Seja bem vindo

"Bem aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na Lei do Senhor. Bem aventurados os que guardam suas prescrições e o buscam de todo o coração; não praticam iniquidade e andam nos seus caminhos. Tu ordenaste os teus mandamentos, para que os cumpramos à risca. Tomara sejam firmes os meus passos, para que eu observe os teus preceitos." Salmos 119:1-5



segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Teorias da conspiração sobre a Bíblia.


Há muito que venho observando determinados assuntos principalmente na internet, sobre discordâncias teológicas e também estudos confrontando a veracidade da palavra de Deus.
É algo que me preocupa por ver que, muitos que estão na Igreja de forma correta, acabam por não ter uma fé ainda solidificada na verdade e vendo determinados assuntos heréticos ou de seitas entrem em uma confusão na sua fé.
Muitos que acabam aderindo estas teorias da conspiração, logo enfraquecem por completo, pois nem mais acreditam em nada, não que não acreditam mais em Deus, mas não sabem mais qual o caminho para seguir, dão por pessoas que tem um deus próprio, isto é, criam na sua cabeça uma forma que deve ser Deus e segue neste ritmo.
Vou estar citando agora algumas destas teorias da conspiração:
Teoria da conspiração sobre falhas na bíblia:
Muitos, inclusive ateus amam pegar esta parte para desacreditar na bíblia, outros que não são ateus já aderem o pensamento que houve interferências de pessoas más intencionadas, daí acabam por entrar numa paranóia para saber o que era a língua original, pois como não acham a resposta que está na cara, ficam por ir por idéias estapafúrdias.
Existem muitos exemplos que poderia dar, mas darei cinco e depois comentarei cada um.
1.    No AT, o número de soldados ou pessoas variam de livro para livro;
2.    Uma passagem em Êxodo diz que Deus dividiu as águas, em outra fala que um vento soprou;
3.    A ordem cronológica da vida de Jesus não é a mesma nem em dois dos quatro evangelhos;
4.    Um relato sobre a manhã da ressurreição diz que as mulheres que foram à tumba vazia de Cristo viram dois anjos, em outro diz que viram um anjo;
5.    Um relato diz que Judas se enforcou, em outro diz que caiu num precipício e seus intestinos ficaram à mostra.
Em primeiro lugar é necessário um senso de perspectiva. Estas não são contradições na substancia. O que quero dizer é que não há qualquer contradição com relação ao plano de salvação ou de como devemos nos portar como crentes em Deus.
Vou para explicação de cada uma:
1.    As histórias antigas raramente exigiam um número exato, tudo era mais estimativa;
2.    Deus dividiu o mar vermelho usando o vento;
3.    Apenas Lucas quis dar ordem cronológica para os acontecimentos na vida de Jesus (Lucas 1:3), os demais autores queriam ressaltar outros aspectos de Jesus, preocupando-se mais com episódios do que com a linha temporal;
4.    Quanto a ressurreição uma mulher pode ter visto um anjo e outra dois, isto aconteceu com freqüência nos evangelhos como no caso de um citar um cego e em outro dois, temos que ter em mente que os evangelhos foram escritos por pessoas diferentes com foco diferente, ou seja, o que foi importante para um, talvez não tenha sido importante para o outro, não chamou sua atenção;
5.    Judas poderia ter se pendurado em uma árvore, e a corda ou o galho ter se rompido e o mesmo caído no precipício.
Veja que em nada há que se desmerecer a bíblia.
Teoria da conspiração sobre outros evangelhos além dos quatro que estão na bíblia:
Creio que os que têm uma bíblia não sabem que existem outros “evangelhos”. Bem, na época ou após a época que foram escritos os evangelhos mais conhecidos, também foram escritos livros que narravam à vida de Jesus.
O problema está é no tipo de inspiração, intenção e desconexo com a vida de Cristo. Muitos destes evangelhos como os de Tomé, Filipe, Pedro, Bartolomeu não passam de tentativas de defraudar os ensinos de Cristo, alguns chegam à beira do ridículo.
Ainda temos que mencionar que muitos destes foram escritos por pessoas que eram usadas com o fim de destruir a palavra de Deus, ou seja, muitos eram falsos profetas que usavam o nome de Jesus para aparecer, assim colocavam nomes de quem foi discípulo sem que o mesmo não tivesse nada haver.
Cheguei a ler alguns. Uns falam que Jesus casou, outros relatam a infância de Jesus de uma maneira tão tosca que só de ler dá para ver que não é o nosso Senhor. O fato é que muitos destes, foram achados no Egito (berço do paganismo), sendo que a essência, o foco e os ensinos são completamente diferentes dos verdadeiros evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João).
Os primeiros crentes (não a igreja católica) que decidiram quais eram os verdadeiros relatos de Jesus, e denunciaram quais eram os dos falsos profetas. Assim chegamos a ter este Canon do NT com apenas quatro evangelhos, que os tidos como inspirados por Deus.
Teoria da conspiração de que os seres celestiais bíblicos e Jesus são extraterrestres:
Não é piada, muitos ufólogos tecem estudos dizendo este disparate.
Se olharmos para o sentido na dicionário da palavra, podemos dizer que os anjos são seres extraterrestres, mas da maneira que querem colocar, como sendo seres que usam tecnologia, que são mortais, não espirituais, que Deus não é divino, que Jesus era um ET que se utilizava de uma tecnologia avançada para efetuar seus sinais, aí extrapola o sentido.
Que Jesus não é deste mundo, Ele mesmo falou, porém o mesmo é divino, um ser onisciente, onipresente e onisciente. Daí não há como comparar Deus com seres orgânicos, em fraqueza. Deus, o mundo espiritual está muito além do que podemos comparar com o mundo físico.
Já comentei aqui no blog outras teorias da conspiração como o nome de Jesus; se é ou não importante freqüentarmos uma Igreja (pois há uma teoria que diz que os crentes do primeiro século não freqüentavam, também esta teoria diz que Jesus não mandou estarmos neste lugar); e também fiz um artigo da importância do Batismo e de participar da Ceia do Senhor (há um falso profeta dizendo que não é para fazer).
Há ainda outras que, em outros artigos abordarei. Coloquei estas porque estão mais em evidencia neste dias. Em breve falarei se a bíblia é ou não a palavra de Deus.
Que Deus vos abençoe e fique livre destas coisas que falam por aí. A internet tem muita porcaria, se queres saber a verdade, sempre busque na palavra de Deus, é nele que temos que ter fé e não nestes ventos de doutrinas heréticas e atéias.
Artigos relacionados com o tema:
Não deixe de ler os artigos mais acessados na parte final do blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário