Seja bem vindo

"Bem aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na Lei do Senhor. Bem aventurados os que guardam suas prescrições e o buscam de todo o coração; não praticam iniquidade e andam nos seus caminhos. Tu ordenaste os teus mandamentos, para que os cumpramos à risca. Tomara sejam firmes os meus passos, para que eu observe os teus preceitos." Salmos 119:1-5



segunda-feira, 28 de novembro de 2011

A bíblia foi traduzida errada?


Não!
Existe um conceito muito errado sobre a tradução bíblica. Atrevo-me a falar que, até as cópias originais sofreram alterações quando eram passadas para outros manuscritos.
Para quem não sabe, a bíblia a despeito do artigo que fiz sobre haver nela “discordâncias”, onde expliquei (ler o artigo “teorias da conspiração sobre a bíblia”), há também um ponto que muitos, principalmente ateus gostam de atacar, que é com relação à tradução, os erros de tradução ou palavras que não puderam ser traduzidas.
A bíblia é um livro milenar, tanto nas traduções para outras línguas como os manuscritos originais, não são 100% iguais aos primeiros que foram deteriorados pelo tempo.
Porém, em nada interferiu na essência do que a palavra de Deus queria passar para a humanidade. Então a tradução ou as cópias não estão erradas.
Precisamos entender que tradução não está ligada apenas a uma palavra ou uma pequena frase, mas sim o entendimento de um conteúdo todo, sem modificar a essência, isto é, a luz do texto.
Quando fiz o curso de inglês, logo no início o professor deu uma dica, que mesmo com pouco tempo de estudo poderíamos entender um texto mesmo sem saber tudo de inglês. Se conseguíssemos traduzir pelo menos 70%, saberíamos do que se trataria o texto, com a luz do mesmo em nossa compreensão.
O mesmo podemos dizer da bíblia, ainda mais, pois de 99,9%, apenas 00,1% que não conseguiram traduzir com exatidão, por diversos motivos tais como, letras ilegíveis por causa do tempo, erros de copistas da época, bem como em traduções de um país para o outro, não ter determinada palavra, se dá uma equivalente à ela.
São os casos de palavras tais como: “tempo” utilizado no livro de Hebreus e cartas paulinas, em grego pode ser cronos, cosmos, aion, ao cada um fala-se do tempo, mas com uma conotação mais ampla do que apenas tempo, ou seja, tempo é algo genérico, sendo mais específico seria tempo-mundo, tempo-eras, tempo-relógio; outro exemplo é “amor”, que no grego pode ser representado por logos, Eros, fileo, sendo que cada um tem um sentido mais específico do que somente amor.
Mas o que quero dizer que, independente da pobreza de uma língua para outra, a essência foi demonstrada não com uma palavra, mas com o texto inteiro.
No caso citado acima, não há erro de tradução, mas uma melhor adaptação sem perder o sentido.
Insta dizer que há em outros casos erros de tradução ou dos copistas. Vale lembrar que estes também não interferem em nada no texto bíblico.
Por exemplo, em Mateus 23:35 Jesus fala sobre um profeta chamado Zacarias filhos de Baraquias que foi morto entre o santuário e o altar, sendo que o livro de 2 Crônicas 24:20-22 fala de Zacarias filho de Jodaia que morreu desta forma. Assim o erro aqui foi do copista, pois em Lucas 11:51 é registrado a mesma passagem, mas não fala filho de Baraquias e nem de Jodaia, apenas Zacarias. Provavelmente foi um erro de um copista do primeiro século da Igreja.
Chamo a atenção que como neste exemplo dado, em nada muda a essência da palavra de Deus, com relação à salvação, arrependimento, comunhão e outras coisas mais importantes.
Veja que os erros de tradução, de cópia ou a não tradução, são muito insignificantes pela amplitude e tamanho da bíblia.
Até mesmo o texto não traduzido em perfeição de Êxodo 4:24, por causa do hebraico original não ser claro, dando pelo menos três interpretações, não interfere em nada na essência da Torah.
Para frisar e resumir o que quero afirmar com este artigo em defasa da palavra de Deus, é que devemos não desacreditar nas escrituras por simples e ínfimas obscuridades e diferenças nos textos, que nada interferem na mensagem.
A bíblia deixa bem claro o que se deve fazer para ser salvo, o Deus que devemos servir, os mandamentos que temos que obedecer, o estilo de vida que devemos ter, a mensagem do evangelho, dos profetas, dos apóstolos.
Assim, não há que se falar que a palavra de Deus é falha, pois não houve uma falha se quer na mensagem divina, e posso dizer que até mesmo estas pequenas coisas sem relevância, foi permissão de Deus para provar os corações dos que lutam contra a existência dEle.
Para finalizar, é bom que o crente ou leitor da bíblia, siga o princípio da testemunha de colaboração. A palavra nos ensina que para darmos crédito no testemunho de alguém devemos ter pelo menos duas testemunhas. Da mesma forma é com a palavra de Deus. Não podemos pegar um texto isolado, devemos sempre ter pelo menos outro falando da mesma mensagem, não necessariamente a mesma palavra, mas a essência.
Que Deus vos abençoe e creia que na palavra de Deus, não duvide dela e saibas que o que mais o inimigo quer fazer é nos desacreditar da mesma.
Artigos relacionados com o tema:
Teorias da conspiração sobre a bíblia:
Não deixe de ler os artigos mais acessados na parte final do blog.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Jesus Cristo homem – José Luis Jesus Miranda, a nova seita que exalta o 666.


Estes tempos ouvi falar desta seita chamada “cresciendo en gracia” (crescendo na graça), que tem como líder o cidadão José Luis Jesus Mirando que se denomina Jesucristo hombre, se auto denominando um deus, o próprio “Jesus” incorporado.
Segundo ele “Jesus” está incorporado nele, não apenas mandou uma mensagem “reveladora”, mas ele se tornou o próprio Jesus, sendo adorado, venerado, cultuado em orações, músicas e tatuagens.
Bem, neste pequeno resumo de quem ele diz que é, falarei o que prega e rebaterei com a palavra de Deus tais mentiras deste embuste. Colocarei em vermelho o que ele diz e logo depois falarei o que a verdade da bíblia diz.
Ele diz ser Jesus Cristo;
A palavra de Deus através do verdadeiro e único Jesus que “está nos céus à direita de Deus” disse em Marcos 13:21: “E, então, se alguém vos disser: Eis aqui o Cristo, ou: Ei-lo ali, não acrediteis”. Assim, o que este embuste está fazendo é algo que deste a época de Jesus, já acontecia e tem acontecido, isto é, se tenta passar por Cristo, assim ele é um falso profeta.
Ele diz que não existe o falso profeta, pois os profetas foram até João Batista;
A palavra de Deus no evangelho de Marcos 13:22 diz: “Porque se levantarão falsos cristos e falsos profetas...”. Ora, a própria palavra diz que existirão falsos profetas, não só nestes trechos, mas em muitos outros a palavra de Deus fala que pelo mundo há muitos falsos profetas que querem perverter o verdadeiro conhecimento de Deus (I João 4:1). Além de falar outra bobagem, pois o tipo de profecia do AT durou até João Batista, mas hoje ainda existe a profecia, porém não como mais os profetas do AT, porque a pregação é uma profecia para nós, assim este se tornou um dom (I Coríntios 12:10).
Ele diz que não existe mais o pecado;
O pecado existe e está no mundo, ora se não mais existisse o pecado ninguém morreria, porém o pecado ainda sustenta a morte, sendo que esta será extinta no final dos tempos (Apocalipse 20:14). Quando alguém tem o Espírito Santo ao seu lado, este morre para o mundo e para o pecado, mas em Romanos o próprio Paulo diz que mesmo morto para o mundo, ainda o pecado através de sua carne lhe tinha em fraqueza (Romanos 7:25). Assim, o pecado existe e devemos lutar contra ele em nossas vidas. Só estaremos livre dele depois da morte deste corpo corruptível.
Ele diz que o diabo não existe mais;
Ora, se o diabo não existe mais, foi destruído, então a bíblia está errado em Tiago 4:7 que diz: “Sujeita-vos à Deus, resisti o diabo e ele fugirá de vós”. Muitas outras passagens nos mostram que satanás ainda está na terra e contende contra o povo de Deus, senão vejamos, em II Coríntios 2:10, o diabo pode vencer no lar; em I Tessalonicenses 2:18 vemos satanás lutando contra o evangelho; em I Coríntios 5:5 diz que satanás ainda não foi destruído, só será quando se der o dia do Senhor (o julgamento final) e pra terminar esta parte, isto só acontecerá depois do milênio (Apocalipse 12:9), ou seja, ele ainda está enganando muitos através de pessoas como este José Luis Miranda.
Ele usa o 666 como seu símbolo e diz que este número foi mal interpretado;
Esta foi uma das maiores sandices que ouvi destes falsos cristos. Segundo o povo desta seita, o apóstolo João quando escreveu o livro do Apocalipse, por estar em avançada idade, deu o sentido errado a esta passagem porque como está velhinho, não entendeu direito.
Meu Deus do céu! Se alguém segue este cara está precisando urgentemente de tomar gardenal e rivotril. A pessoa diz que Deus, o ser supremo que capacita o chamado e renova nossas forças como águia, deu uma palavra que foi interpretada errada por alguém? Quer doideira maior? Isto é desculpa (os católicos fazem muito isto) para dar interpretações diferentes daquilo que está explícito nas escrituras, pois se for olhar para a bíblia, esta já condena tais pensamentos.
Apocalipse 13:11-18 nos fala da besta que surgiu da terra. Este falso cristo diz que é a besta, mas na verdade é um besta! Vamos ver as diferenças:
Primeiro que esta besta do Apocalipse é o mesmo homem da iniqüidade que Paulo fala. Segundo, Ele será um líder político e espiritual (isto o José Luis Mirando não é); Terceiro, faz sinais poderosos (versos 13-14), sendo que o José Luis nunca fez nada disto; Quarto, o sinal ou a marca da besta será na mão direita ou na testa, não diz que será uma tatuagem, mas algo para poder comprar ou vender (isto também esta seita não tem este poder), o que vai valer para o mundo inteiro; Quinto, o 666 não pode ser o número de Jesus porque Deus não divide sua glória com ninguém (Isaías 42:8), sendo que quando o Apocalipse cita 666 está querendo mostrar que é um homem que vai querer ser Deus. Não diz Jesus Cristo homem, mas diz que o maligno vai querer dominar por este homem, e para ele (José Luis Miranda), quem tatua o 666, está salvo, sendo que a palavra de deus diz que quem receberá o sinal estará é perdido; Sexto e último, esta besta só será manifestada na grande tribulação, após o arrebatamento, e isto não aconteceu ainda.
Se esta profecia foi mal interpretada, foi por ele, este falso profeta.
Ele diz que não é mais o Jesus de Nazareth, pois este era judeu, agora Jesus tem que ser diferente;
Será que ele nunca viu na Bíblia que Deus se coloca como o Deus de Israel? Só de ler isto dá para sentir um sentimento anti-semita. Jesus quando homem no primeiro advento veio como judeu, depois de ressurreto não tem mais nacionalidade, pois o “Reino dele não é deste mundo”, mas isto não quer dizer que no segundo advento ele virá diferente, pois quando o mesmo voltar voltará em Israel, e de Jerusalém governará as nações depois da grande tribulação, onde todo Israel será salvo e todas as nações experimentarão o milênio de paz.
Quero dizer que Deus, ou mesmo Jesus não tem nacionalidade, porém há entre Israel e Ele uma aliança diferente de todas as nações. Quando um gentio aceita a Jesus como salvador, só torna parte da nação espiritual de Israel, pois este povo é o povo de Deus, onde de dois povos fez um, não o Israel político que vemos hoje, mas o Israel de Deus. Quem aceita à Jesus deixa de ser gentio (Efésios 2:11), pois este termo se refere a nações pagãs, sendo agora não mais considerado gentio, mas parte do Israel espiritual (Efésios 2:12-22).
Por que é assim? Porque as promessas foram feitas a Israel e para participarmos todo salvo deve estas nesta oliveira, não pela lei, mas pelo sangue de Jesus, que é o sacerdote, tanto para o judeu (nação) como para qualquer um que não é judeu (nação), mas que por Cristo se tornou um judeu espiritual (Romanos 2:29).
Ele diz que em 01/07/2012 será transformado e todos verão sua glória, pois sairá deste corpo mortal e se revestirá do imortal;
Bem, este ponto aqui é que quero saber o que este cara vai fazer! Muitos têm predito o fim do mundo. Sempre quando chega a data que falam, acontece o que todos sabemos, o mundo não acaba e dizem que erraram o cálculo.
Só que diferente dos falsos cristos e outros falsos profetas que só dizem datas, este fala que haverá um acontecimento com ele e com os de sua seita.
Minha preocupação é com relação a isto. Há muitos líderes de seitas que falaram parecido com isto e induziram seu “povo” a praticar um suicídio em massa. O caso mais famoso foi o do Jim Jones que conduziu um suicídio em massa de 900 pessoas.
Falo isto pelo conteúdo da mensagem de “transformação”. Ora, para sair deste corpo mortal é só com a morte. Fica aí minha dúvida.
Não estou dizendo que ele fará isto (suicídio), só estou dizendo que se não o fizer, ele vai dar outra data, ou sumir no mapa, ou então outra coisa do gênero.
Porém uma coisa sei que vai ocorrer nesta data. NADA! Pois o nem o dia e nem a hora ninguém sabe, só Deus, nem o Filho de Deus sabe (Mateus 24:36).
Para terminar, quero dizer que Jesus já foi glorificado e ainda está sendo. Quando ele voltar, TODO olho verá, todo o mundo reconhecerá seu governo, mas até lá, algumas coisas tem que acontecer como por exemplo o arrebatamento.
Este falso Jesus está bravinho porque a humanidade está o rejeitando e por isto vai castigar o mundo. Para que saibas, o verdadeiro Jesus quando voltar não será rejeitado, isto só foi no primeiro advento. Pois Ele voltará com toda glória e poder. Este José Luis não passa de um mentiroso e charlatão.
Se você leitor já teve contato ou é desta seita, sai deste lugar e vá se encontrar com o Jesus verdadeiro.
Para quem não é, fica aí a dica, em todo o mundo vira e mexe tem surgido dia a dia uma nova seita ou heresia, fiquem firmes e tenham a bíblia como um manual de sobrevivência nesta selva que vivemos, que está cheia de bestas (demônios) e de bestas (pessoas como este falso cristo e seus seguidores). Só uma observação, não quero desrespeitar os seguidores, mas se continuares nesta seita após a leitura deste artigo, serás uma “besta” mesmo.
Que Deus vos abençoe e guarde destes falsos profetas e anti-cristos, pois estes dois já estão no mundo deste Cristo, o homem da iniqüidade (besta) este ainda vai se manifestar.
Artigos relacionados com o tema:
Falsos profetas, como agem e como identificá-los:

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

José Luis Jesus Miranda - "Jesus Cristo homem". Mais um falso profeta.

Ainda esta semana estarei postando aqui no blog um artigo desmascarando desta nova seita e este falso profeta.

Assiti o programa A Liga da Band que fez uma matéria sobre isto, sendo que já tinha ouvido falar algo sobre este novo "Jesus", mas não sabia que já tinha tantos adeptos no Brasil, por isto vou fazer um artigo mostrando que ele é uma frasa do tipo o Inri Cristo e as confusões que ele faz com a bíblia, além de demonstrar uma preocupação com uma tal transformação que ele terá e fará com seus seguidores (será que teremos um novo Jim Jones?).

Não deixem de conferir ainda esta semana.

OBS.: Foi postada, eis o link:
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/11/jesus-cristo-homem-jose-luis-jesus.html

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Teorias da conspiração sobre a Bíblia.


Há muito que venho observando determinados assuntos principalmente na internet, sobre discordâncias teológicas e também estudos confrontando a veracidade da palavra de Deus.
É algo que me preocupa por ver que, muitos que estão na Igreja de forma correta, acabam por não ter uma fé ainda solidificada na verdade e vendo determinados assuntos heréticos ou de seitas entrem em uma confusão na sua fé.
Muitos que acabam aderindo estas teorias da conspiração, logo enfraquecem por completo, pois nem mais acreditam em nada, não que não acreditam mais em Deus, mas não sabem mais qual o caminho para seguir, dão por pessoas que tem um deus próprio, isto é, criam na sua cabeça uma forma que deve ser Deus e segue neste ritmo.
Vou estar citando agora algumas destas teorias da conspiração:
Teoria da conspiração sobre falhas na bíblia:
Muitos, inclusive ateus amam pegar esta parte para desacreditar na bíblia, outros que não são ateus já aderem o pensamento que houve interferências de pessoas más intencionadas, daí acabam por entrar numa paranóia para saber o que era a língua original, pois como não acham a resposta que está na cara, ficam por ir por idéias estapafúrdias.
Existem muitos exemplos que poderia dar, mas darei cinco e depois comentarei cada um.
1.    No AT, o número de soldados ou pessoas variam de livro para livro;
2.    Uma passagem em Êxodo diz que Deus dividiu as águas, em outra fala que um vento soprou;
3.    A ordem cronológica da vida de Jesus não é a mesma nem em dois dos quatro evangelhos;
4.    Um relato sobre a manhã da ressurreição diz que as mulheres que foram à tumba vazia de Cristo viram dois anjos, em outro diz que viram um anjo;
5.    Um relato diz que Judas se enforcou, em outro diz que caiu num precipício e seus intestinos ficaram à mostra.
Em primeiro lugar é necessário um senso de perspectiva. Estas não são contradições na substancia. O que quero dizer é que não há qualquer contradição com relação ao plano de salvação ou de como devemos nos portar como crentes em Deus.
Vou para explicação de cada uma:
1.    As histórias antigas raramente exigiam um número exato, tudo era mais estimativa;
2.    Deus dividiu o mar vermelho usando o vento;
3.    Apenas Lucas quis dar ordem cronológica para os acontecimentos na vida de Jesus (Lucas 1:3), os demais autores queriam ressaltar outros aspectos de Jesus, preocupando-se mais com episódios do que com a linha temporal;
4.    Quanto a ressurreição uma mulher pode ter visto um anjo e outra dois, isto aconteceu com freqüência nos evangelhos como no caso de um citar um cego e em outro dois, temos que ter em mente que os evangelhos foram escritos por pessoas diferentes com foco diferente, ou seja, o que foi importante para um, talvez não tenha sido importante para o outro, não chamou sua atenção;
5.    Judas poderia ter se pendurado em uma árvore, e a corda ou o galho ter se rompido e o mesmo caído no precipício.
Veja que em nada há que se desmerecer a bíblia.
Teoria da conspiração sobre outros evangelhos além dos quatro que estão na bíblia:
Creio que os que têm uma bíblia não sabem que existem outros “evangelhos”. Bem, na época ou após a época que foram escritos os evangelhos mais conhecidos, também foram escritos livros que narravam à vida de Jesus.
O problema está é no tipo de inspiração, intenção e desconexo com a vida de Cristo. Muitos destes evangelhos como os de Tomé, Filipe, Pedro, Bartolomeu não passam de tentativas de defraudar os ensinos de Cristo, alguns chegam à beira do ridículo.
Ainda temos que mencionar que muitos destes foram escritos por pessoas que eram usadas com o fim de destruir a palavra de Deus, ou seja, muitos eram falsos profetas que usavam o nome de Jesus para aparecer, assim colocavam nomes de quem foi discípulo sem que o mesmo não tivesse nada haver.
Cheguei a ler alguns. Uns falam que Jesus casou, outros relatam a infância de Jesus de uma maneira tão tosca que só de ler dá para ver que não é o nosso Senhor. O fato é que muitos destes, foram achados no Egito (berço do paganismo), sendo que a essência, o foco e os ensinos são completamente diferentes dos verdadeiros evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João).
Os primeiros crentes (não a igreja católica) que decidiram quais eram os verdadeiros relatos de Jesus, e denunciaram quais eram os dos falsos profetas. Assim chegamos a ter este Canon do NT com apenas quatro evangelhos, que os tidos como inspirados por Deus.
Teoria da conspiração de que os seres celestiais bíblicos e Jesus são extraterrestres:
Não é piada, muitos ufólogos tecem estudos dizendo este disparate.
Se olharmos para o sentido na dicionário da palavra, podemos dizer que os anjos são seres extraterrestres, mas da maneira que querem colocar, como sendo seres que usam tecnologia, que são mortais, não espirituais, que Deus não é divino, que Jesus era um ET que se utilizava de uma tecnologia avançada para efetuar seus sinais, aí extrapola o sentido.
Que Jesus não é deste mundo, Ele mesmo falou, porém o mesmo é divino, um ser onisciente, onipresente e onisciente. Daí não há como comparar Deus com seres orgânicos, em fraqueza. Deus, o mundo espiritual está muito além do que podemos comparar com o mundo físico.
Já comentei aqui no blog outras teorias da conspiração como o nome de Jesus; se é ou não importante freqüentarmos uma Igreja (pois há uma teoria que diz que os crentes do primeiro século não freqüentavam, também esta teoria diz que Jesus não mandou estarmos neste lugar); e também fiz um artigo da importância do Batismo e de participar da Ceia do Senhor (há um falso profeta dizendo que não é para fazer).
Há ainda outras que, em outros artigos abordarei. Coloquei estas porque estão mais em evidencia neste dias. Em breve falarei se a bíblia é ou não a palavra de Deus.
Que Deus vos abençoe e fique livre destas coisas que falam por aí. A internet tem muita porcaria, se queres saber a verdade, sempre busque na palavra de Deus, é nele que temos que ter fé e não nestes ventos de doutrinas heréticas e atéias.
Artigos relacionados com o tema:
Não deixe de ler os artigos mais acessados na parte final do blog.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Conceituado jornalista critica o “jornalismo em crise da Record” por polêmica reportagem sobre “cair no Espírito Santo”.


O jornalista Maurício Stycer, do Uol, afirmou em artigo que o jornalismo da Record vive uma crise pelos baixos índices de audiência e que por isso, o “Domingo Espetacular” está sendo usado para criticar o movimento neopentecostal, a quem classifica como “concorrente da Universal”.

Stycer afirma ainda que “algo grave ocorre na Record”, e que “a reportagem foi um ataque impiedoso aos pastores que fazem apologia desta prática, com o objetivo de alertar eventuais fiéis de que o “cai-cai” é, na verdade, charlatanismo ou obra do demônio”.

Os bastidores da emissora, segundo o jornalista, dividem-se entre os que são favoráveis ao uso da programação para defender a Igreja Universal do Reino de Deus e os que entendem que a emissora deva ser tratada com profissionalismo e que a exibição de ataques a religiosos não deva acontecer através da programação. “O ataque ao “cair no espírito”, como também é conhecida a prática, foi visto como uma vitória de setores da Igreja Universal do Reino de Deus que defendem a utilização da Record no ataque aos adversários religiosos e, também, no esforço de recuperar o número de fiéis, que estaria em queda”, escreve Stycer.

Considerando que a reportagem denigre os princípios jornalísticos, Maurício Stycer afirma: “A reportagem exibida no “Domingo Espetacular”, de fato, contraria a essência de todo discurso sempre defendido pelos principais nomes da emissora nos últimos anos, de que existe uma separação total entre a IURD e a Record”.

Fonte: Gospel mais

Comentário do blog: Independente de quem é membro de denominações que tem este mover ou não, temos que concordar com algo, que esta matéria foi de cunho exclusivo de ataque aos pentencostais e a desmoralização do evangelho a mando de alguém, ainda mais por sabermos que a IURD tem perdidos muitos de seus fiéis e a Record está num declínio terrível.

Fiz uma matéria sobre isto, se o cair pelo poder de Deus é bíblico ou não, porém o caso desta matéria do jornal da record foi puramente dor de cotovelo do seu chefe, principalmente com uma contenda com a cantora Ana Paula Valadão e outros.

Só quem tem a perder com isto são os evangélicos que apoiam esta matéria da record (independente se concorda ou não, isto não é algo para se expôr como foi exposto), pois como o próprio reporter citado nesta postagem disse, para a IURD, qualquer denominação evangélica (pentencostal ou tradicional) são para eles "adversários" (para mim o nosso adversário era o diabo, se a IURD nos tem desta forma, em qual reino então estão militando?). O que vejo é que até o pessoal do mundo, tem mais discernimento nisto que os crentes.

Devemos repudiar qualquer tentativa de desmoralizar o evangelho desta forma, pois o que esta reportagem fez não foi alertar sobre nada, mas sim desacreditar a fé que temos.

Artigo relacionado com o tema:

Cair pelo poder de Deus é algo certo, é bíblico?

Não deixem de ir até o final do blog para ver artigos que são os mais acessados.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Cair pelo poder de Deus é algo certo, bíblico?


Antes de responder a pergunta direi o motivo que me fez escrever este artigo.
Não assisto os programas da rede record, porém algumas pessoas após verem uma matéria em um programa jornalístico que passa nela aos domingos, começaram a me perguntar o que eu achava do que foi dito na reportagem. Como não assisti a matéria pela TV, procurei na internet e assisti.
Notei que a matéria tinha sido encomendada pelo dono da emissora, o “bispo” que de bispo não tem nada, ta mais para um emissário do diabo. Pois veja que um tempo atrás, vi um artigo que ele criticava a cantora Ana Paula Valadão por ter “caído no espírito” e disse que 99% dos cantores evangélicos estavam endemoniados.
Bem, todos sabemos da briga que o “bispo” tem com a rede globo e temos visto a globo fazer algo que a Record não faz, que é abrir espaço para o meio evangélico e nos últimos anos tem contratado uma gama de cantores evangélicos, ou seja, a globo está gravando os cd´s, dvd´s e fazendo o marketing dos mesmos. Não estou defendendo a globo, nem gosto dela também, mas venhamos e convenhamos que ela por mais distante do evangelho que esteja, independente da intenção que ela tem posto, pelo menos tem sido uma ferramenta na propagação do mesmo.
O “bispo” ficou mordido de raiva com isto, pois muitos destes cantores não tinham contratos com o mesmo e o pior, os que tinham contrato com a gravadora dele, o deixaram. Então o “bispo” cheio de cólera, dando uma de apologético, um defensor da fé saiu “atirando” para tudo quanto foi cantor evangélico, pois sabemos que o mesmo de evangélico não tem nada.
Assim, me veio esta inspiração para escrever sobre isto, algo que ao meu ver pode servir de pretexto para enfraquecer a fé de muitos, pois este “bispo” sendo usado pelo diabo, neste contexto, foi somente para confundir, dispersar, barrar a fé dos crentes em Deus.
Se ele quer fazer algo bom, deveria primeiro cuidar da vida dele, da sua família, da sua Igreja, e de sua TV, pois se há 99% de demônios em um lugar, estes estão nestes lugares que acabei de mencionar, que moral tem este indivíduo para falar da igreja de Deus? Se tem algo que é muito parecido com as obras do diabo, são as campanhas que ele faz na Igreja dele, como descarrego, os encostos, as rosas ungidas e por ai vai...
Paro por aqui a explicação dos motivos da feitura deste artigo e vamos agora para a resposta à pergunta.
Creio que generalizar a coisa, de dizer que é do diabo é muito perigoso, pois se vamos andar segundo o conceito de homens, com toda a certeza vamos para o buraco.
Já vi muitos moveres do poder de Deus na Igreja evangélica neste tempo que tenho vivido na fé em Cristo Jesus, e uma coisa que sempre há são meninices, criancices e imaturidade para com o mesmo.
Não acho (de maneira geral) que quem cai no poder de Deus, caiu porque estava endemoniado e quando generalizamos isto, podemos pecar por lutar contra Deus.
Em 2 Crônicas 5:13-14 vemos uma passagem onde a Glória do Senhor encheu a Casa de Deus, e o poder de Deus foi tão grande que os sacerdotes não conseguiram se manter em pé, ou seja, caíram pelo poder de Deus.
Ora, este mesmo poder está entre nós através do Espírito Santo. Alguns como este “bispo” dizem que cair não é de Deus, Deus só levanta, quem faz cair é o demônio. Realmente no contexto de vida é assim, porém não quando nos encontramos com Deus.
São notórias em muitas passagens bíblicas as pessoas caindo por terra em um encontro com Deus, como Abrão em Genesis 17:3, Manoá e sua esposa em Juízes 13:20 e ainda Paulo com a experiência do arrebatamento, onde perdeu até os sentidos como dito em 2 Coríntios 12:2-4.
Há muitos outros exemplos de tal ocorrido na palavra, mas quis citar alguns apenas para mostrar que é bíblico uma pessoa cair, se prostrar, perder os sentidos ao ter um encontro com o poder de Deus, ainda mais se pensarmos na santidade e seu poder aproximando-se deste corpo mortal e fraco que possuímos, como se manter em pé diante do Todo-Poderoso?
Eu mesmo fui ao chão quando tive uma experiência de poder com Deus, e isto ninguém impôs as mãos sobre mim, apenas estava orando durante um bom tempo, e comecei a ser constrangido pela santidade de Deus, ao ponto de começar a chorar em alta voz e quando me vi já estava no chão.
O que podemos então dizer, que cair no poder não é algo do diabo, PORÉM devemos nos ater também a certas meninices e até mesmo misticismo.
Muitos que caem, o faz não pelo poder, mas por causa da imaturidade, ou seja, não esta sentindo nada da parte de Deus, e cai por emoção ou fingimento.
Há certos vídeos que já vi e outros acontecimentos que presenciei, onde tem pessoas em um descontrole que chega a atrapalhar o culto (isto está errado, pois deve haver ordem e decência); também há certos vídeos que tem pessoas imitando animais e em alguns usam coleiras de cachorro, isto é uma imaturidade espiritual tremenda, não digo que estão endemoniados, digo que são crianças, estão praticando um ato de meninice na fé, que não acrescenta em nada ao evangelho e se não acrescenta em nada, deve ser retirado, pois logo virá práticas semelhantes a um misticismo como temos visto e muito entrar no meio evangélico.
Isto são eventos que logo passam, muitos amadurecem e param com isto, porém falsos profetas e coisas que fazem muito mal são do tipo o que o “bispo” tem feito, dando ibope para o diabo, entrevista com ele, defesa de aborto, homossexualismo, pornografia, vícios, fora que ele nunca deu espaço para nenhuma denominação evangélica em sua TV, pelo contrário é um ferrenho contendor com a Igreja de Deus.
Finalizo então dizendo que têm na bíblia passagens onde muitos caíram no chão por causa do poder de Deus, mas devemos não ser meninos na fé também, se for cair, que seja realmente pelo poder de Deus e não por pura emoção ou imaturidade. Devemos antes de julgar qualquer um, nos conter para não estarmos lutando contra Deus e pedir sempre que Ele nos mostre se é ou não Ele que esta fazendo tal obra, porque se não for Ele que está ali, não vai prosperar (Atos 5:38-39).
Que Deus vos abençoe e antes de qualquer julgamento ou fazer um conceito, primeiro peça direção ao Espírito Santo e sempre busque a resposta na bíblia.
Artigos relacionados:

Deus é ou não onisciente:
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/09/deus-e-ou-nao-onisciente.html

Errais não conhecendo as escrituras e nem o poder de Deus:
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/09/errais-nao-conhecendo-as-escrituras-e.html


Não deixem de ir até o final do blog para ver artigos que são os mais acessados.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

A lei e a graça, um anula o outro?


Esta é uma questão que levanta muitos desentendimentos por parte de diversos seguimentos do meio evangélico e outros não evangélicos, onde a temática “Lei e graça” parecem digladiar entre si, ou seja, se há lei então não há graça e se há graça então não há lei.
Quem se insurge com este tipo de pensamento está equivocado na doutrina da bíblia, pois em momento algum vemos a palavra de Deus dizer que um não pode conter o outro.
Temos como respaldo o texto de Romanos 8:2-4, onde se menciona que o Espírito de vida tem a Lei de Deus ainda, que em si aniquilou a lei do pecado e da morte. Em Romanos ainda, no capítulo 7:22-25 vemos que há uma grande diferença em lei de Deus e lei do pecado.
Há lei ainda para quem esta vivendo na graça (Romanos 7:12-14), pois esta nos instrui no caminho da graça. Devemos entender que fomos libertos da maldição da lei e não da lei que nos direciona a vivermos uma vida em santidade.
Ora, sem a lei não saberíamos o que seria desagradável ao Senhor (Romanos 7:7), mas devemos entender a maldição que em nós operava (o salário do pecado é a morte, tanto espiritual como física), já não tem o poder sobre nós que estamos na graça.
Parece complicado, mas é muito simples!  Em Deuteronômio 11:26-28 temos a nítida  compreensão de que, o descumprimento em se manter sempre em separação do pecado acarreta a maldição, sendo que ninguém consegue esta façanha! Qual pessoa consegue depois que conheceu ao Deus verdadeiro e entregou a sua vida à Ele, não cometer mais pecados? A reposta é simples, ninguém!
Assim o era antes do advento de Cristo nos outorgando sua graça. A obediência à lei era mais uma imposição do que algo natural, pois com Cristo seguimos a lei não por imposição, mas com naturalidade que nos foi concedida pelo Espírito Santo. É necessário frisar que as pessoas que serviam a Deus antes de Jesus não lhes tinham sido dado o Espírito Santo como agora o é. Então era algo dificílimo seguir em santidade. Isto é reforçado com o texto de Jeremias 31:31-33, onde vemos o Espírito Santo escrevendo não em tábuas de pedra, mas sim nos corações dos homens a sua lei.
Então podemos dizer que a Lei antes era algo externo, sendo que na graça a lei é algo interno!
Diante disto, posso afirmar que existe então a lei para os que estão na graça, a Lei do Espírito, da liberdade, pois mesmo que não somos aptos para viver uma vida em perfeita santidade neste corpo, a maldição da Lei não pode nos alcançar enquanto permanecermos com Cristo.
Observe que isto não nos libera para pecar, pelo contrário, se a Lei de Deus está em nossos corações, somos nova criatura, nascemos de novo e o pecado não pode ser o senhor de nossa vida, pois não podemos servir a dois senhores, e se Deus é o Senhor de nossa vida, vamos procurar naturalmente seguir o padrão de vida que Jesus tem pra nós.
Isto é outra coisa importante. Jesus não veio revogar a Lei de conduta de vida (Mateus 5:17), o que Ele aboliu em sua carne foi a Lei ritualística.
O livro de Hebreus é claro ao afirmar isto em muitas passagens, tal como em Hebreus 7:11-28. Jesus mudou a Lei sacerdotal, ritualística que em nada aperfeiçoou alguém, bem como a lei que mostrava sombra de coisas futuras. Por exemplos: na lei mosaica era necessário sacrifício de animais para a remissão de pecados, com Cristo ele mesmo foi o sacrifício, que foi perfeito; outro exemplo: na lei mosaica tinha os alimentos que eram considerados imundos, tal como o porco, com Cristo isto foi mostrado que era sombra de coisas espirituais, pois estes representavam a imundícia dos espíritos malignos,ao que Deus mostrou que tudo que ele fez é bom, e não é o exterior que suja a vida espiritual do homem, mas seu interior, não o comer.
Perceba então que isto, estas leis penosas, foram aniquiladas com a graça salvadora, o julgo leve e suave de Jesus (mas não deixa de ser um julgo).
Resta lembrar que leis como não matarás, não adulterarás, não furtarás e outras do gênero, são lei de conduta e não eram sombra de nada, pois tais coisas são obras da carne e isto desagrada à Deus e continua sendo algo que devemos nos afastar (Gálatas 5:19).
Não somos mais justificados pela Lei, mas pela graça do sangue de Cristo, porém quem vive no Espírito se afasta do pecado, porque nele habita o poder de Deus.
Romanos 2:12-16 diz mais, onde tal justiça vem porque as pessoas que possuem este selo de Deus em sua vida, pratica a lei naturalmente, pois mesmo os que não nasceram debaixo da lei, se a fazem mesmo sem ter seu conhecimento, ou seja, a cumprem sem imposição, porque a mesma esta no seu coração pelo Espírito de Deus, estes serão justificados pelo seu cumprimento através da graça.
Para terminar, muitos antes de Cristo e até mesmo entre judeus atuais confiam na carne, isto é, em uma circuncisão que é na carne, na guarda do sábado (que é um ritual iniciado na lei mosaica e não com Abraão), guarda de dias, abstenção de alimentos, fábulas, genealogias, e outras coisas que são coisas de uma lei que em muito não era perfeita (pois precisou ser substituída por algo que era perfeito, não sombra, mas revelação de mistérios ocultos, Jesus com a Lei do Espírito) estão debaixo de uma direção não espiritual, mas sim carnal.
Jesus retirou qualquer auto-justificação com seu sacrifício na cruz, assim como em Romanos 8:1, não devemos mais confiar no nosso esforço, pois quem é guiado pelo Espírito, não confia mais em si mesmo, mas crê que foi justificado por Cristo, a pessoa que pagou o preço e para estes, não há condenação.
Que Deus vos abençoe e fiquem muito atentos para o que foi dito neste artigo.
Artigos relacionados:

Livre arbítrio, foi nos dado?
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/10/livre-arbitrio-foi-ou-nao-nos-dado.html

O pecado imperdoavel:
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/05/o-pecado-imperdoavel.html

A importância do Batismo nas águas e da Ceia:
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/06/importancia-do-batismo-nas-aguas-e-da.html
Só a fé salva alguem?
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/09/so-fe-e-suficiente-para-salvacao-do-ser.html

A Igreja moderna
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/06/igreja-evangelica-moderna.html

Qual o limite do perdão de Deus e o nosso:
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/08/qual-e-o-limite-do-perdao-de-deus-e-o.html

Não deixem de ir até o final do blog para ver artigos que são os mais acessados.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Vaidade, por que tanta vaidade?


Se lermos o livro de Eclesiastes vamos notar que esta palavra é muito falada nele. Afinal, o que é esta vaidade mencionada na bíblia?
Vaidade é algo passageiro, que massageia nossas emoções, mas que sempre passa, sempre acaba, como se fosse uma ilusão, algo que não devemos por nossa esperança como sendo algo definitivo.
O ser humano tende a empenhar muito esforço naquilo que é vaidade, naquilo que é passageiro. É como quando alguém compra uma casa, a casa dos seu sonhos, vem aquela felicidade, momentos em que a pessoa nem consegue dormir de tanta alegria, faz churrasco, chama os amigos, mas assim como tudo neste mundo, tal acontecimento é vaidade, pois depois de um tempo, esta alegria não será a mesma, não se fará mais churrasco pelo mesmo acontecimento, não vai mais perder noite de sono pela realização deste sonho (se perder agora é porque está preocupado com a hipoteca ou prestação).
Assim, poderia utilizar como exemplo outras vaidades, como o casamento, compra de um veículo, o trabalho, a paternidade, maternidade, os prazeres, fama, dinheiro, cuidado do corpo e outros mais, sendo que tudo nesta vida é vaidade.
Talvez você esta se perguntando por que estou escrevendo sobre isto, e lhe digo que é para alertar as pessoas sobre aquilo que não é vaidade!
Quero lembra-lhes que esta vida aqui na terra não passa de uma monotonia (Eclesiastes 1:2-11), tudo se repetindo, pessoas nascendo e outras morrendo, trabalhamos, mas nunca nos fartamos, sempre precisamos continuar trabalhando, adoecemos e saramos, mas depois adoecemos outra vez, ainda vemos que até na natureza tudo é igual.
Afinal, para não ser uma pessoa deprimida diante de tal realidade, no que devemos nos apegar?
Naquilo que nos dá esperança! No Senhor Deus, na obra que Ele pode fazer por nós quando estamos debaixo de sua misericórdia (Lamentações 3:21-26).
Isto nos difere dos que não tem Deus, pois aquele que não crê em Deus não tem esperança, imagina, trabalhamos para ter uma sustento, mas cremos que isto um dia terá fim, esta fadiga, esta necessidade, um dia vamos morar no céu, esta é uma esperança, já quem não tem Deus, trabalha, se fadiga e não tem esperança de nada, é uma vida que não tem sentido, pois espera a morte para deixar de existir (na concepção deles), então a passagem destas pessoas pela terra não se tornou um tempo de prova, mas uma cumprimento de sentença.
Deus nos dá o sentido para estarmos ainda aqui, nos mostra aqui como um tempo de provação (Apocalipse 2:11), ao que devemos buscar o Reino de Deus e sua justiça, pois as pessoas andam inquietas e preocupadas com o que vão comer, vestir, se sustentar, comprar, vender, sendo que tudo isto não passa de vaidade (Mateus 6:25-34).
Devemos colocar o nosso coração naquilo que não vai um dia perecer (Mateus 6:19-21), mas sim naquilo que a vaidade não alcança.
O maior trabalho que podemos desempenhar nesta vida (que é única) é a propagação da palavra de Deus, pois vidas que levamos à Jesus estarão conosco na Glória para sempre (Marcos 16:16).
Portanto, saibas que tudo nesta vida é vaidade, e é necessário buscar tais coisas, é necessário trabalhar, é bom casar, ter filhos, comprar e vender, mas isto não deve estar no lugar mais alto em nossos corações.
O que deve ser o primeiro em nossa vida é a vontade de satisfazer os mandamentos do nosso Deus, em pregar sua palavra, em nos santificarmos, em fazermos boas obras, em guardarmos a fé e amar a vinda do nossa Messias. Temos que buscar coisas que são do alto (Colossenses 3:1-4), pois Cristo é nossa verdadeira vida, nossa esperança, a verdadeira essência daquilo que não é vaidade.
Que Deus vos abençoe e nos motive sempre a deixar de lado as vaidades desta vida e caminhar em direção ao Reino de Deus, aquilo que não perece.   

Artigos relacionados:

Por que os ateus estão errados?
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/09/o-porque-que-os-ateus-estao-errados.html

O crente da bunda quente:
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/10/o-crente-da-bunda-quente.html

No final do blog acesse os artigos mais populares.

domingo, 6 de novembro de 2011

Devemos comemorar o natal mesmo sabendo que é uma festa pagã?


Antes de responder a pergunta, creio que devo falar a priori porque o natal é uma festa pagã (farei um breve resumo, pois não é sobre isto que quero falar como tema).
Em primeiro lugar, em parte alguma da palavra de Deus, o Senhor nos manda comemorar seu nascimento, mas sim recordarmos de sua morte e ressurreição (1 Coríntios 11:23-27), pois Jesus nasce para nós no dia em que o aceitamos como nosso salvador. Além do mais, a bíblia também não narra à data de seu nascimento.
Tal data (25 de dezembro) era utilizada em comemoração a um deus chamado “Mitra”, cultuado pelos romanos, sendo que este era tido como um “espírito” (espírito de natal), algo que não conseguiu ser tirado daquele povo, ao que com a cristianização do império romano, houve uma “adequação” deste costume o introduzindo no cristianismo, então se colocou como se fosse o nascimento do Cristo.
Outro símbolo do natal (que para mim é o maior) é a árvore de natal, algo que surgiu antes de Mitra. Vemos o costume em cortar ou ter uma árvore verde enfeitada nos tempos bíblicos, algo que o Senhor detestava, pois era uma adoração aos deuses daquela época, temos tais passagens em Jeremias 10:3-4 onde relata os enfeites na mesma, Jeremias 2:20 que fala da adoração que era feita nestas árvores verdes, sem mencionar que tem uma infinidade de trechos que fala sobre esta abominação.
Poderia falar mais, com relação ao solstício (o nascer de um novo dia do natal – prática originada no Egito) ou do Papai Noel (que foi uma inclusão mais comercial que trouxe em si o paganismo de santos católico – São Nicolau), mas vamos parar por aqui, pois já deu para perceber que tal festa não é cristã, mas pagã.
Então vamos à pergunta, devemos comemorar esta festa que é pagã como se fosse uma festa bíblica?
Há muita diferença entre comemorar e participar.
Não devemos comemorar o natal, ainda mais sabendo que ele é originalmente pagão. Em 2 Coríntios 6:14-16 temos a direção para não misturar luz com as trevas, não há concordância entre Cristo e o diabo, nem muito menos Deus com os ídolos. Esta adaptação feita pela igreja católica misturando cristianismo com paganismo não pode continuar com a Igreja verdadeira de Jesus após o esclarecimento de tais fatos.
Deus não leva em conta o tempo de ignorância, porém não somos mais isentos depois que conhecemos a verdade. Não nos foi permitido este “ecumenismo cultural”, assim, não devemos nos apegar naquilo que sabemos que faz parte de idolatrias.
Podemos participar quando convidados! Vou explicar. Nós não devemos ser xiitas (pessoas extremistas ao ponto de rejeitar os infiéis), somos evangélicos, temos que testemunhar de Jesus em toda e qualquer oportunidade.
Minha família nunca teve o costume de comemorar o natal, mas a família de minha esposa tem, e desde quando nos casamos vejo que é a única vez no ano que a família dela quase toda se reúne é nesta época. Assim como Paulo disse para aproveitarmos as oportunidades, mesmo sendo uma festa pagã, é uma grande oportunidade de falarmos de Jesus para as pessoas da família.
O livro de Atos 17:22-23 vemos Paulo aproveitando uma oportunidade de evangelizar no meio de cultos pagãos, ainda mais se utilizando de um que era um símbolo deles (dos pagãos) para falar de Deus.
Imagina você falando no natal de sua família de um Jesus que deve ser lembrado todos os dias, e não apenas em um, de um Jesus que é salvador, que morreu por nossos pecados, que une as famílias não apenas em um dia e que nos outro é só briga, mas um Jesus que traz o amor e a unidade o ano todo? É uma grande oportunidade de falar do verdadeiro Jesus, assim como Paulo, devemos usar de sabedoria até mesmo para evangelizar, aproveitando toda oportunidade, sem se misturar com o que é profano.
Talvez você possa pensar, então não devo enfeitar minha casa, lhe digo, de árvore de natal, papai Noel, guirlandas, renas não, mas você pode colocar luzes (pisca-pisca), pois nesta data de dezembro há uma festa chamada festa das luzes ou dedicação, em hebraico é chamada de Chanukah que até mesmo Jesus celebrou (João 10:22), então é algo que você pode usar, mas desde que você não as coloque como uma dedicação ao natal, mas sim como se lembrando da purificação do Templo, algo que sempre tem que acontecer conosco, purificar nossa vida, dedicar nossa vida à Deus, pois isto é o que se celebra nesta festa, a dedicação de algo que um dia foi profanado para ser santificado outra vez.
Que Deu lhe abençoe e qualquer dúvida, farei o possível para responder.
Artigos relacionados:

Deus é ou não onisciente:
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/09/deus-e-ou-nao-onisciente.html

Errais não conhecendo as escrituras e nem o poder de Deus:
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/09/errais-nao-conhecendo-as-escrituras-e.html

Maria, amá-la ou odiá-la:
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2010/12/maria-ama-la-ou-odia-la.html

Não deixem de ir até o final do blog para ver artigos que são os mais acessados