Seja bem vindo

"Bem aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na Lei do Senhor. Bem aventurados os que guardam suas prescrições e o buscam de todo o coração; não praticam iniquidade e andam nos seus caminhos. Tu ordenaste os teus mandamentos, para que os cumpramos à risca. Tomara sejam firmes os meus passos, para que eu observe os teus preceitos." Salmos 119:1-5



domingo, 16 de janeiro de 2011

Usos e costumes com seus mitos e verdades

Em algumas Igrejas ou congregações, são levados muito à sérios, o que as pessoas devem usar ou os costumes que devem seguir.
Pois bem, o que você tem que ter de base é que existe os usos e costumes bíblicos e os usos e costumes, que uma comunidade se impõe sem nada ter sido expresso na bíblia, apenas porque as autoridades eclesiásticas da igreja o assim decretaram. Geralmente, este último citado, são doutrinas muito severas que chegam a ferir os princípios da palavra de Deus.
A carta de Paulo aos coríntios é sem dúvida o livro do NT mais voltado para o tema em questão, e nele mesmo traz algo que é muito importante a este respeito. Em 1 Coríntios 15:33 diz que “ as más conversações corrompem os bons costumes”, ora se tem os bons, logo se tem os maus costumes e usos que não são adequados ao corpo de Cristo.
Esta carta de Coríntios tem que ser lida e entendida a fundo, pois em certas passagens se aplica apenas àquela igreja, que passava por momentos difíceis em sua “unidade orgânica”, se tendo muitos problemas no tocante à autoridade, e tem que se levar em conta que era uma comunidade judaica cristã (judeus cristãos), por isso o costume do véu e etc.
Farei o seguinte, postarei as perguntas mais freqüentes que me fazem e colocarei em baixo delas a resposta, e claro que em cada assunto não vou me estender muito, por isto as respostas serão bem resumidas, mas em cada teria bem mais para responder. Por isto, se faltar alguma pergunta que não coloquei, ou ainda estiverem com alguma dúvida sobre algo respondido, deixem a pergunta no comentário, que logo que acessar meu e-mail lhe responderei postando.
1-    Devo guardar o sábado?
Resposta: Sim! Mas não o sábado dia da semana, mas Jesus que é o nosso sábado como em hebreus diz que Ele está no seu sábado e em Lucas 6:5, Ele se coloca como “Senhor do sábado”, por isto, todo dia é sábado para nós.

2-    Quem guarda o domingo tem a marca da besta?
Resposta: Não! Primeiro que o crente não guarda dia nenhum, segundo, o culto que realizamos no domingo à noite perante o calendário bíblico e o horário em Israel, se dá é no início da segunda, terceiro a marca da besta é número de homem e não de dia Ap. 13:18.

3-    É pecado o homem ter cabelo comprido?
Resposta: Não é pecado, temos como exemplo Sansão que o próprio Deus manda não rasparem sua cabeça, Absalão em seu cabelo era por todos cobiça ao ponto de lhe pesarem o cabelo. O fato é que do ponto de vista de Paulo (algo pessoal dele), o homem ter o cabelo comprido era desonroso, ou seja, se alguém te chamar de “mulherzinha” não reclama não, pois “a natureza nos ensina” que há as diferenças! (1Cor 11:14)

4-    A mulher deve usar o véu?
Resposta: Se você for da Igreja de Coríntios sim. Como essa igreja já não existe, então não. Entenda, existe diferença entre dever e poder, você não deve usar, mas se quiser, você pode usar que não será pecado. O cabelo da mulher lhe foi dado em lugar do véu, por isso não necessita o seu uso, você já o tem. (1Cor 11:15)

5-    Mulher pode ser pastora?
Resposta: Sim! Desde o princípio em tempos antigos. Em Gênesis 29:6 vemos Raquel que viera a ser a esposa de Jacó pastoreando ovelhas (algo típico dos homens) junto com homens.

