Seja bem vindo

"Bem aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na Lei do Senhor. Bem aventurados os que guardam suas prescrições e o buscam de todo o coração; não praticam iniquidade e andam nos seus caminhos. Tu ordenaste os teus mandamentos, para que os cumpramos à risca. Tomara sejam firmes os meus passos, para que eu observe os teus preceitos." Salmos 119:1-5



quarta-feira, 22 de junho de 2011

Anjos e demônios: o que a bíblia fala?


Este é um assunto recorrente nas comunidades evangélicas e muito também em outras religiões e crenças, como também é bem falado em livros e muitos filmes. Mas o que de fato são? Qual é a verdade ao seu respeito? Tem uma missão? Como são? Estão entre nós? O que a palavra de Deus menciona? Essas e outras questões tentaremos analisar agora.
Iniciaremos com os ANJOS. O termo anjo significa mensageiro em hebraico, que é mal´ach. Vemos em muitas passagens tanto no AT como no NT, tais personagens aparecendo a muitos homens como mulheres de Deus e também para estarem efetuando determinadas ordens de Deus.
Nestas passagens de anjos na bíblia percebemos que, estão na maioria das vezes dando uma mensagem ou cumprindo uma missão, em outras estão como seres ministrando alguma adoração à Deus como em Lucas 2:13-14.
Mesmo no texto acima citado, eles estão além de adorando, também dando uma mensagem aos pastores de rebanho, ao dizer que o Salvador havia nascido. A missão dos anjos é essa, mensagem ou efetuar algo. O negócio é que se faz uma mistura entre anjo, arcanjo, serafim e querubim. Cada um tem uma hierarquia diferente do outro. Vemos que em Judas o arcanjo Miguel (que é o guardião de Israel conforme Daniel 10:13,21;12:1)  contendia com o diabo (que no seu estado original era um querubim), não usou proferir algo difamatório, mas o repreendeu pelo Senhor (Jd 1:9).
Isto significa que entre eles existe uma hierarquia. A bíblia não é clara nesta definição, mas como existe o Reino de Deus, assim sendo vem a cogitação sobre hierarquias entre os seres celestiais, que como neste caso citado, podemos dizer que o arcanjo está acima de anjos, bem como os querubins (Gênesis 3:24) estão sobre os arcanjos.
É notório falar também que muitos trechos da palavra, é citado “O Anjo do Senhor ou um homem”, sendo que o tal como o escrito em Gênesis 32:24 se refere a própria teofânia acontecendo, ou seja, o próprio Jesus se mostrando para pessoas (vide também Josué 5:13-15).
Há também os anjos que não são seres celestiais, mas homens comuns usados por Deus para pastorear, ministrar ou profetizar. Em Apocalipse 1:20 notamos tal verdade.
Concluindo sobre os anjos celestiais, são seres imortais, fortes, obedecem às ordens divinas, podem também ser protetores, são guerreiros, mensageiros, não se casam, não se arrependem e não possuem a autoridade para pregar o evangelho para os humanos, pois não são feitos conforme a imagem e segundo a semelhança de Deus, ou seja, não foram chamados para serem a noiva do Cordeiro, a história deles é diferente da nossa.

Com relação aos DEMÔNIOS, a palavra de Deus também faz menção deles. O próprio Jesus os expulsava sempre de pessoas que eles estavam atormentando (Marcos 1:34).
Ora, é crido que os demônios eram nada mais que anjos (vide o livro de Judas no tocante a anjos que abandonaram seu estado original no versículo 6) que seguiram na rebelião de Satanás, um terço (segundo Apocalipse). Trocando em miúdos, são anjos caídos da Glória de Deus, destinados ao lago de fogo, porém enquanto aguardam este destino, seus corpos estão aprisionados no inferno, mas seus espíritos trazem as perturbações demoníacas para os seres humanos e até mesmo animais (como os porcos de Genesaré).
Já satanás é descrito em parte de sua história (segundo muitos estudiosos da bíblia) no livro de Ezequiel 28:11-19, onde temos um querubim que queria ser maior do que Deus, se rebelando contra Ele e sendo destituído de seus ornamentos. O apóstolo Paulo fala que um dos erros do diabo foi a soberba (1 Timóteo 3:6), que lhe trouxe tentar guerrear contra seu criador, assim vemos que ele se achou tão grande que passou na sua mente orgulhosa que poderia vencer à Deus.
Tanto o diabo como seus subordinados tem uma missão, que é matar, roubar e destruir. Se você ler o livro de Jó, verás que satanás mesmo caído, ainda obedece à Deus e até os demônios segundo o livro de Tiago temem e tremem diante de Deus, além de crer nele. Assim sendo, as pessoas que não entendem ou não crêem no porque ele existe ou se existe, se enganam ao achar que o mesmo está fora do controle de Deus. Deus não o fez perverso, mas ele mesmo (diabo) escolheu o pecado, mas ao contrário de nós, à eles não são dados o direito de se arrepender.
Há um pensamento errado também no tocante a nomes, tanto de anjos como de demônios, principalmente do último. O que não esta na bíblia é invenção do homem. Por exemplo, você não vai achar na bíblia o exu da lama, pomba gira, tranca rua; como também o anjo Prismático, anjo Rafael. Nem ao menos acharás o nome Lúcifer. A bíblia o chama diabo (acusador), satanás (que significa adversário) , maligno, serpente, besta e dragão. Na verdade Lúcifer é um nome latino dado a tradução do hebraico do texto de Ezequiel, que significa “portador da luz” (lucem ferre), sendo que o hebraico original é heilel ben-shachar que significa “filho da estrela da manhã, ou filho da alva, que era o planeta Vênus”.
Por isto não fique preocupado com qual nome você deve falar, mas sim com o tipo de espírito, se é engano, prostituição e etc.
Finalizando então, nenhum anjo vai descer do céu para pregar evangelho, mas um demônio ou o próprio diabo pode fazê-lo para enganar, pois o mesmo é pai da mentira e do engano, ao ponto de se transformar em anjo de luz. Eles (anjos e demônios) estão entre nós, você pode até chamá-los de extraterrestres, mas são seres espirituais, que possuem corpos imortais, uns para queda outros para o serviço de Deus, mas nenhum é digno de Glória ou louvor, nem de adoração e nem INVOCAÇÃO, sim, tem pessoas que ficam invocando anjos.
O que tens que invocar para ti e para a Igreja é o Espírito Santo de Deus.
É claro que tem muito mais a ser falado, mas se me aprofundar mais, muitos leitores não entenderiam. Ficaremos por aqui neste estudo. Que Cristo seja vossa Luz, a verdadeira Estrela da Manhã.
Outros artigos que talvez lhe interessem:
Pêssach, a verdadeira páscoa
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/04/pessach-verdadeira-pascoa.html

Não deixem de ir até o final do blog para ver artigos que são os mais acessados.

43 comentários:

  1. A idéia original acerca do Satan (por Rabino Iossef Markel)

    Pra começar, Satan é um conceito judaico, que os cristãos usurparam, deturparam, modificaram, corromperam e antropoformizaram. Como dissemos, a palavra hebraica remete-nos a um INIBIDOR; OPOSITOR; ADVERSÁRIO [humano (do homem); jamais de D'us].
    Segundo o judaísmo, ele é um Malah (um espíritual autômato enviado por D'us para específicas missões, cuja indicação missionária está no título {nomes} que é dado ao ser. Podemos no momento entender este ser simplesmente como um "anjo"). Um anjo, neste contexto é um princípio de força guiado pela Inteligência Suprema, D'us.
    A função ou missão de Satan é explicada no Talmud da seguinte forma:

    Esta entidade é o Ietzer Hará
    Esta entidade é o Satan
    Esta entidade é o Malah Ha Mávet (anjo da Morte)

    Começando pela primeira explicação, quando falamos de Ietzer Hará, estamos nos referindo a MÁ INCLINAÇÃO; ás nossas idéias estranhas ao nosso próprio objetivo ético e moral; ao desejo de cometer ações contrárias a Lei divina, é as justificativas mentais que são geradas POR NÓS enquanto decidimos fazer ou não fazer aquilo que ferirá os princípios da Lei de D'us que decidimos observar.
    Do mesmo modo que temos dentro de nós o Ietzer Hará, o Instinto ao Mal, temos na mesmíssima medida o Ietzer Hatov, o Instinto ao Bem. Do mesmo modo, este nosso lado se mostra quando manifestamos pensamentos e conceitos que nos levam a agir a favor do bem e da justiça. Ambos estão dentro de nós na mesma medida.
    A essência do Ietzer Hará é o "fervor do sangue". E a arma do Ietzer Hará é a imaginação, o devaneio. Mas o Ietzer Hará por si mesmo, não é mau, assim como a imaginação ou o devaneio NÃO É MAL POR SI mesmo. O que ocorre é que a pessoa é aquela que caracteriza as forças dentro de si, tornando-as boas ou más.
    Outro conceito importante é que somente o ser humano pode ser mau. Portanto, o Ietzer Hará é a NATUREZA HUMANA VOLTADA - PELA PRÓPRIA PESSOA - PARA O MAL.
    Em si mesmo, não é mais que uma força neutra que podemos utilizar para o que desejarmos, inclusive para temas espirituais bons e de caráter justo. Já a natureza animal emotiva precisa ser controlada pelo intelecto. Após ser convencido de fazer o mal, a decisão da pessoa é levada pelo Satan diante da Corte Celestial para o veredicto. Então ele pode voltar com a missão de punir a pessoa, ou mesmo com a missão de ser o Malah Ha Mavet (Anjo da Morte) e por um fim na vida de crimes vivida pela pessoa.
    Tudo isso são temas de caráter espiritual e portanto, NÃO PODEM SER COMPREENDIDOS LITERALMENTE. Todas estas colocações são meros exemplos de conceitos espirituais!

    ResponderExcluir
  2. A IDÉIA ORIGINAL ACERCA DO SATAN - por Rabino Iossef (Joel) Markel

    Deus (de fato) criou SATAN?

    As Escrituras Hebraicas deixam bem claro, que o Altíssimo colocou no mundo, tanto o bem como o mal, como está ESCRITO:
    "Vê que pus diante de ti hoje a vida e o bem, a morte; e o mal." Devarim [Deuteronômio] 30:15
    Em Ieshaiáhu (Isaías) 45:7, o profeta descreve o plano da criação de D'us expressando que:
    "Eu formo a luz e crio a escuridão; eu faço a paz e Sou eu quem cria o mal; EU SOU o ETERNO que tudo faz."

    Estes versos declaram abertamente que o único responsável pelo que chamamos de mal é D'us. Estes versos apoiam e comprovam a idéia judaica sobre o balanço espiritual perfeito entre o que denominamos "bem e o mal", que toda alma confronta. Este é o plano de criação de seres conscientes, realizado pelo D'us Altíssimo. Ieshaiáhu 45:7 e Devarim 30:15 apresentam problemas teológicos ao Cristianismo, que mantém que D'us haveria criado o Satan, o anjo que ficou mal.
    De acordo com a doutrina Cristã, o Satan teria sido um anjo elevado, o qual; por um ato de corrupção espiritual e rebelde desobediência, tornou se o chefe adversário e caluniador de D'us, e teria sido ele quem introduzira o mal no mundo. Na teologia cristã D'us não criou aquilo que chamamos mal, Ele somente seria o autor daquilo que chamamos bem.
    Portanto - dizem os cristãos - D'us jamais criaria algo tão sinistro como o diabo. Ao invés disso foi o diabo mesmo que teria se tornado perverso e se transformado no diabo que é hoje.
    Esta concepção é completamente estranha ao pensamento Hebreu (DE ONDE A IDÉIA DE SATAN SE ORIGINA), e obviamente não tem suporte nos textos originais hebraicos; nem no sistema legal judaico. Afinal, sugerir que D'us teria criado o Satan perfeito, mas mesmo sendo perfeito o Satan pudesse se rebelar contra D'us, mostra que D'us fez algo perfeito de forma imperfeita. Afinal se Deus cria somente o bem, o mal é algo fora do seu plano, ou seja uma consequência inesperada, que O levou para um plano B... E se o Satan tirou de dentro de si mesmo, sua própria rebelião, então não era de fato perfeito. Satan teria então um defeito de fabrica que transferiria a responsabilidade para D'us, em última análise!

    ResponderExcluir
  3. Ignorando esta contradição, por enquanto, o Judaísmo ensina que o propósito da criação de Satan é justamente o sugerido por seu nome "SER UM INIBIDOR DO HOMEM". Como SERVO DE DEUS, o Satan leva adiante os propósitos divinos em todos os seus detalhes. Satan é um dos anjos mencionados nas Escrituras Hebraicas. Em momento algum ele é chamado de DIABO ou DEMÔNIO. Em momento algum a palavra hebraica Malah que significa MENSAGEIRO é usada nas Escrituras Hebraicas para referir se a seres diabólicos! Não existe um único exemplo nas Escrituras Hebraicas sobre que o Satan seja inimigo de D'us ou tenha um REINO PARALELO ao de D'us. O Satan jamais se opõe a vontade de D'us!
    Em parte alguma da Bíblia Hebraica isso é mais evidente do que o Livro de Ióv (Jó). No primeiro capítulo, Satan aparece juntamente com outros anjos diante de D'us, e sugere que a fé e a fidelidade de Ióv (Jó) poderia ser simples resultado da sua falta de dificuldades. Então propõe que Ióv fosse testado em suas convicções. D'us concorda com a elaboração de Satan, e não somente permite que ele realize o que sugeriu, mas ainda lhe concede instruções específicas que ele por sua vez observa religiosamente. Ou seja, NÃO ESTAMOS DIANTE DO RELACIONAMENTO DE DOIS INIMIGOS! Estamos diante de D'us e uma de suas criaturas! Numa alegoria que procura nos revelar um pouco mais do caráter espiritual do mundo. Em uma última análise, todo o sofrimento de Ióv FOI A VONTADE DE D'US para ele.
    Enquanto em termos de interpretação (leia deturpação) cristã, o triunfo pessoal de Ióv é algo teologicamente impossível (ex; eles jamais dizem aos seus fiéis que conseguem vencer por si mesmos o diabo) enquanto que em termos autenticamente judaicos sua história (a de Ióv) é apenas o reflexo da própria missão humana, e o modelo do projeto de D'us para a humanidade. Em Devarim (Deuteronômio) 30:15 a Torá declara abertamente sobre D'us colocar o que chamamos "mal" DIANTE DE NÓS, enquanto que em Ieshaiáhu (Isaías) 45:7 este mesmo conceito está vivo no judaísmo ecoando a mensagem da Torá de que D'us mesmo é o criador do bem e do mal.
    E como tais conceitos obviamente foram problemáticos para os "tradutores" cristãos, eles preferiram modificar (leia deturpar) o sentido das frases "adaptando" o texto a sua própria teologia! Como pode a igreja insistir que o homem é irremediavelmente depravado quando D'us mesmo declara ter colocado no mundo tanto o bem como o mal?
    Como pode a igreja sustentar a doutrina da eleição e predestinação em face do livre arbítrio que o ser humano deve expressar?
    Como podem os cristãos manter a opinião de que D'us NÃO CRIOU O MAL, se as Escrituras Hebraicas declaram que sim, ELE CRIOU O MAL?
    É até compreensível que os "tradutores" - por exemplo - da Bíblia Católica Ave Maria, ao invés de traduzir corretamente a palavra hebraica "Rah" (mal) registrada em Ieshaiáhu (Isaías) 45:7 escrevam ao invés disso:

    "Formei a Luz e criei as trevas, busco a felicidade e suscito a infelicidade. Sou eu o Senhor, que faço todas estas coisas."

    As palavras "felicidade" e "infelicidade" foram eleitas para deturpar o conceito original do termo que nada mais é que o reflexo do próprio pensamento hebreu no uso da palavra "rah" que significa literalmente "Mal".
    Isto não incomoda nem mesmos os protestantes, e apenas demonstra o mau uso e desonestidade em geral do uso das Escrituras Hebraicas.
    Se existem Bíblias que procuram traduzir corretamente este trecho em particular não deixam de usar outros para continuar impondo seu sistema particular de pensamento em frente ao texto original hebraico.

    ResponderExcluir
  4. JESUS CRISTO É UM LÚCIFER??!!!

    Agora, vale a pena mencionar que o cristianismo apresenta Ieshaiáhu (Isaías) 14:12 como sse fosse uma referência sobre a mitologia de um demônio rebelde que teria caído do Céu, um anjo caído. Eles argumentam dizendo que Ieshaiáhu (Isaías) teria usado o termo "estrela da manhã" como uma referência ao tempo, no qual Satan falido seria jogado no lago de fogo segundo ovigésimo capítulo de Apocalípse.
    Temos aí sérios problemas com tais alegações:
    Primeiro, caso cristãos mantenham que a expressão estrela da manhã seja uma referência ao Satan exclusivamente; como é que vão explicar que no seu próprio livro religioso, em Apocalipse 22:16 Jesus é chamado "estrela da manhã" também?
    Em segundo lugar, uma leitura atenta de Ieshaiáhu (Isaías) 14 revela que ele está se referindo a Nevuhadnetzar (Nabucodonosor), o perverso rei da Babilônia e não ao Satan.
    Em Isaías 14:4 o profeta explicitamente menciona diretamente do rei da Babilônia como o tema da sua profecia:
    "Que pronunciarão esta parábola sobre o rei da Babilônia: como o opressor cessou de oprimir e como se esgotou sua arrogância?"
    Por intermédio de todo este capítulo e do capítulo anterior, o profeta prediz o levante e a queda deste arrogante rei, que usou seu poder para atacar Jerusalém e destruir o Templo; mas que no fim sofreria também uma queda cataclísmica. Em Isaías 14:12 Nevuhadnetzar reinaria e brilharia com um curto período de tempo, mas como o profeta disse, ele seria ofuscado pela luz de Israel que perduraria para além de seu tempo, e ofuscaria toda a sua glória arrogante.

    Rabino Tovia Singer

    ResponderExcluir
  5. QUEM FOI LÚCIFER? - Lucifer de Cagliari? (Por Iehoshua Trachtenburgh)

    Eu imagino que o Senhor Cagliari (Bispo católico que morreu em 371 EC) cujo nome era Lucifer Calaritanus desaprovava o mau uso do seu nome, porque simplesmente assim foi nomeado por seus parentes latinos.
    Entretanto, Lúcifer foi o nome do demônio para São Jerônimo na sua Vulgata, a tradução do então já considerado "Velho" Testamento e "Novo" Testamento para o latim.
    A Vulgata se tornou a tradução oficial Católica Romana e continua assim.
    Em Iehéskel (Ezequiel) existem algumas passagenssobre uma tal estrela da manhã, o título do REI DA BABILÔNIA Nevuhadnetzar (Nabucodonosor) que passou a se considerar como um "Deus" e por isso foi forçado por D'us a descer de sua glória, comer grama e agir com loucura. (São) Jerônimo traduziu esta "estrela da manhã" como Lúcifer, referindo se aquele conceito latim que mencionado, o "gerador de luz", um nome do planeta Vênus, a tal estrela da manhã. Ezequiel 28:1-19; Isaías 14:3-20
    Ele, entretanto, deturpou a passagem acreditando que estava falando do tal anjo imaginário que seria rival de D'us e teria sido jogado para baixo e virado o demônio. Assim, Lúcifer seria o nome adotado no seu período pré demoníaco...
    Pelo fato de Lúcifer ter sido adotado como nome próprio do demônio, outras tradições suscitaram acerca dele que em algum lugar da Bíblia, onde houvesse o termo estrela da manhã, Lúcifer em latim, apareceria também como referência ao tal demônio.
    Por exemplo os cristãos passaram a acreditar que o trabalho do Satan, seria liderar o exército de anjos rebelados, porque Ióv (Jó) tem um verso que diz, "... enquanto cantavam juntas as ESTRELAS DA MANHÃ (Lúcifer's) e soltavam exclamações de júbilo todos os anjos de D'us - Ióv (Jó) 38:7". Ironicamente, esta pequena confusão do Jerônimo levou a algumas passagens cômicas do Novo Testamento, como I Pedro 1:19 ao advertir a Igreja de que, "E temos ainda mais firme a palavra profética à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma candêia que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça e a ESTRELA DA MANHÃ surja em vossos corações." O que a Vulgata traduz:
    "et habemus firmiorem propheticum sermonem cui bene facitis adtendentes quasi lucernae lucenti in caliginoso loco donec dies inlucescat et Lúcifer oriatur in cordibus vestris."
    E a declaração de Jesus no Livro da Revelação (Apocalipse) 22:16 "Eu, Jesus enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas a favor das Igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã (Lúcifer)." Na Vulgata, Jesus usa a palavra Lúcifer também. Estranho... muito estranho...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://voz-doespirito.blogspot.com.br/2014/07/demonios.html

      Excluir
  6. Edis,

    Vou resumir meu comentário, pois você colocou tanta coisa, sendo que muita é abobrinha. Vou pegar aquilo que tem lógica em seus comentários para responder.

