Seja bem vindo

"Bem aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na Lei do Senhor. Bem aventurados os que guardam suas prescrições e o buscam de todo o coração; não praticam iniquidade e andam nos seus caminhos. Tu ordenaste os teus mandamentos, para que os cumpramos à risca. Tomara sejam firmes os meus passos, para que eu observe os teus preceitos." Salmos 119:1-5



domingo, 4 de agosto de 2013

O que é idolatria?


Idolatria seria algo que adoramos, veneramos como sendo um deus, ou que faça a ligação com ele, um substituto em forma de alguma imagem ou pessoa (que pode estar até viva), que pode ser de gesso, pedra, madeira, foto, quadro, amuleto, ou qualquer outra coisa visível.

Não podemos confundir idolatria com falsa fé. Existe religiões que condenam a idolatria (islã), porém mesmo não tendo imagens, o deus que servem não é o nosso Deus, assim não são idólatras, porém seguem um falso deus.

A grande maioria das religiões possuem ídolos. A mais conhecida e maior, que faz culto a ídolos é a católica.

Ela tem ídolo vivo (os papas são venerados, adorados e colocados como substitutos de Cristo), tem imagens de tudo quanto é tipo (gesso, foto, amuleto), e ainda além de fazer imagens de Jesus (o que a bíblia condena – fazer imagem de Deus – Êxodo 20), fazem imagens de homens e mulheres, venerando-os e pedindo a intercessão destes.

Mesmo se não fizesse a imagem, venerar e ser devoto de por exemplo, Frei Damião, “Padin padre Cícero”, é idolatria, pois é dirigido a uma pessoa.

Há um texto em Jeremias 10:3-5 que mostra bem a realidade do nosso país (Brasil), com procissões aos “santos católicos”, a idolatria velada no paganismo (árvore de natal) e o mais comum, o culto as imagens.

Não adianta vir com esse papo que fazem as imagens só como “lembrança e respeito”. Até isto a bíblia proíbe (Êxodo 20:2-5).

A ninguém devemos prestar culto ou dirigir as orações para salvação ou remissão de pecados a não ser à Deus.

O único homem que lhe foi outorgado é Jesus, e mesmo assim, este é Deus.

Porém nem de Deus, Jesus, Espírito Santo foi nos dado fazer alguma imagem (em geral) com o intuito de olhar para elas e dirigir qualquer oração, dar “beijo”, carregar como se fosse um objeto de proteção, ou mesmo um símbolo.

O verso 4 de Êxodo 20 é claro, não é permitido fazer nenhuma imagem de escultura OU semelhança do que há nos céus (Deus, anjos, outros seres celestiais, bem como os astros), na terra (seres humanos vivos ou mortos, animais, plantas e outros), ou nas águas (qualquer ser dela, até mesmo o mar).

Qualquer mitologia é uma forma pagão de adoração, e em muito foi incorporada no catolicismo, que além de aceitar o paganismo, se encheu de idolatria.

Leiam o Salmo 115:1-9. Ao único que é digno de receber a honra, glória, força e adoração.
Ele não divide JAMAIS sua glória com homens, muito menos com imagens de escultura e não aceita ser reduzido a uma.

Deus vos abençoe.


Shemá Yisrael Adonai Elohêinu Adonai Echad. Baruch shem kevod Malchutó Leolam Vaed Shalom. (Ouve Israel, o SENHOR nosso Deus é um. Bendito o Seu nome, glorioso é seu reino eterno, shalom).

Artigos relacionados com o tema:

O sudário de turim e as mentiras
http://templojovemvirtual.blogspot.com.br/2012/12/catolicismo-nao-e-cristao-catolicismo-e.html

Indulgências, não podemos esquecer este acontecido católico:
http://www.templojovemvirtual.blogspot.com.br/2012/09/indulgencias-da-igreja-catolica-algo.html

8 comentários:

  1. Shemá Yisrael Adonai Elohêinu Adonai Echad. Baruch shem kevod Malchutó Leolam Vaed Shalom.

    ResponderExcluir
  2. LI UM TEXTO SEU COM O TITULO : O QUE É IDOLATRIA, achei por bem enviar lhe uma resposta, vito que tal texto não representa o que a biblia ensina sobre ÍDOLOS E IMAGENS

    Em termos simples ídolatria é a adoraçao de quqler coisa que ocupe o lugar de Deus em nossa adoraçao.

    Assim sendo a adoraçao de quaqlqer deus que nao seja o o verdadeiro por definiçao é idolatria, FALSA FÉ É UMA FÉ CONFESSADA NO DEUS DA BIBLIA POREM DE FORMA CONTRARIA À BIBLIA, vc é que ta confundindo falsa fé com idoaltria

    Vc fala como se toda imagem é idolo, mas nem toda imagem é idolo, a exemplo disso temos os querubins de ouro por cima da arca que tmb tinham boca e nao falavam , pés e nao andavam e maos e não apalpavam, ERAMD E FATO IMAGENS, MAS COMO JA SABEMOS NÃO ERAM ÍDOLOS, POIS O PROPRIO DEUS MANDOU FAZER.

    Se o papa é um idolo para alguns católicos, CANTORES E PREGADORES SÃO MAIS ÍDOLOS AINDA PRA MUITOS EVANGÉLICOS, NESSE QUISITO OS EVANGÉLICOS GANHAM DOS CATOLICOS DE LAVADA
    E A DOUTRINA CATOLICA NAO COLOCA O PAPA COMO SUBSTITUTO DE CRISTO, ISSO É MAIS UMA INTERPRETAÇAO TORTA QUE MUITOS EVANGELICOS FAZEM DA DOUTRINA CATOLICA [ sem olharem que a doutrina evangélica como um todo é no minimo 70 por cento antibiblica ]. E INTERCESSAO É UM OUTRO TEMA , INTERCESSAO E ADORAÇAO SAO TEMAS DIFERENTES.

    E a biblia nao condena fazer imagens representativas de jesus e Deus EM EXODO 20, o grande problema dos evangelicos é que quando leem exodo 20 só leem o versiculo 4 ESQUECENDO DO VERSICULO 3 QUE DEIXA CLARO QUE AS IMAGENS PROIBIDAS DE EXODO 20. 4 SÃO IMAGENS DE DEUSES PAGAOS ESPECIFICAMENTE, ATÉ PQ AS IMAGENS DE QUERUBINS QUE DEUS MANDOU MOISES CONSTRUIR E POR POR CIMA DA TAMPA DA ARCA SAO IMAGENS DE QUERUBINS [ figuras do que em cima do céu ] , caso o versiculo 4 fosse uma proíbiçao de se contruir qualquer tipo de imagem, O PROPRIO DEUS ESTARIA SE CONTRADIZENDO.

    E nem toda veneraçao é idolatria, notemos isso na propria biblia onde em atos 5. 34 diz que gamaliel ERA VENERADO POR TODO POVO, e o texto nao coloca isso como idolatria, entao a devoçao a um santo até certo ponto nao é idolatria biblicamente falando.

    Outra interpretaçao descontextualizada que vc faz é de jeremias 10. 3 a 5, esse texto ta falando dos povos pagaos vizinhos de israel naquela epoca QUE ADORAVAM OUTROS DEUSES E FAZIAM PROCISSAO COM IMAGENS DE DEUSES PAGAOS, se vc for analizar nao é simplismente errado pelo fato de serem carregados e nem pelo fato de serem imagens em si, MAS PELO FATO DE SEREM IMAGENS DE DEUSES PAGAOS.

    Observe que a arca da aliança TMB ERA UMA IMAGEM COM DUAS IMAGENS INANIMADAS EM CIMA DE DOIS QUERUBINS, e precisavam e eram carregadas em procissao pelos hebreus SEGUNDO AS ORDENS DE DEUS, o que demostra que a critica de jeremias 10 é exclusiva a procissao com deuses pagaos ESPECIFICAMENTE.

    E COMO JA MENCIONADO, A PROIBIÇAO DE IMAGENS DE EXODO 20. 4 É EXCLUSIVA A DEUSES PAGAOS CONFORME DEIXA CLARO O VERSICULO ANTEIROR, até pq os querubins em cima da arca[ que Deus mandou fazer ] ERAM IMAGENS DO QUE HAVIA EM CIMA NO CÉU, os deuses pagaos eram alados, ou com formato de criaturas marinhas etc , daí a proibiçao

    E pesquise no catecismo catolico e vera QUE A IGREJA CATOLICA SO DIRIGE INTERCESSAO SALVATORIA E PRA REMISSAO DE PECADOS A JESUS , nao confunda intercessao oratoria com mediaçao pra salvaçao

    E se foi proibido fazer imagem de Deus ou jesus RESTA MOSTRAR ONDE A BIBLIA CONDENA ISSO, VISTO QUE EXODO 20. 4 NAO PROIBE CONFORME O DEMOSTRADO AQUI

    E se a igreja catolica se encheu de mitologia , RESTA MOSTRA QUAIS SAO, PQ FALAR QLQUER UM FALA

    E pra terminar, A IGREJA CATOLICA NAOS E FIXA NA IMAGEM E SIM NO QUE A IMAGEM REPRESENTA, SE UMA IMAGEM REPRESENTA CRISTO, É A CRISTO QUE A PESSOA ESTA SE DIRIGINDO.

    para me responder esse é meu email: faloujesus@bol.com.br

    ResponderExcluir
  3. A Paz do Senhor Jesus irmão Samuel, gostaria de sair se toda imagem que é feita é idolatria, uma foto de um ente familiar é idolatria? Saudações em Cristo.

    ResponderExcluir
  4. assim como o apostolo paulo ,esteve cego por três dias muitos continuam na cegueira da idolatria, graças a Deus caiu as escamas dos olhos de paulo ,que assim seja com os idolatras.

    ResponderExcluir
  5. assim como o apostolo paulo ,esteve cego por três dias muitos continuam na cegueira da idolatria, graças a Deus caiu as escamas dos olhos de paulo ,que assim seja com os idolatras.

    ResponderExcluir