Seja bem vindo

"Bem aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na Lei do Senhor. Bem aventurados os que guardam suas prescrições e o buscam de todo o coração; não praticam iniquidade e andam nos seus caminhos. Tu ordenaste os teus mandamentos, para que os cumpramos à risca. Tomara sejam firmes os meus passos, para que eu observe os teus preceitos." Salmos 119:1-5



quinta-feira, 19 de maio de 2011

Por que as Igrejas evangélicas não são unidas?


De início, cito o escrito em I Coríntios 12:12-31 que fala sobre a unidade orgânica da Igreja, onde temos uma clara visão que nem todos somos iguais (em posição social), e nem todos fomos chamados para fazer a mesma coisa no corpo de Cristo (uns são apóstolos, outros evangelistas, outros profetas, outros pastores e outros para serem mestres) e até mesmo que para determinadas pessoas foram outorgados dons especiais (cura, sinais, milagres...).
Com isto, temos a idéia que nosso chamado para sermos a Igreja de Deus, tem em si, muitas funções, sendo que, destas funções nascem às formas do poder de Deus agir e disto se criam as denominações onde uma se atém mais ao ensino, outra na busca de poder, uma de cunho mais evangelístico e assim vai.
O fato é que, o mais correto, seria que em toda Igreja (denominação), se deleita-se de tudo que foi proposto por Deus, pois isto era para a Igreja, e os coríntios tinham tudo isto em sua comunidade. Porém cada denominação busca apenas uma corrente, ou seja, ser mais tradicional (mais palavra, ensino) ou pentecostal (mais poder, milagres, evangelismo). Isto nos leva para um estudo já feito, que é crentes tradicionais x pentecostais, porém quero ir mais além neste estudo.
Hoje vemos os crentes desunidos, mas há uns cem anos atrás não era assim. Quando leio biografias de pregadores do passado, não da época da bíblia, mas de uma época mais recente, vejo que entre eles se tinham comunhão. O que aconteceu?
O que aconteceu foi que os pastores e as igrejas de hoje são divididas entre si por medo, por haver mal caráteres, espertalhões, visões diferentes. Sim, estamos vivendo uma era como já preconizada por Paulo em II Timóteo 3:1-9 que diz: 1  SABE, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.
2  Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,
3  Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons,
4  Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,
5  Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.
6  Porque deste número são os que se introduzem pelas casas, e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências;
7  Que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade.
8  E, como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé.
9  Não irão, porém, avante; porque a todos será manifesto o seu desvario, como também o foi o daqueles.”
Ora, isto também vale para dentro das Igrejas. Atualmente vemos uma gama de pseudo-pastores surgindo de todos os cantos, e muitos só querem bagunçar o corpo de Cristo, provocando divisões e contendas. Você chama um pregador e o mesmo começa a chamar os membros de sua Igreja para a dele.
Se você liga a TV, verás que muitas Igrejas que tem um canal de comunicação na mão, não estão interessadas em pregar para quem não é crente e sim querem chamar os crentes de outras igrejas para sua, com o pretexto se que esta igreja é melhor ou  mais poderosa do que a que ele está.
É difícil viver em comunhão com outras Igrejas também pela visão. Nem todas têm uma visão missionária ou de busca pelo poder de Deus. O problema não é nem tanto a visão, pois como no primeiro texto citado, nem todos somos iguais, mas se nós nos respeitássemos, a direção que Deus deu para determinado povo, não teria problema em chamar pregadores de Igrejas tradicionais para uma pentecostal e vice-versa.
Então, é com tristeza que digo que tal falta de união se deve não apenas por não observância das escrituras, mas é um cumprimento de uma profecia, que no fim dos tempos e são os nossos tempos, teriam lobos para tentar destruir o rebanho de Deus.
Vejo que os pastores não estão mais unidos por precaução (apesar de que há unidade entre muitos, mas bem selecionada)e também por amor ao rebanho, lhes dando uma proteção contra danos na sua fé e chamado.
Eu como pastor sei disto, e é por isto que sempre peço à Deus direção com quem devemos nos relacionar (outras igrejas), para não haver atrito e nem confusão no futuro.
Por isto devemos andar com quem está mais perto do descrito em Coríntios, isto é, com quem mais segue a palavra e o amor de Deus, com quem respeita e sabe que o corpo é composto de muitos membros que são diferentes, porém unidos formam o corpo de Cristo, a Igreja.

7 comentários:

  1. e isso e verdade tem muitos pastores que desconfiam de qualquer pastor novo que chega a sua igreja. pois existem pastores que so querem roubar as coisas dos outros "como famosos pastores de igrejas bem conhecidas" acham que Deus não serve para nada nem para dar uma simples palavra para ele, novas pessoas para a sua igreja, o dinheiro para aquela reforma, isso e muito tenso. se na bíblia diz que Deus te suprira em qualquer dificuldade, cade que eles ouvem. e a vida cristã!!!

    ResponderExcluir
  2. Bem colocado Daniel. O maior problema de muitos pastores , é cair na síndrome de Lúcifer (o orgulho). Deixam de ser pastores e se tornam lobos vorazes que querem não apenas destruir seu rebanho, mas também o dos outros. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas, por isto o pastor de verdade tem mais receio de convidar qualquer um para pregar para seu povo.

    ResponderExcluir
  3. Toma vergonha rapaz cada um busca seu ponto de vista.ela é desunida porque não tem base nenhuma,com a ordem de que foi criado essa religião.Ela só divide igual o demonio igreja é uma só.Só ficam roubando as pessoas de boa fé.

    ResponderExcluir
  4. Quem tem que tomar vergonha é voce, pois nem se identificou.

    Base tem e muita, e se não sabes, Cristo Jesus sabia que isto aconteceria e nos alertou para não aceitarmos isto, pois Ele mesmo disse, que "devemos sermos um como o Pai o é em nós", ora se Ele falou isto era para previnir-nos de tais coisas.

    Se nao sabes os demonios são muito unidos (leia a bíblia).

    Igreja é uma só, porém assim como na Igreja do primeiro século existiam denominaçoes (leia a bíblia).

    Quem tenta roubar a fé das pessoas sao os demonios e os falsos profetas, um deles é a igreja católica, que se apostatou da fé e misturou tudo com seu paganismo, a babilonia, que introduziu suas mentiras no mundo.

    Aceite à Jesus.

    ResponderExcluir
  5. ih, ão pega pesado assim com a igreja católica não. respeito é uma dadiva dos filhos de Deus, amor é outro sinal. essa desunião existe e sempre existirar pois as mais novas e milhares de religião que ainda surgiram. só vão surgir por mais discordância. só existe um momento de união entre vocês evangelicos na hora de condenaram a igreja católica juntamente com os católicos. é estranho um só Deus um só ensinamento e tanta mais tanta contradições esntre o grupo evangelico. quando dá para os demonios serem mais unidos. o negocio tá feio hem? e meu nome é sandra e essa é minha opinião quando você deixa espaço para opiniões não se estresse e trate mal os que não concordam com voçê.

    ResponderExcluir
  6. só um detalhe eu não sou o anonimo de cima, por isso me identifiquei. sandra.

    ResponderExcluir
  7. vc citou 1 corintios capítulo 12, mas este texto não se aplica a nenhuma igreja evangélica das que exitem. Quando essas igrejas começaram na reforma protestante, elas já começaram desunidas se formando várias vertentes, todos sao protestantes mas cada uma tem uma direção oposta. Vc sabe que exite um povo que prega unidamente a mesma mensagem bíblica genuina em todos os países do mundo, onde vc morar eles te visitam, vc sabe de quem estou falando.

    ResponderExcluir