Seja bem vindo

"Bem aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na Lei do Senhor. Bem aventurados os que guardam suas prescrições e o buscam de todo o coração; não praticam iniquidade e andam nos seus caminhos. Tu ordenaste os teus mandamentos, para que os cumpramos à risca. Tomara sejam firmes os meus passos, para que eu observe os teus preceitos." Salmos 119:1-5



sábado, 4 de agosto de 2012

Os dons do Espírito e o batismo no Espírito Santo.



O que devemos saber sobre isto é que um é uma evidencia do outro!

Muitos fazem confusão ao achar que ser batizado no Espírito é quem fala línguas, ao que não fala não é batizado.

Isto não tem amparo bíblico. Todo que é nascido de Deus, passa pelo batismo da Espírito (1 Coríntios 12:13 e Atos 1:4-5), pois somos revestidos de poder pelo mesmo (Atos 1:8).

O fato em questão é que os dons do Espírito Santo são uma evidencia externa deste batismo. Isto por outro lado, não quer dizer que quem não mostrou essa evidencia é por que não foi revestido de poder.

Vamos falar então dos dons:

Na bíblia encontramos vários dons outorgados pelo Espírito Santo, uns 25 ao todo. Dons de Ministérios (Efésios 4:11) – Dons de Operações (Romanos 12:7-8) e os Dons Espirituais, sendo que vamos falar somente deste último nesta postagem.

Vou utilizar como texto base o livro de 1 Coríntios 12:1-30; 13:1-13; 14:1-25.

Podemos dividi-los em três categorias de nove tipos de dons espirituais:

Dons de inspiração: variedade de línguas, interpretação e profecia.

Dons de fé: curas, milagres e fé.

Dons de revelação: discernimento, palavra de sabedoria e revelação da palavra.

Os dons de inspiração são para a edificação da pessoa e da Igreja. O que fala em línguas, edifica a si mesmo – essas línguas podem ser tanto humanas como espirituais – porém se o mesmo for pregar, tem que se ter no recinto alguém para interpretá-las, pois tem que ser entendido pelos outros a mensagem.

A profecia é um dom para edificação da Igreja, que pode ser algo para o futuro (não mais como os profetas do Antigo Testamento – Mateus 11:13) ou então o mais comum, é uma mensagem pregada.

Toda pessoa que prega a palavra de Deus, não deixa de ser um profeta, pois até a pregação da palavra de Deus é uma inspiração.

Os dons de fé como o próprio nome diz, são provenientes dela mesma. Algo especial que Deus dá a certos membros do Corpo de Cristo, com extraordinária confiança, a vontade e propósito de Deus para sua Obra. Além de mostrar o poder divino entre os homens, mudando o curso da natureza humana (Atos 19:11-20).

Dons de revelação são dons de extrema importância para a Igreja, não que os outros não sejam, mas esses dons servem como um alento, consolo, edificação, ensino, exortação e outras coisas mais.

O povo de Deus necessita da sabedoria que vem do alto (1 Reis 3:5-14) para uma consolidação da fé mais eficaz. Discernimento é outra coisa que tem que haver entre nós, pois devemos tê-lo para saber o que é de Deus ou do maligno (Atos 5:1-11 e 16:16-18).

Por último, o conhecimento ou a revelação da palavra de Deus é muito importante para que o povo de Deus cresça no conhecimento da vontade do seu Deus.

Ler a bíblia e ter a revelação das sagradas escrituras é algo que devemos pedir para que o Senhor abra nossos olhos, para que vejamos o quão profundo é o conhecer de Deus (Lucas 24:45).

Concluo este breve estudo apenas relembrando o que o apóstolo Paulo falou, que “devemos procurar com zelo os melhor dons”. Estes melhores dons, são os que necessitamos para fazer a obra de Deus.

O dom só é dado para onde há uma necessidade dele para benefício do evangelho.

Não adiante pedir dom de cura se o povo crê com a pregação. É necessário pedir dom de conhecimento da palavra como neste exemplo.

Não devemos fazer também para uma promoção ou orgulho pessoal. Tudo é para a glória do Senhor Deus.

Que Deus vos abençoe.

Artigos relacionados com o tema:
Enchei-vos do Espírito:
A importância da ressurreição de Cristo Jesus
Vida após a morte:
Jesus é Deus ou não?
Purgatório, existe ou não?
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/08/purgatorio-existe-ou-nao.html

O Fim dos tempos - Arrebatamento
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/04/o-fim-dos-tempos.html

O fim dos tempos II (a era após o arrebatamento)
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/04/o-fim-dos-tempos-era-pos-arrebatamento.html

Não deixem de ir até o final do blog para ver artigos que são os mais acessados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário