Seja bem vindo

"Bem aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na Lei do Senhor. Bem aventurados os que guardam suas prescrições e o buscam de todo o coração; não praticam iniquidade e andam nos seus caminhos. Tu ordenaste os teus mandamentos, para que os cumpramos à risca. Tomara sejam firmes os meus passos, para que eu observe os teus preceitos." Salmos 119:1-5



terça-feira, 6 de setembro de 2011

A idolatria na Igreja evangélica


Como todo bom seguidor da palavra de Deus, sabemos que o Senhor abomina a idolatria, seja ela em forma de barro, gesso, ouro ou outros do gênero, bem como direcionada a qualquer ser, até mesmo o próprio Deus (em forma de imagens). O livro de Êxodo, a partir do capítulo 20 elenca para nós nos dois primeiros mandamentos, uma explícita proibição a prática da idolatria.
Ao lermos este tipo de passagem, logo temos em mente a idolatria em forma de imagens somente (como por exemplo, as que a igreja católica tem dos seus “santos”).
O fato é que, esta palavra vai ainda mais além do que somente imagens de escultura direcionadas para adoração ou qualquer outro tipo de veneração as mesmas.
O ídolo é alguém que você o coloca em uma posição acima de você, algo venerável, quase que intocável, que causa reverência, ciúme, paixão, loucura, histeria, algo que você queria conquistar, ser igual (mas não apenas por imitação, e sim porque o ídolo é algo tão surreal que era tudo que você queria ser, tamanha é a identificação), pelo ídolo as pessoas lutam, defendem suas causas, não vêem defeitos neles, ficam “cegos”, procuram cativar mais adeptos à eles, para finalizar, o ídolo é tudo de bom para eles.
O maior problema é que vejo ídolos no meio evangélico! Não imagens, mas ídolos de carne e osso!
Quantos são os que idolatram determinados pastores, músicos, igrejas ou movimentos?
Só para constar, idolatria é muito diferente do escrito por Paulo em 1 Coríntios 11:1 onde ele chama os discípulos da igreja de Corinto para o imitá-lo. A escola judaica em sua metodologia de ensino seguia-se sempre da observação do discípulo com seu mestre, ou seja, seguia-se na máxima “faça o que eu faço” e não apenas faço o que eu digo. Então este texto não pode ser comparado como uma forma de idolatria e nem servir de pretexto para como os crentes de hoje em dia tem tratado determinados ícones do evangelho.
Atualmente as pessoas não procuram imitar apenas, mas veneraram acima de tudo estes ícones, como sendo a única fonte de inspiração divina na terra.
Não estou aqui criticando pastores, músicos ou igrejas abençoadas, que tem uma ampla difusão, o que critico são os crentes que trazem do mundo o mesmo sentimento que tinham quando ali estavam. Procuram idolatrar os mesmos. É claro que sabemos que tem muitos ditos ícones que já gostam desta idolatria com eles e não fazem nada para terminar com isto.
É um absurdo quando vejo grupos se unindo para montar fã clubes de cantores ou bandas gospel. Se você pertence ou concorda com estes fãs clubes, lhe digo, TOMA VERGONHA NA CARA E VAI CONVERTER!
Fico indignado quando vou a determinados eventos gospel (feira de livro e cd´s) e vejo pastores e músicos dando autógrafos, formando filas intermináveis de crentes para pegar uma assinatura. O que estas pessoas ganham com isto? Porque querem parecer tanto assim com os costumes mundanos? Será que não vêem que isto está errado?
Muitos do politicamente correto podem defender este comportamento dizendo que isto é uma forma de honrar, de mostrar respeito, admiração pelos irmãos que desempenham um papel importante. O engraçado é que nunca vi na bíblia este tipo de honra! Só o fato de alguém ter comprado um livro ou um cd, este já ajudou muito, então porque este fanatismo idiota?
Hoje em dia a pregação e as músicas têm virado um comércio rentável terrível, tanto que muitos que nem evangélicos são tem promovido (ou se promovido) em trazer estes ícones.
São “shows” toda semana, vão a programas mundanos, não pregam a palavra, não dão testemunho da verdade, apenas querem dar uma boa impressão para quem os ouve ou assisti. Quantos são (cantores)os que já foram em programas mundanos e só pagaram mico? Aliás, agora não são só adoradores ou músicos cristãos, são artistas. Hoje a moda é cantar com padres, espíritas e por aí vai. São cachês exorbitantes (não sou contra cobrar uma oferta ou até mesmo cachê, desde que seja razoável), exigências como os cantores do mundo e todo mundo (a crentaiada) paga caro para ver, e entram em delírios quando acendem os holofotes, e iniciam os gritos: “Fulano de tal, cadê você, eu vim aqui só pra ti ver”, e sobem um no pescoço do outro, tiram a camisa, rodam ela, fazem tatuagens com símbolos destes ícones-idolos, choram não por serem tocados pelo Espírito Santo, mas sim porque viu seu ídolo evangélico.
Têm muitos que idolatram pastores, bispos ou os ditos apóstolos. Deixam de seguir até mesmo as orientações do seu pastor local para seguir orientações de um pastor que só vê na TV, na rádio ou que foi em algum evento deste, ou seja, tem mais valia a palavra de um pregador de fora do que o da própria Igreja.  Já vi muito crentes deixarem de ir à igreja para ficarem assistindo dvd´s de pregação de pastores expoentes. Só para reforçar, não critico estes pastores, o que critico é o fascínio que determinados crentes estão tendo pelos mesmos, ultrapassando o sentido da mensagem e os pegando para serem seu “cristo”.
Outros idolatram a Igreja ou movimentos destas. Alguns vão em alguma Igreja e começam a menosprezar as outras, para estes só aquela igreja que é boa, o resto não é tão abençoada como ela, ela é que é a “poderosa”, que tem a melhor estrutura. Isto sem falar quando não se fascinam por seus movimentos ou seus slogans.
Assim quero terminar este texto dizendo que devemos agir sempre com ordem e decência (1 Coríntios 14:40), não extrapolando a barreira do que é ridículo, tornando “fã” de pastor, cantor ou denominação. O único que é digno de tamanha afeição de nossa parte é Jesus (e muitos não têm este apreço por Ele). Podemos ter alguém para nos espelhar, o que não pode é pegar o espelho e o transformar em um ídolo do seu coração.
Temos que andar (agir) conforme a palavra de Deus e não como os modismos do mundo ditam (1 João 2:15). Nós como crentes temos que ser diferentes. O tipo de marketing mundano, não pode atingir a Igreja, ou melhor, não pode entrar na Igreja, caso contrário, o Espírito Santo saí e quem será adorado e venerado é o ser humano.
Por isto, fugi da idolatria (1 Coríntios 10:14), sendo que os que agem similarmente da forma tratada no texto, estão alimentando suas avarezas e desejos da sua carne (Colossenses 3:5), ao que tudo isto não passa de idolatria.
Que Deus vos abençoe e vos livre de toda idolatria dirigida ao ser humano.

Artigos relacionados:

Hipocrisia na Igreja:
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/05/hipocrisia-um-mal-que-assola-igreja.html

Usos e costumes com seus mitos e verdades:
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/01/usos-e-costumes-com-seus-mitos-e.html


Crentes tradicionais x crentes pentecostais
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/02/crentes-tradicionais-x-pentecostais-por.html

Fofoca: rede de mentiras e semente do mal
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/03/fofoca-rede-de-mentiras-e-semente-do.html

Campanhas nas Igrejas

http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/08/fazer-campanha-na-igreja-e-algo-que.html

Falsos profetas
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/08/falsos-profetas-quem-sao-como-agem-e.html

Batismo nas águas e ceia do Senhor, sua importância
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/06/importancia-do-batismo-nas-aguas-e-da.html

A Igreja moderna
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/06/igreja-evangelica-moderna.html

Não deixem de ir até o final do blog para ver artigos que são os mais acessados.

5 comentários:

  1. A idolatria evangélica é feita pelo crente a si mesmo.Uma das contestações de Lutero seria a infabilidade papal.O papa não deveria ser tido como infalível na interpretação da Bíblia.O crente interpreta a Bíblia por conta própria e faz de si,mestre de si mesmo.Contrariado a partir da leitura que fez,deixa uma denominação por outra.Por vezes funda uma nova.Dividem-se.Não tem evangélico que admita interpretação alheia.Ele é o melhor intérprete da Bíblia.Ele que não aceita a infabilidade do papa,torna-se um Super Papa, admitindo apenas a sua interpretação e fazendo-se sábio aos seus próprios olhos torna-se "infalível"para si próprio.Uns atacam os outros de hereges,pois todos pensam ter condições de intepretar as escrituras.A Bíblia é usada para que cada crente firme suas convicções pessoais.A adoração se faz a si próprio.É comum ouvir de um crente a expressão:"falta conhecimento bíblico ao fulano."Ele é que tem conhecimento bíblico.O crente é idolo de si mesmo.Seria salvo quem melhor interpretar a Bíblia.A Bíblia é usada para escolha de denominações,pastores e doutrinas que se pretende seguir.O crente é salvo por méritos próprios.Tudo depende dele.Tudo depende da leitura que ele faz da Bíblia.Jesus morreu na cruz,sofreu, padeceu e depois nos teria deixado por conta própria.E o interessante é que a Biblia não fala de si como a única fonte de revelação.Paulo orienta que guardemos as tradições de tudo que nos foi ensinado.A Bíblia proíbe ainda a interpretação privada(Pedro)e destaca a Igreja como coluna e sustentáculo da verdade(Timóteo).O crente faz tudo diferente do que a Bíblia ensina.O crente "infalível" julga todas as coisas.Quem é herege,doutrinas bíblicas e doutrinas espúrias. De Lutero seguem apenas aquilo que lhes pareça conveniente.Não fosse assim, tendo sido Lutero "levantado"por DEUS para corrigir os erros do catolicismo,todos seriam luteranos.Ou quem é tolo o suficientepara continuar reformando aquilo que DEUS já teria reformado ?
    O crente é que determina para si próprio que doutrina deve seguir.Pega um pouco de Lutero, um pouco de calvino,um pouco de cada pregador famoso.Pega ainda a sua interpretação privada e estabelece sua doutrina.Quem não segue como ele é herege e tem pouco conhecimento bíblico.O próprio Lutero disse que quem não crê como ele está condenado ao inferno.Acrescentou o heresiarca que o juízo dele e o juízo de DEUS são a mesma coisa.Quando resolve atacar o catolicismo o crente é literal.Diz o crente: "onde está na Bíblia a doutrina do purgartório ?"O católico lhe pergunta por que não crê na Eucaristia se a Bíblia diz que devemos comer da carne e beber do sangue do Senhor ? o crente que tinha sido literal na acusação é subjetivo na resposta que dará ao católico.Depois volta a ser literal e pergunta ao católico onde está na Bíblia que devemos batizar crianças ?O católico lhe pergunta por que ele rejeita Pedro?Ele que havia sido literal recorre ao grego para provar que Pedro não era a Pedra.Contestanto seus próprios irmãos ele usa o aramaico, usa o hebraico, recorre a Lutero,Calvino.E depois de tudo isso ele diz que é facil interpretar a Bíblia. Quantos protestantes conhecem a fundo as doutrinas luteranas e calvinistas ?Quantos crentes dominam o grego, aramaico ou hebraico ?Por ser de dificil interpretação é que o eunuco da Bíblia diz: "como posso entender as escrituras se ninguém me explica ?"O apóstolo Pedro esclarece que os ignorantes tentando interpretar a Bíblia acabam por condenar-se a si próprios.O que fazem os "super papas" "infalíveis" ?Ignoram a Bíblia e administram as suas doutrinas particulares. Pela leitura privada que fazem dos textos sagrados entendem que podem julgar todas as coisas.Não é de se estranhar que se dividam.E todos sem exceção se julgam certos e inspirados pelo Espírito Santo.Utilizando-se da Bíblia dizem-se certos os defensores da teologia da prosperidade e o mesmo seus adversários.Os que guardam os sábados chamam de hereges os que guardam o domingo e vice-versa.

    ResponderExcluir
  2. Apartir do momento que em que parar as interpretações pela lógica e interesse humano, vem a revelação que é dada pelo Espírito Santo.

    Realmente, o que se precisa é buscar o conhecimento e a revelação que vem de Deus, e não subjulgar as escrituras baseando-se nas filosofias e ciencias de "doutores da lei".

    Fique com Deus.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. ADVERTÊNCIA AOS LOBOS QUE SE TRAVESTEM DE CORDEIROS PARA DIZIMAR O
    REBANHO INDEFESO ENTRE CRISTÃOS CONSCIENTES:

    (JB.1.29)- Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo: (MT.15.10)- Ouvi e entendei: (JR.11.19)– Eu era como um manso cordeiro que é levado ao matadouro; porque eu não sabia que tramavam contra mim, dizendo: (MT.10.16)– Eis que eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos; sede, portanto, prudentes como as serpentes e símplices como as pombas: (MT.7.15) – Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados de ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores; (IS.9.16) -porque os guias deste povo são enganadores, e os que por eles são dirigidos, são devorados: (1Rs.22.17) - Vi todo o Israel disperso pelos montes, como ovelhas que não tem Pastor; (SL.78.22) – porque não creram em Deus nem confiaram na sua salvação: (AP.12.11) - Então, ouvi grande voz do céu, proclamando: (OS.4.6) - O meu povo está sendo destruído porque lhe falta conhecimento; porque tu sacerdote rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não seja sacerdote diante de mim, visto que esqueceste da lei do teu Deus, também eu esquecerei de teus filhos. (1SM.2.35) - Então suscitarei para mim um sacerdote fiel, que procederá segundo o que tenho no coração e na mente, edificar-lhe-ei uma casa estável, e andará Ele diante do meu ungido para sempre. (ML.3.18)– Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o perverso, entre o que serve a Deus e o que não serve: (MC.6.15)- É profeta como um dos profetas, (AT.15.23) - escrevendo por mão deles: (LC.17.30) – Assim será no dia em que o Filho do Homem se manifestar: (JÓ.12.16) – Com Ele está a força e a sabedoria (RM.2.6) – que retribuirá a cada um segundo o seu procedimento. (1CO.10.12) – Aquele, pois, que pensa estar em pé, veja que não caia; (JÓ.19.25) – porque eu sei que o meu redentor vive e por fim se levantará sobre a terra: (IS.44.28) – Ele é meu Pastor e cumprirá tudo que me apraz: (HB.12.25) – Tende cuidado, não recuseis ao que fala; (EZ.18.32) – porque não tenho prazer na morte de ninguém, diz o Senhor Deus. Portanto convertei e vivei. (1PE.4.8) – Acima de tudo, porém, tende amor intenso uns para com os outros; porque o amor cobre multidão de pecados.

    ResponderExcluir
  5. ADVERTÊNCIA AOS LOBOS QUE SE TRAVESTEM DE CORDEIROS PARA DIZIMAR O
    REBANHO INDEFESO ENTRE CRISTÃOS CONSCIENTES:

    (JB.1.29)- Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo: (MT.15.10)- Ouvi e entendei: (JR.11.19)– Eu era como um manso cordeiro que é levado ao matadouro; porque eu não sabia que tramavam contra mim, dizendo: (MT.10.16)– Eis que eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos; sede, portanto, prudentes como as serpentes e símplices como as pombas: (MT.7.15) – Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados de ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores; (IS.9.16) -porque os guias deste povo são enganadores, e os que por eles são dirigidos, são devorados: (1Rs.22.17) - Vi todo o Israel disperso pelos montes, como ovelhas que não tem Pastor; (SL.78.22) – porque não creram em Deus nem confiaram na sua salvação: (AP.12.11) - Então, ouvi grande voz do céu, proclamando: (OS.4.6) - O meu povo está sendo destruído porque lhe falta conhecimento; porque tu sacerdote rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não seja sacerdote diante de mim, visto que esqueceste da lei do teu Deus, também eu esquecerei de teus filhos. (1SM.2.35) - Então suscitarei para mim um sacerdote fiel, que procederá segundo o que tenho no coração e na mente, edificar-lhe-ei uma casa estável, e andará Ele diante do meu ungido para sempre. (ML.3.18)– Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o perverso, entre o que serve a Deus e o que não serve: (MC.6.15)- É profeta como um dos profetas, (AT.15.23) - escrevendo por mão deles: (LC.17.30) – Assim será no dia em que o Filho do Homem se manifestar: (JÓ.12.16) – Com Ele está a força e a sabedoria (RM.2.6) – que retribuirá a cada um segundo o seu procedimento. (1CO.10.12) – Aquele, pois, que pensa estar em pé, veja que não caia; (JÓ.19.25) – porque eu sei que o meu redentor vive e por fim se levantará sobre a terra: (IS.44.28) – Ele é meu Pastor e cumprirá tudo que me apraz: (HB.12.25) – Tende cuidado, não recuseis ao que fala; (EZ.18.32) – porque não tenho prazer na morte de ninguém, diz o Senhor Deus. Portanto convertei e vivei. (1PE.4.8) – Acima de tudo, porém, tende amor intenso uns para com os outros; porque o amor cobre multidão de pecados.

    ResponderExcluir