Seja bem vindo

"Bem aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na Lei do Senhor. Bem aventurados os que guardam suas prescrições e o buscam de todo o coração; não praticam iniquidade e andam nos seus caminhos. Tu ordenaste os teus mandamentos, para que os cumpramos à risca. Tomara sejam firmes os meus passos, para que eu observe os teus preceitos." Salmos 119:1-5



domingo, 2 de março de 2014

A doutrina do erro.


Não é incomum vermos seitas e mais seitas se proliferando, bem como heresias se disseminando em nosso meio, utilizando a “bíblia” como fundamento.

Afinal, pode ser a bíblia um livro perigoso?

A resposto óbvia é não!

Porém, quando utilizamos textos isolados do seu contexto ou se pegamos uma frase ou algumas frases, pensamentos ou até doutrinas sem analisarmos o que eu chamo de “harmonia com o geral da bíblia”, podemos incorrer na doutrina do erro.

A doutrina do erro se dá quando damos interpretações diferentes do que a bíblia verdadeiramente quer passar.

Vemos isto em várias passagens bíblicas, isto é, pessoas utilizando a bíblia de maneira diferente do que realmente quer dizer, para dar ênfase na sua doutrina errada.

No entanto que utilizar como exemplo o escrito em 2 Pedro 3:15-16 que diz:

“Tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor, como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu segundo a sabedoria que lhe foi dada. Em todas as suas cartas ele escreveu da mesma forma, falando acerca destas coisas. Suas cartas contêm pontos difíceis de entender, os quais os indoutos e inconstantes torcem, como o fazem também com as outras Escrituras, para sua própria perdição”.

Como visto acima, Pedro esclareceu bem esta questão, onde pessoas pegam partes da palavra e dão uma interpretação destoante do resto da bíblia.

Há pessoas que dizem (tem estudo no blog sobre isto) Paulo é o anticristo, que afrontava Pedro. Para você como distorcem a palavra, que é clara, no relacionamento de Paulo com Pedro, ambos pregavam o mesmo evangelho conforme o texto acima.

Insta dizer que as religiões como o espiritismo, catolicismo, religiões afrodescendentes, e até orientais utilizam a bíblia para mostrar que esta apoia sua doutrina, é claro, utilizam poucos textos, dando interpretações erras, não fundamentando com o restante da palavra.

Finalizo dizendo que a doutrina do erro opera também em muitos seguimentos evangélicos, que tem extrapolado a sã doutrina, e para colaborar com isto, pegam trechos da bíblia, e anulam outros, para dar uma “base bíblica” para sua doutrina do erro.

A bíblia tem vida, mas quando homens dão suas próprias interpretações, a aí o perigo está evidente (2 Pedro 1:20).


Que Deus vos abençoe.

Artigos relacionados com o tema:
O apóstolo Paulo guardava o sábado?
http://templojovemvirtual.blogspot.com.br/2013/05/o-apostolo-paulo-guardava-o-sabado.html
Moisés ressuscitou antes de Jesus como afirmam os adventistas?
O crente (cristão evangélico) pode ser maçom?
http://templojovemvirtual.blogspot.com.br/2012/09/o-crente-evangelico-pode-ser-macom.html
Falsos profetas, como agem e como identificá-los:

Nenhum comentário:

Postar um comentário