Seja bem vindo

"Bem aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na Lei do Senhor. Bem aventurados os que guardam suas prescrições e o buscam de todo o coração; não praticam iniquidade e andam nos seus caminhos. Tu ordenaste os teus mandamentos, para que os cumpramos à risca. Tomara sejam firmes os meus passos, para que eu observe os teus preceitos." Salmos 119:1-5



domingo, 18 de setembro de 2011

Como enfrentar o mundo agora que sou de Cristo Jesus

Obs.: Esta foi uma lição que fiz para uma apostila aos novos convertidos em minha igreja, para quem estava sendo consolidado e para novos líderes. O estilo está um pouco diferente da forma que escrevo aqui no blog, porém achei interessante estar compartilhando este estudo que fiz a uns cinco anos atrás.



O que é o mundo?

  1. O mundo

O mundo representa tudo àquilo que desagrada a Deus, opõe-se aos Seus ensinos e está sob domínio de Satanás. (1 João 5:19).

As filosofias, os conceitos e as doutrinas, que distorcem ou denigrem a Cristo e Seu sacrifício na cruz do Calvário, oferecendo outra forma de salvação, diferente da estabelecida por Deus em Sua Palavra, são manifestações do mundo.

O apóstolo João apresenta três aspectos que manifestam o amor ao mundo: os desejos da carne, os desejos dos olhos e a soberba da vida.

  1. Desejos da carne

São aqueles que existem por causa da nossa natureza, e nos impulsionam a fazer o mal, incitando-nos desde criança a seguir comandos da carne. Pode-se descrever como a satisfação, paixão ou goza que se sente pelas coisas erradas e com as quais damos lugar ao pecado em nossas vidas.

Isto mostra o conflito que vive todo o cristão: a carne quer uma coisa e o espírito quer outra. Daí a importância de alimentar nosso homem espiritual.

Gálatas 5:19-21 nos dá uma ampla lista dos pecados da carne. Esta inclui os pecados sexuais, os relacionados com religiões pagãs, como a feitiçaria e idolatria, e os relacionados com o temperamento ou caráter.

Os frutos do Espírito são totalmente opostos à carne. Em relação a Deus, o amor, o gozo, e a paz; em relação aos demais, a paciência, a benignidade e a bondade; conosco mesmos as fé, a mansidão e a temperança.

  1. Os desejos dos olhos

Os olhos podem ser fonte de vida, pureza e inspiração, ou instrumento de maldade, perversão ou desejo mal.

A Bíblia nos ensina em 2 Pedro 2:14: “Tendo os olhos cheios de adultério e insaciáveis no pecar”.

A palavra olha, refere-se aos desejos dos olhos, a uma olhada carregada de lascívia, a qual desperta em nossa mente imagens e desejos impuros.

Os desejos com dos olhos incluem não somente a vista, mas também a mente e a imaginação e buscam ser satisfeitos por meio da pornografia, literatura ou filmes que não edificam, criando um vício que somente pode ser saciado cedendo ao s prazeres da carne.

Geralmente os desejos são alimentados por pensamentos que induzem a ver o pecado com agrado, prazer ou cobiça, levantando argumentos para justificá-lo, fazendo-o parecer insignificante e declarando que como não foi levado a cabo, não é pecado. Além disso, impede de ver as conseqüências que seu comportamento pode trazer para sua vida e para a de quem ama.

  1. A soberba da vida

Refere-se a acreditar que o sentido da vida encontra-se na aparência e no preço das coisas e não no valor que Deus lhe tenha dado. A soberba faz alusão a deixar levar-se pela superficialidade, incha o ego e nos faz crer que somos mais valiosos pela posição, pelo dinheiro e pelos amigos.

II- Como sou afetado pelo mundo?

O mundo pode me afetar quando cedo a seus caprichos, compartilho com suas piadas de sentido dúbio e participo de seus comentários mórbidos ou seus convites para participar de bebidas e festas mundanas. Me afeta quando estas atividades deixam de ser uma diversão e passam a ser uma escravidão, quando termino envolvido em situações nas quais quero sais, mas já não posso.

Estas situações demonstram como a vida do mundo é uma ilusão que nos faz crer que isso sim é que é vida, mas não deixa ver o engano e as seqüelas em quem segue tais práticas. Jesus não quer nos isolar do mundo. Ele quer que brilhemos e sejamos luz no lugar onde estamos (João 17:15).

Assim aqui vão algumas dicas para quem acaba de entrar para a família de Deus:

  1. Não participe do que o mundo oferece
  2. Seja um radical em sua posição como crente
  3. Evite passar muito tempo com incrédulos
  4. Busque amizades que compartilhem com seus propósitos e metas
  5. Firme seu relacionamento com Deus

Que Deus vos abençoe e guarde de todo mal.

Artigos relacionados:

Hipocrisia na Igreja:
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/05/hipocrisia-um-mal-que-assola-igreja.html

Usos e costumes com seus mitos e verdades:
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/01/usos-e-costumes-com-seus-mitos-e.html


Crentes tradicionais x crentes pentecostais
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/02/crentes-tradicionais-x-pentecostais-por.html


Fofoca: rede de mentiras e semente do mal
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/03/fofoca-rede-de-mentiras-e-semente-do.html

Campanhas nas Igrejas

http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/08/fazer-campanha-na-igreja-e-algo-que.html

Falsos profetas
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/08/falsos-profetas-quem-sao-como-agem-e.html

Batismo nas águas e ceia do Senhor, sua importância
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/06/importancia-do-batismo-nas-aguas-e-da.html

A Igreja moderna
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/06/igreja-evangelica-moderna.html
A importância de se frequentar a Igreja
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/09/importancia-de-se-frequentar-igreja.html

Não deixem de ir até o final do blog para ver artigos que são os mais acessados

2 comentários:

  1. AMEI ESSE TEMPLO JOVEM VITUAL E COM MUITO PESAR QUE TENHO QUE ADMITIR QUE AS IGREJAS QUE SOMOS NOS.SE ENCOTRE DESTA MANEIRA E REALMENTE A VERDADE TEM QUE SER DITA. E CLARO EM AMOR PORQUE NOS VEMOS NAS ESCRITURAS QUE JESUS FALAVA A VERDADE SEM PASSAR A MÃO NA CABEÇA DE NINGUEM. ELE DIZ QUE AMA O PECADOR MAIS ABOMINA O PECADO A HIPOCRISIA O FINGIMENTO A MENTIRA E TUDO QUE E MAL.E VEMOS QUE VAI DE MAL A PIOR MAS SABEMOS QUE SOLUÇÃO OLHAMOS PRO ALVO QUE E JESUS... DEVEMOS RELMENTE NOS ARREPENDER E PEDIR A DEUS QUE CRIE EM CADA UM DE NOS IGREJA DE CRISTO. UM CORAÇÃO LIMPO PURO E RETO PARABÉNS A VOCES TEMPLO JOVEM VIRTUAL POR ESTE ENSINAMENTO VERDADEIRO!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Amém....

    Esteja sempre com a liberdade de comentar.

    Deus lhe abençoe

    ResponderExcluir