Seja bem vindo

"Bem aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na Lei do Senhor. Bem aventurados os que guardam suas prescrições e o buscam de todo o coração; não praticam iniquidade e andam nos seus caminhos. Tu ordenaste os teus mandamentos, para que os cumpramos à risca. Tomara sejam firmes os meus passos, para que eu observe os teus preceitos." Salmos 119:1-5



segunda-feira, 21 de abril de 2014

O que é o firmamento citado na bíblia? Teria alguma ligação com a idéia do planeta ser achatado? O ateísmo e o evolucionismo estão certos ao apontar isto como sendo uma evidencia da bíblia estar errada?



Isto é pouco usado pelo ateísmo, porém quando é utilizado como forma de tentar convencer os outros de erros bíblicos, se utilizam de interpretações que lhes convém para mostrar algum erro bíblico ou equívoco.

O fato é que o firmamento, segundo os ateístas, é o mesmo que dizer que a Terra é “plana” e o céu (firmamento) é uma “abóboda” – como se fosse a Terra uma bandeja coberta com uma tampa esférica.

Outro ponto que pegam é ao fazerem referencia a bíblia no sentido que Firmamento é dizer que a Terra está mergulhada em águas.

Caros leitores, nunca estiveram tão errados!

Firmamento na bíblia tem haver com a separação entre a terra (não o planeta) e as águas (mar e nuvens).

No início do Genesis vemos um planeta sem forma e vazio, coberto por águas – Deus no entanto chamou o surgimento da terra (não o planeta), que no caso, ou ela emergiu dos mares ou os mares abaixaram para ela se mostrar.

Fez a separação das águas, isto se refere a formação dos continentes bem como as nuvens.
Em parte alguma do judaísmo antigo, vemos a concepção do azul do céu se referir a águas (sendo segurar sobre nós como se fosse um vidro retendo elas), pois durante do dia o céu mudar de cor dependendo a hora e a estação do ano, que pode ficar avermelhado ou amarelado.

Dizer que os antigos criam que o azul era água e planeta está no meio de águas, está errado – pegam o trecho de 2 Pedro 3:5 que diz: “... desde a antiguidade existiram os céus e a terra, que foi tirada da água e no meio da água subsiste”.

Vamos analisar o texto que primeiramente não diz “céu”, mas “céus” no plural, fazendo referencia não ao nosso céu, e sim paraíso, lugar onde Deus habita, os céus sobrenaturais (2 Coríntios 12:2) -  em outro ponto nos diz que a terra foi tirada da água (isto já expliquei acima) – e subsiste no “meio” da água.

Não vejo Pedro fazendo alusão a isto como se a terra habitasse num tipo de “mar espacial”, mas que, a terra (não planeta) subsiste no meio dela – e isto é claro ao vermos os oceanos e a terra no meio deles, bem como sabemos que abaixo de nós existe água – é só furar um poço artesiano que teremos água em qualquer parte do planeta.

Por fim, Genesis 1:6-10 mostra claramente o sentido de Firmamento, onde temos a água líquida e a água em seu estado gasosa, bem como a separação destas – firmamento é o céu. As nuvens parecem aos nossos olhos estarem achatadas, como estivessem assentados sob algo transparente, mostrando claramente o poder de Deus.

Temos esta separação das águas, em baixo (rios, mares) e acima as nuvens, que possui uma grande quantidade de água – é só ver uma imagem de satélite do planeta e veremos como as nuvens cobrem o planeta.

Para acabar com este argumento ateu sobre Deus não fazer menção sobre o espaço – em Genesis 1:2, ao falar das “trevas do abismo”, isto se refere ao espaço, mostrando que a Terra (planeta) não está entre águas, mas em meio ao nada.

E mais, Isaías 40:22 nos diz que a Terra é um “globo” – foi o catolicismo que inventou que a terra era plana (eles seguem mais ao papa do que a bíblia) – diante disto, não resta dúvida que a bíblia não erra ou contradiz aquilo que a ciência já provou, que a Terra é esférica.

Em qualquer cultura antiga, tinham a idéia que a terra era plana, somente a bíblia fala que a terra é esférica – isto foi escrito a mais de 3000 anos.


Que Deus vos abençoe.


Artigos relacionados:
Deus e a ciência
Na oração de Josué, quem parou? O sol ou a terra?
Deus é ou não onisciente?
Errais não conhecendo as escrituras e o poder de Deus.
Por que os ateus estão errados?
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/09/o-porque-que-os-ateus-estao-errados.html

Não deixem de ir até o final do blog para ver artigos que são os mais acessados.

2 comentários:

  1. Amigo você está interpretando errado a Bíblia. Em nenhum momento em Isaías diz que a terra é redonda. Lá diz que Ele está assentado sobre o círculo da terra (diferente de esfera). Se a terra fosse mesmo redonda então é errado Josué pedi a Deus para o sol parar, quando na verdade deveria pedir para a rotação da terra parar (lembrando que a ciência defende que seria o armagedom caso a terra parasse de girar), e tem mais...o que dizer sobre Deus estabelecer colunas na terra? Até onde sei colunas é para estruturas estáticas (paradas). E sobre os anjoa nos quatro cantos da terra? Até onde sei uma esfera não possui cantos. E por ultimo: a volta de Cristo TODO o olho o verá, tornando impossível ocorrer em uma terra esférica, mas sim numa terra plana e estacionária. Terra plana é a evidencia da criação de Deus. Terra esférica foi criada ora refutar a existência de Deus.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o seu comentário Binho Batista! A ideia da "Terra plana é a evidencia da criação de Deus".

    ResponderExcluir