Seja bem vindo

"Bem aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na Lei do Senhor. Bem aventurados os que guardam suas prescrições e o buscam de todo o coração; não praticam iniquidade e andam nos seus caminhos. Tu ordenaste os teus mandamentos, para que os cumpramos à risca. Tomara sejam firmes os meus passos, para que eu observe os teus preceitos." Salmos 119:1-5



quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Vaidade, por que tanta vaidade?


Se lermos o livro de Eclesiastes vamos notar que esta palavra é muito falada nele. Afinal, o que é esta vaidade mencionada na bíblia?
Vaidade é algo passageiro, que massageia nossas emoções, mas que sempre passa, sempre acaba, como se fosse uma ilusão, algo que não devemos por nossa esperança como sendo algo definitivo.
O ser humano tende a empenhar muito esforço naquilo que é vaidade, naquilo que é passageiro. É como quando alguém compra uma casa, a casa dos seu sonhos, vem aquela felicidade, momentos em que a pessoa nem consegue dormir de tanta alegria, faz churrasco, chama os amigos, mas assim como tudo neste mundo, tal acontecimento é vaidade, pois depois de um tempo, esta alegria não será a mesma, não se fará mais churrasco pelo mesmo acontecimento, não vai mais perder noite de sono pela realização deste sonho (se perder agora é porque está preocupado com a hipoteca ou prestação).
Assim, poderia utilizar como exemplo outras vaidades, como o casamento, compra de um veículo, o trabalho, a paternidade, maternidade, os prazeres, fama, dinheiro, cuidado do corpo e outros mais, sendo que tudo nesta vida é vaidade.
Talvez você esta se perguntando por que estou escrevendo sobre isto, e lhe digo que é para alertar as pessoas sobre aquilo que não é vaidade!
Quero lembra-lhes que esta vida aqui na terra não passa de uma monotonia (Eclesiastes 1:2-11), tudo se repetindo, pessoas nascendo e outras morrendo, trabalhamos, mas nunca nos fartamos, sempre precisamos continuar trabalhando, adoecemos e saramos, mas depois adoecemos outra vez, ainda vemos que até na natureza tudo é igual.
Afinal, para não ser uma pessoa deprimida diante de tal realidade, no que devemos nos apegar?
Naquilo que nos dá esperança! No Senhor Deus, na obra que Ele pode fazer por nós quando estamos debaixo de sua misericórdia (Lamentações 3:21-26).
Isto nos difere dos que não tem Deus, pois aquele que não crê em Deus não tem esperança, imagina, trabalhamos para ter uma sustento, mas cremos que isto um dia terá fim, esta fadiga, esta necessidade, um dia vamos morar no céu, esta é uma esperança, já quem não tem Deus, trabalha, se fadiga e não tem esperança de nada, é uma vida que não tem sentido, pois espera a morte para deixar de existir (na concepção deles), então a passagem destas pessoas pela terra não se tornou um tempo de prova, mas uma cumprimento de sentença.
Deus nos dá o sentido para estarmos ainda aqui, nos mostra aqui como um tempo de provação (Apocalipse 2:11), ao que devemos buscar o Reino de Deus e sua justiça, pois as pessoas andam inquietas e preocupadas com o que vão comer, vestir, se sustentar, comprar, vender, sendo que tudo isto não passa de vaidade (Mateus 6:25-34).
Devemos colocar o nosso coração naquilo que não vai um dia perecer (Mateus 6:19-21), mas sim naquilo que a vaidade não alcança.
O maior trabalho que podemos desempenhar nesta vida (que é única) é a propagação da palavra de Deus, pois vidas que levamos à Jesus estarão conosco na Glória para sempre (Marcos 16:16).
Portanto, saibas que tudo nesta vida é vaidade, e é necessário buscar tais coisas, é necessário trabalhar, é bom casar, ter filhos, comprar e vender, mas isto não deve estar no lugar mais alto em nossos corações.
O que deve ser o primeiro em nossa vida é a vontade de satisfazer os mandamentos do nosso Deus, em pregar sua palavra, em nos santificarmos, em fazermos boas obras, em guardarmos a fé e amar a vinda do nossa Messias. Temos que buscar coisas que são do alto (Colossenses 3:1-4), pois Cristo é nossa verdadeira vida, nossa esperança, a verdadeira essência daquilo que não é vaidade.
Que Deus vos abençoe e nos motive sempre a deixar de lado as vaidades desta vida e caminhar em direção ao Reino de Deus, aquilo que não perece.   

Artigos relacionados:

Por que os ateus estão errados?
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/09/o-porque-que-os-ateus-estao-errados.html

O crente da bunda quente:
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/10/o-crente-da-bunda-quente.html

No final do blog acesse os artigos mais populares.

2 comentários:

  1. -
    "Quero trazer a memória, aquilo que me dá esperança"...

    Paz Prs!

    Creio eu que estamos em tempo extremamente vaidosos, consigo mesmo, com seu físico, com seu ego; e o mundo tem apoiado e influenciado nessa vaidade constantemente e com uma intensidade enorme, por isso coloquei a priori este versículo:"Quero trazer a memória, aquilo que me dá esperança"... Se a nossa esperança esta em Cristo, saberemos passar não só por este obstáculo, mas por muitos outros.

    Obrigado pela palavra Prs Samuel.

    Victoria Marques

    ResponderExcluir
  2. Valeu o comentário Vic,

    Deus lhe abençoe.

    ResponderExcluir