Seja bem vindo

"Bem aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na Lei do Senhor. Bem aventurados os que guardam suas prescrições e o buscam de todo o coração; não praticam iniquidade e andam nos seus caminhos. Tu ordenaste os teus mandamentos, para que os cumpramos à risca. Tomara sejam firmes os meus passos, para que eu observe os teus preceitos." Salmos 119:1-5



segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

O joio e o trigo


Esta é uma das parábolas de Cristo Jesus que devem ser analisadas e estudadas de maneira bem intrínseca, pois trata de um assunto seríssimo em nosso cotidiano cristão.

O texto de Mateus 13:24-30 diz: Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao homem que semeia a boa semente no seu campo; Mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou joio no meio do trigo, e retirou-se. E, quando a erva cresceu e frutificou, apareceu também o joio. E os servos do pai de família, indo ter com ele, disseram-lhe: Senhor, não semeaste tu, no teu campo, boa semente? Por que tem, então, joio? E ele lhes disse: Um inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disseram: Queres pois que vamos arrancá-lo? Ele, porém, lhes disse: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis também o trigo com ele. Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; mas, o trigo, ajuntai-o no meu celeiro.

Essa parábola é bem complexa e muito suscetível à diversas interpretações pela hermenêutica teológica. Por causa disso, devemos analisar com muito cuidado.

A parábola em suma demonstra que, entre os filhos de Deus, há também os filhos do diabo, ou seja, estão infiltrados na comunidade cristã.

Se lermos o livro de Jó, veremos que logo no início o satanás estava entre os filhos de Deus, já como acusador dos crentes.

O que mais tem acontecido ultimamente são pessoas que frequentam igreja ou já frequentaram, servindo como um instrumento na mão do diabo para conturbar a vida cristã daqueles que querem um compromisso com Deus.

A parábola implica que, no meio do povo de Deus, o diabo está presente naqueles que possuem a sua semente. É por causa disso que vemos tantas pessoas que são usadas para criar contendas, rebeliões, pecados.

O joio nada mais é que uma erva venenosa. Quando sementes ou pequenas mudas são muito parecidas, por isso uma retirada antecipada (antes do tempo) não seria viável, já que no começo podem ser facilmente confundidas.

Isso nada mais é o inicio da conversão de muitos, que aparentemente expressam até com obras, serem crentes verdadeiros, mas com o passar do tempo (o crescimento), vão mostrando que não são trigo, mas joio, revelando sua verdadeira identidade.

O diabo faz isso para enfraquecer a fé daqueles que realmente são crentes, causando confusões, tirando do foco que Deus quer que venhamos olhar.

É por isso que, muitos criam doutrinas de homens, ensinos carnais, tradições humanas, simplesmente para tirar de nossos corações o que realmente Deus quer.
Muitos observam mais usos e costumes do que a palavra realmente ensina.

Por exemplo, Jesus disse: “Ide, pregai o evangelho, fazei discípulos”. Porém, tem pessoas que estão mais interessadas em saber se bater palmas é ou não pecado e com isso ficam inventando coisas, criando “caraminholas”, e pior, envenenam a mente de muitos.

Invalidam a palavra de Deus por filosofias humanas, uma “santidade carnal”. Opera nesses o espírito do erro, do engano.

Não fazem o que realmente Deus quer. O que dei foi um simples exemplo, mas poderia fornecer muito mais, especialmente o veneno para inclinação ao pecado, a desobediência e incredulidade, tudo isso é função do joio, que não está no mundo, mas infiltrado no seio da igreja, tentando interferir na verdadeira vida cristã.


Que Deus vos abençoe e dê sabedoria para não ser enganado e enfraquecido na fé pelo joio que está no nosso meio.

Artigos relacionados:
Deus é um ditador ou é democrático?
http://templojovemvirtual.blogspot.com.br/2013/12/deus-e-um-ditador-ou-e-democratico-em.html
Deus é quem determina quem será salvo ou não?
http://templojovemvirtual.blogspot.com.br/2016/06/deus-e-o-que-determina-quem-sera-salvo.html
O que são os quatro animais do livro de Daniel?
A herética teoria da salvação universal e seus erros
Existe o céu ou paraíso? O que a bíblia fala?
Jesus foi uma criação?
http://templojovemvirtual.blogspot.com.br/2012/07/jesus-foi-uma-criacao-de-deus-pode-ou.html
Jesus é Deus ou não?
A Importância do batismo nas águas e da Ceia do Senhor:
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/06/importancia-do-batismo-nas-aguas-e-da.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário