua, Yehoshua e Jesus sao os mesmos.

    As pessoas leiem mais o artigo. Só alguns que não querem dar o braço a torcer que continuam com estas teorias de conspiração.

    Os ultimos comentários por exemplo foi com relação a outros assuntos que não tem nada haver com o tema.

    E posso lhe dizer que este foi um artigo com bastante comentários, porém poucos acessos em vista de outros. Há artigos que se tem quase 100 acessos diários, este aqui tem uma média de 10 e nem está entre os mais acessados no final do blog, que é automático.

    Só para constar, a maioria das pessoas entendem que, nem entre os que acreditam apenas na forma hebraica ou aramica do nome de Jesus há consenso, então porque dar ouvidos a estes pensamentos radicais e sem fundamentos.

    Eu prego o Nome de Jesus, Yehoshua, Yeshua, Isa, Jesu, Iesous.... Onde as pessoas entenderem que falo do Filho de Deus, o único salvador esta bom - Isto é o que tenho divulgado.

    Divulge não apenas o Nome de Jesus (Yehoshua no seu caso), mas sim a sua obra, vontade, amor, leia a bíblia.

    No mais meu caro, peço que leia outros artigos que fiz com relação a bíblia, e verás que por tras destas conspiraçoes, há muita inverdade.

    Vá em "artigos" e pesquise lá em "bíblia" e "teologia".... Saia um pouquinho deste universo apenas do nome hebraico, e estude mais sobre a PESSOA de Cristo (ha Mashiach no seu caso).

    Quero dizer também que, entendi seu sarcasmo, mas em meio tanto falatório, tenho sido não um divulgador desta teoria, mas sim um DESMISTIFICADOR dela, ao dizer que Jesus e Yehoshua são os mesmos.

    No mais, volte sempre.

    ResponderExcluir
  87. O Fundamento da Teologia Cristã
    Durante todo o período denominado “Era Apostólica”, ou período da “Igreja Primitiva”, que durou até o ano 313, portanto todo o primeiro século, segundo século, terceiro século e parte do quarto século, o império mais poderoso da terra – ROMA – exerceu todo o seu poder e influência para destruir a Igreja Primitiva de Yehoshua. Durante sete gerações, um nobre exército de centenas de milhares de mártires, tem tombado sob o rigor da espada, das feras na arena e nas fogueiras ardente. Contudo, em meio à incessante perseguição, os seguidores do Nazareno Yehoshua aumentavam em número... Até que Satanás o adversário de Yehoshua, mudou de estratégia, substituindo o glorioso nome de Yehoshua por Jesus (ÊSUS) da mitologia greco-romana e a vitória satânica estava ganha.

    ResponderExcluir
  88. O judaísmo alexandrino já chegara a assimilar as riquezas do platonismo e do estoicismo. Filon de Alexandria (13 a.M a 54 D..M)era um representante típico desses judeus helenizados, que organizavam a doutrina extraída das Escrituras em um sistema teológico e filosófico elaborado, cuja influência chegava até as comunidades judias da Ásia Menor e da Síria. Seria esse sistema que iria preparar o caminho para a teologia cristã.

    ResponderExcluir
  89. Notamos claramente aqui, que as filosofias platônicas e estoicistas é considerada (pela Igreja) como “riquezas”, sendo essa a verdadeira RAIZ da teologia cristã. Por isso é que o apóstolo Paulo afirmou que em seu tempo, o mistério da iniqüidade já operava e mesmo antes da vinda do haMashiach, nos tempos dos selêucidas, Antíoco Epifanes ousou erguer uma estátua de Júpiter no próprio coração do templo em Jerusalém. “Com efeito, o mistério da iniqüidade já se opera, somente falta que aquele que agora o retém desapareça”. (II Tessalonicenses 2:7). Efetivamente foi sob o poder de Pôncio Pilatos (Roma), que nosso Salvador Yehoshua Mashiah foi crucificado. Na Palestina, as comunidades continuam levando uma vida difícil. No ano 62, Tiago foi executado. Depois do ano 70, Jerusalém foi esmagada e destruída por Tito e seu exército (Romano); sobreviveram alguns pequenos grupos de discípulos na Transjordânia; eles separados da corrente acabaram transformando-se em seitas heterodoxas, contaminadas pelo gnosticismo e pelo maniqueísmo. Lendo Daniel 9:26-27, descobrimos que “Será tirado o Mashiah, e não será mais, o povo do príncipe que há de vir (o anti-Mashiah), destruirá a cidade e o Santuário... e sobre as asas da abominação virá o assolador, e isso até a consumação”. Assim nós vimos que foram tirados (por Roma) o Mashiah, a cidade e o Santuário foram destruídos (por Roma). E quando a última testemunha do nome de Yehoshua haMashiach tombou martirizada, sob as asas da abominação, veio o assolador, “opondo-se a Deus e elevando-se contra tudo o que se chama Deus ou e adorado”. (II Tessalonicenses 2:4). O que é que se chama Deus? – Sem dúvida nenhuma é o glorioso nome Yehoshua Mashiah. Mas o assolador substituiu o glorioso nome do Senhor Yehoshua haMashiach, por Jesus Cristo, nome de uma divindade pagã da mitologia greco-romana. Notem que segundo a profecia, seria tirado o Mashiah e NÃO SERÁ MAIS o seu nome seria apagado (Daniel 9:26-27; Jeremias 11:19; II Tessalonicenses 2:4-7).

    ResponderExcluir
  90. A escrituras sao claras fora do nome verdadeiro nao ha salvaçao, lamento muito as pessoas nao da credito para isso fico muito triste por vc irmao por adorar uma obra feita pelo homem adorar uma obra obra feita por roma por um homem comum chamado Flavius Valerius Constantinus o fundador do cristianismo isso e fato.nome propio nao se muda. E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céus nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.
    Atos 4:12

    ResponderExcluir
  91. Olá Maycon...

    Suas fontes estão completamente erradas:

    Primeiro que nao existe esta mitologia greco romana. Nenhum deles adoravam um deus cavalo ou porco.

    Segundo no próprio texto massoretico (o mais antigo) já há alteraçoes na escrita de JOsue que depois virou Jesua.

    Terceiro a parte do nome apagado se refere ao próprio profeta Jeremias, nao tem nada haver com Jesus.

    Quarto o imperio romano só começou a dominiar a religiao apartir do 500 dc, e em 600 dc que teve o primeiro papa, ou seja, as escrituras nao foram alteradas em nada.


    Quinto se algo tivesse que ser alterado, era para dar sentido a adoraçao a Maria e isto nao teve, ou seja, nao precisava, pois até o ano de 1500 niguem lia a biblia mesmo.

    Sexto a coisa mais comum era a mudança de nome, ou uma melhor forma de se pronunciar. Saibas que em grego nao teria como pronunciar o nome em hebraico pois nao existia as letras correspondentes.

    Setimo e último, creio eu que já discutimos muito isto lá atrás em muitos comentários, nao há nada de novo, apenas as mesmas teorias da conspiraçao sem fundamento alguem e sem provas. O texto de Daniel citidado, é para a época do fim e se referiu também a época dos macabeus.

    Nao é o nome letra que salva e sim o ser. Pregue o SER. Se formos discutir mesmo o nome em hebraico e falar determinadas coisas aqui, creio que ficarás mais confuso do que estas. Até aqui tá bom.

    ResponderExcluir
  92. Estou feliz de ter acessado este blog. Mais uma vez, percebi que, de fato, o nome de Yahoshua é o verdadeiro, e não existe outro nome ao qual os joelhos se dobrarão. Nome é SHEM, é mais do que uma alcunha, é reputação, valor. E, depois de todos estes posts, está claro que Yahoshua tem uma reputação espiritual e natural, superior a de IESOUS, o messias ecumênico.

    Estivemos em Israel recentemente, embora o nome Jesus seja conhecido e aceito por alguns, não é abertamente aceito como foi proposto. Se trata de um nome ecumênico, globalmente aceito, porém, não possui autoridade no idioma hebreu - isso é fato.

    Para os leitores, que estão em busca de respostas, temos de um lado uma pessoa cristã, que defende suas teorias, e outras, que estão frustradas com a mentira e o engano dessa religião. Cabe a cada um, com base no que foi dito, enxergar a verdade - que para mim está clara em Yahoshua.

    Obrigado Samuel, Alef.

    ResponderExcluir
  93. Se nomes ou a originalidade de um nome segundo um idioma específico significa muito, creio eu que a historicidade de um personagem pode ser, ainda, muito mais reveladora. Quando descobri pela primeira vez a polêmica do nome, confesso que fiquei surpreso, pareceu me, haver descoberto a questão do século, a euforia dessa descoberta me deixou paralisado somente nessa questão por muito tempo. Já não me interessava outras questões ou temas, isso era tudo o que me interessava, estudar, falar, discutir ou pregar a importância do nome original do messias...
    Passada a euforia dessa "grande descoberta" as idéias começaram a clarear e pude perceber muito mais coisas importantes... se importava que o nome do Messias fosse original segundo o idioma Aramaico ou o Hebraico, então importava muito mais que ele se aproximasse do perfil de Messias rei dos judeus.
    Ao procurar conhecer o Messias segundo as profecias do Tana'ch e compará-lo com o Messias Neo Testamentário, descobri que havia uma distancia tremenda entre os dois e apesar de haver mudado o seu Nome (ter passado a dar preferência para o nome hebraico) ainda assim o meu Messias estava distante de ser o Messias Rei dos Judeus, ele continuava tão próximo dos mitos pagãos quanto antes.
    Este é o problema da grande maioria, ficam paralisados com a euforia de sua "descoberta", não vão um pouco mais além ficam apenas com o nome. Esquecem que o perfil do seu Messias necessita de fato e de verdade se adequar ao perfil de Messias Rei dos Judeus segundo às Escrituras Hebraicas!

    ResponderExcluir
  94. Alef e Edis,

    Tanto um como o outro estão cada vez mais querendo se aproximar não de Deus, mas do judaísmo, principalmente o Edis.

    Alef,

    Primeira coisa que vocês adeptos apenas do nome hebraico devem fazer, é se decidirem qual, pois cada um vem com um diferente.

    Só digo o seguinte, em Israel bem como nas comunidades sérias messianicas (que são judeus de verdade convertidos a Jesus), eles falam mais Yeshua, mas não tem nenhum problema quanto a Jesus, pois sabem que é uma transliteração, ao que em cada língua, Yeshua tem uma forma diferente de se escrever.

    Edis e Alef,

    O maior problema dos judeus com Jesus, não é o nome (nunca nenhum judeu suscitou a questão do nome comigo) e sim da forma como eles pensam que será o Messias - um rei triunfante fisicamente e não um que seria morto, ainda mais sendo o filho de Deus.

    Deixo aqui um texto que fiz sobre isto:

    http://templojovemvirtual.blogspot.com.br/2012/01/por-que-maioria-dos-judeus-nao-aceitou.html

    No mais, estou aqui pra pregar, quem convence não sou eu e sim Deus. Segue o que achares melhor....

    Eu prego a PESSOA que dá sentido ao nome, quer seja Yeshua, Yehoshua ou Jesus.

    ResponderExcluir
  95. É lamentável, o que tem de pessoas que se metem a escrever abobrinha na internet, para dizer ou comentar um assunto que não intendem nada. Ou rapaz, vai procurar o que fazer; deixe de semear confusão na mente das pessoas; não diga besteiras. o nome do verdadeiro salvador é Yaohushua. Este é o verdadeiro nome do salvador que está no hebraico arcaico. Os nomes: yeshua, yehoshua ou yohoshua têm o significado literal: o bode salva. Os prefixos: ye,yo se referem a um bode. pesquise no dicionário hebraico aramaico caldeu,concordância 5.975 ou qualquer concordância confiável e tu verás que estes prefixos se referem a um bode, literalmente. Parem de escrever bobagem. Vc não sabe o que está fazendo. O nome Jesus é um nome inventado; Não salva ninguem!!! Paz em YAOHUSHUA. jobrj.

    ResponderExcluir
  96. O autor da matéria inicial começa dizendo: Nunca escreví nada sobre este nome; e logo em seguida se dispõe a escrever. que pena, que perda de tempo. Bem melhor seria que vc tivesse ficado calado e não tivesse exposto esse balaio de gato, confuso, cheio de erros de português e ainda querendo se intrometer com hebraico, aramaico e grego. Vc não tem o que fazer? Me desculpe; Tu não entende nada. anuncie o Santo nome YAOHUSHUA, somente ele e deixe os demais, que são todos inventados, para confundir a mente da humanidade. O nosso Criador chama-se: YAOHU e o nosso salvador: YAOHUSHUA; nomes abençoadores e cheios de glórias. Os demais nomes, nem mencione. São todos inventados e mentirosos. Meu caro amigo, todos nós precisamos de YAOHUSHUA, que significa: YAOHU é salvação. Um abraço e Paz, em YAOHUSHUA.

    ResponderExcluir
  97. Meu Deus como tem pessoas fracas de mente neste mundo!

    Leia este artigo que fiz e vamos ver quem está falando abobrinha!

    YAOHU E YAOHUSHUA, MAIS UMA TEORIA SEM FUNDAMENTOS:

    http://templojovemvirtual.blogspot.com.br/2012/05/yaohu-e-yaohushua-mais-uma-teoria-sem.html

    YE é bode? De onde voces tiram isto!

