Seja bem vindo

"Bem aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na Lei do Senhor. Bem aventurados os que guardam suas prescrições e o buscam de todo o coração; não praticam iniquidade e andam nos seus caminhos. Tu ordenaste os teus mandamentos, para que os cumpramos à risca. Tomara sejam firmes os meus passos, para que eu observe os teus preceitos." Salmos 119:1-5



domingo, 11 de fevereiro de 2018

Os dons espirituais cessaram ou continuam em nossos dias?




Após um tempo sem escrever aqui para o blog do Templo Jovem, senti o desejo de escrever algo sobre esta questão.

Há uns 5 anos atrás escrevi sobre os batismo no Espírito e sobre os dons
http://templojovemvirtual.blogspot.com.br/2012/08/os-dons-do-espirito-e-o-batismo-no.html

No entanto, quero responder outra questão envolvendo os dons, estão ou não em vigência, continuam ou cessaram.

Bem, poderia citar várias partes da palavra para termos uma base, mas a que mais fala sobre isto, e digo, expositivamente, são as passagens em 1 Coríntios 12:1-30; 13:1-13; 14:1-25.

Sou guiado pela palavra de Deus e ela é nossa base, porém muito me admira pessoas que se dizem estudiosos da palavra, até mesmo são considerados doutores, se utilizam do “achismo” para dizer que os dons não vigoram mais em nossa época, estando restritos apenas à época dos apóstolos, tendo cessado após a morte de João, o apostolo de Cristo.

Todavia, em parte alguma na bíblia temos qualquer base para este argumento, ou seja, que os dons do Espírito cessaram, pelo contrário.

Ao lermos os textos citados, Paulo escreve à igreja, e não à um determinado grupo seleto de apóstolos, mas ao corpo de Cristo, tanto que cita desta forma em 1 Cor 12:12-30.

Vemos Paulo descrevendo uma quantidade de dons em 1 Cor 12:1-11, porém no verso 31 parte “a” do mesmo capítulo, Paulo diz: “Portanto, procurai com zelo os melhores dons”. Assim, Paulo exorta as pessoas da igreja buscarem os dons do Espírito, veja, em momento algum disse que era apenas para Apóstolos.

Após isto Paulo fala sobre o caminho do amor, que não foi considerado um dom, mas um estilo de vida que permanecerá após este mundo passar.

Em 1 Cor 13:8, quando diz que as profecias, as línguas e o conhecimento desaparecerão, Paulo não quis dizer que seria naquela geração, mas se continuarmos a ler, veremos que os versos seguintes revelavam que desapareceram quando Cristo se revelar completamente, ou seja, no Reino Vindouro.

Enquanto isto, tais dons servem para auxilio da Igreja e sua organização e é claro em nossos dias.

Não existem só dons de cura ou milagres, há sim variedade de dons, que são manifestos de acordo com a necessidade (1 Cor 12:7).

Se alguém nunca falou em outras línguas, ou nunca viu uma cura, não quer dizer que não há dons, mas com certeza em sua comunidade está operando outro naquilo que é útil, porém como aprendemos, as pessoas dessa comunidade, na visão bíblica, devem continuar a buscar os outros dons.

Por fim, 1 Cor 14:1, o apóstolo Paulo reforça isto que acabei de mencionar, pois diz: “Segui o amor e procurai com zelo os dons do espirituais, mas principalmente o de profetizar”.

Não quero adentrar no tema do dom de profetizar, pois já fiz aqui no blog um estudo sobre isto, mas quero mostrar que, Paulo, mesmo após ter falado sobre o caminho mais excelente que é o amor, ainda reforça a busca pelos dons.

Feito isto, o apostolo dos gentios, de forma explícita, nos revela que os dons espirituais são para a Igreja, e como a igreja existe nos nossos dias, os dons também continuam e não há nenhum texto que reforça ao contrário.
O fato de alguém ou alguma comunidade não crer por nunca ter visto, não significa que cessou, mas que este grupo não está buscando algo que a palavra diz para buscarmos.

Não podemos também descrer nisto que a palavra nos exorta à buscar ao vermos “milagres e curas” efetuadas por pessoas duvidosas em sua fé, pois, até nisto não podemos encontrar base para rejeitar os dons (Mateus 7:21-23).

Lembremos que, independente se a pessoa não anda na vontade de Deus, os dons são irrevogáveis (Romanos 11:29).

Assim, essas bases bíblicas citadas em momento algum declaram que os dons não vigoram. Na verdade, este que vos escreve já viu e foi e é usado pelo Espírito com dons do mesmo, incluindo curas e milagres.

Que Deus vos abençoe, e procurai com zelo, os dons do espírito, bem como andem no amor.



Artigos relacionados:
Enchei-vos do Espírito:
A importância da ressurreição de Cristo Jesus
Vida após a morte:
Jesus é Deus ou não?

Purgatório, existe ou não?
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/08/purgatorio-existe-ou-nao.html

O Fim dos tempos - Arrebatamento
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/04/o-fim-dos-tempos.html

O fim dos tempos II (a era após o arrebatamento)
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/04/o-fim-dos-tempos-era-pos-arrebatamento.html

Não deixem de ir até o final do blog para ver artigos que são os mais acessados.

Um comentário:

  1. Olá boa tarde

    Entendo que o dom de línguas deve ser em ordem e com uma interpretação, pois várias pessoas (não todas) falando línguas espirituais sem entender ou seja sem um crente ou mais crentes no Senhor com dom de interpretar fica algo sem sentido pois aí é somente sons altos sem significado.

    Pelo que eu entendo da Religião Cristã existem denominações que não praticam tal dom como por exemplo Presbiteriana , Luterana e Batista as tradicionais.

    Um abraço

    Luiz

    ResponderExcluir