6-    Por que então em 1 Coríntios 14:34 traz sérias advertências às mulheres dizendo que não podem nem ao menos falar na Igreja?
Resposta: Este é um problema do brasileiro. Ele lê, mas não compreende o que leu, e neste texto não precisa de revelação para entendê-lo, só um pouquinho de cultura. Para você compreender o que o Apóstolo fala tens que começar lendo desde, o versículo 1, onde ele faz um apanhado de coisas até chegar na profecia, onde tinha ocorrido profecias com estas palavra duras às mulheres, sendo que Paulo no versículo 36 faz uma linda defesa às mulheres ao ser extremamente irônico e eloqüente ao perguntar à eles (os profetas) se esta palavra só tinha vindo à eles, pois às outras igrejas não foi dada. Entendeu?! Mulheres podem pregar e falar, mas desde que seja com ordem e decência.

7-    O diabo lê pensamento?
Resposta: Não! Só quem é onisciente é Deus (Ele sabe tudo).

8-    Crente fica endemoniado?
Resposta: Sim! A maioria dos demônios que Jesus expulsou quando estava em carne na Terra, eram de pessoas que tinham aliança com Deus, porém andavam em pecados.

9-    Li certa vez no livro da Rebecca Brown, Daniel Mastral e outros, que os anjos desceram aqui na Terra, mantiveram relações sexuais com as mulheres e as engravidaram e nasceram os gigantes. Isto procede?
Resposta: Não! Os anjos não se casam nem se dão em casamento, isto é, não se ligam ao sexo. (Mc 12:25)

10-  É pecado o divorciado casar de novo?
Resposta: Hipótese 1: Se ele foi traído, houve uma quebra de aliança, neste caso pode se casar; hipótese 2: Se o divórcio ocorreu quando estava sem conhecer os caminhos do Senhor e não tem mais volta, pode se casar de novo; hipótese 3: Ele já estava na Igreja, conhece a bíblia, aceitou a Jesus, não foi traído, e mesmo assim divorciou e se casou com outra pessoa, comete adultério!

Espero ter sanado algumas dúvidas sobre alguns costumes e usos bíblicos que as pessoas confundem. Preferi fazer assim do que explicar tudo para não ser muito extenso e cansativo o texto.
Qualquer outra dúvida ou pergunta, interaja aqui no blog neste post que vamos fazer como os Mythbusters (caçadores de mitos), saber se aquele uso e costume é mito ou verdade bíblica!
Quanto mais você ler a palavra de Deus, mais longe você estará de entrar em parafuso com doutrinas de homens.
Jesus vos abençoe e guarde.

22 comentários:

  1. entendi o que falou, mais não entendi esse versiculo, queria que explicasse.
    Gênesis 6:4
    Havia naqueles dias gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus entraram às filhas dos homens e delas geraram filhos; estes eram os valentes que houve na antiguidade, os homens de fama.

    ResponderExcluir
  2. Olá, vc não se identificou, por isto lhe chamarei de irmão. Tenho estudado o hebraico massorérico e o da septuaginta deste livro. O original desta palavra "gigantes", é na verdade "valentes descendentes de tiranos demoníacos". Em nenhum momento significa que são demonios, mas sim homens maus influenciados por demônios. Os "filhos de Deus" são a linhagem de Seth (Sete filho de Adão, que teve Enos onde se voltou a invocar o nome do Senhor) e não anjos caídos; filhas dos homens são a linhagem pecaminosa de Cain.

    ResponderExcluir
  3. Para o irmão anônimo, deixo o texto de Judas 1:6 que diz que os anjos que se rebelaram contra Deus, não guardando seu estado original (servir à Deus, serem santos) e deixando seu domicílio (saíram de sua posição, desobedeceram, preferiram sair do céu para seguir à Satanás), a estes Deus os encarcerou (seus corpos) em algemas eternas.
    O que vemos hoje são espíritos dos demonios, seus corpos estão aprisionados, por isto possuem corpos de pessoas para fazerem suas maldades as influenciando.
    Sendo assim, mesmo que pudessem ter relações sexuais com as mulheres, como teriam se seus corpos estão aprisionados?
    Mito detonado!

    ResponderExcluir
  4. Pr Samuel,estou aqui apenas para te dar meus PARABÉNS,com suas palavras aqui e nos cultos estou cada dia mais apaixonada por Jesus. Seu blog está demais !!!

    ResponderExcluir
  5. Valeu!!! Continue buscando ter para com Ele um amor extravagante. Que Jesus lhe abençoe.

    ResponderExcluir
  6. Pastor me perguntaram sobre o uso do Ping e a tatuagem se é permitido,a palavra de Deus fala alguma coisa sobre isto?

    ResponderExcluir
  7. Olá Débora, não sei o que é Ping, acho que seria o piercing que vc queria saber, se não, me diga depois o que é ping( não sei mesmo o que é). Em Levítico 19:28 a palavra de Deus nos proíbe de fazer marcas (tatuagens) pelos mortos, ou qualquer outra coisa, sendo assim, seria errado faze-las. Alguns dizem que isto foi apenas no AT, e para o NT não vale mais, porém tanto a tatuagem como o piercing tem que ser algo que não lhe traz culpa na sua mente. Em Romanos 14:23, diz que se vc faz algo sem fé, é pecado, ou seja, se sua mente te condena por algo, se vc tem dúvida se é ou não pecado, NÃO O FAÇA e em I Coríntios 6:19-20 diz que somos templo de Deus, pertencemos a Ele, sendo assim, a marca que temos que ter é o ESPÍRITO SANTO, a marca da verdade, e não nos marcarmos com algo mundano que estará em nosso corpo até a morte. Pense: "Se vc se casa com alguém, vc aceitaria que este tatua-se o nome de outra pessoa?". Uma vez salvos, somos marcados com o sangue de Cristo, esta tem que ser sua tatuagem, a no espírito. Com relação ao piercing, desde que não seja algo extravagante, creio não haver problema (para mim piercing é como um brinco, mas não na orelha), porém como eu disse, se tens dúvida, e sua mente te condena, não faça.

    ResponderExcluir
  8. No início de minha conversão eu pensei em fazer uma tatuagem, tinha o argumento de que Levítico não se referia a nós Cristãos mas sim aos Sacerdotes, mas tive dúvida e não fiz.
    Hoje eu prefiro continuar na dúvida e chegar diante de Deus e ouvi-lo dizer que eu poderia ter feito.
    Do que chegar diante d'Ele e saber que agi errado em ter feito.

    ResponderExcluir
  9. Foi isto que quis dizer, se há dúvida, se achas que teu coração vai se condoer e sua mente pesar pensando que está em pecado, não faça! Valeu o post Markim.

    ResponderExcluir
  10. Améeem!

    Eu estava me referindo Piercing mesmo. rsrsr

    Agora entendi obrigada Pastor e Marcos.

    ResponderExcluir
  11. pastor quero saber se ha maldição ereditaria de pai para filho etc..assim como doenças?geneticas.

    ResponderExcluir
  12. Este é um assunto que abordarei em breve no blog. É complexo para mim lhe dizer tudo em um comentário, por isto sempre acesse o blog que, mais cedo ou mais tarde lhe darei minha oponião embasada na bíblia (como sempre) sobre tal assunto em forma de um artigo.

    ResponderExcluir
  13. 10- É pecado o divorciado casar de novo?

