Seja bem vindo

"Bem aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na Lei do Senhor. Bem aventurados os que guardam suas prescrições e o buscam de todo o coração; não praticam iniquidade e andam nos seus caminhos. Tu ordenaste os teus mandamentos, para que os cumpramos à risca. Tomara sejam firmes os meus passos, para que eu observe os teus preceitos." Salmos 119:1-5



sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Deus é ou não onisciente?


Para quem não sabe, onisciente é o ser que sabe todas as coisas, o sabe tudo, tanto passado, presente e futuro, bem como os pensamentos e ações do porvir.
Nos últimos tempos têm surgido de dentro da igreja (não que isto veio a princípio da igreja evangélica), teólogos e religiosos que se tem apegado na teoria ou doutrina do teísmo aberto. Se você não sabe o que é isto lhe direi. Esta doutrina prega que Deus não é onisciente, onipresente e nem onipotente. Como é um artigo voltado para falarmos sobre a onisciência de Deus, então rebaterei só neste ponto neste artigo.
Dizer que Deus não é onisciente, ou seja, que não tem o poder de conhecer todas as coisas é o mesmo que desacreditar na bíblia! Para o teísmo aberto, Deus não pode prever o futuro com clareza, pois o mesmo pode ser mudado com nossas atitudes e circunstâncias.
Na verdade quando vejo tais tipos de pensamentos, percebo uma intenção de atacar o pensamento calvinista. Não sou calvinista e nem concordo com a doutrina da predestinação, é claro que Deus sabe quem vai ou não ser salvo, porém isto não pode ser abraçado como um pensamento de que Deus predestinou os que vão ou não ser salvos, se assim fosse, o Senhor não teria mandado nós pregarmos o evangelho para toda criatura, sendo que muitos trechos da palavra também iam se contradizer, como por exemplo o escrito em Joel 2:32 que diz que chegará dia (e já chegou com Cristo) em que TODO o que invocar o nome do Senhor será salvo.
Voltando ao teísmo, se a intenção deles foi atacar o calvinismo de modo contundente, passaram então para uma margem de heresia. Vejamos alguns textos do que a palavra de Deus fala sobre sua onisciência:
Jó 34:21-22 diz: “Porque os olhos de Deus estão sobre os caminhos de cada um, e Ele vê todos os seus passos. Não há trevas nem sombra da morte onde e escondam os que praticam a iniqüidade”;
Salmos 147:5 diz: “Grande é o nosso Senhor e de grande poder; o seu entendimento (conhecimento) é infinito”;
1 Coríntios 28:9 diz: “...porque esquadrinha o Senhor todos os corações, e entende todas as imaginações dos pensamentos”;
Hebreus 4:13 diz: “...antes, todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar”.
Isto sem contar o Salmo 139 que fala que Deus conhece todos nos atos, pensamentos e ações, tanto preterias como futuras. Ora, se a palavra nem chegou a boca e Deus já conhece, então Ele é um ser, ou melhor, o único ser onisciente!
O conhecimento de Deus engloba todos os tempos e caminhos que venhamos tomar.
Preste atenção no meu raciocínio: Deus sabe o que vai acontecer no futuro (sabe nossas escolhas, ou seja, o caminho que vamos tomar), porém em sua grandeza podemos pensar assim, que tanto se escolhermos a direita como a esquerda, Deus saberá o futuro de uma ou de outra! Mas ainda sim quero frisar que mesmo com o livre arbítrio que nos foi dado pelo próprio Deus, o mesmo já sabe qual caminho que vamos tomar, isto é algo muito profundo e soberano!
Também não podemos nos apegar a uma corrente de pensamento como a de Theodor Binney, que diz que para Deus não existe passado ou futuro, por isto Ele sabe das coisas, pois já está lá no futuro ou passado como se fosse no presente. Isto é um pensamento errôneo! O certo é que Deus conhece todas as coisas passadas, presentes e futuras, mas Ele conhece os eventos passados como passados, presentes como presentes e os futuros como futuros.
Para concluir então o estudo sobre a onisciência de Deus, posso afirmar que Ele conhece todas as coisas. Dizer que o Senhor tem conhecimento a respeito de alguns fatos é simplesmente negar a perfeição de sua onisciência e onipotência.
O pré-conhecimento de Deus sobre tudo, não influi sobre a liberdade ou certeza das ações do ser humano, pela razão de se tratar de conhecimento e não de influência. Assim, existe o livre arbítrio coexistindo com a sabedoria do Deus Altíssimo.
Que Deus vos abençoe e crie sempre em nós o temor e respeito pela sua grandeza.

7 comentários:

  1. Pastor Samuel, graça e Paz e bom dia!

    Saindo um pouco desta ministração (mais uma que você faz pra detonar com as dúvidas que possam vir a surgir), gostaria que me orientasse no seguinte, sei que com Deus as coisas não funcionam como uma receita, tudo deve estar embasado em oração, jejum e leitura da palavra e que, além disto, tudo ocorre no tempo dEle, mas gostaria que me dissesse como posso tirar uma pessoa muito próxima e querida do engano de que, as outras religiões estão certas, de que o espiritismo é bonzinho, etc ; sei que esse engano no qual o diabo sujeita as pessoas só pode ser quebrado quando a pessoa quiser realmente entregar seu coração a Deus e ao ouvir a palavra (afinal a fé vem pelo ouvir), mas e quando a pessoa tem resistência em ir pra igreja ? Além de pregar a ela, orar por ela e mostrar algumas partes da bíblia que demonstrem que o que o mundo prega não é verdadeiro, a algo mais que possamos fazer ? Esta situação me fez perceber que muitas vezes quando pregamos para pessoas, falamos do amor de Cristo a elas e percebemos que elas insistem em rejeitar a Cristo, muitas vezes deixamos aquela vida “de lado” mas quando ocorre com alguém próximo e querido acabamos tendo um incômodo grande e tristeza por não conseguir tirar aquela pessoa da lama.
    Obrigado desde já!

    Victória Marques

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Victória
      Será que você não está mostrando a "essa pessoa muito próxima" verdades que muitas pessoas não aceitam, como por exemplo, que Deus "enviou 2 ursas para matar 42 meninos" porque chamaram Eliseu de careca; ou que esse mesmo Deus, manda que quando se tem um filho rebelde contumaz seja apedrejado, até a morte, ou que manda que a mulher adúltera seja apedrejada até a morte, ou pior ainda, que esse mesmo Deus pede conselhos a satanás?
      Veja você mesmo:
      6 Ora, chegado o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, veio também Satanás entre eles.
      (Que moral, hein?)

      7 O Senhor perguntou a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao Senhor, dizendo: De rodear a terra, e de passear por ela.
      (Percebes, Deus não sabia onde satanás estava; quem sabe estava distraído)

      8 Disse o Senhor a Satanás: Notaste porventura o meu servo Jó, que ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, que teme a Deus e se desvia do mal?
      (Veja como Deus é íntimo de satanás; chegam até a trocar idéias; será que brigaram depois desse episódio?)

      9 Então respondeu Satanás ao Senhor, e disse: Porventura Jó teme a Deus debalde?

      10 Não o tens protegido de todo lado a ele, a sua casa e a tudo quanto tem? Tens abençoado a obra de suas mãos, e os seus bens se multiplicam na terra.

      11 Mas estende agora a tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e ele blasfemará de ti na tua face!

      12 Ao que disse o Senhor a Satanás: Eis que tudo o que ele tem está no teu poder; somente contra ele não estendas a tua mão. E Satanás saiu da presença do Senhor.
      (Que coisa hein? Deus não tinha certeza se Jó O amava por Ele ter-lhe dado tantos bens, ou se O amava incondicionalmente. E eu que achava que Deus era onisciente.
      Bem, pelo sim e pelo não, para Deus ter certeza absoluta, autoriza satanás a acabar com toda a raça de Jó e seus bens para ter certeza que tipo de amor Jó lhe dedicava. Que coisa hein? Deus precisando do auxílio do Mequetrefiz para saber quais os sentimentos verdadeiros de seu servo Jó.
      Percebeu porque algumas pessoas insistem em permanecer no erro?
      O Deus dos judeus fala uma coisa, e o Deus que Jesus nos mostrou fala outra coisa, completamente diferente de Deus. Confunde, né?
      Ó, escuta o que eu vou te falar:
      Continua lendo a Bíblia, mas procura saber sobre uma religião chamada Zoroastrismo, e vai ficar sabendo como os judeus passaram a acreditar no tal do satanás. Dica: Somente após o exílio dos judeus na Babilônia, é que passaram a acreditar nessa figura. Procura aí na sua Bíblia, e me mostra se essa figura era conhecida antes do exílio. Não vai encontrar.
      Olha, faz o seguinte:
      Clica aqui http://evangelhoespirita.wordpress.com/capitulos-1-a-27/cap-17-sede-perfeitos/o-homem-de-bem/ e mostra para seu amigo para ele escolher qualquer religião, menos essa que recebe a inspiração direta do demônio: Espiritismo. Porém, antes de abrir o link, esteja sentada e serena, pois você vai saber as coisas horríveis que uma pessoa tem que fazer para tornar-se Espírita.
      ATENÇÃO: NÃO LEIA PERTO DE CRIANÇAS, TEM MENSAGENS PERIGOSAS.

