Seja bem vindo

"Bem aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na Lei do Senhor. Bem aventurados os que guardam suas prescrições e o buscam de todo o coração; não praticam iniquidade e andam nos seus caminhos. Tu ordenaste os teus mandamentos, para que os cumpramos à risca. Tomara sejam firmes os meus passos, para que eu observe os teus preceitos." Salmos 119:1-5



terça-feira, 2 de agosto de 2011

Falsos profetas: quem são, como agem e como identificá-los.


(Obs.: ficou um pouco grande o texto, mas é de suma importância sua leitura completa.)
Desde a época em que a bíblia foi escrita (e posso dizer que até mesmo antes), existe este tipo de gente que quer se infiltrar no povo de Deus, colocando suas mentiras, confusões doutrinárias na mente das pessoas e com isto levam muitos ao erro, e logo sem seguida à fraqueza na fé e um decaimento espiritual.
Mas quem são os falsos profetas?
A bíblia relata sobre estes enganadores em muitas passagens, porém escolhi algumas para mostrar. Em 1 João 4:1 diz “Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas tem saído pelo mundo fora.”
Este texto nos remete a conclusão que tal espírito de engano, sempre existiu para deturpar os ensinamentos de Deus para seu povo, se utilizando é claro de pessoas que se auto intitulam atalaias da verdade suprema, isto é, só eles estão com a verdade, para eles foi dada uma revelação especial diferente de tudo aquilo que achávamos que estaria certo. Assim levam muitos que tem a fé fraca para um engano terrível, os fazendo ter uma crença diferente da verdade bíblica.
Os falsos profetas podem se intitularem de pastores, reverendos, doutores, irmãos, anciãos, bispo, cristo, messias, apóstolos e outros. Não importa o título que usam, qualquer um destes podem ser os mentirosos, sendo que qualquer um que se intitula de Cristo ou Messias já está na cara que é um falso profeta. Por isto é necessário termos o discernimento espiritual sempre.
Podem ser pessoas que também, foram escandalizadas na Igreja ou que não se converteram de verdade e querem montar uma doutrina segundo seus pensamentos, pegando partes da palavra de moldando segundo seus conceitos, pois os mesmos não resistem aquilo que é de Deus, deturpando assim sua palavra (2 Timóteo 4:3).
Como agem os falsos profetas?
Deixo um texto importante de início para saber como os tais agem.

Mateus 7:15-23 diz:
 Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons. Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis. Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.”

Ora, percebemos logo de cara pontos esclarecedores sobre como agem. Primeiro se fazem de bons, dizendo que estão querendo mostrar a verdade, tirar dos olhos o engano que os outros colocaram sobre eles.
Assim surgem os que iniciam uma feroz deturpação da bíblia (2 Pedro 3:16), procurando não pregar o evangelho, mas sim destruir os pilares da unidade da Igreja de Cristo, procurando ajuntar para si seguidores de suas ideologias contrárias a Igreja.
Muitos agem pregando contra a Santa Ceia (dizendo que não é mais para fazer); dizem que a bíblia não é a palavra de Deus (nunca leram 2 Timóteo 3:16); colocam um misticismo dentro da Igreja (demonologia); fazem textos ou diálogos longos contra as ofertas e dízimos (é o ponto que mais gostam de deturpar, pois com este sabem que levaram muitos a segui-los em seu evangelho franciscano); se intitulam o Cristo (Mateus 24:24); pregam contra a Igreja (sob o pretexto que todas são produto do mundanismo); procuram instituir ritos revogados na cruz de Cristo; agem de forma sensacionalista (por exemplo: ao dizerem que não se pode mais falar o nome Jesus, só pode usar Yehoshua que é o nome certo - em outro artigo falarei sobre isto); e se utilizam de outros temas bíblicos que interpretam de maneira completamente diferente do que a bíblia revela.
Porém é necessário observarmos seus frutos (Mateus 7:16). A maioria dos seguidores ou simpatizantes destes falsos profetas, parecem que não procuram ver seus frutos, seu testemunho, o que fazem, de onde vieram, qual é a história deles. SEMPRE, em todos os casos, tem uma história recheada de escândalos, abusos, falcatruas, mentiras, dissimulação, incoerências e chego a dizer até problemas mentais e com a justiça.
Insta dizer também que tais falsos profetas (muitos deles) são detentores de “poderes sobrenaturais” que em muitos casos na verdade é o famoso poder da “persuasão”. Se observarmos o escrito em Mateus 7:22, veremos que os tais tem poderes até mesmo para expulsar demônios, efetuar milagres e “profetizar”.
Hoje em dia não é difícil encontrar tais pregadores assim. Mas de acordo com as palavras de Jesus isto nada vale como sendo algum respaldo para alguém que é de Cristo verdadeiramente (versículo 23).
Vejo não só no meio evangélico pessoas que são falsos profetas fazendo isto, como em muitas outras religiões. Saibam que os tais fazem de tudo para enganar até os escolhidos (Marcos 13:22). Quem é forte na fé não tem problema, mas por exemplo, se alguém é novo convertido ou fraco na fé, quando vê sinais de uma “imagem chorando”, ou uma “luz entrando em um quarto de um médium espírita”, ou até mesmo uma “libertação” em um terreiro, isto pode abalar seus conceitos se já estão frágeis.
Voltando para o meio evangélico, noto que os mesmos (falsos profetas) querem desvirtuar o sentido da palavra de Deus com sensacionalismos doentios.
Sempre no meio evangélico existem ondas destes loucos conspiradores. Lembro-me quando adolescente, que a onda era a “Nova Era”. Tudo era “nova era”, nas marcas de roupas, calçados, perfumes, remédios, cartões de crédito, símbolos comuns e muitas outras coisas. Depois tudo era satanismo, ocultismo, magia e paganismo. Agora a moda são os iluminatis, senhores do mundo, adoradores de mamón, são denúncias sobre denúncias de maçonaria dentro da Igreja e as sociedades secretas que estão preparando para a chegado do anti-cristo.
Meu caro leitor, quem não vê que tudo isto são coisas sensacionalistas? Não estou dizendo que não exista ou não tenha, mas ficar incutido com isto, dando uma de radar para achar onde tem e o que é? Meu amigo, isto é loucura.
Sabemos que tudo neste mundo conspira para que o poder do diabo seja manifestado, PORÉM isto se dará em tempo já profetizado (leiam depois artigos que fiz sobre o tema). Então ninguém precisa ficar se descabelando por causa disto. Vá e pregue o evangelho, leia a bíblia, ore, santifique-se e pare de ficar caçando chifre em cabeça de cavalo, ou seja, não deixe se levar por caminhos que a palavra de Deus não o mandou andar.
Como identificá-los?
É muito fácil. Todos sempre se contradizem na palavra de Deus ao tomar caminhos heréticos e conceitos humanos.
Quero utilizar como exemplo, este vídeo retirado da internet (não foi eu que editei, é bem precário, apenas copiei para utilização neste artigo, porém o que mais quero mostrar como exemplo dá para ser entendido o que é um falso profeta, anticristo e herege, como este tal de "irmão Rubens" - o sensacionalista):

Observe que os falsos profetas sempre deturpam a palavra de Deus e depois eles mesmos se enrolam em suas inverdades e sensacionalismo barato.
Sempre atacam a unidade da Igreja, isto é, para muitos não é necessário nos unirmos em um lugar para cantar, orar e ouvir pregações (acho que nunca leram Tiago 5:14 e 1 Coríntios 14:26-39 sobre a necessidade do culto).
Jamais ficam sob tutela de um pastor ou uma igreja, pelo contrário, montam a sua doutrina ou denominação; ou se excluem de tudo e em ambos se tornam líderes de si mesmos.
Ora, os mesmos nunca leram 1 Pedro 5:1-4, sendo que o próprio Pedro era pastor.
Muitos são contra os mesmos quando os pastores recebem da Igreja ajuda financeira. Nunca leram 1 Timóteo 5:17-19, onde se utiliza o termo honorário e não salário, isto é, (quem é advogado o sabe) o mesmo vai além do salário, sendo alterado segundo a produtividade do mesmo, e aqui no texto diz que os mesmos devem os receber de forma dobrada. OBS.: Coloquei esta parte inteira em vermelho, para destacar mesmo, pois mesmo quando falam mal do dízimo e ofertas na Igreja, o que querem mesmo atacar são os pastores que vivem da obra. É claro que sou contra os que abusam dos fiéis, como por exemplo a IURD.
Outro sinal de identificação é que são sempre, insubmissos, atrevidos e arrogantes às autoridades constituídas por Deus, mentem, são dissimulados, fazem comércio com os crentes (resta falar que este comércio não é com relação ao dinheiro, mas de pessoas, ou seja, usam as pessoas como objetos para sua soberba e avareza).
Falam mal daquilo que são ignorantes, pois são irracionais, pois a verdade está na frente deles, mas não querem crer nela pela dureza de seus corações.
Ajuntam sempre seguidores que são inconstantes em suas Igrejas, vivem no pecado, gostam de suas “mistificações”, ou seja, seus feitiços sobre os fracos na fé.
São avarentos de coração, filhos malditos, amam sua vaidade, provocam divisões na Igreja, abandonaram o reto caminho.
Peço-vos que leiam 2 Pedro 2:1-22; 1 João 4:1-6; 2 João 7-11.
Para finalizar esta terceira parte, quero lhes fazer uma advertência, esta da epístola de 2 João 7-11, que diz:

Porque já muitos enganadores entraram no mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em carne. Este tal é o enganador e o anticristo. Olhai por vós mesmos, para que não percamos o que temos ganho, antes recebamos o inteiro galardão. Todo aquele que prevarica, e não persevera na doutrina de Cristo, não tem a Deus. Quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto ao Pai como ao Filho.
Se alguém vem ter convosco, e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis. Porque quem o saúda tem parte nas suas más obras.

Por isto, nunca vos dêem crédito, nem os recebais e sempre observais suas obras como já dito, insta ainda dizer que NUNCA ganham vidas para Cristo, não pregam o evangelho, não tem um bom testemunho, são péssimos pais e companheiros matrimoniais, não têm paz consigo mesmo, por isto tentam se enganar nas suas inverdades; pregam em alguns casos a caridade, mas não a fazem, são julgadores, caluniadores, difamadores, procuram sempre briga e baixaria; por fim o que amam na verdade são a si mesmo, não querendo jamais morrer para si mesmos e viver para Cristo.
Que Deus vos abençoe e livre destes lobos transvertidos de ovelhas.

Artigos que lhe podem servir de auxilio  e relação no tema:

Batismo e Ceia do Senhor:
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/06/importancia-do-batismo-nas-aguas-e-da.html

Catolicismo:
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/06/seitas-e-heresias-adventistas-do-setimo.html

Adventistas:
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/06/seitas-e-heresias-parte-ii-adventistas.html

Mórmons e testemunhas de Jeová:
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/06/seitas-e-heresias-parte-i-mormons-sud-e.html

Bizarrices e falsos profetas no meio gospel:
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/05/bizarrices-e-falsos-profetas-no-meio.html

Teologia da prosperidade:
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/05/e-tal-teologia-da-prosperidade-isto-e.html

Todo mundo quer viver no céu, mas ninguém quer morrer para si mesmo:
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/02/todo-mundo-quer-viver-no-ceu-mas.html

OBS.: Não deixem de olharem na parte final do blog, os artigos mais acessados.

9 comentários:

  1. Gostei mt parabens pois esse. Site tirou minhas duvidas. Fique na paz do Senhor.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo texto, estou em uma luta porque os mormons estão distorcendo toda a bíblia para a família do meu namorado.

    ResponderExcluir
  3. AMADO,ME DESCULPE lhe falar mas em alguns texto,eu discordo,por que vc fala que aqueles que falar contra dizimos e ofertas é um falso profeta,agora amado irmão,mesmo que vc venha me tachar ou me chamar de falsa profeta,quero te fazer uma pergunta: Onde está escrito nas Escrituras Sagradas que o diźimo era dinheiro. Paulo nunca pediu o dízimo,se vc discorda,então mostra na palavra de Deus,Paulo pedindo ou falando de dar ou devolver o dízimo. Amado o dízimo é da velha aliança,dízimo é da lei de Moisés, irmão quem dá ou devolve como queira camar o dízimo está deibaixo da maldição,por que diz na palavra de Deus,que ninguem é justificados pela "LEI",somos justificado perande Deus pela fé,não mas pela lei,por que diz nas Escrituras Sagradas que o fim da lei é CRISTO. Leia Romanos 10,este capitulo fala da lei de Moisés e o fim da mesma. eu sei que a sua intenção é ajudar,mas não podemos fala o que aprendemos de pastores teologicos e sim o que está nas Escrituras sagradas. Irmão,dízimo é da lei de Moisés,e esta lei ja foi cumprinda,por que Cristo não veio abrrogar,mas cumprir,ele cumprio a lei da velha aliança.Quando ele morreu,a velha aliança morreu com ele e quando ele ressuscitou ele toruxe pra todos nós a nova aliança,que não é mais pela lei e sim pela fé em cristo,o Salvador. Fique com Deus. Gálatas 4;16.

    ResponderExcluir
  4. Rosa Silva, quanto ao seu questionamento, aqui no blog fiz um artigo sobre dízimo e oferta.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde! Comecei a ler e a estudar a Bíblia Sagrada (tanto o Velho como o Novo Testamento). Eu me deparei com o texto de Mateus, sobre os falsos profetas, e isso iluminou minhas ideias e também me trouxe questionamentos. Eu percebo que algumas igrejas possuem líderes e seguidores que não "transpassam" a imagem de Deus, o amor de Deus, a solidariedade, a bondade... Muito pelo contrário, percebo que alguns seguidores e líderes são seres agressivos, que no dia-a-dia não transpassam coisas boas, entende? Mas fico feliz por saber que não é assim que deve ser. Deus é Amor, bondade, sabedoria, fala e coração manso... Enfim, parabéns por seu texto e por seus estudos. Att.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia achei muito bom me ajudou muito... sobre dizmimos e ofertas creio que vem da parte do senhor... ele é o dono de tudo alem disso ajudamos a obra com essa devolução, eu dou meu dizimo e oferto de coração, pois a obra de Deus precisa muito... somos a igreja e devemos contribuir sim!!!!

    ResponderExcluir
  7. Bom dia achei muito bom me ajudou muito... sobre dizmimos e ofertas creio que vem da parte do senhor... ele é o dono de tudo alem disso ajudamos a obra com essa devolução, eu dou meu dizimo e oferto de coração, pois a obra de Deus precisa muito... somos a igreja e devemos contribuir sim!!!!

    ResponderExcluir