Seja bem vindo

"Bem aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na Lei do Senhor. Bem aventurados os que guardam suas prescrições e o buscam de todo o coração; não praticam iniquidade e andam nos seus caminhos. Tu ordenaste os teus mandamentos, para que os cumpramos à risca. Tomara sejam firmes os meus passos, para que eu observe os teus preceitos." Salmos 119:1-5



quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Tem a doutrina da Trindade na bíblia?


A palavra trindade não está na bíblia, creio que por isto há tanta polêmica em torno do assunto. Há uma polêmica também em se referirem à Deus como três pessoas, coisa que vai contra ao credo judaico na oração do “Shemah Yisrael” que diz que Deus é único.
Bem, só com isto já temos um assunto bom para um estudo.
Darei minha opinião e no transcorrer defenderei o porquê disse o que vou dizer.
Não gosto de usar a palavra Trindade, não pela palavra, mas pelo sentido que lhe foi empregado, dando uma atribuição à Deus como sendo três seres, três pessoas, sendo que Deus triuno seria uma expressão melhor, pois nos remete a um Deus não em três pessoas, mas nos revelado em três “manifestações” sendo um único ser, pois acho que quando colocamos nele personalidades diferentes, parece-me um pouco aquela patologia de dupla-personalidade, que no caso seria tripla-personalidade, que seria um agravo ao Deus único.
Calma que vou explicar, em nenhuma parte tanto do AT como do NT a palavra de Deus nos mostra Pai, Filho e Espírito Santo como sendo pessoas diferentes, ou seja, três deuses. Tipo o Pai é o mais forte, Jesus é mais fraco e o Espírito Santo está só para consolar e ensinar.
É errado pensar assim, e creio que muitos se tornaram contra a doutrina da trindade porque existem determinados teólogos que assim pensam, porém não podemos ser extremistas ao ponto de ignorar as manifestações de Deus em uma pluralidade.
Que existe um só Deus isto todo mundo sabe, mas também temos que admitir que Ele manifestou-se para a humanidade em três formas. Gosto de utilizar como exemplo nós mesmos, seres humanos. Cada um possui um corpo, alma e espírito, porém estes três são apenas um em uma pessoa, mas tem hora que se manifesta mais o espírito, outra hora mais a alma e outra hora mais o corpo, não são personalidades.
Vemos desde o início da palavra de Deus esta amostragem do Deus Triuno. Em Genesis logo no primeiro capítulo diz: “no princípio criou Deus (Elohim)”, ora, esta palavra hebraica onde se refere à Deus tem uma pluralidade, algo como se tivessem conversando entre si; em Genesis 1:26 aparece mais uma vez a palavra Elohim quando se diz: “façamos o homem à nossa imagem, conforme nossa semelhança”; Genesis 3:22 diz: “Então disse o Senhor Deus: eis que o homem é como um de nós...”; em Genesis 11:6-7 diz: “E disse: desçamos e confundamos...”.
Note que nestes trechos bíblicos temos a clareza de um Deus em uma pluralidade. Alguns rabinos dizem que em tais trechos Deus estava conversando com os anjos, mas resta dizer que tal conceito está errado, pois os anjos não tem poder criar um ser humano, Deus estava na verdade sendo o verbo que João fala em João 1:1-3. Isto não é complicado, é simples, Deus, Jesus e o Espírito Santo se manifestando na criação, um testificando da vontade do outro.
Nos evangelhos há uma gama de muitas passagens denotando estas três manifestações de um Deus que é único, bem como em escritos Paulinos (2 Coríntios 13:14).
Indo agora de encontro a mais um esclarecimento em dizer que Deus não é três pessoas diferentes, mas sim manifestações diferentes, pego o trecho bíblico de Mateus 28:19 onde o Senhor Jesus nos manda batizar EM NOME do Pai, Filho e Espírito Santo. Perceba que não foi dito nos “nomes”, ou disse nome para cada um, mas foi dado um único nome para estas três manifestações de Deus.
Em João 14:6-9 é o trecho que mostra melhor o que estou querendo dizer, pois em um diálogo do Senhor com os seus, Filipe pede para que Jesus mostre à ele o Pai, sendo que Cristo diz a Filipe que ELE É O PAI, quem tem Cristo tem o Pai, pois ele e o Pai são uma só pessoa (então não há pessoas, mas manifestações reveladas de Deus).
Isto também reforça a idéia de onipresença de Deus, pois quando Jesus estava encarnado aqui na terra, ele ainda estava no céu como em todos os lugares, pois ele não deixou de ser Deus, mesmo estando em um corpo fraco humano, estava manifestando seu amor, mostrando que se humilhou, esvaziou-se de si mesmo e mesmo sendo Deus o Todo-Poderoso, não quis mostrar-se desta forma, e sim quis mostrar-se como o Filho do Homem que venceu o pecado, sem precisar estar nunca condição não humana, mas para humilhar o diabo, se submeteu a mesma posição em que Adão caiu (homem). Como homem (o segundo Adão) venceu aquilo que nenhum tinha conseguido e ao mesmo tempo sem deixar sua divindade de lado.
Para concluir este estudo que muitos acham complicado, mas é mais simples do que imaginamos, digo que a palavra trindade não esta na bíblia, mas não é errado falarmos ela se temos a convicção que Deus é único e se manifestou de formas diferentes, porém se ao referirmos à trindade denotando a Deus três seres distintos entre si, ou seja, separados, cada um em uma escala de importância acima do outro, em resumo pessoas apartadas, aí estaremos errados quanto a essência de Deus e quebrando a revelação bíblica de que Deus é um, Único.
Que Deus lhe abençoe e que permaneça na fé neste que é o Único Deus, manifestado no Pai, Filho e Espírito Santo.
Artigos relacionados:

Deus é ou não onisciente:
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/09/deus-e-ou-nao-onisciente.html

Errais não conhecendo as escrituras e nem o poder de Deus:
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/09/errais-nao-conhecendo-as-escrituras-e.html

Maria, amá-la ou odiá-la:http://templojovemvirtual.blogspot.com/2010/12/maria-ama-la-ou-odia-la.html

Não deixem de ir até o final do blog para ver artigos que são os mais acessados.

29 comentários:

  1. A minha dúvida não é em relação ao tema, mas sim
    no exemplo que vc citou em sermos tripartidos...

    Já li um artigo seu (Vida após a morte!) que fiquei esclarecido a respeito do espírito!

    Mas e a alma, como fica, o que é na verdade?

    ResponderExcluir
  2. A alma é uma parte onde depositamos as emoções, sentimentos, vontades.

    Tanto o espírito como a alma não morrem. São ligados, são um (junto como o corpo), porém tem funçoes diferentes.

    O espírito direciona a revelação, intimidade, consciencia com Deus...

    A alma é o que nos dá o desejo, o anelo por Deus (Salmos 62:1 e Salmos 63:1 e Salmos 119:25). Há muitos exemplos na bíblia.

    O que posso dizer é o seguinte para resumir:

    Quando aceitamos a Jesus, nosso ESPÍRITO é vivificado (somos salvos); a ALMA então inicia um processo limpeza, pois a maldade se aloja nela e precisamos progressivamente limpá-la através da conversão (Mateus 15:18-20), o que chamos também de nascer de novo, aprender de Deus; o CORPO atual será transformado na ressurreição.

    Mais alguma dúvida?

    Obrigado pela visita ao blog. D-us lhe abençoe.

    ResponderExcluir
  3. "Eis que todas as almas são minhas; como a alma do pai, também a alma do filho é minha; A ALMA que pecar, essa MORRERÁ" Ezequiel 18:4

    "E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida; E O HOMEM FOI FEITO ALMA VIVENTE." Gênesis 2:7

    "...o que sucede aos filhos dos homens, ISSO MESMO SUCEDE AOS ANIMAIS; A MESMA COISA LHES SUCEDE: COMO MORRE UM, ASSIM MORRE O OUTRO, TODOS TEM O MESMO FÔLEGO; e a vantagem dos homens sobre os animais não é nenhuma, porque todos são vaidade. TODOS VÃO PARA UM LUGAR; TODOS SÃO PÓ e ao pó tornarão. QUEM ADVERTE QUE O FÔLEGO DOS FILHOS DOS HOMENS SOBE PARA CIMA E QUE O FÔLEGO DOS ANIMAIS DESCE PARA BAIXO DA TERRA?" Eclesiastes 3:19-21 (BÍBLIA DE ESTUDO ALMEIDA - Sociedade Bíblica do Brasil)

    ResponderExcluir
  4. Caro Edis....

    Eclesiastes não está falando de alma, mas da morte do corpo, por isto ele diz que tanto homens como animais morrem.

    O texto que Ezequiel voce precisa ler ele todo para compreender o sentido aqui empregado. Aqui se refere ao pecado!

    Quem pecar levará sobre si o juízo deste sobre si, em outras palavras, o que vive em pecado, está morto para Deus, pois irá para uma eternidade sem Deus.

    Por isto Jesus disse "deixe os mortos enterrar seus mortos". Ele não se dirigiu a pessoas mortas fisicamente, mas que estavam com sua alma morta para Deus.

    A alma não morre literalmente, pois assim como o rico que estava em tormentos no inferno (Lucas 16:19-31), possuia o sentimentos por seus familiares, nos mostra que mesmo no inferno sua alma vivia, porém MORTA para Deus.

    Para terminar o texto muito bem colocado de Genesis diz "ruach" para o espírito e "nephesh" para alma, nesta parte temos a revelação que tanto um como o outro estão ligados.

    Ruach em hebraico soa como um "sopro" e Nephesh soa como "vida" ou "aquilo que anima". Assim meu amigo, podemos entender que espírito e alma estão intimamente ligados, até mais que o corpo.

    No mais, valeu o comentário. De todos os que fizestes, este pelo menos você não foi insano, isto é, falando bobagens ou coisas sem fundamento.

    ResponderExcluir
  5. Certo! mas em relação aos animais,
    tem alma e espírito? como ficam após a morte?

    Em marcos 5:12,13 Jesus permitiu que demônios
    entrassem em porcos, quando é que um demônio
    tem permissão para entrar em um animal?
    e se entrar pode fazer nele o que quiser?

    Me desculpe pela especulação...
    se não quiser responder entenderei!

    Valeu!

    ResponderExcluir
  6. Boa pergunta (Seja lá quem for)...

    Olha, na bíblia em parte alguma vemos dizer que algum animal possui ESPÍRITO, ainda mais que se tivesse espírito teria discernimento, intimidade e consciencia de Deus.

    Porém com relação a ALMA, em certas passagens, principalmente com relação a vida, o sangue, muitos concluem que os animais possuem alma, pois se tem uma vida, uma animação, só o corpo não o faria.

    Eu também creio que os animais não possuem espírito, mas possuem alma, pois tem sentimentos, vontades e etc. PORÉM, pelo fato de não terem espírito, os mesmos findam sua vida aqui mesmo na terra, pois sem espírito não tem como a alma subsitir em um plano futuro.

    A bíblia é clara ao dizer que quando alguém morre seu espírito vai para Deus (Eclesiastes 12:7), assim posso dizer que uma alma sem espírito nao subsiste.

    Vemos na criação que, o ÚNICO ser que foi "soprado" espírito foi o ser humano, os outros foi lhes dado apenas "vida" alma.

    Obs.: só para responder sua colocação de Marcos 5:12-13 da entrada de demonios em porcos, digo o seguinte. Os demonios são espíritos malignos,que para possuirem algo precisão de um CORPO. Isto todos os animais possuem, um corpo. Não tem nada haver com a alma.

    ResponderExcluir
  7. Se a morte está restrita somente termos de corpo físico (quanto a punição divina), para quem acredita assim, (ISTO É ESPIRITISMO), e não se aplica em termos de juízo divino futuro... então... por que pecamos e continuamos pecando... e o nosso corpo (o físico) não tomba sem vida por terra ao infringirmos as leis divinas?
    Por que razão há pecadores (e todos somos) que vivem 70, 80, 90 ou até mais anos, e não morrem no ato dos seus pecados?


    Édis B. Lacerda - B. H. - M. G.

    ResponderExcluir
  8. Se a alma é imortal (jamais morre) como poderá ser aplicada a punição de morte a ela? Como diz o versículo 4 do capítulo 18 de Ezequiel?

    ResponderExcluir
  9. Quem criou este dogma (da imortalidade da ALMA)? A religião? A Bíblia?

    ResponderExcluir
  10. Édis...

    Sua primeira pergunta é ilógica já que se dizes um conhecedor da bíblia. Ora se Deus é amor, ele nós um tempo para nos voltarmos para ele, porém com o aumento da maldade, Deus nos deu um prazo máximo de vida de 120 anos (leia Genesis), por isto ninguém cai morto na hora fisicamente.

    Sua segunda pergunta já foi respondida lá atrás e responde bem a questão de morte de alma. Ora, quem esta em pecado está morto para uma VIDA COMO DEUS, não significa que vai desaparecer, porém estará vivo em seus pecados e na condenaçao eterna. Tanto o espírito como a alma não morrem.

    Com relação a terceira pergunta lhe digo que já foi respondida também, pois se citei partes da bíblia, logo é a bíblia que fala.

    Édis, voce parece está atormentado, pois fica perguntando as mesmas coisas, se estas inseguro é melhor dar uma direção com Deus em sua vida, porque pelo que vejo está em profunda confusão mental e espiritual.

    Fica a dica, para de andar procurando em teorias da conspiração sua verdade, pois se és nisto que tens si apegado, lhe digo que estas mais perdido do que cego em tiroteio, ainda mais que estas teorias mudam a cada hora.

    Se não queres crer no que creio ou não concondar, amém, mas se ainda continua com as mesmas questões é porque sabe que estou certo, mas não que dar o braço à torcer, sendo que ao meu ver teus argumentos com relação este tema já se esgotaram.

    Mas mesmo assim agradeço por suas visitas.

    ResponderExcluir
  11. Que o fundamento da Teologia Cristã é a MITOLOGIA PAGÃ, não ha dúvida é só prestarmos atenção nos dogmas e iremos descobrir sua origem.
    Quanto haver uma alma ou um espírito imortal, em outras palavras,... que há imortalidade no ser humano,... a Bíblia nos diz de onde surgiu esta semente doutrinária.
    De acordo com Gênesis 3:4 esta semnte doutrinária foi lançada pela serpente: "Disse a serpente à mulher: certamente não morrereis". Esta semente doutrinária enraizou-se de forma a tornar possível a idéia que se o espírito ou a alma dos mortos está viva em algum lugar é possível contactá-la através de uma sessão mediúnica. Até hoje vigora esta mentira, quando um sistema religioso, seja ele qual for, prega ou afirma esta mentira, não corrobora com a verdade.
    A necromancia, ou ainda, a invocação de espírito de mortos é uma prática condenável dentro das Escrituras Sagradas, justamente por ser fruto de uma mentira, ver Levítico 19:31, Levítico 20:27, Deuteronômio 18:9-12, Isaías 8:19-22.
    Independente disso, o que prolongava a vida de Adão e Eva era o fato de terem eles acesso à árvore da vida, após a sua desobediência foi lhes vetado este acesso - Gênesis 3:22. Ainda assim de acordo com Gênesis 5:5, Adão viveu até os seus NOVECENTOS E TRINTA ANOS, após este incidente.
    O inferno como lugar de punição e tormento eterno em fogo, mesmo sendo descrito nos evangelhos, tem base na MITOLOGIA GRECO-ROMANA. Citação extraída do livro História da Civilização - Coleção Sérgio Buarque de Holanda, pag. 68:
    "Nas profundezas subterrâneas dominava, como senhor absoluto e sempre invisível, Hades (também chamado Plutão), que atendia ao misterioso reino dos mortos."
    Citação extraída de "CONHECER FANTÁSTICO - MITOLOGIA GREGA - Arte Antiga Editora - Ano 1, Número 10 - pag. 20.":
    "Hade foi um deus triste, que vivia nas profundezas da Terra e só excepcionalmente subia ao Olimpo. Era o deus dos mortos e seu nome significa "invisível". Seus reinos eram os INFERNOS e foi temido por mortais, heróis e deuses. Ninguém ousava pronunciar seu nome e era, por isso, mais conhecido pelo apelido Plutão que, em grego, significa "rico".
    Seu reino tinha muitos minerais preciosos e no escuro das profundezas chegava um grande rio, o Estige, onde os mortos que podiam pagar uma gorjeta pela travessia ao velho Caronte eram transportados. Diante da entrada, estava o temido cão Cérbero e os três juízes do inferno. As almas eram julgadas e as melhores (raras) eram conduzidas aos Campos Elíseos, com campinas cobertas de flores. Os piores eram conduzidos ao TÁRTARO, situado nas regiões mais profundas, e havia ainda uma zona intermediária chamada de Campo dos Asfódelos. Nos três lugares, os gregos reinavam no tédio e lamentavam a perda da vida."

    ResponderExcluir
  12. Edis....

    Você perde muito tempo pesquisando bobagens e quando pesquisa ainda não pesquisa direito.

    Primeiramente que já mostrei por a mais b que o cristianismo verdadeiro (não ocatólico) não tem nada de pagão, ainda que algumas coisas saõ parecidas, o significado é bem diferente.

    Outro ponto é com relação ao inferno. Saibas que isto já tinha se iniciado no judaísmo. Cristo apenas mostrou claramente como a diferença entre o que morria salvo e o que morria perdido. Saibas que existem muitas palavras no NT que definem inferno. Hades é uma delas, mas não ligado ao deus pagão e sim o lugar. Outras palavras usadas são tártaro e genom. Que são mais usadas do que hades.

    Terceiro a árvore da vida foi tirada por causa do pecado. Quem morre sem Deus está morto em seus pecados. Ainda sim ressuscitará para o tormento eterno. Leia Apocalipse 20:13-15.

    Por último, a fé que professamos é bem diferente do espiritismo. Tanto a alma como e espírito são criados e após isto permanecem imortais, uns para a vida eterna com deus outros para a perdição eterna, uma morte para Deus.

    É bíblico, se não acreditas é uma opção sua. É só permanecer da forma que estas para conferir.

    ResponderExcluir
  13. Édis,

    Removi seu comentário por não ser seu comentário e sim propaganda para outros sites que na verdade nem entre eles tem um concesso.

    Dê sua opinião, mas sem fazer propaganda de sites.

    ResponderExcluir
  14. Édis,

    Removi seu comentário por não ser seu comentário e sim propaganda para outros sites que na verdade nem entre eles tem um concesso.

    Dê sua opinião, mas sem fazer propaganda de sites.

    Mas só para esclarecimento, caso não tenha entendido o artigo, pois noto que você lê e não entende o que leu, eu não concordo com a doutrina da trindade, uma separação de três pessoas.

    Porém isto não quer dizer que Deus não se manifesta de outras formas.

    ResponderExcluir
  15. Samuel Elias, apesar de ter, removido a dica ou sugestão de pesquisa, vejo que ainda assim você teve curiosidade de conferir a dica, uma vez que você apresentou sua conclusão do que leu. Ao dizer que "não há concensso" (e de fato não há) entre os debatedores do Blog indicado, isto fica evidente.
    Ainda assim, muito obrigado.

    Édis B. Lacerda - B. H.

    ResponderExcluir
  16. Édis,

    Eu sempre leio tudo que me enviam como fonte de pesquisa.

    A curiosidade tem que estar na vida de cada pessoa que pesquisa sempre, mas isto não quer dizer que pesquisei por fraqueza em minhas posições, ao contrário, para mim debater com alguém, o mínimo que posso fazer e conhecer também as teses do outro para identificar os pontos controvertidos.

    No mais, agradeço pela atenção que dispensa a este blog, que mesmo quando não comentas, tenho certeza que está lendo e recebendo algo do mesmo.

    ResponderExcluir
  17. TEM A DOUTRINA DA TRINDADE NA BÍBLIA?

    Nos textos da Bíblia Cristã (em se tratando de erros de tradução, de acréscimos, deturpações e textos espúrios) você pode encotrar apoio, base ou fundamento não somente para uma doutrina estranha como esta, mas também para várias outras. O emprego de termos tais como "Mistérios da Fé" pela religião, quando a questão é dar explicações sobre assuntos complexos relativos aos dogmas, tem na maioria das vezes a função de ocultar a origem obscura dos mesmos dogmas ou doutrinas os quais tiveram sua origem no paganismo.
    Mas o pior mesmo é ao reconhecer que há erros nas doutrinas oficiais da religião da qual participamos e querermos criar uma doutrina ou explicação paralela a esta. Isto poderia ser considerado insubordinação ou infidelidade aos princípios. Se amamos tanto o SISTEMA, ao ponto de querer defendê-lo à qualquer custo... então por que não o aceitarmos origninalmente assim como é?
    A doutrina da Trindade é sim fundamento do Cristianismo. Nem mesmo Martinho Lutero, o reformista, se pronunciou contradizendo este dogma, que ficou fora das suas teses levantadas contra a IGREJA MÃE (DO CRISTIANISMO), do qual se originou o protestantismo (hoje conhecido como igrejas evangélicas)!

    ResponderExcluir
  18. JESUS CRISTO É DEUS OU O DEUS ÚNICO QUE SE MANIFESTOU EM CARNE?

    Existem relatos a cerca da trajetória de Cristo dentro dos evangelhos que depoem contra este mito, fazendo com que tal doutrina pareça façanha dos escritores do Novo Testamento, ao querer fazer com que o personagem central do Cristianismo seja visto tal qual um deus ou o Deus Todo Poderoso.
    Isto pode ser comprovado em diversas passagens do Novo Testamento, como por exemplo na Tentação do Deserto: Mateus 4:1-11, Marcos 1:12-13; Lucas 4:1-13;

    "A seguir, foi Jesus levado pelo Espírito ao deserto, para ser TENTADO pelo diabo. E, o TENTADOR, aproximando-se, lhe disse: Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães. Jesus, porém, respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deu." Mateus 4:4
    Convenhamos que este relato é uma tremenda incoerência, em se tratando de Satan, quem poderia melhor do que ele mesmo conhecer ou reconhecer à Deus com quem era familiarizado. Como poderia ele esquecer o poder, a força do Eterno a ponto de se equivocar, pensando ser possível tentá-Lo e vencê-Lo. Para se arriscar numa empreitada como esta, sem chance de sucesso, é claro que no mínimo teria que ser muito burro, ou então... ter a certeza absoluta de que Jesus Cristo se tratasse de outra pessoa e não de Deus.
    Poderia Satanás ter sucesso ao tentar Deus?
    De acordo com o prosseguimento do relato, mais tentações surgem pela frente:
    "Então o Diabo o levou à Cidade Santa, colocou-o sobre o pináculo do templo e lhe disse: Se és Filho de Deus, atira-te abaixo, porque está escrito: Aos teus anjos ordenará a teu respeito que te guardem; e: Eles te susterão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra. Respondeu-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus." Mateus 4:5-7
    Poderia Satanás, o Diabo, conseguir fazer com que Deus pecasse contra si próprio? Deus contráriaria a sua própria palavra e TENTARIA a si mesmo?
    Se Jesus era o próprio Deus encarnado, então não faria sentido algum essa tentação e o esforço de Satan seria uma perda de tempo! Se é verdadeira esta impressão... então... é claro: Jesus Cristo não era o Deus Todo Poderoso, em carne ou encarnado.
    "Levou-o ainda o diabo a um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles e lhe disse: Tudo isto te darei se, prostrado me adorares.
    Então, Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto." Mateus 4:8-10
    Caso consideremos que Jesus Cristo seja Deus (como diz a Filosofia Cristã), poderia Deus adorar Satan? Se Jesus podia se prostrar e adorar a Satan como parece sugerir o Novo Testamento, então Jesus Cristo não era, não é e nunca foi Deus. E.. ademais sendo Deus o criador do Universo poderia Satan Lhe tentar com a glória dos reinos terrestres ou fazer com que Ele cedesse diante do pecado da ambição ou cobiça???!!!!

    ResponderExcluir
  19. Edis,

    Peço que leia este artigo que fiz sobre o tema:

    http://templojovemvirtual.blogspot.com.br/2011/12/jesus-e-deus-ou-nao.html

    Mesmo assim, quero aqui apenas dizer uma coisa. Sua visão a respeito de Jesus está equivocada.

    Cristo como sendo Deus, para recuperar aquilo que o homem (Adão) perdeu no eden, tinha que estar na mesma posição, para ser algo justo.

    A biblia fala que ele sendo Deus ESVAZIOU-SE de si.

    Assim, ele continuava sendo Deus, porém na carne, para passar por todas as tentações que passamos, tinha que estar na mesma condição, pois do contrário seria algo injusto, pois não estaria na mesma posição de um humano em fraqueza de carne.

    A vitória se deu porque ele venceu estando na mesma posição que nós (mesmo nível) e ainda sim não pecou.

    ResponderExcluir
  20. olha essa doutrina de condenação eterna,inferno eterno é falsa pois tudo o que é gerado tem um fim.por exemplo a doutrina católica de filho eterno é falsa pois se é filho foi gerado e se foi gerado tem um fim.o corpo chamado jesus foi gerado teve um inicio mais teve um fim,colossenses 2.5,pois o único DEUS veio a terra e precisou de um corpo e este corpo foi chamado filho veja porque ele foi gerado dentro deste corpo esta DEUS colossenses 2.9.jesus não era meio homem e meio DEUS,era totalmente de DEUS num corpo e esse corpo teve um fim.quando esse corpo teve um fim ele voltou ao céu e voltou a ser o que ele sempre foi espirito.em pentecostes esse mesmo espirito se dividiu em labaredas atos 2.3-4.mas mesmo assim ele não deixou de existir pois ele é onipotente e onipresente.agora em hebreus 13.8 diz jesus cristo é o mesmo ontem hoje e eternamente porque?malaquias 3.6.aquele corpo chamado jesus cristo teve um fim mas o nome jesus cristo virou o nome humano de DEUS por isso ele é eterno POIS DEUS nunca foi criado por isso ele é eterno ele nunca teve inicio por isso nunca terá um fim.jesus é o nome de DEUS: judas 1.4,atos 4.12.DEUS muda o seu nome conforme a precisão jesus quer dizer jéova salvador.você concorda comigo se não responda porque tá?uma boa tarde para você.

    ResponderExcluir
  21. A bíblia e o próprio Jesus fala da condenação eterna.

    Jesus foi gerado e não criado, e ele não tem principio e nem fim de dias (leia Hebreus e João 1).

    Seu corpo humano teve um início, porém foi transformado (Paulo fala isso em Coríntios).

    Não entendi sua pergunta na parte final.


    ResponderExcluir
  22. TEM A DOUTRINA DA TRINDADE NA BÍBLIA?

    Não existe no conjunto de doutrinas judáicas tal conceito a respeito de Deus, muito menos consta das Escrituras Hebraicas algum trecho, passagem ou versículo que possa servir de base para fundamentar esta doutrina, cujas raízes são sem dúvida, oriúndas de cultos primitivos pagânicos. Os trechos mais citados por aqueles que cometem esse equívoco são: Gênesis (Bereshit) 1:1

    "No princípio criou Deus os céus e a terra."

    Notas explicativas da Torá - A Lei de Moisés - Editora SÊFER :

    NO PRINCÍPIO - Bereshit (por causa de Reshit): o Talmud proclama que o universo não teria sido criado se não fosse pelo mundo espiritual, pela palavra divina, pela Torá, chamada Reshit (princípio de tudo) - Pessachim 68.
    CRIOU DEUS - Elohim (Deus) tem, em hebraico, a forma plural, para indicar que Deus compreende e unifica todas as forças infinitas e eternas. E para que não se pense que são muitos deuses, o verbo Bará (CRIOU) foi empregado no singular, imediatamente depois de Elohim.
    O exegeta Abraham Ibn Ezra (1089 - c. 1164) argumenta que esta palavra não é nada além de um plural majestático concebido pelo homem devido as múltiplas e ilimitadas manifestações de Deus.

    Gênesis (Bereshit) 1:2

    "E a terra era vã e vazia, e (havia) escuridão sobre a face do abismo, e o espírito de Deus se movia sobre a face das águas."

    Alguns pensam da expressão: "e o espírito de Deus" - tratar-se de um Deus composto por partes (no caso, da doutrina da Trindade, PESSOAS - na sua forma equivocada de entender, o espírito de Deus seria a terceira pessoa que compõe a Trindade).

    E O ESPÍRITO DE DEUS SE MOVIA - Para a maioria dos tradutores é difícil traduzir estas palavras, que têm um sentido difícil de captar por nosso limitado entendimento. Segundo Rashi, significam que o trono Divino movia-se por ordem de Deus e por meio de alento (Ruach) exalado por sua boca, sobre a face das águas, aparentemente para dar o alento da vida à matéria inanimada (cf. Gênesis 2:7 e Isaías 42:5). A tradução aramaica de Ionatan ben Uziel diz: "... e o espírito de misericórdia procedente de Deus soprava sobre a face das águas".

    Gênesis (Bereshit) 1:26

    "E disse Deus: "Façamos homem à nossa imagem segundo a nossa semelhança; e que domine sobre o peixe do mar e sobre a ave dos céus, e sobre o quadrúpede e em toda a terra, e em todo o réptil que se arrasta sobre a terra!"

    26. FAÇAMOS HOMEM - (outro ponto em que as interpretações falham, equivocando-se) Antigamente, era costume entre os reis e grandes personalidades empregar o plural "majestático" ao falar de si mesmos (vide II Samuel 24:14); o Midrash (Bereshit Rabá 8), porém comenta que Deus se aconselhou (compartilhou) com os anjos sobre a conveniência de criar o homem ou não. Jó 1:6; 2:1; Salmo 33:11; Isaías 46:10; Salmos 82:1
    À NOSSA IMAGEM - Maimônides (1135 - 1204), em sua obra "O Guia dos Perplexos", distingue dois conceitos; Tselem (Forma) e Demut (Semelhança), de Tôar (Aspecto) e Tavnit (Configuração). Tôar e Tavnit significam a figura material, enquanto Tselem e Demut, define o espírito e nos confronta com um dos princípios básicos do Judaísmo. Não se pode elevar a Deus por intermédio da matéria, Tôar e Tavnit (vide Isaías 44;13), e sim por meio do espírito, Tselem e Demut. Somente assim o homem pode aproximar-se de Deus.

    Outra consideração equivocada dos trinitaristas é a questão da PESSOALIDADE, PERSONALIDADE (três PESSOAS) - o conceito teológico judaico diz, expressamente, que "Ele (Deus) não tem nenhuma forma, é incorpóreo."

    ResponderExcluir
  23. Gênesis (Bereshit) 1:27

    "E criou Deus o homem à Sua imagem, à imagem de Deus o criou; macho e fêmea criou-os."

    À SUA IMAGEM - Com a imagem criada por Deus para formar o homem, o que não significa a imagem própria de Deus, pois Deus não tem forma alguma, como está explicado no terceiro dos treze princípios da fé de Maimônides. "En lo demut haguf, veeno guf" (Ele não tem nenhuma forma, é incorpóreo).
    À IMAGEM DE DEUS O CRIOU - O homem foi criado com uma semelhança espiritual à de Deus. Nachmânides (1194 - 1270) interpreta estas palavras como "imortalidade do homem". Outros opinam que esta sentença se refere ao fato de que só o homem possui autoconsciência, isto é, ele sabe que vive e que deve morrer. Geralmente é aceita a interpretação de Rashi, que entende nesta expressão "o privilégio do raciocínio", a capacidade de observar a realidade e deduzir conclusões racionais. O filósofo Saadia Gaon (882 - 942) sugere que "a imagem de Deus se refere ao domínio do homem sobre a terra, assemelhando-se ao seu criador. Os atributos de inteligência e de domínio expressam a mesma qualidade, ou seja a capacidade criativa do homem". (MD)

    Gênesis (Bereshit) 2:4

    "Estas são as orígens dos céus e da terra ao serem criados; no dia de fazer, o Eterno Deus, terra e céu."

    4. ETERNO DEUS - Aqui aparece pela primeira vez o nome Ado-nai (Eterno), ou seja o Tetragrama, composto pelas letras yod, hê, vav, hê. O uso de dois nomes Divinos juntos - Ado-nai Elohim - vem nos ensinar sobre o equilíbrio entre justiça e misericórdia. De acordo com os sábios do Talmud, o primeiro invoca Midat Harachamim, o atributo de misericórdia de Deus, enquanto o segundo Midat Hadin, o atributo de justiça de Deus. Ensina-nos o Midrash: "Assim disse o Santíssimo, bendito seja: Se Eu criar o mundo com o atributo de misericórdia, haverá muitos pecadores, porém se o criar com o atributo de justiça, como o mundo poderá subsistir? Por isso, criarei o mundo com ambo e em conjunto, e tomara que ele perdure!" (E)

    Gênesis (Bereshit) 11:7

    "Vinde, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda cada um a linguagem de seu companheiro."

    ResponderExcluir
  24. 7. VINDE, DESÇAMOS - O plural, empregado aqui como no capítulo 1:26, expressa a majestade de Deus. Os reis da Antiguidade eram tratados igualmente no plural majestático (Vide Esdras 4:18).

    A unicidade de Deus não é somente uma questão de concepção teológica ou de interpretação doutrinária do Judaísmo; mas uma questão de registro Escriturístico: Deuteronômio (Devarim) 4:6 :

    "Shemá Yisrael! Hashem Elohênu, Hashem Echad!"
    'Escuta, Israel! O Eterno é nosso Deus, o Eterno é Um!"

    4. ESCUTA, ISRAEL! - Este versículo constitui a profissão de fé israelita, a "Shemá". Todo Israelita deve recitá-la, conforme se acha escrita no ritual, todos os dias, pela manhã e à noite. As primeiras palavras que a criança deve aprender a pronunciar são: Shemá Yisrael (escuta, Israel!), e as últimas palavras que pronuncia o israelita ao morrer são: Hashem Elohênu, Hashem Echad (o Eterno é nosso Deus, o Eterno é UM). Estas palavras de Shemá Yisrael, diz o Talmud, não estão dirigidas aos ouvidos, senão ao coração. "Escuta Yisrael", em qualquer idioma que ouças, mesmo que não compreendas o que ouves, pois o que aqui te dizem, deve penetrar diretamente no teu coração e na tua alma. Daí que o verdadeiro serviço Divino não se realiza somente com os atos, mas também com o coração e a alma. E por isso os sábios do Talmud consideram que o principal é a Cavaná, a intenção e o sentimento que se coloca na oração.
    O ETERNO É UM! - A última letra da primeira palavra (Echad, um) se acham escritas na Torá com letras grandes. O exegeta Baal Haturim sugere que estas duas letras componha a palavra Ed, que significa testemunho. Cada um de nós, recitando a Shemá, testemunha a divindade do Eterno e aceita o jugo do Seu reino, Ol Malchut Shamáyim, que é acróstico invertido da palavra Shemá; na ordem correta, Seú Marom Enechem ("Erguei para o alto os vossos olhos"). O significado deste versículo é este: O Eterno, que é agora o nosso Deus, será o Deus único para todo o mundo."

    (Citações acima são referentes aos vérsículos da Torá, foram extráidos de notas de rodapé da Torá - A Lei de Moisés - impressa pela Editora Sêfer)

    Édis Bernardes Lacerda - B. H - M. G. - 24.04.2013.

    ResponderExcluir
  25. TEM A DOUTRINA DA TRINDADE NA BÍBLIA?

    A própria forma ou maneira como Deus se apresenta dentro das Sagradas Escrituras, por si só, é suficiente, o bastante, para demolir de uma vez por todas a idéia, de que Ele seja um Deus composto por uma associação ou reunião de três pessoas distintas, isto é por uma TRINDADE (Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo).
    A unicidade de Deus pode ser claramente percebida e sem grande dificuldade, em trechos, como por exemplo, o do diálogo entre Moisés e Deus no Monte Horebe: Êxodo (Shemot) 3:13-15

    "E disse Moisés a Deus: Eis quando eu vier aos filhos de Israel e lhes disser: 'O Deus de vosssos pais enviou-me a vós', e dirão para mim 'Qual é o Seu Nome?', que direi a eles? E disse Deus a Moisés: "Serei O que serei". E disse: "Assim dirás aos filhos de Israel: o Eterno, Deus de vossos pais - o Deus de Abrahão, o Deus de Issac e o Deus de Jacob -, enviou-me a vós. É este o Meu Nome para sempre, e este o Meu memorial para todas as gerações."

    A pergunta que Moisés faz(Qual é o Seu Nome?), conforme a sua formulação, nos dá indício de que ele está se dirigindo apenas a um ser e não à vários (como no caso de uma Trindade ou trio).

    Na resposta ("Serei o que serei."), o verbo SER aparece no singular, caso contrário (em se tratando de mais de um ser), o correto seria o verbo estar no plural (SEREMOS).

    Ieshaiáhu (Isaiás) 44:6-8 - "Assim disse o Eterno, o Rei de Israel e Seu Redentor, o Eterno dos Exércitos: Eu sou o primeiro e Eu sou o último, e NÃO EXISTE DEUS ALÉM DE MIM! Quem como Eu poderia proclamar - que o faça, se puder - tudo que foi feito desde que este povo antigo escolhi, e tudo que ainda haverá de acontecer? Não vos assusteis nem temais; não vos anunciei e vos fiz conhecer desde aquele tempo? Vós sois as minhas testemunhas! PORVENTURA HÁ OUTRO DEUS ALÉM DE MIM? Não! Não há outra Rocha. Nenhuma outra conheço, nem conhecereis."

    Devarim (Deuteronômio) 32:39 - "Vede, agora, pelo castigo, que Eu rebaixo e Eu exalto, e que NÃO HÁ OUTRO DEUS COMIGO; Eu faço morrer e faço viver; Eu firo e Eu saro, e não há quem possa livrar da Minha mão os que pecam contra Mim."

    Ieshaiáhu (Isaías) 45:22 - "Voltai-vos para mim e sereis redimidos de todos os recantos da terra; pois, repito Eu sou Deus, E NÃO HÁ NENHUM OUTRO."

    Édis Bernardes Lacerda - B. H. - M. G. - 26/04/2013.

    ResponderExcluir
  26. QUAL É A ORIGEM DA DOUTRINA DA TRINDADE?

    A New Catholic Encyclopedia diz; "A formulação de 'Um Só Deu em Três Pessoas' não foi solidamente estabelecida, de certo não plenamente assimilada na vida cristã e na sua profissão de fé, antes do fim do 4º século. Mas é precisamente esta formulação que tem a primeira reinvidicação ao título o dogma da Trindade. Entre os pais apostólicos, não havia nada, nem mesmo remotamente, que se aproximasse de tal mentalidade ou perspectiva". (1976), Vol. XIV, p. 299.

    Em The Encyclopedia Americana lemos: "O Cristianismo derivou-se do Judaísmo, e o Judaísmo era estritamente unitário [cria que Deus é uma só pessoa]. O caminho que levou de Jerusalém a Nicéia dificilmente foi em linha reta. O trinitarismo do quarto século de forma alguma refletiu com exatidão o primitivo ensino cristão sobre a natureza de Deus; foi ao contrário, um desvio deste ensinamento." (1956), Vol. XXVII, p. 294 L.

    Segundo o Nouveau Dictionnaire Universel: "A trindade platônica, que em si é meramente um arranjo de TRINDADES mais antigas, que remontam aos povos anteriores, parece ser a trindade filosófica racional de atributos que deram origem às três hipóstases ou pessoas divinas ensinadas pelas Igrejas Cristãs... . O conceito deste filósofo grego [Platão, do 4º século AEC] sobre a Trindade Divina... pode ser encontrado em todas as religiões [pagãs] antigas." - (Paris, 1865 - 1870), editado por M. Lachâtre, Vol. 2, p. 1467

    O jesuita John L. Mckenzie, no seu Dictionary of the Bíble, diz: "A trindade de pessoas dentro da unidade de natureza é definida em termos de 'pessoa' e de 'natureza', que são termos filosóficos Gr[egos]; na realidade, esses termos não aparecem na Bíblia. As definições trinitárias surgiram em resultado de longas controvérsias, em que estes termos e outros, tais como 'essência' e 'substância', foram erroneamente aplicados a Deus por alguns teólogos." (Nova Iorque, 1965), p. 899.

    Édis Bernardes Lacerda - B. H. - M. G. - 26/04/2013.

    ResponderExcluir
  27. A ORIGEM DA TRINDADE

    Tertuliano, sacerdote católico e autor de várias obras, que viveu entre os séculos 2 e 3, foi quem criou a filosofia que se denominou de Trindade; "Três Personae, Una Substantia" (texto original em latim).

    Enciclopédia Britânica 1974/1979, Volume 10, pg. 126.:

    "A doutrina se desenvolveu gradualmente através de vários séculos e passando por muitas controvérsias. Inicialmente, por duas razões, a exigência do monoteísmo herdado do Velho Testamento, e a implicação pela necessidade de interpretar os ensinamentos da Bíblia para o paganismo Greco-Romano...
    Não foi antes do 4º século que a distinção dos TRÊS em sua individualidade, foi juntada numa única e ortodoxa doutrina; UMA ESSÊNCIA E 3 PESSOAS. O Concílio de Nicéia em 325 declara a fórmula crucial para esta doutrina [TRINDADE] QUE O FILHO É DA MESMA ESSÊNCIA [HOMO OUSIOS] DO PAI, embora tenha dito muito pouco sobre o Espírito Santo. No decorrer do seguinte meio século, Anastásio defendeu uma fórmula mais refinada de Nicéia e lá pelo final do século, sob a liderança de Basil (Basílio) de Cesaréia, Gregório de Nissa e Gregório de Nazianzo (Padres da Capadócia) a doutrina da Trindade tomou substancialmente a forma que é mantida desde então."

    É importante constatar que o aparecimento da doutrina da Trindade não foi antes do 4º século, e a origem gradual aconteceu em Roma.
    O termo TRINDADE foi usado pela primeira vez por Teófilo de Antioquia no II século.
    Defensores da doutrina trinitária afirma que a Igreja primitiva já acatava plenamente essa idéia, com base nos escritos de Inácio de Antioquia "Carta aos Efésios" 9:1; l8:2, e na "Primeira Carta de Clemente Romano" 42:46,6. Mas do ponto de vista histórico, um dos primeiros a utilizar, no Ocidente Cristão, o Termo "TRINDADE", para expressar a idéia de que a unidade divina existiria em TRÊS PESSOAS DISTINTAS, foi Tertuliano.
    No início do século III, em sua obra "Adversus Praxeas" (2;4;8,7) ele utilizou o termo latino de "TRINITAS".
    Antes disso e no Oriente Cristão, só há o registro do termo grego nos escritos de Teófilo de Antioquia ("Três Livros a Autolycus" - 2,15) redigidos por volta do ano de 180 d.C.

    Na realidade, mais do que a partir da especulação teórica e abstracta que mais tarde viria a ser preponderante -, a afirmação teológica da "Trindade" ocorreu sobretudo a partir do uso dos textos bíblico em ambiente litúrgico eclesial. Esta doutrina de facto, foi se apoiando e alicerçando no âmbito da práxis baptismal (Veja-se "Didaquê" 7,1; Justino Martir, "Apologia" 1,61,13) e eucaristia (veja se Justino, "Apologia" 1,65,67; Hipólito de Roma, "Tradição Apostólica" 4-13).

    Somente depois da pacificação do Império Romano, sob Constantino I, é que ocorreu aquela convergência de factores - a paz, as facilidades de comunicação e diálogo entre as diversas Igrejas e Teólogos, entre outros - que permitiu a elaboração de um edifício conceptual - a definição precisa das noções de "OUSIA"/"NATUREZA", "HIPOSTASIS"/"PESSOA", "HOMOOUSIS"/"CONSUBSTANCIALIDADE" bem como a sua mútua relação e aplicação teológica - apto para a descrição e explanação da Divindade revelada em Jesus Cristo. - (Wikipedia - a Enciclopédia Livre)

    Édis Bernardes Lacerda - B. H. - M. G. - 26/04/2013.

    ResponderExcluir
  28. A ORIGEM DA DOUTRINA DA TRINDADE

    A primeira formulação dogmática do pensamento teológico cristão trintário, no que concerne a relação entre cada uma das três Pessoas divinas, foi postulada como um artigo de fé pelo Credo de Nicéia (proclamado em 325 no Concílio de Nicéia) - realizado para dirimir as questões levantadas por Ário que negava a divindade plena do Filho -, bem como pelo primeiro Concílio de Constantinopla de 381 - realizado para, em oposição aos pneumatômacos - nome dado aqueles que negavam a divindade pessoal da Terceira Pessoa da Trindade - , que foram depois declarados como heréticos na medida em atentariam contra o essêncial da Revelação. Estes credos foram mantidos não só na Igreja Católica e Ortodoxa, mas também de algum modo, pela maioria da Igrejas protestantes, sendo inclusive citados na liturgia Igrejas Luteranas e Igrejas Reformadas.
    O credo de Nicéia, que é uma formulação Clássica desta doutrina usou o termo "homoousia" (em Grego: da mesma substância) para definir a relação entre as tês pessoas. A ortografia desta palavra difere em uma única letra grega, "Iota", da palavra usada por não trinitarianos do mesmo tempo, "homoiousia", (Grego: de substância semelhante): um facto que se tornou proverbial, a ponto de certos adversários do Cristianismo nessa época afirmarem que os cristãos se digladiavam por causa de uma vogal, ilustrando assim as profundas divisões ocasionadas por aparentemente pequenas imprecisões, especialmente em Teologia.

    A influência que levou os pais da Igreja Cristã (CATÓLICA), - Teófilo de Antioquia, Tertuliano, Anastásio, Basílio de Cesaréia, Gregório de Nissa e Gregório de Nazianzo, a formularem, desenvolverem e aceitarem a idéia de TRINDADE, relacionando à com o Deus da Bíblia, é sem dúvida pagã. Pois a adoração a deuses em tríades ou grupos de TRÊS dizem respeito à cultos bem anteriores ao Cristianismo, em questão até mesmo de milênios, como por exemplo, pode ser constatado em esculturas que retratam o CULTO DO EGITO - Tríade de Hórus, Osíris e Isis - 2° milênio A.E.C. (Antes da Era Comum); O CULTO DA BABILÔNIA - Tríade de Istar, Sin, Xamaxe - 2° milênio A. E. C..

    A doutrina da TRINDADE foi um dos pontos doutrinários da Igreja Cristã (CATÓLICA) que ficaram de fora das 95 teses afixadas por Martinho Lutero, em Outubro de 1517, na porta da Catedral de Wittenberg, a capital da Saxônia.
    Dai o motivo de até hoje a maioria dos protestantes e evangélicos, em geral, defenderem esta doutrina (CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA, que teve em suas orígens influências pagãs).

    Édis Bernardes Lacerda - B. H. - M. G. - 29/04/2013.

    ResponderExcluir
  29. Por mais que você tente negar, ou seguir um pensamento bem "confuso", cheio de incoerências, não citando fontes confiáveis (coisa que você nunca me dá - fontes confiáveis), a visão bíblia desdo o AT ao NT (que você não gosta), como postei no artigo, não há como negar estas manifestações.

    ResponderExcluir