Seja bem vindo

"Bem aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na Lei do Senhor. Bem aventurados os que guardam suas prescrições e o buscam de todo o coração; não praticam iniquidade e andam nos seus caminhos. Tu ordenaste os teus mandamentos, para que os cumpramos à risca. Tomara sejam firmes os meus passos, para que eu observe os teus preceitos." Salmos 119:1-5



domingo, 24 de novembro de 2013

Os filhos e filhas de Jó, benção e maldição.


Sempre me chamou a atenção na história de Jó, este castigo terrível que ele recebeu na perda de seus filhos.

Perder bens materiais ou pessoas que são meros colegas e até mesmo amigo, não são nada comparados na perda de um filho, no caso de Jó, dez ao todo (sete homens e três mulheres).

Tenho um filho e outro a caminho (não sei o sexo deste ainda), e não imagino dor maior para um pai enterrar seu filho, creio que é a pior cicatriz na alma de alguém que ama seus filhos.

Jó era um pai que amava seus filhos, tanto que se preocupava com a vida espiritual deles, no entanto, por trás disso, há um revelação.

Se lermos o livro de Jó, veremos que estes não são retratados como pessoas como seu pai, e sim como festeiros, que viviam de “farra em farra”.

Vemos que seus banquetes duram dias, regados de muita comida e bebidas alcoólicas. Estes em momento algum foram retratados como pessoas que possuíam o mesmo caráter de Jó.

Algo que chama a atenção, é que Jó não participava destes “encontros” que promoviam. Naquela cultura, era comum a família se reunir, tendo como líder nestas confraternizações um chefe de família, no caso, Jó.

Jó tinha que oferecer sacrifícios por seus filhos continuamente, talvez por ver a situação espiritual deles.

Deus permitiu que o diabo destruísse tudo de Jó, pois tudo poderia ser restituído, no caso, em dobro, porém pessoas são infungíveis, não podem ser substituídas por outras iguais, ainda mais um filho.

É engraçado que, em tudo Jó recebeu em dobro, no tocante aos bens materiais, no entanto, na época em que Deus mudou a sorte de Jó e lhe deu dupla honra, ele não teve vinte filhos, mas sete homens e três mulheres, como era antes.

O que devemos perceber, é que a benção neste caso, foram filhos diferentes dos outros, tanto que a bíblia cita nomes das três mulheres, que tem o significado de brilhar, dia, beleza. Eram formosas em todos os sentidos.

Isto mostra, que estes filhos foram diferentes dos outros, sabiam honrar a Deus.

Quero lhe mostrar, que por mais que Jó se esforçava em proteger seus filhos da ira de Deus, cabia exclusivamente a estes, a decisão.

Podemos interceder por pessoas, para a salvação delas, mas esta escolha, é individual, entre escolher a benção e a maldição.

Lembrem-se, oramos para que Deus fale ao coração das pessoas, a própria bíblia nos ensina que o Espírito Santo CONVENCE o homem do pecado, MAS ISTO NÃO SIGNIFICA QUE ELE É O QUE CONVERTE.

Após convencido do pecado, a aceitação para uma nova vida, para honrar a Deus, fica a nosso critério.


Que Deus vos abençoe e mantenham isto, salvação é individual.

Artigos relacionados:

Santidade x Legalismo

Devemos comemorar o natal mesmo sabendo que é pagão?

Por que a maioria dos judeus não aceitou e não aceita a Jesus como Messias?
Deus é ou não onisciente:
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/09/deus-e-ou-nao-onisciente.html

Errais não conhecendo as escrituras e nem o poder de Deus:
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/09/errais-nao-conhecendo-as-escrituras-e.html

Maria, amá-la ou odiá-la:
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2010/12/maria-ama-la-ou-odia-la.html

Não deixem de ir até o final do blog para ver artigos que são os mais acessados

3 comentários:

  1. Amém, irmão gostei muito da sua visão sobre Jó, já li algumas vezes e sempre Deus fala comigo de uma forma, e não foi diferente desta vez.
    Jó fez a sua parte, orou, intercedeu, mas como não houve arrependimento dos filhos...Portanto não adianta ser filho,primo, mãe, amigo de crente, e achar que por isso serás salvo, podem sim ter livramento, mediante a oração de seus entes, mas, salvação é com cada um, pois se não tiver arrependimento de pecados e não buscarem a Jesus Cristo como salvador, não tem como almejar a salvação. A paz do Senhor irmão

    ResponderExcluir
  2. Amém. Obrigado pelo comentário. Paz seja contigo.

    ResponderExcluir
  3. Amém, e creio que Jó não recebeu em dobro os filhos por que filhos mesmo mortos continuam sendo filhos, diferente de bens que quando perdemos não são mais nossos. Então Jó após ganhar mais 10 filhos tem no total 20, 10 mortos e dais vivos. Jesus abençoe irmão pelas belas postagens de tão grande ensinamento. Que o Espírito Santo lhe conceda entendimento e visão do céu para seus estudos como já tem feito pelo que vejo nessa rica página. Paz de Cristo.

    ResponderExcluir