Seja bem vindo

"Bem aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na Lei do Senhor. Bem aventurados os que guardam suas prescrições e o buscam de todo o coração; não praticam iniquidade e andam nos seus caminhos. Tu ordenaste os teus mandamentos, para que os cumpramos à risca. Tomara sejam firmes os meus passos, para que eu observe os teus preceitos." Salmos 119:1-5



quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Errais não conhecendo as escrituras e nem o poder de Deus


É incrível ao ponto de ser absurdo, de como os crentes tratam a palavra de Deus, sem interesse ou necessidade de conhecê-la ao fundo, sem a vontade de se aprimorar nelas e até mesmo de ser alguém versado nas escrituras, isto é algo raro de se acontecer.
O que vejo é um monte de despreparados, sendo em muitos casos enganados por falsos profetas sob o pretexto que estes têm alguma revelação especial, ao que se tivessem algum preparo bíblico, os mesmos teriam discernimento daquilo que é de Deus e do que não é.
No livro do profeta Oséias logo no início já se faz uma advertência! Oséias 4:1 chama nossa atenção para um ato rigoroso de Deus, que Ele contende com o povo quando este não busca conhecê-lo, ao que tudo indica esta falta grave ocorrendo, a verdade já não há, nem benignidade, prevalecendo os pecados que o Senhor abomina. 
Continuando, Oséias 4:6 e 14 chamam nossa atenção para que, a falta do conhecimento da palavra de Deus traz a queda do povo que serve ao Senhor. Quando rejeitamos o convite em buscar na palavra de Deus o sustento espiritual e direção para nossa vida, o Senhor também nos põe de lado para sermos transtornados por aquilo eu nossas tolices nos levarão a cometermos.
Quando lemos a bíblia, notamos que sempre que o povo pecava era porque não tinha mais o entendimento da palavra de Deus. Se lermos o Salmo 119 veremos que, ele é uma obra intrínseca e extrínseca de como devemos nos portar com a palavra do Senhor. Perceba que no verso 2 a palavra chama de “bem aventurado aquele que o busca de todo coração”, mas lhe pergunto, buscar quem? Digo-lhe, o Deus das sagradas escrituras.
Não tem como alguém conhecer o poder de Deus e o próprio Deus a não ser mediante a sua palavra, a bíblia! Estarei postando agora alguns versículos que nos remetem a isto, vejamos: Ela nos guia (Salmos 119:19); não tem como conhecermos a vontade de Deus sem ler as escrituras (Deuteronômio 17:18-20); devemos o conhecer a palavra da verdade para falar a palavra de Deus (Jeremias 23:28); devemos nos reunir para estudar as sagradas escrituras (Atos 5:42); temos que manejar bem a palavra (2 Timóteo 2:15); ela instrui (2 Timóteo 2:25).
Timóteo é um bom exemplo do poder que as escrituras têm sobre a vida de alguém que as observa. Em 2 Timóteo 3:15 vemos o apóstolo Paulo mencionando que Timóteo por conhecer a palavra de Deus desde cedo, estas poderiam fazê-lo sábio para a salvação. 
Por qualquer lado que observarmos esta menção veremos que, em resumo, o conhecimento da palavra de Deus produz em nós a salvação não só do espírito e alma, mas muda nossa vida por completo. Assim, se formos adiante mais um pouco (2 Timóteo 3:16-17) veremos Paulo ainda falando da importância de um crente em Jesus, em conhecer a palavra de Deus, pois está traz aptidão para o ensino, correção, instrução naquilo que é justo, o levando a caminhos perfeitos.
A própria bíblia nos convida a examiná-la, pois ao fazermos isto encontraremos a vida eterna, assim podemos concluir que o que não faz isso, logo estará longe do benefício de viver com Deus (João 5:39). O próprio Senhor e Salvador Jesus nos manda examinar as escrituras, onde estão palavras do seu testemunho, ou seja, elas testificam dele. Assim sendo, o que não se alimenta da palavra de Deus, não se alimenta do seu conhecimento e do que Ele é e pode fazer em nós! É algo gravíssimo isto.
Para finalizar e corroborar com este pensamento supracitado, vou para última referência bíblica que deu origem ao tema, em Mateus 22:29 o Senhor Jesus chama a atenção de uma determinada casta de religiosos que tinham um pensamento errado sobre o Reino de Deus por não conhecerem, ou melhor, por não saberem as escrituras, conseqüentemente ao não ter isto com eles, também não conheciam o poder de Deus, o que ele é ou pode fazer.
Diante disto, não resta mais nada a dizer a não ser que todo aquele que quer ser versado na palavra, deve estudá-la, se quer ser poderoso em dons, deve estudar a palavra, se quer salvação, deve estudar a palavra, em resumo, tudo na vida de um crente deve ser pautado na sua persistência em examinar a palavra de Deus, pois isto trará sobre o mesmo uma firmeza espiritual e uma defesa da fé em Cristo Jesus.
Que Deus vos abençoe e prossiga nesta busca pelo Deus que a bíblia testifica.

9 comentários:

  1. nossa isso e verdade, tem muitos "crentes" que querem falar em linguas, orar emtre outras coisas,(conheço e convivo com muitos desses),mas voce pergunta para ele! voce le a biblia? e ele responde, as vezes mal le 1 capitulo da biblia, e ja cansa.
    as coisas estão dificeis hoje com os crentes "principalmente jovens" e tem uns que fala não tenho tempo, "ai eu falo de min trabalho das 08 as 18 de segunda a sabado, as 19 tenho que estar no colegio, 23:00 to em casa durmo meia noite, e ainda leio no minimo 7 a 10 capitulos da biblia, ai eles falam assim não voce e diferente ...
    o erro dos crentes de hoje e que eles se comparam com os menores, falam assim olha la o joãozinho nem le a biblia, eu pelo ao menos leio 1 por dia.
    e não vem a si propio.
    temos que mudar muito nessa area. e continuar andando para frente sempre, e isso ai, gloria Deus pela palavra de hoje e que continue postando assim no blog pastor. flw ate sabado.

    Daniel!!!

    ResponderExcluir
  2. Mais uma vez obrigado pela colaboração no blog, fiel leitor e discípulo do Templo Jovem!

    Nesta semana ouvi uma frase que achei verdadeira, que diz: "Quem quer dá um jeito, quem não quer dá uma desculpa".

    Se a pessoa quer realmente conhecer a Deus, ela fará por onde (o seu caso), já o que não quer, sempre inventara desculpas ou motivos falsos para fugir de seus compromissos com a palavra divina.

    Que Deus lhe abençoe.

    ResponderExcluir
  3. Paz Prs Samuel!

    É muito bom ler uma palavra que além de nós ensinar, vai se auto-explicando com o decorrer da leitura e que quando finalizada não resta dúvida sobre o assunto.

    Victoria Marques

    ResponderExcluir
  4. Paz Victoria, voce é outra fiel leitora deste blog que tem colaborado muito com seu ponto de vista.

    Obrigado pelo comentário e que Deus lhe abençoe.

    ResponderExcluir
  5. EU AMEI ESSE ESTUDO ABRIU MINHA VISÃO.
    MIM ENVIA PARA MEU HOTMAIL BRUNOOTC@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pela visita Bruno...

    Você pode copiá-lo se quiser, mas caso não consiga lhe envio o e-mail.

    Aguardo resposta.

    Fica com Deus.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Que nào conhece a palavra de Deus è cègo.

    ResponderExcluir