Seja bem vindo

"Bem aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na Lei do Senhor. Bem aventurados os que guardam suas prescrições e o buscam de todo o coração; não praticam iniquidade e andam nos seus caminhos. Tu ordenaste os teus mandamentos, para que os cumpramos à risca. Tomara sejam firmes os meus passos, para que eu observe os teus preceitos." Salmos 119:1-5



terça-feira, 18 de dezembro de 2012

A ressurreição do corpo na visão bíblica.



Tal doutrina peculiar ao cristianismo é sustentada unicamente por meio da revelação. Alguns pensam que a doutrina da ressurreição se limita ao Novo Testamento. Ela realmente é mais abordada no NT, porém vemos em diversas partes do Antigo Testamento.

Os descrentes recusam-se a crer que Deus possa ressuscitar os mortos. Baseiam-se nas leis da matéria, segundo a qual é impossível o corpo humano ressuscitar depois de apodrecido ou desfeito em pó.

Ora, quais são as leis da matéria que consideram esse obstáculo insuportável? Uma lei não possui poder para agir por si mesma; todas são dirigidas por um agente pessoal. Não estamos preparados para fazer afirmações de caráter universal, pois a compreensão que temos da natureza não é tão profunda: até em uma pequena folha ou em um insignificante inseto há mistérios que não podemos compreender.

Temos que considerar que o Autor das leis pode muito bem alterá-las. Uma lei não é um obstáculo para impedir sua onipotência.

Vemos a ressurreição ser comparada com a semente. A germinação da semente apresenta mistérios semelhantes aos envolvidos na doutrina da ressurreição. A planta que vemos nascer em todo o seu vigor brotou de uma semente que morreu na terra.

Voltando para o início, veremos a ressurreição no AT como em citações em Jó 19:25-27, onde o mesmo espera ver seu redentor, que o fará ressurgir. Tais palavras do texto, não se vinculam apenas a mudança de situação que Jó se encontrava naquele tempo, mas também após sua morte.

Os profetas também anunciaram em linguagem clara a sua fé na ressurreição do corpo.

Isaías 26:19 faz uma clara profecia sobre a ressurreição que ocorrerá na época de Cristo nos ares.

Daniel ajunta seu testemunho ao de Isaías em Daniel 12:2, onde diz: “Muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna e outros para vergonha e desprezo eterno”.

O NT nos traz o sustento dessa preciosa doutrina.

O Senhor Jesus deu uma clara e evidente palavra que haverá a ressurreição do corpo, isso é encontrado em Lucas 20:37-38, também em Mateus 22:31-32 e Marcos 12:26-27.

Em João 5:28-29 Jesus afirma que os mortos que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz, os que fizeram o bem (guardaram as palavras de Deus) sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal (não seguirão a vontade de Deus), para a ressurreição da condenação.

Os apóstolos também deram testemunho da ressurreição, da transformação do corpo (Filipenses 3:20-21 e 1 Tessalonicenses 4:14-18).

Mas é um 1 Coríntios 15:12-58 que Paulo oferece o argumento mais compreensivo da Bíblia acerca da ressurreição. Peço que leia tal passagem que lhe será importantíssima, ao acrescentar um vislumbramento do que nos aguarda.

Este corpo ressurreto apresenta características semelhantes ao corpo de agora, porém terá grandes mudanças em suas qualidades e em sua natureza. Como exatamente será esse corpo é um mistério (1 Coríntios 15:51-52).

Acredito que nem todas as partículas do corpo sepultado serão ressuscitadas, tal coisa não é necessária à identidade do corpo. O meu corpo de hoje é o mesmo de 10 anos atrás, mas é provável que não haja nele nenhuma célula das que o compunham a uma década atrás.

O que quero dizer é que este corpo ressurreto não depende das partículas depositadas no túmulo.

Sabemos que a morte não completou a obra de decomposição no corpo de Jesus, o seu corpo orgânico não sofreu deterioração. A glorificação de Cristo se realizou sobre o corpo físico, e assim também a nossa. A diferença é que não seremos ressuscitados como Ele foi, para depois sermos glorificados: nosso corpo já ressuscitará corpo espiritual (1 Coríntios 15:44).

Embora ensinem que manteremos a nossa identidade, as Escrituras claramente indicam que a mudança será grande, até o ponto de ultrapassar a nossa compreensão. Todas as afirmações de Paulo em 1 Coríntios apontam para isso.

