Seja bem vindo

"Bem aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na Lei do Senhor. Bem aventurados os que guardam suas prescrições e o buscam de todo o coração; não praticam iniquidade e andam nos seus caminhos. Tu ordenaste os teus mandamentos, para que os cumpramos à risca. Tomara sejam firmes os meus passos, para que eu observe os teus preceitos." Salmos 119:1-5



terça-feira, 28 de junho de 2011

A importância do Batismo nas águas e da Ceia do Senhor.


Sabemos que nas igrejas evangélicas, a participação na santa Ceia é antecedida pelo batismo nas águas, isto porque o Senhor Jesus primeiro batizou e depois ceou.
Bem, com isto já em mente, vamos entender o significado e o porquê do batismo nas águas. O batismo por imersão (que é um mergulho de corpo inteiro) surgiu antes de João Batista, como sendo uma cerimônia de lavagem, algo como sendo um rito de pureza interior e símbolo de esquecimento dos pecados (Atos 22:16).
Uma vez que tal pessoa é imersa nas águas, seu velho homem fica ali (simbolizando) e nasce agora para uma nova vida em Cristo Jesus. Assim como aquelas águas passarão (no caso do rio) ou como serão jogadas fora (caso de um tanque ou piscina), da mesma sorte tem que ser com nossa vida passada, esquecida, abandonada para o leu para nunca mais voltar. Batismo também significa nos unirmos com Jesus em sua morte, sepultamento e ressurreição (Romanos 6:3-7).
Insta observar também, que o batismo é um símbolo, sendo que o batizado tem que ter a consciência de agir de agora em diante de uma maneira segundo os preceitos da fé em Jesus, se tornando uma nova criatura com o selo de Deus sobre sua vida, como o escrito em Mateus 28:19, o Deus único é o que nos sela por meio de seu Filho Jesus que derrama sobre nós seu Espírito Santo.
Ora, você pode me perguntar então, o motivo de ser necessário primeiro batizar para depois ceiar. Digo-te. Em Marcos 16:16 existe uma confissão de Cristo ao propenso a ser salvo, o qual seria crer em primeiro lugar (por isto não batizamos crianças e nem bebês, pois ainda lhes falta o discernimento para tal ato de fé e maturidade); e logo após ser batizado, assim temos que como parâmetro para ceia, a antecedência destes dois requisitos básicos da fé em Jesus.
Com este aparato já em mente, vamos falar então sobre a ceia do Senhor. Em 1 Coríntios 11:23-33 vemos o apóstolo Paulo ensinando como se celebrar a Ceia do Senhor Jesus.
Certa vez vi um vídeo de um cara herege que disse que não temos que ceiar nas Igrejas, porque aquela ceia é só Jesus e seus discípulos que podem participar (os 12). Se assim fosse, então por que o Apóstolo Paulo estava ensinando este sacramento?
A Ceia do Senhor é um símbolo de aliança de Deus com sua Igreja, que o crê como foi Abrão quando se encontrou com Melquisedeque (Genesis 14:18-19), no qual o Senhor Jesus na semana que se celebrava a Páscoa judaica também instituiu para seus seguidores esta cerimônia, de se alimentar do pão que simboliza sua carne e do vinho que simboliza seu sangue.
Como se nota, a igreja católica retira de seus seguidores o direito de ter também o sangue de Jesus. O rito da ceia exige os dois, primeiro o pão e depois o vinho, nem a mistura é permitida. Como também Jesus não é crucificado em cada ceia e nem tão pouco há a transubstanciação, isto é, o corpo de Cristo se materializando no pão. Caso isto acontecesse, seríamos canibais, algo que a bíblia não permite e teria razão os antigos perseguidores da Igreja que não entendiam o sentido da Ceia, achando que o ocorrido era realmente um ato de canibalismo.
A Ceia do Senhor tem uma referencia passada à morte de Jesus e tem uma referência presente à nossa participação corporativa em Cristo, mediante a fé. E tem também uma referencia futura pelo fato de ser uma garantia da sua segunda vinda.
Assim para finalizar, o crente que não ceia, não quer ter um compromisso com Deus, pois deixar de fazê-la significa que você não quer mudar, e se não quer mudar não tem parte com Cristo, o que lhe torna alguém que não faz parte da família de Deus.
Não interessa se a ceia na sua Igreja é toda semana, mensal ou anual, quando houver, tens que participar, pois o que deixa de participar não tem parte com Cristo, da mesma sorte o que não participa ou nunca participou. Também aquele que participa, mas continua com uma vida toda torta (entenda que não são apenas pecados que me refiro, mas alguém que não nasceu de novo, que não tem o testemunho de Jesus em sua vida, o joio), este como e bebe para sua própria condenação, pois não discerniu o corpo do Senhor.
Diante do exposto, termino este artigo desejando ardentemente a chegado do grande dia em que cearemos com Ele nas bodas do Cordeiro. Maranata, ora vem Senhor Jesus.
Outros artigos que talvez lhe interessem:
Libertação e o misticismo da Igreja
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/01/libertacao-e-o-misticismo-na-igreja.html

Por que tarda o avivamento
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/01/por-que-tarda-o-avivamento.html

Ecumenismo, onde tem isto na Bíblia
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2010/12/ecumenismo-onde-tem-isso-na-biblia.html

Profetas contemporâneos
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2010/12/profetas-contemporaneos.html

Crentes tradicionais x crentes pentecostais
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/02/crentes-tradicionais-x-pentecostais-por.html

A Influência da internet na juventude
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2010/12/influencia-da-internet-na-juventude.html

Seitas e heresias: Catolicismo e adventistas
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/06/seitas-e-heresias-adventistas-do-setimo.html

Fofoca: rede de mentiras e semente do mal
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/03/fofoca-rede-de-mentiras-e-semente-do.html

Não deixem de ir até o final do blog para ver artigos que são os mais acessados

29 comentários:

  1. As cerimonias ou rituais citados acima e presentes no culto cristão tiveram a sua origem no ritualismo pagão. Fazem parte dos muitos mistérios da religiosidade primitiva os quais foram incorporados pela religião cristã. Séculos e séculos antes do surgimento do cristianismo já havia religiões que possuiam rituais idênticos, o cristianismo apenas os reinterpretou dando lhes novos significados.

    ResponderExcluir
  2. Errado de novo caro Edis.....

    O BATISMO surgiu com Moises em seus banhos de purificação, João Batista apenas enfatizou o arrependimento pelos pecados (o judaísmo pratica isto).

    A CEIA foi compartilhada com o pai da fé, a quem a promessa foi feita, Abraão. Nunca lestes Genesis 14:18 onde o Rei de Salém (atual Jerusalém) abençoou ele (se abençoou é porque era maior) e lhe deu pão e vinho?

    Isto era a ceia que Cristo deu para quem vive pela fé, assim como Abraão.

    ResponderExcluir
  3. Texto extraído do livro "Tratado da Pedra Filosofal de Lambsprinck - O Significado do Simbolismo da Alquimia" - Tradução e Comentários Explicativos do Prof. Arysio Nunes dos Santos - Edições IBRASA - Pags. 248 e 249:

    "Quem sabe realmente o que significam os Mistérios Cristãos? Que eventos simbolizam, de fato, o sacrifício da Missa, que tanto intrigava Jung e Freud, entre outros, e que identificavam este ritual com uma transmutação Alquímica do Vinho no Elixir?
    Qual é, na verdade, O SIGNIFICADO OCULTO do Batismo,... e da Eucaristia (Santa Ceia dos evangélicos, a comunhão com Deus através do pão e do vinho),... os Sete Sacramentos? Tudo o que se sabe destes ritos mistériosos é que a palavra "Sacramento" é sinônima de "Mistério", de acordo com as idéias dos primeiros patriarcas da Igreja Cristã, e que ela implica uma potência semelhante ao mana dos antropólogos. Na realidade ninguém conhece o significado e mensagem destes ritos estranhos, cujas origens deriva do PAGANISMO e é extremamente antiga.
    O Cristianismo nos revela muito pouco sobre estes símbolos enigmáticos, apesar de sua imensa importância teológica e exegética. Instados a responder que são eles, e qual é seu papel individual na mecânica salvífica, os padres (ou sacerdotes, líderes religiosos), com um ar de superioridade à pergunta tão indiscreta, limitam se a responder, enigmáticos, que "isto é um mistério inacessível aos homens".
    Quando se estuda um pouco mais a fundo a História das Religiões e a Mitologia Comparativa, e mesmo as "Superstições Grosseiras" tais como a Alquimia, a Magia, a Teosofia, a Astrologia, o Tarot, e as Ciências Ocultas em geral, não se pode deixar de descobrir que todas elas procedem de um fundo comum, de um patrimônio coletivo chamado "Revelação".
    Como querem alguns especialistas, ela é a Urreligion (ou Religião Primordial), que preexiste desde sempre, e que se descobre tanto nas religiões sofisticadas quanto nas concepções religiosas dos primitivos e, até dos homens das cavernas do Neolítico e do Paleolítico."

    ResponderExcluir
  4. - "MOISÉS EM OS SEUS BANHOS DE PURIFICAÇÃO?!!!" -

    Nada poderia soar mais estranho do que isso, sendo esta frase uma afirmação, vinda de alguém que procura demonstrar conhecimento sobre o ritualismo judaico... e... considerando se tratar de alguém que se diz neto de judeu, piorou ainda mais! A Torah não diz nada à respeito de Moisés ou outro profeta qualquer praticando atos ritualísticos de imersão com o intuito de purificação, tal idéia por parte do amigo trata se de equívoco ou mesmo um claro sinal de alienação quanto a conhecer as tradições judaicas.
    Esta era uma prática executada apenas pelas mulheres e NÃO PELOS HOMENS. Vejamos o que diz à respeito o Livro "Este é o Meu Deus - A Maneira Judaica de Viver - Autor Herman Wouk":
    "A mulher assinala o término da abstinência (abstinência sexual - Durante doze dias após o início da menstruação - ou sete dias após sua cessação, dependendo de qual dos períodos é o mais prolongado - marido e mulher dormem separados.) fazendo uma imersão no mar, num rio, num lago ou NUMA PISCINA RITUAL construida segundo os moldes da Antiguidade. Essa piscina (chamada Mikve em hebraico) tem sido durante séculos o local usual para a execução desse ritual. O Talmud atribui à cerimônia importância tão crucial que instrui as comunidades pobres a venderem o edifício de sua sinagoga, e até mesmo seu último Rolo Sagrado, para construir uma Mikve.
    Para designar uma mulher no período de separação, a King James Bible usava o termo "impura". Isto equivale a chamar todo o povo de Israel de "impuro", e assim tem sido desde a queda do Templo. Jovens mulheres aborrecem-se com essa designação. Tal fato, aliado à pobreza das Mikvaot, contribuiu para alimentar a nova antipatia em relação à antiga prática. Proclamações feitas do púlpito qualificando de bastardos os filhos de MULHERES QUE SE ABSTINHAM de ir à Mikve não ajudaram a acalmar os espíritos inquietos.
    Que tenha ressurgido, afinal, parecerá espantoso, menos para aqueles que conhecem a história judaica e a capacidade do Judaísmo para navegar contra a corrente. Em muitas cidades do mundo estão sendo construidas e inauguradas novas piscinas rituais, belamente ladrilhadas, com ante salas que lembram salões de beleza. O número de suas FREQUENTADORAS ainda é comparativamente reduzido. Mas o conceito de que ir à Mikve representa um capricho superado de MULHERES do velho mundo já é coisa do passado. As FREQUENTADORAS, hoje, são jovens em sua maioria."

    ResponderExcluir
  5. Citação extraída do livro Tratado da Pedra Filosofal de Lambsprinck - O Significado do Simbolismo da Alquimia - Tradução e Comentários Explicativos do Prof. Arysio Nunes dos Santos - pags. 261 e 262 - Edições IBRASA.

    "Os Hindus se dizem "nascidos duas vezes" (dvija), tradição que levam tão à sério como fazemos com o Batismo. Este ritual de iniciação é considerado um segundo nascimento. Ele é chamado Upanayana, e consiste de um BATISMO e da Investidura do Cordão Sagrado (upavita ou yajnopavita) no garoto, vestido com uma pele de cervo e segurando um bastão.
    Os Parsis da Pérsia, adoradores do fogo, também tinham uma cerimônia idêntica no nowzad ("RENASCIMENTO"). (...) o acendimento do fogo sacrificial e o BATISMO, etc., são todos relacionados com a destruição do mundo pelo fogo e pela água, e o renascimento que então ocorreu.
    O mito dos dvija (ou "nascidos duas vezes") ocorre também no Cristianismo, onde o Batismo representa, segundo São Jerônimo, "a morte do homem velho e o nascimento do homem novo". O Batismo representa o Dilúvio, a Morte Cósmica e o Renascer da Nova Era. Platão nos fala, em seu Político, da reversão do Tempo e do renascer dos mortos, que saem de suas covas redivivos, e começam a ficar gradualmente mais novos, à medida que o tempo (negativo) passa.


    Édis B. Lacerda - B. H. - M. G.

    ResponderExcluir
  6. "A CEIA DE ABRAÃO?!!!" A BASE OU FUNDAMENTO DA "SANTA CEIA" DOS EVANGÉLICOS?!!!

    Nada a ver, e quem diz isso é o próprio texto do Novo Testamento, ao citar o simbolismo desse ritual:
    "Este é o pão que desce do céu, para que todo o que dele comer não pereça. Eu sou o pão vivo que desceu do céu, se alguém dele comer, viverá eternamente; e o pão que eu darei pela vida do mundo é a minha carne. Disputavam, pois, os judeus entre si, dizendo: como pode este dar-nos a comer a sua própria carne?
    Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tendes vida em vós mesmos. Quem comer a minha carne e beber o meu sangue permanece em mim, e eu nele." Evangelho Segundo São João 6:50-56
    "Porque eu recebi do Senhor o que também vos entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traido, tomou o pão; e tendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim.
    Por semelhante modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice dizendo: este cálice é a nova aliança no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim." I Coríntios 11:23-25; ver também: Mateus 26:26-30; Marcos 14:22-26, Lucas 22:14-20
    O pão e o vinho oferecido a Abraão por Melquisedeque (Gênesis 14:18-24) não tinham o mesmo significado ou simbolismo, tratando se apenas de uma refeição normal, considerando o modo como o próprio Abraão refere a esta "ceia" no verso 24 do capítulo 14 de Gênesis (pão significa aqui alimento e não uma iguaria da panificação).
    Em contra partida veja o que diz o Livro "Babilônia: a Religião dos Mistérios *Antiga e Moderna* - Autor Ralph Woodrow - pag. 134:
    "A idéia da transubstanciação começou com Cristo? O historiador Durant nos diz que a crença na transubstanciação conforme é praticada na Igreja Católica Romana é "uma das mais antigas cerimônias da Religião Primitiva". No Erudito trabalho "Enciclopédia de Religião e Ética" de Hastings, muitas páginas são dedicadas a um artigo "Comendo o deus". Nessas páginas é dada evidência abundante aos rituais de Transubstanciação entre muitas nações, tribos e religiões. Tais rituais eram conhecidos na Roma pagã, conforme e evidenciado da questão retórica de Cícero a respeito do Milho de Ceres e do vinho de Baco. No Mitraísmo, uma sagrada refeição de pão e vinho era celebrada. "O Mitraísmo tinha uma Eucaristia, mas a idéia de um banquete sagrado é tão antiga quanto a raça humana e existia em todas as eras e entre todos os povos" diz a The Catholic Encyclopedia.
    No Egito era consagrado um bolo por um sacerdote e supunha se que se transformava na carne de Osíris. Este era então comido e o vinho era tomado como parte do ritual. Até mesmo no México e na América Central, entre aqueles que jamais ouviram falar de Cristo, a crença em comer a carne de um deus foi encontrada. Quando os missionários católicos aportaram ali pela primeira vez, ficaram surpresos "quando testemunharam um ritual religioso que os relembrava a COMUNHÃO... uma imagem feita de farinha de trigo... após a consagração pelos sacerdotes, era distribuida entre o povo que a comia... declarando que era a carne da divindade.
    Hislop sugere que a idéia de COMER A CARNE DE UM DEUS TINHA UMA INFERÊNCIA CANIBALÍSTICA. Desde que os sacerdotes pagãos comiam uma porção de todos os sacrifícios, em caso de sacrifícios humanos, os sacerdotes de Baal tinham que comer carne humana. Assim sendo "Cahna-Bal", que é, "Sacerdote de Baal", tem fornecido a base para nossa moderna palavra "canibal"


    Édis B. Lacerda - B. H. - M. G.

    ResponderExcluir
  7. Caro Édis...

    Voce viajou bonito meu caro amigo. Não vou me alongar, vou resumir.

    Primeiro que não acreditamos na transubstanciação, que é a eucaristia. Isto foi alvo de um artigo que fiz no blog criticando tal pratica catolica.
    Assim o vinho e o pão para nós continuam sendo pão e vinho, é apenas um simbolismo.

    Segundo se fores a Israel veras que muitas casas e lugares antigos tinham lugares para a lavagem, que não era apenas para as mulheres, mas os homens também, tanto que vemos isto em Exodo quando Moises os manda se lavarem, até as vestes. Os sacerdotes também se lavavam.

    Terceiro Abraão ceiou com Melquisedeque, que era o simbolo de que vira com Cristo.

    Édis, já discutimos que a coisa mais fácil é o diabo enganar os outros tentando confundir a mente dos incautos.

    Veja também que tudo que voce citou passa longe do significado que a bíblia dá para os mesmos.

    Eu achava que voce não era destes, mas vejo que voce segue a mesma linha dos da teoria da conspiração.

    ResponderExcluir
  8. Mais uma coisinha que tinha esquecido...

    Muitos ritos judaicos já tinham sido feitos por outras nações antes deles. Por exemplo a circuncisão.

    Outros povos já praticavam ela antes de Avraham, se é assim, então Avraham estava seguindo algo pagão. Por isto eu lhe digo, para não ficar sendo arredado por aquilo que não importa.

    De tudo que você colocou nada me surpreendeu, pois foram os argumentos mais fracos que os primeiros seu.

    Existem relatos muito mais fortes e concisos que estes que colocastes de "outros messias" e "outros evangelhos" que rebati de maneira muita fácil.

    Posso colocar aqui também diversas práticas da Lei mosaica e costumes da Tanach que tinham origem anterior a religião judaica. O negócio é que Deus dá o verdadeiro sentido, o diabo tem revelação das coisas e tenta imitar.

    Você não é obrigado a concordar comigo, mas peço que leia o livro de Hebreus e Romanos e saberás do que falo.

    Fica com D-us (se você acredita nele).

    ResponderExcluir
  9. Nem todos os hábitos dos israelitas citados na Torah, apesar de ser um livro considerado sagrado e muito do que está escrito nele ter a ver com fé e religião, são rituais religiosos.
    Os israelitas tomavam banho e lavavam suas vestes não por uma questão ritualística e sim por hábito de higiene; certamente, havia sim, um local reservado para o banho, não é necessário fazer uma viagem daqui até lá, só para descobrir ou constatar isso!
    Em relação aos hábitos de higiene, há citações na Torah e mesmo na Bíblia Cristã, que parecem até mesmo grotescas (absurdas) para serem citadas em um livro sagrado, como por exemplo: a obrigatoriedade (além de outras observações) do homem e da mulher tomarem banho após a prática do ato sexual, ver Vaicrá (Levítico) 15:16-18, a necessidade de se ter uma pá entre os utensílios com a finalidade de enterrar as fezes Devarim (Deuteronômio) 23:12-14; desde quando tais práticas constituem ritualismo religioso?

    Édis B. Lacerda - B. H. - M. G.

    ResponderExcluir
  10. Desculpe me o amigo Samuel Elias, se tenho passado a impressão errada, mas jamais tive a intenção de confrontar ou conspirar contra a fé ou religião de alguém. Sou parte daqueles que também buscam viver a fé, apenas com o detalhe de além disso, buscar conhecer os fundamentos das doutrinas nas quais creio.
    Não acredito que a fé seja um salto no escuro, mas sim que, antes de tudo, algo consciente, o VERDADEIRO DEUS, jamais exigiria de qualquer ser humano uma fé cega. Uma fé cega jamais poderia honrá-lo, acredito num Deus inteligente, não manipulador, ao contrário do sistema religioso.

    Édis B. Lacerda - B. H. - M. G.

    ResponderExcluir
  11. Édis...

    Você acabou de melhorar em entendimento, pois antes voce falou que só existia o batismo feminino agora já reconhece o masculino, PORÉM acabou de se contraizer ao se referir em textos da AT como com sendo algo puramente humano, sem sentido espiritual.

    Ora, NADA na Torah com relação a simbolismo é vago. Sempre tem algo por trás, ainda mais na parte de purificação.

    Há duas coisas que precisas saber:

    Primeiro - João Batista era um êssenio, que era um grupo SUPER radical e zeloso ao extremo pela Lei divina, tanto que eram eles que mais se batizavam e nem viviam em comunidade, eram os mais puros. Pesquise.

    Segundo - Se fores a Israel e tiveres oportunidade de conhecer mais o lugar onde ficava o Templo, saberás que no subterraneo do Templo existiam camaras onde se tinham tanques bastismais.

    Obs.: Fiquei intrigado com sua não crença também na Torah, com relação aos ritos, ora não cres também na totalidade da Torah? Para que saibas que mesmo que algumas praticas denotam higiene, há sempre um significado espiritual por trás, como a circuncisão, é algo higienico, mas com significado espiritual, Entende o que quero dizer?

    Para terminar, sei que tens sido um bom argumentador e não quis dizer que és conspirador. Apenas disse que existem muitos aí que TUDO PRA ELES é uma conspiração, mas se vermos seus frutos e o tanto que se contradizem, não podemos dar-lhes credito alguma, um exemplo é o tal de "Irmão Rubens". O cara é louco!

    ResponderExcluir
  12. Me desculpe mas em momento algum afirmei haver batismos (masculino ou feminino), nos rituais judaico. Você está equivocado, isso é dedução particular de sua parte.
    O João Batista do Novo Testamento pertencia a um grupo religioso?!!! Que interessante!!! Então deve ser por isso que o seu messias deve ter se permitido batizar por ele! Não?

    ResponderExcluir
  13. Edis....

    Você afirmou haver batismo apenas feminino. E isto mostrei depois que havia o masculino, ao que em outros comentários você já estava fazendo menção dos mesmos (leia seus comentários).

    Todos os judeus aceitavam o batismo. Até mesmo no Templo existiam os tanques de purificação (vá a Israel e veja as plantas antigas de converse com os Rosh).

    Sobre João Batista eu disse que pela forma de se vestir e alimentação, provalvelmente ele pertencia ou teve influência de um grupo chamado "essenios" com relação ao batismo. Porém, o que privo é seu chamado e independente se pertenceu ou não a este grupo, ele só batizava porque foi uma ordenança de Deus.

    Existiam muitos grupos nesta época, assim como hoje.