    Bem, entre os rabinos, cada linha tem um conceito, bem como entre os cristãos (para uns o diabo não passa de uma alegoria).

    O fato é o seguinte, Lúcifer vem do latim Lux feros, sendo o hebraico heilel ben-shahar, que faz referencia a uma estrela, luz, estrela da manhã. Ora, está era uma condição original dele, antes de sua queda.

    O negócio é que ele se achou um ser tão cheio de glória como do filho de Deus, então veio o orgulho e a desobediência, e logo sua queda que lhe tirou este nome e lhe outorgou outro, de adversário.

    Samhazai, um estudioso rabino estabeleceu a tradição judaica com o mesmo entendimento do cristianismo.

    A maioria das profecias falam de coisas de sua época e de futuro, bem como de coisas físicas e espirituais, isto tudo em um passagem Edis, saibas disso.

    Com relação a Jesus ser tido como a estrela da manhã em Apocalipse, o que o texto está dizendo é que Ele é a verdadeira Estrela da Manhã, e não o diabo que se achou igual a Ele.

    Edis, Deus não criou o mal, o diabo o escolheu. Deus dá liberdade para suas criaturas conscientes de escolher um ou o outro, porém aos seres humanos nos foi dado o arrependimento.

    Por fim, o AT não se foca muito no mundo espiritual, tão pouco com relação ao diabo, pois são poucas as vezes que ele é mencionado.

    Porém quem deu este esclarecimento do mundo espiritual foi Cristo, o NT que revelou como funciona o mundo espiritual.

    Desta forma, minha visão é completada com o NT. Cada um segue naquilo que tem fé, mas lhe digo, entre os judeus, a tradição é igual a cristã no tocante ao diabo.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. UNIVERSO ESPIRITUAL - DIMENSÃO EXTRAFÍSICA, CÉUS


      Todas as coisas que há nos Céus e na Terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam potestades foram criadas unicamente por Deus... Paulo (Colossenses 1. 16)

      Século VI antes do Cristo. O profeta Ezequiel (capítulo 1 vers 1 a 28), considerado um dos cinco maiores reveladores do Antigo Testamento bíblico, encontrava-se às margens do rio Quebar juntamente com muitos compatriotas que foram levados cativos pelo Império Babilônico. E estando admirando os ventos que sopravam fortes na direção norte, repentinamente as percepções anímicas do profeta se abrem e ele então tem as visões da criação de Deus no plano extrafísico, Espíritos das dimensões superiores do nosso sistema sideral se materializam ante o olhar surpreso de Ezequiel, que usa claramente na sua descrição o termo: Seres viventes, tal a complexidade com que aquelas criaturas se manifestavam. Se a transcomunicação fosse com Espíritos da hierarquia divina, naturalmente que a expressão seria Anjos, ou Espíritos do Senhor, ou Espírito Santo.

      Para compreendermos esta revelação temos que conhecer as diferentes ordens e graus de perfeição que os seres inteligentes espirituais alcançaram na caminhada para Deus - a soberana luz da vida nos Universos físico e espiritual. Apesar do ilimitado reger as questões de natureza cósmica, para um bom entendimento geral o Evangelho nos adverte que não devemos acreditar em todo espírito; mas antes prová-los se os Espíritos estão realmente integrados na obra de Deus, - o Pai da criação universal (I João 4. 1 e Tiago 1. 17). E para que tenhamos a visão de discernir os espíritos, ou seja, conhecê-los segundo o conhecimento apostólico (I Coríntios 12. 10), convém enquadrá-los na escala dos valores morais e intelectuais, a saber: espíritos primitivos, espíritos imperfeitos, bons espíritos, espíritos superiores, espíritos celestiais ou divinos, e ou espírito santo.

      VOZQCLAMA
      http://vozqclamabr.blogspot.com.br/2013/11/universo-espiritual-dimensao.html

      Excluir
    2. UNIVERSO ESPIRITUAL - DIMENSÃO EXTRAFÍSICA, CÉUS

      Amados, NÃO ACREDITEIS em todo espírito, MAS PROVAI SE OS ESPÍRITOS SÃO DE DEUS, ou seja: estão integrados na Obra do Senhor (I JOÃO 4. 1)

      E, a outro a dado o DOM DE DISCERNIR OS ESPÍRITOS (I Corintios 12. 10)

      Espíritos primitivos - representam os primeiros degraus de subida nos valores da inteligência, o ser está ensaiando os passos de humanização. O nosso mundo, na sua idade da pedra, viveu esta fase de criação e ainda abriga muitas comunidades dessas almas simples no seio de regiões virgens.

      Espíritos imperfeitos - nesta ordem convivem grande parte dos espíritos humanos, tal a condição evolutiva de nosso planeta na escala universal ainda como um mundo primário. Predominância da matéria, tendências negativas, ódio, orgulho, egoísmo, inveja, ignorância, maldade, sensualidade e todas as paixões de natureza inferior. Neste grau de afinidades psíquicas relacionam-se também aqueles seres que desenvolveram preciosas faculdades de inteligência, mas que ainda são obstinados, obsessivos, antiéticos, pseudo-sábios, sistemáticos, possessivos e maliciosos... E que na Antigüidade eram chamados de demônios (*). Assim também como os viciados e imorais que eram qualificados na linguagem evangélica como espíritos imundos. (*) Mateus 12. 43 – 45; Lucas 8. 26 – 39 e Efésios 6. 12)

      (*) Demônios: Esta classe de entidades ainda haure energias do reino animal, sendo bastante engenhosa a fim de sensibilizar as sensações do mundo material das quais não conseguiram desligar-se após a morte do corpo carnal. E se vangloriam com o conhecimento de determinadas leis da natureza invisível, pois se auto-afirmam donos desses patrimônios que Deus outorgou para o progresso mental dos seres inteligentes.

      Os seres espirituais imperfeitos não ficam para sempre nesta ordem. Isso seria negar a providência e sabedoria de Deus que possui ilimitados recursos de correção e educação às suas criaturas distantes da verdade e bem eternos (Hebreus 12. 6 a 10), os meios de melhoramento moral e intelectual a todos são concedidos através do renascimento do Ser na força da matéria dos mundos de nível primário que funciona segundo a lei de causa e efeito – a cada um segundo as suas próprias obras.

      Bons espíritos - desejo do bem; suas qualidades para o bem estão em relação com o grau de adiantamento que hajam alcançado, uns têm a ciência, outros a sabedoria e a bondade, estudam e trabalham almejando com o tempo elevarem-se em espiritualidade superior.

      Espíritos superiores - compreendem Deus, têm noções do infinito e gozam da felicidade e das bem-aventuranças espirituais; suas qualidades e poderes para o bem geral estão em relação com o grau de perfeição que hajam alcançado na escala da vida, tendo realizado grandes conquistas possuem a ciência, a sabedoria e a bondade; mas não possuem ainda a visão absoluta de Deus; porém com o tempo sofrem renascimentos de natureza superior que lhes abrem perspectivas de união com o divino. Pela afinidade psíquica que estes espíritos se assemelham à alma humana a Providência Divina, através do Espírito de verdade, os utiliza para ajudar despertar o progresso espiritual no planeta Terra.

      VOZQCLAMA
      http://vozqclamabr.blogspot.com.br/2013/11/universo-espiritual-dimensao.html

      Excluir
    3. UNIVERSO ESPIRITUAL - DIMENSÃO EXTRAFÍSICA, CÉUS

      Amados, NÃO ACREDITEIS em todo espírito, MAS PROVAI SE OS ESPÍRITOS SÃO DE DEUS, ou seja: estão integrados na Obra do Senhor (I JOÃO 4. 1)

      E, a outro a dado o DOM DE DISCERNIR OS ESPÍRITOS (I Corintios 12. 10)

      Deus é Espírito e importa que o busquemos em espírito e verdade (JOÃO 4. 24)

      Espíritos celestiais ou divinos - superioridade moral e intelectual absoluta: do amor, do bem, do belo, da ciência e das artes divinas. Os Espíritos que já alcançaram este grau de evolução cósmica se desmaterializaram completamente, tendo realizado a soma de perfeição que os integra à consciência do Espírito santificado, vivem a eternidade no seio imaterial de Deus - o Pai Criador, executando os desígnios da sua Providência para a harmonização da vida em todos os planos da criação universal. Gozam da suprema felicidade e não sofrem bloqueios de espaço e tempo, pois conhecem a estrutura da matéria e dos fluidos espirituais. Não possuem mais características humanas, pois no aspecto resplandecem de intensa luminosidade espiritual (Mateus 28. 2 a 3/ e A Gênese obra de Allan Kardec cap. 11. 36); e são designados segundo o Poder de integração que exercem perante Deus: anjos, serafins, arcanjos (Lucas 1. 19). Comandam e auxiliam o progresso intelectual e moral de todos os demais seres inteligentes das ordens inferiores. A unidade destes Espíritos puros forma o corpo consciencial do Espírito Santo, (*) órgão direto de Deus que trabalha sob a direção celeste do Senhor Jesus pela evolução material e espiritual da humanidade terrena (João 1. 48 - 51); (*) vide Espírito da Verdade, cap. 8, André Luiz/ Francisco Candido Xavier.

      Espírito Santo: Espírito divino que movimenta a vida em toda criação universal; força do todo universal nas partes mínimas da criação; estado superior de espiritualidade dos espíritos integrados na obra de Deus e que guiam as criaturas nos mais diversos planos da existência universal ao progresso intelectual e moral (referências sobre os “espíritos divinos”, Apocalipse 4. 1-5 e 5. 6 e I João 4. 1).

      VOZQCLAMA
      http://vozqclamabr.blogspot.com.br/2013/11/universo-espiritual-dimensao.html

      Excluir
    4. UNIVERSO ESPIRITUAL - DIMENSÃO EXTRAFÍSICA, CÉUS

      Amados, NÃO ACREDITEIS em todo espírito, MAS PROVAI SE OS ESPÍRITOS SÃO DE DEUS, ou seja: estão integrados na Obra do Senhor (I JOÃO 4. 1)

      E, a outro a dado o DOM DE DISCERNIR OS ESPÍRITOS (I Corintios 12. 10)

      Daqui em diante vereis o Céu aberto e os Anjos de Deus subirem e descerem sobre o Filhos do Homem (JOÃO 1. 51)

      Um anjo atendendo ao chamado do Pai Celeste é um mensageiro da ordem divina. Uma Potencia de Anjos, em nome de Deus, desempenhando funções de progresso intelectual e moral dos seres inteligentes, irradia a unidade e poder do Espírito Santo. "Não sabeis vós que sois templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?" - I Coríntios 3. 16


      Aba, Pai! O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus (Romanos 8. 14-16).

      A razão do Reino Divino, acima de tudo representa para todos os filhos de Deus um estado de espírito que entrelaça a criatura com o seu Criador, pois Deus é quem gera os espíritos – é o Pai dos Espíritos, vide Hebreus 12. 9-10. E abençoando a unidade divina do Espírito, exclamou o Senhor Jesus ao Pai Criador: Pai! Dei-lhes a glória que a mim me deste, para que Todos sejam Um, como nós somos Um (João 17. 17 a 23).

      Todos os mundos físicos e espirituais são regidos por leis naturais preestabelecidas pelo Criador desde toda eternidade. Na ordem das causas humanas o nosso sistema planetário data de aproximadamente bilhões de anos; mas na ordem das causas divinas mundos incontáveis sucederam-se antes do nosso em outros domínios do infinito. Assim, quando a Terra saiu do caos do princípio já existiam seres espirituais viventes nos mais diversos graus de evolução. E reportando-se à sua preexistência celestial antes da fundação do planeta terrestre diante do Cosmo, desta maneira exorou Jesus ao Criador Celeste: Pai!..., santifica-me com a glória que eu tinha contigo antes que o mundo existisse (João 17. 4 a 5).

      A via-láctea, viveiro e fonte de milhares de planos astrais é uma projeção da mente de Deus, e somente um detalhe da sua imensa obra (Hebreus 11. 3).

      VOZQCLAMA
      http://vozqclamabr.blogspot.com.br/2013/11/universo-espiritual-dimensao.html

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    6. " Além do que tivemos nossos pais segundo a carne, para nos corrigirem, e nós os reverenciamos; NÃO nos sujeitaremos MUITO MAIS ao PAI DOS ESPÍRITOS, para vivermos? Apóstolo Paulo - epístola aos HEBREUS 12. 10 "


      Dizemos que os Espíritos são imateriais, porque, pela sua essência, diferem de tudo o que conhecemos sob o nome de matéria. (* Questão 82)

      Que definição se pode dar dos Espíritos? * Questão 76

      Pode dizer-se que os Espíritos são os Seres Inteligentes da criação. Povoam o Universo, fora do mundo material.

      A criação dos Espíritos é permanente, ou só se deu na origem dos tempos? * Questão 80

      É permanente. Quer dizer: Deus jamais deixou de criar.

      São iguais os Espíritos, ou há entre eles qualquer hierarquia? * Questão 97

      São de diferentes ordens, conforme o grau de perfeição que tenham alcançado.

      “Deus criou todos os Espíritos simples e sem saber. A cada um deu determinada missão, com o fim de esclarecê-los e os fazer chegar progressivamente à perfeição, pelo conhecimento da verdade e para aproximá-los de si. Nesta perfeição é que eles encontram a pura e eterna felicidade. Passando pelas provas que Deus lhes impõem é que os Espíritos realmente adquirem o conhecimento. Uns, aceitam submissos essas provas e chegam mais depressa à meta que lhes foi determinada. Outros só a suportam murmurando e, pela falta em que desse modo incorrem, permanecem afastados da perfeição e da prometida felicidade. (* Questão 115/ O Livro dos Espíritos / Allan Kardec)

      VOZ Q CLAMA
      http://vozqclamabr.blogspot.com.br/2013/11/universo-espiritual-dimensao.html

      Excluir
    7. Todas as coisas que há nos Céus e na Terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam potestades foram criadas unicamente por Deus... Paulo (Colossenses 1. 16)

      Sentido das palavras que criaram a mística sobrenatural nos séculos:

      Alma (do latin anima) princípio de vida, princípio espiritual do homem, conjunto de funções psíquicas da consciência, parte imaterial do homem que se concebe sobreviver após a morte orgânica.

      Demônio (do grego daimonion, pelo latin demoniu) personificação do mal, pessoa má, ruim, perversa, de maus instintos, nas crenças da antiguidade gênio inspirador (alma ou espírito) com tendências para o mal.

      Diabo (do latin diabolu) pessoa má, de mau gênio, raivoso..., daí os derivados: gênio do mal, espírito maligno.

      Espírito (do latin spiritu) parte imaterial do ser humano que se admite sobreviver após a morte orgânica, alma, inteligência, anjo...

      VOZQCLAMA
      http://vozqclamabr.blogspot.com.br/2013/11/influenciacao-dos-espiritos-ceus.html

      Excluir
  7. DIABO, DEMÔNIOS, E INFERNO

    A crença num demônio é essencial para o cristianismo, conceito conhecido como "fator do medo". O demônio aparece exclusivamente no chamado Novo Testamento onde ele é considerado páreo duro para D'us. Nós estamos em pleno século 21, mas os fundamentos do Cristianismo continuam na Idade Média. Este conceito sempre foi considerado por mentes racionais como um mito, superstição e conto; mas cristãos fundamentalistas o defendem, e reverenciam como se fosse algo divinamente inspirado.
    Fazendo uso de uma declaração de Paulo em Atos 17:30 "Mas D'us, não levando em conta os tempos da ignorância, manda agora que todos os homens em todo lugar se arrependam."
    Desde que existe o Novo Testamento, existem os pregadores do inferno da danação e enxofre. O "Demônio" - dizem-nos - ruge ao nosso derredor como um leão buscando a quem possa tragar (I Pedro 5:8). Os fundamentalistas em particular são os pentecostais, que vão tão longe nisso, que se acreditam tão versados nas "escrituras" sobre demônios e diabo, que parecem saber mais sobre isso que o próprio D'us, que nada ordenou que fosse escrito sobre o assunto.
    Na verdade os fundamentalistas até elevam o demônio. Eles são ensinados pelo seu Novo Testamento (vale ressaltar aqui que NÃO HÁ NOVO TESTAMENTO NO TANA'CH OU NA BÍBLIA HEBRAICA, Novo Testamento são Escrituras Gregas - gregos, romanos e outros povos, os quais possuíam um culto politeísta e idólatra, não tem nada a ver com a comissão divina de Isaías 44:1-8) que "o deus deste mundo" é o demônio, e que é este demônio que rege sobre todos os reinos do mundo. O Novo Testamento ensina que Jesus, como um Deus encarnado num homem estava sendo tentado pelo tal deus dêmonio para receber os reinos que eram dele (do demônio) se somente o adorasse. (Mateus 4:9)
    E a concordância de Cruden (Alexander Cruden 18 de Junho de 1699 - 1 de Novembro de 1770), também chamado (auto-intitulado) Alexander o Corretor, foi o autor da concordância para a Bíblia) estabelece que:

    "O demônio caiu do céu com uma grande companhia de demônios, os quais D'us jogou pra baixo como punição, por seu orgulho, maldade e malícia, pecado, morte e outros demônios vieram ao mundo". E continua que "Ele é um espírito mentiroso na boca dos falsos profetas, que ele e seus demônios atormentam e possuem as pessoas, e, inspiram nas a maus atos e foram os que tentaram a Davi a contar os israelitas e a Judas a trair o Senhor, e Ananias e Safira a combinar o preço do seu campo. Numa palavra, que ele é o inimigo de D'us e do homem, e usa de toda sua astúcia para lutar contra a glória de D'us e as almas dos homens".

    Quando qualquer pessoa do sistema de crença Pentecostal está doente, eles culpam o demônio; e os mórmons, por "imposição de mãos" tentam afastar imaginários espíritos demoníacos. Eles tem um demônio para cada coisa. Um para aluxúria, um pra ambição, um pra desonestidade, etc,... Em suas mentes obscurecidas até uma pessoa com epilepsia tem um demônio dentro de si (pleno absurdo) e uma pessoa com câncer teria também um demônio na raiz da sua doença. Um alcoólatra também teria um demônio e etc... Para alguém que acredita que o diabo é o deus deste mundo, lhe atribuir tremendo poder e sucesso em suas realizações É UM VERDADEIRO LOUVOR; que o Novo Testamento criou, elogiando o imaginário deus deste mundo" por um poder que não tem por sequer existir. Para atacar todas as doenças, o demônio é usado para alimentar o ego cristão, e caso o cristão veja que o demônio tem vencido, vai acreditar que é por que então ele tem pouca fé. Eles tem feito desta figura imaginária um ser com palavra e atos, e trouxeram as suas mentes imagens e personalidade do que simplesmente jamais existiu.

    ResponderExcluir
  8. edis,

    Samhazai, um estudioso rabino estabeleceu a tradição judaica com o mesmo entendimento do cristianismo a respeito do inferno e espíritos demoníacos.

    Encontra-se na bíblia (AT) referencias a isto como quando Deus permite um espírito mal (demônio) incitar aos profetas falsos a mentirem - vemos o diálogo de satanás com Deus no livro de Jó! - Vemos satanás incitando Davi a pecar ao enumerar o povo.

    O que o NT fez foi mostrar um mundo espiritual que ficou quase que omitido no AT, porém nos foi declarado no evangelho com quem guerreamos mesmo.

    Não vejo onde há uma prática de medo ao falar daquilo que foi dito desde o Gênesis, uma luta entre o bem e o mal.

    A palavra diz que o verdadeiro amor lança fora todo medo, se temos o amor de Deus, pra que temeremos o inferno? Este foi feito para o diabo e seus demônios, o ser humano vai para lá por não crê na palavra de Deus - foi a queda da humanidade, incredulidade na palavra de Deus!

    No mais, há coisas espirituais e materiais, por exemplo uma doença pode ser ou não influencia demoníaca.

    Jesus foi provado, tentado na mesma condição de homem para vencer o diabo de forma justa! Pois como por um homem entrou o pecado, na mesma condição teria que ter um para vence-lo, sendo que nenhum homem conseguiu, ao que Deus amou-nos de tal forma, que si humilhou tomando a mesma condição de homem, não deixou de ser Deus, mas por um tempo se ausentou de sua glória, travando com o inimigo de forma justa nosso resgate.

    Isso é muito simples! Vejo muito mais amor do que medo nesta verdade. Só vai para o inferno quem quer, pois Jesus resgatou aquilo que tínhamos perdidos com Adão, ao que não é mais por obras, mas por fé a salvação e este resgate.

    Essa é a boa nova, a Nova aliança que é muito superior a antiga, melhor e eterna. Ao contrário do mundo físico, Jesus é o nosso sacerdote no verdadeiro tabernáculo, que está no céu.

    Leia Hebreus inteiro e verás quão harmonia há entre a Torah e o evangelho.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Você aprendeu bem o conceito de demônio, satanás e diabo ensinado pelo cristianismo. Você continua coerente, como sempre, com o que ensina a sua religião e a Bíblia Cristã, não o critico por isto...
    O que tenho dito a respeito do conceito de Satan, conforme a idéia original judaica, é que ela diverge do Cristianismo em seus conceitos teológicos. Você, como qualquer outro, tem o direito de bem escolher o sistema religioso do qual prefere fazer parte, acreditar ou defender...
    Quanto ao Novo Testamento, Evangelhos, Epístolas, Bíblia Cristã harmonizar com a Torah, Tana'ch ou Escrituras Hebraicas isto é uma outra história totalmente diferente, uma vez que os dois sitemas religiosos (judaísmo e cristianismo) são divergentes entre si, e isto se deve principalmente ao fato de suas bases doutrinárias...
    Sabemos que na versão cristã da Bíblia Hebraica (Antigo Testamento cristão) foram introduzidas modificações e alterações afim de que se pudessem introduzir um Novo Testamento (que é de origem grega), o qual tem muito mais a ver com mitos pagânicos do que com a teologia judaica.

    ResponderExcluir
  10. Edis,

    A maioria dos judeus, inclusive eu citei um rabino estudioso do passado que foi um dos que mais chegaram a mesma conclusão da maioria (esta que tenho pregado).

    Em qualquer religião, existem várias corrente filosóficas, porém o conceito de satan ou do inferno, fica claro (da forma como prego) para maioria, quer sejam cristão ou judeus.

    Quanto a interpretação ou tradução errada, isto não passa de teorias de conspiração que já falamos aqui.

    Há erros? Claro! São tão profundos aponto de mudar a essência do texto e seu contexto? NÃO!

    Lembre-se meu amigo, DEUS É QUEM ZELA POR SUA PALAVRA.

    Se Ele não pode nem zelar por sua palavra, poderá zelar por nós?

    O Deus que sirvo, é poderoso, e não permite que ninguém mude as palavras dele, agora, dar um sentido EXTRABÍBLICO, como a ICAR faz em sua catequese mentirosa, é outra coisa.

    ResponderExcluir
  11. Prezado Samuel
    Me mostre, por favor, antes de Jó, onde encontramos na Bíblia a palavra "Demônio, Satanás,Lúcifer,ou Diabo.
    Digo antes de Jó, porque essas figuras só ficaram conhecidas dos judeus, após o exílio na Babilônia, em contato com o Zoroastrismo, religião que este povo professava. Foi dela que os judeus "sugaram" esse conceito de luta entre o Bem e o Mal.
    Esta religião, tinha em seus fundamentos, fixados no Avesta e admite a existência de duas divindades (dualismo), representando o Bem (Aúra-Masda) e o Mal (Arimã), de cuja luta venceria o Bem.
    Portanto, meu amigo Samuel, essas figuras não eram conhecidas antes do exílio dos judeus.
    Prove-me o contrário.

    ResponderExcluir
  12. Franco...

    Até tu andas nessas ondas de teorias medíocres conspiratórias? Pensei que eras mais inteligente.

    A maioria das religiões há um mal e bem, mas isso não quer dizer que houve uma influencia delas no judaísmo.


    Em Gênesis (livro bem antes do exílio) mesmo, satanás estava no Éden. Nunca lestes?

    No livro de Samuel vemos satanás "incitando" Davi numerar o povo.

    Em tudo que é contra o povo de Deus, mesmo não explicitamente vemos satanas por trás agindo.

    Jó é um livro pré-exílio. Vemos Daniel (que foi durante).

    Ora Franco...

    Jesus é que veio mostrar a realidade do reino espiritual, que muitos não entendiam.

    O Novo Testamento é o que mais fala sobre satanás e os demônios. Ele veio mostrar quem é nosso verdadeiro inimigo.

    Vide Efésios 6:10-12.

    Provado está, convença-se se quiser. Essa estava na cara Franco.

    Jesus mesmo, falou e foi muito sobre satanás.



    ResponderExcluir
  13. Você disse:
    "Até tu andas nessas ondas de teorias medíocres conspiratórias? Pensei que eras mais inteligente."
    Eu também pensei; achei que tinhas como Deus um Ser imune a adversários. Quem diria! Deus fraco esse seu hein?
    "A maioria das religiões há um mal e bem, mas isso não quer dizer que houve uma influencia delas no judaísmo."
    O mal e o bem sempre existiram. Se não fosse assim, como faríamos uma escolha?
    "Em Gênesis (livro bem antes do exílio) mesmo, satanás estava no Éden. Nunca lestes?"
    Satanás não, a cobrinha tagarela que sacaneou Eva e depois sacaneou Adão. Essa não vale.Não tinha nome.
    "No livro de Samuel vemos satanás "incitando" Davi numerar o povo."
    E no livro de Crônicas, quem incita é Deus.
    Como assim????De um lado (antes do exílio) é Deus e do outro (depois do exílio) é satanás???
    Estranho né?
    "Em tudo que é contra o povo de Deus, mesmo não explicitamente vemos satanas por trás agindo."
    Morro de raiva desse lazarento rabudo que dá tanta dor de cabeça a Deus. Não entendo como Deus, que criou o Universo, que não é pouco, não consegue destruir esse mequtrefiz rabudão.


    "Ora Franco..."
    Ora de orar, ou ora de "oras bolas?"

    "Jesus é que veio mostrar a realidade do reino espiritual, que muitos não entendiam.

    O Novo Testamento é o que mais fala sobre satanás e os demônios. Ele veio mostrar quem é nosso verdadeiro inimigo."
    Pior que fala mesmo. Mas fala desses inimigos:
    satanás= adversário/acusador
    demônio= gênio, que pode ser bom ou mau
    diabo= caluniador/acusador
    "Jesus mesmo, falou e foi muito sobre satanás."
    Falou mesmo, desses aí que eu citei.
    Agora, uma pergunta que não quer calar:
    Você acredita mesmo que Deus possa ter um adversário desse porte?
    Fique com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Franco...

      Quão confusa está sua mente com relação a bíblia.

      Bem Franco, Deus já julgou o diabo e deu para ele um tempo até ser lançado no lago de fogo (veja apocalipse).

      Segundo, A SERPENTE tinha nome e era o diabo, senão veja o escrito em Apocalipse 12:9

      Terceiro, Deus permitiu satanás incitar Davi, Deus a ninguém tenta, e isso foi antes do exílio.

      Deus é tão poderoso que tem poder sobre o diabo e demônios, tanto que é Ele quem freia suas ações.

      Demônio bom? Gênio? O grego não é árabe Franco.

      Por fim, Deus varreu o diabo e seus demônios após sua iniquidade. Diante de Deus ele é fraquinho, porém com relação a humanidade ele é muito forte e inteligente.

      O próprio Jesus o chamou de "valente" e vemos que o diabo tinha todos os reinos do mundo em suas mãos (na tentação de Cristo) - Jesus com a natureza humana aqui na terra venceu o diabo, o que nenhum homem conseguiu.

      Através do nome de Jesus temos a vitória contra esses espíritos, pois a palavra diz que "em Meu nome (Jesus) expulsarão os demônios"

      O diabo para quem segue a palavra já é um vencido, mas para quem não segue, ainda é um prisioneiro de suas mentiras.

      Fique com Deus também meu amigo.

      Excluir
  14. “Quão confusa está sua mente com relação a bíblia.”
    -Digo o mesmo.

    “Bem Franco, Deus já julgou o diabo e deu para ele um tempo até ser lançado no lago de fogo (veja apocalipse).”
    -Nossa, quanto tempo Deus demorou para julgá-lo! Esperou que fizesse todo esse estrago no mundo?

    “Segundo, A SERPENTE tinha nome e era o diabo, senão veja o escrito em Apocalipse 12:9”
    -Hoje, grande parte dos estudiosos da Bíblia, consideram o Apocalipse uma carta cifrada sofre a queda do império romano.Pesquise e verás.

    “Terceiro, Deus permitiu satanás incitar Davi, Deus a ninguém tenta, e isso foi antes do exílio.

    Deus é tão poderoso que tem poder sobre o diabo e demônios, tanto que é Ele quem freia suas ações.”
    -Me explica porque antes foi Deus quem incitou e depois foi o diabo.
    -Freia suas ações, mas permite que faça todo esse estrago no mundo?

    “Demônio bom? Gênio? O grego não é árabe Franco.”
    - A tá, você prefere o entendimento dos muçulmanos? Que eu saiba, a Bíblia foi escrita em hebraico, um pouco em aramaico e o novo Testamento em grego e não em árabe.
    “Por fim, Deus varreu o diabo e seus demônios após sua iniquidade. Diante de Deus ele é fraquinho, porém com relação a humanidade ele é muito forte e inteligente.
    O próprio Jesus o chamou de "valente" e vemos que o diabo tinha todos os reinos do mundo em suas mãos (na tentação de Cristo) - Jesus com a natureza humana aqui na terra venceu o diabo, o que nenhum homem conseguiu.”
    -Engano seu meu caro Samuel. Jesus não venceu o diabo (físico), mas sim o que ele representa: nossas fraquezas, nossas falhas, nossos vícios, nossas tentações.
    “Através do nome de Jesus temos a vitória contra esses espíritos, pois a palavra diz que "em Meu nome (Jesus) expulsarão os demônios"

    Ahhhhhhhh!, agora chegamos a um consenso: ESPÍRITOS.
    João disse: “Amados, não deis crédito a qualquer Espírito; antes provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo afora” (I João 4.1)
    Bem, não podemos dizer que João estivesse se referindo a demônios, visto que, não conheço nenhum demônio que “provenha de Deus.”

    “O diabo para quem segue a palavra já é um vencido, mas para quem não segue, ainda é um prisioneiro de suas mentiras.”
    - E quem acredita nele é mais prisioneiro ainda. Se você crer que Deus reina absoluto e não tem adversários, aí sim estarás liberto. Quando foi para o deserto, Jesus não foi tentado pelo demônio físico, Deus pois ele à prova para “testar” suas fraquezas. Mostrou-lhe tudo o que pode fazer um homem fracassarE, para terminar, a pergunta que você não me respondeu:
    "Você acredita mesmo que Deus possa ter um adversário desse porte?"
    Estou aguardando.
    Fique com Deus.
    PS. Por favor, você me parece um cara inteligente; assim sendo, não faça como TODOS OS OUTROS QUE METEM O PAU NO ESPIRITISMO, FICAM SEM SAÍDA E ME BLOQUEIAM; ISTO É COISA DE PERDEDOR. ATÉ OS SITES DE ATEUS ME BLOQUEARAM QUANDO SE VIRAM PERDIDOS.
    Tem aquele ditado que diz:
    "Ajoelhou...tem que rezar."

    ResponderExcluir
  15. Franco...

    Mais uma vez você me decepcionou.

    Teorias da conspiração outra vez. Aí não!

    Meu caro, se queres discutir a nível bíblico, beleza, mas vir neste artigo com baboseiras, pelo amor de Deus.

    Mesmo assim, tentarei fazer um resumão:

    1 - Essa serpente que apocalipse fala é CLARAMENTE O DIABO e não há qualquer conjectura com o Imp. de Roma.

    2 - Não foi Deus que tentou Davi, Ele permitiu que o satanás o tenta-se ( 2 Samuel 24 e 2 Cronicas 21) - ora, a bíblia é um todo e é complentada a cada livro. Por exemplo o próprio evangelho, vemos inúmeras passagens iguais com situações diferentes. Neste caso, vemos Deus permitindo satanás tentar Davi, mais explicado em Cronicas.

    3 - Deus só permite que o diabo faça esse estrago no mundo por causa da maldade do homem - lembre-se que a ira de Deus permanece sobre os filhos da desobediência.

    4 - Demônio (palavra que usastes) é uma palavra de origem grega, vinculada a um ser espiritual não humano do mal.

    5 - De onde você tirou essas idéias finais? Jesus venceu tanto nossas fraquezas como o diabo.
    Na cruz Cristo venceu o diabo o expondo sua derrota publicamente (Colossenses 2:14-15) - fora que ele cumpriu o dito em Genesis, onde Ele ESMAGARIA a cabeça da serpente (diabo).

    É claro que ao vencer nossas fraquezas (pois ele teve que passar por tudo que passamos) ele venceu o diabo.

    6 - Com relação ao que citastes de 1 João 4:1, como tem sempre ocorrido, você não entendeu o contexto que fala sobre "pessoas que possuem o espírito de engano, mentira, que provém sim do diabo para tentar desvirtuar a verdade de Deus no coração dos homens." Por isso devemos provar se o que alguém fala é ou não de Deus se o Espírito Santo está nele, a começar se essa pessoa obedece ou não 100% a palavra de Deus.

    7 - Respondi sim sua pergunta, onde disse que o diabo é um adversário (inclusive o nome satanás significa isso), porém para Deus não tem essa de "porte" - o diabo é forte com relação aos homens.
    Pois como diz a bíblia, "se Deus é por nós quem será contra nós", ou seja, se Deus está conosco, não devemos temer o mal.

    Por fim, pare de escrever em caixa alta. Ao fazer isso mostra que estas GRITANDO e como sabes, quem grita é porque está sem a razão.

    Quem está perdido aqui és tu meu caro, apelando até para teorias conspiratórias.

    Obs.: neste último texto seu, percebi que você realmente não crê em Jesus, rebaixando cada vez mais sua obra salvífica. Falo e repito, espiritismo é contra a obra de Cristo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Samuel; a pedido seu, vou ser mais sucinto.
      Você disse:
      "1 - Essa serpente que apocalipse fala é CLARAMENTE O DIABO"
      -Apocalipse também fala que apenas 144.000 serão salvos. Você acredita?


      Mais uma vez, irou-se o SENHOR contra Israel. E incitou Davi contra o povo, levando-o a fazer um censo de Israel e de Judá. (2Samuel24)
      “Satã levantou-se contra Israel e induziu Daví a
      fazer o recenseamento de Israel”. (2 Cronicas 21)
      -Caro Samuel; você tá de sacanagem comigo, fala a verdade. Mais claro impossível! Em Crônicas quem incitou Davi foi SATANÁS e em Samuel foi DEUS. Mais claro, impossível.
      Bem, o resto é interpretação sua. Não vou mais entrar em debate.
      A respeito de "Por fim, pare de escrever em caixa alta. Ao fazer isso mostra que estas GRITANDO e como sabes, quem grita é porque está sem a razão."
      Que tal:
      "- Essa serpente que apocalipse fala é CLARAMENTE O DIABO"
      "onde Ele ESMAGARIA a cabeça da serpente (diabo)."
      "Segundo, A SERPENTE tinha nome e era o diabo"
      "Lembre-se meu amigo, DEUS É QUEM ZELA POR SUA PALAVRA."
      "Iniciaremos com os ANJOS".
      "Com relação aos DEMÔNIOS"
      "adoração e nem INVOCAÇÃO,"
      Essas "caixas altas" são suas. Acho que aprendi com você. Parece que também estás sem razão.
      A propósito, você não me respondeu a pergunta:
      "Você acredita mesmo que Deus possa ter um adversário desse porte?"
      Fique com Deus.

      Excluir
    2. Caro Franco...

      144.000 não são o número de salvos (não sou testemunha de Jeová), mas sim o número de escolhidos do povo de Israel na época da grande tribulação para serem selados por Deus para sustentar a palavra com os judeus, que se converteram ao Messias Jesus nos últimos tempos.

      Franco, o que quis dizer é que no livro de Samuel este texto é mais resumido do que o em Cronicas, o fato é que assim com em Jó, Deus dá a permissão para satanás agir.

      Usar caixa alta em uma palavra ou em uma pequena frase para frisar algo é uma coisa, outra é escrever mais de 50 caracteres em caixa alta.

      Meu amigo, pela "milionésima" vez eu lhe respondi esta pergunta - o diabo não é nada para Deus, ele já foi até mesmo julgado e condenado, apenas está aqui na terra pois com o livre arbítrio no primeiro teste o homem escolheu o diabo.

      O diabo é um adversário do homem, mas quando cremos em Jesus o vencemos, pois através dele somos mais que vencedores. Quem não tem está fé no Deus dá bíblia, está perdido.

      Leia a bíblia e CREIA nela somente meu amigo!

      Excluir
  16. Amigo Samuel; você ainda não me respondeu:
    "Você acredita mesmo que Deus possa ter um adversário desse porte?"
    Estou aguardando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo, pela "milionésima" vez eu lhe respondi esta pergunta - o diabo não é nada para Deus, ele já foi até mesmo julgado e condenado, apenas está aqui na terra pois com o livre arbítrio no primeiro teste o homem escolheu o diabo.

      O diabo é um adversário do homem, mas quando cremos em Jesus o vencemos, pois através dele somos mais que vencedores. Quem não tem está fé no Deus dá bíblia, está perdido.

      Leia a bíblia e CREIA nela somente meu amigo!

      Excluir
    2. Quando ele foi derrotado?
      Você disse:
      "Leia a bíblia e CREIA nela somente meu amigo!"
      Bem, eu até leio a Bíblia, porém, algumas coisas eu não consigo entender. Gostaria, se possível, que me tirasse algumas dúvidas.
      “Por que, se todos nós somos filhos de Adão e Eva, existem povos que pouco se diferenciam dos macacos?
      Como surgiu a raça negra? Qual será que era a cor de Adão e Eva?
      Se, o primeiro homem surgiu no Oriente Médio, como chegaram até o Brasil ( são mais de 15 mil km. de mar), antes de Cabral? Lembra, Cabral encontrou aqui homens selvagens e todos os tipos de animais.
      Se houver uma explicação, como esqueceram a língua que falavam de onde partiram?
      Como esqueceram do Deus que os livrou do dilúvio?
      Como Caim encontrou sua esposa, após ser expulso do Éden, se só havia no mundo ele, Adão e Eva?”
      Como, antes do dilúvio havia gigantes na Terra, não entraram na arca, porém, depois do dilúvio continuaram existindo?
      Porque Deus disse a Adão, que no dia que comesse a árvore do conhecimento morreria, sendo que comeu e viveu ainda muitos anos?
      Por favor, me tira essas dúvidas.
      Fique com Deus.

      Excluir
    3. Uma coisa parada foi discutida sobre anjos e demonios, é ñ tem tantas palavra ao que se demostre, como referencia como ele foram criados tem coisa que nem é melhor tu sabe, pq capaz de vc enlouquecer...
      Creio na vinda do Emanuel o Jesus, sendo que parada vai ser feia parada os que ficarem...

      Excluir
  17. Amigo Samuel, sei que você é uma pessoa muito ocupada, mas será que você poderia me tirar estas dúvidas?
    Estou aguardando.

    ResponderExcluir
  18. Franco...

    Se leres Ezequiel 28:11-19 e Apocalipse 12:7-9 e 20:7-10 verás que ele foi vencido e condenado por Deus, e está aqui na terra apenas cumprindo um tempo até o cumprimento de sua sentença.

    "povos que pouco se diferenciam dos macacos"? És racista como Kardec?

    Noé teve três filhos e desses Deus fez mudanças nas raças, a palava de Deus mesmo fala que foi Deus que fez a cor do homem (Jr 13:23-24).

    Adão era avermelhado (tanto que este é o significado de seu nome "homem avermelhado") - deste jeito ero um ruivo sardento. Pois o mesmo foi tirado da terra e naquela região a terra era vermelha.

