Seja bem vindo

"Bem aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na Lei do Senhor. Bem aventurados os que guardam suas prescrições e o buscam de todo o coração; não praticam iniquidade e andam nos seus caminhos. Tu ordenaste os teus mandamentos, para que os cumpramos à risca. Tomara sejam firmes os meus passos, para que eu observe os teus preceitos." Salmos 119:1-5



terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Uma análise do encontro de Jó com Deus



O livro de Jó é um dos mais intrigantes da bíblia.

As falas de Deus concluem a seção poética do livro (a partir do capítulo 38 do livro de Jó). O autor introduz aqui a sabedoria da perspectiva teológica sobre Deus, e Suas falas começaram com uma série de perguntas direcionadas a Jó.

Essas perguntas estabelecem o poder e a majestade do Criador e Seu cuidado providencial com tudo no universo. As falas de Deus mostram como os menores animais, bem como as criaturas mais monstruosas e aterrorizantes, estão sob Seu controle.

As falas divinas não resolveram o dilema de Jó e as perguntas dele não foram respondias. Ele não foi absolvido nem considerado culpado das acusações feitas contra ele por seus amigos. Todavia, suas falas tornaram uma coisa muito clara: há um imenso abismo que separa Deus da humanidade.

Os seres humanos não podem afirmar conhecer as maneiras misteriosas pelas quais Deus opera no universo. Embora Ele permaneça misterioso, suas falas transmitem a verdade de que Jó e seu mundo de sofrimento não estavam fora do cuidado providencial do Criador, que dispôs e estruturou todo o universo.

Foi o reconhecimento desse mistério acerca de Deus que levou Jó a arrepender-se das palavras que proferia a Seus respeito. Ele confessou que falara de coisas das quais não entendia (Jó 42:3). Jó reconheceu o fato de que era humano e que não poderia entender como Deus ordenara o universo.

Tudo o que Deus faz e as maneiras como Ele se relaciona com o universo permanecem sendo um mistério para o homem. A partir de então, Jó abandonaria seus pensamentos pretensiosos sobre Deus, e seguiria o caminho da confiança, não mais o do protesto. A fé substituiria a raiva.

A história termina com Deus restituindo a Jó o dobro de todos os seus bens e riquezas que fora destruído por satanás, seu adversário desde o início do livro. Bem como também teve filhos, sendo que três filhas foram as mais formosas sobre a terra naquela época.

Que Deus vos abençoe e que permanece crendo em Deus mesmo quando Ele pareça estar escondido, tenha fé, confie, saiba que os Seus caminhos são maiores e mais profundos que os nossos, Ele tem o controle de tudo e pode mudar sua sorte!

Artigos relacionados:

Quando as forças se acabam
http://templojovemvirtual.blogspot.com.br/2012/10/quando-as-forcas-se-acabam.html

O Espírito Santo, meu melhor amigo.

A Importância de se frequentar a Igreja.


Não deixem de ir até o final do blog para ver artigos que são os mais acessados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário