Seja bem vindo

"Bem aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na Lei do Senhor. Bem aventurados os que guardam suas prescrições e o buscam de todo o coração; não praticam iniquidade e andam nos seus caminhos. Tu ordenaste os teus mandamentos, para que os cumpramos à risca. Tomara sejam firmes os meus passos, para que eu observe os teus preceitos." Salmos 119:1-5



quarta-feira, 27 de abril de 2011

Dízimos e ofertas: certo ou errado?


Este é um dos temas, senão o mais discutido pelos descrentes e atualmente pelos “crentes”. Todo mundo conhece ou pelo menos já ouviu algo a respeito de Malaquias 3:10, onde se menciona a respeito do dízimo e no versículo 8 do mesmo capítulo se faz menção também às ofertas, que sua não observância traz a quebra so 8º mandamento (Não roubarás), ou seja, a décima parte e as ofertas, pertecem à Deus, quando nós retemos, pecamos.
Pois bem, esta é a passagem mais contundente sobre o tema, por se tratar não somente dele, mas também por esclarecer seus benefícios e automaticamente a sua não prática lhe trará o antônimo (contrário) daquilo que lhe seria benéfico.
Vemos que o dízimo nos traz a proteção contra o devorador (Joel 1:4) e sua prática nos dá uma prerrogativa que quase não temos na bíblia que seria fazer prova do Senhor, ao abrir sobre o seu povo bênçãos sem medida.
Ora, diante de tal palavra nada mais justo e certo do que atender para tal chamado para ser abençoado. Este argumento para um descrente seria inconcebível (o que no caso em tela não seria algo de se admirar, pois não são crentes). A problemática está na verdade é com os que se dizem crentes!
Ao pesquisar na internet sobre o tema, me deparo com muitos sites ou blogs de pessoas que se dizem crentes em Jesus, onde tem uma extrema aversão por dízimos e ofertas, principalmente pelos dízimos!
Em muitos combatem ferozmente o tema dizendo que isto é errado e pronto e acabou, em outros mencionam que o dízimo era algo do Antigo Testamento e atualmente só vigora as ofertas, pois no Novo Testamento só faz menção à ela (2 Coríntios 9:6-9) e não ao dízimo, outros já englobam tudo como sendo picaretagem dos pastores ao se referirem a tal “teologia da prosperidade” (farei depois um artigo sobre o tema). Em todos são encontrados opiniões divergentes das escrituras! Mas vamos por partes ao retrucar tais pensamentos e esclarecer tais controvérsias.
Primeiro - Para os que dizem que ofertar ou dizimar é errado: Jesus como sendo um bom judeu, seguidor dos mandamentos e obediente era tanto dizimísta como ofertante e em sua existência terrena jamais revogou tal ordenança, ao contrário, deu mais sentido à ela. No texto de Mateus 23:16-24 nos revela que os dízimos e as ofertas continuam, porém é necessário não esquecer da justiça, misericórdia e fé, mas em nenhum momento Jesus censurou os dizimistas ou ofertantes, pois Ele mesmo diz que tem que ter a justiça, misericórdia e fé sem omitir também as ofertas e dízimos.
Segundo – Para quem diz que atualmente só vigoram as ofertas, dízimo era algo do Antigo Testamento: em Gênesis 14:18-20 vemos Abrão nosso pai, o pai da fé, alguém que nós devemos nos espelhar, foi justificado pela fé, um protótipo de crente genuíno, ele Abrão deu o Dízimo!!!! Nesta época Moisés que foi o mediador da Lei, nem existia, o profeta Malaquias muito menos, sendo assim, Abrão quando deu o dízimo de TUDO, não agiu pela Lei do AT, mas sim o fez pela fé. Ante isto não há argumentos, o dízimo vigora normalmente em nossos dias.
O que a Igreja tem que parar também é achar que tudo que está no AT é arcaico e revogado. Jesus cumpriu e não revogou, os 10 mandamentos estão não no NT, mas sim no AT!

Veja o que colabora com isto no texto de Hebreus 7:1-10. Ora segundo este texto, agora do dízimo não é mais entrege no Templo para um levita, mas em rendição a quem é mais alto do que eles. Segundo este texto, Jesus (na figura do Rei de Salém) recebe o dízimo de Abraão, logo concluímos que o mesmo passa isto para sua Igreja, ou seja, ele não aboliu o mesmo, apenas mudou o sacerdócio.
Terceiro – E a tal “teologia da prosperidade”: como já disse, farei um artigo sobre isto, mas de antemão posso lhe dizer que prosperidade existe ao obedecermos aos procedimentos bíblicos (em todas as áreas), o problema com a tal “teologia da prosperidade” é com o desvirtuamento, ou melhor falando, mudança do foco da palavra de Deus que a princípio é a salvação, arrependimento, mudança de vida, nascer de novo, para ser rico (materialmente falando), que ser abençoado ( o sinal de Deus) é quando a pessoa possui muitos bens ou muito dinheiro e por aí vai, por hora vamos até aqui.
Espero que com está exposição sobre o tema, que você seja um dizimísta e ofertante na casa de Deus, mas que sua oferta não venha ser por imposição ou coação, mas segundo tiver proposto em seu coração (2 Coríntios 9:7), pois Deus ama a quem dá com alegria.
Em breve farei um estudo sobre a teologia da prosperidade, até onde é certo e onde ela sai do caminho correto.
Que Deus lhe abençoe e o faça próspero nesta terra que não é a nossa (a nossa é a Jerusalém celestial)!
Deixo-vos o texto de Mateus 6:20, o lugar mais seguro para seu tesouro.

Outros artigos:

Por que tarda o avivamento
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/01/por-que-tarda-o-avivamento.html

Ecumenismo, onde tem isto na Bíblia
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2010/12/ecumenismo-onde-tem-isso-na-biblia.html

Profetas contemporâneos
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2010/12/profetas-contemporaneos.html

Crentes tradicionais x crentes pentecostais
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/02/crentes-tradicionais-x-pentecostais-por.html

55 comentários:

  1. se o dízimo é de fato tão importante e abençoador me responda:
    Porque Abrão foi abençoado antes e não depois de ser abençoado?Porque Jacó foi abençoado e depois dizimou?Se o dízimo é cobrado por estar antes da lei porque não é cobrada a circuncisão?
    malaquias, muito usado pra retirar os dízimos não trata de um dízimo, mas de dízimos.porque não só um?
    Onde na Bíblia mostra Jesus ensinando a dizimar?
    Se temos que ser como Abraão, pai da fé, porque não dizimamos só uma vez a cada 175 anos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr. Anonimo,tenho um estudo profundo sobre o dizimo,e o teu comentário esta perfeito.O problema e que ninguém quer viver pela fé.Algumas igrejas não pregam o dizimo,somente oferta alçadas,e essas igrejas e membros prosperam.sou de uma igreja ,que prega o dizimo,porem eu dou como oferta,pois o meu pastor ainda não sabe que não sou a favor do dizimo,pois se ele souber,com certeza irei criar um problema pra mim.porem tenho a convicção que Deus me revelou esse mistério.

      Excluir
    2. Bem, loga abaixo e em muitos outros comentários aqui respondi. Ninguém pode ser coagido a dizimar, porém que é bíblico é. Esta aí o artigo com passagens até mesmo do NT.

      Creio que muitos se utilizam de dízimo e oferta da maneira errada, porém isto não anula a palavra de Deus.

      Leia o livro de Timóteo e Corintios verás que Paulo fala muito sobre a manutenção da Igreja e de seus ministros.

      Além do que foi postado aqui, mas acredita quem quer!

      Excluir
  2. detalhe Jesus pediu ao jovem rico, não apenas o dízimo, mas ele disse para o jovem dar TUDO O QUE TINHA AOS POBRES.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a pergunta é como será que aquele jovem rico conseguiu tais riquezas?? e qual era seu pensamento a respeito do dinheiro???? tenho certeza que jesus sabia o motivo porisso lançou esta proposta aquele jovem rico o que não significa que devemos fazer o mesmo jesus não quis dizer isso,até porque sabemos que o dízimo e pra manutenção da obra e quem usufluem somos nois mesmos principalmente os pastores...

      Excluir
  3. Sr(a) Anônimo(a): De antemão peço que leia outra vez o artigo e também leia um artigo que fiz aqui no blog sobre a "teologia da prosperidade", que verás a minha visão sobre os erros que fazem no tocante as ofertas e dízimos. Saiba que tem muita coisa sendo pregada errada e também combato, mas vamos lá...

    Bem lhe respondendo, tanto Jesus como os apóstolos não vieram revogar os mandamentos da Lei, mas retirar a maldição dela, isto é, ser salvo através de um esforço próprio através de sacrifícios de animais e rituais que eram sombra de coisas futuras com o Cristo manifestado.
    Sendo assim, aquilo que não foi EXPRESSAMENTE falado no tocante a não precisão mais de seguir, continua a vigorar (ou você acha que os mandamentos de Deus no tocante a vida, moral e conduta foram cancelados?).

    Vemos a não precisão da circuncisão, de guardar sábados, dias e festas, seguir a lei dos anciãos, as fábulas, fazer sacrifícios e outros mais, mas insta lembrar que tudo isto foi CLARAMENTE dito não ser mais necessário após a vinda de Jesus.

    Nos exemplos de Abrão e Jacó, tu fostes muito infeliz nesta colocação (com todo respeito). Nesta época não existia nem Templo, tabernáculo, Igreja e sinagoga. Também não existia pastor, presbítero, reverendo, apóstolo ou algum líder segundo a fé de Abrão ou Jacó. Então como eles dariam suas ofertas ou dízimos? Te digo, quando se encontrasse com o Deus todo poderoso ou alguém que servisse este Deus (algo raro naquele tempo), como o foi no exemplo de Abrão, quando se encontrou com Melquisedeque (saibas que este encontro foi antes da instituição da circuncisão).

    Quero que saibas que desde a criação do homem, lá com Abel, já se ofertava, pois o que ele fez foi uma oferta, sendo que tal oferta ainda foi uma revelação do sacrifício de Jesus.

    Com relação a ser abençoado, errais outra vez! Veja o que está escrito em Genesis 12:1-3, note que o que foi dado a Abrão não foi a benção, MAS a promessa dela. Eu é que lhe pergunto, o que veio primeiro, Isaque ou o encontro dele (Abrão) com Melquesedeque?

    Assim o é nos dias de hoje, temos na verdade é a promessa das bençãos, mas quando agimos da maneira correta, elas nos alcançam, como o descrito em Deuteronômio 28:2-14. Foi o que fez Abrão, ele obedeceu a voz de Deus, por isto saiu da sua terra (que representeva a saída do mundo) e seguiu um percurso até a terra prometida, sendo que neste percurso, ele ceou (pão e vinho com o rei de salém) e nesta mesma passagem deu o dízimo de tudo quanto possuía.

    Finalizando, com toda certeza temos que nos lembrar dos pobres, mas não só deles, também das viúvas e orfãos (acho que voce esqueceu destes).

    Porém esta passagem do jovem rico, o Senhor fez isto porque o problema dele era as riquezas (ele as amava mais do que a Deus). No caso deste jovem Jesus o queria como um discípulo, note que o mesmo seguia os mandamentos de Deus, MAS o que lhe faltava era se desapegar do dinheiro, tanto que o que o afastou de Jesus foi este AMOR as riquezas (não é errado ter riquezas, mas o amor a elas é raiz de males). Saibas que no ministério de Jesus, o mesmo era rodeado de pessoas ricas (por que ele não pediu o mesmo para José de Arimatéia).

    Dai pois a Deus o que é de Deus e o que é do mundo ao mundo. A decisão é sua em ser ofertante ou dizimísta, como também em ser crente ou não, em ter a benção ou só a promessa dela.

    ResponderExcluir
  4. Primeiramente quero dizer que não sou contra oferta, mas o fato de ensinarem o dízimo como obrigação e uma forma de ser abençoado(citando malaquias)as pessoas se limitam a isso e Jesus manda fazer muito mais que isso, não ensinando a dizimar.vamos lá...
    Citei a circuncisão porque se ela estava antes da lei deve vigorar até hoje.Falam na igreja que devemos dizimar porque Abrão dizimou antes da lei.Vamos circuncidar todo mundo então!
    " Nesta época não existia nem Templo, tabernáculo, Igreja e sinagoga. Também não existia pastor, presbítero, reverendo, apóstolo ou algum líder segundo a fé de Abrão ou Jacó. Então como eles dariam suas ofertas ou dízimos?".Boa pergunta, porque então essa referência(que é um caso isolado da vida de Abrão)é usado como pretexto para retirar os dízimos, alegando que isso foi antes da lei e deve vigorar até hoje?
    Concordo que Abel ofertou, mas é isso mesmo ele ofertou, não dizimou.
    Espera aí!Onde está escrito que ser grande nação tinha haver com o dízimo?por acaso Deus disse que abençoaria só se ele dizimasse?O filho tinha haver com melquisedeque?Onde Deus pede o dízimo a Abrão?Ele queria que saísse da casa de seu pai,só.
    No capítulo 14 de genesis, vemos:
    19 E abençoou-o, e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra;
    20 E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo.
    Abrão deu o dízimo sem ordem alguma e como se vê, depois de ser abençoado.Isaque tem nada a ver com dízimo.
    Jacó não recebeu promessa de ser bem sucedido na terra do seu tio e também deu o dízimo depois de ser abençoado.Sendo assim, o dízimo não é o determinante para a benção na vida deles,mas sim a promessa que Deus havia feito.Deus não é homem para que minta nem filho de homem para voltar atrás.A benção ia vir de qualquer jeito.
    Lembre-se que eu citei o que está escrito em Mc 10:17-22.Jesus alí cita somente os pobres.Mas se é o que está em questão, poque a igreja não ajuda nem pobre, nem orfãos, nem viúvas?Jesus ali mostra que devemos ir além do dízimo.Se aquestão era o amor ao dinheiro o que vemos nas igrejas,senão isso?
    Me diga onde fala na bíblia que José de Arimatéia seguia Jesus.Zaqueu era rico e publicano, fez questão de dar metade(não 10%)de tudo que tinha e ainda 4 vezes aquilo que havia roubado de cada um.Incrível, Jesus nem pediu.
    Diga-me, por favor, quem foi justificado, como está em Lc18:9-14, o farizeu ou o publicano?O farizeu dava os DÍZIMOS (porque não é dizimo como também em malaquias, mas dízimos).
    Jesus não ensinou dizimar.
    Existem três dízimos na Bíblia, os três dentro da lei:
    1-Anual para manter sacerdócio levítico.Nm18:21-24;
    2-Dízimo para festas.Dt 14:22-24;
    3-Dízimo dado a cada três anos para ajudar levitas, estrangeiros, orfãos e viúvas.Dt14:28-29;
    Os dízimos que malaquias fala são esses.Devemos seguí-los mesmo dentro da lei?
    levando em consideração que darão 20% por ano e 30% a cada três anos, de tudo que colheram.
    Eu quero deixar claro que não sou contra oferta, até porque nas igrejas mostradas pelos apóstolos os irmãos vendiam tudo o que tinham para que não houvessem necessitados.Ali o povo era abençoado!

    ResponderExcluir
  5. Olha, creio que não lestes minha resposta as suas pretérias indagações, leia o que falei sobre a circuncisão e outras coisas, LEIA e compreenda quando disse que o que não foi expressamente tido como não mais a ser seguido, continua a vigorar (no caso da circuncisão ela foi abolida para os crentes gentios, a circuncisao da carne, mas continua a circuncisão do coração).

    Se formos seguir sua mente com relação a palavra de Deus, devemos rasgar o AT, mas pera aí, então temos que rasgar o NT também, pois na época de Jesus e dos apóstolos a base que eles tinham era do AT. Entenda que de Genesis a Apocalipse ainda é a palavra de Deus.

    Outra coisa, naquela época as pessoas recebiam por mês ou por ano? Voce sabia que existam gazofilácios no Templo para receber os dízimos e ofertas?
    Saibas que neste tempo as pessoas davavam seu dízimo anual porque o sistema do direito trabalhista deles não era como o de hoje. Voce mesmo acabou de escreveu isto ao citar Números 18:21-24.

    Quem foi que disse que o dízimo é determinante para benção? O dízimo ele gera proteção contra o devorador (leia Joel)!

    José de Arimateia era um seguidor, mas em oculto, muitas mulheres sustentavam o ministério de Jesus, Zaqueu quiz restituir pois teve revelação (coisa que certas pessoas não tem).

    No tocante ao publicano e o farizeu leia o que escrevi no artigo, Jesus censurou o farizeu não pelos dízimos, mas por não entender outras coisas da palavra.

    Para finalizar, a palavra dízimo significa décima parte de algo, se são 20 ou 30% não são dízimos. (leia um pouco o dicionário). O citado por ti (Dt 14:22-24) é ano após ano (como mencionado no sistema da época). O citado em Dt14:28-29 errais muito em sua colocação. Como disse LEIA com atenção outra vez. Todos são o mesmo dízimo, só que em cada época a destinação era diferente (se não, não seria dízimo). Neste caso o dízimo era usado para ajudar os necessitados. Um exemplo que Paulo seguia.

    Concordo contigo com as Igreja que não ajudam os necessitados. Estão ERRADAS ao não obedecerem a palavra. MAS cada um dará conta de si diante de Deus. Nossa parte é ofertar e dizimar, mas se o líder esta embolsando para coisas adversas (ex.: da IURD com a RECORD), ele tem que dar conta diante de Deus um dia.

    É necessário cada Igreja ajudar seus necessidados, com cestas, donativos, remédios e etc, pelo menos é o que faço, até mesmo vou nas madrugadas distribuir pão aos necessitados e sempre faço doaçoes de roupas para quem precisa e sempre ajudo os irmãos (pobres) da minha Igreja com mantimentos nos eventos que faço.

    Se vc está descepicionado neste área, saibas que tem lugares sérios (igrejas) basta procurar, mas não vá de encontro contrário com a palavra de Deus, com estes argumentos feitos por pessoas avarentas. Cumpra o 8º mandamento (ou vc acha que Deus o revogou?), pois a palavra pergunta, roubará o homem à Deus? Resposta, SIM, nos dízimos e nas ofertas. Ora logo os dois persistem após Cristo vir aqui.

    No mais valeu seu post. Faça o que seu coração quiser, um dia terás que dar contas de suas palavras, mas lhe peço que esteja mais com sua mente cheia de argumentos para evangelizar do que para bater em doutrinas bíblicas (se é que és um evangélico). Ore, busque sempre revelação e deixe Deus agir.

    Espero não ter sido rude com minhas palavras, não foi minha intenção. Respeito todos os tipos de pensamentos, pois neste blog privo sempre pela democracia.

    ResponderExcluir
  6. Jesus, realmente não citou algmas coisas que vigoram até os dias de hoje, mas me responda:Devemos seguir a lei?É Interessante que esse dízimo falado está dentro da lei.Se os dízimos continam porque não guardamos os sábados?Onde está na bíblia que Jesus fala para não guardarmos mais o sábado?Jesus não era "burro".Se ele falasse para não dizimar estaria indo contra a lei, isso seria motivo para crucifica-lo.O sábado está nos 10 mandamentos o dízimo não.
    O mais interessante é que esse dízimo está na lei.Estamos no tempo da graça.Mas se quer seguir a lei só porque está na Biblia pra que Jesus morreu?Concordo que a Bíbia é de Genesis a Apocalipse, mas não é motivo para obedecermos a lei.
    Quem foi que disse que dízimo é determinante pra bençãos?!Não tras bençãos mas evita maldição.Quanto ao publicano o foco não era o dízimo, mas será que ele deixou de ser justificado por não ter dado dízimo?
    Jesus não tinha onde reclinar a cabeça e dava dízimo de que???Onde tem Jesus dizimando?Jesus não tinha trabalho nem templo mas pregava nas ruas.(Jesus era carpinteiro,mas quando começou o ministério largou tudo).Hoje as denominações criam templos e pegam partes isoladas da Bíblia pra convensernos que algo é certo.Não sou contra as igrejas nem contra ofertas, mas não ficou clara a questão do dízimo.
    José de Arimatéia era seguidor oculto?Onde está escrito na Bíblia?Jesus,além dos 12, tinha alguns agentes secretos?Se era oculto quem ti contou?
    Zaqueu, realmente entendeu o propósito.Dízimar, simplesmente, é fácil, difícil é dar tudo pra obra de Deus avançar.Muitos dão o dízimo como obrigação e outros ficam com medo, poque, afinal de contas se não der o dízimo vou ser amaldiçoado.Será que se eu usar meu dízimo para levar a palavra e o amor a quem precisa eu serei amaldiçoado?
    Conheço o dicionário, mas voce não deve conhecer o livro de malaquias.Mas vou ti falar o que está escrito.Temos alí no capítulo 3 a partir do versículo 8 o seguinte:Roubará o homem a Deus?Todavia vós me roubais...nos DÍZIMOS e nas ofertas.
    Na minha Bíblia não fala dízimo, mas dízimos(com um s a mais).Mas isso não importa isso também é lei e eu não preciso seguir.
    Admiro pessoas como voce e quero que me diga em que dias leva alimentos nas madrugadas, porque quero ir com voce.Isso é amar as vidas.
    claro que o 8°mandamento vigora tão quanto o 11° que fala pra dizimarmos.Opa!não tem esse, mas tem um outro que fala do sábado.Temos que seguir um mandamento e outro não?A lei do dízimo vogora, mas as outra leis não precisa.Me dá um minuto?Fiquei cabeção!Desculpa eu tenho que concordar, né?!
    Porque falar de dízimo é tão polêmico?Por que em todos os cultos se fala disso, mas só em alguns se fala de salvação?
    Devemos ir além dos 10%.As igrejas do tempo dos Apóstolos mandavam ofertas para outras igreja.Posso dar meus dízimos e ofertas em outra igreja que precise mais que a minha?Avareza é se limitar e tomar como algo tão importante quanto a salvação um dízimo do meu sálario.Será que a viúva pobre foi amaldiçoada?Ela deu uma oferta de tudo e nem tirou o dízimo.
    Perdoe-me, devo ter sido extremista, mas não sei muita coisa.Por favor, pastor me explique poque voce deve saber mais que eu, afinal voce é pastor, eu não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr. Anonimo,sou evangélico e digo que não adianta você ficar debatendo.com todo respeito ,mais você já ouviu um pastor concordar em não dar dizimo?Alguns sabem da verdade e mesmo assim pregam o dizimo. Infelizmente alguns falam ate que estamos endemoniados,como já aconteceu comigo.

      Excluir
  7. Caro anonimo, voce faz indagações repetidas, em coisas que já lhe respondi (inclusive a maioria das suas perguntas estão com as resposta no proprio artigo).
    Na minha bíblia tb se fala dízimos, e lhe expliquei no comentário passado, mas acho que vc não entendeu.

    Também acho que voce é uma pessoa que ficou frustrada, escadalizada ou ferida com alguma igreja ou pastor com relação a esta tematica de dizimo. REALMENTE, tem pastores que "pulam o corguinho", e faço das suas palavra as minhas, "dão mais valor ao dinheiro do que na salvação das pessoas". É como disse, cada um dara conta de si no dia do juizo. Existe pastores que fazem comércio com seus fiéis. Mas não fique com este tipo de resistencia, saibas que como o escrito em Malaquias, o "mantimento" na casa de Deus vem através das ofertas e dízimos.


    Então, na questão do dízimo não vou falar mais, porque o que tinha que falar já falei e voce sempre faz as mesmas perguntas, então já estão aí as respostas, inclusive a do sábado que lhe respondi antes de voce perguntar (citei como exemplo).

    Leia e entende quando falei revogado ou mudado EXPRESSAMENTE.

    José de Ariamteia era seguidor em oculto, leia João 19:38, não apenas seguidor, mas discípulo. Leia a bíblia!

    Vamos agora para uma outra parte (este assunto do dízimo tá mais que respondido, voce o faz se o quer, não estou aqui para lhe fazer um dizimísta, já que vc é adpeto do dar o tudo, acho que voce já deu tudo para os pobres e todos os dias evangeliza alguém), vamos falar sobre seguir a lei.

    Quem disse que a Lei é má? Leia Romanos todo, mas para lhe ajudar leia o cap. 7:7-12. Ora, vemos que a lei com relação a conduta, moral e outras coisa mais são santas, justas e boas. A lei que nos amaldiçoa e que Cristo nos libertou (porque ninguém conseguia a justificação por este meio) era com relação ao que fazer para ser salvo (sacrificios de animais, guardar dias, circuncisão, seguir lei dos anciãos, se abster de alimentos).

    Tudo isto foi EXPRESSAMENTE ABOLIDO. Para a salvação os apostolos instituiram para os crentes gentios somente se abster da idolatria, relaçoes sexuais ilicitas, alimentos sacrificados a idolos e comer sangue. Atos 15:19-20.

    Em miúdos, a salvação nao é pela lei, mas pela fé em Cristo, porém, a conduta de vida do crente em Jesus é pautada pela lei que não foi expressamente dita para não ser seguida.

    E antes que me venha com indagaçoes de coisas que eram do sacerdócio levítico (no tocante as cerimonias, purificação e os ritos), lhe digo, que segundo Hebreus, este foi mudado com Cristo, pois seguimos agora o sacerdocio da tribo de Judá.

    Tem muita coisa que Jesus como um cumpridor da palavra de Deus fazia que não esta na bíblia, leia Mateus 5:17-20. Temos que cumprir a bíblia na sua essencia e verdade. Não sei de onde voce tirou todo este conceito contra a lei, mas saibas que precisas reve-los.

    Para acabar com esta discursão, antes que me faças alguma pergunta, leia e releia o que já postei e minha respostas. Não vou responder perguntas já feitas. Não deleto comentários, mas se for perguntas repetidas terei que fazer para não ser desrespeitoso com os outros leitores e também para não ser um blog de discurssões infindáveis.

    Peço ainda que leias outros artigos e faças comentários neles também, construtivos ou de opinião diferente. Espero que o assunto com relação ao dízimo não seja o único que se esforças para debater. Tem muitos outros bem mais importantes.

    Podemos até divergir em alguns temas, mas pelo menos na pregação do evangelho estamos de acordo e isto é o que mais quero difundir com esta ferramenta virtual. (Antes de mais nada, não tenho dia definido para fazer os donativos para os necessitados, quando consigo ajuntar uma boa quantidade e tenho em vista um grupo para recebe-los, aí o faço. A última vez foi no começo deste mês. Se moras em Goiania, lhe chamo na próxima).

    ResponderExcluir
  8. Pastor, desculpe-me por fazer perguntas repidas, mas é que não obtive respostas claras a respeito.
    Creio eu que dízimo não tem nada a ver com conduta, moral ou algo do genero.Acho que isso tem mais a ver com o sálario dos pastores.
    Paulo fala de circuncisão, sexo ilicito e comer sangue.Não lembro do texto que ele fala de dízimo.
    Imagina Paulo convensendo os gentios a dizimar.Isso não existi.

    ResponderExcluir
  9. Realmente estou muito insatisfeito com as finanças da minha igreja.
    Sei quanto meu patrão ganha mas não sei o salário do meu pastor.Não é obrigação dele contar pra todos quanto ele ganha mas na minha igreja só vejo pedir ofertas e mais ofertas, dízimos e mais dízimos e no final das contas a igreja nunca tem dinheiro pra fazer nada.
    Não entendo o medo de prestar contas, ao menos a um presbitério.Mas na minha igreja nem isso tem.
    Vejo mais seriedade nas empresas e orgãos publicos que na igreja.não é desconfiança, mas se faço algo para meu patrão tenho que prestar contas(mesmo ele confiando em mim).Creio que as pessoas confiam na sua liderança, mas esperam clareza a respeito das finanças.
    Eu quero saber se sua igreja é diferente, pois eu quero ir pra um lugar sério.

    ResponderExcluir
  10. As respostas foram bem claras, acho que voce leu muito rápido. Leia mais devagar. Tanto que voce acabou de fazer uma confusão no que eu disse. Está bem explicadinho.

    ENTENDA QUANDO DIGO O QUE FOI EXPRESSAMENTE FALADO PARA NÃO FAZER E O QUE NÃO FOI FALADO É PARA SER SEGUIDO.

    Dissestes bem, Paulo não falou do dízimo, porque não tinha nenhuma objeção a ele. A objeção era mais tocante as obras de salvação da lei. Foi o que tentei lhe explicar no outro texto.

    Voce mesmo notou em seus comentarios, que a Igreja daquela época era muito desprendida. Além de dizimistas, faziam votos de oferta, ao ponto de depositar tudo aos pés dos apostolos (Hoje em dia se isto acontecesse, teologos contrarios as ofertas e dizimos ficariam escandalizados). Os gentios daquela época não se escandalizaram quando Paulo lhes pedia recursos.

    O maior problema da época era no tocante a salvação. E é o que lhe estou tentando explicar. A lei deve ser seguida naquilo que não foi expressamente abolido, pois é boa e santa.

    Dízimo e oferta não tem nada haver com salvação, dá quem quer. Se alguém nao quer ofertar ou dizimar, não vai perder sua salvação por isto. Deus ama quem dá com alegria, não pode ser por imposição ou avareza (o que acontece muito atualmente).

    O tema sempre rebatido com relação a Lei é na salvação. Que com Cristo é pela fé nEle, é Ele que nos justifica, não determinados ritos, que EXPRESSAMENTE foram falados para não ser mais seguidos.

    Ora meu amigo, ofertar, dizimar, nao adulterar, honrar pai e mae, dar bom testemunho, amar o proximo, tudo isto é uma conduta. Voce escolhe. Vale ressaltar ainda, que todo o novo testamento foi retirado do antigo testamento.

    Agora acho que já deu este assunto.

    ResponderExcluir
  11. Respondendo seu ultimo comentario, voce como membro pode sim saber das contas da Igreja (deve ter um tesoureiro). Não sei como é a sua, mas onde congrego não colocamos em um mural, nem as entradas e nem os gastos da Igreja (mais por medo de maus elementos), mas fazemos um RES onde o membro pode saber das entradas e saidas junto ao tesoureiro, tanto que temos o contador e quem quer saber das contas até indicamos os membros irem lá.

    Aqui não temos salário, mas é por produtividade (é como diz o texto, "quem não trabalha, que também não coma"). Já fiquei meses sem receber (recebendo apenas o tanto para não morrer de fome) por amor a obra, quando a mesma passou por dificuldades ou em época de construção. Mas também não sou contrário a um pastor ter um salário (principalmente em se tratando de pequenas Igrejas). Lembre-se que sempre Deus se lembrou dos seus sacerdotes, pedindo sempre para as pessoas entregar a parte que lhes era devida Nm 18:21-24. Como Paulo também disse, que digno é o obreiro de seu salário.

    Converse com seu pastor, não deixe isto (esta insatisfação) dentro de seu coração. E saiba, que,como sempre digo, de tudo que os homens fazem aqui, terão que dar contas no céu. Faça a sua parte, na sua sinceridade de fé.

    Já fui em muitos congressos e conferencias onde estiveram presentes lideranças muito ricas (muito mesmo), sempre dou uma oferta quando pedem. Não sei onde ou o que farão com elas, mas na minha sinceridade de fé, o que quero é estar quites com Deus. Se estão fazendo relaxadamente, aí deles e não de mim, pois a bíblia amaldiçoa quem faz a obra de Deus relaxadamente.

    Tens que ficar em paz com sua mente e espírito. Ore sempre pelo seu pastor e liderança, não procure os difamar (leia Pedro 1 e 2).

    Para finalizar, é com muito amor em meu coração que lhe dou um alerta de alguém que já teve muitas experiencias no tocante ao meio evangelico...

    Onde voce estiver, sempre verás defeitos, erros, coisas que voce não concorda, falhas, até mesmo contradição, péssimos testemunhos. Mas saibas que isto é a Igreja composta por fracos, doentes e pessoas que dormem, ou seja, existe crente fraco na fé, ferido de alma e carnal... Mas devemos carregar a carga um dos outros...

    Não deixe sua fé vacilar por coisas que são do homem, e até mesmo "susurros" do maligno em seu ouvido, repreenda esta insatisfação e fique firme.

    Não procure sua própria razão, mas a de Deus. Não estou dizendo para voce ser um cego, mas alguém que sempre se livra de contendas doutrinarias, procurando não a divisao ou facção no corpo de Cristo, mas a unidade, respeito, humildade e obediencia.

    E lugar sério da maneira como até eu quero amado(a), só no céu! Enquanto isto, nós (eu, voce e todo mundo) que somos imperfeitos, mas justificados por Cristo e na Lei do seu amor e palavra, temos que entender esta unidade organica que é a Igreja. São nas nossas fraquezas que deus aperfeiçoa seu poder em nós, pois sua graça nos basta.

    Que Deus lhe abençoe e refrigere sua alma (Salmo 23)

    ResponderExcluir
  12. falou pra procurar lugar sério e agora diz que não tem.É dificil mesmo o tal do crente.Cristo veio como homem mas era perfeito.Temos que buscar perfeição.
    Ovelha doente é normal, mas pastor doente tem que ser tratado.
    "POR isso, deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, prossigamos até à perfeição, não lançando de novo o fundamento do arrependimento de obras mortas e de fé em Deus," (Hebreus 6 : 1);
    Espero que seja mesmo produtivo.

    ResponderExcluir
  13. Onde disse que não ter lugar sério? Temos que buscar a perfeição, mas a completa só na Glória.

    O que disse é que onde voce estiver, pessoas como voce, vão sempre procurar procurar algo para criticar. Vão criticar as músicas, as irmas, os irmãos, a altura do som, a cor da igreja, o horário dos cultos. Nunca nada esta bom!

    Voce é engraçado. Voce cita um texto que diz "até a perfeição", meu caro amigo, se é até, significa que esta perfeição sera completada quando recebermos nosso corpo glorificado, até estarmos com Cristo.

    Obs.: De onde voce tirou a ideia que ovelha doente é normal? Tanto o pastor como a ovelha doente tem que ser tratados.

    Se LERES a bíblia, verás que os discípulos de Jesus, até mesmo após sua partida, tinham inúmeros defeitos, ao ponto de até Pedro que recebeu uma revelação da salvação para os gentios, fraquejar no tema, rejeitando os mesmos. Será que Pedro não era sério?

    E o apóstolo Paulo quando se auto criticava dizendo que o mal que ele nao queria fazer este ele fazia? E só a morte o libertaria desta sina?

    Onde tem se pregado a palavra de Deus, onde a salvação é só por meio de Cristo, para mim há uma seriedade, porém as falhas sempre existiram nas pessoas. Em ovelhas, pastores e etc... Como mostrei, até quem andou com Cristo (aqui na terra) não era perfeito, mas buscava a mesma. è como Paulo dizia a respeito de pessoas que tinham uma determinada contuda não tão condizente com a palavra, mas que pregavam o evangelho, "contudo, que preguem pelo menos o evangelho de Jesus".

    Deixo este trecho da palavra (acho que quando coloco apenas a referencia voce não tem lido, por isto vou colocar o trecho):
    "Porque, ainda que foi crucificado por fraqueza, vive, contudo, pelo poder de Deus. Porque nós também somos fracos nele, mas viveremos com ele pelo poder de Deus em vós." (II Coríntios 13 : 4).

    E, graças à Deus estamos produzindo frutos para o reino de Deus, evangelizando e pregando bastante a palavra de Deus.

    O tipo de gente que não produz são facciosos e descrentes como voce. Dá uma de santo, mas está cheio do fermento dos farizeus, a hipocrisia.

    Deixo ainda o texto de 2 Timóteo 3:1-9 (LEIA ESTE), este tipo de gente aqui descrita, são pessoas como voce.

    E lhe digo, não perca seu tempo escrevendo aqui mais, o que voce tem ganhado com isto? Eu vou continuar com minha fé. Eu ainda estava lhe respondendo para ver até onde ías, mas voce não vai à lugar algum. Então fique com seus conceitos, e quando chegarmos diante de Cristo Ele nos pedirá contas daquilo que fizemos aqui.

    Eu tenho paz quanto a isto, se não tens, procure-a, mas lhe digo, não vais acha-la em seus conceitos, mas nos de Deus.

    E realmente, é dificil o tal do crente, por isto quem não é nos odeia!

    ResponderExcluir
  14. 1 Pedro 5:2 Aconselho que cuidem bem do rebanho que Deus lhes deu e façam isso de boa vontade, como Deus quer, e não de má vontade. Não façam o seu trabalho para ganhar dinheiro, mas com o verdadeiro desejo de servir.

    1 Ts 2:5 Pois vocês sabem muito bem que não usamos palavras bonitas para enganar vocês, nem procuramos tapear vocês para conseguirmos dinheiro. Deus é testemunha disso.

    2 Pedro 2:3 Em sua ambição pelo dinheiro, esses falsos mestres vão explorar vocês, contando histórias inventadas. Mas faz muito tempo que o Juiz está alerta, e o Destruidor deles está bem acordado.

    Tito 1:11 É preciso fazer com que eles parem de falar, pois estão atrapalhando famílias inteiras por ensinarem o que não devem, com a intenção vergonhosa de ganhar dinheiro.

    Marcos 7:7
    7 A adoração deste povo é inútil, pois eles ensinam leis humanas como se fossem mandamentos de Deus."
    8 E continuou: -Vocês abandonam o mandamento de Deus e obedecem a ensinamentos humanos.
    9 E Jesus terminou, dizendo: -Vocês arranjam sempre um jeito de pôr de lado o mandamento de Deus, para seguirem os seus próprios ensinamentos.


    COM RECONHECER UM FALSO MESTRE!

    COMO RECONHECE-LOS?
    • Eles ensinarão doutrinas destruidoras e falsas e rejeitarão o Mestre. (2 Pedro 2:1)
    • Irão explorar vocês (2 Pedro 2:3)
    • Contarão histórias inventadas (2 Pedro 2:3)
    • São atrevidos e orgulhosos (2 Pedro 2:10)
    • Eles mentem a respeito dos seus trabalhos e se disfarçam (2 Coríntios 11:13)
    • Fecham a porta do Reino do Céu para os outros, mas eles mesmos não entram, e nem deixam que entrem os que estão querendo entrar.( Mateus 23:13)
    • Exploram as viúvas e roubam os seus bens (Mateus 23:14)
    • Para disfarçarem, fazem longas orações (Mateus 23:14)
    • Procuram converter pessoas para a sua religião. E, quando conseguem, tornam essa pessoa duas vezes mais merecedora do inferno do que eles mesmos. (Mateus 23:15)
    • Não são justos, nem bondosos e nem honestos (Mateus 23:23)
    • Fazem túmulos bonitos para os profetas e enfeitam os monumentos das pessoas que viveram de modo correto. (Mateus 23:29)
    • Irão dizer às pessoas o que elas querem ouvir e não darão ouvido ao verdadeiro ensinamento. (2 Timóteo 4:3)
    • Gostam de orar de pé nas igrejas e nas esquinas das ruas para serem vistos pelos outros. (Mateus 6:5)
    • São ambiciosos pelo dinheiro (2 Pedro 2:3)
    • Enganam as pessoas fracas e só pensam em ganhar dinheiro. (2 Pedro 2:14)
    • Andam perdidos porque se desviaram do caminho certo. (2 Pedro 2:15)
    • Ensinam o que é errado (1 Timóteo 4:3).
    • Só cuidam dos seus próprios interesses. (Ezequiel 34:10)
    • Cuidam de si mesmos e não das ovelhas. (Ezequiel 34:8)
    • Não tratam as fracas, (ovelhas) não curam as doentes, não fazem curativos nas machucadas, não vão buscar as que se desviam, nem procuram as que se perdem. Ao contrário, vocês tratam as ovelhas com violência e crueldade.(Ezequiel 34:4)
    • Ensinam leis humanas como se fossem mandamentos de Deus (marcos 7:7)
    • Arranjam sempre um jeito de pôr de lado o mandamento de Deus, para seguirem os seus próprios ensinamentos (marcos 7:9)
    • Pregam um evangelho completamente diferente do Espírito de Deus (II Coríntios 11:4)

    DEPOIS DE OBSERVAR OS COMENTÁRIOS E ARGUMENTOS RESPONDIDOS CONTRA AO JOVEM ANÔNIMO, ENTENDI MAIS DO QUE NUNCA ESTE TEXTO ABAIXO:
    1 João 2:27 Mas sobre vocês Cristo tem derramado o seu Espírito. Enquanto o seu Espírito estiver em vocês, não é preciso que ninguém os ensine. Pois o Espírito ensina a respeito de tudo, e os seus ensinamentos não são falsos, mas verdadeiros. Portanto, obedeçam aos ensinamentos do Espírito e continuem unidos com Cristo

    ResponderExcluir
  15. mostrar alguns exemplos de OFERTAS no Novo testamento ou Nova aliança! Para que somente a verdade do evangelho de Cristo seja exaltada!!

    OFERTAS NO NOVO TESTAMENTO

    Romanos 15:26 Porque aprouve à Macedônia e à Acaia levantar uma coleta em benefício dos pobres dentre os santos que vivem em Jerusalém.

    1 Coríntios 16:1
    1 ¶ Ora, quanto à coleta que se faz para os santos, fazei vós também o mesmo que ordenei às igrejas da Galácia.
    2 No primeiro dia da semana, cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar, conforme a sua prosperidade, para que se não façam as coletas quando eu chegar.

    BLH 1 Coríntios 16:2 Todos os domingos cada um de vocês separe e guarde algum dinheiro, de acordo com o que cada um ganhou. Assim não haverá necessidade de recolher ofertas quando eu chegar.

    2 Coríntios 12:14 Já estou preparado para fazer a minha terceira visita a vocês e novamente não vou exigir que vocês me ajudem. Eu quero vocês e não o dinheiro de vocês. Afinal de contas, são os pais que devem juntar dinheiro para os filhos, e não os filhos, para os pais

    2 Coríntios 8:3 Porque eles, testemunho eu, na medida de suas posses e mesmo acima delas, se mostraram voluntários,
    4 pedindo-nos, com muitos rogos, a graça de participarem da assistência aos santos. primeiro ao Senhor, depois a nós, pela vontade de Deus;
    5 E não somente fizeram como nós esperávamos, mas também deram-se a si mesmos

    Atos 11:29
    28 e, apresentando-se um deles, chamado Ágabo, dava a entender, pelo Espírito, que estava para vir grande fome por todo o mundo, a qual sobreveio nos dias de Cláudio.
    29 Os discípulos, cada um conforme as suas posses, resolveram enviar socorro aos irmãos que moravam na Judéia;

    II TES. 3:7-9
    7 Vocês sabem muito bem que devem seguir o nosso exemplo, pois não temos vivido entre vocês sem trabalhar.
    8 Não temos recebido nada de ninguém, sem pagar; na verdade trabalhamos e nos cansamos. Trabalhamos sem parar, dia e noite, a fim de não sermos um peso para nenhum de vocês.
    9 É claro que temos o direito de receber sustento; mas não temos pedido nada a fim de que vocês seguissem o nosso exemplo. ( QUEM ESTÁ SEGUINDO ESTE EXEMPLO?)


    ATOS 2:44

    44 Todos os que criam estavam juntos e unidos e repartiam uns com os outros o que tinham.
    45 Ele vendiam as suas propriedades e outras coisas e dividiam o dinheiro com todos, de acordo com a necessidade de cada um.
    46 Todos os dias, unidos, eles se reuniam no pátio do Templo. E nas suas casas partiam o pão e participavam das refeições com alegria e humildade.
    47 Eles louvavam a Deus por tudo e eram estimados por todos. E cada dia o Senhor juntava ao grupo as pessoas que iam sendo salvas.


    SE PEDRO E JOÃO TIVESSE DINHEIRO, O ALEJADO NA PORTA FORMOSA TERIA MORRIDO ALEJADO: (só naquele tempo que os líderes não tinham dinheiro)

    ATOS 3:6
    6 Então Pedro disse: -Não tenho nenhum dinheiro, mas o que tenho eu lhe dou: pelo poder do nome de Jesus Cristo, de Nazaré, levante-se e ande.
    7 Em seguida Pedro pegou a mão direita do homem e o ajudou a se levantar. No mesmo instante os pés e os tornozelos dele ficaram firmes.
    8 Então ele deu um pulo, ficou de pé e começou a andar. Depois entrou no pátio do Templo com eles, andando, pulando e agradecendo a Deus.
    9 Toda a multidão viu o homem pulando e louvando a Deus.

    NÃO HAVIA ENTRE ELES NECESSITADOS

    ATOS 4:34
    34 Não havia entre eles nenhum necessitado, pois todos os que tinham terras ou casas as vendiam, traziam o dinheiro
    35 e o entregavam aos apóstolos. E cada pessoa recebia uma parte, de acordo com a sua necessidade.

    DIARIAMENTE ERA REPARTIDO O DINHEIRO
    ATOS 6:1

    1 ¶ Algum tempo depois, o número de judeus que se tornaram seguidores de Jesus aumentou muito, e os que tinham sido criados fora da terra de Israel começaram a se queixar dos que tinham sido criados em Israel. A queixa deles era que as viúvas do seu grupo estavam sendo esquecidas na distribuição diária de dinheiro.

    ResponderExcluir
  16. Muito boas as referencias a respeito de oferta, controle da igreja e apostolado.

    Existem outros textos como por exemplo a parte que Jesus censurou os farizeus por não estarem dando o dízimo de tudo, mas apenas das coisas pequenas (Mateus 23:16-24).

    Tem também Hebreus 7:1-10, onde se fala que que como sacerdocio levítico foi mudado, agora o dízimo sé ministrado por Cristo, o sacerdote segundo a ordem de Melquesede, logo a Igreja sendo o corpo de Cristo segue isto.

    ResponderExcluir
  17. Há que se falar que atualmente existem os adpetos da teologia da prosperidade que cometem os extremos. Estes são os que deturpam mentes e causam as confusoes. São os exploradores que voce mesmo deu a referencia.

    A respeito disto, fiz um artigo aqui no blog os criticando.

    Em suas referencias voce citou muitas coisas de diversos assuntos, entre os quais o modo de vida das pessoas.

    É necessário saber que eles tinham a cultura judaica, sendo que em tal cultura a coisa mais normal era o líder religioso adminstrar os bens das pessoas em forma de comunidade, principalmente em épocas de perseguição (o que estava ocorrendo).

    Leia Atos 5:1-11, onde vemos pessoas vendendo seus bens e dando para a Igreja, sendo que esta atraves de seus líderes administravam a comunidade.

    ResponderExcluir
  18. Com relação aos apóstolos, as pessoas tem um pensamento muito equivicado a respeito deles.

    Deixo claro que não existem apóstolos hoje, quem se intitula o faz na insensatez.

    O apóstolo foi alguém que teve um chamado especial por Cristo para ser pilar da Igreja em sua formação.

    Acabei de mostrar que não apenas recolhiam dízimo e oferta, como também administravam os bens e recebiam os votos dos crentes da época.

    Lhe pergunto, como PEDRO e JOÃO que recebiam muito, não tinham nem prata e ouro para dar para o deficiente? E os bens que recebiam? Não era para repartir com os pobres, sustentar a Igreja e fazer as missoes? CADA O DINHEIRO ENTÃO?

    Isto não significa que não possuiam dinheiro ou bens, saibas que tais apóstolos eram casados, e tinham que sustentar suas famílias, ou seja, tinham dinheiro sim.

    O fato de Atos 3:10 ocorre no Templo, talvez eles nao tinham levado dinheiro ou o dinheiro que estava com eles era para dar o dízimo ou uma oferta ali (já estava comprometido), assim o mesmo não tendo nada NAQUELE MOMENTO, aplicou sobre ele a cura divina.

    Mas dizer que não tinham dinherio é um absurdo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não Existe "apostolo" hoje, e O Valdemiro ? rsss.. assim como Paulo que foi chamado pela "visão de uma Luz". O "apostolo" Paulo que Nunca conheceu Jesus. E ainda Hoje Voces Acreditam ....

      Excluir
  19. Finalizando, quero fazer um OBS.: achei engraçao voce falar o "jovem anonimo"... Ora como voce sabe que o anonimo é jovem?

    Não sei qual é a sua ou de voces, mas parem de ter este pensamento "franciscano" sobre a Igreja.

    Sou contra o evangelho da prosperidade, mas também sou completamente contra o evangelho da miséria! Que é o evangelho que tais pessoas pensam.

    Seja como Ananias e Safira, se amas tanto seu dinheiro, não dê, mas apartir do momento em que se dispor o faça de bom grado.

    Por falar neles, o que eles deram foi oferta ou dízimo?

    Ora sabemos que oferta é segundo o coração, mas o dízimo tem um preço, certo?

    A palavra diz que eles diminuiram o preço da propriedade vendida para logo diminuir a quantidade que seria dada para a Igreja.

    O que era isto então? O dízimo. Se tem um valor definido é dízimo.

    Não mude o sentido do texto com o contexto. Por exemplo, voce citou II TES. 3:7-9, veja que eles não quiseram receber nada abrindo um paralelo para eles (talvez por que eram avarentos, e isto era barreira para eles pregarem o evangelho para aquele povo), pois note o que o vs. 9 fala "É claro que temos o direito de receber sustento".

    Ora, se tinham direito de receber sustento, significa que era o costume, que neste caso abrira um paralelo para nao receber.

    Bem com isto, se ainda tens este pensamento franciscano, então continue com seu pensamento e siga seu coração.

    ResponderExcluir
  20. Olá, colega Samuel,
    Referente ao seu comentário no livro de Mateus 23:23 - Jesus estava falando com os professores da lei FARISEUS OS QUAIS GUARDAVAM TODOS OS MANDAMENTOS, tanto que Ele deu o título de Hipócritas para eles; o mais impactante é que o significado da palavra dízimo pelo dicionário bíblico:
    A décima parte, tanto das colheitas como dos animais, que os israelitas ofereciam a Deus (#Lv 27.30-32; Hb 7.1-10). O dízimo era usado para o sustento dos LEVITAS (#Nm 18.21-24), dos estrangeiros, dos órfãos e das viúvas (#Dt 14.28-29).

    Então significa que tudo que a terra produz; no livro de Mateus 23:23 "o dízimo da hortelã, do endro e do cominho"
    Malaquias 3:10 Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; (PARA QUE HAJA MANTIMENTO E NÃO PARA QUE SEJA MANTIDA)

    Malaquias 3:11 Por vossa causa, repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos. (VOS CONSUMA O FRUTO DA TERRA - E NÃO FRUTOS DAS MÃOS)

    Além que o TAL DEVORADOR ONDE MUITOS CRISTÃOS SÃO AMEAÇADOS por Pastores por ensinarem que é o DIABO; como esta escrito no livro 1 Timóteo 1:7 Eles querem ser professores da Lei de Deus, mas não entendem nem o que eles mesmos dizem, nem aquilo que falam com tanta certeza.

    REF. AO DEVORADOR - (DEVORADOR) - Nome dado à uma espécie de gafanhoto e que podia ser comido . Levítico 11:21-22 / JOEL 1:4 / NAUM 3:16 (RA)
    É uma espécie de gafanhoto! (Dicionário bíblico)
    Inseto pertencente à ordem dos grilos. Os gafanhotos se alimentam de folhas; eles aparecem em bandos (nuvens) e acabam com as plantações (#Jl 1.4; 2.1-11). Algumas espécies eram usadas como alimento (#Mt 3.4) e outras eram proibidas (#Lv 11.22).
    Vejamos: Levitico 11:21 (devorador poderia ser comido)


    21 Mas de todo inseto que voa, que anda sobre quatro pés, cujas pernas traseiras são mais compridas, para saltar com elas sobre a terra, estes comereis.
    22 Deles, comereis estes: a locusta, segundo a sua espécie, o gafanhoto devorador, segundo a sua espécie, o grilo, segundo a sua espécie, e o gafanhoto, segundo a sua espécie.

    SINCERAMENTE ESPERO QUE REFERENTE A ESTE ASSUNTO ESTEJA BEM EXPLICADO - MAS QUALQUER DÚVIDA PODEREMOS ESTAR TROCANDO INFORMAÇÕES BÍBLICAS.

    ABRAÇOS

    ResponderExcluir
  21. referente a este seu comentário "Acabei de mostrar que não apenas recolhiam dízimo e oferta, como também administravam os bens e recebiam os votos dos crentes da época."

    ONDE QUE PROVA OS APÓSTOLOS RECEBENDO OS DÍZIMOS? POIS AINDA NÃO ENCONTREI!

    E REFERENTE A ESTA PERGUNTA "Lhe pergunto, como PEDRO e JOÃO que recebiam muito, não tinham nem prata e ouro para dar para o deficiente? E os bens que recebiam? Não era para repartir com os pobres, sustentar a Igreja e fazer as missoes? CADA O DINHEIRO ENTÃO?"

    Meu amigo, vc sabia que a organização de Jesus, tinha tesoureiro - tanto que até ele traiu a Jesus por dinheiro também - irei lhe explicar porque eles não andavam com dinheiro -JUDAS

    1) Iscariotes, escolhido por Jesus para ser apóstolo (#Mt 10.4), sendo o tesoureiro do grupo (#Jo 12.6). Traiu a Jesus (#Mt 26.47-49) e, depois, enforcou-se (#Mt 27.3-5; At 1.16-19).

    e referente a este seu comentário "O fato de Atos 3:10 ocorre no Templo, talvez eles nao tinham levado dinheiro ou o dinheiro que estava com eles era para dar o dízimo ou uma oferta ali (já estava comprometido), assim o mesmo não tendo nada NAQUELE MOMENTO, aplicou sobre ele a cura divina.

    Mas dizer que não tinham dinherio é um absurdo."

    EU ACREDITO QUE A BÍBLIA NÃO MENTE - E NÃO É ABSURDO - POIS A PALAVRA DE DEUS NÃO É ABSURDO, POIS POSSO CONSIDERAR ESTE COMENTÁRIO COM UMA HERESIA, - AMIGO LEIA ATOS 3:6 6 "Então Pedro disse: -Não tenho nenhum dinheiro, mas o que tenho eu lhe dou: pelo poder do nome de Jesus Cristo, de Nazaré, levante-se e ande."

    ATOS 1:1 - 1 ¶ Certo dia de tarde, Pedro e João estavam indo ao Templo para a oração das três horas. - ESTAVAM INDO ORAR - É MUITO PERIGOSO ENSINAR ERRADO!

    ResponderExcluir
  22. referente a este seu comentário errôneo também "Finalizando, quero fazer um OBS.: achei engraçao voce falar o "jovem anonimo"... Ora como voce sabe que o anonimo é jovem?"

    Não conheço esta pessoa, tanto que não escondi o meu nome, o título de jovem foi somente pelos comentários dele, MAS LHE DIGO QUE NÃO CONHEÇO, ESPERO QUE ELE (ANÔNIMO) POSSA TIRAR APROVEITO DESSES DADOS. OK

    REF. a Ananias e Safira - vou lhe ajudar (com todo respeito)mas onde vc achou este seu comentário na bíblia "A palavra diz que eles diminuiram o preço da propriedade vendida para logo diminuir a quantidade que seria dada para a Igreja."
    AMIGO ELES MENTIRAM A RESPEITO DO VALOR DO TERRENO, LEIA O TESTO; COMO ESTÁ ESCRITO "Mateus 22:29 Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus."

    PARA COMPLETAR ESTA EXPLICAÇÃO:

    ATOS 4:34 Não havia entre eles nenhum necessitado, pois todos os que tinham terras ou casas as vendiam, traziam o dinheiro
    35 e o entregavam aos apóstolos. E cada pessoa recebia uma parte, de acordo com a sua necessidade.

    E REFERENTE A ESTE SEU COMENTÁRIO TAMBÉM - "Não mude o sentido do texto com o contexto. Por exemplo, voce citou II TES. 3:7-9, veja que eles não quiseram receber nada abrindo um paralelo para eles (talvez por que eram avarentos, e isto era barreira para eles pregarem o evangelho para aquele povo), pois note o que o vs. 9 fala "É claro que temos o direito de receber sustento".

    MEU AMIGO IREI LHE MOSTRAR TAMBÉM A PARTE "B" DO VERSÍCULO! ELE DEU A REGRA DE QUE ERA SEGUIR AO EXEMPLO DELES.

    2 TESSALONICENSES 3:9 É claro que temos o direito de receber sustento; mas não temos pedido nada a fim de que vocês seguissem o nosso exemplo.

    OLHA MAIS ESTE: 1 Ts 4:12 Assim, aqueles que não são cristãos os respeitarão, e vocês não precisarão viver às custas de ninguém.

    SE TIVESSEMOS SEGUIDO ESTES CONSELHOS, NINGUÉM ESTARIA FAZENDO PIADAS COM O POVO EVANGÉLICO, CHAMANDO DE LADRÃO!

    E PARA TERMINAR QUEM QUE VC ACHA QUE É ESSA PESSOA QUE JESUS ESTARIA SE REFERINDO, PODE TER CERTEZA QUE NÃO É MEMBRO - E SIM LIDER (PASTORES MAUS INTENSIONADOS QUE ADORAM A MAMON)

    MATEUS 7:"22 Quando aquele Dia chegar, muitos vão me dizer: "Senhor, Senhor, pelo poder do seu nome anunciamos a mensagem de Deus e pelo seu nome expulsamos demônios e fizemos muitos milagres!"
    23 Então eu direi claramente a eles: "Eu nunca conheci vocês! Afastem-se de mim, vocês que só fazem o mal!"

    UM FORTE ABRAÇO

    ResponderExcluir
  23. Obede voce escreveu bastante e pegou partes da bíblia e moldou segundo seus conceitos. Nada do que voce escreveu disse em momento algum, algo contra ser ofertante ou dizimista.

    E a bíblia que usas tem um linguajar completamente diferente das minhas (pois tenho várias versoes, inclusive a hebraica e grega), o que por exemplo o texto de 1Ts 4:12 não tem nada haver com o seu. O sentido original (o grego) deste texto é sobre fala sobre uma auto-afirmação que é contraria a humildade bíblica.

    Releia o que escrevestes e veja o quão confuso está sua cabeça. Depois compare com o que já escrevi, principalmente no artigo.

    O que já respondi está aí, não estou aqui para fazer alguém ser ofertante ou dizimista, se voce entendeu amém, se não queres enternder amém também.

    Obede, sei que existem líderes maus intensionados, amantes do dinheiro e que pregam um outro evangelho. Usam as ofertas e dízimos para seu bel prazer, ainda se apoiando na tal "teologia da prosperidade" (fiz um texto aqui no blogo contra ela). Estes envergonham o evangelho.

    PORÉM, isto não pode servir de pretexto para deturparmos a palavra de Deus.

    Vejo na palavra de Deus, Jesus ou os apostolos falando abertamente sobre muitos temas, inclusive revogando ou dando um sentido mais amplo para algo.

    PORÉM, em nenhum momento vejo Jesus ou os apostolos sendo contrários ou revogando o dízimo ou ofertas.

    De ofertas nem vou falar pois vejo que não és contra, mas com relação ao dízimo o proprio Jesus não censurou os farizeus com relação a isto.

    Se leres Hebreus 7:1-10 verás que o dízimo que nós damos não é mais para os levitas e sim para o sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque, que no caso seu corpo é a igreja.

    Um assunto tão polemico deste se Cristo ou os apostolos fossem contrários, falaraiam abertamente.

    Finalizando, quero apenas lhe PERGUNTAR ALGO... Se és membro de alguma Igreja, se tens pastor, se tens ganhado vidas, se tens feito caridade para com os pobres, se recebes influencia do "irmao rubens".

    Se não me responderes, nem precisas mais comentar aqui no blog. Caso respondas lhe direi o tipo de gente que és.

    ResponderExcluir
  24. Assim deixo para voce também um forte abraço e reforço o quão confuso está sua mente. (Veja o tão confuso ficaou seus textos, nem entendi direito o que voce quis dizer com relação a Judas, mas isto não teve nada haver com o porque os discipulos nçai andavam com dinheiro).

    Ora existem o escandalos, e pastores que escandalizam o nome de Deus, estes Deus pedirá contas, porém TU não podes abalar sua fé com isto. Siga a bíblia e não Edir Macedo. Isto é, siga o dízimo e a oferta bíblica, e não o conceito que pessoas como ele dão para isto.

    Por causa de pensamentos como o seu surgem diversas seitas e doutrinas heréticas, pegando partes da bíblia e moldando segundo seus próprios conceitos.

    Já vi muitos começarem como voce, conta o dizimo, depois sao contra a ceia, contra o antigo textamento, contra os evangelhos, se tornam paladinos de teorias de conspiração, todo mundo tá errada só eles estao certos.... Cuidado até onde vais.

    Pra acabar, (já que se achas um instruído na palavra de Deus) dê uma lidinha em Genesis 28:18-22 e me respondas que lugar era aquele onde Jacó disse que daria o dízimo?

    Abraços e deixo um comunicado que em breve farei artigos falando sobre falsos profetas (pastores) e os Apóstolos de hoje em dia. Então antes de despejar um monte de referencias bíblicas sem nexo, espere para ver o que falarei ali e aí saberás como penso.

    ResponderExcluir
  25. Quero deixar claro para o Obede o porque retirei seu último comentário.

    Veja o que escrevi antes de sua postagem: "quero apenas lhe PERGUNTAR ALGO... Se és membro de alguma Igreja, se tens pastor, se tens ganhado vidas, se tens feito caridade para com os pobres, se recebes influencia do "irmao rubens".

    Se não me responderes, nem precisas mais comentar aqui no blog. Caso respondas lhe direi o tipo de gente que és."

    NESTE CASO VOCE NÃO ME RESPONDEU. POR ISTO RETIREI SEU COMENTÁRIO.

    Mas quero dizer algo para voce com relação ao DÍZIMO:

    PRIMEIRO: Não importa se o dízimo é pago em dinheiro ou em algum bem (móvel ou imóvel), dízimo é dízimo. Já que voce leu o AT e o NT todo e com atenção, saberás que da época que foi escrito a Torah eles não usam dinheiro em moeda, sendo que bem mais adiante começou a ser utilizado a moeda.

    SEGUNDO: Se tiveres lido a bíblia toda mesmo, verás que o escrito em Malaquias 3:8-12 não fala apenas do dízimo levítico, pois ali não esta mandando dar para levitas, MAS trazer para casa do Senhor (que a chama de tesouro), e também este referido ali não era para manter apenas os levitas, mas CASA DE DEUS. Além de ser o único mandamento em que se pode fazer prova dele.

    ResponderExcluir
  26. TERCEIRO: Nunca lestes em Mateus 23:23 onde Jesus chama para termos a justiça, misericórida e fé sem OMITIR o dízimo?

    Nunca lestes em Mateus 23:16-22 a respeito da santificação das finanças? Não entendestes que quando levamos parte de nossas finanças para o lugar de congregação (Igreja) ali naquele lugar se santifica e abençoa e o que semeamos?

    QUARTO: Nunca lestes o escrito em Hebreus 7:1-10. Ora segundo este texto, agora do dízimo não é mais entrege no Templo para um levita, mas em rendição a quem é mais alto do que eles. Segundo este texto, Jesus (na figura do Rei de Salém) recebe o dízimo de Abraão, logo concluímos que o mesmo passa isto para sua Igreja, ou seja, ele não aboliu o mesmo, apenas mudou o sacerdócio.

    QUINTO: Não me respondestes sobre o texto de Genesis 28:18-22, mas lhe digo que em tal parte Jacó estava profetizando que onde há casa de Deus, alí ele daria o dízimo, de TUDO.

    ResponderExcluir
  27. SEXTO: Nunca lestes a respeito da lei da semeadura? 2 Cor. 9:6-15. Não sabes o que é o serviço da assistencia? Neste texto se fala de ofertas, mas também a respeito de algo que não é corriqueiro, veja o vs. 10, ora o fruto da justiça é quando seguimos seus mandamentos.

    FINALIZANDO: Nunca encontrei nada na bíblia desabonando as ofertas e dízimos, nem antes e nem depois de Jesus.

    Voces pegam partes que nem se quer estão falando de dízimos e ofertas, mas de pessoas que usam a boa-fe das pessoas para se aproveitar delas.

    Não sei se alguém já se aproveitou de sua fé, seui que tem muitos pilantras por aí, porém, isto não anula os mandamentos de Deus, voce gostando ou não, estas desculpas são de pessoas que ou foram feridas ou são tao avarentas que fazem de tudo para deturpar a palavra de Deus. Não seja ou siga estes.

    Não estou lhe atacando, pelo contrário, quero apenas que não ponhas em cheque sua fé por isto (maus pastores). Lhe amo em Cristo, independente de qualquer coisa. Apenas acho que ficar discutindo isto, não vai te levar a canto nenhum.

    No mais mano, um forte abraço e reveja seus conceitos.

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  30. Caro Obede, não apaguei seu últimos comentários por causa de medo da "sua verdade" (não a da bíblia). MAS PORQUE VOCE NÃO ME RESPONDE. Voce que não sabe o que é um blog.

    Note que o que apaguei foi só os comentários seus depois que lhe fiz as perguntas que voce não responde.

    Então enquanto voce não me responder o que lhe perguntei, não permitirei que voce comente (eu disse isto).

    Saibas que tudo que voce colocou até agora foram argumetos mais fracos do que o do anonimo (olha que nem apaguei os dele).

    Para seu governo sei muito bem o que é liberdade de expressão, tanto que o que é mais raro eu fazer neste blog é apagar comentários. Quando o faço é porque alguém esta usando baixo palavriado ou quando inicia um dialogo comigo tende a se esquivar de certas perguntas (o seu caso), então faço isto para aqui não virar bagunça.

    Eu já postei tanto no artigo como respondi muitas perguntas no tocante ao tema sobre dízimos e ofertas, se voce não crê é problema seu.

    O que estou fazendo agora (através das perguntas que voce não responde) é identificando a confusão que está na sua cabeça.

    Fora o tanto de bobagem que voce esta escrevendo em seus últimos comentários (misturando tudo e fazendo uma tremenda confusão doutrinária), ainda quero ver sua resposta.

    Pra finalizar, esta semana vou estar postando um artigo sobre falsos profetas, leia antes de ficar pegando partes da palavra e mudando ao seu critério. Não precisa ficar nervosinho, é só responder. Mas antes de comentar qualquer coisa, espere para ler o artigo sobre falsos profetas.

    Abraços.

    OBS.: Para os leitores, apaguei dois cometários de Obede porque o mesmo, se esquiva de minhas perguntas, sendo que o mesmo foi alertado que enquanto não respondesse, eu não permitiria que o mesmo comentasse. Não o proíbi de comentar, apenas enquanto o mesmo foge da resposta, apago enquanto ele não me responder.

    ResponderExcluir
  31. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  32. Leia nossos comentários anteriores e verás as perguntas, se não vistes é porque nem estais lendo minhas respostas, então porque estais me perguntando sempre?

    O que adianta eu responder sendo que voce nem esta lendo o que lhe retruco?

    Oras, se lestes minhas repostas saberías que quem está utilizando a bíblia segundo seus conceitos é voce. E que todas suas perguntas estão respondidas. És tu que não me respondes segundo a bíblia.

    Ficas a colocar um monte de partes da bíblia que não tem nenhum nexo com o tema, sendo que o que queres mesmo é me chamar de falso profeta, sendo que publiquei um artigo a respeito disto hoje.

    Por isto leia antes de ficar falando bobagens e ficar achando que eu estou em um beco sem saída com suas pobres e medíocres perguntas já respondidas até no artigo (que acho que voce nem leu).

    Ademais meu caro, quem esta sem a razão aqui é voce, pois nos seus ultimos comentários (os apagados) voce se mostrou uma outra pessoa, insandeciada, raivosa e dissimulada. O que para mim mostra que nem argumentos tens mais.

    ResponderExcluir
  33. IREI LHE RESPONDER A ESTA SUA PERGUNTA ABAIXO, PARA QUE POSSA ESTAR COMENTANDO NO SEU BLOG
    SUA PERGUNTA É ESTA:
    “ Se és membro de alguma Igreja, se tens pastor, se tens ganhado vidas, se tens feito caridade para com os pobres, se recebes influencia do "irmão Rubens".

    Se não me responderes, nem precisas mais comentar aqui no blog. Caso respondas lhe direi o tipo de gente que és."
    MINHA REPOSTA:
    SOU MEMBRO DA IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR – CASCAVEL – PR,
    TENHO PASTOR, E FAÇO PARTE DA FAMILIA PÁSTORAL, E SOU ATUANTE NA IGREJA,
    TENHO SIM AJUDADO AS PESSOAS A CONHECER O EVANGELHO DE CRISTO,
    NÃO TENHO INFLUÊNCIA DESSE TAL IRMÃO RUBENS QUE O SENHOR ESTÁ PREOCUPADO.
    AGORA REFERENTE À PERGUNTA SOBRE A CARIDADE AOS POBRES, LHE RESPONDEREI PELA PALAVRA DO PRÓPRIO JESUS CRISTO, PARA QUE EU NÃO CAIA EM SILADAS, VEJAMOS O QUE ESTÁ ESCRITO NO LIVRO DE
    “MATEUS 6: 2 QUANDO, POIS, DERES ESMOLA, NÃO TOQUES TROMBETA DIANTE DE TI, COMO FAZEM OS HIPÓCRITAS, NAS SINAGOGAS E NAS RUAS, PARA SEREM GLORIFICADOS PELOS HOMENS. EM VERDADE VOS DIGO QUE ELES JÁ RECEBERAM A RECOMPENSA.
    3 TU, PORÉM, AO DARES A ESMOLA, IGNORE A TUA MÃO ESQUERDA O QUE FAZ A TUA MÃO DIREITA;
    4 PARA QUE A TUA ESMOLA FIQUE EM SECRETO; E TEU PAI, QUE VÊ EM SECRETO, TE RECOMPENSARÁ.”
    SAMUEL, COMO JÁ LHE DISSE NÃO QUERO SER TEU INIMIGO, EU GOSTARIA SOMENTE DE ESTAR TROCANDO ESPERIÊNCIAS DA PALAVRA DE DEUS, VOCÊ PODE PERCEBER QUE NÃO ADULTERO A PALAVRA, E NÃO FAÇO COMENTÁRIO PRÓPRIO, MAS COM BASE BIBLICA, DO MESMO MODO GOSTARIA DE RESPONDIDO COM BASE BÍBLICA, E QUE A PRÓPRIA BÍBLIA RESPONDA POR SÍ MESMA, SEM INFORMAÇÕES QUE NÃO ESTEJAM NA BÍBLIA.
    ABRAÇOS,
    OBEDE

    ResponderExcluir
  34. Bem a priori digo que este comentário não será apagado pois respondeu (até que enfim).

    Quero lhe dizer que dizer que não adulteras a bíblia, porém colocas textos em lugares desconexos e sem entendimento dá interpretações erradas.

    Por exemplo quando voce citou um monte de passagens a respeito de falsos profetas e não de dízimos e ofertas. Voce tinha mudado o assunto, então se é para mudar o assunto, não é mais neste artigo que tens que comentar, mas sim no outro que fiz.

    Ora se vais seguir então a a letra da palavra (no que me respondestes com relação a caridade), lhe digo que então quando sua mão pecar a arranca, se teu olho te faz pecar arranca-o.

    Nuncas lestes que que foi até registrado o feito dos apóstolos com relação a isto?

    O que Jesus quis dizer foi para não nos exaltarmos com relação a caridade, porém o que lhe pedi foi um testemunho e vejo que não tens.

    Outro ponto! Estais na Igreja errada. Pois quando criança pertenci a IEQ do Estado do Espírito Santo e lá tem o seguimento do dízimo e oferta. Tens que ir é para a Congregação Cristã (Igreja do véu).

    Que bom que não segues Rubens (não estava preocupado), pois se o seguisse serias para mim um fraco da cabeça e eu queria saber se não eras (para não ficar perdendo tempo).

    ResponderExcluir
  35. Fico feliz em saber que estais evangelizando (segundo o dizes). Se um dia vieres a Goiania, nos ajude com nosso trabalho com jovens. Realizamos eventos em chácaras, nas ruas, nos becos, nos onibus, na Igreja, fazemos encontros só com pessoas que estão no mundo, trabalhos com células e grupos familiares.

    Também somos uma Igreja que ajudamos os necessitados, eu por exemplo comecei meu ministério com os mendigos, ex detentos, aideticos, homossexuais e meninos de rua (isto não é para minha glória, é testemunho). Nos ajude quando puder.

    Quero chamar sua atenção para um PONTO IMPORTANTE.

    Não estou aqui para ficar debatendo contigo infinitamente. Pelo que vi seus argumentos se acabaram e tens mudado o foco do assunto. O que defendi no dízimo e oferta esta aí nos comentarios e artigo, ou VOCE SEGUE OU NÃO, se não queres seguir amém, mas se tens tanto interesse assim é porque queres mudar de atitude, ou seja, não esta com paz com relação a isto. Ore peça a Deus luz neste caso.

    Não sou teu inimigo, muito pelo contrário, querias saber se eras um irmão ou uma pessoa descrente fazendo baderna aqui no blog (por isto a pergunta).

    Só acho que estais confuso, PORÉM, não seja um contendor, mas apaziguador. Eu sou assim. Se não queres dizimar ou ofertar, amém. Na minha Igreja 70% dos membros não são dizimistas e nem por isto os censuramos. Porém sabemos que o altar abençoa nossas finanças (Mateus 23:16-23).

    ResponderExcluir
  36. No mais caro Obede, já que és evangelhista, peço que me ajude com seu conhecimento bíblico a evangelizar os espíritas, aos satanistas que tem comentado nestes temas em artigos feitos no blog.

    Bem como também comentar em outros assuntos em que falo sobre seitas e heresias, e falsos profetas (inclusive fiz um artigo a algum tempo sobre a IEQ, em que alguns "pastores" estão a transformando na IURD).

    Viu que não lhe proibi de comentar, só acho que o que já comentamentos aqui já saturou. Saiba que na bíblia encontramos pessoas com posiçoes doutrinárias diferentes, PORÉM se no tocante a salvação em Cristo teu procedimento é igual ao meu, então é desnecessários debates infindáveis sobre pontos que não tem nada haver com a salvação.

    Minha posição já foi dada bem como a sua, então retenha o que achou que era bom.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  37. Acredito que, quem nos convence do erro é o Espírito Santo,se precisar de alguma informação referente a Congregação Cristã, ou qualquer outro assunto, poderemos estar trocando informações, entre em contato, para demonstrar que não estou querendo arrumar confusão, segue o meu e-mail particular: obedesouza@hotmail.com

    abraços,
    Obede

    ResponderExcluir
  38. Com certeza é o E.S. que nos convence do erro e nos remete a uma vida em plenitude com sua palavra.

    Referente a Congregação Cristã (Igreja do véu), eu a conheço bem, tive pessoas próximas que eram de lá, sei que lá são contra pastores (pois usam nome de ançiãos) e dízimo.

    Com relação outros assuntos siga o que lhe pedi, para ver os outros artigos que fiz e se puder colabore comentando.

    Obs.: fiz um artigo chamado "bizarrices e falsos profetas no meio gospel" - lá fiz uma dura crítica a determinados "pastores" da Igreja do Evangelho Quadrangular (IEQ) que estão a transformando em uma IURD. DÊ uma olhada, pois tem vídeos deles lá.

    Estes sim, pegam o dízimo e ofertas e escandalizam o nome de Deus para os gentios. E como voce faz parte da IEQ, acho bom voce reforçar o que escrevi lá, contra estes lobos.

    No mais, o que precisar de mim, estou aqui para ajudar também.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  39. qual a diferença entre anciões e pastores? Pois a adiventista tambem usa esse termo para as pessoas que cuidão dos templos.

    ResponderExcluir
  40. Este termo ancição é utilizado por muitas outras denominaçoes tais como a Congregação Crista do Brasil, Testemunha de Jeová e outros...

    Bem, eu nunca fui da Igreja adventista, então não posso lhe dizer com exatidão como é lá...

    Porém o ancião na bíblia é tido como alguém de avançada idade e conhecedor da palavra, que por muitas vezes é tido não como um pastor, mas como um mestre ou mesmo um líder jubilado.

    Em muitas denominaçoes (não é o caso da Ig. Adventista) não se tem o uso do adjetivo "pastor", mas o ancião (que não precisa ser velho) tem a mesma função, o que muda é apenas o nome.

    Espero ter lhe respondido. Fique com Deus.

    ResponderExcluir
  41. O dia em que Um PASTOR protestante(que vive do dizimo)diferente do proprio Apostolo Paulo (que não era pesado aos irmãos(trabalhava)) admitir a Verdade que o dizimo foi abolido na nova aliança e mais que a "biblia" livro feitos pelos padres "catolicos" compilado por Constantino e Jeronimo com palavras transliteradas, incluiu ou excluiu a verdade e deixaram o que interessa, ou seja ordem morais para recebimento das indulgencias dizimos ofertas etc.., que criaram a melhor forma do Rei e papa o proprio Constantino a Receber dinheiro dos leigos admitir a verdade ai sera o fim do mundo. Pastores Jamais irão porque não tem coragem pois conhecimento tem, ou se não tem são tão enganados quanto todos os outros, pois afirmo a Teologia e os cursos teolgoicos na base do CTR C E CTR V, transformou o Livro IDOLATRADO em colcha de Retalhos(remendo velho) para interesse dos "LIDERES RELIGIOSOS" e aspirantes. E o povo massacrado como sempre, todos eles irão prestar contas no Juizo e voce que estiver dentro do Carro desgovernado como passageiro também sofrera, aconselho a Nem embarcar nessa. !!! Arrependa-te e chegado o reino dos Céus !!

    Obs.. Ouvi um "pastor" dizer não saia da arca mesmo ela cheirando mal, (esquecem que ela tinha 3 andares), mas a Arca de Hojé não e Arca e o TITANIC, e vai afundar !!!

    ResponderExcluir
  42. Voce quer ser
    1 - PASTOR EVANGELICO
    2 - Mensageiro da Verdade de Jesus(Deus)

    Reposta 1
    Então abra uma Igreja, contrate um Contador para fazer o Registro no CNPJ, para abrir a Empres... despculpe Igreja legalizada e viva feliz, cobrando dizimo ofetra, trizimo, primicia, e tudo o que sua imaginação permitir.

    ou

    Resposta 2
    Aprenda a viver de mel silvetre e comer gafanhotos.

    Porque este é o anunciado pelo profeta Isaías, que disse: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, Endireitai as suas veredas.

    E este João tinha as suas vestes de pelos de camelo, e um cinto de couro em torno de seus lombos; e alimentava-se de gafanhotos e de mel silvestre.

    Então ia ter com ele Jerusalém, e toda a Judéia, e toda a província adjacente ao Jordão;

    E eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados.

    E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus, que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?

    Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento;
    Mateus 3:3-8

    ResponderExcluir
  43. Bem,

    Paulo não queria ser pesado para aqueles pois ainda estava implementando a igreja ali, porém ele mesmo não condenou quem vive da igreja. LEIA O TEXTO COM O CONTEXTO - 1 Corintios 9:6-12

    Ao contrário, dizia que o obreiro deveria receber dobrado pelo evangelho.

    Ele não quis naquela ocasião, mas era um direito DELE, bíblico. Se a igreja tem condições, que sustente seu pastor!

    JESUS mesmo disse que quem prega o evangelho (como pastor) que viva do evangelho.

    Sou contra o excesso de alguns pastores que não tem nada de pastor - mas também sou contra este tipo de pensamento como os de vocês que tem a avareza dentro de si.

    Quem tem mamom mesmo são estes que tem essa mente contrária a bíblia, no que ela manda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema e que esta mais do que provado que o Dizimo não faz parte da Nova Aliança, não é bíblico para os "cristãos" coisa nenhuma, oferta sim, Amar sim é biblico, voce faz por amor, se vé alguem necessitado e voce tem amor de Deus voce ajuda financeiramente e materialmente,(exemplos bom samaritano) mas não tem nada a ver com o que e ensinado nas "Igrejas" dar dinheiro ao pastor, Obvio que o Pastor vai chamar quem pensa assim de adorador de mamom de avarento vai querer te intimidar, pois voce esta ensinando outros a não dar mais dinheiro para o "pastor", vai dizer que voce vai pro inferno e toda essa balela mentirosa, qual texto que Paulo pede Claramente DIZIMO na biblia, e outra como ele estava implementando a Igreja deveria no inicio já ensinar o Dizimo, não fez o contrario não recebeu nada, o mesmo Jesus que diz para "viver do Evangelho" manda não levar alforge nem sandalia, nem bordão, ou seja a casa que te receber voce tem hospedagem, roupas, comida, o próprio Pedro devia estar equivocado em Atos pois não tinha ouro nem prata o que tinha deu ao coxo (fez o milagre), se não tinha provavelmente esqueceu de cobrar os Dizimos dos fieis, pois de inicio numa pregação converteu 3000 ou seja na igreja primitiva não tinha essa pratica do Judaismo que ainda assim hoje é praticada totalmente errada, pergunte a um judeu onde ele entrega seu dizimo.
      Recentemente TEÓLOGO concluiu monografica (sabe o que e monografia e um estudo cientifico ne "pastor"). Teólogo refuta o Dizimo, com estudos concretos e coerentes dentro da Biblia, Acredte quem quizer no que a Biblia verdadeiramente manda.

      Excluir
  44. São um Bando de Vagabundos !! Vão trabalhar, 10% nada !!! alguns ainda pedem 20% ou 30% absurdo, e nos somos avarentos e adoradores de mamom.

    Esses não geram nada pro PIB do Brasil, alem de alienados, pois o brasileiro alem de ganhar mal tem que sustentar estes que ainda chamam todo mundo de imbecil e trouxas e se diz pastor vide um tal de "mala.." entre os mais ricos segundo a FORBES,
    E você ainda cheio de "razão" vem dizer que "vocês e quem tem mamomm são avarentos" so me responda pastor, não sei se voce gerencia sua igreja mas voces dão os dizimos dos dizimos para a viuva e os orfãos, ou so interessa receber, em atos não se fala em dizimo mas em repartir. Isso ninguem pratica mais e impossivel instituir a igreja primitiva pois o ser humano se tornou egoista, liderados por hipócritas que so enxergam o que lhes convém. "a biblia manda", a biblia não manda o DIZIMO E VOLUNTARIO e sempre FOI. O AMOR e ordenança se AMA voce ajuda o Semelhante, mas PASTORES dou lhe o peixe mas VAI PESCAR e eu te ensino .... ISSO JESUS MANDOU !!! Não ha relato de paulo recolher o dizimo, ele pediu para a comunidade sustentar com as necessidades dos seus discípulos que ensinavam o povo que davam com LIBERALIDADE. E não vou pro inferno por não ser DIZIMISTA. Irei se não AMAR o próximo.



    ResponderExcluir
  45. Leia a bíblia e verás que a mesma faz a menção destes, até Paulo diz que o obreiro é digno de receber dobrado.

    Jesus falou que quem se dispõe a ser um líder, (pastor) que viva do evangelho.

    Se em uma comunidade há condições, a bíblia é clara que estes tem o dever de sustentar a igreja com seus bens.

    O dízimo é uma oferta com propósito.

    Deixar de ofertar ou dizimar não leva ninguém para o inferno, mas este não está seguindo a bíblia.

    Paulo disse que se ele ministra as bençãos espirituais, é dever de quem recebe isto dele lhe abençoar com seus bens materiais.

    Isso é bíblia! Concorde ou não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido "Pastor" super Equivocado nas Escrituras.

      1º Jesus é o bom Pastor, aquele que da a vida pelas ovelhas, disse a Pedro "Apascenta as MINHAS ovelhas", concluindo que Pedro foi um Pastor pelo pastoreio das ovelhas de Cristo Pedro deu a Vida pelas ovelhas, viver do evangelho = a perder a vida, para ganhar o Reino, Hoje o foco e ganhar este mundo. (nos que pregamos contra o dizimos somos avarentos, sei ... kkk)

      2º Na igreja primitiva, Não é sustentar a Igreja Templo Fisico e seus pastores, enquanto irmãos padecem necessidades, ERA REPARTIR entre SI Atos 2:45, não ia somente para a "igreja templo", era repartido as ofertas entre os irmãos havia igualdade, hoje isso e quase impossivel so ensinam as ovelhas a querer mais para si.

      3º Agora o Termo Dizimo já virou "oferta com propósito" que confusão e esta, oferta sempre foi e sera voluntaria sem estipular valor, Dizimo e estimado 1º decima parte de algo, voces inventam cada coisa para iludir os Incautos.

      4º Voce esta deixando de Seguira a Bíblia quando a Sua misericordia não EXCEDE a dos escritas e Fariseus de Hoje (a maioria dos Pastores) alguns são Tementes a Deus ainda bem. Mas o "sistema Religioso" impede a maioria de ser.

      5º Quando Paulo fala em Bençãos espirituais por Gratidão a pessoa oferta ao ministro pois ele também tem familia para comer calçar e viste e claro que e justo "OFERTA". A questão aqui e a obrigatoriedade do DIZIMO.

      Isso é bíblia! Concorde ou não

      Excluir
  46. Está parte do artigo já é uma reposta aos seus questionamentos:

    Primeiro - Para os que dizem que ofertar ou dizimar é errado: Jesus como sendo um bom judeu, seguidor dos mandamentos e obediente era tanto dizimísta como ofertante e em sua existência terrena jamais revogou tal ordenança, ao contrário, deu mais sentido à ela. No texto de Mateus 23:16-24 nos revela que os dízimos e as ofertas continuam, porém é necessário não esquecer da justiça, misericórdia e fé, mas em nenhum momento Jesus censurou os dizimistas ou ofertantes, pois Ele mesmo diz que tem que ter a justiça, misericórdia e fé sem omitir também as ofertas e dízimos.

    Segundo – Para quem diz que atualmente só vigoram as ofertas, dízimo era algo do Antigo Testamento: em Gênesis 14:18-20 vemos Abrão nosso pai, o pai da fé, alguém que nós devemos nos espelhar, foi justificado pela fé, um protótipo de crente genuíno, ele Abrão deu o Dízimo!!!! Nesta época Moisés que foi o mediador da Lei, nem existia, o profeta Malaquias muito menos, sendo assim, Abrão quando deu o dízimo de TUDO, não agiu pela Lei do AT, mas sim o fez pela fé. Ante isto não há argumentos, o dízimo vigora normalmente em nossos dias.
    O que a Igreja tem que parar também é achar que tudo que está no AT é arcaico e revogado. Jesus cumpriu e não revogou, os 10 mandamentos estão não no NT, mas sim no AT!

    Veja o que colabora com isto no texto de Hebreus 7:1-10. Ora segundo este texto, agora do dízimo não é mais entrege no Templo para um levita, mas em rendição a quem é mais alto do que eles. Segundo este texto, Jesus (na figura do Rei de Salém) recebe o dízimo de Abraão, logo concluímos que o mesmo passa isto para sua Igreja, ou seja, ele não aboliu o mesmo, apenas mudou o sacerdócio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. só peço que Deus tenha de misericórdia de vc meu caro Samuel Elias com suas teorias do achismo distorcendo a palavra de Deus teologia sem a revelação do espirito de Deus pra mim não é valida eu sou uma mulher que ouço a voz de Deus e só vou absorver aquilo que vem de Deus e não do homem sou contra pastores explorar ovelhas. :pq os levitas e os obreiros não tem direito a salario??? o obreiro é digno do seu salario não acha???

      Excluir
  47. Também condeno a exploração. Aqui não tem achismo.

    ResponderExcluir