O Salvador foi reconhecido no corpo ressurreto porque era igual ao outro. Porém, pela narrativa dos evangelhos, fica evidente que uma grande mudança se realizou.

Sabemos, que o novo corpo estará livre do cansaço, da dor e da morte. Leia-se Apocalipse 7:16 e 21:4.

Por fim, nos resta afirmar que tal corpo, será espiritualizado, ou seja, terá um melhoramento não só no físico, mas em tudo, inclusive na parte espiritual.

Que Deus vos abençoe, e não creia em palavras de alguém que não crê nessa palavra, muitos pastores estão dando uma interpretação errada neste assunto. O nosso Deus faz coisas tremendas e uma delas será a ressurreição, um tema que Cristo falou muito. 

Artigos relacionados com o tema:

O que a bíblia fala sobre "arrebatamento"?
http://templojovemvirtual.blogspot.com.br/2012/08/o-arrebatamento-o-que-biblia-fala.html

Como é a situação de quem morreu salvo e o de quem morreu sem Deus.
http://templojovemvirtual.blogspot.com.br/2011/12/vida-apos-morte-qual-e-situacao-do-que.html

Purgatório, existe ou não?
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/08/purgatorio-existe-ou-nao.html

O Fim dos tempos - Arrebatamento
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/04/o-fim-dos-tempos.html

O fim dos tempos II (a era após o arrebatamento)
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/04/o-fim-dos-tempos-era-pos-arrebatamento.html

Não deixem de ir até o final do blog para ver artigos que são os mais acessados.

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Então de acordo com essa parte do estudo - Em João 5:28-29 Jesus afirma que os mortos que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz, os que fizeram o bem (guardaram as palavras de Deus) sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal (não seguirão a vontade de Deus), para a ressurreição da condenação. significa que quando morremos todos estamos aguardando a vinda de Cristo, não estão sofrendo ainda, isso só acontecerá após a ressurreição de todos, no momento todos dormem! Estou perguntando isso por que já ouvi vários relatos de pessoas que tiveram a oportunidade (informam que morreram e ressuscitaram para uma nova oportunidade de vida e propagar a verdade sobre o que acontece) de ver o que acontece com os crentes e o não crentes, quando morrem, Provavelmente e o espirito deles que foi levado a estas revelações que essas pessoas tem? De acordo com este estudo somente iremos pagar pelos nossos acertos e erros após esta nova ressurreição é isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estão sofrendo sim, é só lermos o texto de Lucas sobre o rico e Lázaro, um estava em paz e o outro em tormentos.

      O que dorme é o corpo, a espera da ressurreição, mas a consciência permanece viva.

      Com relação a estes testemunhos de pessoas que tiveram um contato com o outro mundo, tenho lá minhas dúvidas, pois os casos narrados na bíblia estes não fazem menção de nada, ou pelo menos foi apagado de suas mentes.

      No entanto Paulo teve um traslado (não precisou morrer) e viu como é o reino celestial, sendo que o mesmo não encontrou palavras para o definir.

      Assim, se estas pessoas tivessem visto o reino celestial, não conseguiram falar.

      Excluir
    2. Lhe deixo este artigo ainda:

      http://templojovemvirtual.blogspot.com.br/2011/12/vida-apos-morte-qual-e-situacao-do-que.html?showComment=1364858454837#c599317260137810250

      Excluir
  3. Ola Samuel Elias, tudo de bom. Sabemos, com efeito, que, se a nossa morada terrestre, esta tenda, for destruida, teremos no ceu um edificio, obra de Deus, morada eterna, nao feita por maos humanas. Tanto assim que gememos pelo desejo ardente de revestir por cima da nossa morada terrestre a nossa habitacao celeste o que sera possivel se formos encontrdos vestidos, e nao nus. Pois nos, que estamos nesta tenda, gememos acabrunhados, porque nao queremos ser despojados de nossa veste, mas revestir a outra por cima desta, a fim de uqe o que e mortal seja absorvido pela vida. E quem nos dispos a isto foi Deus, que nos deu o penhor do Espirito. Por conseguinte, estamos sempre confiantes, sabendo que, enquanto habitarmos neste corpo, estamos fora da nossa mansao, longe do Senhor, pois caminhamos pela fe e nao pela razao...Sim, estamos cheios de confianca, e prreferimos deixar a mansao deste corpo para ir morar junto do Senhor. 2 Corintios...

    ResponderExcluir