Seja bem vindo

"Bem aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na Lei do Senhor. Bem aventurados os que guardam suas prescrições e o buscam de todo o coração; não praticam iniquidade e andam nos seus caminhos. Tu ordenaste os teus mandamentos, para que os cumpramos à risca. Tomara sejam firmes os meus passos, para que eu observe os teus preceitos." Salmos 119:1-5



domingo, 13 de abril de 2014

Teu passado te condena! A insistência de alguns “irmãos” em apontar o passado do outro.


É muito comum no seio cristão, pessoas apontar defeitos na vida das pessoas não pelo que elas são, mas foram quando ainda não conheciam a Jesus ou mesmo conhecendo, pecaram, porém se restabeleceram na fé e atualmente são pessoas com um testemunho exemplar.

O julgamento ao próximo por outra pessoa que se diz discípulo de Jesus, é algo condenado por Cristo.

O texto de Mateus 7:1-2 é claro ao afirmar isto.

Quem tem prazer em expor o passado de alguém é do diabo.

Todos pecamos e destituídos estávamos da presença de Deus, sendo que é por Jesus e não por nossa bondade que nos achegamos ao Senhor.

Há pessoas na Igreja que trazem em si o conceito de salvação por merecer, ao que pela palavra, fomos resgatados e não “auto salvos”.

Não sou adepto da doutrina da predestinação, mas o livre arbítrio não dá margem também para uma mérito pessoal, pois quem convence o homem do pecado é o Espírito Santo, e a salvação vem através de Cristo – de toda forma, continuamos salvos não por nós, mas por Jesus, através de sua misericórdia.

Diante disto, ninguém pode julgar seu irmão, especialmente por algo que fez no passado.

Se Deus nos perdoou, não podemos julgar à ninguém, pois no amanhã podemos cair da mesma forma, e necessitaremos da misericórdia divina.

O fato é que muitos têm um ego de santidade, de se achar muito bom ou muito correto e não vê que Deus não está nem ligando para isso, mas Deus se compadece daquele que clama misericórdia (Mateus 9:13).

Por tudo que foi mencionado, podemos dizer que ninguém pode julgar o irmão pelo seu passado, fazendo uma “censura”.

Todos somos “farinha do mesmo saco”, não há ninguém bom, com um passado maravilhoso – todos temos algo do que se envergonhar.

Costumo dizer que se um dia tivesse uma máquina que lê e grava os pensamentos e ela nos exibisse durante uma semana, nossos pensamentos nos envergonharia.

Existe uma “patrulha” dos santarrões em cada igreja, dos “impecáveis”. Não entendem o que é evangelho e nem o amor de Deus.

Devemos nos lembrar do que diz 1 Coríntios 10:12 – “Aquele, pois, que pensa estar em pé, cuida para que não caia”.

Desta forma, precisamos vigiar a forma como olhamos para o próximo, como tratamos o irmão.

Se acharmos que somos os melhores, que estamos numa posição alta, é aí que estamos caminhando para a queda, pois este sentimento é o que nos induz ao erro. Aprendamos com o texto de Lucas 14:11 – não se exalte, não venha ser o melhor aos seus próprios olhos.


Que Deus vos abençoe.


Artigos relacionados:

As tempestades virão...
http://templojovemvirtual.blogspot.com.br/2013/11/as-tempestades-virao.html

Aprendendo a descansar em Deus

Quando as forças se acabam
http://templojovemvirtual.blogspot.com.br/2012/10/quando-as-forcas-se-acabam.html

É melhor ter uma cicatriz do que viver cultivando uma ferida

O Espírito Santo, meu melhor amigo.

A Importância de se frequentar a Igreja.


Não deixem de ir até o final do blog para ver artigos que são os mais acessados.

3 comentários:

  1. Não há um justo sequer! Muito bem explanado pastor Samuel!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, precisamos é acolher bem os que chegam, e tratar com amor, para que não mais vivam como viviam antes de Cristo, mas é bom que não pequemos, mas se pecarmos, temos um advogado para nos defender dos acusadores, Jesus Cristo.

      Excluir