Seja bem vindo

"Bem aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na Lei do Senhor. Bem aventurados os que guardam suas prescrições e o buscam de todo o coração; não praticam iniquidade e andam nos seus caminhos. Tu ordenaste os teus mandamentos, para que os cumpramos à risca. Tomara sejam firmes os meus passos, para que eu observe os teus preceitos." Salmos 119:1-5



terça-feira, 18 de março de 2014

O que Jesus disse com relação a parábola da figueira?


O texto de Lucas 21:29:37 nos mostra uma palavra profética a respeito da volta de Cristo, algo mencionado pelo próprio.

No entanto, o que ele quis dizer com esta parábola?

Era algo futuro ou foi para um evento passado, para aquela geração daquela época?

Queridos leitores, este é um caso para ler não somente a parte citada acima, mas o texto desde o versículo 5 do capítulo 21, bem como ver a concordância bíblica com o mesmo sermão narrado no evangelho de Mateus.

Ao pegamos o capítulo todo de Lucas 21, veremos que a conversa se deu a respeito de quando o Templo seria destruído, sendo que a partir do verso 8 até o 36, há várias margens para as mais diversas interpretações.

No meu ponto vista, Cristo falou tanto sobre o que ocorreria no primeiro século como no final dos tempos (para o nosso futuro).

Por exemplo, em Lucas 21:20-24 vemos que isto está ligado ao ocorrido no ano 70 d.C. com a destruição de Jerusalém, que foi um evento futuro para a época de Cristo, que profetizou em meados do ano 30 d.C.

No entanto, Lucas 21:25-28 já mostra claramente um evento que ainda não ocorreu, que é a volta de Jesus.

Com relação a figueira, muitos estudiosos da palavra a ligam ao restabelecimento de Israel, que deu-se em 1948, com a volta de Jesus, dizendo que não passaria aquela geração (ninguém que nasceu nesta época morreria) sem que presenciasse a volta de Jesus.

Isto é complicado de afirmar pois, geração está ligada não a morte, mas tempo, sendo que 40 anos em termos bíblicos é uma geração, ao que, de 1948 até hoje 2014, são 66 anos, o que, na teoria dos defensores do retorno à Israel dos judeus ser o marco, temos ainda como prever a volta de Jesus cronologicamente.

Assim, poderíamos dizer que, por este pensamento, Cristo irá voltar em no máximo 54 anos, considerando que algum judeu que retornou à Israel nesta época viva até 120 anos.

Ora, não estou dizendo que Cristo não pode voltar nesta época, mas isto ao meu ver contraria o não saber quando ele retorna, algo dito na bíblia (Mateus 24:36).

A teoria do marco temporal da figueira seria algo tremendamente forte para inserirmos datas.
Diante disto, tenho que dizer que, o verso 29 ao 32 está mais ligado aquela geração de Cristo (século I), que viveu para ver a destruição do Templo – ele não fala unicamente da figueira, mas “olhai para a figueira e para TODAS as árvores”.

Não vejo uma ligação única à Israel nesta passagem, apenas um exemplo de discernimento dos sinais que acontecerão em toda terra (Lucas 21:35).

Assim, quando Ele diz que “não passará esta geração sem que todas estas coisas aconteçam”, não significa que estas coisas são a conclusão de sua volta, mas sim, que aquela geração veria que o Templo seria destruído.

Antes da destruição do Templo em 70 d.C., grande parte destas profecias se cumpriram (Mateus 24:16-22) e é nesta geração que Cristo fez referencia (vide escritos de Eusébio, que nesta época os judeus fugiram de Jerusalém por causa da profecia).

Com relação ao restante das profecias, muitas se cumpriram, outras se cumpriram naquela época, mas servem também para nossa época e outras mais ainda irão se cumprir.

Que Deus vos abençoe e digo aos defensores da ligação de Israel com seu retorno e volta de Cristo com esta geração atual. Torço para que vocês estejam certos nesta revelação defendida por vós e eu errado na minha, pois não passará mais de 50 anos sem que Cristo volte segundo vocês, assim, se eu viver até este limite, serei arrebatado, pois estarei com no máximo 80 anos (acho que chego lá).


Artigos relacionados:
Deus é um ditador ou é democrático?
http://templojovemvirtual.blogspot.com.br/2013/12/deus-e-um-ditador-ou-e-democratico-em.html
O que são os quatro animais do livro de Daniel?
A herética teoria da salvação universal e seus erros
Existe o céu ou paraíso? O que a bíblia fala?
Jesus foi uma criação?
http://templojovemvirtual.blogspot.com.br/2012/07/jesus-foi-uma-criacao-de-deus-pode-ou.html
Jesus é Deus ou não?
A Importância do batismo nas águas e da Ceia do Senhor:
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/06/importancia-do-batismo-nas-aguas-e-da.html 
Não deixe de ler os artigos mais acessados na parte final do blog. 


2 comentários:

  1. O pastor tem facebook? Deixa o endereço pra gente!

    ResponderExcluir
  2. Ter até tenho, mas quase não uso. Geralmente os leitores e seguidores do blog deixam seus E-mails e entro em contato por ele.

    ResponderExcluir