      Excluir
    2. Franco...

      Você sabia que Pedro (discípulo de Jesus) no livro de Atos (N.T.) em certa ocasião viu e profetizou para um casal morrer por mentir diante dele com relação a uma oferta?

      De Deus não se zomba. Por mais que negue, o evangelho é muito duro. Jesus mesmo disse "tomai o meu jugo", assim, mesmo que mais leve que o do A.T., não deixou de ser um jugo.

      No caso de Jó, Deus sabia de onde satanás vinha (mostrei neste artigo como Deus é onisciente), apenas perguntou.

      Não sei se você tem filho Franco, mas tem hora que sei o que de errado meu filho fez, e digo, até instintivamente, "o que você fez?". Para ele saber o que estava fazendo.

      Jó recebeu uma provação (é muito grande a explicação para tudo que Ele sofreu, qualquer dia digo) que podia aquentar (I Cor. 10:13).

      Com relação ao judaísmo, o que você falou não passa de teorias da conspiração.

      Ainda mais que antes mesmo do exílio, a torah e o livro de Jó e outras mais já estavam escritos, onde vermos citações sobre satanás.

      Deus não é amigo de santanás, mas como Deus ele tem autoridade sobre todos.

      Por fim, ninguém critica o espiritismo por pregar o amor ao próximo, e sim por afrontar o amor de Jesus, sua obra redentora.

      A doutrina espírita retira a missão salvítica de Cristo. Pois se formos guiados pela filosofia espírita, em vão morreu Jesus.

      Excluir
  2. Graça e paz fiel seguidora de Cristo e deste humilde blog...

    Bem, como voce bem disse, não existe uma receita infalível, que fazendo é certeza que alguém vai se converter.

    Ora, a fé não é de todos. O que temos que fazer é continuar a pregar e interceder pelos que estão se perdendo, e também procurando manejar bem a palavra com o fim de quebrar todos os seus argumentos contrarios à verdade.

    O apóstolo Paulo fala que não sabemos se vamos salvar aquele pessoa (que no caso que ele estava citando era um parente) à quem dirigimos a palavra de Deus. Logo podemos concluir que nosso dever é evangelizar, se vão aceitar é algo pessoal deles.

    É claro que quando se trata de alguém muito proximo ao parentes, o sentimento é diferente. Paulo tinha um sentimento horrivel pela sua nação, e parentes que não aceitaram a Jesus. Se Paulo não deu conta de salvar todos ao seu redor, quanto mais nós.

    Pra finalizar, a fé é um dom que vem de Deus, necessário então é pedirmos para que o Espírito Santo convença-os do pecado, e começe a gerar neles fé em Cristo.

    Que Deus lhge abençoe.

    ResponderExcluir
  3. Se Deus é onisciente então muito antes de ter a ideia de criar a terra, Ele já sabia sobre o pecado de Adão e Eva.

    O objetivo de Deus era apenas criar um paraíso, todas as coisas boas e tudo que há hoje, e também o homem para comandar tudo e serem felizes para sempre, assim hoje estaríamos aproveitando a natureza e conversando com Adão e Eva.

    Porém Ele criou a árvore da ciência do bem e do mal, e Adão pecou.

    Se Deus é onisciente logo, já sabia que após a criação da árvore o homem O desobedeceria e o mundo seria assim. Logo Ele não deveria ter criado o fruto assim seu plano paradisíaco se realizaria. Mas se Ele criou a árvore logo o plano dEle não era a terra paradisíaca pois se fosse a árvore nunca deveria ser criada.

    Mas os religiosos dizem que a árvore foi criada para um teste de livre arbítrio do homem. Ele tinha o direito de comer ou não, porém Deus não saberia a escolha de Adão pelo fato do livre arbítrio existir, pois a onisciência cristaliza o futuro de forma que alguém que prevê o futuro ou faz o futuro não irá errar nunca pois nossas ações já estão programadas independente do que fizermos, assim não podemos surpreender um onisciente, como se fossemos dar um susto no onisciente ele não apresentará nenhuma reação pois muito antes de termos a ideia de assusta-lo ele já saberia do futuro susto. Então se o livre arbítrio existe Deus não pode ser onisciente pois se ele já programou o nosso destino não importa o que fizemos Deus já havia programado nossas ações pois ao saber com exatidão o futuro Ele cristalizou o mesmo e nada inferior a Ele pode mudar, mas se temos o livre arbítrio para escolher o queremos Deus já sabe o que nós vamos fazer e se Ele sabe não podemos subestimar tamanha sabedoria assim o que ele sabe nos vamos fazer e pronto: "mas também conhece nossos pensamentos antes mesmo de falarmos" (Salmo 139:4).
    E dizem também que o fruto seria usado futuramente por Deus para dar conhecimento ao homem e ele ter a sabedoria necessária para adorar O criador. Porém o homem desobedecendo comeu - o antes da hora e não estava preparado para tamanha sabedoria.

    Sendo onisciente assim ele criou de propósito o fruto proibido pois ele já sabia sobre o pecado de Adão, então por quê ele o criou? Por quê ele não o criou quando fosse realmente necessário usá-lo? Por quê o Senhor Deus criou então o fruto e deixou o mal tomar conta deste mundo? Não seria muito mais fácil criar o fruto quando chegasse a hora do homem poder come-lo?

    Se isso foi um teste de livre arbítrio então Deus não é onisciente, pois aquilo que Ele sabe sobre o futuro poderia mudar com a intervenção do homem. Mas se Ele for onisciente ele logo saberia o que aconteceria ao criar o tal fruto.

    Então a questão que fica é:

    Qual é realmente o objetivo de Deus?

    Victor

    ResponderExcluir
  4. Caro Elias,
    Embora a postagem seja bem antiga, acho que vale contestar somente uma coisa: por que você diz que pensar que Deus está no passado e no futuro como se fosse presente é um pensamento errôneo? Estaria então Deus onipresente somente no espaço, mas preso à corrente do tempo como todos nós? Ou seria Sua onipresença referente ao tempo-espaço, que por tudo o que descobrimos até agora sobre Sua criação são uma coisa só (tempo-espaço)?

    ResponderExcluir
  5. Meu caro Vitor: Reporto-me ao seu comentário de 19/11/2013. Considerando o tempo passado de sua postagem, penso que você não vai ler este comentário. Primeiro devo dizer que fiquei maravilhado com o seu comentário a respeito da Onisciencia de Deus. Eu não consigo entender porque os cristãos, notadamente os evangélicos demonstram saber tudo o que Deus pensa!! Eles conhecem os planos de Deus em seus mínimos detalhes.Se Deus é Onisciente, não existe o livre arbítrio, pois uma coisa elimina a outra. Se Deus sabe que você vai casar com Maria, não adianta você namorar a Marta!!. O seu texto foi muito claro, é eu fico feliz por não ser só eu quem pensa desta forma!. Todavia, dizem que sou complicado. Fico imaginando uma situação: A onisciencia sabe que um individuo vai morrer aos 30 anos de ataque cardíaco, e nesse caso a combinação genética já foi organizada para uma pré disposição para o fato. Esse mesmo indivíduo faz uma viajem aérea aos 20, cujo avião transporta 300 passageiros. O avião sofre uma panela a 10.000m. E despenca. Todos vão morrer, mas o rapaz de 20 não pode morrer, porque ele vai morrer de infarto aos 30.A onisciencia tem de usar um outro atributo seu que é a Providência para que o rapaz seja salvo. No dia seguinte a manchete nos jornais: Avião cai com 300 pessoas e só um passageiro sobrevivimilagrosamente(que nada: estava tudo programado, como estava programado para as outras 299 pessoas se encontrarem no mesmo vôo. A Onisciencia poderia agir de outra forma,usando a Providência para o rapaz desistir da viagem no último minuto por motivos infinitos. No dia seguinte, uma outra manchete. Passageiro desiste de embarcar no último minuto e escapa milagrosamente da tragédia, onde morreram 299 pessoas (milagre não, já estava tudo combinado. A vida, o Universo, em fim, tudo é extremamente complexo e não conseguimos ainda responder exatamente:Quem,Quando,Como,Porque disso tudo. Tudo o que fazemos é expecular. Será que isso não pode ser aplicado também à religião. Quero deixar bem claro que não estou confrontando Deus, mas apenas e tão somente o que dizem Dele. Meu nome - Ozeias Teixeira Nunes -Email. Ozeias1946@gamail.com. Votuporanga-sp. (Onisciencia - Livre arbítrio. Ou um ou outro.

    ResponderExcluir