Seja bem vindo

"Bem aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na Lei do Senhor. Bem aventurados os que guardam suas prescrições e o buscam de todo o coração; não praticam iniquidade e andam nos seus caminhos. Tu ordenaste os teus mandamentos, para que os cumpramos à risca. Tomara sejam firmes os meus passos, para que eu observe os teus preceitos." Salmos 119:1-5



segunda-feira, 21 de abril de 2014

O que é o firmamento citado na bíblia? Teria alguma ligação com a idéia do planeta ser achatado? O ateísmo e o evolucionismo estão certos ao apontar isto como sendo uma evidencia da bíblia estar errada?



Isto é pouco usado pelo ateísmo, porém quando é utilizado como forma de tentar convencer os outros de erros bíblicos, se utilizam de interpretações que lhes convém para mostrar algum erro bíblico ou equívoco.

O fato é que o firmamento, segundo os ateístas, é o mesmo que dizer que a Terra é “plana” e o céu (firmamento) é uma “abóboda” – como se fosse a Terra uma bandeja coberta com uma tampa esférica.

Outro ponto que pegam é ao fazerem referencia a bíblia no sentido que Firmamento é dizer que a Terra está mergulhada em águas.

Caros leitores, nunca estiveram tão errados!

Firmamento na bíblia tem haver com a separação entre a terra (não o planeta) e as águas (mar e nuvens).

No início do Genesis vemos um planeta sem forma e vazio, coberto por águas – Deus no entanto chamou o surgimento da terra (não o planeta), que no caso, ou ela emergiu dos mares ou os mares abaixaram para ela se mostrar.

Fez a separação das águas, isto se refere a formação dos continentes bem como as nuvens.
Em parte alguma do judaísmo antigo, vemos a concepção do azul do céu se referir a águas (sendo segurar sobre nós como se fosse um vidro retendo elas), pois durante do dia o céu mudar de cor dependendo a hora e a estação do ano, que pode ficar avermelhado ou amarelado.

Dizer que os antigos criam que o azul era água e planeta está no meio de águas, está errado – pegam o trecho de 2 Pedro 3:5 que diz: “... desde a antiguidade existiram os céus e a terra, que foi tirada da água e no meio da água subsiste”.

Vamos analisar o texto que primeiramente não diz “céu”, mas “céus” no plural, fazendo referencia não ao nosso céu, e sim paraíso, lugar onde Deus habita, os céus sobrenaturais (2 Coríntios 12:2) -  em outro ponto nos diz que a terra foi tirada da água (isto já expliquei acima) – e subsiste no “meio” da água.

Não vejo Pedro fazendo alusão a isto como se a terra habitasse num tipo de “mar espacial”, mas que, a terra (não planeta) subsiste no meio dela – e isto é claro ao vermos os oceanos e a terra no meio deles, bem como sabemos que abaixo de nós existe água – é só furar um poço artesiano que teremos água em qualquer parte do planeta.

Por fim, Genesis 1:6-10 mostra claramente o sentido de Firmamento, onde temos a água líquida e a água em seu estado gasosa, bem como a separação destas – firmamento é o céu. As nuvens parecem aos nossos olhos estarem achatadas, como estivessem assentados sob algo transparente, mostrando claramente o poder de Deus.

Temos esta separação das águas, em baixo (rios, mares) e acima as nuvens, que possui uma grande quantidade de água – é só ver uma imagem de satélite do planeta e veremos como as nuvens cobrem o planeta.

Para acabar com este argumento ateu sobre Deus não fazer menção sobre o espaço – em Genesis 1:2, ao falar das “trevas do abismo”, isto se refere ao espaço, mostrando que a Terra (planeta) não está entre águas, mas em meio ao nada.

E mais, Isaías 40:22 nos diz que a Terra é um “globo” – foi o catolicismo que inventou que a terra era plana (eles seguem mais ao papa do que a bíblia) – diante disto, não resta dúvida que a bíblia não erra ou contradiz aquilo que a ciência já provou, que a Terra é esférica.

Em qualquer cultura antiga, tinham a idéia que a terra era plana, somente a bíblia fala que a terra é esférica – isto foi escrito a mais de 3000 anos.


Que Deus vos abençoe.


Artigos relacionados:
Deus e a ciência
Na oração de Josué, quem parou? O sol ou a terra?
Deus é ou não onisciente?
Errais não conhecendo as escrituras e o poder de Deus.
Por que os ateus estão errados?
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2011/09/o-porque-que-os-ateus-estao-errados.html

Não deixem de ir até o final do blog para ver artigos que são os mais acessados.

3 comentários:

  1. Amigo você está interpretando errado a Bíblia. Em nenhum momento em Isaías diz que a terra é redonda. Lá diz que Ele está assentado sobre o círculo da terra (diferente de esfera). Se a terra fosse mesmo redonda então é errado Josué pedi a Deus para o sol parar, quando na verdade deveria pedir para a rotação da terra parar (lembrando que a ciência defende que seria o armagedom caso a terra parasse de girar), e tem mais...o que dizer sobre Deus estabelecer colunas na terra? Até onde sei colunas é para estruturas estáticas (paradas). E sobre os anjoa nos quatro cantos da terra? Até onde sei uma esfera não possui cantos. E por ultimo: a volta de Cristo TODO o olho o verá, tornando impossível ocorrer em uma terra esférica, mas sim numa terra plana e estacionária. Terra plana é a evidencia da criação de Deus. Terra esférica foi criada ora refutar a existência de Deus.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o seu comentário Binho Batista! A ideia da "Terra plana é a evidencia da criação de Deus".

    ResponderExcluir
  3. Se a ideia era deturpar a bíblia conseguiu. Mas se a ideia é falar a verdade, sugiro que estude muito, cosmologia bíblica, a bíblia é riquíssima em passagem aferindo uma terra plana, com um domo celeste, tanto vista de baixo para cima, como de cima para baixo em algumas revelações dada em visões aos escritores bíblicos. A ideia de terra esféria esta totalmente oposta as escrituras, ideia postas por homens que sempre quiseram refutar a existência da criação, é de um Deus que criou tudo, que hoje veio ser a ciência moderna. Alguém já viu algum livro cientifico colocando um criador da terra e na existência humana? até hoje nenhuma ciência bíblica foi refutada, e nunca será pois ela é perfeitamente científica, e a onisciência de Deus está nela, inclusive deixando bem claro que a terra é plana. Ore, busque revelações de Deus perceberás coisas maravilhosas nas escrituras sobre a criação, ficará maravilhado e verás que muitas passagens que parece difícil de entender, se tornará algo maravilhoso. Deus Abençoe vc e sua família meu querido

    ResponderExcluir