Seja bem vindo

"Bem aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na Lei do Senhor. Bem aventurados os que guardam suas prescrições e o buscam de todo o coração; não praticam iniquidade e andam nos seus caminhos. Tu ordenaste os teus mandamentos, para que os cumpramos à risca. Tomara sejam firmes os meus passos, para que eu observe os teus preceitos." Salmos 119:1-5



sexta-feira, 6 de abril de 2012

A bíblia condena (é contra) danças na Igreja? Será pecado?


Nos Salmos encontramos muitos textos que falam sobre danças de forma positiva como um estilo de adoração ao Senhor, não só nos Salmos, mas em muitas outras partes vemos homens e mulheres de Deus celebrando ao Senhor com danças.
Vemos Miriam no livro do Êxodo 15:20 dançando e cantando pela vitória recebida; I Samuel 18:6 o mesmo acontece, celebração de alegria com danças; em II Samuel 6:14 Davi não apenas dançava como pulava, saltava diante do Senhor com alegria, insta dizer ainda que isto sucedeu quando o mesmo levava a arca do Senhor, em outras palavras , Davi levava a presença de Deus para a cidade do Grande Rei, Jerusalém.
Ora, pense comigo, se fosse pecado, Deus teria feito algo naquele exato momento, pois estavam com sua presença entre eles. É bom refletirmos porque antes disto acontecer, Davi tentou levar a arca para Jerusalém, ao que quando um dos seus servos levou à mão na arca sendo morto no exato momento por ter pecado (ele não podia tocar na arca).
Temos muitas outras passagens como os Salmos 149:3, 150:4; Jeremias 31:13, 31:4; Lamentações 5:15.
Tudo isto para expressar uma forma de louvor ao Senhor.
Perceba que tal forma de expressão de adoração e louvor ao Senhor ocorria com freqüência entre o povo de Israel!
Porém muitos falam que agora na época da Igreja, isto não se insere, pois é coisa de judeu (ainda vem com uma dose de anti-semitismo).
Meu caro leitor, se na época da velha aliança, que era sombra daquilo que viria, isto era permitido, quanto mais agora!
Seguimos muito mais coisas que estão no AT do que no Novo Testamento, pois o Novo Testamento é fruto do que já existia, apenas “atualizou” e deu o sentido verdadeiro a determinadas coisas.
É claro, que tudo deve ser feito com ordem e decência (I Coríntios 14:40), não se pode ter dançarinos dançando de uma forma sensual, vexatória, exibicionista, com roupas que expõe seu corpo de maneira a criar nos outros pensamentos profanos.
Mesmo assim, quero mostrar que no NT temos textos que aprovam as danças ao Senhor Deus.
Jesus NUNCA condenou tal forma de expressão de louvor ao Senhor, pelo contrário, citou as danças como uma forma de adoração, senão vejamos:
Em Mateus 11:17 que é colaborado por Lucas 7:32, vemos Cristo citando a dança como uma forma de expressar fé em Deus – o que na ocasião não estava havendo, pois o poder de Deus estava operando e o povo não estava celebrando a visitação, mas condenando.
Na parábola do filho pródigo em Lucas 15:25 ao retornar a casa do pai, o filho pródigo foi recebido com danças ao som de músicas. Quem não gostou foi o outro filho amargurado de alma!
Jesus e os demais apóstolos celebravam as festas com músicas e danças, pois eram judeus.
Até mesmo em João 12:13, onde Cristo é recebido com alegria sentando sobre um jumentinho, vemos as celebrações com os ramos, pois estavam em festa!
Devemos entender que o que contamina o homem são seus pensamentos que provem dele mesmo, não uma expressão de louvor como a dança. Em Tito 1:15 vemos Paulo frisando que, para os puros, tudo é puro, mas os contaminados tudo para eles tem defeito.
Não estou dizendo que toda Igreja tem que haver um grupo de dança, vai da forma que ela tem baseando-se em seus usos e costumes, mas dizer que a dança é um desagrado a Deus, é um absurdo!
Finalizo este texto rebatendo mais um argumento dos contrários às danças!
Estes dias vi um comentário da seguinte forma, “muitos falam que não é errado dançar, pois Davi e Miriam dançaram diante de Deus, mas se esquecem que Davi pecou em adultério e Miriam pecou e ficou leprosa”.
Vou usar um bordão que estou usando muito, isto é um argumento absurdo!
UMA COISA NÃO TEM NADA HAVER COM A OUTRA!      
Veja que são situações diversas! Davi pecou não porque dançou, mas sim porque não guardou seus olhos e os seus desejos. Da mesma maneira o pecado de Miriam não foi a dança, mas sim sua rebeldia contra seu irmão.
Se for assim, quantos outros pecaram e não tem relatos de danças!
Moisés por exemplo (não há relatos que ele dançou), não entrou na terra prometida porque não santificou o Nome do Senhor diante dos filhos de Israel.
Quero apenas dizer que o pecado são as obras da carne (Gálatas 5:19-21), PORÉM contra o que vem do fruto do Espírito Santo (Gálatas 5:22-23), que se inclui se alegrar diante de Deus com danças, não há pecado!
Creio que estes contrários a liberdade que o Espírito Santo nos dá (II Coríntios 3:17), devem primeiro frear suas línguas vorazes, pois a maioria está com a vida toda torna e ao começar por não ter a revelação da bíblia!
Leia a bíblia primeiro, pois ela é que nos mostra o que é certo ou errado, não mandamentos de homens transvertidos de usos e costumes não respaldados na palavra.
Que Deus vos abençoe e celebre ao Senhor com som de instrumentos de cordas, tambores, sopros e com danças! Celebremos ao Senhor pois tudo foi feito para Sua glória.  

Artigos relacionados:

Música mundana X Música para Deus
http://www.templojovemvirtual.blogspot.com.br/2011/03/musica-mundana-x-musica-evangelica.html

A influência da internet na juventude
http://templojovemvirtual.blogspot.com/2010/12/influencia-da-internet-na-juventude.html

Não deixem de ir até o final do blog para ver artigos que são os mais acessados.

76 comentários:

  1. Questão não é que é pecado.... e que dentro da igreja, criada por Deus, dada por nosso senhor jesus Cristo e para ensinar... uns para terem salmos...doutrinas...conhecimento... tudo isso para fortalecimento dos irmaos.... e oque vejo hoje e que todo tempo para isso é tirado da igreja....a pergunta fica.... tudo bem nao é pecado....porém edifica em entendimento um irmao a dança mais do que a doutrina??? jesus disse nao sois mais desse mundo...quem vai a batalha primeiro nao estuda sobre seu inimigo e adversário....sera que o tempo praticamente de 2 horas dentro da igreja esta sendo usado para isso....????... digo mais.... jamais vi dizer que no templo de DEUS em jerusalem era permitido a dança...mais sim fora.... seu eu louvar em casa dançando de alegria... nao vejo mal...mas sim edificacao e minha alma...atentai...a cada momento satanas tira o tempo da doutrina e ensinamento da igreja...acrescentando formas para que o povo se perca por falta de conhecimento...meus avos eram analfabetos... porém sabiam as escrituras de cor..... e hoje? como a igreja do senhor trabalha nesse sentido .....????? muito cuidado ...porque nem tudo é pecado...mas podera levar ao pecado por falta de conhecimento...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mririam dancou na presença de Deus em espirito, naum dancou para agradar o homem e nem vestida de gazela.

      Excluir
    2. Verdade irmão concordo com.você

      Excluir
  2. Marcelo,

    Sua mente divagou bastante meu caro.

    Davi quando dançou, o mesmo o fez diante da arca, que era a real presença de Deus entre os israelitas.

    Não estamos mais na época do templo, pois ali só um homem podia entrar, o sumo sacerdote, hoje, todos podemos nos achegar á Deus.

    Onde está o erro em celebrar ao Senhor com danças? Nas sinagogas o fazem!

    Sinagoga é o mesmo que Igreja, ambas significam "assembleia", ora, se neles se comemorava com danças, por que não na Igreja?

    Tudo na Igreja deve ser feito com ORDEM e decência.

    Não podemos dar um tempo maior para qualquer coisa na Igreja do que para a palavra. O que falta, talvez é um ordem em algumas.

    Mas isto não é culpa do louvor ou danças. Aqui onde frequento as danças são feitas junto com os cânticos, meia hora geralmente.

    A palavra tem um maior tempo. Não vejo como a dança tem alguma culpa na falta de entendimento da palavra.

    Finalizo dizendo que o maior problema não é saber a bíblia de cor, há pessoas que sabem tudo, o negócio está em obedece-la.

    Há pessoas que conhecem pouco, mas no pouco que conhecem obedecem, outros no entanto, tem muito conhecimento, mas não seguem nada.

    Isto sim, é pecado. O não entendimento das coisas de Deus (Oséias 4:14) anula o seu conhecimento (Oséais 4:6).

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não concordo irmão , apaz do senhor ,isso que vc falou sobre só o sumo sacerdote entrar no tempo foi bem antes de Davi , e outro o templo que era de antigamente continua como representação da igreja no Nt , Paulo foi um dos maiores fundadores de templo pq igreja somos nós , e não vejo em nenhum momento danca dentro do templo do no novo testamento , vivemos pela graça venho testamento é só uma base , vivemos mesmo pela graça e a nossa salvação tbm e pela graça , Paulo diz que devemos prestar um culto racional a deus , culto racional e com entendimento e no que a dança dentro do culta vai me trazer entendimento , o grande mal hj das igrejas e querer ficar pegando as coisas lá fora e trazendo pra dentro , aí pega textos isolados sem contexto para defender estes tipos de heresias , pois texto sem contexto torna se heresia lembre se Davi dançou pois recuperou a presença de Deus depois disso não permaneceu diariamente dançando

      Excluir
    2. Tudo com demagogia e pecado ,e hoje já não consegue destituir se e igreja ou um club de dança !
      "Tem que saber diferença entre os jentios e os pagãos , ou seja entre crente e cristão" !

      Excluir
  3. Concordo com o irmão Marcelo, as danças hoje virou um modismo dentro das igrejas, estão parecendo que é obrigação todas as igrejas terem dançarinos antes dos cultos, certas igrejas estão realmente na apostasia como diz em I Timóteo 4. Miriã Dançou sim, Davi também, mas em momentos de extrema felicidade, não todos os cultos e era espontâneo não orquestrado e minunciosamente ensaiado como uma apresentação em um show pirotécnico, com serpentinas, bambolê, confetes e etc...Não pense que estou criticando os irmãos, mas sim a prática modista dentro da casa do Senhor. Você pode reparar, nas igrejas que estão cheias jovens são as que estão nessa prática de danças onde eles os jovens, são atraídos não por causa da palavra ou da necessidade de abandonar o pecado e buscar a salvação mas sim como "...dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios, pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizadas a sua própria consciência, proibindo o casamento e ordenando a abstinência dos manjares que Deus criou para os fiéis e para os que conhecem a verdade, a fim de usarem deles com Ações de graças;" Claro que temos que ter nossas estratégias para alcançar as almas, mas isso não quer dizer que temos que usar formas ou atitudes fora do contexto biblico ou achamos agora que a dança é uma forma de pregação da palavra de Deus????. Pode realmente não ser pecado dançar, mais o que vimos hoje, também não é uma forma de maneira nenhuma de pregação ao abandono do pecado.

    ResponderExcluir
  4. A dança assim como muitas outras coisa que fazem parte do culto nas igrejas devem ser feitas com ordem e decência,sempre nos policiando ,buscando inspiraçao em Deus.As pessoas esquecem que as letras de muitos "louvores"e ritmos entram na onda do momento,sem nem mesmo ser observada a letra,muitos louvores fazem parte do repertorio de louvor,e são verdadeiras afronta ao poder de Deus,e nimguem fala nada,sem falar do teor das menssagem.AO NOS CONVERTEMOS NOVA CRIATURA SOMOS,mais por acaso ficamos mudos ou paraliticos?continuamos cantando,de forma correta pro Senhor,e porque nao dançar tambem de uma nova maneira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo disse pra sermos imitadores dele pq ele e de Cristo , será que Jesus tbm dançava diariamente

      Excluir
  5. Nada contra com a dança, mas as que vimos na casa do Senhor, é que fica difícil de imaginar que é uma forma espontânea de adorar, ou exaltar a Deus, ou até mesmo de mensagem.
    O problema é querer fazer de uma passagem bíblica numa regra, até parecem que estão numa apresentação em um show de calouros, ficou uma coisa sem nenhuma unção ou poder do Espirito Santo.
    Se querem dançar, que dancem, eu não gosto de tipo de "manifestação" pois não consigo ver ninguém sendo tocado ou sendo salvo depois de uma dessas danças que vimos hoje na casa de oração do Senhor Jesus Cristo.
    Só acho que isso é mais um sinal da Apostasia dentro da igreja.
    A paz do Senhor Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  6. Falo nada só observo .. :3 Dança <3

    ResponderExcluir
  7. CHEGARAM OS MORALISTAS.
    "DANÇA É PECADO"
    BLÁ BLÁ BLÁ...

    SEUS SANTOS O UQE FAZEM AQUI?

    DANÇAR É UMA EXPRESSÃO, CARACA, NÃO TEM NADA MELHOR QUE DANÇAR NA IGREJA, CADA PASSO DADO DENTRO DA MÚSICA, BEM MELHOR QUE ME PROSTITUIR, EU DA NÃO TROCO A DANÇA PELA PROSTIUÇÃO, PELA MENTIRA, AMO DANÇAR PARA DEUS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada um entende de uma maneira, sou crente do jeito bíblico, e não crente "moderno", vivo pela palavra de Deus, não vivo e "invencionices", façam o melhor para Deus, dentro do contexto bíblico, não de "achismo".

      Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;
      Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência;

      1 Timóteo 4.-2

      Fica com Deus.

      Excluir
    2. A vida do cristão aqui na terra é se preparar para ir para o céu. Será que no céu vai ter forró, funk, bolero, hip hop, etc?
      Antes de pensar em ir dançar na igreja, não seria melhor perguntar pra Jesus se Ele faria isso? Vamos a igreja em busca da salvação e não dançar. Para reflitir amigos.

      Excluir
    3. Ñ é na igreja que tem a salvaçao..a salvaçao ta vida daqueles que creem...ñ foi na igreja que a falimilia do carcereiro..e outros receberem a salvaçao..

      Excluir
    4. Queridos, A Paz do Senhor Jesus esteja convosco !
      Em primeiro lugar, as danças bíblicas mencionadas, como as de Miriam, Daví, etc...foram todas fora do Santuário. Você não vai encontrar na bíblia respaldo para promover danças dentro do Santuário.
      Jesus disse que o santuário seria chamado de " Casa de Oração" e não casa de dança. Se eu quiser dançar, devo fazer isso em casa, salões e etc..., mas no Santuário seria irreverente (Lev.26:2).Nunca ví ninguém ser batizado com o Espírito Santo dançando ! Olha que fui criado nas Assembléias de Deus ! Mas vi sim chorando e glorificando à Deus serem batizadas. Existem muitos falsos testemunhos no nosso meio; e isso precisa ser combatido veementemente, para que esses falsos testemunhos não ganhe espaços em nosso meio.A dança é uma expressão corporal e não espiritual. Paulo disse que o exercício corporal para pouco se aproveita. Durante esses cultos com danças, o que se vê são cultos sem nenhuma espiritualidade, são verdadeiras aeróbicas nas igrejas, não há manifestações do Espírito.

      Excluir
    5. Glória a Deus
      Louvado seja o nome santo do senhor Jesus. Amei o que você postou.
      Graças a Deus uma pessoa sábia abençoada com discernimento e dom do Espírito Santo amém.

      Excluir
    6. E qual a diferença de dançar na igreja ou fora dela? Devo ser igual tanto dentro como fora da igreja, não posso ter duas vidas e se o Espirito Santo habita em mim, eu posso dançar em qualquer lugar. Você não pode generalizar dizendo que todos dançam assim, Pois esta muito errado e eu já vi sim muita gente aceitando Jesus a través da dança!
      Se você não gosta, abra sua prípria igreja e faça ela do seu jeito, mas não fique atormentando os outros com essas suas ideias.
      Assim como adoram com instrumentos e louvor podem sim adorar com danças. Tanta coisa pra se preocupar e se ocupa logo com isso, só lembre que a adoração não é pra você mas sim para Deus, então porque não pergunta para Deus o que Ele acha da dança?...

      Excluir
    7. Não confundam as coisas não se prostitui não por causa da dança e sim pela palavra João 8:32 pq se não o dia que acabar a dança volta de novo pro mundo pois não tem firmeza na palavra e sim na dança , estamos falando de coisas não só de adoração mas tbm de salvação a dança não vai te salvar

      Excluir
  8. o problema é que a maioria das pessoas não querem santificação, adoram o mundo, mais como são religiosas, ficam tomando o nome de Deus em vão, pois fazem de forma religiosa, mais não tem o Espirito Santo. Não é a toa que satanás enganou a terça parte dos anjos, ele é o pai da mentira e todos os que não são verdadeiros, que não amam a oração e não odeiam o mundo, acabam vivendo em pura apostasia... todos tem argumentos para viver em pecado ou levar a vida amando o mundo, mais com certeza não entrarão no céu, pois muitos no dia falarão que eram crentes, que pregaram que fizeram tanto em nome do Senhor mais ele não reconecerá os tais... vivemos em tempos que grande engano religioso que se for possivel até os escolhidos se perderiam, imagina religioso carnal. nunca vi uma pessoa que ama a Jesus de verdade, que amam a palavra se sentir confortável com tantas doutrinas de demonios que estão hoje nas igrejas

    ResponderExcluir
  9. Ninguém me deu base bíblica condenando danças na igreja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso ai irmão Samuel Elias, falar até papagaio fala, agora cristão fala com bases bíblicas

      Excluir
    2. Tbm não tem defendendo pois textos sem contextos torna se heresia

      Excluir
  10. Me mostrem na bíblia alguém dançando balé, funk. rock, forró, jogando bambolê, saltos ornamentais...Se tiver isso na bíblia, e se os patriarcas e os profetas e os apóstolos juntamente com Jesus fizeram eu faço tmb. E mostrem tmb homens dançando igual a mulher, trazendo uma confusão para os de fora. Cadê o testemunho para os de fora? Se é isso que fazem em suas igrejas...Prefiro não fazer, do que inventar, essas coisas são mais uma forma de apostasia dentro da igreja corrompida e sem a presença do Espirito Santo, Davi dançou na presença do Senhor e só, agora fazer imitações do circo de solei, acho que isso não está na bíblia. Mas é verdade cada um faça da sua maneira, se acham que estão adorando a Deus, rebolando e requebrando mostrando sensualidade em suas danças com roupas extravagantes, que façam. Mas se alguém descobrir essas coisas na bíblia me digam onde está.

    A paz do Senhor Jesus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você Wallace Costa pelo visto nunca viu uma dança na igreja, pois em nenhum momento dançamos funk, rock ou qualquer dessas baboseiras que você falou, eu foço parte de um ministério de dança e sim consertesa sinto a presença de Deus e já vi muitas pessoas sendo batizadas pelo Espirito Santo Atraves de danças.

      Excluir
    2. Boa irmão .. O templo de Deus não e nenhum circo pra ter palhaços pulando pra lá e pra cá ...

      Excluir
    3. Boa irmão .. O templo de Deus não e nenhum circo pra ter palhaços pulando pra lá e pra cá ...

      Excluir
  11. O dançar para Deus pode ser sim uma forma de adorar, mas deixo bem claro, o que fazem hoje nas igrejas, está muito longe, mais muito longe mesmo, de como Davi e Miriã dançaram, não há como comparar, só mesmo sendo "moderno" para aceitar essas coisas. Pecado não poder ser, mas tmb não tem nenhuma relação com o Espirito Santo de Deus, essas práticas em muitas igrejas.

    Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.

    1 Coríntios 6:12

    Os antigos que dançaram sentiram uma forte presença do Espirito Santo de Deus e dançaram, e hoje será que isso acontece nessas "dancinhas"?

    ResponderExcluir
  12. Concordo, que dançar de forma sensual, ou homem dançar de forma feminina é errado - mas de toda forma, como disse no artigo, dançar não é pecado - porém que seja no Espírito, adorando à Deus, caso contrário:

    "Não poderemos ter pastores, pois muitos pregam por dinheiro, para aparecer - não poderemos ter conjuntos musicais, pois muitos não louvam à Deus, mas querem também aparecer, se mostrar, fora que não sabem de nada da palavra".

    O fato é que dançar não é pecado (o que contamina o homem são outras coisas), assim como pregar ou cantar, mas tudo deve ser feito para o Senhor, até o comer!

    Paz.

    ResponderExcluir
  13. A paz do Senhor irmão.

    Sim até entendo a posição do irmão, mas também eu não disse que é pecado, mas apenas digo que virou modismo. Dançar de alegria tomado pelo Espirito Santo é maravilhoso, mas o que eu (pecador também), vejo, não me parece ser isso, pois mas parece teatral do que espiritual, treinado para não errar, entendo que deveria ser espontânea, mas cada igreja faça segundo lhe parece bem, apenas na minha opinião, não vejo isso (danças) que acontece hoje dentro de muitas igrejas, uma forma de evangelizar e nem de pregação. Não podemos confundir "emoção" com poder do Espirito Santo.

    Sobre o ter pastores e cantores, mercenários, cada dará contas a Deus de seus erros, se querem aparecer mais que o criador, terão as suas recompensas, só que pastores e adoradores verdadeiros são bíblicos tem que haver nas igrejas, como os falsos também existem, enfim irmão, se fazemos para o Senhor, que seja feito assim, desde que seja amparado na palavra, só que eu prefiro não fazer. e me desculpe se errei em alguma coisa com o irmão. Nessa nossa jornada teremos muitas coisas para transpor, por isso devemos está sempre preparado, para não ficarmos pelo meio do caminho, até chegar na cidade, é uma longa caminhada, ou não.

    Nos vemos lá.

    A paz do Senhor Jesus Cristo.

    E continuarei recebendo do irmão informações, que muito tem me ajudando no meu crescimento espiritual.

    ResponderExcluir
  14. Paz meu irmão,

    Não critiquei seu comentário, entendi sua posição, concordei com tudo (vi que você não censura a dança), só quis acrescentar algo mais, pois muitos pegam somente a dança para criticar e se esquecem que outras atividades também exigem a adoração verdadeira, caso contrário, não passa de carnalidade.

    Deus lhe abençoe.

    Repito, seus comentários só auxiliam minha luta na defesa do evangelho - és um grande colaborador.

    ResponderExcluir
  15. Amém, meu irmão, estamos todos nessa luta.

    Jesus Cristo é o nosso alvo, eu entendi o irmão.

    É sempre edificante aprender a palavra em seu blogger, está me dando muito suporte nessa minha caminhada, oro pelo irmão que permaneça como fiel remanescente na luta de pregar o verdadeiro evangelho, o de nosso Senhor Jesus Cristo.

    Jesus Cristo seja contigo.

    ResponderExcluir
  16. Entrei na igreja porque eu dançava no mundo e a adoração através da dança me alcançou, hoje louvo ao SENHOR na casa dele com a dançae ganho muitas almas, hoje abandonei as coisas que me afastavam de Deus e ainda toda minha família estão na igreja, sem contar que também hoje sou ministro da palavra de Deus.
    Vão é ganhar almas pra jesus, talvez na sua casa tem alguém que precisa de jesus e talvez goste de dançar, ensine a ele que ele pode com decência adorar o SENHOR com o que sabe fazer e parar de ficar julgando e manipulando a palavra pra implantar doutrinas, louveee a Deuuus com toda força todo entendimento e com todo coração. quero é ser salvo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Louvo a Deus pela sua vida irmão, fico contente de saber que conseguiu alcançar a porta, mas todos nos que conhecemos a palavra de Deus estamos no mesmo proposito, que é servir a Deus, com toda ordem e decência que ela pede.

      Mas também não podemos ser ingênuos ao ponto de achar que rebolar, ou requebrar dentro da igreja é uma forma de adoração, eu não digo que é pecado, mas também não vejo com forma de evangelizar. Ganhamos almas para Jesus, pregando a palavra de Deus, pois a salvação vem pelo ouvir a palavra, não dançar, concordo que é uma forma de adoração que todos podemos sim fazer, agora da forma que eu vejo hoje em dia em certas igrejas, me desculpe o irmão, mais não é evangelho genuíno de Cristo. Não estou julgando se o irmão é um adorador ou não, apenas não concordo com essa apostasia que invadiu as igrejas, devemos nos limpar do nossos gostos e desejos anteriormente em trevas e sermos novas criaturas. Seremos salvos pelo nosso testemunhos de vida perante os ímpios, não porque somos "dançarinos de Cristo", Vamos sim ganhar almas para Cristo, mas pregando a palavra da verdade, não com invencionices, pois quem te convence do erro é o Espirito Santo. Sou luz hoje, sendo luz, aquilo que era trevas na minha vida eu abandonei e luto todos os dias contra a minha carne para que ela não vença o Espirito Santo que habita em meu ser.

      A paz do Senhor Jesus.

      Excluir
    2. Irmão o início pode até ter sido assim , mas a dança não firma ninguém na presença de Deus , não liberta ngm na dança se não João e mentiroso João 8:32 foi a palavra que te fez ser o o é hj , hj vc é ministro vai me dizer que foi a dança que te ensinou a pregar a ensinar e tudo mas , creio que e sim a palavra

      Excluir
  17. não e certo dançar na igreja pois davi dançou no espirito mirian tambem não foi nada ensaiado com emos hoje em dia .
    E outra coisa nos somos seguidores de Jesus ou de Davi e Mirian ?
    Jesus não dançou no templo então nos não devemos dançar .

    ResponderExcluir
  18. Dançar é uma forma de adoração, muitos são contra isso. Por que não leem a bíblia.. Quem não quiser dança tudo bem, mas enquanto eu tiver fôlego eu dançarei pro meu amado Jesus. Slalom pra todos

    ResponderExcluir
  19. Só acho que ninguém tem o direito de julgar, a salvação é individual e cada um sabe como está seu coração diante de Deus. Que tal deixar o julgamento para o Senhor e cuidar apenas da sua adoração, no dia do juízo você pode não ser reconhecido e aquelas pessoas a quem você julgou não estar dentro da verdadeira adoração serão chamados filhos de Deus.

    ResponderExcluir
  20. Irmãos, todos aqueles que renunciaram o mundo e hoje tem o Espírito Santo o guiando é livre, certo? Pois aonde o Espírito Santo habita há liberdade. Então eu sou livre. E a dança é uma maneira com que eu adoro o Senhor com liberdade. Não é algo que faço para mim me vangloriar, é algo que faço unicamente e exclusivamente para Deus. Quando Davi e Miriam estavam cheios do Espírito Santo eles o adoraram com movimentos corporais. E é isso o que faço. Eu posso ser cheia do Espírito em casa, na igreja, na escola. Tanto faz o lugar lembremos que nós somos o templo do Espírito, nós somos a igreja. Deus nos deu dons, nos deu ferramentas para que possamos alcançar vidas. Para que nós possamos cumprir o nosso propósito em unidade. Ir pelo mundo, discipulando pessoas e as batizando em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. A dança é uma maneira de ofertar a Deus os movimentos mais sinceros que eu posso dar. É tudo o que tenho pra Ele durante os cultos e é com grande prazer que entrego a minha dança, a minha adoração a Ele. E sobre ritmos de dança: Ele é o criador de tudo

    ResponderExcluir
  21. Que o Espírito Santo continue capacitando o amado Samuel!

    ResponderExcluir
  22. eu fico observando as criticas e fico pensando: se fosse tão errado assim eu não poderia estar aqui hoje, pois hoje sou pastor, mas a anos atras eu estava no mundo das drogas na prostituição, e entrei pela primeira vez em uma igreja por causa da dança, e lá houvi a palavra e me converti, assim muitos jovens se converteram indo para as igrejas por causa dessa arte,mas quando chegaram lá se renderam a Cristo, fico pensando Deus usaria algo tão errado para que vidas se rendessem a Ele? vi muitos jovens aceitarem a Cristo em uma noite por causa de uma coreografia onde Deus fez muitas pessoas se arrependerem, jovens esse que estão firmes ate hoje, muitos já estão casados.. julgar essa arte como errada por causa de igrejas que estão extrapolando acredito eu que é ir longe de mais.

    ResponderExcluir
  23. Temos que espelhar em Cristo, não em aquele acontecimento ou aquela passagem, particularmente sigo os passos de Jesus, como ele nao dançou não danço, mas se por um motivo celestial a pessoa venha a dançar, creio que não tem nada de errado.

    ResponderExcluir
  24. Queridos, Deus olha para a intenção do coração, Jeremias 17 nos deixa tão claro isso! Assim como o irmão Samuel ressaltou, realmente há tantos outros ministérios em que devemos fazer com excelência para o Senhor, e muitos não fazem. Poderia passar tempo aqui ressaltando cada um deles e a forma relaxada como os fazem ( Quando fazemos as coisas de forma relaxadas para Deus, nos fazemos maldito) a palavra nos garante isso, mas não convém no momento, pois parecerá um ataque e o intuito da IGREJA de CRISTO não é atacar, mas sim através da REVELAÇÃO DA PALAVRA, arguir e orientar em Amor. É muito claro na PALAVRA do Nosso Senhor que a Dança é livre, onde o Espirito de Deus habita, ali há liberdade, a palavra diz isso, a grande questao pelo qual todos se colocaram aqui está diante de uma coisa somente, CORAÇÃO, intenção do coração!!! Tudo é por ELE , para Ele e Dele são todas as coisas, toda a forma de expressão a Deus com a verdadeira adoração é valida queridos , quem recebe a adoração é Deus e não nós, portanto nao podemos julgar se cada ritmo esta ou nao louvando ao Senhor. Ele sabe o que é de mentira e o que é de verdade...ressalto novamente Jeremias 17, Ele da a cada um conforme o coração de cada um. Não sabemos como Davi ou Miriam dançaram, mas a palavra diz que Davi saltou em meio a dança, não estávamos lá pra saber, não podemos nos esmerar em como dançaram os dois para querermos criar "polêmica" sobre essa pauta. Aquilo que é do Espírito, somente são para aqueles que são do Espírito, temos que ter revelação da palavra para que a mesma não nos mate. A busca insistente pelo conhecimento da Palavra não esta no conhecimento somente, mas na prática, na obediência da mesma. Que nos despojemos de nós mesmo e nos coloquemos em posição de Noiva adornada do Senhor, aquela que exorta em amor e para crescimento.
    Paz a todos

    ResponderExcluir
  25. Como ministra de dança poderia explicar tudo sobre esse ato de adoração em liberdade no Espírito, onde Deus usa para curar, libertar e encher os que ali Ele quer e estão de coração aberto para receber. Mas parte para o estudo, algo que requer tempo, dedicação e revelação da Palavra para ser entendido. Antes de colocarmos nossos achismos, devemos conhecer a palavra como um todo e não encaixar o que convém com o que achamos. Há tantos mistérios a ser revelados, mas Deus só revela a quem Ele quer, aos que são do Espírito mesmo. Igreja de Cristo, nos preocupemos com pessoas, com almas, vidas...e não coisas relevantes. Todo julgamento é do Juiz, Deus! Há uma diferença em julgar na palavra para exortação e julgar com apontamento, o que não edifica, só mata! Não matemos com nossos achismos um minsterio tao lindo, o negócio sabe qual é querido Wallace, o problema não é a dança e muito menos os ritmos que nossos movimentos em adoração nos levam, mas o canal. O Canal não pode estar obstruído, precisa estar limpo pra adorar. Dançamos com o coração em Cristo, não dançamos pra Ele, DANÇAMOS COM ELE.

    Um grande abraço aos queridos irmãos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Liberta não João 8:32 não é a dança e sim a palavra

      Excluir
  26. Vão visitar os órfãos e as viúvas
    vender o que têm e dar aos pobres
    isso está escrito !!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  27. Uma explicação sem nexo falou, falou e nada veio de bom.
    http://solascriptura-tt.org/LiturgiaMusicaLouvorCulto/DancaNasIgrejas-DCloud.htm
    Tá ai uma boa explicação porque não deve ter dança no culto.

    ResponderExcluir
  28. só nao entendo porque os cristãos preguiçosos, preferem evidenciar textos que nao sao dados como doutrina de fé e nao fazem a Obra de quem os enviou,
    Mateus 25
    31 "Quando o Filho do homem vier em sua glória, com todos os anjos, ele se assentará em seu trono na glória celestial.
    32 Todas as nações serão reunidas diante dele, e ele separará umas das outras como o pastor separa as ovelhas dos bodes.
    33 E colocará as ovelhas à sua direita e os bodes à sua esquerda.
    34 "Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: 'Venham, benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que foi preparado para vocês desde a criação do mundo.
    35 Pois eu tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; fui estrangeiro, e vocês me acolheram;
    A dança Jamis foi realizada dentro de Templos e todos sabemos disto, evangelicos fazem heresias e apostasias tanto quando catolicos e outros e relamente nem tem noção do que é servir a Deus, Jesus la veio ensinar dança em algum lugar,,,,,?????????? pAREM DE SEREM PREGUISOSOS OCHEEEEEEEEEEEE

    ResponderExcluir
  29. só nao entendo porque os cristãos preguiçosos, preferem evidenciar textos que nao sao dados como doutrina de fé e nao fazem a Obra de quem os enviou,
    Mateus 25
    31 "Quando o Filho do homem vier em sua glória, com todos os anjos, ele se assentará em seu trono na glória celestial.
    32 Todas as nações serão reunidas diante dele, e ele separará umas das outras como o pastor separa as ovelhas dos bodes.
    33 E colocará as ovelhas à sua direita e os bodes à sua esquerda.
    34 "Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: 'Venham, benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que foi preparado para vocês desde a criação do mundo.
    35 Pois eu tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; fui estrangeiro, e vocês me acolheram;
    A dança Jamis foi realizada dentro de Templos e todos sabemos disto, evangelicos fazem heresias e apostasias tanto quando catolicos e outros e relamente nem tem noção do que é servir a Deus, Jesus la veio ensinar dança em algum lugar,,,,,?????????? pAREM DE SEREM PREGUISOSOS OCHEEEEEEEEEEEE

    ResponderExcluir
  30. Bom DIA..

    Bom, sei que para muitos não hà necessidade de Dança na Igreja, ou que não é uma forma de adoração, pois bem por que não se importa com a sua vida e procura deixar que Deus que venha julgar. Pois é faço parte de um ministerio de dança, oramos, jejuamos e estudamos a Palavra e qual parte esta fazendo o mal?
    Não devemos julgar TODOS ministério QUE TALVEZ VOCE TENHA VISTO E NÃO FOI DE AGRADO, OLHA PARA QUE REALMENTE IMPORTA?

    ResponderExcluir
  31. irmãos entre o homem e a palavra, fiquem com a palavra... uma coisa eu garanto no ceu nao havera grupo de coreografia...nem de dança... dançar num m,ometo de felicidade e uma coisa agora virar regra e outra

    ResponderExcluir
  32. irmãos entre o homem e a palavra, fiquem com a palavra... uma coisa eu garanto no ceu nao havera grupo de coreografia...nem de dança... dançar num m,ometo de felicidade e uma coisa agora virar regra e outra

    ResponderExcluir
  33. Devemos fazer diferente desse mundo, tudo que traz escândalo na casa de Deus é pecado, não acho q coreografia é pecado se for com ordem e decência, pois nós gesticulamos, nada de dança sensual, nada de exageros. Deus recebe sim a nossa forma de adoração, mas tem grupo de danças que sensualizam e acabam fazendo igual ao mundo e isso não é aceito mesmo. Falar em línguas não é pecado desde que haja intérprete, caso contrário traz escândalo. Leiam a Bíblia e pede discernimento e sabedoria para Deus. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  34. Suas base bíblicas então por fora meu amigo .seus conhecimentos sobre dança no templo de Deus não confere .isso chama manipulação da palavra . quando vc destorce a palavra pra cometer pecado . Davi e Miriã dansaram sim mas uma única vez e não estavam dentro do templo de Deus ..e muito menos montaram um grupinho de dança apos isso .agora vc imagina Jesus e os 12 apostolo dançando hip hop em uma igreja do tempo . imagino ?? Com certeza não tem como imaginar uma coisa dessa a bíblia diz akele q esta em Cristo nova criatura é. As coisa velhas já se passaram eis q tudo se fez novo ..ou seja se alguem dançava no mundo e agora ler dançar na igreja ker dizer q essa pessoa ainda não é uma nova criatura ta precisando morrer pro mundo ainda .lembrando q não sou contra a dança mas acho q tem o lugar certo .e dançar ei culto oferecido pra Deus esta totalmente fora do contexto ...fica na paz

    ResponderExcluir
  35. A Dança nas igrejas tem edificados muitas vidas, desde que esteja de baixo da direção de Deus!
    Eu tenho chamado de pastor e chamado na dança. Quem em chamou? Eu? Não, Deus ja me mostrou de diversas formas os dois chamados, agora como Ele operará isso não sei!
    Já estou sendo lider de dança e de jovens há dois anos e grandes coisas tem feito o Senhor em nosso meio, louvado seja Deus!
    "Os meus pensamentos não são os vossos pensamentos" reflitam sobre isso, antes de opinar segundo nossa vontade!

    Deus abençoe meu irmão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com todo respeito, meu irmão, mas o que edifica o cristão não é a dança, mas sim a Palavra de Deus. Muitas pessoas serão rejeitadas por Cristo porque deixaram de fazer a vontade de Deus - Mateus 7.21-23. Por isso, constantemente devemos perguntar: "Será que minha adoração está em harmonia com a vontade de Deus"? "Será que para agradar a Deus devo dançar na Igreja"? Ou devo me esforçar para saber qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus? Pense nisso!

      Excluir
    2. Amém irmão , chamado de pastor concordo agora de coreografia acho meio difícil fala não pra jugar , pq chamado tem ter bíblia se não tiver não é chamado , e a bíblia vai mas profundo ainda , muitos são chamados mas poucos são escolhidos

      Excluir
  36. Misericórdia. Fui bailarina do mundo, viajei países a fora com a dança, Deus foi me encomendando aos poucos queridos. Até que um dia Ele disse num Reencontro com Deus onde teve a unção dos pés: seus pés estão ungidos então agora decida ou é no mundo ou é no altar? Deixei tudo oq eu fazia em ralação a dança só estava fazendo festa debutantes casamentos não dançava mais banda baile as funck etc. Comecei ajudando a minha igreja no ministério depois de 6 anos na igreja hoje sou líder do ministério de dança. Aí alguém fala que nunca viu ninguém ser tocado pelo o Espírito dançando? Tantas críticas. Cuidado queridos diz em proverbios que sua boca pode tanto abençoar como matar.Uma pessoa que ler tudo isso acima é possível até ficar no mundo mesmo, pois se dentro da igreja há tantos julgadores melhor o mundo.Tenho testemunhos de jovens q só ficaram na igreja por ter redes jovens com músicas agitadas etc.Fiquem na paz queridos pra finalizar TUDO ISSO É PRA HONRA E GLÓRIA DO SENHOR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus poderia ter te tocado de várias formas , mas não quer dizer que tenha que parmanecer no que fazia no mundo , vc e nova criatura as coisas velhas já se passaram eis que tudo se fez novo , o que fazia não faz mas

      Excluir
  37. Se as pessoas seguissem apenas a Palavra de Deus, deixariam de lado as "doutrinas dos homens." "Danças", meus irmãos, não trazem qualquer edificação para a Igreja de Cristo. Por que insistir numa prática que não tem respaldo bíblico?

    ResponderExcluir
  38. amado eles dançarão fora do templo.

    ResponderExcluir
  39. dentro do templos é pecado sim.

    ResponderExcluir
  40. Na verdade Unknown se nós fossemos salvos só porq nós cremos, então satanás tbm seria e todas pessoas, porq todos crê, satanás crê q estremece, mas tem um porém, ele não obedece, todos nós cremos em Deus, mas nem todos obedece e não fazem a sua vontade,o carcereiro e toda a sua família creram e obedeceram a vontade de Deus.

    ResponderExcluir
  41. olha , com todo respeito ,,não querendo invalidar o que cada um falou mais como cada um tem o direito de se expressar eu tbm vou falar o que penso ,,, a mulher pecadora em lucas 7:48 não chegou dançando diante de Jesus para agrada-lo e sim beijando seus pés e lavando com suas lagrimas e ungindo com perfume,,,o cego de jericó de marcos 10.-46-52 não pediu para que alguem o levasse ate a presença de Jesus para que pudesse dançar para agradar o Sr, e sim começou a clamar pela compaixão e recebeu o milagre,,a mulher do fluxo de sangue lc 8.45 não chegou e cmeçou a dançar diante do mestre apenas teve fé e tocou em suas vestes e foi curada e ect,,eu não me lembro se ha alguma passagem biblica que fala que algue m chegou dinte do senhor Jeusus e começou dançar e recebeu o milagre,,,se alguem souber me mostre por favor porque tenho pouco conhecimento biblico

    ResponderExcluir
  42. se alguem permanece na igreja só porque há danças,,,precisa se ligar para descobrir há algo mt mais inportante que a dança dentro da igreja...

    ResponderExcluir
  43. Já participei de danças, hoje não faço mas parte, hoje muitos dizem que dançar é fazer a obra de DEUS e chamam até de ministério, se todas aa pessoas que dançam gastassem o tempo de ensaios, fazendo a verdadeira obra de DEUS, nossas igrejas estariam lotadas, se as pessoasc dessem ouvido ao verdadeiro ensinamentos de Jesus Cristo e dos Apóstolos e seguisse o que as sagradas escrituras tem mostrado veriam que estão cada vez mais distantes do propósito de DEUS, João 8:32 examinem as sagradas escrituras e descubram o que um verdadeiro cristão deve fazer.

    Abraços e fiquem com DEUS

    ResponderExcluir
  44. Já participei de danças, hoje não faço mas parte, hoje muitos dizem que dançar é fazer a obra de DEUS e chamam até de ministério, se todas aa pessoas que dançam gastassem o tempo de ensaios, fazendo a verdadeira obra de DEUS, nossas igrejas estariam lotadas, se as pessoasc dessem ouvido ao verdadeiro ensinamentos de Jesus Cristo e dos Apóstolos e seguisse o que as sagradas escrituras tem mostrado veriam que estão cada vez mais distantes do propósito de DEUS, João 8:32 examinem as sagradas escrituras e descubram o que um verdadeiro cristão deve fazer.

    Abraços e fiquem com DEUS

    ResponderExcluir
  45. A Paz do SENHOR para todos os irmãos
    Eu tinha uma dúvida sobre dançar, pular e seja o que fazem mas sobre o mesmo.Agora está claro ,analisado todas as opiniões conseguir entender ,vi o que é certo dentro das escrituras sagradas como alguns falaram obrigado e fiquem com Deus. Todos os dias devemos nos examinar e escolher o que O ESPÍRITO SANTO GUI NOS É RENÚNCIMOS OS DESEJOS DA
    NOSSA CARNE.

    ResponderExcluir