Seja bem vindo

"Bem aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na Lei do Senhor. Bem aventurados os que guardam suas prescrições e o buscam de todo o coração; não praticam iniquidade e andam nos seus caminhos. Tu ordenaste os teus mandamentos, para que os cumpramos à risca. Tomara sejam firmes os meus passos, para que eu observe os teus preceitos." Salmos 119:1-5



quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Se Deus nos ama, por que tanto sofrimento? O Deus da bíblia é Deus tirano ou bom? O Deus o Antigo Testamento é o mesmo do Novo Testamento?


Eis uma pergunta que é sempre usada por quem não conhece de bíblia para refutar a forma ela mostra Deus.

A maioria das religiões que não são cristãs, mas que gostam de citar a bíblia, em especial Jesus, fazem sempre uma divisão, entre o Deus do Antigo Testamento com o do Novo Testamento.

O espiritismo é o que mais gosta de fazer isto. Nunca olham para a severidade de Deus, apenas nas partes que mostra a sua bondade é que se apegam.

Ora, o Deus o Antigo Testamento é o mesmo do Novo Testamento!

O que diferencia é na forma de agir.

Jesus estava no início de tudo, pois é Deus e este mesmo Deus é quem falou com Moisés sobre a Lei e falou com Paulo sobre a Graça.

No entanto, tanto no AT como no NT há harmonia nas mensagens.

A bíblia inteira fala sobre o amor de Deus. A maldade vem por parte de Deus (Ele é quem faz o bem e o mal – Isaías 45:7) por consequências da escolha humana.

Deus é bom! Jamais um tirano.

Porém Ele se ira com nossas provocações ao pecarmos e o nosso desejo em desobedece-lo nos afasta dele e nos aproxima das penalidades que o pecado traz.

Com o que já foi posto aqui, podemos dizer que o Deus do Novo Testamento é mais rigoroso do que o do Antigo Testamento e vou mostrar.

Se olharmos para o AT, Deus condena o adultério (sétimo mandamento), mas vinculado ao ato consumado, ou seja, a relação sexual. No NT Jesus, que é o mesmo Deus do AT, se mostra mais rígido nesta questão, ao dizer que “só de olhar para uma mulher com intenção má em seu coração, já adulterou”.  Mateus 5:28.

Se continuarmos a ler este capítulo de Mateus, desde o versículo 21 até o 32 vemos Ele mais rigoroso no tocante ao pecado.

As pessoas criam em suas mentes um Deus terrível no AT e extremamente pacato no NT – isto é um erro.

Deus é amor! Sua natureza é amor de Genesis à Apocalipse, porém de Genesis à Apocalipse Ele também é justo, e devemos compreender que a condição de ser Deus não está adstrita ao que achamos que Ele é, mas Ele é o que é, assim, Ele é bom, porém quando nos rebelamos contra sua palavra, Ele cria o mal contra nós, não porque Ele é mal, mas porque buscamos o mal.

O sofrimento que passamos é o que buscamos, não é culpa de Deus. É a lei da semeadura! Mesmo tendo aceitado a Cristo, ainda sim nossa natureza é inclinada a pecar.

Ele nos mostrou sua bondade na cruz e mostramos para ele nossa maldade ao desprezarmos este sacrífico.

Quantas pessoas ficam alheias a presença de Deus num culto? Alguns nem se quer levam a bíblia, ou oram, ou se alegram por estarem ali. Se formos olhar para as pessoas que estão no mundo, cada uma está numa condição pior que a outra, ninguém quer fazer o bem, mas sim contrariar a palavra de Deus – ninguém tem tempo para Deus, ninguém quer que Deus se intrometa nas suas vidas.

Podemos assim concluir que, o sofrimento é por nossa causa. Deus não é tirano, é juiz e dá ao ser humano aquilo conforme ele tem semeado. O Deus que servimos é o mesmo do AT e NT, porém age de uma forma diferente, ao meu ver, mais rigoroso com o pecado, exigindo mais entrega nossa, por termos recebido a revelação de Cristo.

Que Deus vos abençoe.

Artigos relacionados com o tema:

Paulo pregava outro evangelho?

Ressurreição do corpo

O que a bíblia fala sobre "arrebatamento"?
http://templojovemvirtual.blogspot.com.br/2012/08/o-arrebatamento-o-que-biblia-fala.html

Como é a situação de quem morreu salvo e o de quem morreu sem Deus.
http://templojovemvirtual.blogspot.com.br/2011/12/vida-apos-morte-qual-e-situacao-do-que.html

Purgatório, existe ou não?
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/08/purgatorio-existe-ou-nao.html

O Fim dos tempos - Arrebatamento
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/04/o-fim-dos-tempos.html

O fim dos tempos II (a era após o arrebatamento)
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/04/o-fim-dos-tempos-era-pos-arrebatamento.html

Não deixem de ir até o final do blog para ver artigos que são os mais acessados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário