Seja bem vindo

"Bem aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na Lei do Senhor. Bem aventurados os que guardam suas prescrições e o buscam de todo o coração; não praticam iniquidade e andam nos seus caminhos. Tu ordenaste os teus mandamentos, para que os cumpramos à risca. Tomara sejam firmes os meus passos, para que eu observe os teus preceitos." Salmos 119:1-5



domingo, 8 de setembro de 2013

A serpente erguida no deserto, não foi uma forma de idolatria permitida por Deus?


Vez ou outra os católicos usam esta passagem como forma de explicar ou pelo menos, justificar a o uso de imagens no catolicismo.

Vejamos o texto que encontra-se em Números 21:8-9: “Disse o SENHOR a Moisés: Faze uma serpente e põe-na sobre uma haste. Todo aquele que olhar para ela, viverá. Moisés fez uma serpente de bronze e a pôs sobre uma haste. Quando alguém era mordido por alguma serpente, se olhava para ela, vivia”.

Como lido, o texto não faz menção a uma “exceção” para o uso de imagens. Em parte alguma dele também, não vemos que eles adoraram ou veneraram este objeto, nem ao menos que ela é era a fonte de poder.

Israel tinha pecado, e percebemos que a serpente feita de bronze era um simbolismo do pecado encravado na cruz.

Assim como no Tabernáculo cada item tinha um simbolismo, a serpente neste caso, não passou de um simbolismo do sacrifício de Jesus no madeiro.

No livro de João 3:14-15 vemos que o próprio Jesus referiu-se a si mesmo nesta passagem debatida, pelo que disse: “Assim como Moisés levantou a serpente no deserto, da mesma forma importa que o Filho do Homem seja levantado, para que todo aquele que ne crê tenha vida eterna”.

Por fim, para não pairar dúvida, no livro de 2 Reis 18:4 vemos que esta serpente que Moises fez, começou a ser utilizada como forma de idolatria, sendo que teve que ser destruída.

Em nenhuma outra passagem vemos este símbolo sendo usado outra vez, foi apenas naquela ocasião como forma de revelação, porém, após aquilo já poderia ser destruída.

Como não, virou um objeto de culto pelos israelitas e pecado.

Desta forma, não vejo como alguém se utilizar desta passagem para fazer apologia à imagens, pois como visto neste estudo, tal objeto foi em uma parte utilizado como um sinal, a partir do momento que passou a ser utilizado como uma lembrança, algo para ser dirigido a fé, as orações, prestando reverencia, a coisa mudou e tornou-se em pecado de idolatria.


Que Deus vos abençoe e caia a Babilônia!

Artigos relacionados com o tema:

O que é idolatria?

O sudário de turim e as mentiras
http://templojovemvirtual.blogspot.com.br/2012/12/catolicismo-nao-e-cristao-catolicismo-e.html

Indulgências, não podemos esquecer este acontecido católico:
http://www.templojovemvirtual.blogspot.com.br/2012/09/indulgencias-da-igreja-catolica-algo.html


Confira ao final do blog os artigos mais acessados.

4 comentários:

  1. Acho errado vocês ficarem julgando os católicos, sabia que esta atitude da testemunho contra vocês?

    ResponderExcluir
  2. Quem julga é a palavra. Se cada católico fizesse uma simples conferencia na bíblia, deixando de lado os ensinos heréticos e apóstatas da catequese, veria a verdade.

    A única fonte é a bíblia, se alguém for pregar ou escrever algo sobre Deus e isto não estiver em concordância com a bíblia, este é um falso profeta.

    Isto não é testemunho contra nós, mas por tanto (os católicos) ouvirem e serem confrontados com a verdade, e mesmo assim ficam duros, isto servirá de testemunho contra vocês, no dia do juízo.

    Aceitem a Jesus, o Filho de Deus e não o filho de maria.

    ResponderExcluir
  3. vocês preferm seguir as ceitas filosoficas de um tal de macedo, de um ta de malafaia, de um tal de argemiro e tantos outros enganadores falsos profetas, nós catolicos conhecemos a palavra muito bem e temos uma só doutrina e seguimos a doutrina de uma religiao que tem um só lider e todos vocês conhece quem é. se vocês não querem seguir a igreja de JESUS então assumam não fiquem tentando arrumar desculpas.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir