O texto de Lucas 21:29:37 nos mostra uma palavra
profética a respeito da volta de Cristo, algo mencionado pelo próprio.
No entanto, o que ele quis
dizer com esta parábola?
Era algo futuro ou foi para
um evento passado, para aquela geração daquela época?
Queridos leitores, este é um
caso para ler não somente a parte citada acima, mas o texto desde o versículo 5
do capítulo 21, bem como ver a concordância bíblica com o mesmo sermão narrado
no evangelho de Mateus.
Ao pegamos o capítulo todo
de Lucas 21, veremos que a conversa
se deu a respeito de quando o Templo seria destruído, sendo que a partir do
verso 8 até o 36, há várias margens para as mais diversas interpretações.
No meu ponto vista, Cristo
falou tanto sobre o que ocorreria no primeiro século como no final dos tempos
(para o nosso futuro).
Por exemplo, em Lucas 21:20-24 vemos que isto está
ligado ao ocorrido no ano 70 d.C. com a destruição de Jerusalém, que foi um
evento futuro para a época de Cristo, que profetizou em meados do ano 30 d.C.
No entanto, Lucas 21:25-28 já mostra claramente um
evento que ainda não ocorreu, que é a volta de Jesus.
Com relação a figueira,
muitos estudiosos da palavra a ligam ao restabelecimento de Israel, que deu-se
em 1948, com a volta de Jesus, dizendo que não passaria aquela geração (ninguém
que nasceu nesta época morreria) sem que presenciasse a volta de Jesus.
Isto é complicado de afirmar
pois, geração está ligada não a morte, mas tempo, sendo que 40 anos em termos
bíblicos é uma geração, ao que, de 1948 até hoje 2014, são 66 anos, o que, na
teoria dos defensores do retorno à Israel dos judeus ser o marco, temos ainda
como prever a volta de Jesus cronologicamente.
Assim, poderíamos dizer que,
por este pensamento, Cristo irá voltar em no máximo 54 anos, considerando que
algum judeu que retornou à Israel nesta época viva até 120 anos.
Ora, não estou dizendo que
Cristo não pode voltar nesta época, mas isto ao meu ver contraria o não saber
quando ele retorna, algo dito na bíblia (Mateus
24:36).
A teoria do marco temporal
da figueira seria algo tremendamente forte para inserirmos datas.
Diante disto, tenho que
dizer que, o verso 29 ao 32 está mais ligado aquela geração de Cristo (século
I), que viveu para ver a destruição do Templo – ele não fala unicamente da
figueira, mas “olhai para a figueira e para TODAS as árvores”.
Não vejo uma ligação única à
Israel nesta passagem, apenas um exemplo de discernimento dos sinais que
acontecerão em toda terra (Lucas 21:35).
Assim, quando Ele diz que “não passará esta geração sem que todas estas
coisas aconteçam”, não significa que estas coisas são a conclusão de sua
volta, mas sim, que aquela geração veria que o Templo seria destruído.
Antes da destruição do
Templo em 70 d.C., grande parte destas profecias se cumpriram (Mateus 24:16-22) e é nesta geração que
Cristo fez referencia (vide escritos de Eusébio, que nesta época os judeus
fugiram de Jerusalém por causa da profecia).
Com relação ao restante das
profecias, muitas se cumpriram, outras se cumpriram naquela época, mas servem
também para nossa época e outras mais ainda irão se cumprir.
Que Deus vos abençoe e digo
aos defensores da ligação de Israel com seu retorno e volta de Cristo com esta
geração atual. Torço para que vocês estejam certos nesta revelação defendida
por vós e eu errado na minha, pois não passará mais de 50 anos sem que Cristo
volte segundo vocês, assim, se eu viver até este limite, serei arrebatado, pois
estarei com no máximo 80 anos (acho que chego lá).
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