    O que Jesus fala é que, você pode se separar, mas houver infidelidade conjugal, mas não autoriza você casar de novo. Vejamos em Lucas 16:18
    Lucas 16:18 Quem repudiar sua mulher e casar com outra comete adultério; e aquele que casa com a mulher repudiada pelo marido também comete adultério.
    Vejamos se por hipótese, se a mulher for infiel ao marido, e o marido, se separou dela,
    Se o novo parceiro se casar com ela, comete adultério, como que, o marido traído poderia também arrumar outra esposa sem cometer adultério
    Porém se, quem casar com a repudiada (largada) comete adultério, estão querendo dizer que o pecado é quem arruma outro parceiro (a) primeiro?
    Mateus 5:32 Eu, porém, vos digo: qualquer que repudiar sua mulher, exceto em caso de relações sexuais ilícitas, a expõe a tornar-se adúltera; e aquele que casar com a repudiada comete adultério.
    Neste versículo, Mateus 5:32 onde diz: “ exceto em caso de relações sexuais ilícitas...”
    Deixa-nos bem claro, que pode se separar, por infidelidade conjugal, mas não poderá arrumar outro parceiro.
    Se for o contrário, se a pessoa está com outras intenções, e quer arruma outro parceiro, e ela sabe ou foi orientada que o pecado é de quem arrumar outro parceiro primeiro, e que se o marido cair em tentação, assim ela ficaria livre para arrumar outro; sendo assim, irá expor o seu cônjuge a facilidade de cair em pecado, desde, não cumprindo os seus deveres de casado, exemplo: o cônjuge não se arruma, não se cuida, não está nem aí com as vontades do cônjuge, não tem mais romantismo, fica com humor alterado ...
    Mas quando a pessoa é bem orientada que, o casamento é válido uma única vez, e que o seu cônjuge a trair, ele (a) poderá se separar, mas não poderá casar-se novamente enquanto o outro permanecer vivo pode ter certeza que não haveria tantos divórcios, como tem hoje em dia, iriam lutar pelo casamento!
    A bíblia orienta a casar-se de novo, somente as viúvas com menos de sessenta anos de idade, e diz que é para não escrever no rol de viúvas as que tiverem menos de 60 anos, por que quando se tornam levianas CONTRA CRISTO, QUEREM CASAR-SE, TORNANDO-SE CONDENÁVEIS POR ANULAREM O SEU PRIMEIRO COMPROMISSO. (V.11,12)
    VEJA NA BÍBLIA REVISTA E ATUALIZADA:
    1 Timóteo 5: 9 Não seja inscrita senão viúva que conte ao menos sessenta anos de idade, tenha sido esposa de um só marido,
    10 seja recomendada pelo testemunho de boas obras, tenha criado filhos, exercitado hospitalidade, lavado os pés aos santos, socorrido a atribulados, se viveu na prática zelosa de toda boa obra.
    11 Mas rejeita viúvas mais novas, porque, quando se tornam levianas contra Cristo, querem casar-se,
    12 tornando-se condenáveis por anularem o seu primeiro compromisso.
    13 Além do mais, aprendem também a viver ociosas, andando de casa em casa; e não somente ociosas, mas ainda tagarelas e intrigantes, falando o que não devem.
    14 Quero, portanto, que as viúvas mais novas se casem, criem filhos, sejam boas donas de casa e não dêem ao adversário ocasião favorável de maledicência.
    15 Pois, com efeito, já algumas se desviaram, seguindo a Satanás.
    Acredito que quando a pessoa vem a conhecer a Jesus Cristo, e já está com um novo parceiro, não teria problemas.
    2 Coríntios 5:17 Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.
    ATT. OBEDE

    ResponderExcluir
  14. Olá Obede, que bom que fez um novo comentário.

    Seu texto no tocante as referencias bíblicas do casamento ficou bem embasado e sua explicação foi muito boa também.

    Só faço DUAS RESSALVAS em seu texto(esta parte é meio confusa mesmo - até alguns teólogos batem cabeça nela).

    A PRIMEIRA é com relação ao se casar outra vez.

    Da maneira em que colocou, o conjuge TRAÍDO não poderá se casar outra vez (entendi o que voce quis dizer quando alguém força para uma quebra de aliança, porém veja este outro ponto de vista).

    Veja o texto que voce mesmo utilizou (Mateus 5:32) como base e compreenda esta explicação abaixo:

    - O que Cristo quis dizer na primeira parte foi que se alguém quer se divorciar, que seja só em caso de adultério, sendo que o texto (tradução mais correta) se refere ao adúltero como alguém que já vive sempre de forma sexualmente imoral.

    Ou seja, antes mesmo de divorciar, primeiro é necessário ver o que levou ao adultério (isto já nos leva se é possível o perdão, em caso de culpa recíproca, ou seja, quando alguém forçou "a barra" para o outro trair, ou melhor, não foi um conjuge que supriu as necessidades do outro - o que voce quis dizer);

    - caso o adúltero seja alguém imoralmente irreconciliável pois se entrega a sexualidade imoral (é bagunceiro mesmo), é aconselhavel então a quebra da aliança, pois o pecador já a quebrou antes.