    Bode em hebraico é Tâish, Tsafîrr e Ciburr - nunca no paleo hebraico ou no massorético houve YE ser um bonde.

    Yeshua era o nome de Jesus na época, porém tanto Yeshua, Yehoshua como Jesus significam a mesma coisa, Yah Salva!

    Pare de acreditar em teorias da conspiração criadas por um doido!

    Yaohu e Yaohushua sim, estes são inventados!

    Peço que leia também Apocalipse 19:11-12 e verás que o Ele tem um nome que ninguém conhece, se não ele mesmo.

    Não é o nome que faz a pessoa, e sim a pessoa faz o nome! DEUS VELA POR SUA PALAVRA.

    LEIA O ARTIGO QUE LHE INDIQUEI.

    ResponderExcluir
  98. Samuel, eu gostaria de lhe dar os parabéns.
    Nota-se que claramente vc entende muito de linguistica e da história hebraico/grega/cristã.
    Eu li pacientemente boa parte dos comentários e discussões, e ví qeu há uma grande longanimidade em vc.
    Que Deus te abençoe e que vc seja cada vez mais usado por Deus, vc tirou algumas dúvidas que eu tinha a respeito do assunto.
    Que Deus te ilumine e te de mais conhecimento e sabedoria, pra defender o santo e verdadeiro evangelho.
    Deus te abençoe e guarde e te dê a paz.
    Fique com Deus irmão.
    ass. RAfael

    ResponderExcluir
  99. Rafael,

    Muito obrigado pelas palavras meu irmão.

    Que o Deus de Israel lhe abençoe, Nele em que não há confusão.

    Paz.

    ResponderExcluir
  100. samuel que o eterno tire a venda dos seus olhos e a teimosia do teu coraçao.
    que yehoshua te de sabedoria e discernimento para que nao questione o obvio. shalom.

    ResponderExcluir
  101. Izilda...

    Que Deus faça o mesmo contigo, e começando a ler que o nome dele só será sabido mesmo na Glória (Apocalipse 19:11-12).

    ResponderExcluir
  102. Ola Samuel paz seja contigo e com sua familha ,seu blog sobre o nome do (Mashiach)ta muito interresante tenho estudado muito as escrituras tenho estudado o Hebraico,sei que sua opiniao a respeito do nome e bem firme , respeito a sua opiniao e legal ver que vc e uma pessoa que da atençao pra todos,Vc citou (Apocalipse 19:11-12)e disse as seguintes palavras `´ nome dele só será sabido mesmo na Glória`´Mas para alcançamos a gloria so atraves do nome da pessoa do (Mashiach) estamos no tempo de restauraçao e temos que cre no nome da pessoa do (Mashiach)E o nome da pessoa que traz a salvaçao ele nao e mais segredo o nome Yehoshua foi revelado pelo anjo para sermos salvos.

    ResponderExcluir
  103. O Gregos os Romanos mexerao nas escrituras e fizerao uma verdadeira confusao trocando o nome, isso ja foi dito em comentarios a cima .veja a importancia do nome nas escrituras :porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.Mas todo o que invocar o nome do Senhor será poupado, porque, sobre o monte Sião e em Jerusalém, haverá um resto, como o Senhor disse, e entre os sobreviventes estarão os que o Senhor tiver chamado. (Joel 3, 5)

    ResponderExcluir
  104. (exodo)20 “Vou enviar um anjo adiante de ti para te proteger no caminho e para te conduzir ao lugar que te preparei.

    21 Está de sobreaviso em sua presença, e ouve o que ele te diz. Não lhe resistas, pois ele não te perdoaria tua falta, porque meu nome está nele. 17 Ainda perguntou Manoá ao anjo do Senhor: Qual é o teu nome? - para que, quando se cumprir a tua palavra, te honremos.Juízes 13-17
    Eu te louvarei, SENHOR, com todo o meu coração; contarei todas as tuas maravilhas.

    Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo. sALMO -9

    ResponderExcluir
  105. Porquanto tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome.
    Salmos 91:14 Pois falam malvadamente contra ti; e os teus inimigos tomam o teu nome em vão
    Salmos 139:20

    Vale mais ter um bom nome do que muitas riquezas; e o ser estimado é melhor do que a riqueza e o ouro. Proverbios-1 Portanto o meu povo saberá o meu nome; pois, naquele dia, saberá que sou eu mesmo o que falo: Eis-me aqui
    Isaías 52:6

    ResponderExcluir
  106. E o SENHOR me fez saber, e assim o soube; então me fizeste ver as suas ações.

    E eu era como um cordeiro, como um boi que levam à matança; porque não sabia que maquinavam propósitos contra mim, dizendo: Destruamos a árvore com o seu fruto, e cortemo-lo da terra dos viventes, e não haja mais memória do seu nome.
    Jeremias 11:18-19 Até quando sucederá isso no coração dos profetas que profetizam mentiras, e que só profetizam do engano do seu coração?

    Os quais cuidam fazer com que o meu povo se esqueça do meu nome pelos seus sonhos que cada um conta ao seu próximo, assim como seus pais se esqueceram do meu nome por causa de Baal
    Jeremias 23:26-27E o SENHOR será rei sobre toda a terra; naquele dia um será o SENHOR, e um será o seu nome
    Zacarias 14:9

    ResponderExcluir
  107. Mas deixarei no meio de ti um povo humilde e pobre; e eles confiarão no nome do SENHOR
    Sofonias 3:12E odiados de todos sereis por causa do meu nome; mas aquele que perseverar até ao fim será salvo
    Mateus 10:22E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou terras, por amor de meu nome, receberá cem vezes tanto, e herdará a vida eterna
    Mateus 19:29
    Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.

    E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas
    Marcos 16:16-17

    ResponderExcluir
  108. E em seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém
    Lucas 24:47 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome
    João 1:12Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.

    Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus
    João 3:17-18 E, pondo-os no meio, perguntaram: Com que poder ou em nome de quem fizestes isto
    Atos 4:7

    ResponderExcluir
  109. E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.
    Atos 4:12 E, caindo nós todos por terra, ouvi uma voz que me falava, e em língua hebraica dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? Dura coisa te é recalcitrar contra os aguilhões.
    Atos 26:14o nome que Shaul o nome hebraico Yehoshua.

    ResponderExcluir
  110. nome que Shaul ouviu foi o nome hebraico Yehoshua.
    essas sao aguams referencias do nome nas escrituras podemos ver a importancia de pronuciar o nome correto nome nao muda nome nao traduz e o nome e indentidade de uma pessoa. Um forte abraço Samuel fique em Paz que o eterno te abençoe vc e sua familha felicidades

    ResponderExcluir
  111. Maycon,

    Você fez um confusão meu amigo.

    Primeiro que o nome usado na época de Jesus e Paulo para Jesus não era Yehoshua e sim Yeshua.

    Yehoshua foi um nome usado até a época dos primeiros reis, após o cativeiro, pela influencia estrangeira, o próprio hebraico sofreu influencias em geral.

    O fato meu caro, é que o filho de Deus tem muitos nomes aqui que revelam QUEM ELE É. O nome nada mais é que uma REFERENCIA a um pessoa.

    Não adianta apenas clamar a GRAMÁTICA do nome se não ligarmos ele com a pessoa que lhe dá sentido.

    Tanto Yeshua, como Yehoshua ou Jesus, Isa, Iesou, Jesu, todos tem o mesmo significado - Deus (Yah) Salva.

    Todos nos rementem ao Filho de Deus, único salvador, assim, Jesus com Yeshua são fontes de salvação não pela gramática ou língua escrita, ambos significam a mesma coisa e estão ligados a mesma pessoa.

    Não ande por ventos de teorias da conspiração e seitas provenientes dos adorados do "nome sagrado".

    Pense nisto: "será salvo todo que invocar o nome do Senhor" - o que isso significa?

    Significa que, se alguém clamou, é porque creu, se creu é porque tem fé, se tem fé deve ser demonstrada por obras que lhe testificaram.

    Aí vemos qual é a igreja verdadeira, que é esta em Apocalipse 12:17; 14:12 e 22:14 - em outras palavras...

    A salvação vem por aquele que nasce de novo, por crer na sua palavra!

    DEUS vela por sua palavra e jamais permitiria que a salvação fosse suplantada por adulterações na SUA palavra (Jeremias 1:12) feita por homens.

    Maycon, finalizo dizendo que para enganar os homens, não foi preciso adulterar a bíblia (ainda mais que Deus não permite isso) - é só alguém pegar a bíblia como vemos e DAR UMA INTERPRETAÇÃO FORA DO CONTEXTO, inventando coisas que lá não estão!

    A igreja católica não adulterou a bíblia, ela através da catequese dá suas interpretações da bíblia, fazendo uma nova doutrina EXTRA BÍBLICA!

    Este argumento que vocês usam, é muito fraco.

    Por fim, estude mais e verás que Jesus na época era chamado em outras nações pelo grego Iesou, que os próprios judeus traduziram antes mesmo de Cristo na Septuaginta.

    Leia o Talmud e verás que Jesus era chamado de Yeshu pelos seus desafetos.

    Vá pregar o evangelho e deixa de teorias que matam o poder de Deus!

    ResponderExcluir
  112. Shalom! Samuel como vai acho que quem esta confuso e vc, primeiro yeshua nao e um nome proprio(yeshua)e uma palavrra que siguinifica salvaçao isso e fato,os antigos eles preservarao o nome do Mashiach,realmente a palavra yeshua era muito usada quando se referia ao Mashiach por ex:quando alguem dizia quem e yeshua ou seja quem e o salvador ou quem e a salvaçao ou quem salva. a resposta e bem simples yeshua e Yehoshua ou seja a salvaçao e yehoshua ou o salvador e Yehoshua etc... quando vc diz yeshua vc esta referindido a uma caracteristica ou uma funçao do Mashiach.se eu te pergunta em Hebraico (Ma Hashem yeshua)qual o nome do salvador se vc responder yeshua vc vai responder o nome do salvador e salvador.assim eu confirmo com toda certeza yeshua e YEHOSHUA o salvador e YEHOSHUA.yeshua nao e nome proprio e sim uma caracteristica ou uma funçao.

    ResponderExcluir
  113. Vc disse:tanto Yeshua, como Yehoshua ou Jesus, Isa, Iesou, Jesu, todos tem o mesmo significado - Deus (Yah) Salva. vc esta completamente enganado nos comentarios acima isso mostra bem claro que jesus ou seja iesus e uma blasfemia.deus cavalo no hebraico ,e deus suino no grego.o grego o latim nao sao raizes mais o hebraico sim Yehoshua= Elohim - salva. isso e fato isso e verdade.estive conversando com um Yehudim(judeu)ele me disse que o nome jesus e a maior blasfemia do cristianismo ,ja o nome Yehoshua e um nome que tem o significado bom diante de sua caracteristicas e um nome muito usado pelo Yehudim pela grandeza do seu significado,olha que esse Yehudim (judeu) e um tradicional.Amigo o pior cego e aquele que nao que ver a salvaçao esta batendo em sua porta e so abrir e deixar Yehoshua entra .Samuel grande abraço ate mais.vc tem todas as resposta no seu blog muitas coisas verdadeiras eu fico triste porque vc deixou o cristianismo tomar conta de vc, mais um dia um dia vc vai abrir os olhos.Samuel fique em paz e sempre bom visitar seu blog um forte abraço.

    ResponderExcluir
  114. (Samuel disse:Só digo o seguinte, em Israel bem como nas comunidades sérias messianicas (que são judeus de verdade convertidos a Jesus), eles falam mais Yeshua, mas não tem nenhum problema quanto a Jesus, pois sabem que é uma transliteração, ao que em cada língua, Yeshua tem uma forma diferente de se escrever.) Resposta para Samuel: Como se sabe no hebraico nao usa vogais as vogais e so para facilitar a leitura em outros idiomas veja a transliteraçao de yeshua:(יֵשׁוּעַ)lemos da direita para a esquerda vejamos a primeira letra e o Yod que nos da o som de Y,em baixo do Yod temos dois pontinhos chamado Tsereh que nos da o som do E,depois vem o Shin que nos da o som de SH ,ao lado vem o Vav com um pontinho no meio que nos da o som de U esse U se chama Shuruq e por fim vem o Ayin ע com um tracinho em baixo esse tracinho se chama Patah e nos da o som de A .Pronto tranliteramos agora vamos juntar tudo primeiro o Y=Yod,segundo o E Tsereh ,terceiro SH Shin, quarto o U Vav com o potinho no meio e ultimo o Ayin com o Patah com o som de A.Trasliteramos exatamente YESHUA

    ResponderExcluir
  115. Samuel a transliteraçao ela serve para facilitar a comunicaçao com alguns paises ex:Japao ,Israel,Arabia etc... muda a letra mais o som continua o mesmo nuca que Yeshua vai vira Jesus numa transliteraçao.

    ResponderExcluir
  116. Maycon...

    Como você "viajou" em sua religião do "nome sagrado", pois isso está longe de ser evangelho!

    O nome Jesus é uma adaptação para nossa língua do transliterado nome Yeshua.

    Maycon, de onde você tirou que Yeshua não é nome próprio? Vá estudar mais antes de falar bobagens!

    O hebraico assim como todos as línguas, mudou com o passar do tempo e de Josué até Jesus a língua mudou radicalmente.

    É como o português, vossa mercê, virou vós me cê e hoje é você.

    Yehoshua virou Yeshua e no tempo de Jesus era Yeshu (leia o Talmud).

    Maycon, tenho livros aqui em casa sobre hebraico, minha família residiu em Israel duas vezes, e lhe digo com toda certeza e você não sabe nada de hebraico.

    Jesus não é deus cavalo em hebraico, como CASA em português não tem nada haver com ASA, pois separar C-ASA teríamos asa de voar. Viajou mano!

    Iesou não é deus porco em grego (LEIA O ARTIGO).

    Não confunda cristianismo com catolicismo e o Jesus filho de Deus com o filho de Maria!

    Abraços e vá ler a bíblia.

    ResponderExcluir
  117. Rodrigo...

    O nome Jesus é uma adaptação para nossa língua do transliterado nome Yeshua, e isso eu sei!

    יֵשׁוּעַ virou Yeshua que os judeus na septuaginta passaram para uma forma mais pronunciável para o grego (Iesou) que foi passado para cada língua em uma melhor pronúncia da região, daí vem o Isa (árabe), Jesú (espanhol), Iesu (italiano) e Jesus (português).

    Porém qualquer um está ligado a pessoa que lhe deu o sentido, o Filho de Deus.

    No mais, com relação a Lingüística fiz até um estudo com aqueles que realmente tem mudado a transliteração e melhoras para pronuncia.

    Eis o link:

    http://templojovemvirtual.blogspot.com.br/2012/05/yaohu-e-yaohushua-mais-uma-teoria-sem.html

    ResponderExcluir
  118. Samuel eu viajei, mais foi para Israel estive la no inicio do ano,em Janeiro estou voltando para la para participar de um congresso judaico latino-americano.Nao sei como vc conseguiu tranformar a palavra yeshua para o nome pagao Jesus acho que vc e magico parabens!agora queria ver vc translitera Maycon e vira Joao vc consegue e claro.Agora la em Israel ,preste atençao em Israel yeshua nao e um nome proprio isso e fato pois morei Tel Aviv dois anos e nuca vi nem um (Yehudim) Judeu com o nome proprio de Yeshua isso nao e bobagem isso e realidade .Josue e Jesus nem sao nomes hebraicos esses nomes sao nomes novos, porque vcs nao dizem que quem morreu no madeiro foi Josue nos seus livros diz que e o mesmo nome de Jesus agora vc dizer que eu nao sei nada de hebraico tem so nove anos que eu estudo o hebraico minha vó sofreu nas maos dos Nazista porque era uma (Yehudim) tenho muitas historias para contar aceitei o mashiach como salvador em 2004 dois anos depois vem a revelaçao de Yitzhak Kadouri o grande professor revelando o nome de Yehoshua .Dizendo Yeshua e Yehoshua ou seja o salvador e Yehoshua.Pergunta pro seus familhiares qual o siguinificado de JESUS no hebraico como nao tem o J em Israel escrevemos Iesus=(Ie =elohim ) (sus=cavalo).no grego(Ie =teos e sus grupo de suinos ).e para terminar o cristianismo deu origem ao catolicismo que deu origem a revoluçao Luterana que deu origem aos protestantes que hoje sao chamados de crente,evangelicos todos vcs sao cristao porque adorao o deus solar de Constantino.

    ResponderExcluir
  119. Samuel me descupe ai se eu fui indelicado fique em paz que eterno te abençoe. SALMO 9

    1 Eu te louvarei, YHWH, de todo o meu coração; contarei todas as
    tuas maravilhas.

    2 Em ti me alegrarei e exultarei; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo.
    vou continuar lendo as escrituras.

    ResponderExcluir
  120. Maycon,

    Se você está baseando em revelação de Yitzhak Kadouri a minha revelação é bíblica!

    Nunca existiu qualquer divindade pagã em Israel que fosse um cavalo, muito menos um deus porco na Grécia.

    Ver, por exemplo, o Dictionaire Grec-Français (1.868 páginas), de C. Alexandre, que, no apêndice de nomes históricos, mitológicos e geográficos, traz no verbete Iesous apenas o seguinte: “Jesus, nome origem hebraico.

    שׁוּעַ virou Yeshua que os judeus na septuaginta passaram para uma forma mais pronunciável para o grego (Iesou) que foi passado para cada língua em uma melhor pronúncia da região, daí vem o Isa (árabe), Jesú (espanhol), Iesu (italiano) e Jesus (português).

    Quem passou Yeshua para Iesou foram 70 rabinos (judeus que fizeram isso para auxilio de outros judeus que moravam em outros países que não falavam mais o hebraico) na época de Alexandre.

    Com relação ao nome Yeshua em Israel, realmente é muito raro, ainda mais porque detestam Yeshua (Jesus), porém eu encontrei sim e Yeshua é nome próprio.

    Nunca lestes o que o Talmud fala a respeito de um certo Yeshu? Até mesmo nos sepulcros o escrito é Yeshu e não Yehoshua, pois o hebraico já tinha sofrido mudanças.

    Por fim Maycon, você não sabe nada de hebraico e muito menos de judaísmo. É obvio que Jesus não é hebraico, porém é derivado de mesmo e tem o mesmo significado.

    Shmuel como Samuel tem o mesmo significado, como Yeshua e Jesus, o mesmo significado remetidos a mesma pessoa.

    Se for seguir a linha de pensamento de vocês, então Yeshua é uma divindade pagã da macumbaria, pois Y - ESHU (como está no Talmud), EXU é um demônio.

    Maycon, pare de sandices e desse pseudo judaísmo. Se fosses mesmo judeu messiânico, entenderia do que falo e se fosse realmente de família judaica saberia que o motivo do ódio dos judeus para com Jesus ou Yeshua, não é por causa de nome, e sim porque acham que o evangelho destoa do Tanach e da tradição dos rabinos (fiz até um artigo sobre isso).

    Por fim Maycon, eu não importo se falam Yeshua ou Jesus, desde que seja direcionado ao Filho de Deus e não o de Maria, a mensagem da cruz.

    Peço que leia um artigo que fiz sobre outro ramo do nome sagrada, onde sempre pergunto, que Deus é este que não vela por sua palavra?

    http://templojovemvirtual.blogspot.com.br/2012/05/yaohu-e-yaohushua-mais-uma-teoria-sem.html

    Se leres a bíblia, verás que o salvo é o que guarda a fé e os mandamentos, o nome do Messias é tão grande que só será revelado no fim.

    Nome não tem haver com gramática e sim com a pessoa que lhe dá sentido! ME MOSTRE NA BÍBLIA ONDE QUE O NOME DEVE SER PRONUNCIADO NA LÍNGUA HEBRAICA.

    Desculpe se fui indelicado, mas é que no próprio artigo está explicado. Acredite se quiser.

    ResponderExcluir
  121. Ola Samuel como vai tudo bem ,primeiramente eu so citei Yitzhak Kadouri por ter dedicado sua vida ao estudo da Torá achei importante a revelaçao dele.A minha base e nas escrituras sagradas Torah e a Brit Hadasha ,quando eu falo de Iesus no hebraico e estou dizendo o siguinificado do nome que acaba sendo uma blasfemia com o Mashiach .Agora o que vem de Roma e da Grecia e adoraçao a elohins estranhos.Veja bem Samuel vc citou o Dictionaire Grec-Français (1.868 páginas), de C. Alexandre, que, no apêndice de nomes históricos, mitológicos e geográficos, traz no verbete Iesous apenas o seguinte: “Jesus, nome origem hebraico.Como eu posso ter base nessas palavra se logo depois vc mesmo me diz:Por fim Maycon, você não sabe nada de hebraico e muito menos de judaísmo. É obvio que Jesus não é hebraico, porém é derivado de mesmo e tem o mesmo significado.Veja bem a contradiçao (Jesus, nome origem hebraico)logo depois vc afirma(É obvio que Jesus não é hebraico).Yeshua siguinifica salvaçao ,salvador ,salva vc sabe disso.E nao tem nada a ver com Exu nao tenho essa linha de pensamento .Os Yehudins tradicionais acho que odio e muito forte acho que pode ser uma disconfiança em nao assumir Yehoshua como salvador.Isso e muito profundo se eu for detalhar levaria a noite toda e ainda nao dava tempo.

    ResponderExcluir
  122. Amigo vc nao foi indelicado, eu entendo sua postura so comentei porque vc me deu oportunidade de comentar esse assunto tem muito fruto bom e bom conversar com pessoas que tem a mente aberta temos opinioes diferente,porque pensamos diferente a seu blog e exelente tem varios assuntos muito interessante ,resolvir comentar sobre esse por causa da minha fe.Mais sempre que posso leio outros assuntos no blog .Continue com seu trabalho continue informado e que o eterno te abençoe meu irmao e que te de muita paz.um forte abraço e que paz seja convosco Amen.

    ResponderExcluir
  123. השיבנו אבינו לתורתך
    וקרבנו מלכנו לעבודתך
    והחזירנו בתשובה שלימה לפניך
    ברוך אתה ה’ הרוצה
    בתשובה Reconduze-nos à Tua Torá, ó nosso Pai,
    retoma-nos ao Teu serviço, ó Rei,
    e faça com que regressemos com sincero arrependimento para Ti.
    Bendito sejas Tu, Eterno,
    que Te comprazes com o arrependimento.

    ResponderExcluir
  124. Maycon,

    Olá...

    Não houve contradição minha em momento algum ao citar o dicionário:

    Veja, Jesus nome de origem hebraica - depois falei que Jesus é de origem hebraica, porém o JESUS é uma grafia não hebraica, e sim português, MAS sua fonte, raiz e significado é o mesmo que hebraico.

    Com relação ao exemplo de EXU, você segue este tipo de pensamento sim, pois JE-SUS você separou para colocar "deus cavalo".

    E note que Jesus ainda sim na pronuncia é JEZUZ, ou seja, não é cavalo, e pense, no espanhol não é Jesus, mas Jesu, no árabe é Isa - só nós então estamos falando uma blasfêmia?

    O plano conspiracionista foi só para os de língua portuguesa?

    Maycon, não seja desinteligente - tudo bem se você ama a cultura judaica, mas querer se enveredar numa judaização desta forma é errado e pecado.

    Para que saibas, sou de família judaica, não religiosa e quando mais jovem, fui muito convidado em Israel para "voltar as origens", porém quando se tem conhecimento do judaísmo, se vê o quão cegos estão, inclusive por eles mesmos não obedecerem a Tanach, inventando coisas de homens e matando a lei que dizem seguir.

    Eles sabem que não seguem a lei, porque hoje em dia como no passado era impossível fazer tudo, porém hoje é pior.

    Se queres mesmo se sentir mais próximo da Igreja primitiva e distante do catolicismo, não precisa falar somente Yeshua ou Yehoshua, pois até os padres sabem que Jesus é Yeshua.

    O farás é não entregando sua vida a um Jesus filho de Maria, mas sim um Jesus Filho de Deus, único intercessor, único Deus!

    NO mais, o que passar disso é sombra da lei que foi destruída na cruz!

    ResponderExcluir
  125. Tipo assim, meu nome é Gilmar, alguém sabe meu nome e está morrendo afogado, se ele me chamar de Gilberto, Jorge, João, vou deixar ele morrer?

    O bom Pai celestial, nos conhece como a palma da mão, ele não se fez carne e veio nos resgatar da morte eterna só depois q entendessemos hebraico não!!!!

    Nós sendo maus sabemos dar boas coisas a nossos filhos, muito mais nosso Pai celestial!

    Pois pela graça FOMOS salvos, (não seremos ainda salvos, ja o fomos)isso não vem de nós(conhecer nomes hebraicos ou qualquer outro conhecimento humano)...

    De tempos em tempos, o povo tem comichão nos ouvidos, criando muletas pra barganhar com DEUS!

    Isso é maligno, colocar nas mãos humana a salvação do ser humano com papo furado de nomes e essa confusão toda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito boa sua colocação Gilmar.

      Deus lhe abençoe. Paz.

      Excluir
  126. Gilson sua colocaçao e exelente parabens! Smael seu blog e otimo parabens!

    ResponderExcluir
  127. Muitas pessoas tem o nome de Jesus ou Yeshua ou Yehoshua, mas um só é o Cristo, o Messias ou Ha Mashiach.

    Não é mediante ao simples nome de Jesus, mas sim Jesus Cristo, que todo joelho se dobra tanto no céu como na terra.

    ResponderExcluir
  128. Olá meus irmãos..

    Paulo diz que devemos pregar a mensagem da cruz , então preguem a mensagem da cruz, é muito melhor do que discutir sobre um nome...Eu dou toda a razão ao Samuel, Se falarmos Jesus, Yeshua ou Yehoshua de nada vale se não for aquele que levou sobre si as nossas dores, morreu em nosso lugar, se fez maldito no madeiro por causa de uma humanidade que não merecia..Até o nome de Barrabás era Jesus Barrabás..



    O que vale é quem foi e o que Ele significa pra nós.. Jesus, o Verbo encarnado.. Deus forte, Pai da eternidade e o Principe da Paz ..

    ResponderExcluir
  129. Só sei de uma coisa, faço parte de um Ministério forte de Libertação, e aqui todo demônio do chefe ao menor,se sujeita ao nome de Jesus Cristo o Nazareno !

    ResponderExcluir
  130. Pastor Samuel a Paz do Senhor Jesus, Como dito anteriormente, faço parte de um Ministério de Libertação, Atendendo Clinicas Psiquiátricas, Presídios, Clinica de dependentes químicos, e desmanchando trabalhos de feitiçaria, essa nova onda de pronunciar o nome em Hebraico é para fazer pessoas com um propósito desistir do mesmo, é mais uma armadilha do diabo, são usados versículos isolados da bíblia, erroneamente, fazendo até mesmo os eleitos confusos, Então se nossa Biblia é uma farsa porque as profecias estão se cumprindo, se o nome de Jesus é uma mentira porque o mal é obrigado a sair pelo nome de Jesus ? " Eu confesso com toda a convicção da minha alma que Jesus Cristo é o Senhor"

    ResponderExcluir
  131. Olá Samuel
    Bom trabalho, é um honesto pesquisador e "debatedor", parabéns pela paciência, continue com esse trabalho, a verdadeira pesquisa, sem buscar caminhos enviesados, cheios da boataria internética.
    Fique na paz

    ResponderExcluir
  132. Samuel, meu nome é Thiago e sou do Rio de Janeiro. Quero lhe dar meus parabéns pelo seu explêndido trabalho!!!! Você é uma bênção, irmão! Um instrumento de Deus para trazer luz nesse tema tão mal interpretado, que tem causado DIVISÃO no meio do povo de Deus. Seu trabalho é ESPETACULAR! Comentário esclarecedores, incisivos e feitos com a mais alta educação. Continue seguindo assim meu irmão. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  133. Obrigado Thiago Holanda e os demais pelos comentários. Paz seja convosco.

    Obs.: apaguei um comentário por fazer menção a sites, e sem minha autorização. Mesmo assim, repasso a "teoria" dele que o nome não é nem mesmo Yeshua, e sim Emanuel - "fomos enganados".

    Caros leitores, a cada dia que passa, mais doideira aparece, é uma falta de revelação tremenda!

    Para este, deixo apenas um artigo que fiz sobre Jesus é Deus, lembrando que, Emanuel significa "Deus conosco":

    http://templojovemvirtual.blogspot.com.br/2011/12/jesus-e-deus-ou-nao.html

    ResponderExcluir
  134. Olá Samuel!

    Vi em uma de suas respostas que você disse "Eu prego a PESSOA que dá sentido ao nome, quer seja Yeshua, Yehoshua ou Jesus". Vamos ver algumas características do Messias:

    - Quando curava alguém seja ele quem fosse, não se vangloriava nem apresentava o mesmo como pessoa antes enferma e agora curada para ninguém. Não tinha a intenção de ter fama. Não fazia propaganda de Deus. A intenção dele era amenizar a dor da pessoa.
    - Falava a verdade onde estivesse, não levando em consideração se agradaria ou não as pessoas a quem ele falava. Por isso foi perseguido por muitas vezes e ia busca refúgio nos altos montes.
    - Conhecedor de tudo e todos. Claro a manifestação do DEUS VIVO.
    - Cumpridor da vontade do Pai, deixando suas vontades de lado, não tinha interesse por dinheiro e nem estatus, não tinha sonhos nem objetivos terrenos. separou-se da matéria, tendo poder sobre elá, considerava quando carnal, o corpo como resto, não se importando nem com o que
    comer. viveu quando carnal, somente para o Pai.

    Só sitei algumas das caracteristicas, mas já deu para imaginar como ele é.

    Agora eu não entendo porque defender tanto um nome que é utilizado pelas pessoas de todo o mundo para sucesso profissional, conquistas de bens materiais, vaidade, ganância ,luxuria e todo tipo de sonho na terra. Enquanto ele se sacrificou para conseguirmos o sonho da vida no céu ao lado do meu Pai.
    Yah' hoshua, é o nome que identifica a reconciliação do ser Todo Poderoso acima de tudo e todos Pai do tempo e espaço, com o ser humano.

    "Deus disse ainda a Moisés: “Assim falarás aos israelitas: Eu sou YaH HoWeH, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó, quem me envia junto de vós. "ESTE É O MEU NOME PARA SEMPRE, E É ASSIM QUE ME CHAMARÃO DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO" Ex 3:15

    Livro de Jõao cap 17

    6. «EU MANIFESTEI O TEU NOME aos homens que Me deste do meio do mundo. Eles eram teus e Tu Mos deste, e eles guardaram a tua palavra.

    7. Agora eles conhecem que tudo o que Me deste provém de Ti,

    8. e que as palavras que lhes dei são aquelas que Me deste. Eles receberam-nas e conheceram verdadeiramente que saí de junto de Ti e acreditaram que Me enviaste.

    9. Eu peço por eles. Não peço pelo mundo, mas por aqueles que Me deste, porque são teus.

    10. E tudo o que é meu é teu, e tudo o que é teu é meu, e assim sou glorificado neles.

    11. Já não estou no mundo. Eles permanecem no mundo, enquanto Eu vou para junto de Ti. Pai santo, GUARDA-OS EM TEU NOME, O NOME QUE TU ME DESTE, para que eles sejam um, assim como Nós somos um.

    12. Quando estava com eles, guardava-os em teu Nome, o Nome que Me deste. Protegi-os e nenhum deles se perdeu, a não ser o filho da perdição, para que se cumprisse a Escritura.

    13. Agora vou para junto de Ti. Entretanto, continuo a dizer estas coisas neste mundo, para que eles possuam toda a minha alegria.

    Leia mais em: http://www.bibliacatolica.com.br/biblia-sagrada/sao-joao/17/#ixzz2qnOZokW3


    Só alcançaremos o objetivo do Pai se seguirmos o caminho (EXEMPLO) do Senhor Yahoshua hamashiah. O fruto da salvação é o amor do Pai. Se termos o amor do Pai em nós para com os outros, reconheceremos que é verdadeiro o que foi dito. Assim não defenda o Cristianismo que é a corrupção da alma para os valores da carne, nem o Judaísmo que com sua hipocrisia não é diferente do mesmo, nem nenhuma outra denominação religiosa, porque procuram seus próprios interesses. Todas estas dão frutos egoístas e o amor de meu Pai não as acompanha. Porque são frutos do desejo humano por poder.

    Portanto, siga os passos do Mestre, seja um talmid, seja tsodek. AMEM! SHALOM!

    ResponderExcluir
  135. Leiam o artigo de novo, creio que muitos não entendem o que leem, e os que entendem, mas querem continuar com estas teorias da conspiração, tem uma igreja chamada "sanatório" que é apta para recebe-los.

    ResponderExcluir
  136. le sabia que os escribas e fariseus os lideres religiosos do judaismo, a utilizavam em favor do proprio umbigo, Ele sabia tambem que as escrituras desde que Alexandre "o grande" ja a 750AC anos ja havia mesclado as escrituras sagradas com termos ligados a deuses da Grecia antiga. Hoje temos os mesmos escribas e fariseus, so que numa nova versao, todos estes que sairam do cristianismo romano, que gerou o catolicismo depois veio o protestantismo, com suas diversas denominaçoes, tem um mesmo comportamento sao os Politicos e Religiosos de maos dadas desde os tempos antigos e continuam ate hoje, dai o porque de voce entender porque nao existe tributaçao nenhuma para o dinheiro arrecadado por qualquer religiao, sao pessoas querendo o poder pelo poder, nao querem fazer o que o messias ensinou, enquanto o messias ensinou reparta eles ditam traga ate nos o dinheiro para construirmos um templo ao nosso deus, Deus nao quer templo, nao quer imperio nao quer dinheiro, e isto tem sido a blasfemia, e mesmo quem acha que nao blasfema, so de seguir estes lideres religiosos o estao blasfemando. O messias o Emanuel ensinou o Pai e Eu somos um, Eu nao falo o que quero mas falo o que O PAI me ordena, ele se apresenta como o unico Pastor, porem as religioes apresentam no lugar do Messias seus pastores, padres, missionarios porque sabem que estes vao direcionar o rebanho que deveria seguir ao unico e verdadeiro Pastor Emanuel. para seus apriscos, eles sao tao errantes, que cada um deles dizem fazer o correto apresentam um deus igual ao do outro, mas nao entedem uns aos outros. fazem guerras, matam uns aos outros e por ai vai. nos que somos ovelhas temos que nos atentar para estas coisas e examinar a biblia ja que nao temos as escrituras sagradas, e buscarmos o Unico e verdadeiro Pastor sairmos destes apriscos que sao considerados pelo Messias como sinagogas de satanas,
    e vivermos a nossa vida em amor como Ele nos ensinou Amando em primeiro lugar ao nosso Criador e ao proximo damesma maneira cm amamos a nos mesmos. e esperarmos o grande dia que Emanuel prometeu, que voltara e nos levara para vivermos a verdadeira vida com Ele e o Pai

    ResponderExcluir
  137. Senhor ou senhor, significa BAAL, e eu nao quero adorar a um falso deus
    Jesus foi um nome criado por roma que criou uma imagem para ser adorada
    nosso Criador nao aceita nehuma adoraçao a idolos nem as que sao feitas com referencia de falsos deuses, nem mesmo a imagens alusivas a anjos do ceu.
    por isso nao adoro a jesus
    fico com o filho Emanuel profetizado por Isaias 7:14 que foi mudado em mateus 1:21

    ResponderExcluir
  138. Judeu messianico , testemunha de Yahoshua , testemunha de Goku , no meio disso tudo eu prefiro continuar sendo o menininho de Jesus . Engraçado q nao há nada novo debaixo do sol mesmo , a heresia de hoje é no estilo que Paulo já combatia
    '' Quando eu estava de viagem, rumo da Macedônia, te roguei permanecesses ainda em Éfeso para admoestares a certas pessoas, a fim de que não ensinem outra doutrina,
    4 nem se ocupem com fábulas e genealogias sem fim, que, antes, promovem discussões do que o serviço de Deus, na fé.
    5 Ora, o intuito da presente admoestação visa ao amor que procede de coração puro, e de consciência boa, e de fé sem hipocrisia.
    6 Desviando-se algumas pessoas destas coisas, perderam-se em discursos vazios ,
    7 pretendendo passar por mestres da lei, não compreendendo, todavia, nem o que dizem, nem os assuntos sobre os quais fazem ousadas asseverações.''

    ..antes provomem discussões do q o serviço a Deus '' , 'fabulas , genealogias sem fim , nomes falsos , deus com d Deus com D , no principio era um deus , Jesus não é filho de Deus bla bla , é sempre assim mesmo . Vamos acordar galera , joelho no chao e arrependimento .

    ResponderExcluir
  139. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  140. A Paz do Senhor Jesus Cristo, convidamos a conhecer a AÇÃO MISSIONÁRIA www.acaomissionaria.com

    ResponderExcluir
  141. A Paz do Senhor Jesus Cristo, convidamos a conhecer a AÇÃO MISSIONÁRIA www.acaomissionaria.com

    ResponderExcluir
  142. jesus vem do nome λέσους(lesous) significa pai é salvação,no entanto, colocada em latim,fica ie sous que significa; ou seja,o sol

    o nome é copia da historia de mitra,não estou dizendo que cristo não existiu,pois documentos históricos provão que ele realmente existiu

    segundo poucos o nome certo seria egipcio yasue que significa o pai é salvação

    na verdade o nome é yeshua, mesmo significado de yesue,e o nome do Deus dos hebreus,segundo alguns,vem do egipcio lhw,que significa graça

    que a paz do eterno esteja convosco

    na

    ResponderExcluir
  143. Meu nome é Luciano, se eu quiser mudar meu nome pra Marcelo,João ou Fernando,isso não vai mudar meu caráter ou a pessoa que eu sou, continuarei sendo a mesma pessoa, filho da mesma mãe e do mesmo pai,então arrespeito do que esta em discussão, deixo este versículos para meditação de todos.

    9 Mas não entres em questões loucas, genealogias e contendas, e nos debates acerca da lei; porque são coisas inúteis e vãs.

    10 Ao homem hereje, depois de uma e outra admoestação, evita-o,

    11 Sabendo que esse tal está pervertido, e peca, estando já em si mesmo condenado.
    Tito 3:9-11

    E pode ter certeza, que pelos seu frutos conhecereis, quem serve a Deus ou não, o livro de Galatas nos deixa bem claro isso.

    ResponderExcluir
  144. Sabe o que dói ? É saber que em um mundo onde tanto necessita se unir em forças pra vencer estratégias maliganas ... As pessoas preferem se dividir... E confundir as demais ... Fazendo com que elas não saibam mais o q é certo ou errado ... hoje tenho 29 anos ...posso dizer q no meu tempo de adolescente o pouco que eu sabia me levava a adorar a Deus em espírito em verdade ...Sem medos e com a pura convicção de salvação ... Hoje com tantos estudos e dogmas que tem surgido por alguns grupos ... Ja nao se sabe o caminho certo a seguir enquanto isso almas estão perecendo e a igreja sofrendo fortes consequências ... Vamos pensar ... # Desde que continue alicersados e firmes na fé sem se afastarem da esperança do evangelho que vocês ouviram e que tem sido proclamado a todos que estão debaixo do céu # cl 1v 23 ...
    �� Ótima noite a todos
    Na graça e paz de nosso Senhor ...

    ResponderExcluir