Seja bem vindo

"Bem aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na Lei do Senhor. Bem aventurados os que guardam suas prescrições e o buscam de todo o coração; não praticam iniquidade e andam nos seus caminhos. Tu ordenaste os teus mandamentos, para que os cumpramos à risca. Tomara sejam firmes os meus passos, para que eu observe os teus preceitos." Salmos 119:1-5



quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

A influência da internet na juventude

           O jovem está em busca de referências para seu modo de falar, agir, interagir, pensar, ou seja, ele busca alguém para se espelhar por achar que é o mais correto.
           ERRADO! Na verdade ele busca imitar aquilo que na maioria das vezes é completamente obsoleto e vil. A juventude não tem procurado algo bom para se espelhar, mas sim naquilo que é modismo ou mesmo para ser aceito no grupo em qual pretende entrar ou permanecer.
           Analisando o comportamento da juventude, mesmo não sendo um antropólogo, noto a influência da web no cotidiano do jovem no tocante a quase tudo. Por exemplo, na moda, tudo fica mais rápido de ser difundido ao ser posto na net; outro exemplo é na música.
            A música, principalmente dos grupos “teen” do momento, está sendo amplamente divulgada e assimilada pelos jovens na internet, surgindo “tribos” ou como eles gostam de se intitular de “famílias”. Vejo que eles através da internet ditam como se deve cortar o cabelo, ditam que a moda agora é andar colorido, o tipo de som do momento.
            O fato, ou melhor, o problema é que a juventude gosta daquilo que não presta e sabemos muito bem qual é a missão do nosso inimigo como escrita em João 10:10, que é “matar, roubar e destruir”. Ao querem se assimilar a tal comportamento ante à sociedade, mostram-se em um declínio em aberrações, ao se expondo ao ridículo, como no caso dos “emos”, “punks”, “góticos” e outros que não sei falar os nomes. Se não bastasse o comportamento, há também a influência na denominada e muito usada expressão contemporânea “ minha opção sexual”.
            No meu tempo de colégio, e olha que não faz muito, não tinha essa expressão porque não tinha essa “moda”. Se houvesse algum grupo deste, com toda certeza seriam repreendidos até mesmo pelas autoridades escolares, chamando os pais para uma conversa. Mas na atualidade, todo mundo acha normal, até mesmo pelos alunos que não são, os professores não dão nenhum conselho, os pais não ligam, tudo porque a globalização por meio da internet diz que é normal e assim que tem que ser e blábláblá.
           No meu ponto de vista, a pessoa quando não tem Deus, faz o que quer com sua vida. Quer ser doidão, que seja; quer ser gay, que seja; quer usar droga, use. Ora, ela tem essa escolha! O que eu não concordo, é com uma juventude cada vez mais nova, com atitudes, ou melhor, decisões de como agir ou ser na vida. Como que uma pessoa de 11 anos sabe o que sente ao certo, ou o que quer ser, ou como se trajar? Eles precisão ser protegidos para não passar por isso, é melhor um não agora, do que uma vida adulta destruída por falta de conselhos e de regras sadias para eles.
           Nesses dias ao dar uma olhada no youtube, notei um canal mostrando um (acho eu que era) “emo” ouvindo música no quarto, com um bichinho de pelúcia, pulando euforicamente, e de uma vez, ele vai ao chão em um choro compulsivo com berros que parece que estava num divã de um psiquiatra ao passar por um processo de cura de feridas da alma. Meu Deus! Eu fiquei preocupado com o que eu vi, pois se a moda é essa, então a moda é ser triste e deprimido. Que juventude é essa?
          Finalizando esse assunto, o que eu quis passar, é que a juventude tem que se espelhar naquilo que é bom, naquilo que é de verdade. Os jovens vivem numa utopia, num mundo paralelo. Tá certo que o jovem viaja muito, porém, é necessário um freio quando ele vai além do sonho, isto é, viaja para um pesadelo na sua vida.
         A juventude tem que saber que é livre, mas tudo tem uma conseqüência. No livro de Eclesiastes 11:9-10 diz que tudo isso é vaidade, ou seja, tudo passa, mas de tudo Deus nos pedirá conta.
          No mesmo livro no capítulo 12:1, nos mostra claramente que um caminho maligno tomado na mocidade, a pessoa ao se tornar mais velho sentirá arrependimento por não ter feito à escolha certa.
          Tome a atitude correta, não faça tudo que lhe impõe, não ache tudo normal. Você como uma pessoa de Deus, não se espelhe naquilo que contrarie a palavra de Deus, mas busque o verdadeiro VOCÊ na palavra, saiba como deve ser seu comportamento com a sociedade com base na Bíblia.
          Por último, fique firme não vacile, e se precisar de conselhos e ajuda, fale com seu líder, pastor ou amigo que é instruído na palavra do Senhor.
           Que a paz do nosso Senhor e Salvador vos acompanhe.

4 comentários:

  1. Pastor eu quero esclarecer sobre as musicas gospel:funk, eletrônica, trance, axé...

    Se convém?

    ResponderExcluir
  2. Você quer esclarecer ou um esclarecimento?

    Se for esclarecimento, trance, dance e eletronica, não curto e acho que não acrescenta nada de espiritual em um crente.

    Axé e funk, tem uns que são pessoas sérias que fazem, por exemplo o Louva Deus (axé) e o Adriano do Funk até onde eu vi, são pessoas de Deus, peincipalmente o Adriano.

    ResponderExcluir
  3. Esclarecimento.
    E porque não consigo aceitar isto dentro de mim, pensei que estava errada.

    Amém obrigada Pastor

    ResponderExcluir