    Neste caso vemos a pessoa (o conjuge traído) livre desta aliança quebrada. E neste texto não tem qualquer proibição para o mesmo se casar outra vez.

    Na segunda parte do texto sim tem uma advertencia, mas para quem se casar com o adúltero (quem traiu - o imoral sexualmente). Veja "e aquele que casar com a repudiada comete adultério".

    Ora se sucedeu o divorcio, significa que a "repudiada" é o conjuge adúltero, sendo que este responde pela culpa da quebra de aliança, então se alguém se casar com este, se faz parte de sua culpa, isto é, dos seus pecados.

    Assim não é quem se casa primeiro (entre os divorciados) que poderá incorrer em pecado ou ser livre dele, mas quem se casa com o adúltero e não quem foi a vítima. ok?!

    ResponderExcluir
  15. continuação....

    A SEGUNDA ressalva é que voce poderia também ter se utilizado do texto de Marcos 10:1-12, onde ele nos dois ultimos versículos menciona uma anologia do homem adúltero (em Mateus é só a mulher adúltera que se menciona - Marcos menciona os dois).

    Esta segunda ressalva foi mais um complemento.

    Porém, para finalizar, queria eu que nunca houvesse os divórcios (Marcos 10:8-9), por isto prego sempre contra. Ainda mais para quem é pastor, isto jamais pode acontecer ( 1 Timóteo 3:1-5).

    E concordo com voce no que disse: "Acredito que quando a pessoa vem a conhecer a Jesus Cristo, e já está com um novo parceiro, não teria problemas".

    Com relação a isto, no próprio artigo, falei a mesma coisa só que com palavras diferentes.

    No mais, um grande abraço e fica na paz!

    ResponderExcluir
  16. Pastor....parabens..eu e minha esposa navegando achamos o seu blog e ficamos impressionados..com tanta informaçao boa e valiosas...Deus cont te abençoando..

    e vai uma perg...oque o senhor diz sobre o sexo anal???

    Rafael Araujo

    ResponderExcluir
  17. Olá Rafael,

    Peço que leia 1 Pedro 3:7.

    Com base neste (tem mais outros textos, mas este aqui já está bom), posso te dizer que, se a sua esposa consente, sem se sentir violada em suas vontades, não há problema!

    Saibas que, o homem casado não tem mais poder sobre seu corpo e sim sua mulher, da mesma maneira ao inverso, assim o que um faz com o outro não é pecado pois ambos são uma só carne.

    Porém como disse a palavra, devemos ter relações sexuais com ENTENDIMENTO, ou seja, respeitando um ao outro em suas vontades (na verdade dando a mulher a preferencia de como ela quer manter a relação) - é claro que também não ultrapassando para coisas pecaminosas, tipo "troca de casais".

    Concluindo, não importa o que vocês fazem um com o outro, sendo entre os dois, com entendimento, respeitando os valores de cada um, SEJAM FELIZES!

    O que vocês devem checar são suas consciências, se as mesmas não vos condenam, então não há pecado no leito sagrado, o matrimonio.

    No mais, obrigado pela visita e continue seguindo. Deus lhe abençoe.

    ResponderExcluir
  18. ola, a paz do senhor.É o seguinte, tenho uma amiga e a conheço há 9 anos, e quero orientá-la á respeito desse assunto(piercings e tatuagens) Posso usar a base de seu estudo, para orientá-la?

    ResponderExcluir
  19. Sobre pastora, eu nunca vi isso acontecer nas igrejas, isso para nós crentes mais antigos é coisa nova, pois na bíblia fala apenas na Rebeca sendo pastora, mas que era ajudadora de seu pai, no cuidado de animais, não de pessoas, eu não li em nenhuma passagem do NT Jesus falando de mulheres como pastora. É mais um sinal da apostasia que invadiu as igrejas, se modernizando cada vez mais.

    As mulheres tem o seu valor sim na bíblia, Senão, por que Jesus não escolheu ao menos uma mulher dos 12 apóstolos para o segui-lo?

    Deus criou a mulher como auxiliadora do homem e adjutora, não foi para ser pastora do povo de Deus.

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir