Tão universal era e ainda é
hoje a crença na existência de Deus, que muitos teólogos tem concluído deste
fato que a idéia de Deus é inata, isto é, existe naturalmente na inteligência do
ser humano uma idéia de Deus, não por causa de qualquer instrução de outro ente
humano, mas porque o próprio Deus que criou o ser humano depositou dentro dele
a idéia de Sua existência. Por isso, se um recém nascido for colocado em lugar
onde nunca poderá receber qualquer instrução de outro ser humano, crescerá com
a idéia, embora imperfeita, da existência de Deus.
Nos primeiros séculos os
homens universalmente consideravam a existência de Deus como uma verdade já
admitida. Adão foi admitido livremente à presença divina, e ao mesmo tempo deve
ter sentido profundamente na sua ama imaculada a certeza da existência de Deus
e de sua perfeição.
Que um fato tão interessante
e importante como o conhecimento da existência e da natureza de Deus seria
cuidadosamente transmitido de pai para filho por todas as gerações sucessivas
desde Adão até Noé, é coisa que se entende e era de se esperar.
É verdade bíblica que o
mundo não conheceu a Deus pela sabedoria (1
Coríntios 1:21), e pode-se duvidar que a simples razão humana sem auxilio
da Revelação poderia originar a idéia da existência de Deus e muito menos
sondar sua natureza.
As mais lisonjeiras teorias
dos homens em relação ao que a razão humana se orgulha de ter conseguido a este
respeito não passam de meras hipóteses e conjecturas. Em período algum da
história humana há exemplo de filósofo que manifestasse a pretensão de ter
adquirido a idéia primitiva da existência de Deus por meio de investigação
racional.
Entretanto, é evidente, à
vista do que afirma as Escrituras, que rodeados como nos encontramos pela luz
da revelação em todo o seu esplendor, ou mesmo como em geral acontece com as
nações pagãs apenas auxiliadas pelo vislumbre da tradição, podemos ver nas
obras da natureza através das nossas faculdades racionais no mundo que nos
rodeia, numerosas provas que demonstram a existência de Deus.
(manual
prático de Teologia – Eduardo Joiner)
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