Seja bem vindo

"Bem aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na Lei do Senhor. Bem aventurados os que guardam suas prescrições e o buscam de todo o coração; não praticam iniquidade e andam nos seus caminhos. Tu ordenaste os teus mandamentos, para que os cumpramos à risca. Tomara sejam firmes os meus passos, para que eu observe os teus preceitos." Salmos 119:1-5



quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Purgatório existe ou não?


Não! É uma invenção da igreja católica para arrecadar dinheiro e colocar sobre ela um poder pós morte de retirar as almas de um estado de castigo. Com isto ela leva as pessoas a crerem que mesmo após sua morte, ainda têm chances para sair da condenação (castigo) ou perdição através das orações dos vivos aqui na terra e das liturgias “divinas”.
Este último ponto acima citado é mais problemático. É preciso salientar que, tal costume se originou quando a igreja católica quis através das indulgências arrecadar dinheiro, buscando no medo que as pessoas tinham do purgatório, do terror que os padres colocavam nas pessoas, impor o purgatório como uma passagem para o céu, sendo que a mesma se daria através de sua liturgia.
Ora, veja que isto se deu já com uma convicção para lá de errada, mas vamos mais adiante.
Como não tinham uma boa base bíblica (pois se apoiavam apenas em suas doutrinas feitas nos concílios de Lyon, Florença e de Trento) começaram então usar livros que não tinham inspirações divinas, os colocando como parte de sua Canon, ou seja, como sendo algo divinamente inspirado e que pode fazer parte da bíblia (é claro que fizerem isto contra a reforma protestante também).
Se utilizam do livro apócrifo de 2 Macabeus 12:42-46 como base para fazer a “intercessão” pelos mortos, que para eles diminuem o período de castigo no purgatório.
É notório o disparate desta doutrina com o verdadeiro cristianismo. Desta maneira está completamente longe do que a bíblia condena (vinculação da fé com os mortos) e se aproxima do espiritismo (o que a bíblia condena). Assim posso afirmar que isto parte de uma doutrina espírita e não cristã.
Outro ponto, ou melhor, outra base que usam (neste caso não é livro apócrifo) é o escrito em 1 Coríntios 3:10-15, principalmente nos três últimos versículos. Estes dizem o seguinte: “a obra de cada um se manifestará; na verdade, o Dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um. Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão. Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo”.
Observe que, nada neste texto se refere ao purgatório. Deixe eu explicar: o texto acima diz o seguinte que a cada um (salvo mediante a fé em Cristo Jesus) deve praticar obras com base no fundamento posto por Jesus. Chegará a época em que o “fogo” (que é o dia do juízo, de estar diante de Deus) mostrará as nossas obras, sendo que aquilo que fizemos forem as obras da fé (Tiago 2:14-24), ou seja, as obras que testificam nossa mudança de vida, o arrependimento genuíno, transformação, seguirmos os mandamentos de Deus, então aquele que andou nos princípios de Cristo, este receberá galardão.
Note que aqui há coisas tremendas para aquele que obtém o galardão, sendo que nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem subiu no coração de homem algum o que Deus tem preparado para estes. Mas o texto no último versículo diz que se as obras forem ruins, não se mostrarem puras, não servirão para dar galardão para o mesmo, porém o mesmo será salvo, sendo que suas realizações não servirão para nada.
É claramente então mostrado aqui, que nada dá respaldo para o purgatório, pelo contrário, mostra que devemos agir corretamente aqui na terra, pois seremos enaltecidos ou rebaixos pelo que fizemos aqui, sendo que depois não há mais tempo para arrependimento ou receber orações intercessoras de pessoas ou da Igreja após nossa morte. Existe o castigo, mas não como prega a doutrina do purgatório! Por exemplo, ninguém verá a Deus sem santidade (praticava algumas obras da carne ainda), isto é um castigo. A pessoa foi salva, porém não terá o privilégio de estar face a face com Deus.
Ainda temos muitas passagens bíblicas em detrimento do purgatório, irei citar algumas: Em Lucas 23:39-43 vemos ali Jesus crucificado com um malfeitor (veja que é alguém que não tinha boas obras), sendo que um se arrependeu e pediu para Jesus se lembrar do mesmo, ao que Cristo responde “em verdade te digo que hoje mesmo estarás comigo no paraíso”. Jesus não disse, tu vais primeiro ao purgatório e lá pagues tuas dívidas e aí iras para o paraíso depois que alguém interceder por ti. NÃO! Ele disse HOJE MESMO. Resta, porém dizer que, com base no texto de Coríntios este foi o que chamamos salvo pelo fogo, isto é, não receberá o galardão, foi salvo, mas de nada servirá para seu enaltecimento as suas obras.
Lucas 13:5 fala sobre o arrependimento, que é pessoal, ninguém pode se arrepender por você mesmo, caso não o façamos, pereceremos. Se não dermos frutos seremos cortados.
Lucas 16:19-31 mostra-nos a parábola do rico e do mendigo Lázaro. Insta dizer que o versículo 26 diz que quem está no lugar de tormento (Hades) não pode passar, ou ir para o paraíso, assim vemos que após a morte tanto os que são salvos como os que estão perdidos, já sabem de sua condenação, sendo que no Dia do Juízo final apenas será mostrado o porque ali estamos (vida eterna ou perdição) e também quem receberá galardão ou não.
Como supra mencionado, o lugar neste texto, a palavra grega usada era Hades, sendo que os católicos se utilizam mais de textos onde a palavra grega é o Geena que vem do equivalente do hebraico que é Geh Hinnom, que era um lugar onde se lançava corpos de pessoas mortas consideradas indignas, imundícies e o lixo.
O que quero dizer com isto? É que da mesma forma também está em detrimento com a doutrina do purgatório. Em Lucas 12:5 a palavra é Geena, sendo que o sentido da “frase” é o mesmo da condenação do Hades.
Fica evidente em muitas outras passagens, a palavra Geena não está sendo mostrada como um lugar de sofrimento temporário ou lugar de penitência, isto é, para analisar o que você fez de errado aqui na terra, se arrepender e depois ir para o céu. Eis aqui alguns textos onde a palavra inferno é Geena, leia e veja que o sentido é de perdição total e não parcial, Mateus 5:22; Mateus 5:29; Mateus 10:28; Mateus 23:15; Mateus 23:33 (este daqui é o principal, pois se refere a pessoas que nem criam em Jesus, ou seja será mesmo quem não crê em Jesus depois vai sair de lá e ir para o paraíso?); Tiago 3:6; Marcos 9:43 (neste aqui fala que o fogo nunca se apaga, ou seja, nunca sai de lá).
Diante disto caro amigo católico ou não, por qualquer lado que se analisa a questão, o purgatório é uma invenção do catolicismo, deturpando mais uma vez as sagradas escrituras, mudando as leis e as doutrinas verdadeiras por doutrinas humanas. Como o estudo disse, o castigo existe, mas não é no purgatório que alguém receberá o tal.
Apenas para refrescar a memória dos que vivem pela graça e são salvos mediante a fé em Cristo Jesus, deixo o texto de Romanos 8:1 que diz: “Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito”.
Que Deus vos abençoe e sigam no ministério da graça outorgada por nós na cruz, deixando de lado doutrinas homens, sendo que a salvação cada um dará conta de si mesmo, na mostra de sua obras de fé.

Artigos relacionados:
Maria, amá-la ou odiá-la:
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2010/12/maria-ama-la-ou-odia-la.html

Ecumenismo é algo bíblico? Devemos praticá-lo?http://templojovemvirtual.blogspot.com/2010/12/ecumenismo-onde-tem-isso-na-biblia.html

Seitas e heresias: Catolicismo
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/06/seitas-e-heresias-adventistas-do-setimo.html

Não deixem de ir até o final do blog para ver artigos que são os mais acessados.

8 comentários:

  1. Pz,Pastor! Quando uma pessoa em Cristo morre ela fica consciênte ou fica em estado de sono ?

    ResponderExcluir
  2. Pastor, lendo outro artigo (Vida após a morte), pude entender melhor sobre o estado de sono. Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. A Paz, pastor.
    Por favor, gostaria que o senhor sanasse algumas dúvidas que tenho. Mas como sabemos, a verdade está contida unicamente na Bíblia, e devemos segui-la como Única Fonte confiável. Então, pastor, sane as dúvidas de um fiel...

    29) Onde está escrito na Bíblia que alguém para ser salvo deve “aceitar” Jesus em uma seita protestante? 30) Onde está na Bíblia a tão falada Igreja invisível?

    ResponderExcluir
  4. 1) Onde está na Bíblia a permissão para Lutero promover uma reforma na Igreja Católica? 2) Onde está na Bíblia a permissão para que qualquer um promova reformas na Igreja Católica? 3) Onde está na Bíblia a permissão para que alguém promova reformas em qualquer igreja, seja católica ou não?
    4) Considerando que DEUS teria levantado Lutero para rever os “erros” do catolicismo, onde está na Bíblia a permissão para alguém separar-se de Lutero e do Luteranismo e fundar uma nova denominação protestante?
    5) Onde está na Bíblia os critérios para que se conclua com total êxito as situações em que Lutero errou ou acertou? 6) Qual o texto bíblico que ensina ao protestante quando ele tem o direito ou não de consertar o Luteranismo? 7) Onde está na Bíblia as situações que permitem a qualquer protestante fundar novas denominações? 8) Onde está na Bíblia as situações que permitem a qualquer protestante mudar de denominação?
    9) Onde está na Bíblia as explicações necessárias ao protestante para que ele saiba quando e quem deve fundar denominações e quando e quem deve apenas trocar de denominações?
    10) Onde está na Bíblia que foi Constantino que fundou a Igreja Católica? 11) Onde está na Bíblia que Lutero deveria consertar os erros da Igreja de Constantino? 12) Onde está na Bíblia que após os consertos de Lutero, alguns protestantes deveriam permanecer com ele e outros deveriam fundar novas denominações para consertar também os erros de Constantino e do próprio Lutero?
    13) Onde está na Bíblia que o protestante pode chamar Maria de mãe de aluguel ou de mulher como outra qualquer ? Com que autoridade o protestante o faz?
    14) Onde está na Bíblia que ao contrário de Jesus Cristo o protestante não deve de chamar de pai o Altíssimo DEUS?
    15) Onde está na Bíblia que o protestante só deve batizar quando a pessoa tiver “entendimento”?
    16) Onde está na Bíblia que o protestante está desobrigado de recitar o PAI NOSSO?
    17) Onde está na Bíblia que o protestante pode ignorar o texto de Tiago que diz que a Fé sem obras é morta e ao contrário do que diz a Bíblia todo e qualquer protestante pode sentir-se salvo assim mesmo e com antecedência e sem julgamento?
    18) Onde está na Bíblia a autorização para que o protestante ignore a Bem Aventurança de Maria?
    19) Onde está na Bíblia que os “irmãos” de Jesus eram filhos carnais de Maria e José?
    20) Onde está na Bíblia que interpretação alguma é de caráter particular ? A Bíblia diz o contrário. Pedro afirma o contrário. 21) Onde está na Bíblia que o protestante deve desprezar a tradição? São Paulo nos orienta a guardarmos as tradições. Com que autoridade o protestante interpreta a Bíblia e ignora a tradição?
    22) Onde está na Bíblia que o protestante pode dizer e considerar que Igreja não serve para nada ou não salva ninguém?
    23) Onde está na Bíblia de forma clara os pecados contra o Espírito Santo? A Bíblia só diz que os pecados que a blasfêmia contra o Espírito Santo não será perdoada. Mas o que seria a blasfêmia contra o Espírito Santo?
    24) Onde está na Bíblia o motivo pelo qual as blasfêmias contra Jesus podem ser perdoadas e contra o Espírito Santo não são passíveis de perdão?
    Por que tal distinção? Acaso ambos não são pessoas do mesmo DEUS ? Sobretudo, o que o protestante não se pergunta é

    24) Por que ele confia na Bíblia? 25) Por que ele confia em Lutero se já leu: “maldito o homem que confia em outro homem”?
    26) Como o protestante pode saber pela Bíblia, portanto sem confiar no homem, se sua Bíblia tem todos os livros corretos e inspirados pelo Espírito Santo?
    27) Como pode o protestante pela Bíblia saber se a própria Bíblia é a única fonte de revelação?
    28) Onde está na Bíblia a doutrina da trindade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O anonimo precisa fazer um curso de estudo biblico
      são muitas dúvidas

      Excluir
  5. Biblicamente o ecumenismo é contrário aos preceitos divino,pois Jesus disse que veio para separar e não ajuntar,ele não veio trazer paz e sim espada e com toda a minha certeza essa espada é a bíblia que é a nossa bússola.

    ResponderExcluir
  6. Ops! Me perdoem errei a página kkkk

    ResponderExcluir