    Porém Jesus NUNCA pertenceu a nenhum, mas pelas escrituras os farizeus possuiam uma melhor revelação bíblica, e vemos Cristo mais com eles, inclusive nas Sinagogas em que pregava.

    Jesus foi batizado por ele em cumprimento de uma profecia e para dar o exemplo.

    Obs.: Peço que leia o artigo que indiquei em um outro comentário (talvez voce nao leia lá). É sobre a formação do Cânon bíblico:

    http://www.templojovemvirtual.blogspot.com/2012/02/importantissimo-como-surgiu-o-canon.html

    ResponderExcluir
  14. Eu jamais afirmei haver batismos na religião judaica, muito menos batismo feminino. Pelo o que eu entendo de batismo segundo a religião cristã (e eu passei um bom tempo vivendo a mesma), se trata de um rito de iniciação. A maioria das denominações evangélicas só inscreve uma pessoa no seu rol de membros após esta passar pelo batismo nas águas, lhe concedendo após isto uma carteirinha de afiliação.
    A prática das mulheres visitar a Mikve (o que tem a ver com o seu ciclo menstrual), citado do livro "ESTE É O MEU DEUS - A MANEIRA JUDAICA DE VIVER" - do Autor Herman Wouk - se trata de um COSTUME e NÃO UM RITO DE INICIAÇÃO, não tem nada a ver com se tornar um nascido de novo.
    NÃO EXISTE PRÁTICA DE BATISMOS NA RELIGIÃO JUDAICA.

    ResponderExcluir
  15. Édis...

    Como sempre estou dizendo, você não está pesquisando direito.

    Digo e repito, o batismo é um costume judaico. Os essenios praticavam e na época do Templo existiam tanques de batismo no subsolo.

    Faça uma pesquisa.

    Paulo cita o batismo fazendo um paralelo com oo dilúvio, ou seja, um novo começo de história. Quando batizamos esta simbolizando uma nova história em uma aliança com D-us.

    Mas, pesquise melhor e leia as outras repostas que lhe dei, pois acho que lestes muito rápido.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  16. Quando me refiro ao judaísmo e religião judaica, quero dizer judaismo ortodoxo, não me referindo à ramificações do mesmo ou á grupos sectários que divergem da religião tradicional.
    Não ignoro que tenha havido grupos religiosos radicais extremistas entre os judeus, como é o caso dos essênios e outros. Judaísmo sério pra mim e que tem uma postura condizente com a Torah e zeloso das tradições ainda é o ortodoxo.

    No mais Samuel, SHALOM, pra você:

    Muito grato, Édis B. Lacerda - B. H. - M. G.

    ResponderExcluir
  17. Édis...

    O judaísmo atual se originou destes antigos e posso lhe afirmar que se os antigos vissem como está o judaismo atual, os condenaria, ainda mais que hoje em dia NÃO HÁ SACRIFÍCIO!

    O judaísmo atual está mais por fora da Torah que tudo. A Torah não está sendo obedecida.

    Onde e quando a Torah delegou a homens a substituição dos seus mandamentos? Pois eles substituiram. Ora, não tem Templo, então que se faça o tabernáculo, mas porque não fazem, porque estão cegos! Não há sacrifíco, a as Leis não são obedecidas.

    Saibas também que o ortodoxo não é forte assim não, se é de zelo (religiosidade humana), então é o ultra-ortodoxo.

    Para terminar, sabe por ninguém consegue obedecer a Torah 100% (é o que Hashem manda), porque NIGUÉM CONSEGUIU! Só Jesus e por isto ele veio para trazer uma aliança mais perfeita, pois a primeira foi muito pesada.

    E isto de nao seguir a Torah em sua totalidade, cada judeu confirma isto, assim trazem a condenção para si mesmos.

    Em outras palavras, não conseguem obedecer e nem sacrificar! Resultado é perdição. Fico triste com isto, pois amo este povo do qual fui gerado.

    No mais Édis, fica com D-us e procure abrir sua mente como tem abrido.

    ResponderExcluir
  18. Olá, Samuel Elias!
    Aqui estou eu de novo, gostaria de fazer algumas observações quanto às suas afirmações acima (que parecem ao meu ver DESCABÍVEIS):

    1- "...hoje em dia NÃO HÁ SACRIFÍCIO!"

    O entendimento rabínico moderno (atual), quanto a prática de sacrifícios no templo É QUE SE TRATAVA DE UMA PRÁTICA PRIMITIVA, tendo muito mais a ver com a mentalidade bárbara e primitiva da época do que com uma exigência do Eterno. E isto não se trata apenas do que "ACHAM ou PENSAM" os rabinos modernos, a própria Bíblia (antiga como é) já demonstrava isso! Veja na sua Bíblia, por favor, o que diz os seguintes versículos: SALMOS 40:6; SALMOS 51:15-17; PROVÉRBIOS 21:3; ISAÍAS 1:10-11; I SAMUEL 15:22; MIQUÉIAS 6:6-8; OSÉIAS 6:4-6
    Ademais, após se infringir ou desobedecer um mandamento (mitsvat) não existe nenhum mecanismo ou prática capaz de compensar (voltar atrás ou ANULAR) esse ato de transgressão, só mesmo o que importa é a misericórdia e a longanimidade do Eterno (em se irar) para que possamos contar com o seu perdão.
    O perdão do Eterno é algo voluntário da Sua parte, depende exclusivamente de Sua bondade e vontade, não podemos obrigá-lo por um ato da nossa parte (jamais podemos obté-lo por nosso mérito).

    2- "O judaísmo atual está mais por fora da Torah que tudo. A torah não está sendo obedecida." "Não há sacrifício, as Leis não são obedecidas."

    VAI UM SACRIFÍCIO OU UM HOLOCAUSTO, AÍ Samuel Elias?!!!

    3- "Ora, não tem Templo, então que se faça o tabernáculo, mas por que não fazem, porque estão cegos!"

    Não se trata de a nação judaica querer reerguer ou reconstruir o Beit Hamicdash (o segundo Templo), a questão é que isto se prende a eventos proféticos previstos dentro das próprias Escrituras Hebraicas (o TANA'CH). Os judeus, apesar de serem considerados como "O POVO DO LIVRO", não se sentem com o poder de fazer com que se cumpra por sua vontade própria ou no tempo determinado por eles, os eventos profetizados ou previstos nas Escrituras, pelo contrário, justamente por terem vivenciado experiências extraordinárias com o seu Deus, entendem que tudo depende da vontade, tempo e hora determinada pelo Eterno (conforme as Escrituras).
    A tradição judaica acredita que o Beit Hamicdash (o segundo Templo) será reconstruido com a chegada do seu Messias, dentro da Era Messiânica (conforme profecias do Tana'ch). O Messias e a Era Messiânica o trará!

    Não fique triste Samuel, a Tradição até aqui, está de acordo com a Torah! O que nos falta, às vezes, é um pouquinho só de conhecimento para constatar certas VERDADES!

    No mais, muito grato,

    Édis B. Lacerda - B. H. - M. G. - 17/05/2012.

    ResponderExcluir
  19. Edis,

    Você deu um tiro no pé!

    Assim como os rabinos que já conversei, você se esbarra na desobediência da Lei.

    Isto Paulo falou, que ninguém conseguia suportar o julgo da Lei, por isto Cristo veio porque ninguém suportava.

    Porém é cediço que os judeus rejeitaram o Messias (era profético) pela própria Lei e não viram que não conseguiam seguí-la 100%, ainda colocando mandamento de homens.

    Édis, quem é maior, Moises ou os rabinos atuais que sao de diferentes pensamentos? Cada um fala uma coisa!

    De onde você tirou isto que os rabinos acham que o sacrifício é algo primitivo?

    Creio que você não sabe nada mesmo de judaísmo. Vá pelo menos uma vezes em Israel e verás que o sentimento entre os judeus é tremendo para voltar a fazer o sacrifício, tanto que eles já tem preparado os animais para o mesmo.

    O sentimento entre eles é que estão agindo errado por não obedecer a Torah. Deus não aceita conceitos de homens, o que está na Torah deve ser cumprido e pronto e acabou!

    ELES SABEM QUE NÃO ESTÃO OBEDECENDO A LEI.

    Outro ponto que você está errado é com relação aos judeus ficarem parados esperando somente o Messias, creio que não conhece em nada o movimento sionista, não foi o Messias que os trouxe do exílio de quase 2000 anos.

    Se leres Ezequiel, verás que o Templo que o Messias fará é diferente dos Templos já feitos, é algo sobre natural.

    Com relação a sua ironia, não sou destas igrejas tipo universal ou mundial, entendi quando você disse vai um sacrifício aí.

    No mais, leia mais a Torah, pois para quem diz crê só nela, estais a pregar heresia e contra a Lei de Moisés.

    Afinal, você segue a Lei de Moisés ou as lei rabínicas, pois já lhe aviso, cada seguimento tem sua forma diferente de pensar.

    ResponderExcluir
  20. Samuel Elias, parece realmente que você anda trabalhando em demasia e tendo pouco ou nenhum tempo pra ler a Bíblia eu sei que você tem uma, por isso vou repetir as referências bíblicas para que você possa consultar com calma, refletir e tirar as suas conclusões (eu não quis copiar os versículos um a um para poder parecer menos CHATO do que na verdade eu sou): SALMOS 40:6-7; SALMOS 51:15-17; PROVÉRBIOS 21:3; ISAÍAS 1:10-11; I SAMUEL 15:22; MIQUÉIAS 6:6-8; OSÉIAS 6:4-6
    Com as suas afirmações acima, você acaba de contrariar o que as ESCRITURAS dizem ou ensinam nas referências bíblicas citadas; não se trata de interpretação equivocada ou de doutrina particular do judaísmo - É AS ESCRITURAS vertida de forma direta.

    ResponderExcluir
  21. Edis,

    Eu leio sim a bíblia, inclusive estes versículos, sendo que na resposta anterior eu disse sobre isto.

    Eles não estão obedecendo a Torah. Por exemplo o texto de I Samuel 15:22 Deus não está mandando eles pararem de sacrificar, mas está chamando a atenção de Saul para aprender a obedecer em toda sua palavra - Saul não era obediente!

    Como alguém pode se opor ou dar uma versão diferente daquilo que Deus falou CLARAMENTE?

    Sei que no Brasil e USA, os judeus estão mergulhados em um distanciamento das escrituras, porém em Israel, mesmo não crendo no Messias Jesus (Mashiach Yeshua), estão muito cientes que o sacrifício faz parte da obediência da palavra, coisa que não estão fazendo.

    Leia o Salmo 119:1-5, e veja que devemos observar a Lei de Deus e não a lei de homens. Saiba que no judaísmo mais sério, nem aceitam o Talmud. Somente a Tanach.

    ResponderExcluir
  22. Samuel Elias, esse é EXATAMENTE o problema em questão, os versículos que eu pedi para que você analisasse fazem parte do Tanach, citado por você no final da sua postagem. Caso acredite ou concorde que o correto é que o Tana'ch deva ser obedecido, então estamos em pleno acordo. Não há mais o que discutir.

    ResponderExcluir
  23. Edis,

    Eu nunca disse que o Tanach estava errado.

    Até não entendi seu último comentário.

    O que disse é que os judeus não seguem nem o Tanach, estão seguindo leis de homens e não ligando para a lei divina.

    Isto sempre estive em pleno acordo.

    Só digo que o NT veio para dar mais enfase naquilo que o Tanach já havia predito.

    Eu creio na bíblia de Genesis a Apocalipse.

    ResponderExcluir
  24. Creio que a ceia de Cristo não é literal. Muitos textos confirmam isso na bíblia. Já pensou no fato da gente comer Cristo e O bebê-lo e no outro dia O expulsar defecando-O e urinando-O? Não faz sentido né!

    ResponderExcluir
  25. Olá Fernando,

    Com toda a certeza não é literal!

    Tem um artigo aqui no blog mesmo onde falo sobre a transubstanciação que o catolicismo prega!

    O pão continua sendo pão e o vinho continua sendo vinho, ainda mais porque o canibalismo e a ingestão de sangue é proibida na bíblia!

    A ceia é um simbolismo em MEMÓRIA do sacrifício de Jesus!

    O catolicismo errou feio nesta e em outras mais!

    Procure na categoria de "catolicismo" e em algum artigo falo sobre isto!

    Valeu o comentário.

    ResponderExcluir
  26. Assim sendo, quem crê no simbolismo não pode crer em Cristo, pois que segundo Ele mesmo disse que faria tudo para que a Justiça fosse cumprinda nEle. Então as palavras em o Evagelho segundo João 19:25-27 não fazem sentido?
    Espéro ter contribuido para a Exeltação do Sacrificio do Filho de Deus levando sobre Si toda a culpa da humanidade e não havendo mais nada a fazer a não ser o AMOR...

    ResponderExcluir
  27. Esse simbolismo é parte da crença em Cristo, em seu sacrifício.

    O texto citado em João não passa de um favor que Cristo pediu para que o apóstolo João fizesse com Maria, cuidando da mesma, pois Ele se ausentaria.

    Já a ceia é parte de uma mandamento, "fazei isto em memória de mim". Não foi apenas para os 12, mas para a Igreja.

    ResponderExcluir
  28. A Paz do Senhor irmão, criei uma site que também transmite a Palavra de Deus com muitos assuntos e artigos, tenho uma Página que se chama Galeria de Fotos, onde coloque uma foto da Santa Ceia, e coloquei um link que leva a te o seu site, também estarei editando uma link para outros site, e gostaria de saber se pode colocar o meu site para ser divulgado através do seu, somente um link que leva ate o meu site, que eu também estarei fazendo o mesmo, Grato por sua colaboração.
    Deus te Abençõe
    Rodrigo Silva Teixeira
    aprendamaisobrejesus@outlook.com

    ResponderExcluir
  29. Esqueci do Link, é este
    http://aprendamaisobrejesus.wix.com/aprendamaisobrejesus

    ResponderExcluir