    Como o homem chegou as Américas? Essa é fácil, você não acha que os descendentes de Noé não aprenderam fazer bons navios com seu ascendente? Assim, depois da arca de Noé a engenharia náutica ficou mais fácil. Prova disso são os Vikings. Deus também os espalhou sobre a face da terra (Genesis 11:7-9)

    Com relação a língua nunca leste a respeito da Torre de Babel, que foi algo após o dilúvio? Onde Deus fez várias línguas para os homens?

    Os homens esqueceram o Deus do dilúvio por que o desafiaram (Genesis 11:1-9).

    A bíblia não diz que Caim era solteiro quando matou seu irmão, nem fala que Deus se comunicou com ele no dia seguinte, pode ter levado um tempo. É como eu disse, os primeiros capítulos de Genesis, não são uma cronologia exata, é mais um síntese.

    Esses gigantes são pessoas de grande poder, principalmente em maldade (filhos dos homens com filhos de Deus, ou seja, pessoas infiéis casaram-se com os crentes em Deus) antes do dilúvio e após ele os gigantes eram os de grande estatura com Golias (2.90 m) - Não eram gigantes de 10 metros.

    Por último, Adão está vivo? A morte física foi uma consequência da morte instantânea de Adão espiritualmente. Espiritualmente o homem se desligou (morreu para Deus) de Deus naquele momento. Daí a carne foi morrendo aos poucos por escolha de Deus, tanto que após o dilúvio Deus reduz a idade do homem para no máximo 120 anos com o passar do tempo.

    Isso é o pecado!

    Jesus foi o segundo Adão, que fez o certo e fará de nós (que cremos nele) um novo povo, com uma nova terra e novos céus! Até lá devemos suportar por um pouco aqui na terra até sermos transformados.

    Obs.: Realmente estou ocupadíssimo com o trabalho no escritório e na Igreja, e quando entro tem muitos comentários para responder de outros que tinham perguntado primeiro.

    ResponderExcluir
  19. “Franco...

    Se leres Ezequiel 28:11-19 e Apocalipse 12:7-9 e 20:7-10 verás que ele foi vencido e condenado por Deus, e está aqui na terra apenas cumprindo um tempo até o cumprimento de sua sentença.”
    Resp. ô Samuel, a passagem citada, se refere ao rei de Tiro!! Veja:
    ‘Filho do homem, erga um lamento a respeito do rei de Tiro e diga-lhe: ‘Assim diz o Soberano Senhor: " ‘Você era o modelo de perfeição, cheio de sabedoria e de perfeita beleza.”...

    “Por meio do seu amplo comércio, você encheu-se de violência e pecou. Por isso eu o lancei em desgraça para longe do monte de Deus, e eu o expulsei, ó querubim guardião, do meio das pedras fulgurantes.”...
    R. Qual seria o amplo comércio que o Diabo fazia?!?!?!?!?!

    “Por meio dos seus muitos pecados e do seu comércio desonesto você profanou os seus santuários. Por isso fiz sair de você um fogo, que o consumiu, e eu reduzi você a cinzas no chão, à vista de todos os que estavam observando.”
    Novamente “comércio desonesto”?

    “Todas as nações que o conheciam ficaram chocadas ao vê-lo; CHEGOU O SEU TERRÍVEL FIM, VOCÊ NÃO MAIS EXISTIRÁ.”
    Misericórdia, Samuel, mais claro que isso, impossível! Como alguém pode dar a esta passagem uma interpretação diferente?
    No final, ele ainda diz:” chegou o seu terrível fim, você NÃO mais existirá’ ".
    E como ele continua existindo, chegando até em Apocalipse, leitura que até hoje ninguém consegue definir a quem João se referia?
    Afinal, ele morreu ou não morreu. Se você disser que ele não morreu, estará contrariando Ezequiel; se disser que morreu estará contrariando Apocalipse.

    "Povos que pouco se diferenciam dos macacos"? És racista como Kardec?”
    R. Não amigo, não sou racista e muito menos Kardec. Essa é sempre a resposta de quem não tem resposta. Nunca ouviste falar de selvagens que mal se comunicam por grunhidos?

    “Noé teve três filhos e desses Deus fez mudanças nas raças, a palavra de Deus mesmo fala que foi Deus que fez a cor do homem (Jr 13:23-24).”
    R. Partindo desse princípio, meu amigo, não seria necessário a Bíblia ter em torno de 1500 páginas; ou eu estou errado? Só era preciso estar escrito: Deus é o autor de tudo; o que é a verdade.

    “Adão era avermelhado (tanto que este é o significado de seu nome "homem avermelhado") - deste jeito ero um ruivo sardento. Pois o mesmo foi tirado da terra e naquela região a terra era vermelha.”
    R. E o negro, de onde saiu? Vermelho com vermelho dá preto?

    “Como o homem chegou as Américas? Essa é fácil, você não acha que os descendentes de Noé não aprenderam fazer bons navios com seu ascendente? Assim, depois da arca de Noé a engenharia náutica ficou mais fácil. Prova disso são os Vikings. Deus também os espalhou sobre a face da terra (Genesis 11:7-9)”
    R. Bem, você não sabe, mas estou colecionando as respostas mais criativas; vou citar algumas:
    1- Teoria de Pangéia, ( na época de Noé, a Terra era um continente só). Esse cidadão, ou melhor, vários, que me deram esta resposta, acham que do outro lado está um imbecíl que engole qualquer coisa. Esquecem que a tal Pangéia, ou deriva continental, se verdadeira teria acontecido há 200 milhões de anos.
    2- Teriam vindo pelo continente americano, caminhando sobre o gelo; só rindo.
    3- Já foi provado que em uma ilha da Sumatra, foram encontrados ratos que “viajaram” centenas de metros sobre cascas de árvores; assim sendo, qualquer barquinho poderia atravessar oceanos. Sem comentários.
    Bem, tenho mais algumas dezenas catalogadas, mas...deixa prá lá; você não vai ter tempo de ler todas.
    Agora tem a sua teoria. Você ainda diz: “Essa é fácil”. Só não sei como quem chegou aqui no Brasil, antes de Cabral, que tinha conhecimentos extraordinários de engenharia, regrediu tanto que, quando Cabral aqui aportou os encontrou...selvagens! Com tanta tecnologia, se abrigavam em casas de sapé. E olha a coincidência: Em todos os continentes descobertos após o Brasil, o povo encontrado foi o mesmo: s-e-l-v-a-g-e-m!
    Só com muita fé mesmo!
    continua...




    ResponderExcluir
  20. continuação
    “Com relação a língua nunca leste a respeito da Torre de Babel, que foi algo após o dilúvio? Onde Deus fez várias línguas para os homens?”

    R.Li sim, amigo Samuel. Li, e fiquei muito surpreso. Veja:
    1ª Parte - Gênesis 10,1-32:
    Esta é a descendência dos filhos de Noé: Sem, Cam e Jafé, que tiveram filhos depois
    do dilúvio.
    Filhos de Jafé: Gomer, Magog, Madai, Javã, Tubal, Mosoc e Tiras... Foi destes que se
    separaram as populações das ilhas, cada qual segundo o seu país, língua, família
    e nação.
    Filhos de Cam: Cuch, Mesraim, Fut e Canaã... Cuch gerou Nemrod, que foi o primeiro
    valente na terra... As capitais do seu reino foram Babel, Arac e Acad, cidades que
    estão todas na terra de Senaar. Dessa terra saiu Assur, que construiu Nínive, Reobot-
    Ir, Cale e Resen, entre Nínive e Cale. Esta última é a maior... Esses foram os filhos de
    Cam, segundo suas famílias e línguas, terras e nações...
    Filhos de Sem: Elam, Assur, Arfaxad, Lud e Aram... Jectã gerou Elmodad, Salef,
    Asarmot, Jaré, Aduram, Uzal, Decla, Ebal, Abimael, Sabá, Ofir, Hévila e Jobab; todos
    esses são filhos de Jectã. Eles habitavam desde Mesa até Sefar, a montanha do oriente.
    Foram esses os filhos de Sem, conforme suas famílias e línguas, suas terras e
    nações...
    Percebeu, CONFORME SUAS LINGUAS.

    Agora vamos mais adiante:
    2ª Parte Gênesis 11,1-9:
    O mundo inteiro falava a mesma língua, com as mesmas palavras. Ao emigrar do oriente, os homens encontraram uma planície no país de Senaar, e aí se
    estabeleceram.
    Precisa de mais alguma explicação?
    A propósito, como abro e leio sempre seus links, faz o mesmo com esse, que não é meu, mas de um estudioso da Bíblia.
    http://www.apologiaespirita.org/apologia/artigos/025_Torre_de_Babel_-_o_carro_na_frente_dos_bois.pdf


    “Os homens esqueceram o Deus do dilúvio por que o desafiaram (Genesis 11:1-9).”
    R. ???????????????

    “A bíblia não diz que Caim era solteiro quando matou seu irmão, nem fala que Deus se comunicou com ele no dia seguinte, pode ter levado um tempo. É como eu disse, os primeiros capítulos de Genesis, não são uma cronologia exata, é mais um síntese.”
    R. Ou, uma alegoria?

    “Esses gigantes são pessoas de grande poder, principalmente em maldade (filhos dos homens com filhos de Deus, ou seja, pessoas infiéis casaram-se com os crentes em Deus) antes do dilúvio e após ele os gigantes eram os de grande estatura com Golias (2.90 m) - Não eram gigantes de 10 metros.”
    R. “filhos dos homens com filhos de Deus”. Você já ouviu falar do Gigante Hércules, da mitologia grega, filho de Zeus (um deus) e da mortal Alcmena?
    Havia naqueles dias gigantes na terra; e também depois, quando os FILHOS DE DEUS entraram às FILHAS DOS HOMENS e delas geraram filhos; estes eram os valentes que houve na antiguidade, os homens de fama.
    Gênesis 6:4.
    Que terrível coincidência né?


    “Por último, Adão está vivo? A morte física foi uma consequência da morte instantânea de Adão espiritualmente. Espiritualmente o homem se desligou (morreu para Deus) de Deus naquele momento. Daí a carne foi morrendo aos poucos por escolha de Deus, tanto que após o dilúvio Deus reduz a idade do homem para no máximo 120 anos com o passar do tempo.”
    R. Não amigo Samuel, a passagem é bem clara: “porque no dia em que dela comer, certamente morrerá”. O resto, é interpretação para tentar “encaixar” as coisas, quando a equação não fecha.

    Isso é o pecado!

    Jesus foi o segundo Adão, que fez o certo e fará de nós (que cremos nele) um novo povo, com uma nova terra e novos céus! Até lá devemos suportar por um pouco aqui na terra até sermos transformados.

    “Obs.: Realmente estou ocupadíssimo com o trabalho no escritório e na Igreja, e quando entro tem muitos comentários para responder de outros que tinham perguntado primeiro.”
    R. Olha, no geral, minhas perguntas e refutações são bem curtas; é que eu respondo a cada um dos parágrafos.

    ResponderExcluir
  21. Franco,

    1 - Com todo respeito, mas você "viajou na maionese" - De bíblia e leitura você não entende mesmo!

    O texto de Ezequiel (aqui sim) é um alegoria a queda de satanás!

    O rei de Tiro era um querubim? Habitava no monte de Deus? Estava no Éden?

    Só com isso vemos que não se trata de um rei humano, mas do diabo! O COMÉRCIO não era como você tem entendido, é mais uma negociação que ele (diabo) fez com uma terça parte dos anjos que caíram junto com ele.

    satanás como querubim deixou de existir sim, a glória que tinha e seu poder quando estava com Deus acabou, agora se tornou um espírito em cadeias eternas (leia Judas).

    2 - Kardec era racista sim. Franco acho que você nunca leu um livro de antropologia.

    Por mais "selvagens" que seja qualquer povo, condutas morais, religiosas e éticas sempre estavam presentes, pois todos temos cultura. Ou seja, grunhir não significa que somos parentes de animais, é algo cultural sem qualquer ligação de ancestralidade.

    3 - A bíblia diz que Deus é o autor de tudo, agora se Deus quis fazer uma bíblia grande é por que Ele quis, nunca lestes Romanos onde diz que Deus nunca recebeu conselho na sua criação?

    4 - Deus fez o negro (já respondido), quando é que não poderei lhe falar pois a bíblia não relata. Para Deus não há impossíveis DEUS NÃO TRABALHA COM A CIÊNCIA HUMANA, pois se de pedras Deus pode suscitar filhos e fazer uma mula falar, quanto mais pegar dois brancos para ter um filho negro.

    5 - Em Gênesis vemos "Deus espalhando" os povos depois da mistura de línguas pelos continentes - como isso se deu a bíblia não relata, porém como você é um cético, quis lhe dar meu pensamento sobre isso.

    Franco, tecnologias se perdem (vide as piramides que são um mistério). Ainda mais numa terra ríspida como as Américas, iam procurar um meio de sobreviver e não de fazer engenharia. IMPORTANTE: muitas culturas falam a respeito de um grande dilúvio e de um grande barco - dado científico.

    6 - Babel foi o divisor das línguas, é como eu creio no que a bíblia relata. Li o link, porém na bíblia mesmo ele não conseguiu sair daquilo que já lhe falei. O autor tentou ir para a arqueologia - por favor Franco, observe que, cada vez mais vocês espíritas me dão provas que não creem mesmo na bíblia.

    Deus os espalhou segundo suas famílias e línguas após a "confusão das línguas em babel". Não vejo porque mais especular, sendo que mais seria estudos extrabíblicos.

    7 - No caso de Caim é uma conjectura.

    8 - NO caso dos gigantes, estou falando de bíblia que para mim é a verdade e não de Homero e seus livros de ficção. Sei também onde quer chegar, porém desde o éden, o "pai da mentira", o diabo que você não crê, sabia muito bem qual era o projeto de Deus, de se "humanizar" para nos salvar.

    É muito fácil para ele (diabo nosso inimigo) ter tentado confundir a mente dos homens ao tentar colocar Jesus como sendo um "pós-mito", uma cópia.

    9 - Adão morreu e a palavra se cumpriu. Eu expliquei sobre a morte espiritual e carnal, mas mesmo assim, só para refutar mais uma, a palavra não era uma morte carnal instantânea, e sim que chegaria um tempo para ele morrer.

    Por fim, estou debatendo ao nível bíblia, mesmo sendo um amante da ciência, a bíblia está acima para mim, então por mais que tente, estudos que não tem embasamento bíblico, para mim não serve!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  22. "Por fim, estou debatendo ao nível bíblia, mesmo sendo um amante da ciência, a bíblia está acima para mim, então por mais que tente, estudos que não tem embasamento bíblico, para mim não serve!"
    -Bem, para o hindus, os Quatro Livros Sagrados dos Vedas (Rigveda, Samaveda, Yajurveda e Artharvaveda), não aceitam discussão; são a mais pura expressão da verdade, mesmo crendo em centenas de deuses.
    Para os muçulmanos, o Alcorão é o seu livro mais sagrado, e não aceitam nem pensar que algo lá escrito possa não ser a expressão da verdade, mesmo achando que quando morrem e vão para o céu, terão ao seu dispor 72 virgens.
    E a Bíblia, mesmo mostrando que o Deus dos hebreus não é o mesmo que Jesus nos mostrou, não admite nenhuma discussão.

    ResponderExcluir
  23. Franco,

    se leres a bíblia, o Novo Testamento por exemplo, verás o quanto estas equivocado.

    O Deus dos hebreus é o mesmo que Jesus mostrou, tanto que Jesus só citava o Antigo testamento. A vinda de Jesus foi mostrada no AT.

    O que Jesus fez não foi revogar a lei (Mateus 5:17), mas cumpri-la. Porém sua morte deu o sentido verdadeiro aos rituais judaicos, como por exemplo a morte de um cordeiro na páscoa, Jesus era esse cordeiro e após sua morte não é mais necessário matar um cordeiro para ser perdoado. Isso era sombra da obra de Cristo.

    Mas aquilo que não era um ritual, continuou, a lei moral e a essência de Deus. O Deus do AT e do NT é o mesmo.

    ResponderExcluir
  24. Será mesmo?
    Vejamos:
    Êxodo 21:22-25- Lei mosáica, portanto ditada por Deus.
    "Se alguns homens brigarem, e um ferir uma mulher grávida, e for causa de que aborte, não resultando, porém, outro dano, este certamente será multado, conforme o que lhe impuser o marido da mulher, e pagará segundo o arbítrio dos juízes; mas se resultar dano, então darás vida por vida, olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé, queimadura por queimadura, ferida por ferida, golpe por golpe".

    Uma pergunta; Esta lei é moral ou cerimonial?
    Vamos ver o que disse Jesus?
    “Ouvistes o que foi dito: Olho por olho, e dente por dente. Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra; e ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te o vestido, larga-lhe também a capa; e, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas” (Mt. 5:38-41).
    Uma pergunta; Esta lei é moral ou cerimonial?
    Tá difícil, né?
    Um abraço
    Franco

    ResponderExcluir
  25. Amigo Samuel, tudo bem?
    E então, esta lei é cerimonial ou moral?
    Aguardo
    Um abraço
    Franco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apocalipse 12, fala sobre caída de Lúcifer, que é citado como Dragão, Ele o Dragão é aquela Velha cobra, Chamada de Diabo e Satanás. Sendo que antes de sua caída houve Guerra no céu. (Apc 12 - Mulher é o Dragão)

      12:7 > Houve guerra no céu. Miguel e os seus anjos lutaram contra o dragão, que combateu junto com os seus anjos.
      12:8 >Mas o dragão foi vencido, e por isso ele e os seus anjos não puderam mais ficar no céu.
      12:9 >O enorme dragão foi lançado fora do céu. Ele é aquela velha cobra, chamada Diabo ou Satanás, que leva todas as pessoas do mundo a pecar. Ele foi jogado sobre a terra, e os seus anjos também foram jogados junto com ele.
      12:10> Então ouvi uma voz forte no céu, que dizia:
      Agora chegou a salvação de Deus!Agora Deus mostrou o seu poder como rei!Agora o *Messias que ele escolheu mostrou a sua autoridade! Pois o acusador dos nossos irmãos, que estava diante de Deus para acusá-los dia e noite, foi jogado do céu.
      12:11 > Os nossos irmãos o derrotaram por meio do Sangue do Cordeiro(Jesus) e da mensagem que anunciaram. Eles estavam prontos para dar a sua vida e morrer.
      12:12 > Portanto, ó céu e todos vocês que vivem, alegrem-se! Mas ai da terra e do mar! Pois o Diabo desceu até vocês e ele está muito furioso porque sabe que tem somente um pouco mais de tempo para agir.

      Excluir
  26. Caramba vocês nunca chegarão num acordo pois é um assunto completamente contraditório.
    Sei que o que estou falando não chega nem 1% do grau de intelectualidade de vocês, mas uma coisa eu acredito que estamos aqui de passagem e só no final da nossa vida (aqui na terra)saberemos todos os mistérios sobrenaturais e naturais que o ser humano tem lidado deis de o primórdio da vida.
    Mas mesmo assim, estou curioso!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  27. Franco,

    A indagação que você fez, você mesmo respondeu!

    Como eu disse, Jesus é Senhor, e ele veio para colocar as coisas em seu devido lugar.

    Veja que na sua própria indagação, vemos Jesus não criticando a palavra do AT, mas lhe dando um sentido apurada agora com a graça.

    Em outras porém, ele foi mais duro, acabando com o divórcio, acabando com a poligamia.

    Perguntaram para Jesus, por que então Deus permitiu a poligamia no AT, Jesus lhes respondeu que foi pela dureza do coração, porém a monogamia deveria ser reposta, pois assim foi na criação.

    Ora Franco, vemos que o mesmo Deus é o do AT e do NT, se não seria uma incoerência a vinda de Jesus.

    No tempo de Cristo, não existia o NT, as escrituras eram apenas do AT.

    Por fim, deixo para você o texto de Hebreus 1:1-3, onde vemos que no passado (AT) Deus falou por profetas, porém agora fala pelo Filho (Jesus).

    Se leres Hebreus, verás que todo simbolismo do AT era com relação a obra de Cristo.

    Anonimo...

    Todos os mistérios só mesmo depois da morte pra conhecermos, porém o que está em questão aqui não tem mistério.

    O Deus do AT é o mesmo do NT. É só ler a bíblia que verás inúmeras citações do AT, ou seja, é o mesmo Deus.

    Abçs.

    ResponderExcluir
  28. Uma coisa digo: Coitado desse Franco... Parabéns Samuel, pela inteligência e sabedoria!

    ResponderExcluir